06/12/2009 - EXAME

Enem encerra aplicação e processo de correção tem início

Cespe/UnB avalia como positivo o resultado da aplicação. Banco de dados das provas deve ser entregue ao MEC no dia 5 de fevereiro

Wilton Castro e Ciléia Pontes
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

A tranquilidade marcou o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (6/12). Com o término das provas, o diretor do Cespe/UnB, Joaquim José Soares Neto, avaliou a aplicação como bem sucedida e destacou a confiabilidade do exame. “O Cespe/UnB se sente engrandecido em ter participado do Enem. Nossa avaliação é de que o exame foi um sucesso”, celebrou ele, ressaltando que não houve questionamentos quanto à lisura do processo de aplicação das provas.

Mais de 2,5 milhões de estudantes participaram do exame e o resultado – banco de dados da prova objetiva e notas das redações – será entregue ao Ministério da Educação (MEC) no dia 5 de fevereiro. As questões deste domingo abordaram linguagem, códigos, matemática e também houve a redação, cujo tema foi sobre “o indivíduo frente à ética nacional”. No sábado, os temas foram ciências da natureza e ciências humanas. As provas objetivas dos dois dias (de 18 estados) e as redações (de todos os estados) agora seguem para correção do Cespe/UnB (veja box). O recebimento dos malotes será no Campus da Universidade de Brasília (UnB).

O reitor da UnB, José Geraldo de Souza Junior, considera que o chamado do MEC ao Cespe/UnB “representa o reconhecimento da capacidade ativa da Universidade em lidar com processos de mobilização nacional”. Segundo ele, participar desse projeto é uma operação acadêmica, que envolve pesquisa, ensino e extensão e se distingue de uma operação com foco no mercado. “A realização do Enem não é apenas logística, tecnologia ou prestação de serviços. Trata-se de processos institucionais, que trazem a marca universitária, pois contam com a presença de professores e estudantes e articula atividade científica na linha de pesquisa com as necessidades da sociedade”, ressalta.

INFRAESTRUTURA - A previsão é que, em 15 dias, mais de 37 toneladas de material de todo país cheguem ao local de correção de provas. Ao todo, 800 pessoas, vão se revezar em três turnos no trabalho de separação, digitalização e conferência dos cartões de resposta.

O local é monitorado por circuito de câmeras e todo o trabalho de segurança é feito em parceria com a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Polícia Federal. O material – composto de cartão de resposta do 1º dia, cartão de resposta do 2º dia, folha de redação, ata de sala, relatório de aplicação da coordenação, listas de presenças dos dois dias, ficha de ocorrência e cartão de resposta do questionário socioeconômico – será separado por estado, depois por escola e, em seguida, por sala.

Após a separação, cada item será digitalizado. O Cespe/UnB disponibilizou cinco scanners com capacidade para digitalizar 10 mil documentos por hora. Depois de passados para o formato digital, todos os dados serão analisados e será feita a contabilização das respostas. Em seguida, as respostas das provas objetivas serão conferidas. Já para as redações, 3.400 professores de Língua Portuguesa farão o trabalho de avaliação do texto.

PARCERIA – Assim como aconteceu com a aplicação, a correção das provas objetivas também serão compartilhadas entre o Cespe/UnB e a Cesgranrio, sendo o Centro da UnB responsável por 18 estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal). Já a correção das provas de redação será de responsabilidade exclusiva do Cespe/UnB.