Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
CESPE/UnB
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 

  Início     Antigos     Cursos     Concursos e Seleções     Provas     Ajuda  
   

02/06/2012 - VESTIBULAR

Primeiro dia de provas tem 11,2% de abstenção

A Universidade de Brasília oferece 4.184 vagas para o próximo semestre. Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no dia 6 de junho

Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

Mais de 18,6 mil estudantes participaram neste sábado, 2 de junho, do primeiro dia de provas do 2° Vestibular de 2012 da Universidade de Brasília (UnB). A seleção disponibiliza 4.184 vagas em 96 cursos de graduação, distribuídos nos campi Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. A abstenção foi de 11,2%. A aplicação ocorreu no Distrito Federal – em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga – e nas cidades de Goiânia (GO), Valparaíso (GO), Formosa (GO) e Uberlândia (MG). 

De acordo como Coordenador Acadêmico do Cespe/UnB, Paulo Portela, o primeiro dia da seleção foi tranquilo. “Tudo transcorreu dentro da normalidade, sem nenhum incidente apontado, inclusive no que se refere à abstenção, que ficou dentro do esperado para o vestibular do meio do ano”, informa Portela.

PROVAS E REDAÇÃO – Os candidatos tiveram pela frente as provas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia, além da prova de redação em Língua Portuguesa. O tema da redação foi: “Jovens de hoje: aprendizes da palavra e do silêncio”. Ao elaborar o seu texto, o candidato deveria explicitar como a juventude atual lida com a palavra e com o silêncio na construção de seus valores e de sua identidade. Neste domingo, 3 de junho, eles serão submetidos às provas de Biologia, Física, Química e Matemática.

INSCRITOS – No total, foram 21.368 inscritos, sendo que 2.994 concorrem prioritariamente pelo Sistema de Cotas para Negros. No somatório também estão incluídos os 844 treineiros, que não concorrem às vagas oferecidas pela Universidade.

O curso mais concorrido pelo Sistema Universal é o de Medicina, com 90,93 candidatos por vaga. Também registraram grande concorrência os cursos de Engenharia Civil (25,97), Direito Diurno (24,15), Relações Internacionais (17,43) e Arquitetura e Urbanismo (17,03). O curso de Medicina se repete como o mais concorrido também pelo Sistema de Cotas para Negros, com 43,75 candidatos por vaga. O segundo colocado é o curso de Engenharia Civil (15,50), seguido de Direito Diurno (13,67), Odontologia (10,50) e Psicologia (10,20).

INCLUSÃO – Durante as provas, os candidatos portadores de deficiência, gestantes, mães que estão amamentando e pessoas com necessidades especiais momentâneas puderam contar com o serviço de atendimento especial oferecido pelo Cespe/UnB. Essa edição ofereceu 163 atendimentos especiais. Entre os recursos disponibilizados pelo Centro, estão as provas ampliadas e superampliadas, as provas em braile, o software para leitura de textos, a disponibilização de ledores e intérpretes de Libras, além de salas adequadas aos diferentes tipos de atendimentos.  

 

Recursos oferecidos no atendimento especial

 

Prova ampliada – a prova é ampliada em 100%, passando de folha tamanho A4 para A3

Prova superampliada – também em folha A3, ela é preparada com fonte Arial corpo 28

 

Prova em braile – produzida com a escrita em relevo para cegos. Nela, as questões de apelo visual (como gráficos) são adaptadas

 

Software para leitura de textos – é utilizado o programa de leitura Dosvox

 

Ledores – são profissionais capacitados para ler de forma adequada, além de orientar os candidatos durante a realização da prova

 

Intérprete de Libras – o candidato conta com o apoio de um intérprete, especializado em Libras e em leitura labial

 

Sala individual – reservada para candidatos que estão em pós-cirurgia, convalescem de enfermidade, são portadores de síndromes, passam por tratamento médico, ou utilizam bomba de insulina

 

Sala para amamentação

 

Sala em andar térreo para candidatos com dificuldade de locomoção

 

Mesa e cadeira separadas, mesa para cadeira de rodas, macas

 

Enfermeiros para acompanhar candidatos tetraplégicos e candidatas com gravidez de risco

 

Auxílio no preenchimento para candidatos com dificuldade/impossibilidade para escrever

 

Últimas Notícias

ESCS divulga Vestibular para Enfermagem e Medicina

INPI prorroga inscrições de concurso público

TJDFT publica resultado de etapa para Notários

Ministério Público do Acre convoca para as provas orais

Cespe Notícias 477

Mais notícias

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br