05/12/2009 - EXAME

Enem é aplicado em todo o país

Primeiro dia trouxe provas de ciências da natureza e ciências humanas. Cerca de 150 mil pessoas trabalharam na aplicação para 1,9 milhão de candidatos

Wilton Castro
Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas neste sábado (5/12), mobilizou toda a estrutura do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB). A instituição ficou responsável por aplicar o exame para 1,9 milhão de candidatos em 1.105 municípios. Nestas localidades, cerca de 150 mil pessoas estiveram envolvidas no evento, entre coordenadores, aplicadores, inspetores de segurança, porteiros, auxiliares de limpeza e médicos.

O diretor-geral do Cespe/UnB, Joaquim José Soares Neto, destaca que o trabalho nos últimos dois meses foi intenso. “Toda a equipe esteve envolvida com o intuito de garantir que a aplicação acontecesse corretamente”, ressalta. Na agenda do Centro também está a correção das provas objetivas e das redações.

PROVAS – As provas foram transportadas pelos Correios com apoio das Forças Armadas, Polícia Federal e Polícias Militares. A entrega ocorreu no horário previsto nas 4.536 escolas locadas pelo Cespe/UnB em 18 estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal). A aplicação do exame nos demais estados é de responsabilidade da Cesgranrio.

Os testes do primeiro dia trouxeram questões de ciências da natureza e ciências humanas e tiveram duração de 4h30. Já a segunda etapa será aplicada neste domingo, às 13h, e os candidatos terão 5h30 para resolver questões de linguagens, matemática e códigos, além de escrever a redação.

ESPÍRITO SANTO – O Ministério da Educação anunciou que os estudantes da cidade de Brejetuba (ES) devem participar da prova do Enem nos dias 5 e 6 de janeiro, mesma data prevista para participação de detentos em penitenciárias. O município sofreu com fortes chuvas e a prova foi adiada.