09/12/2018 - SELEÇÃO

Cebraspe conclui aplicação de provas do PAS/UnB

Abstenção geral foi de 3,83%. Gabaritos oficiais preliminares serão publicados na quarta-feira (12/12)

Terminou, neste domingo (9/12), a aplicação das provas das três etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). As avaliações foram realizadas de maneira simultânea para todos os Subprogramas vigentes – 2016, 2017 e 2018.

No total, o Cebraspe recebeu 56.904 inscrições – a abstenção no domingo foi de 3,83%, isto é, 2.182 candidatos não compareceram às provas. Nos 75 locais disponibilizados para a seleção, os participantes tiveram cinco horas para resolver as questões e desenvolver a redação em Língua Portuguesa.

REDAÇÃO – Cada etapa apresentou um tema diferente para a redação. Os estudantes do PAS 1 tiveram que redigir um texto dissertativo propondo uma ação solidária que concretize a ideia do ditado “A união faz a força” e que fomente na comunidade o sentimento de empatia e pertencimento. No PAS 2, o candidato deveria redigir um texto dissertativo discutindo a noção de autonomia com base nas peças publicitárias apresentadas. Já no PAS 3, considerando os textos de caráter motivador, os participantes deveriam redigir um texto dissertativo-argumentativo comentando a inscrição “Nenhum de nós pode escapar à história do nosso povo. Nós não deveríamos e não devemos deixar o passado descansar, ou ele pode ressurgir e se tornar o novo presente”.

AGENDA – Os candidatos devem ficar atentos às próximas etapas do cronograma do Programa. Na quarta-feira (12/12), serão divulgados os gabaritos oficiais preliminares das provas deste domingo, a partir das 19h. Será possível interpor recurso contra os gabaritos durante os dois dias subsequentes à publicação, no site www.cespe.unb.br/pas, por meio de sistema específico.

Em 23 de janeiro de 2019, será disponibilizada a consulta individual de desempenho dos participantes da terceira etapa do Subprograma 2016, juntamente com os argumentos mínimos e máximos por sistema/campus/curso/turno de acordo com as pré-opções dos candidatos. Entre 25 e 26 de janeiro de 2019, os participantes desta etapa poderão acessar o Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB) e alterar, se desejarem, sua pré-opção de campus/curso/turno.

VAGAS – A Universidade abriu 4.222 oportunidades para os que realizam a terceira etapa do Subprograma 2016 e ingressam em 2019: 2.112 vagas para o primeiro semestre e 2.110 para o segundo semestre.

Outras informações no site www.cespe.unb.br/pas ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – telefone (61) 3448 0100.