Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
CESPE/UnB
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 

  Início     Antigos     Cursos     Concursos e Seleções     Provas     Ajuda  
   

08/09/2017 - DEBATE

Cebraspe e UnB realizam evento com palestrante internacional

Debate sobre recrutamento e seleção de gestores em Portugal trouxe Presidente da CReSAP ao Brasil

Na sexta-feira (8/9), no auditório da Finatec, o Cebraspe, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), promoveu a palestra “Experiência de Portugal em Recrutamento e Seleção de Dirigentes da Alta Administração Pública”, com o Professor Doutor João Bilhim, Presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) de Portugal.

O Professor apresentou parte da experiência da CReSAP como realizadora de concursos públicos destinados a selecionar dirigentes superiores da administração central do Estado português e como executora de avaliações curriculares e de perfis de gestores públicos. De acordo com o Professor Bilhim, a CReSAP foi a responsável pela introdução da meritocracia na estrutura da alta administração pública de Portugal.

Durante o evento, o Professor falou à plateia sobre as diferenças entre concursos públicos para órgãos governamentais realizados em Portugal e no Brasil. Para cargos de alta gestão — por exemplo diretor-geral, presidente, subdiretor-geral ou vice-presidente —, os concursos só começaram a ocorrer em 2011. No modelo da CReSAP, um certame para esses cargos apresenta, como resultado final, uma lista com três nomes selecionados, em ordem alfabética, para a ocupação de uma vaga. Cabe ao governo português escolher, entre os três, aquele que tomará posse. "O sistema é robusto e garante profissionalismo", reforçou o Professor.

Após anos de atuação da CReSAP, enquanto primeiro Presidente da Instituição, o Professor Bilhim vê pontos positivos: “Já avaliamos mais de mil gestores. Desde então, encerraram-se os comentários de que havia pessoas sem competência para os cargos em questão”, ressalta. Ele também conclui: “O concurso permite que o candidato possa refletir sobre sua própria carreira. A seleção traz um norte, uma orientação para onde o candidato deve ir se quiser alcançar um objetivo”.

COOPERAÇÃO – A troca de conhecimentos proporcionada pela palestra, na opinião do Professor, foi gratificante. “Brasil e Portugal são dois povos irmãos. É uma enorme alegria poder trabalhar em parceria com acadêmicos brasileiros nessas questões”, aponta Bilhim, referindo-se ao tema da palestra.

A partir do encontro, o Cebraspe e a UnB deverão estabelecer parceria, para amadurecer novas formas de seleção de gestores públicos brasileiros, que poderão trazer benefícios para a Administração Pública do País.

Últimas Notícias
Concurso do TRF da 1ª Região tem mais de 174 mil inscritos
SEPLAG/SE divulga resultado final de prova objetiva
Cespe Notícias 635
Prefeitura de BH publica resultado de prova discursiva em certame
Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul abre vagas para Auditor

Mais notícias

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br