05/12/2009 - EXAME

Alunos comentam expectativas com Enem

Nota no exame será aceita como forma de ingresso em diferentes universidades no país

Ciléia Pontes
Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

Expectativa e otimismo foram os sentimentos vivenciados por muitos estudantes que compareceram ao Centro Universitário de Brasília (Uniceub) para fazer as provas do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009. Para muitos candidatos, o resultado da avaliação poderá decidir o ingresso em uma universidade.

É o caso da estudante Vanessa Araújo Palma, 24 anos, que participou do Enem pela segunda vez. Ela afirma que espera conseguir uma boa nota para tentar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Cursando Administração em uma faculdade particular, a estudante teme não conseguir pagar as mensalidades. “Ano passado, eu não obtive boas notas, mas neste ano espero me sair melhor. Se eu não conseguir a bolsa, terei que trancar o curso”, revelou.

VAGA – Ingressar na universidade também é o desejo de Rogério dos Santos, 44 anos, que pretende usar a nota do Exame, válida por dois anos, para tentar vaga em alguma universidade para cursar Educação Física. Ele concluiu o ensino médio há mais de dez anos e, para se preparar para o exame, fez aulas em cursos particulares. “E também estudei bastante em casa. Sei que ter terminado o ensino médio há bastante tempo é uma desvantagem, mas eu acho que vai dá para fazer a prova”, disse.

Para Mayara da Costa e Silva, 17 anos, fazer uma boa prova no Enem 2009 também pode significar abatimento nas mensalidades de universidades particulares. “Acredito que com uma boa nota, posso conseguir descontos”, afirma a estudante. Ela também pretendia utilizar a nota para tentar vaga na Universidade Federal de Goiás, mas de acordo com o MEC, a instituição não utilizará o Enem 2009 no próximo processo seletivo.

Já para outros estudantes, o resultado do Enem não fará diferença na tentativa de ingresso em uma universidade, como é o caso do estudante João Miguel Ferreira, 17, que disse ter ido fazer a prova a pedido da escola onde estuda. “Eles querem usar a nota dos alunos para fazer publicidade do colégio. Eu estou me preparando mais para fazer o Processo de Avaliação Seriada (PAS) e conseguir uma vaga no curso de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB)”, acrescentou enquanto preenchia o questionário socioeconômico solicitado pelo MEC. A adoção da nota do Enem para critério de ingresso na UnB está prevista para 2011, mas a forma de incorporação do exame ainda não foi decidida.

Segundo o MEC, 40 universidades federais aderiam ao Enem e vão utilizar a nota do exame em suas seleções.