26/12/2017 - AVANÇOS

Cebraspe realiza pesquisa de satisfação com candidatos e instituições

Os resultados permitem identificar pontos de excelência e de melhoria nos processos para a realização dos certames

Foi com a finalidade de conhecer a opinião de candidatos e órgãos contratantes e, por meio de suas respostas, buscar o aprimoramento e a excelência dos serviços prestados que em 2017 o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) implantou um processo contínuo de avaliação junto aos diferentes públicos da Instituição.

Essa avaliação inclui o envio periódico de pesquisas de satisfação para candidatos e órgãos contratantes, o que possibilita, inclusive, ajustes em tempo real nos processos. “Vamos trabalhar para aperfeiçoar nossos serviços e buscar continuamente evoluir no atendimento a esses públicos”, explica o Supervisor do Cebraspe, Aluizio Weber. Esse processo faz parte das ações que compõem o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) lançado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), à qual o Centro é filiado.

Atualmente, a nota da satisfação dos candidatos com a Instituição é 8,34, sendo 10 o máximo alcançável. Foram mais de 14 mil notas 9 ou 10. No caso dos clientes, a nota é 9,37, o que evidencia a percepção de excelência pelos órgãos públicos que contratam o Cebraspe.

"Para 2018, a Instituição pretende dar início a pesquisas de mercado, para entender a percepção desses públicos sobre a reputação do Cebraspe, ou seja, sobre a representação de nossa imagem e nossa identidade para o mercado", acrescenta Weber.

As pesquisas

Candidatos – Iniciada em setembro, a pesquisa realizada com candidatos já possui mais de 25 mil respostas. Ela é enviada em dois momentos, com focos diferentes: ao final da inscrição, as perguntas avaliam pontos como o processo de inscrição, os editais da seleção e o uso do portal do Centro; após as provas, a pesquisa aborda a qualidade das avaliações, a aplicação da etapa e a qualidade do serviço prestado no local e na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe.

Instituições – A pesquisa enviada aos clientes institucionais que contratam os serviços do Centro passa por três fases. A primeira avalia a percepção geral da negociação do evento e os primeiros atendimentos realizados, assim como a confecção do edital de abertura do concurso. A segunda fase analisa o atendimento durante o planejamento, o andamento da seleção, a aplicação e a qualidade das provas. Por último, são observadas as demais etapas do certame e a entrega dos relatórios finais.