19/07/2010 - AVALIAÇÃO

Cespe/UnB desenvolve novo modelo de prova

UnB é a primeira instituição a realizar uma prova em computador com questões que se adaptam a quem responde

Wilton Castro
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

A prova impressa respondida com caneta esferográfica está perdendo seu espaço nas avaliações educacionais. As metodologias de avaliação avançaram junto com as novas tecnologias e hoje é possível realizar uma prova no computador utilizando programas especiais de aferição do conhecimento. Essas inovações levaram a Universidade de Brasília (UnB) a ser a primeira instituição pública no Brasil a fazer a certificação em línguas por meio de um software que se adapta ao desempenho dos alunos.

O projeto pioneiro de uso do computador em avaliações foi desenvolvido pelo Cespe/UnB. A inauguração desse método ocorre esta semana com a realização, entre 19 e 30 de julho, das provas de Proficiência nas disciplinas de Inglês Instrumental I e II da Universidade. Os alunos certificados no idioma por meio da prova de proficiência são dispensados de realizar as disciplinas.

Os 639 alunos inscritos serão avaliados dentro de uma escala de proficiência que varia de 0 a 250 pontos. As questões são respondidas no computador com a utilização de um software de testagem adaptativa computadorizada. O programa utilizado é o CAT (Computerized Adaptive Testing), que possui um banco de itens com diferentes níveis de dificuldade. Para cada questão de múltipla escolha é aceita apenas uma alternativa, sendo que as respostas corretas ou erradas indicarão o grau de dificuldade da próxima questão. Se o candidato acerta uma questão, um novo item mais difícil é apresentado. No caso de erro, o sistema seleciona um item mais fácil. Ao final da prova, o programa emite o resultado do aluno avaliado.

“Não é um resultado apenas que o aluno recebe, mas uma radiografia mais completa do seu perfil em relação ao conhecimento que está sendo avaliado”, ressalta o diretor-geral do Cespe/UnB, Ricardo Carmona, lembrando que o desenvolvimento dessa metodologia está inserido no propósito do Cespe/UnB de “inovar e desenvolver novas metodologias de aplicação de provas”.

APLICAÇÃO – As provas estão sendo realizadas no Laboratório de Informática da UnB, localizado no Campus Darcy Ribeiro, em dois turnos: 9h e 15h. Quarenta terminais de computadores foram disponibilizados pelo Cespe/UnB para a prova. Inicialmente, estão programadas 50 questões para Inglês Instrumental I e 60 para Inglês Instrumental II. Se o nível de proficiência do aluno se mantiver estável, a prova pode terminar na metade das questões. “Na prova com número fixo de questões, o avaliado é obrigado a fazer todas as questões, enquanto que no CAT o número de respostas pode ser reduzido em até 50%”, confirma a psicóloga Girlene Ribeiro de Jesus, Coordenadora de Pesquisa em Avaliação do Cespe/UnB.

Outra vantagem da avaliação em computador é que o método reduz o uso de material impresso. “A retirada desta necessidade colabora com a ecologia e com o desenvolvimento sustentável”, argumenta Girlene.

A nova metodologia foi bem avaliada pelos estudantes que participaram do exame nesta segunda-feira, dia 19 julho. “É menos cansativo comparado com a prova escrita. E mais seguro, porque o resultado sai na hora”, destaca Felipe Campos Duarte, 22 anos, aluno do 9º semestre de Agronomia.

Thiago Assunção de Faria, 23, também considerou a prova tranquila. “Os textos eram grandes, mas tem que ser assim para quem quer ganhar oito créditos”, disse o estudante do 6º semestre do curso de Estatística. Ele destaca ainda a facilidade que teve para escolher quando realizaria a prova. “Antes, a prova era só no sábado. Desta vez, eu pude escolher o dia. Foi bem mais organizado”, completa.

FUTURO – O diretor-geral do Cespe/UnB, Ricardo Carmona, antecipa que o Centro desenvolverá nos próximos anos o sistema de provas com o uso do CAT para ser aplicado em outros processos de certificação que já realiza para diferentes instituições, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É um sistema extremamente útil para certificações e avaliações”, justifica Carmona, confirmando que o Cespe/UnB oferecerá a nova metodologia de provas a seus parceiros.