25/08/2009 - CURSO

Alfabetização de alunos em situação de vulnerabilidade

Curso é voltado para professores da educação básica. Inscrições vão até dia 28 agosto, pelo endereço www.gie.cespe.unb.br

Auxiliar professores da educação básica na alfabetização de alunos fora da expectativa social de aprendizagem. Esse é o objetivo do curso Brasília Bem Alfabetizada 2009, realizado pelo Fórum Permanente de Professores da Gerência de Interação Educacional do Cespe/UnB.

A coordenação é de responsabilidade do professor Mário Ângelo Silva, do Departamento de Serviço Social do Instituto de Ciências Humanas da UnB. São 40 vagas para os interessados em participar do curso, que tem carga de 60 horas/aula. As inscrições podem ser feitas pelo site da Gerência de Interação, no endereço www.gie.cespe.unb.br, pelo link do Fórum Permanente de Professores. O prazo termina na sexta-feira, dia 28 de agosto. A taxa custa R$ 50,00 e é dividida em duas parcelas.

Os encontros serão realizados sempre aos sábados, até o fim do curso, em 19 de setembro. O horário de realização é das 8h às 18h, no Colégio Dom Bosco, na Asa Sul, em Brasília.

Dentro do conteúdo programado estão oficinas relativas às abordagens do nome próprio; da interação social; das didáticas de alfabetização, do desejo de aprender e da psicogênese da língua escrita, além das abordagens sobre DST e HIV/Aids, abuso e uso de drogas, gravidez precoce e violência escolar. A concepção o curso é pós-construtivista e se baseia nos estudos de Piaget, Vigotsk, Valon, Gerar Vergnaud, Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Sara Pain.

Curso: Brasília Bem Alfabetizada
Vagas: 40
Inscrições: até 28 de agosto, pelo site da GIE, no endereço www.gie.cespe.unb.brTaxa de inscrição: R$ 50,00 divididos em duas parcelas
Carga horária: 60 horas/aula