Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
CESPE/UnB
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 

  Início     Antigos     Cursos     Concursos e Seleções     Provas     Ajuda  
   

23/12/2009 - PESQUISA

Tese de doutorado analisa eficácia das provas de concursos públicos

O trabalho, desenvolvido pela pesquisadora do Cespe/UnB, Fabiana Queiroga, foi aprovado pelo Instituto de Psicologia da UnB

Ciléia Pontes
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

Quem já não se perguntou: será que os conhecimentos exigidos nas provas de concurso vão servir para o desempenho dos aprovados no trabalho? Em busca de uma resposta, a psicometrista da Coordenadoria de Pesquisa em Avaliação do Cespe/UnB, Fabiana Queiroga, fez da dúvida o tema de sua tese de doutorado. Com o título “Seleção de Pessoas e Desempenho no Trabalho: um estudo sobre a validade preditiva dos testes de conhecimentos”, ela apresentou o resultado da tese ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília na última segunda-feira, dia 21.

Uma das conclusões do estudo refere-se à relação direta entre o conteúdo exigido nos testes e o trabalho a ser realizado quando o candidato assumir o cargo. “Quanto mais a prova for direcionada para o que a pessoa vai fazer no emprego, maior é a chance de selecionar pessoas que apresentarão os desempenhos esperados pelas organizações”, explica Fabiana. 

De modo geral, a psicometrista verificou que os conhecimentos gerais exigidos nas provas têm pouca relação com a prática dos cargos, diferentemente do que ocorre com os conhecimentos específicos, pois, dependendo do que for exigido, têm mais chances de ter relação com o trabalho prático dos candidatos. “E há também outra variável. Quanto maior o grau de complexidade do conteúdo cobrado, maior a relação com a função a ser desempenhada. Ou seja, as provas que exigem apenas memorização de conteúdos têm menor chance de selecionar as pessoas procuradas pelas organizações”, ressaltou.

PESQUISA – Durante três anos e meio, sob a orientação do Professor Doutor Jairo E. Borges Andrade, Fabiana pesquisou os bancos de dados dos concursos realizados pelo Cespe/UnB para duas organizações no período de 10 anos. Ela verificou as provas aplicadas, as notas dos aprovados e depois pesquisou o desempenho deles dentro das organizações. “Na pesquisa com esses profissionais, o objetivo era saber qual a motivação deles no trabalho e que suporte era oferecido pela organização para que eles tivessem um bom desempenho”.

Depois da aprovação da tese pela banca examinadora do Instituto de Psicologia da Universidade, o desafio da pesquisadora do Cespe/UnB é divulgar os resultados, de modo que os dados sejam utilizados para melhorar a seleção de funcionários de empresas públicas ou privadas. “Foi possível verificar que as organizadoras de concursos públicos, por exemplo, devem estar atentas a esses resultados e estudar a mudança das provas, apesar de sabermos que isso não pode ser feito se não houver demanda dos clientes”, finaliza.

A tese de doutorado da Fabiana Queiroga estará disponível em breve no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O endereço é: www.capes.gov.br 

 

 

Fabiana Queiroga

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia (2002) e Formação de Psicólogo (2003) pela Universidade Federal da Paraíba. Fez especialização em Matemática e Estatística na Universidade Federal de Lavras (MG). Concluiu a carga horária necessária para aquisição do título de mestre na Universidade de Brasília. Seu doutorado acaba de ser defendido na UnB no programa de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (dezembro de 2009). Atua como psicometrista do Cespe/UnB desde 2003. Tem experiência na área de Construção de Medidas e Avaliação em Psicologia, com ênfase em avaliação educacional em larga escala, avaliação de aprendizagem e de desempenho em organizações e seleção de pessoas.

 

Últimas Notícias
Concurso do TRF da 1ª Região tem mais de 174 mil inscritos
SEPLAG/SE divulga resultado final de prova objetiva
Cespe Notícias 635
Prefeitura de BH publica resultado de prova discursiva em certame
Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul abre vagas para Auditor

Mais notícias

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br