02/12/2009 - EDUCAÇÃO

Alunos do Rio de Janeiro fazem avaliação

Cespe/UnB aplicará provas objetivas de português e matemática para mais de um milhão de alunos de todo o estado.

Ciléia Pontes
Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

Cerca de um milhão de alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro passam por avaliação educacional nos dias 2, 3 e 4 e dezembro. Farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação do estado (SAERJ) estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio e 4º ano do curso de magistério, além das séries correspondentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Desde o ano 2000, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), faz avaliação do ensino público do estado, mas o formato atual do SAERJ começou a ser implantado em 2008. De acordo com a superintendente de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria, Vânia Machado, o resultado das avaliações vai subsidiar a elaboração e implantação de políticas educacionais. “Também queremos ter um diagnóstico das fragilidades do nosso sistema de ensino e verificar quais são as regiões com desempenho abaixo da média onde possam ser focados os esforços para a melhoria na educação”, explica.

De acordo com a coordenadoria de Pesquisa em Avaliação do Cespe/UnB, responsável pela execução do exame, mais de 11 mil aplicadores vão acompanhar a realização das provas de português e matemática em 93 municípios do estado.

PREMIAÇÃO - Neste ano, o governo do estado vai premiar com lap tops os alunos que alcançarem as melhores notas dos seguintes níveis: do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do 1º ao 3º ano do ensino médio e o 4º ano do curso de magistério. Ao todo, serão distribuídos 7.300 lap tops. A divulgação do resultado dos ganhadores está prevista para o final de janeiro. Os demais resultados – desempenho das escolas e questionários de alunos, professores e diretores – serão divulgados até o final do mês de março de 2010.