Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
CESPE/UnB
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 

  Início     Antigos     Cursos     Concursos e Seleções     Provas     Ajuda  
   

01/12/2013 - ADMISSÃO

Cespe/UnB aplica provas da terceira etapa do PAS

Abstenção foi de 16,95%. Primeira chamada sai na data provável de 14 de janeiro de 2014

Juliana Morgado
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

A aplicação das provas da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), Subprograma 2011, ocorreu com tranquilidade neste domingo (1°/12) para 10.528 inscritos. Os candidatos concorrem a 2.110 vagas em 97 cursos de graduação, nos quatro campi da Universidade: Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. Do total de vagas, 556 são reservadas para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas.

A abstenção nesta edição foi de 16,95%, número expressivamente menor que o de faltosos registrado na terceira etapa do Subprograma 2010, realizada no ano passado. Neste domingo, mais de 1.100 colaboradores do Cespe/UnB, entre coordenadores, chefes e fiscais de sala, porteiros, seguranças, intérpretes e ledores, atuaram nos 13 locais de prova. O Centro também posicionou colaboradores em todo o campus Darcy Ribeiro, para auxiliar a localização dos candidatos.

Na sexta-feira, o Cespe/UnB publicou uma matéria com uma arte interativa que apontava os edifícios que seriam utilizados na aplicação de provas dessa etapa do PAS/UnB. O candidato tinha a possibilidade de clicar no mapa do campus e visualizar fotos atuais de cada prédio.

Para o Diretor-Geral do Cespe/UnB, Paulo Portela, a aplicação foi, mais uma vez, bem-sucedida. Ele ressaltou o clima de segurança e tranquilidade e pediu atenção para os candidatos da primeira e segunda etapas, que farão provas na semana que vem. “Verifiquem cuidadosamente seus locais de prova e cheguem com, no mínimo, uma hora de antecedência”, recomendou. A Diretora Executiva do Centro, Osmarina Oliveira, reforçou a satisfação de realizar o PAS/UnB e comentou: “A cada ano, buscamos melhorar ainda mais os processos”.

EXPECTATIVAS – Em um dos locais de prova no campus Darcy Ribeiro, os candidatos demostravam expectativa para o início das provas. Andriele do Nascimento, 18 anos, se inscreveu pelo Sistema de Cotas e afirmou estar confiante com o conteúdo estudado. Ela explicou que estudou em casa, na escola e no estágio, se decidindo pelo curso de Serviço Social. “Escolhi essa graduação porque acredito no bem que o contato humano faz”, disse.

Já Diego Ferreira, 17 anos, optou por Ciências Econômicas após assistir a algumas aulas como visitante na UnB. “Ter acesso às diretrizes do curso previamente me ajudou a fazer a opção”, acredita. Com relação à rotina de estudos, ele garante: “Apesar do nervosismo, acredito que saberei todo o conteúdo a ser cobrado”, afirmou.

O grupo de amigos Emerita de Almeida, Eduardo Couto e Catarina Francia se posicionaram ao lado da entrada do edifício, aguardando a abertura dos portões. Os três vieram de Teresina (PI), para realizar a terceira etapa do PAS/UnB, em busca de vagas nos cursos de Relações Internacionais e Engenharia Civil. Catarina explicou a escolha longe da cidade natal: “A UnB oferece as melhores graduações do país, sem contar que o PAS/UnB é uma opção de ingresso mais interessante, já que podemos nos preparar ano a ano”.

Os candidatos fizeram prova de conhecimentos e prova de redação, com duração total de 5 horas. Na redação, era preciso redigir um texto, com opinião a respeito do trecho crítico: “em São Bernardo, de Graciliano Ramos, quem se vinga não é o ressentido: é aquela que foi objeto do ressentimento. Quem se vinga é Madalena; seu suicídio discreto faz explodir o ressentimento que já estava latente em Paulo Honório”.

AGENDA - Os gabaritos oficiais preliminares estão previstos para serem divulgados na terça-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 19 horas. Já o resultado provisório dos itens tipo D e da prova de redação será divulgado na data provável de 31 de dezembro. A lista de aprovados em primeira chamada está prevista para ser disponibilizada no dia 14 de janeiro de 2014.

CONTATO
Outras informações no site www.cespe.unb.br/pas ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 9h às 19h – Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE/UnB – telefone (61) 3448-0100.

Últimas Notícias

Universidade abre seleção para portadores de diploma de curso superior

UnB oferece 1049 vagas para transferência facultativa

Governo do Distrito Federal divulga seleção com 75 vagas

Brasília Sem Fronteiras oferta 800 vagas em cursos de intercâmbio

Brasília Sem Fronteiras seleciona 75 universitários

Mais notícias

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br