Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
CESPE/UnB
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 

  Início     Antigos     Cursos     Concursos e Seleções     Provas     Ajuda  
   

18/10/2012 - EXAME

Coordenadores do Enem 2012 recebem capacitação

Um grupo de 81 Coordenadores ligados ao Cespe/UnB viaja neste fim de semana para os estados onde o Centro aplicará provas

Wilton Castro
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

Os Coordenadores de Polo do Cespe/UnB que vão atuar na aplicação do Enem 2012 começaram a respirar o ambiente dos dias da prova. Um curso de capacitação realizado nesta quinta-feira (18/10) é o início do preparo para a função de Coordenador do Exame. A partir deste fim de semana, os 81 participantes do treinamento viajam aos 14 estados onde o Cespe/UnB aplicará a prova para repassar as instruções recebidas aos demais Coordenadores do evento.

A capacitação dos Coordenadores de Polo tem como base todo o fluxograma de aplicação do Enem 2012. Os procedimentos e material do atendimento especial, que são recursos oferecidos aos candidatos com deficiência para a resolução das provas de modo isonômico em relação aos demais candidatos, também foram detalhados.

MULTIPLICADORES – A Coordenadora de Logística do Cespe/UnB, Jaqueline Marques, ressalta que a equipe de Coordenação do Centro tem experiência em aplicação de provas, mas é fundamental que aprofundem e revejam todas as instruções em função de novos procedimentos que serão adotados para aperfeiçoar a aplicação do Exame. “Os Coordenadores de Polo do Cespe/UnB vão multiplicar as instruções que receberam na capacitação com as equipes que se encontram nas cidades polo dos estados. Nessas localidades, eles vão estar reunidos nas próximas semanas com os Coordenadores Estaduais e os Coordenadores Municipais, que são das cidades vizinhas”, explica Jaqueline Marques.

Os Coordenadores Municipais serão responsáveis por multiplicar as instruções entre os Coordenadores de Aplicação, que atuarão nas cidades de prova. Já os Aplicadores e Chefes de Sala serão instruídos pelos Coordenadores de Aplicação na véspera ou no primeiro dia de prova.

O treinamento será reforçado com manuais para as funções de Coordenação, Chefes de Sala e para os colaboradores que realizarão os atendimentos especiais. O material está sendo distribuído pelos Coordenadores de Polo. Um vídeo de instrução também será disponibilizado para as equipes envolvidas.

O Cespe/UnB aplicará o Enem 2012 em 852 municípios. Ao todo, 268.742 colaboradores, entre Coordenadores, Chefes de Sala, Aplicadores, Seguranças, Porteiros e outras funções, estarão trabalhando na aplicação do Exame, nos dias 3 e 4 de novembro. A aplicação será em consórcio entre o Cespe/UnB e a Cesgranrio.

O Diretor-Geral do Cespe/UnB, Ricardo Carmona, acredita no máximo de empenho dos Coordenadores durante a aplicação. “A constante evolução dos recursos de Logística para o Enem nos deixa confiantes. Mais uma vez, o Cespe/UnB contribuirá para um processo de grande magnitude”, avalia ele, acrescentando que a sociedade já assimilou a importância do Enem para a educação brasileira.

As Coordenações do Cespe/UnB para o Enem 2012
Em 14 estados, o Cespe/UnB contará com 6.360 colaboradores que atuarão nas funções de Coordenadores de Polo, Coordenadores Estaduais, Coordenadores de Município e Coordenadores de Aplicação. Para o apoio destes profissionais, foram constituídos 70 polos de treinamento, onde as instruções para a aplicação são repassadas. O Cespe/UnB aplicará as provas do Enem 2012 em 852 municípios, onde 268.742 colaboradores, entre Coordenadores, Chefes de Sala, Aplicadores, Seguranças, Porteiros e outras funções, estarão trabalhando em cada dia de aplicação do Exame.

Últimas Notícias

Vestibular de 2014 da UnB oferece 4.212 vagas

UniCEUB publica edital para Vestibular de Medicina

Cespe Notícias 450

Universidade divulga seleção para portadores de diploma de curso superior

UnB oferece 1049 vagas para transferência facultativa

Mais notícias

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br