Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
CESPE/UnB
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 

  Início     Antigos     Cursos     Concursos e Seleções     Provas     Ajuda  
   

02/06/2012 - VESTIBULAR

Primeiro dia de provas tem 11,2% de abstenção

A Universidade de Brasília oferece 4.184 vagas para o próximo semestre. Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no dia 6 de junho

Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

Mais de 18,6 mil estudantes participaram neste sábado, 2 de junho, do primeiro dia de provas do 2° Vestibular de 2012 da Universidade de Brasília (UnB). A seleção disponibiliza 4.184 vagas em 96 cursos de graduação, distribuídos nos campi Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. A abstenção foi de 11,2%. A aplicação ocorreu no Distrito Federal – em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga – e nas cidades de Goiânia (GO), Valparaíso (GO), Formosa (GO) e Uberlândia (MG). 

De acordo como Coordenador Acadêmico do Cespe/UnB, Paulo Portela, o primeiro dia da seleção foi tranquilo. “Tudo transcorreu dentro da normalidade, sem nenhum incidente apontado, inclusive no que se refere à abstenção, que ficou dentro do esperado para o vestibular do meio do ano”, informa Portela.

PROVAS E REDAÇÃO – Os candidatos tiveram pela frente as provas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia, além da prova de redação em Língua Portuguesa. O tema da redação foi: “Jovens de hoje: aprendizes da palavra e do silêncio”. Ao elaborar o seu texto, o candidato deveria explicitar como a juventude atual lida com a palavra e com o silêncio na construção de seus valores e de sua identidade. Neste domingo, 3 de junho, eles serão submetidos às provas de Biologia, Física, Química e Matemática.

INSCRITOS – No total, foram 21.368 inscritos, sendo que 2.994 concorrem prioritariamente pelo Sistema de Cotas para Negros. No somatório também estão incluídos os 844 treineiros, que não concorrem às vagas oferecidas pela Universidade.

O curso mais concorrido pelo Sistema Universal é o de Medicina, com 90,93 candidatos por vaga. Também registraram grande concorrência os cursos de Engenharia Civil (25,97), Direito Diurno (24,15), Relações Internacionais (17,43) e Arquitetura e Urbanismo (17,03). O curso de Medicina se repete como o mais concorrido também pelo Sistema de Cotas para Negros, com 43,75 candidatos por vaga. O segundo colocado é o curso de Engenharia Civil (15,50), seguido de Direito Diurno (13,67), Odontologia (10,50) e Psicologia (10,20).

INCLUSÃO – Durante as provas, os candidatos portadores de deficiência, gestantes, mães que estão amamentando e pessoas com necessidades especiais momentâneas puderam contar com o serviço de atendimento especial oferecido pelo Cespe/UnB. Essa edição ofereceu 163 atendimentos especiais. Entre os recursos disponibilizados pelo Centro, estão as provas ampliadas e superampliadas, as provas em braile, o software para leitura de textos, a disponibilização de ledores e intérpretes de Libras, além de salas adequadas aos diferentes tipos de atendimentos.  

 

Recursos oferecidos no atendimento especial

 

Prova ampliada – a prova é ampliada em 100%, passando de folha tamanho A4 para A3

Prova superampliada – também em folha A3, ela é preparada com fonte Arial corpo 28

 

Prova em braile – produzida com a escrita em relevo para cegos. Nela, as questões de apelo visual (como gráficos) são adaptadas

 

Software para leitura de textos – é utilizado o programa de leitura Dosvox

 

Ledores – são profissionais capacitados para ler de forma adequada, além de orientar os candidatos durante a realização da prova

 

Intérprete de Libras – o candidato conta com o apoio de um intérprete, especializado em Libras e em leitura labial

 

Sala individual – reservada para candidatos que estão em pós-cirurgia, convalescem de enfermidade, são portadores de síndromes, passam por tratamento médico, ou utilizam bomba de insulina

 

Sala para amamentação

 

Sala em andar térreo para candidatos com dificuldade de locomoção

 

Mesa e cadeira separadas, mesa para cadeira de rodas, macas

 

Enfermeiros para acompanhar candidatos tetraplégicos e candidatas com gravidez de risco

 

Auxílio no preenchimento para candidatos com dificuldade/impossibilidade para escrever

 

Últimas Notícias

Universidade abre seleção para portadores de diploma de curso superior

UnB oferece 1049 vagas para transferência facultativa

Governo do Distrito Federal divulga seleção com 75 vagas

Brasília Sem Fronteiras oferta 800 vagas em cursos de intercâmbio

Brasília Sem Fronteiras seleciona 75 universitários

Mais notícias

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br