23/12/2009 - PESQUISA

Tese de doutorado analisa eficácia das provas de concursos públicos

O trabalho, desenvolvido pela pesquisadora do Cespe/UnB, Fabiana Queiroga, foi aprovado pelo Instituto de Psicologia da UnB

Ciléia Pontes
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

Quem já não se perguntou: será que os conhecimentos exigidos nas provas de concurso vão servir para o desempenho dos aprovados no trabalho? Em busca de uma resposta, a psicometrista da Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação do Cespe/UnB, Fabiana Queiroga, fez da dúvida o tema de sua tese de doutorado. Com o título “Seleção de Pessoas e Desempenho no Trabalho: um estudo sobre a validade preditiva dos testes de conhecimentos”, ela apresentou o resultado da tese ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília na última segunda-feira, dia 21.

Uma das conclusões do estudo refere-se à relação direta entre o conteúdo exigido nos testes e o trabalho a ser realizado quando o candidato assumir o cargo. “Quanto mais a prova for direcionada para o que a pessoa vai fazer no emprego, maior é a chance de selecionar pessoas que apresentarão os desempenhos esperados pelas organizações”, explica Fabiana.

De modo geral, a psicometrista verificou que os conhecimentos gerais exigidos nas provas têm pouca relação com a prática dos cargos, diferentemente do que ocorre com os conhecimentos específicos, pois, dependendo do que for exigido, têm mais chances de ter relação com o trabalho prático dos candidatos. “E há também outra variável. Quanto maior o grau de complexidade do conteúdo cobrado, maior a relação com a função a ser desempenhada. Ou seja, as provas que exigem apenas memorização de conteúdos têm menor chance de selecionar as pessoas procuradas pelas organizações”, ressaltou.

PESQUISA – Durante três anos e meio, sob a orientação do Professor Doutor Jairo E. Borges Andrade, Fabiana pesquisou os bancos de dados dos concursos realizados pelo Cespe/UnB para duas organizações no período de 10 anos. Ela verificou as provas aplicadas, as notas dos aprovados e depois pesquisou o desempenho deles dentro das organizações. “Na pesquisa com esses profissionais, o objetivo era saber qual a motivação deles no trabalho e que suporte era oferecido pela organização para que eles tivessem um bom desempenho”.

Depois da aprovação da tese pela banca examinadora do Instituto de Psicologia da Universidade, o desafio da pesquisadora do Cespe/UnB é divulgar os resultados, de modo que os dados sejam utilizados para melhorar a seleção de funcionários de empresas públicas ou privadas. “Foi possível verificar que as organizadoras de concursos públicos, por exemplo, devem estar atentas a esses resultados e estudar a mudança das provas, apesar de sabermos que isso não pode ser feito se não houver demanda dos clientes”, finaliza.

A tese de doutorado da Fabiana Queiroga estará disponível em breve no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O endereço é: www.capes.gov.br

Fabiana Queiroga

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia (2002) e Formação de Psicólogo (2003) pela Universidade Federal da Paraíba. Fez especialização em Matemática e Estatística na Universidade Federal de Lavras (MG). Concluiu a carga horária necessária para aquisição do título de mestre na Universidade de Brasília. Seu doutorado acaba de ser defendido na UnB no programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (dezembro de 2009). Atua como psicometrista do Cespe/UnB desde 2003. Tem experiência na área de Construção de Medidas e Avaliação em Psicologia, com ênfase em avaliação educacional em larga escala, avaliação de aprendizagem e de desempenho em organizações e seleção de pessoas.