Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
CESPE/UnB
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 

  Início     Antigos     Cursos     Concursos e Seleções     Provas     Ajuda  
   

08/09/2017 - DEBATE

Cebraspe e UnB realizam evento com palestrante internacional

Debate sobre recrutamento e seleção de gestores em Portugal trouxe Presidente da CReSAP ao Brasil

Na sexta-feira (8/9), no auditório da Finatec, o Cebraspe, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), promoveu a palestra “Experiência de Portugal em Recrutamento e Seleção de Dirigentes da Alta Administração Pública”, com o Professor Doutor João Bilhim, Presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) de Portugal.

O Professor apresentou parte da experiência da CReSAP como realizadora de concursos públicos destinados a selecionar dirigentes superiores da administração central do Estado português e como executora de avaliações curriculares e de perfis de gestores públicos. De acordo com o Professor Bilhim, a CReSAP foi a responsável pela introdução da meritocracia na estrutura da alta administração pública de Portugal.

Durante o evento, o Professor falou à plateia sobre as diferenças entre concursos públicos para órgãos governamentais realizados em Portugal e no Brasil. Para cargos de alta gestão — por exemplo diretor-geral, presidente, subdiretor-geral ou vice-presidente —, os concursos só começaram a ocorrer em 2011. No modelo da CReSAP, um certame para esses cargos apresenta, como resultado final, uma lista com três nomes selecionados, em ordem alfabética, para a ocupação de uma vaga. Cabe ao governo português escolher, entre os três, aquele que tomará posse. "O sistema é robusto e garante profissionalismo", reforçou o Professor.

Após anos de atuação da CReSAP, enquanto primeiro Presidente da Instituição, o Professor Bilhim vê pontos positivos: “Já avaliamos mais de mil gestores. Desde então, encerraram-se os comentários de que havia pessoas sem competência para os cargos em questão”, ressalta. Ele também conclui: “O concurso permite que o candidato possa refletir sobre sua própria carreira. A seleção traz um norte, uma orientação para onde o candidato deve ir se quiser alcançar um objetivo”.

COOPERAÇÃO – A troca de conhecimentos proporcionada pela palestra, na opinião do Professor, foi gratificante. “Brasil e Portugal são dois povos irmãos. É uma enorme alegria poder trabalhar em parceria com acadêmicos brasileiros nessas questões”, aponta Bilhim, referindo-se ao tema da palestra.

A partir do encontro, o Cebraspe e a UnB deverão estabelecer parceria, para amadurecer novas formas de seleção de gestores públicos brasileiros, que poderão trazer benefícios para a Administração Pública do País.

Últimas Notícias
Concurso oferece 500 vagas para a Polícia Militar de Alagoas
UnB convoca selecionados no PAS para pré-registro acadêmico
Universidade de Brasília publica primeira chamada de TF e DCS
PGM de Manaus disponibiliza resultado final da prova objetiva
Cebraspe Notícias 663

Mais notícias

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br