01/12/2013 - ADMISSÃO

Cespe/UnB aplica provas da terceira etapa do PAS

Abstenção foi de 16,95%. Primeira chamada sai na data provável de 14 de janeiro de 2014

Juliana Morgado
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

A aplicação das provas da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), Subprograma 2011, ocorreu com tranquilidade neste domingo (1°/12) para 10.528 inscritos. Os candidatos concorrem a 2.110 vagas em 97 cursos de graduação, nos quatro campi da Universidade: Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. Do total de vagas, 556 são reservadas para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas.

A abstenção nesta edição foi de 16,95%, número expressivamente menor que o de faltosos registrado na terceira etapa do Subprograma 2010, realizada no ano passado. Neste domingo, mais de 1.100 colaboradores do Cespe/UnB, entre coordenadores, chefes e fiscais de sala, porteiros, seguranças, intérpretes e ledores, atuaram nos 13 locais de prova. O Centro também posicionou colaboradores em todo o campus Darcy Ribeiro, para auxiliar a localização dos candidatos.

Na sexta-feira, o Cespe/UnB publicou uma matéria com uma arte interativa que apontava os edifícios que seriam utilizados na aplicação de provas dessa etapa do PAS/UnB. O candidato tinha a possibilidade de clicar no mapa do campus e visualizar fotos atuais de cada prédio.

Para o Diretor-Geral do Cespe/UnB, Paulo Portela, a aplicação foi, mais uma vez, bem-sucedida. Ele ressaltou o clima de segurança e tranquilidade e pediu atenção para os candidatos da primeira e segunda etapas, que farão provas na semana que vem. “Verifiquem cuidadosamente seus locais de prova e cheguem com, no mínimo, uma hora de antecedência”, recomendou. A Diretora Executiva do Centro, Osmarina Oliveira, reforçou a satisfação de realizar o PAS/UnB e comentou: “A cada ano, buscamos melhorar ainda mais os processos”.

EXPECTATIVAS – Em um dos locais de prova no campus Darcy Ribeiro, os candidatos demostravam expectativa para o início das provas. Andriele do Nascimento, 18 anos, se inscreveu pelo Sistema de Cotas e afirmou estar confiante com o conteúdo estudado. Ela explicou que estudou em casa, na escola e no estágio, se decidindo pelo curso de Serviço Social. “Escolhi essa graduação porque acredito no bem que o contato humano faz”, disse.

Já Diego Ferreira, 17 anos, optou por Ciências Econômicas após assistir a algumas aulas como visitante na UnB. “Ter acesso às diretrizes do curso previamente me ajudou a fazer a opção”, acredita. Com relação à rotina de estudos, ele garante: “Apesar do nervosismo, acredito que saberei todo o conteúdo a ser cobrado”, afirmou.

O grupo de amigos Emerita de Almeida, Eduardo Couto e Catarina Francia se posicionaram ao lado da entrada do edifício, aguardando a abertura dos portões. Os três vieram de Teresina (PI), para realizar a terceira etapa do PAS/UnB, em busca de vagas nos cursos de Relações Internacionais e Engenharia Civil. Catarina explicou a escolha longe da cidade natal: “A UnB oferece as melhores graduações do país, sem contar que o PAS/UnB é uma opção de ingresso mais interessante, já que podemos nos preparar ano a ano”.

Os candidatos fizeram prova de conhecimentos e prova de redação, com duração total de 5 horas. Na redação, era preciso redigir um texto, com opinião a respeito do trecho crítico: “em São Bernardo, de Graciliano Ramos, quem se vinga não é o ressentido: é aquela que foi objeto do ressentimento. Quem se vinga é Madalena; seu suicídio discreto faz explodir o ressentimento que já estava latente em Paulo Honório”.

AGENDA - Os gabaritos oficiais preliminares estão previstos para serem divulgados na terça-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 19 horas. Já o resultado provisório dos itens tipo D e da prova de redação será divulgado na data provável de 31 de dezembro. A lista de aprovados em primeira chamada está prevista para ser disponibilizada no dia 14 de janeiro de 2014.

Outras informações no site www.cespe.unb.br/pas ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h – Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE/UnB – telefone (61) 3448-0100.