04/01/2018 - EDUCAÇÃO

Revisão das obras da primeira etapa do PAS é concluída

Nova lista vale para o Subprograma 2018, que inicia neste ano

Da Assessoria de Comunicação do Cebraspe

Os estudantes que farão a primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) neste ano têm novidades na lista de obras para estudo: foi concluído o processo de revisão e atualização das obras indicadas para o PAS 1, que compõem os Objetos de Conhecimento da Matriz de Referência do Programa.

A revisão foi realizada de acordo com as determinações da Comissão de Acompanhamento do PAS/UnB, nomeada pela Reitora da Universidade. As obras sugeridas servem como materiais de referência pedagógica para o trabalho escolar e subsidiam a elaboração das provas da primeira etapa.

COMO OCORREU A REVISÃO – Nesta edição, a revisão contou com um sistema eletrônico de consulta pública que recebeu sugestões da comunidade em geral. Elas foram analisadas pelo Grupo de Sistematização e Redação Final do PAS/UnB, composto por professores da UnB e do ensino médio. Foram mais de 200 obras sugeridas. “São obras em diversas modalidades – textos, artes visuais, músicas, audiovisuais, entre outras –, consideradas fundamentais para a formação cultural dos estudantes e para o desenvolvimento das competências avaliadas nas provas”, afirma o Professor Rogério Basali, Supervisor de Interação com o Ensino Médio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) que atuou na organização do processo.

Basali explica, ainda, que as obras foram discutidas pelo Grupo de Sistematização de acordo com os critérios de interdisciplinaridade e contextualização adotados no PAS/UnB. “Também tivemos o cuidado de verificar a adequação das obras ao currículo da primeira série do ensino médio, trazendo um repertório com novidades interessantes a serem trabalhadas nas escolas entre estudantes e professores”, ressalta o Professor.

Neste ano, serão revisadas e atualizadas as obras da segunda etapa do Subprograma 2018, para que sejam implementadas em 2019.

Confira a lista de obras atualizadas para a primeira etapa do PAS/UnB (Subprograma 2018):

Artes visuais:
Aqueduto Acqua Appia – autor indeterminado
Catedral de Notre Dame de Reims: estrutura arquitetônica, suas esculturas e seus vitrais – Autor desconhecido, Século XIII -
Discóbolo - Míron
Escola de Atenas (Scuola di Atenas) – 1509-1510 - Raffaello Sanzio
Estruturas poliedricas – Maurits Cornelis Escher
Estruturas tridimensionais – Mestre Didi (Deoscóredes Maximiliano dos Santos)
Nefertiti – autor desconhecido
Partenon, na acrópole de Atenas - Fídias, Ictinos e Calicrates
Pirâmides Astecas – autor desconhecido
Pirâmides Egípcias - autor desconhecido
Suzana e os anciãos - Artemísia Gentileschi
Teatro Nacional Cláudio Santoro – Oscar Niemeyer

Audiovisuais:
A rota do escravo - A alma da resistência. (Slave Route: The Soul of Resistance) - Documentário. (Produzido pela Unesco,  traduzido e dublado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil - UNIC Rio). Direção: Tabué Nguma & Nil Viasnoff, 2012.
Alta ansiedade, a matemática do caos (High Anxieties: The Mathematics of Chaos) - Documentário. BBC, direção David Malone & Mark Tanner, 2008.
Aos olhos de uma criança - Videoclipe. Emicida,  2014
Atlântico Negro, na rota dos Orixás - Documentário. Renato Barbieri & Victor Leonardi, 1998.
La mujer sin miedo - Eduardo Galeano
O povo brasileiro (parte I): a matriz Tupi – Documentário. Direção Isa G. Ferraz,  2001
O risco da história única – Palestra. Chimamanda Adichie, 2009.

Teatro:
A advogada que viu Deus, o Diabo e depois voltou para a Terra – Grupo G7
Ifigênia em Áulis - Eurípides

Músicas:
Cânone em Ré Maior – Johann Pachelbel, 1680.
Chuva – Jaloo , 2016.
Bachianas Brasileiras n. 5: Ária - Heitor Villa-Lobos, 1938
Brasiliana (sob a regência de Ligia Amadio) – Claudio Santoro, 1954-55
Bumba-meu-boi do Seu Teodoro – Seu Teodoro, 1963
Festa do Divino de Pirenópolis - domínio público
Meu cupido é gari - Marília Mendonça, 2016
O causo do Angelino e Tristeza do Jeca - versão com Paulo Freire e Inezita Barroso, (2014*)
Ópera Orfeu – Claudio Monteverdi, 1607
Samba house – Patubatê, (2015*)
Spiritus Sanctus – Hildegard Von Bingen
Zero – Liniker e os Caramelows, 2016

Textos:
Aliança no fundo do mar – Carlos Fioravanti (Revista FAPESP)  | ED. 258 | Agosto, 2017 pp. 55-57
Apologia de Sócrates - Platão
Artigo 5 da Constituição da República Federativa do Brasil 1988 – Brasil
Carta a Meneceu – Epicuro
Combate à terra seca – Yuri Vasconcelos (Revista FAPESP) I ED. 248 I Outubro, 2016 pp. 80-83
Entrevista com Maria Teresa, ex-escrava (1973) - Antonio José do Espírito Santo -  Revista Geledes. Dezembro, 2014.
Este mundo da injustiça globalizada - José Saramago. Fórum Social Mundial,  2002
O velho da horta – Gil Vicente, 1512
Oração dos desesperados - Sérgio Vaz, 2016