27/01/2012 - ADMISSÃO

1.841 estudantes comemoram aprovação no PAS/UnB

Os aprovados deverão efetuar registro nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. O resultado pode ser conferido no site www.cespe.unb.br/pas

Carolina Oliveira e Wilton Castro
Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) divulgou na tarde desta sexta-feira (27/1) a lista de aprovados na terceira etapa do Subprograma 2009 do Programa de Avaliação Seriada (PAS) para ingresso no 1º semestre de 2012. A lista com os nomes dos 1.841 aprovados foi fixada no Instituto Central de Ciências (ICC), no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro (Asa Norte), e nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina. Os nomes também podem ser conferidos no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/pas.

A festa de comemoração dos calouros foi com o tradicional “banho” de ovos, farinha de trigo, tinta, além dos gritos de guerra dos veteranos de diversos cursos. Diogo Telheiro, 17 anos, reuniu parte da família no Teatro Arena para procurar o nome na lista de aprovados e recebeu a resposta que mais espera desde os 15 anos, quando fez a primeira etapa do PAS: foi aprovado para o curso de Biologia. “Estudei muito desde o primeiro ano. A minha meta era passar na UnB e para isso abdiquei de festas com meus amigos e hoje eu vi que valeu a pena”, disse o estudante.

Já a futura estudante de Arquitetura Karinne Buson, 18 anos, disse que a escola foi peça fundamental para os estudos. “A escola me preparou muito bem, nem cheguei a fazer cursinho e deu tudo muito certo”, comemorou Karinne. O jovem Felipe Portela, 18 anos, foi aprovado para o curso de Gestão de Políticas Públicas. Ele disse que optou pelo PAS por acreditar ser a forma mais simples de entrar na UnB. “O PAS é muito mais fácil porque a gente se prepara durante três anos. Estudei muito todo esse tempo, apesar de não ter feito cursinho. A forma como as provas são elaboradas também ajudou muito no meu êxito”, explicou.

PRIMEIROS COLOCADOS – A comemoração também foi bastante entusiasmada entre os candidatos que alcançaram o topo da listagem geral de aprovados. Pedro Henrique Luz de Araújo, 18 anos, foi o primeiro colocado entre os concorrentes da terceira etapa do Subprograma 2009. Ele foi aprovado para o curso de Direito diurno e ficou surpreso com a posição de destaque no PAS. “Não esperava ficar em primeiro lugar. Devo ter me saído muito bem na prova da terceira etapa”, disse ele. Ele considera que a última etapa foi determinante para sua aprovação. “Fiquei nervoso na primeira etapa, mas depois que conheci a prova foi mais tranquilo na segunda e terceira etapas”, avalia Pedro Henrique, que pretende ser Promotor de Justiça após concluir a graduação.

Carolina Coelho Rodrigues, 18 anos, ficou em segundo lugar na listagem geral, obtendo uma vaga no curso de Medicina. “Estou muito feliz. Estudei muito para a terceira etapa”, comemorou. A concorrência do curso, que foi a maior (27,72 candidatos por vaga) não intimidou a estudante. “Se não fosse tão concorrido não estudaria tanto”, desabafou.

O quarto colocado no PAS também foi aprovado para o curso de Medicina. Lucas Afonso Cortês Bogniotti, 18 anos, disse que o esforço de dedicar-se em todas as etapas foi compensado. “A concorrência me incentivou a estudar mais”, acrescentou. O terceiro colocado no PAS, Rafael Takeshi Sasaki Okida, aprovado para o curso de Engenharia Elétrica, não foi localizado pela Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB.

REGISTRO – Os aprovados na primeira chamada no PAS deverão realizar o registro acadêmico nos postos avançados dos respectivos cursos, nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. Será necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: documento de identidade, certificado de alistamento militar, para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos, título de eleitor, comprovante de votação na última eleição ou de justificativa de não votação, CPF, histórico escolar de ensino médio e certificado de conclusão de ensino médio. O início das aulas está previsto para 12 de março. Já o boletim de desempenho individual de cada candidato deve ser divulgado ainda no mês de março.

EXPOSIÇÃO – Durante a divulgação do resultado do PAS, quem passou pelo Teatro Arena também pode conferir, pela primeira vez, uma exposição contando a história do programa. Para que os estudantes tenham conhecimento sobre como o programa foi criado, o Cespe/UnB traçou uma linha do tempo com informações, pesquisas e documentos históricos reunidos desde a idealização do PAS, em 1986, até os dias de hoje. O material foi organizado pelo Arquivo Central do Cespe/UnB. A estudante Amanda Feliz, 18 anos, foi até o local para acompanhar um amigo que foi aprovado no PAS e aproveitou para conhecer a história do programa. “Achei muito informativo. Eu não tinha conhecimento de que o PAS foi idealizado há tantos anos”, disse.