A coleção SaberPAS foi criada para ser utilizada como recurso didático complementar
em sala de aula ou como material de apoio extraclasse para estudantes que se
preparam para o PAS, além de poder servir também como laboratório crítico para o
aperfeiçoamento de métodos de avaliação. Um de seus objetivos é fortalecer a interação
universidade/ensino médio, estimulando a relação entre a comunidade dos estudantes
que buscam ingressar na universidade e os professores do ensino médio e superior.
Organizada, neste ano, em três volumes, a coleção apresenta comentários dos itens e
da redação de cada uma das provas das três etapas aplicadas no ano de 2014. Todos
os comentários estão divididos em duas partes complementares, cada uma direcionada
aos destinatários dos textos: os estudantes e os professores. Acompanham esses
comentários informações que subsidiaram as análises dos especialistas e que auxiliam
o leitor na compreensão dessas análises: o tipo de item (A, B, C ou D), o gabarito, o nível
de dificuldade, a habilidade e a competência exploradas, bem como as estatísticas de
desempenho dos estudantes em cada item.
Os especialistas convidados a participar como comentadores são docentes do ensino
superior (preocupados com o tema da avaliação e com questões pedagógicas) e
do ensino médio (engajados na lida cotidiana de formação dos estudantes que se
preparam para o PAS). As interpretações e opiniões expressas em suas análises não
representam oficialmente os pontos de vista das instituições privadas ou públicas às
quais se vinculam, tampouco os da UnB ou do Cebraspe. Seus textos são autorais
e enunciados com a autonomia crítica exigida pelos valores que regem a boa prática da
independência intelectual.