Agenda |Conhecendo a UnB | Informações sobre o Vestibular | Questionário Sociocultural

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Informações sobre o Vestibular

Cursos e vagas

 

Os candidatos serão selecionados por área, por curso/turno e por sistema de vagas, segundo o seu desempenho no vestibular. Constam, nos quadros a seguir, as opções de cursos de graduação da UnB, em ordem alfabética por área/turno e por sistema de vagas, para o Primeiro Vestibular de 2006.

 

ÁREA DE CIÊNCIAS (DIURNO)

 

 

ÁREA DE CIÊNCIAS (NOTURNO)

 

curso

total de vagas

sistema de cotas para negros

sistema universal

vagas

vagas

Ciências Biológicas (Licenciatura) – Noturno

16

3

13

Computação (Licenciatura) – Noturno

17

3

14

Física (Licenciatura) – Noturno

16

3

13

Matemática (Licenciatura) – Noturno

16

3

13

Química (Licenciatura) – Noturno

16

3

13

subtotal de vagas

81

15

66

total geral – Área de Ciências

309

62

247

 

ÁREA DE SAÚDE (DIURNO)

 

curso

total de vagas

sistema de cotas para negros

sistema universal

vagas

vagas

Ciências Farmacêuticas

15

3

12

Educação Física

20

4

16

Enfermagem e Obstetrícia

14

3

11

Medicina

18

4

14

Medicina Veterinária

15

3

12

Nutrição

13

3

10

Odontologia

10

2

8

Psicologia

18

4

14

Total geral – Área de Saúde

123

26

97

 

ÁREA DE HUMANIDADES (DIURNO)

 

curso

total de vagas

sistema de cotas

para negros

sistema universal

vagas

vagas

Administração

26

5

21

Arquitetura e Urbanismo (*)

15

3

12

Artes Cênicas (Bacharelado) (*)

8

2

6

Artes Plásticas (Bacharelado/Licenciatura) (*)

15

3

12

Biblioteconomia

20

4

16

Ciência Política

20

4

16

Ciências Contábeis

20

4

16

Ciências Econômicas

25

5

20

Ciências Sociais

30

6

24

Comunicação Social

33

7

26

Desenho Industrial (Bacharelado) (*)

10

2

8

Direito

25

5

20

Educação Artística Artes Cênicas (Licenciatura) (*)

5

1

4

Educação Artística Música (Licenciatura) (*)

8

2

6

Filosofia

10

2

8

Geografia

15

3

12

História

15

3

12

Letras – Francês (Bacharelado/Licenciatura)

5

1

4

Letras – Inglês (Bacharelado/Licenciatura)

8

2

6

Letras Português do Brasil como segunda Língua (Licenciatura)

12

2

10

Letras – Português (Bacharelado/Licenciatura)

12

2

10

Letras – Tradução

13

3

10

Música (Bacharelado) (*)

13

3

10

Pedagogia

38

8

30

Relações Internacionais

20

4

16

Serviço Social

15

3

12

subtotal de vagas

436

89

347

 

ÁREA DE HUMANIDADES (NOTURNO)

 

curso

total de vagas

sistema de cotas

para negros

sistema universal

vagas

vagas

Administração

21

4

17

Arquivologia

21

4

17

Ciências Contábeis

21

4

17

Educação Artística – Artes Cênicas (Licenciatura) (*)

11

2

9

Letras – Espanhol (Licenciatura)

12

2

10

Letras – Japonês (Licenciatura)

11

2

9

Letras – Português (Licenciatura)

16

3

13

Pedagogia

21

4

17

subtotal de vagas

134

25

109

total geral – Área de Humanidades

570

114

456

Total geral

1002

202

800

(*) Cursos que exigem realização preliminar de provas de habilidades específicas.

 

Os Cursos da UnB

 

ADMINISTRAÇÃO

 

O administrador é um gerador de idéias. É ele quem define os objetivos e determina a direção da organização na qual trabalha, planejando e executando as ações estratégicas. Essa atividade pode proporcionar boa remuneração, mas, para isso, exige alta qualificação profissional.

 

O curso é essencialmente prático e aplicado, mas conta com uma extensa base teórica, e oferece as habilitações em Administração de Empresas e em Administração Pública.

O objetivo do curso é formar um administrador que tenha conhecimento geral e suficiente para atuar nas várias áreas desse campo do saber (finanças, recursos humanos, marketing, administração pública e logística).

O departamento oferece uma boa estrutura, com laboratórios de informática à disposição dos alunos, além de uma empresa de consultoria júnior, a AD&M, em que o aluno pode começar a trabalhar com casos reais de negócios administrativos.

 

O administrador tem boas opções de trabalho em empresas de consultoria, companhias de telecomunicação, ministérios, bancos públicos e privados, entre outras.

 

O aluno de administração deve ter ampla visão de mundo, dominar pelo menos uma segunda língua, ter grande capacidade nas relações humanas e ser altamente empreendedor.

Períodos: noturno e diurno

Duração média: 4 anos  (diurno) e 5 anos (noturno)

Web site: http://www.unb.br/fa/adm

 

AGRONOMIA

 

O agrônomo produz preservando e recuperando o meio ambiente; é ele quem planeja, organiza e dirige serviços relativos ao cultivo do solo, aumento da produção, armazenamento de safras, combate de pragas e beneficiamento de vegetais. No setor agropecuário, orienta a criação de rebanhos, a mecanização agrícola e a industrialização de alimentos de origens animal e vegetal.

O curso

O curso oferece uma formação generalista, permitindo a especialização em: fitotecnia, solo, criação animal, engenharia agrícola e agricultura, áreas entre as quais o aluno pode escolher sua preferida.

A Faculdade de Agronomia oferece vários laboratórios (química, biologia do solo, física, bromatologia, fitotecnia, fruticultura e química dos solos), além de uma fazenda de 1.200 hectares, para práticas curriculares.

O mercado

O engenheiro agrônomo tem a opção de trabalho nos segmentos de propriedade rural, empresas de insumos, cooperativas, em órgãos públicos de ensino, pesquisa e extensão, companhias de planejamento e na área de serviços públicos ou privados.

O perfil do aluno

O aluno de Agronomia deve gostar de biologia, física e química, além de matemática e estatística.

O agrônomo deve ter capacidade de análise crítica, espírito empreendedor, capacidade para trabalhar em equipe, deve valorizar o meio ambiente e compreender a realidade histórica, política e social.

Período: diurno

Duração média: 5 anos

Web site: http://www.unb.br/fav

 

ARQUITETURA E URBANISMO

 

O arquiteto é o responsável pela organização do ambiente socialmente utilizado, atuando no planejamento, nos projetos de construção das cidades, das edificações e dos elementos componentes do espaço humano.

O curso

 A Faculdade de Arquitetura e Urbamismo (FAU) está organizada em três departamentos: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo e Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo. Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de participar de alguns projetos da Faculdade, como o CASAS, que é o Centro de Ação Social em Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis, que funciona como um escritório modelo de Arquitetura, totalmente administrado pelos alunos, ou o Canteiro Oficina de Arquitetura, o Cantoar, onde é possível fazer experimentos com materiais naturais como o bambu. Além disso, a estrutura da Faculdade conta com laboratórios, ateliês e um posto avançado da Biblioteca Central com as mais novas publicações da área.

O mercado

O arquiteto pode projetar cidades, bairros, jardins, praças e outros espaços urbanos. Pode atuar em órgãos públicos, como prefeituras e secretarias, com projetos de paisagismo, urbanização de espaços, por exemplo, ou pode trabalhar em escritórios de Arquitetura e atender clientes particulares, além de poder realizar trabalhos com design, decoração, arquitetura de interiores, entre outros.

O perfil do aluno

 O aluno de Arquitetura deve ter facilidade no campo do raciocínio espacial; no entanto, essa característica deverá ser desenvolvida ao longo do curso.

Período: diurno

Duração média: 5 anos

Web site: http://www.unb.br/fau/

 

ARQUIVOLOGIA

 

O Arquivista é um profissional da informação; a Arquivologia é uma área do conhecimento que tem como objeto de estudo as informações arquivísticas acumuladas (produzidas e/ou recebidas) pelas organizações públicas ou privadas.

O curso

O curso forma profissionais que dominam as técnicas da área e que elaboram novos conhecimentos, profissionais críticos e, acima de tudo, humanistas.

Além das matérias específicas do curso, o currículo possui matérias vinculadas ao Direito, à Comunicação, à História, à Contabilidade, à Administração e à Estatística.

O departamento dispõe de auditório e dois laboratórios de informática.

O mercado

O arquivista tem opções de trabalho nos setores público e privado, em centros de documentação e arquivos. O mercado ainda tem muito espaço para o profissional de arquivologia, tendo em vista que existem apenas nove cursos em todo o país.

O perfil do aluno

O aluno de Arquivologia precisa saber lidar com diferentes fontes, que vão desde documentos antigos até mídia eletrônica, e é importante que tenha facilidade para trabalhar em equipe.

Período: noturno

Duração média: 5 anos

Web site: http://www.cid.unb.br

 

ARTES CÊNICAS

 

Criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos teatrais.

O curso

O Departamento de Artes Cênicas oferece habilitações em licenciatura (Educação Artística) e bacharelado (Interpretação Teatral). O curso desenvolve projetos voltados à pesquisa sobre a nossa realidade, que procuram transmitir ao aluno uma maneira peculiar de ser e viver no contexto sociocultural brasileiro, e que servem como um campo para experimentação e realização cênica na UnB.

O mercado

O licenciando é habilitado para ministrar aulas no ensino médio e fundamental. O curso de Bacharelado em Artes Cênicas prepara o aluno para atuar na área de interpretação teatral, podendo dedicar-se a pesquisas de linguagens cênicas ou atuar em televisão, cinema, vídeos e montagens teatrais.

O perfil do aluno

O aluno de Artes Cênicas demonstra uma sensibilidade artística apurada e um forte interesse pelo conhecimento de diferentes autores e suas influências no campo teatral. Também apresenta curiosidade acerca da história da arte como um todo e acerca do reflexo das artes na sociedade, assim como do processo inverso.

Períodos: diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado)

Duração média: 4 anos e meio (bacharelado) e 5 anos (licenciatura)

Web site: http://www.arte.unb.br/cen/apresenta.

 

ARTES PLÁSTICAS

 

O artista plástico explora as linguagens visuais para a criação artística como forma de expressão e comunicação e desenvolve reflexões sobre a cultura e a sociedade por via da produção teórica, crítica e artística.

O curso

O curso é dividido em três núcleos: Núcleo de Fundamentação, Núcleo de Correlação e Núcleo de Aprofundamento.

No Núcleo de Fundamentação, o aluno deverá cursar as disciplinas introdutórias a diferentes linguagens artísticas e as de iniciação ao estudo histórico e à reflexão crítica dos fenômenos artísticos. O elenco de linguagens e técnicas abordado nas disciplinas abrange: desenho, pintura, gravura, arte computacional, escultura, vídeo, instalação e fotografia.

No Núcleo de Correlação, o aluno tem a oportunidade de elaborar um projeto individual de síntese de seu aproveitamento das disciplinas cursadas na etapa anterior bem como de prospecção de caminhos próprios para o desenvolvimento de seu trabalho na etapa seguinte. O trabalho de criação artística é acompanhado pela produção de um texto de fundamentação teórica e contextualização histórica dos resultados alcançados, tendo em vista a relação prática-teoria.

O Núcleo de Aprofundamento é composto pelas disciplinas de Ateliê, em que ocorre o amadurecimento do trabalho anteriormente elaborado, de acordo com as linguagens artísticas escolhidas pelos alunos, sob a orientação de professores-tutores. Para a elaboração do trabalho de conclusão do curso, o aluno deverá articular de modo apropriado a autonomia gradualmente adquirida para, inclusive, selecionar as disciplinas optativas que lhe forem oferecidas.

A UnB oferece o curso de Bacharelado em Artes Plásticas com cinco habilitações (Pintura; Escultura; Gravura; Desenho Artístico; Teoria, História e Crítica da Arte) e a Licenciatura em Educação Artística, para quem quer ser professor de ensinos fundamental ou médio.

O mercado

O bacharel em Artes Plásticas habilita-se a atuar em atividades que exigem soluções originais para problemas no campo das artes visuais. Suas atividades profissionais podem abranger a produção de obras de artes, realização de exposições, a pesquisa e o ensino, elaboração de projetos para instituições culturais, desenvolvimento de publicações na área de artes, restauração e conservação, crítica de artes, entre outras. Poderá também ser absorvido pelo mercado publicitário, trabalhando com programação visual, animação, webdesign, entre outros.

Os alunos que optam por Licenciatura têm a opção de trabalhar em escolas públicas e particulares.

Em Brasília, atualmente, esse campo está em expansão, já que, nos conteúdos do PAS, são cobradas matérias relativas às Artes Plásticas e Cênicas e à Música, o que aumenta a procura por professores dessas áreas.

O perfil do aluno

Os alunos normalmente entram para o curso já com alguma noção de artes em geral. Muitos já desenham, outros já trabalham com fotografia, por exemplo. O importante é que tenham alguma habilidade e sensibilidade para o curso.

Períodos: diurno ou noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado)

Duração média: 5 anos (bacharelado) e 4 anos (licenciatura)

Web site: http://www.arte.unb.br/vis/apresenta.htm

 

BIBLIOTECONOMIA

 

O biblioteconomista zela pelos acervos pessoais ou de empresas, mantendo a ordem e facilitando o acesso às informações contidas neles. Por isso, é um profissional com formação muito rica em diversos campos do conhecimento. O biblioteconomista administra dados, avalia, cataloga e localiza informações, além de trabalhar em pesquisas em diversas áreas.

O curso

O curso forma profissionais para atuar nas seguintes áreas: gerencial (planejamento, administração, supervisão e assessoramento de bibliotecas), operacional (seleção, aquisição, análise e síntese, armazenamento, recuperação e disseminação dos registros do conhecimento humano em jornais, livros e outros) e educacional (ensino, extensão e pesquisa). Os alunos têm matérias obrigatórias específicas da área de Biblioteconomia e de diversas outras, como Administração, Comunicação, Estatística e Filosofia.

O mercado

O biblioteconomista atua em centros de informação, institutos de pesquisa, bibliotecas, videotecas, provedores de informação, empresas, pinacotecas, bancos, museus, centros culturais, hemerotecas, entre outros. Outra possibilidade é trabalhar em empresas de Biblioteconomia especializadas em análise de informação, fazendo pesquisas para todos os tipos de profissionais e filtrando as informações relevantes, de acordo com a pesquisa encomendada

O perfil do aluno

O aluno de Biblioteconomia deve ter interesse em aprender, pois, nesse curso, ele deve conhecer diversas áreas, para que possa estar apto a catalogá-las, pesquisá-las e disponiblizá-las para usuários e(ou) profissionais. 

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.cid.unb.br

 

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

 

Esse é o profissional responsável por projetar e construir softwares complexos com base científica; analisar problemas e projetar soluções que requeiram uma combinação de hardware e software, e estabelecer critérios para seleção de software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas, de ensino e de pesquisa.

O curso

O curso forma recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação e informática, com capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas, preocupado sempre com a atualização tecnológica e com o estado da arte. O aluno também recebe uma formação em empreendedorismo, a qual lhe permite propor planos de negócios com visão da dinâmica organizacional e conhecimento básico das legislações trabalhista e de propriedade intelectual.

 No estudo de disciplinas obrigatórias, o aluno tem uma formação profissional sólida em ciência da computação e uma formação básica e abrangente em matemática e física principalmente. Já nas optativas, ele tem contato com áreas como redes de computadores, computação multimídia, inteligência artificial, sistemas distribuídos, gerenciamento de informação, criptografia e segurança de dados, entre outras.

O mercado

Com a formação do curso, o aluno tem qualificação suficiente para atuar em qualquer área de computação e informática no mercado de trabalho, além de poder trabalhar para diversos tipos de empresas, desenvolvendo redes de computadores, softwares, bancos de dados, modelagem de processos. Ele também poderá abrir a sua própria empresa no ramo de computação e informática.

O perfil do aluno

O aluno de Ciência da Computação deve ter dedicação, raciocínio lógico e facilidade para resolver problemas.

Período: diurno

Duração média: 4 anos e meio

Web site: http://www.cic.unb.br

 

CIÊNCIA POLÍTICA

 

O profissional formado em Ciência Política analisa instituições, processos e sistemas políticos. O curso não forma profissionais para a carreira política.

O curso

O curso de Ciência Política oferece conhecimentos de teoria política e forma profissionais na análise e na pesquisa em instituições políticas, políticas públicas, comportamento político, processo legislativo, mudança política e política comparada, burocracia e processo decisório, economia política e teoria política.

A principal forma de trabalho do cientista político é a pesquisa, por meio de instrumentos teóricos e analíticos, pela utilização de métodos quantitativos e qualitativos apropriados, para a identificação e a explicação de acontecimentos políticos relevantes, tendo por objetivo dar subsídio para políticas públicas.

O mercado

O cientista político recebe base teórica e analítica que o capacita a trabalhar em instituições políticas, em políticas públicas, no Poder Legislativo, no Governo e na análise do fenômeno político. Pode também ser contratado por institutos de pesquisa privados, ou mesmo em empresas privadas, para análise política conjuntural e em campanhas eleitorais. Os egressos do curso têm trabalhado em pesquisas e análise política no Congresso Nacional e nos governos e legislativos estaduais e municipais. Recebem também subsídios em política internacional e política comparada, em especial, conhecimentos sobre como a política e a economia regional e mundial se inter-relacionam.

A capital federal é um mercado privilegiado, com excelentes oportunidades de trabalho, pois permite fácil acesso a centros formadores e executores de políticas, órgãos federais, embaixadas e organizações internacionais (ONU, OEA, Banco Mundial e outras).

O perfil do aluno

O aluno deve se interessar pela área, além de ter interesses em Estatística, História e Pesquisa.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/pol

 

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

 

O biólogo pesquisa a vida em todos os seus aspectos, desde o nível molecular até a sua inter-relação com o ecossistema. O biólogo estuda as diversas formas de manifestação da vida humana e animal, suas origens, natureza e os fenômenos biológicos inerentes às espécies. Preocupa-se, também, com a interação dos universos humano e animal com o meio ambiente, além de investigar os processos físico-químicos que ocorrem dentro dos organismos.

O curso

O curso se divide em sete áreas: Botânica, Biologia Celular, Genética e Morfologia, Ecologia, Fitopatologia, Zoologia e Ciências Fisiológicas.

O currículo é aberto e abrangente, o que faz com que o aluno entre em contato com um pouco de cada área da Biologia, o que lhe dá maiores opções de escolhas futuras.

O instituto possui laboratórios bem equipados e oferece o bacharelado e a licenciatura.

São oferecidas diversas disciplinas optativas, ministradas no campus da Universidade, na fazenda da UnB e em diversos outros ecossistemas como o Zoológico e o cerrado.

A UnB é bastante avançada em pesquisas e existem vários grupos nas áreas de genoma humano, biotecnologia e ecologia (ciências do meio ambiente).

O mercado

O biólogo pode atuar em laboratórios de análise clínica, como professor, consultor, administrador de parques, reservas e estações biológicas, curador de acervos biológicos, diretor de museus e instituições culturais e científicas, além de pesquisador dos diversos campos da Biologia, em laboratórios particulares e públicos e hospitais. Órgãos públicos como o Jardim Botânico, o IBAMA e a EMBRAPA acolhem bem os profissionais.

O perfil do aluno

O aluno que já gosta de Biologia no Ensino Médio tem grandes chances de se identificar com o curso. Outro fator importante é o interesse por plantas e animais.

Períodos: diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado)

Duração média: 4 anos (diurno) e 4 anos e meio (noturno)

Web site: http://www.unb.br/ib

 

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

O contabilista coleta e registra dados, produzindo informações contábeis, e busca atender às exigências legais e fiscais de mercado. Sua tarefa é gerenciar situações da melhor maneira possível, por meio da contabilidade e da análise geral dos dados numéricos.

O curso

O curso oferece um sistema bem organizado de produção de informações, o que permite que se tenha uma visão geral da situação de uma organização ou empresa. Isso dá a oportunidade de, se necessário,  mudar o rumo que a empresa está tomando.

É um curso prático e gerencial que procura oferecer aos seus alunos os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de trabalhos relacionados ao controle e ao registro de uma administração econômica.

O departamento possui laboratórios internos que são utilizados para a prática curricular e procuram funcionar como uma simulação mais próxima possível da realidade de uma empresa. Existe também uma empresa-júnior, iniciativa dos próprios alunos, que ainda está em fase de implementação e que conta com o apoio dos professores. O aluno tem a oportunidade de estagiar em instituições públicas e escolher entre as duas grandes áreas no departamento – Finanças e Área Pública.

O mercado

O profissional de contabilidade tem a oportunidade de atuar em auditoria, consultoria, atividade fiscal, contabilidade pública, perícia contábil ou como profissional liberal em escritórios contábeis.

O contabilista pode atuar no desenvolvimento de pesquisas, na ordenação de dados financeiros, em assessorias técnicas especializadas, em pequenas e médias empresas, onde a área de mais forte atuação é a contabilidade pública.

O perfil do aluno

O aluno de Ciências Contábeis deve ter iniciativa, boa capacidade de avaliação das situações, ser capaz de perceber as ameaças e oportunidades apresentadas, possuir grande aptidão para os números e boa capacidade de comunicação.

Períodos:  diurno e noturno

Duração média: 5 anos

Web site: http://www.unb.b/cca

 

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

 

As Ciências Econômicas estudam as atividades humanas relacionadas com a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.

O curso

O curso possui uma tradição teórica muito forte e oferece uma sólida formação profissional com uma flexibilidade que permite ao estudante um conhecimento de várias especializações. É um departamento dentro do Instituto de Ciências Humanas que se divide em graduação, pós-graduação e pesquisa.

O direcionamento do curso é fundamentalmente teórico e seu objetivo é formar um profissional capaz de atuar nas mais diversas áreas que esse campo  oferece. O departamento é um ofertante de disciplinas e recebe, semestralmente, vários alunos de outros cursos.

Existe uma empresa-júnior, a Econsult, de iniciativa dos próprios estudantes. Além dessa empresa de consultoria, os alunos têm a opção de diversos estágios em instituições públicas e empresas privadas, sem falar na oportunidade de bolsas de pesquisas.

O mercado

O mercado de Brasília é bem receptivo e o recém-formado pode atuar em diversas áreas no setor financeiro ou no mercado de capitais. Em Brasília, 2/3 dos economistas estão no setor público (bancos). O economista pode também trabalhar em corretoras ou seguradoras.

O economista está apto a atuar em diversas situações, como, por exemplo, no setor público, participando na formulação da política econômica nacional ou regional. Outra possibilidade é a atuação no setor privado, como analista econômico ou como consultor independente. Com os novos cursos profissionalizantes, o mercado ficou mais exigente e o mestrado se torna cada vez mais importante.

O perfil do aluno

O profissional dessa área deve ter domínio da leitura e da escrita de uma língua estrangeira, conhecimento de informática e sempre se manter informado.

Os estudantes de economia são geralmente muito estudiosos e possuem um grande interesse no mercado.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/ih/eco/ecosum

 

CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

 

O profissional de saúde que atua no âmbito do medicamento, desde a produção até a atenção farmacêutica.

O curso

O curso oferece uma formação generalista, voltada para o medicamento. O currículo possui uma alta carga de estágios obrigatórios e optativos, que são realizados por meio de convênios formais em farmácias de manipulação, farmácias hospitalares, órgãos governamentais ligados à saúde, políticas de medicamentos, postos de saúde e indústrias farmacêuticas.

A faculdade possui uma boa estrutura laboratorial, onde são ministradas as aulas práticas e onde atuam os grupos de pesquisa ligados ao curso. Nesses laboratórios, o estudante tem a opção de fazer estágios e participar de programas de bolsas de pesquisa. Atualmente, existem pesquisas nas áreas de Biologia Molecular, Produtos Naturais e outros. Os alunos da UnB têm como diferencial um profundo conhecimento em Farmacologia.

O mercado

O mercado oferece várias oportunidades de trabalho nas áreas de estágio citadas acima.

O perfil do aluno

O aluno de Ciências Farmacêuticas deve ser dinâmico, ter facilidade de trabalhar em equipe, em grupos multidisciplinares e estar em sintonia com as políticas públicas da área de saúde.

Período: diurno

Duração média: 4 anos e meio

Web site: http://www.unb.br/fs/far.htm

 

CIÊNCIAS SOCIAIS

 

Antropologia

A Antropologia foca as diferenças e semelhanças das mais distintas sociedades existentes; o antropólogo descreve e analisa essas várias sociedades e culturas humanas.

O curso

O curso tem por objetivo formar o antropólogo capaz de conviver com o diferente. A Antropologia revela a multiplicidade do ser humano e mostra que não existe uma única maneira de se viver e de se organizar em sociedade.                                 

Durante o período de graduação, o aluno tem oportunidade de participar de vários projetos de pesquisa no departamento. Além do conteúdo teórico, há disciplinas essencialmente práticas, como práticas de campo. Existe também a possibilidade de dupla-habilitação dentro do Instituto de Ciências Sociais.

O mercado

Existem duas grandes áreas de atuação para o antropólogo: as agências do Estado, como FUNAI, IBAMA, Ministério Público, e as organizações não-governamentais, principalmente as ligadas ao meio ambiente e aos povos indígenas. O licenciado tem também a opção de lecionar em escolas de ensino médio.

O perfil do aluno

Exige-se do antropólogo conhecimento geral e capacidade de escrever bem, além de curiosidade, iniciativa e ambição intelectual.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/ics/dan

 

SOCIOLOGIA

 

O sociólogo estuda transformações sociais dentro da perspectiva da relação do indivíduo com a comunidade.

O curso

A Sociologia é a área que pesquisa, estuda e analisa a dinâmica social, ou seja, como uma sociedade funciona e se transforma, procurando compreender as singularidades do pensamento social e sua relação com seus membros. O sociólogo, dessa forma, empenha-se na busca da compreensão do mundo em que vive, de suas crises, utopias e possíveis soluções.

Na UnB, a faculdade apresenta várias correntes sociológicas, e os convênios internacionais possibilitam um debate ativo com sociólogos de outros países, em palestras, conferências e seminários. A Universidade oferece o bacharelado e a licenciatura.

O mercado

O conhecimento sociológico permite uma grande interação com profissionais de outras áreas, o que amplia as possibilidades de mercado de trabalho para o sociólogo. O profissional bacharel pode atuar, por exemplo, no campo político, econômico e jurídico, como pesquisador ou sociólogo em instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais. A licenciatura habilita o profissional a ministrar aulas nos ensinos fundamental e médio.

O perfil do aluno

O aluno que resolve fazer o curso de sociologia geralmente apresenta um forte interesse em conhecer e questionar os processos sociais anteriormente mencionados, com interesse nas áreas de História, Comunicação e outras ciências humanas.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/ics/sol

 

COMPUTAÇÃO (LICENCIATURA)

 

O foco do licenciado em Computação é o indivíduo, e não a máquina. Ele é o responsável por compreender os processos de ensino e aprendizagem de computação para disseminar o conhecimento de informática em todos os níveis da sociedade.

O curso

O curso de licenciatura em computação tem por objetivo formar educadores para o ensino de computação e informática das escolas das redes pública e particular dos ensinos fundamental e médio; da educação profissional, para a qualificação para o trabalho; das empresas, onde a  computação é a base da formação para treinamento e educação corporativa. O curso visa atender à necessidade imediata de informatização e absorção dos avanços dessa área nos diversos setores da sociedade. Para isso, o curso conta com disciplinas que integram as áreas de computação e educação.

O mercado

O profissional graduado pode atuar no mercado do ensino da computação e trabalhar em escolas, empresas e corporações educativas, apoiando atividades de ensino e gestão educacional. Pode também atuar na elaboração de materiais pedagógicos com suporte da informática, em tutorias de ensino à distância e diversos outros campos associados.

O perfil do aluno

O aluno de licenciatura em computação deve gostar não só de informática e matérias das áreas de ciências exatas, como também de disciplinas básicas dos cursos de humanidades relativas aos estudos de Psicologia, Sociologia, Filosofia e Educação. O aluno deve  gostar de lidar com  pessoas de todas as idades e níveis culturais e de estabelecer formas efetivas de comunicação e expressão.

Período: noturno

Duração média: 4 anos e meio

Web site: http://www.cic.unb.br/

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

O profissional deve ter desprendimento e criatividade, pois vive em função dos acontecimentos.

O curso

Atualmente, são oferecidas três habilitações no curso de comunicação social:  Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Audiovisuais. O aluno terá que escolher sua especialização a partir do segundo semestre de curso. Há a possibilidade de dupla-habilitação entre os três cursos, com um acréscimo de um a dois anos.

Jornalismo

O Jornalismo é uma profissão dinâmica que procura transmitir informações atualizadas e de interesse público por meio dos veículos de comunicação (rádio, televisão, jornais etc.). O Jornalismo permite ao profissional conviver com várias pessoas e fatos, em muitos lugares. Na verdade, o jornalista presta um serviço público, já que busca informações para torná-las disponíveis à sociedade.

Publicidade e Propaganda

Publicidade é uma atividade do campo da Comunicação que se define pela criação e divulgação de produtos, serviços e idéias. Engloba as áreas de planejamento, tráfego, produção, criação, arte, mídia e administração.

Audiovisuais

A habilitação em audiovisuais começa a ser oferecida pela UnB nesse segundo semestre de 2003 e foi implantada no lugar dos antigos cursos de Cinema e Radialismo.

O curso forma profissionais de comunicação com uma visão geral e uma boa formação técnica. Recentemente, o currículo foi reformulado e houve uma redução do número de créditos obrigatórios, para que o aluno tenha maior autonomia em direcionar seu curso de acordo com sua preferência.

A faculdade oferece uma boa estrutura laboratorial de rádio e jornal, além dos laboratórios de fotografia e informática. Recentemente, foi feito um grande investimento em equipamentos de TV e cinema.

O mercado

O mercado tem mudado suas características e vem-se tornando cada vez mais competitivo. Exige boa formação técnica, ampla visão do mundo, formação cultural e informação geral. É essencial o interesse pelo atual e o gosto pela leitura, pelas artes e pela cultura.

O jornalista pode atuar em redações de jornais, assessorias, Internet, e em diversas outras áreas. O publicitário tem as opções de agências, empresas públicas e privadas entre outras.

O perfil do aluno

Uma das características mais importantes nessa profissão é questionar sempre, com o objetivo de buscar a informação necessária. É necessário ainda ter certa flexibilidade para lidar com as diversas situações possíveis. Saber escrever e expressar-se bem também é muito importante.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/fac

 

DESENHO INDUSTRIAL

 

O desenhista industrial, também chamado designer,  faz a ligação entre arte e tecnologia.

O curso

Muitas empresas usam o desenho industrial como um fator de competição no mercado, procurando diferenciar-se dos seus concorrentes pelo design de seus produtos.

O desenho industrial possui dois campos de atuação característicos: programação visual, ou design gráfico, e projeto de produto, ou design de produto.

A programação visual aborda as áreas de editoração gráfica, sinalização, identidade visual, interface gráfica de softwares, embalagens, CD-ROM e outros.

O projeto de produto atua na concepção do produto e na melhoria de sua funcionalidade e estética, trabalha com mobiliário, eletroeletrônica, moda, automobilística, jóias, entre outros.

O curso está estruturado de modo que os três primeiros semestres ofereçam disciplinas comuns às duas habilitações; a partir do quarto semestre, o aluno poderá optar pelas disciplinas específicas da habilitação pretendida.

As aulas práticas são desenvolvidas nos laboratórios de fotografia, de informática, na oficina de modelo e maquete, na gráfica e nas salas de aula equipadas com pranchetas.

O mercado

O desenhista industrial pode empregar-se em uma empresa ou abrir o próprio negócio. O mercado potencial localiza-se nas empresas de pequeno e médio portes, gráficas, de confecções, informática, móveis, jóias e alimentos.

O perfil do aluno

 São qualidades essenciais a criatividade, o raciocínio espacial e a curiosidade. O designer tem de ser perfeccionista, detalhista e minucioso, ousado, disposto a trabalhar com novos materiais e processos produtivos e a conhecer a metodologia do projeto.

Período: diurno

Duração: 4 anos e meio

Web site: http://www.arte.unb.br/des/apresenta

 

DIREITO

 

O Direito estuda as relações entre indivíduos e sociedades embasadas nas normas jurídicas.

O curso

Direito é o conhecimento científico que estuda os processos normativos das sociedades, por intermédio da compreensão do mundo jurídico. Devido à proximidade com o poder que a UnB proporciona, o curso tem um forte apelo para a área pública, buscando uma maior compreensão do Estado. Outro grande benefício é o fato de sua localização ser um ponto de encontro de juristas de todo o país, o encontro de esforços teorizantes e práticos.

O Departamento de Direito oferece cursos nos períodos noturno e diurno, alternadamente a cada semestre, usualmente o diurno em janeiro e o noturno em junho. Nos últimos semestres, é realizado o estágio obrigatório no Núcleo de Prática Jurídica, localizado na cidade de Ceilândia. Na ocasião, o aluno tem a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso para atender à população local.

O mercado

A visão ampla das oportunidades que o curso de Direito oferece possibilitam uma atuação do bacharel em Direito em diversas áreas, sendo a advocacia uma das mais conhecidas. Outras possibilidades incluem as carreiras jurídicas (assessorias, consultorias, ministério público, magistratura), o magistério e a administração pública.

O perfil do aluno

O aluno do curso de Direito possui um grande interesse pela área humanística, com curiosidade acerca dos fenômenos jurídicos. O estudante procura compreender a dinâmica da prática técnico-jurídica na sociedade, buscando solucionar os problemas gerados pelas exigências sociais.

Períodos: diurno e noturno

Duração média: 5 anos (diurno) e 6 anos (noturno)

Web site: http://www.unb.br/fd

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

O profissional de educação física promove a saúde de crianças, jovens, adultos e idosos por meio da prática de exercícios e atividades corporais.

O curso

A formação em Educação Física é multidisciplinar e interdisciplinar. O estudo do ser humano em movimento se faz nos diversos níveis de análise, como o fisiológico, o anatômico, o biomecânico, o comportamental, o pedagógico, o sociológico, o filosófico e o antropológico.

O estudante que optar por esse curso vai poder contar com uma boa estrutura física: a faculdade conta hoje com 1 ginásio coberto; 2 quadras poliesportivas; 2 pistas de atletismo; 2 campos de futebol oficial; 1 parque aquático com 1 piscina olímpica, 1 piscina semi-olímpica e 1 tanque de saltos, 4 quadras de tênis, 1 pista de cross-cerrado para caminhadas e corridas ao ar livre e várias quadras externas, sem falar nos laboratórios e na sala de musculação totalmente equipada, sala de dança e sala de estudos com acervo específico.

O  mercado

O curso da UnB prepara professores para trabalhar na rede de ensino. Além disso, o profissional de Educação Física conta com um mercado de trabalho amplo e diversificado: academias, empresas de entretenimento lazer e recreação, hotéis, clubes, preparação de equipes esportivas e personal trainer, organizando e planejando atividades e programas esportivos. Ainda assim, a principal perspectiva de trabalho está mesmo na rede de ensino.

O perfil do aluno

O estudante de Educação Física deve gostar de atividades físicas e esportivas, ser dinamizador e ter vocação para o magistério, além de experiência em termos da atividade física e práticas desportivas. Terá mais facilidade aquele estudante que goste de Biologia, Química, Física e, é claro, Educação Física.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/fef

 

ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA

 

O curso de Enfermagem e Obstetrícia estuda o trabalho em equipe na manutenção da “arte do cuidar”.

O curso

O curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade de Brasília surgiu em 1975 e forma bacharéis e licenciados. O enfermeiro é aquele que atende à saúde individual e coletiva, praticando a prevenção da doença e a promoção, a recuperação e a reabilitação da saúde. O fluxo do curso é tratado de acordo com as especificidades de cada região, e, aqui no Centro-Oeste, o perfil epidemiológico (fatores que determinam a distribuição e a freqüência de um processo ou doença infecciosa em uma comunidade) determina o direcionamento do curso.

Os quatro primeiros semestres representam o ciclo básico, no qual o aluno cursa disciplinas das ciências biológicas e humanas (Sociologia, Antropologia e Psicologia). A partir do quarto semestre, a ênfase é dada aos fundamentos da enfermagem e à prática direta, em estágios supervisionados no Hospital Universitário de Brasília (HUB), em hospitais da rede do GDF, em centros de saúde e ambulatórios. O HUB também possibilita aos alunos de Enfermagem, Medicina e Odontologia a participação no  programa PROASSISTE, já nos primeiros semestres de curso, permitindo que os estudantes entrem em contato direto com os pacientes já durante o ciclo básico do fluxo.

O mercado

As áreas de atuação da enfermagem estão relacionadas aos meios clínico, cirúrgico, psiquiátrico, gineco-obstétrico, pediátrico e de saúde coletiva, atuando em hospitais, centros de saúde, programas de saúde familiar (Ministério da Saúde), sistemas de transplantes (Aeroporto) e ministrando aulas para cursos técnicos. Os licenciados atuam no ensino fundamental e médio, em escolas que contam com programas de saúde ou ministrando aulas para cursos técnicos.

O perfil do aluno

O enfermeiro é aquele profissional que assume o compromisso de solidarizar-se com pessoas e cooperar para que cada ser humano conserve e mantenha a saúde. Assim, diferentemente do médico (que diagnostica e medica), o bacharel em Enfermagem atua diretamente e constantemente com o indivíduo, trabalhando em equipe na manutenção da “arte do cuidar”.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/fs/cur_enf.htm

 

ENGENHARIA CIVIL

 

O engenheiro civil garante a segurança e a execução de obras civis, como edificações, barragens, pontes, estradas, contenção de encostas etc., e também é responsável pela gestão e pelo tratamento das águas, esgotos e resíduos sólidos, bem como pelo gerenciamento dos sistemas de transportes, entre outras atividades.

O curso

O curso de Engenharia Civil é muito bem conceituado em todo o país e um dos mais antigos da Universidade, envolvendo cinco áreas importantes: Estruturas, Geotecnia, Recursos Hídricos e Saneamento, Sistemas Construtivos e Materiais de Transportes. Está em fase de implantação a empresa júnior do departamento, para que os alunos saibam como funciona um escritório de engenharia, aprendendo como funciona não só o ofício do engenheiro, como também toda a parte administrativa, como contratação de funcionários, por exemplo.

O mercado

O campo de trabalho para o engenheiro civil é muito amplo, sendo que, devido ao número reduzido de profissionais formados localmente, Brasília ainda recebe profissionais de outras regiões. O engenheiro civil poderá trabalhar no projeto, na construção e no gerenciamento de diversos tipos de obras e em diversas entidades privadas ou públicas, como empresas de consultoria, empresas de saneamento, agências reguladoras (ANA, ANEEL etc.). Além disso, ele pode ser um profissional liberal nas áreas de projetos de engenharia, construção ou de consultoria nas diversas áreas afins.

O perfil do aluno

 Nesse curso, o aluno inicialmente recebe um grande embasamento em disciplinas das áreas de matemática e física e gradativamente é direcionado para os conhecimentos específicos do curso, que tem interface com as áreas de Arquitetura, Urbanismo, Geologia, Economia, Administração e Informática, entre outras.

Período: diurno

Duração média: 5 anos

Web site: hhtp://www.unb.br/ft/enc/

 

ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO

 

Com base em uma formação multidisciplinar, o curso visa formar profissionais que possam atender às demandas do mercado.

O curso

O curso de Engenharia de Redes destina-se à formação de engenheiros aptos a atender às crescentes e urgentes demandas da sociedade, sob uma formação que reúna uma base de Engenharia Elétrica, associada a conhecimentos de tecnologias da informação e de redes de comunicação multimídia, a fim de preparar profissionais com conhecimento de mercado, já que há uma interação muito forte entre o corpo docente e o mercado local.

O curso oferece aos alunos disciplinas específicas da profissão, bem como matemática, física, disciplinas de humanidades e de engenharia elétrica. As disciplinas específicas de redes  incluem desde o conhecimento dos equipamentos e dos protocolos de comunicação até o projeto, a implantação, o desenvolvimento de aplicações, o desenvolvimento de conteúdo, a gerência e a segurança das redes em ambiente negocial.

O departamento dispõe de uma boa estrutura laboratorial para a prática curricular e desenvolvimento de pesquisas.

O mercado

O profissional de Engenharia de Redes poderá atuar nas áreas de engenharia de redes, computação distribuída, Internet, telecomunicações e tecnologia da informação.

O mercado é carente de profissionais e, por isso mesmo, bem receptivo. O engenheiro de redes de comunicação terá a oportunidade de trabalhar em empresas de telecomunicações, empresas de tecnologia, empresas de tecnologia da informação, de desenvolvimento de softwares e do governo.

O perfil do aluno

O aluno de Engenharia de Redes de Comunicação tem um forte interesse por novas tecnologias e assuntos ligados à Física e à Matemática.

Período: diurno

Duração média: 5 anos

Web site: http://www.redes.unb.br

 

ENGENHARIA ELÉTRICA

 

O curso objetiva transformar a natureza para o bem coletivo.

O curso

O curso de Engenharia Elétrica da UnB oferece uma formação geral em sistemas de energia elétrica, eletrônica, automação e controle e telecomunicações, sendo possível ainda que o aluno se especialize em uma dessas áreas, direcionando as disciplinas optativas para a área de interesse.

A estrutura laboratorial é ampla e diversificada, e o aluno tem acesso aos laboratórios para práticas curriculares e pesquisas.

O mercado

O mercado é bastante amplo: o profissional poderá atuar nas áreas de planejamento, projeto ou manutenção em empresas de desenvolvimento de sistemas eletroeletrônicos, em empresas de telecomunicações, empresas de geração e distribuição de energia elétrica, em indústrias de manufatura, em empresas de instalação e manutenção de sistemas elétricos e no ensino e pesquisa em universidades e institutos de pesquisa.

O perfil do aluno

Para um bom desempenho profissional, o engenheiro eletricista deve ter interesse e aptidão por matemática, física, química e computação.

Período: diurno

Duração média: 5 anos

Web site: http://www.ene.unb.br.

 

ENGENHARIA FLORESTAL

 

É o ramo da engenharia dedicado ao estudo dos recursos florestais.

O curso

O curso de Engenharia Florestal tem interface com diversas áreas do conhecimento: Biologia, Botânica, Matemática, Química, Agronomia e Ecologia.

Durante a graduação, o aluno poderá contar com práticas curriculares nos laboratórios e na fazenda Água Limpa. Além disso, o aluno terá fácil contato com o mercado de trabalho.

O curso objetiva formar profissionais capazes de fazer o manejo florestal sustentável e com vocação para trabalhar com o cerrado.

O aluno irá cursar disciplinas nas áreas de biologia, matemática, física, química e informática.

O mercado

O engenheiro florestal poderá trabalhar com manejo florestal, sensoriamento remoto, arborização e paisagismo, construção para fins florestais, manejo de bacias hidrográficas, biotecnologia aplicada a recursos florestais, produção de mudas, utilização e tecnologia da madeira e proteção e conservação de recursos florestais.

O mercado é promissor: o engenheiro florestal poderá trabalhar em empresas e indústrias florestais e em órgãos florestais, ambientais e de fiscalização do governo.

O perfil do aluno

O aluno de Engenharia Florestal demonstra um forte interesse por disciplinas como Biologia, Botânica e Ecologia.

Período: diurno

Duração média: 5 anos

Web site: http://www.unb.br/ft/efl  

 

ENGENHARIA MECÂNICA

 

O curso de Engenharia Mecânica oferece conhecimento para projetar máquinas e equipamentos.

O curso

Engenharia Mecânica é o ramo das engenharias que lida com diferentes processos mecânicos, máquinas, instalações industriais, equipamentos mecânicos e eletromecânicos, veículos automotores, sistemas de produção e de utilização da energia, sistemas de refrigeração e ar condicionado e assuntos correlatos.

Ao engenheiro mecânico cabe aplicar os conhecimentos da matemática e das ciências naturais para utilizar os materiais e forças da natureza na solução de problemas gerados por necessidades específicas da sociedade. Encontrar soluções para essas necessidades requer compatibilizar restrições de ordens legal, econômica e ambiental, o que torna a profissão altamente interativa e desafiadora.

O curso de Engenharia Mecânica proporciona ao aluno um forte embasamento científico, preparando-o para atuar em uma realidade de contínua evolução tecnológica. A formação é generalista e a ênfase em uma área específica fica a cargo do aluno na elaboração de seu projeto de graduação, ao final do curso.

O mercado

As grandes áreas de atuação da Engenharia Mecânica são a mecânica dos fluidos, a engenharia térmica, a mecânica dos sólidos, os projetos de máquinas e os processos de fabricação. O engenheiro mecânico costuma atuar em indústrias e fábricas, o que gera uma maior demanda desse profissional na região Sudeste. Em Brasília, o mercado de trabalho está relacionado às empresas de engenharia (na elaboração e manutenção de projetos) e à área de refrigeração.

O perfil do aluno

O aluno de Engenharia Mecânica apresenta uma curiosidade pelo processo de fabricação e funcionamento de todos os tipos de máquinas, tendo interesse  em  áreas como Física, Matemática, e Engenharias (em especial a Engenharia Elétrica e a Engenharia Mecatrônica).

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.enm.unb.br

 

ENGENHARIA MECATRÔNICA

 

O engenheiro mecatrônico resolve problemas de ordem tecnológica e busca soluções inovadoras, objetivas e práticas, que levem ao resultado esperado de maneira rápida, simples e barata. Seu objetivo é fazer que, uma vez configurado o programa, haja a mínima intervenção humana no processo de produção.

O curso

Engenharia Mecatrônica é a interação de três grandes áreas: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciências da Computação. Possui as ferramentas necessárias para a otimização da produção, visando a uma melhoria na qualidade dos equipamentos, diminuição das falhas e, conseqüentemente, redução dos custos de matérias-primas e energia. Um sistema mecatrônico realiza aquisição de sinais, processamento digital e, como saída, gera forças e movimentos.

O curso tem a duração de 5 anos, com forte base teórica e uma estrutura laboratorial bem equipada e moderna. O curso procura formar um profissional capaz de trabalhar nos diversos campos de atuação: automação industrial, automação comercial, automação bancária, automação agrícola e automação predial.

Existe o estágio curricular obrigatório, em que o aluno tem a oportunidade de estagiar em empresas externas à faculdade com o apoio dos professores. É de iniciativa dos alunos uma empresa-júnior de Mecatrônica, a MECAJUN, que organiza visitas técnicas a institutos de pesquisas e outras empresas que atuam no ramo. O aluno tem a oportunidade de ter uma visão ampla e recebe as ferramentas necessárias para sua escolha profissional.

O mercado

Atualmente, como o modo de produção do país tende a se adequar ao padrão tecnológico internacional, o profissional de mecatrônica encontra boas perspectivas de trabalho, uma vez que o computador se faz presente em praticamente todas as áreas da vida humana e é imprescindível para o desenvolvimento tecnológico. O profissional da área de Mecatrônica é um especificador, gerenciador e supervisor da operação de equipamentos e tem forte presença na programação de computadores.

O perfil do aluno

O engenheiro tem como base para seu trabalho a Matemática, a Física e a Computação, o que torna indispensável o interesse por essas áreas.

Períodos: noturno e diurno

Duração média: 4 anos e meio

Web site: http://www.enm.unb.br

 

ESTATÍSTICA

 

O estatístico orienta e conduz todo o levantamento dos dados referentes ao objeto de análise.

O curso

A filosofia do curso de Estatística da UnB é formar profissionais para o serviço público nas áreas de economia, indústria ou medicina (bioestatística), mas tem como eixo uma formação geral.

Os alunos têm à sua disposição o laboratório de informática, com computadores conectados à Internet para prática curricular, biblioteca com acervo específico (estatística e matemática) e sala de estudos.

Durante a graduação, o aluno poderá contar com uma empresa-júnior assessorada por professores e aberta ao mercado para pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

O mercado

O mercado para o profissional de estatística é bastante acolhedor. O estatístico pode atuar em áreas como recenseamento populacional, eleições, controle de produção ou de qualidade de produtos etc.

O perfil do aluno

O aluno de Estatística deve gostar acima de tudo de matemática e de trabalhos de campo, ter raciocínio lógico e facilidade para lidar com números.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/ie/est

 

FILOSOFIA

 

A Filosofia estuda a reflexão fundamental, crítica e de máxima abrangência dos conhecimentos do mundo.

O curso

O curso de Filosofia consiste em pesquisas encaminhadas por meio de leituras, elaboração de monografias, o que desenvolve capacidades analítica e crítica, habilidade para extrair conclusões sobre próprios interesses filosóficos, melhorando o nível, a quantidade e a profundidade das informações, visando à melhora da futura produção filosófica. Na UnB, além de diversas pesquisas desenvolvidas por professores que são auxiliados pelos alunos, o departamento conta com o laboratório de Filosofia, onde se pretende reunir e estimular a produção de filosofia em forma de filmes, manifestos, hipertextos, jogos de computador etc. No momento, há uma iniciativa para se fazer programas de TV e rádio. Para os alunos de licenciatura, existe o estágio obrigatório para a conclusão do curso. O estudante pode fazer dupla habilitação.

O mercado

O grande campo para o filósofo hoje no Brasil é trabalhar nos ensinos fundamental e médio. No caso do aluno de Bacharelado, uma boa opção é a Pós-graduação ou o Mestrado, visando ao mercado do ensino superior ou às assessorias e consultorias em cargos públicos, utilizando os conhecimentos adquiridos durante o curso. Fora do Brasil, alguns filósofos trabalham na área de Ética em hospitais, instituições jurídicas (judiciárias) etc.

O perfil do aluno

O curso de Filosofia é típico para quem gosta de ler, pensar e escrever. São diversas monografias, textos antigos, discussões e livros para o aluno se envolver. O interesse por línguas modernas, como inglês e alemão, e também línguas clássicas, como o grego e o latim, também é importante.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/ih/fil/

 

FÍSICA

 

A Física é uma ciência e, como tal, torna-se necessária para a sociedade, sendo o objetivo do cientista propor problemas que sejam relevantes e úteis para seu meio. Seu objeto de estudo são os fenômenos naturais, tais como movimento dos corpos, estados e propriedades da matéria, radiações e ondas (usando modelos matemáticos teóricos, técnicas experimentais ou simulações em computadores) e suas implicações do ponto de vista teórico (estabelecendo leis ou regras gerais que possam explicar os fatos observados e prever novos fenômenos) ou do ponto de vista prático (propondo ou apontando possibilidades de desenvolvimento de novos dispositivos ou tecnologias).

O curso

O enfoque do curso é essencialmente teórico e a UnB oferece laboratórios com uma boa estrutura e recursos. O Instituto de Física oferece, além do Bacharelado e da Licenciatura, a habilitação em Física Computacional, em que o aluno tem por objetivo o desenvolvimento de programas e de sistemas computacionais.

A licenciatura em física da Universidade de Brasília difere das demais por apresentar um direcionamento ao aprendizado de técnicas utilizadas pelo educador de física em específico. Para tal, a Universidade conta com laboratórios didáticos utilizados tanto pelo bacharelado quanto para a licenciatura, um Laboratório Didático de Ensino de Física (LADEF), que procura incentivar os alunos a produzirem e desenvolverem material de ensino adequados e didáticos, além de uma “Experimentoteca”, que é um laboratório de experimentações utilizado pelos universitários de ambas as especializações e que recebe visitas orientadas de estudantes do ensino médio.

O mercado

O bacharel em Física tem sua formação voltada para a pesquisa, e o licenciado, para o ensino médio. No caso do licenciado, o mercado está bem aberto e a demanda de profissionais nessa área é bem alta. O bacharel encontra um mercado voltado para universidades em pesquisa e ensino, e exige um tempo maior de preparo e estudo.

Existe também a oportunidade de ingresso em centros de pesquisa nos Ministério de Ciência e Tecnologia e outros.

Para o licenciado, além do mercado de trabalho escolar, há uma demanda nascente para a atuação em centros culturais e museus de ciência.

O perfil do aluno

O aluno de Física apresenta interesse, logo no ensino médio, por matérias exatas, como a matemática e a própria física, além de ter como característica a curiosidade sobre os fenômenos naturais.

Períodos: diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado)

Duração média: 4 anos (diurno) e 4 anos e meio (noturno)

Web site: http://www.fis.unb.br

 

GEOGRAFIA

 

O curso  de Geografia da UnB  preocupa-se em formar profissionais antenados com a realidade e voltados para questões como o meio ambiente. É a Geografia que não está em atlas sem e decorebas.

O curso

O curso visa a formação de professores do ensino fundamental e médio e pesquisadores.

Dentre as áreas estudadas na graduação estão a geomorfologia (estudo do relevo), a climatologia (estudos relacionados ao clima), a cartografia (leitura de cartas geográficas e elaboração de mapas temáticos), a geografia humana (estudos da relação sociedade/espaço), a geografia agrária (estudos do meio rural) e a geografia urbana (estudos da cidade).

O aluno do curso de Geografia da UnB tem a seu dispor 3 laboratórios (cartografia, geografia física e LSIE – laboratório de sistemas espaciais), e ao longo do curso, pode contar com bolsas de pesquisa, estágio por meio de convênio com empresas e escolas e práticas de campo.

O mercado

O curso de Geografia possui duas habilitações: licenciatura e bacharelado. Aquele aluno que optar por licenciatura poderá dar aulas no ensino público e privado, nos ensinos médio e fundamental. A formação de geógrafo possibilita o trabalho como pesquisador ou consultor em empresas públicas e privadas.

O perfil do aluno

Se você sempre gostou de disciplinas como biologia, química e, é claro, geografia, possui o perfil para a profissão que demanda pessoas questionadoras, observadoras e que tenham aptidão para a pesquisa.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/ih/gea

 

GEOLOGIA

 

A Geologia estuda como as forças naturais agem sobre o planeta e que efeitos elas acarretam.

O curso

A Geologia é a ciência que busca o conhecimento da origem, composição e evolução da Terra ao longo do tempo. O conhecimento geológico é de fundamental importância para a sociedade moderna, pois tem o papel de orientar o planejamento da ocupação do solo, da exploração dos recursos minerais e hídricos e de poder estabelecer as principais medidas de preservação do ambiente.

As pesquisas desenvolvidas no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, considerado um dos melhores do país, têm contribuído para o avanço científico e tecnológico na área de Geologia.

O mercado

O enfoque do curso da UnB dá-se na formação de um geólogo polivalente, permitindo ao profissional adaptar-se aos vários campos de atuação existentes, cujo conhecimento pode ser empregado na procura de substâncias naturais (água subterrânea, petróleo, minerais metálicos e preciosos, areia, calcário, argilas e outros materiais utilizados na indústria e na construção civil), nas atividades relacionadas à ocupação do solo e à construção civil, na proteção do meio ambiente e nos levantamentos geológicos básicos (através de mapeamento).

O bacharel em Geologia poderá atuar em empresas de exploração mineral, instituições de ensino superior e de pesquisa, empresas de consultoria e em órgãos governamentais de fiscalização do uso do solo e do subsolo.

O perfil do aluno

Conhecimentos significativos em Física, Matemática e Química, gosto por pesquisa de campo, dedicação e amor à natureza são alguns dos requisitos pessoais importantes para o geólogo. Existem especialidades em que o profissional trabalha quase que exclusivamente em laboratórios.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/ig

 

HISTÓRIA

 

Investigação e interpretação crítica dos acontecimentos passados e presentes.

O curso

A História é um dos mais antigos saberes constituídos pela civilização ocidental e procura analisar a forma como em diferentes tempos e espaços (incluindo o presente) os homens e os grupos sociais se percebem e percebem a sociedade que os cerca. A História pode ser política, econômica, religiosa, das idéias, das mentalidades, dos costumes, da cultura, do cotidiano, das relações internacionais, das regiões, do mundo, antiga, medieval, moderna e contemporânea.

O curso da Universidade de Brasília é marcado pela interdisciplinaridade, o que proporciona o diálogo constante com outras áreas do saber. O historiador precisa ter competência redacional, para registrar as análises realizadas, e competência da comunicação verbal, para saber se expressar sobre aquilo que observa. O Departamento de História da UnB oferece as habilitações em licenciatura, para a qual o estudante deverá realizar disciplinas pedagógicas e estágio supervisionado, e em bacharelado.

O mercado

O licenciado está habilitado a ministrar aulas nos ensinos fundamental e médio. O bacharel geralmente atua em pesquisa, mas vem se verificando uma expansão em áreas relacionadas aos mais variados tipos de informação, como arquivos, museus, bibliotecas, administração pública, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo), editoras e setores de informação de emissoras (assessoria em produções de novelas e minisséries). Os historiadores também são requisitados para trabalhar como assessores políticos.

O perfil do aluno

O estudante de História demonstra um interesse acentuado pelas ciências humanas, Filosofia, Letras, Comunicação, Artes e, é claro, História. A curiosidade desse aluno está relacionada a como acontecimentos passados e presentes influenciam uma determinada comunidade.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/ih/his

 

LETRAS

 

O curso de Letras é o estudo de línguas e suas respectivas literaturas.

O curso

Letras é o curso que estuda as línguas e suas respectivas literaturas, bem como a Lingüística, ciência da linguagem, e a Teoria da Literatura. O aluno que ingressar no curso de Letras poderá optar pela habilitação em bacharelado ou em licenciatura.

O bacharelado forma pesquisadores, revisores de textos, consultores etc., enquanto a licenciatura forma professores de língua vernácula, línguas estrangeiras e respectivas literaturas (inglês e francês no curso diurno e espanhol e japonês no curso noturno), ou português do Brasil para falantes que não têm a língua portuguesa como língua materna, como os índios e os estrangeiros (no turno diurno).

O mercado

A formação do profissional de Letras é primordialmente dirigida ao ensino (licenciatura) e à pesquisa (bacharelado), mas esse profissional também pode exercer funções ligadas a atividades administrativas no serviço público, prestar assessorias diversas, trabalhar com revisão de textos e editoração. O Instituto de Letras da UnB busca formar profissionais capazes de uma atuação competente, crítica e transformadora da realidade.

O perfil do aluno

O aluno de Letras possui um interesse pelo estudo e pelo conhecimento da linguagem e de idiomas. Esse interesse é notado no ensino médio pela grande atração por matérias como gramática, literatura e línguas estrangeiras.

Períodos: diurno e noturno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/il/liv

 

LETRAS-TRADUÇÃO

 

O tradutor é o profissional da globalização. É  ele  quem conhece a  língua e  a cultura de diversos países e está apto a traduzir documentos, palestras e textos, de caráter técnico, científico, artístico e literário.

O curso

A profissão de tradutor está em muita evidência, já que a troca de informação entre países é cada vez mais intensa e necessária.

O tradutor é o único profissional apto a traduzir documentos, os quais, somente dessa forma, podem ser considerados documentos originais na língua para que foram traduzidos. O aluno pode optar pela tradução em Francês ou Inglês, e pode pedir dupla habilitação a partir do 6º semestre. Existe, na UnB, uma oficina de tradução, onde os alunos prestam serviço para a universidade e outras entidades, além de serem oferecidos cursos de Inglês e Francês para a comunidade e curso de Português para estrangeiros.

O mercado

O mercado de trabalho do tradutor é muito amplo. Documentos, livros, softwares, textos, e outros sistemas que utilizam uma língua estrangeira devem passar por um tradutor antes de chegarem ao público brasileiro. Ele pode trabalhar também com legendas de filmes e seriados para TVs a cabo, trabalhar com ONGs (como a ONU ou Unicef ) e embaixadas, ou até mesmo trabalhar na sua própria casa pela Internet, conectado com todo o mundo. Além disso, a profissão propicia viagens e conhecimento sobre diversas culturas.

O perfil do aluno

O aluno tem aulas da língua que escolheu na universidade, mas é desejável que ele já tenha boas noções de pelo menos dois idiomas e saiba também alguns termos técnicos, expressões cotidianas, gírias e cultura dos países onde essas línguas são faladas.

Período: diurno

Duração média: 4 anos e meio

Web site: http://www.unb.br/il/let/

 

MATEMÁTICA

 

A Matemática é uma linguagem, uma ciência  e uma arte. É utilizada para executar operações elementares que a vida cotidiana requer, para se desenhar as plantas dos edifícios, calcular a resistência dos materiais que são empregados nas construções, projetar os circuitos dos aparelhos eletrônicos, lançar ao espaço satélites e foguetes, entre inúmeras outras possibilidades.

O curso

A UnB oferece as opções de bacharelado (no turno diurno) e de licenciatura (nos turnos noturno e diurno), que o aluno escolhe no momento da matrícula no Departamento, após sua aprovação no vestibular. O fluxo de ambas as habilitações é extremamente estrutural, ou seja, cada semestre depende do aproveitamento do anterior.

O licenciado realiza disciplinas específicas de didática sobre matemática, e o departamento conta com o SAMAC (Serviço de Atendimento de Matemática à Comunidade), no qual são realizados trabalhos individuais com a população.

O mercado

O licenciado obtém formação para atuar nos ensinos fundamental e médio, podendo se especializar em uma pós-graduação e atuar junto à academia. O bacharelando possui uma ampla gama de possibilidades devido à sua capacidade de intervir em outras áreas, tais como a Física, a Economia e a Estatística. O profissional pode vir a atuar em pesquisa, empresas de seguro, mercado financeiro, bancos e outras instituições. Atualmente, uma área de grande expansão é o mercado de trabalho relacionado com computação.

O perfil do aluno

O estudante de Matemática geralmente possui um interesse considerável no ensino médio por matérias relacionadas às ciências exatas, como Física, Estatística, Química, Biologia e, é claro, Matemática. A curiosidade do aluno do curso está voltada para a linguagem que expressa formalmente o que se observa na natureza, por meio de funções, equações e outras relações entre números.

Períodos: diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado)

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.mat.unb.br

 

MEDICINA

 

A Medicina é uma atividade de serviço, envolvendo prevenção, cura de doenças e promoção de saúde. Possibilita a oportunidade de trabalhar com pessoas nas mais diversas situações, mas faz-se necessário reconhecer a importância da relação humanística com o paciente e ter uma visão da realidade social que o envolve.

O curso

O curso se divide em dois ciclos: o ciclo básico, no qual estão as disciplinas obrigatórias como Morfologia, Bioquímica, Biologia Molecular e Celular, Genética, Parasitologia, Medicina Social e Patologia, e que fornece uma base teórica e prática para capacitar o aluno a enfrentar a parte clínica; e o ciclo clínico, em que o aluno começa a freqüentar o hospital e ter contado direto  com o paciente, indo a enfermarias, ambulatórios e pronto-socorro. A parte final do ciclo clínico é chamada Internato, que é a fase de treinamento em serviço com orientação e supervisão.

O objetivo do curso de Medicina da UnB é formar um médico geral, com visão ampla da Medicina e dos conceitos de família, sociedade e cidadania, apto a prevenir, diagnosticar e tratar os agravos à saúde dos indivíduos. Dá-se um enfoque na visão crítica das informações científicas dentro dos conceitos humanísticos e éticos.

Existem projetos de extensão extracurriculares para os quais os alunos têm a oportunidade de entrar desde o primeiro semestre, e que têm por objetivo fazer com que o estudante conheça a pessoa antes da doença.  A faculdade está equipada com 27 laboratórios, onde são ministradas as disciplina práticas e onde se desenvolvem parte das pesquisas existentes na faculdade. Os alunos têm a oportunidade de estagiar em hospitais da rede pública e no Hospital Universitário, o HUB.

O mercado

A Medicina é a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas e a melhor maneira de preveni-las e combatê-las.

As grandes especialidades da Medicina são Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Medicina da Criança e do Adolescente, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria e Medicina Social. O médico pode atuar na parte curativa, na pesquisa, no ensino e na profilaxia.

O perfil do aluno

Ser médico não é só cuidar, é ser também formador e educador. Medicina é a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas e a melhor maneira de preveni-las e combatê-las. Exige-se do médico muita dedicação ao estudo, disciplina e trabalho, comprometimento com a profissão e vontade de aprender a cada dia.

Período: diurno

Duração média: 6 anos

Web site: http://www.unb.br/fm

 

MEDICINA VETERINÁRIA

 

A ênfase do curso está nas matérias voltadas primordialmente às questões da reprodução animal e da biotecnologia.

O curso

A filosofia do curso de Medicina Veterinária da UnB é a de formar profissionais com o conhecimento do todo (o curso oferece um leque de variedades bem amplo). A formação profissional é voltada para a exploração racional e econômica, bem como para a promoção da saúde dos animais, de acordo com os princípios éticos, objetivando o bem-estar social, a preservação da saúde humana, do ambiente e do bem-estar animal.

Estão sendo desenvolvidos convênios com instituições de ensino superior, zoológicos, aquários e particulares e possíveis estágios no exterior. O aluno de Medicina Veterinária conta com grandes possibilidades de praticar o que aprendeu ainda no período de graduação.

A Faculdade de Medicina Veterinária conta hoje com um hospital veterinário com duas sedes em pleno funcionamento, uma para animais de pequeno porte, localizado na L4 Norte, e uma para animais de grande porte, localizado na Granja do Torto.

O mercado

Os profissionais da veterinária podem desenvolver suas atividades nas seguintes áreas de especialização: clínica, indústria, extensão rural, defesa sanitária, pesquisa e ensino.

O mercado de trabalho é bastante amplo na área de inspeção de produtos de origem animal, produção de diferentes espécies de animais, clínica de animais de pequeno porte.

O perfil do aluno

O aluno de Veterinária apresenta um interesse natural por animais e processos fisiológicos, interesse este notado no ensino médio pelo gosto por matérias como a Química e a Biologia.

Período: diurno

Duração média: 5 anos

Web site: http://www.unb.br/fav

 

MÚSICA

 

O músico é o profissional que se utiliza de vários meios, como o instrumento musical, a voz, a regência, o ensino, a composição, a crítica e a pesquisa para produzir música.

O curso

O curso de Música se divide em bacharelado e licenciatura. O bacharelado se destina à formação de instrumentistas, cantores, regentes e compositores que possam atuar em uma das seguintes habilitações: canto, composição, flauta, oboé, clarineta, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão e piano. Outra possibilidade é a licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Música, que visa à formação de profissionais dos ensinos médio e fundamental ou instrumentistas. O curso é balanceado entre teoria e prática, e o aluno tem disciplinas de habilidades aplicadas, prática instrumental e história da música.

A faculdade oferece infra-estrutura básica de salas e auditórios. Existe possibilidade de dupla habilitação nas seguintes áreas: instrumento e regência, instrumento e composição, instrumento e licenciatura. Na prática instrumental, o aluno pode optar por orquestra sinfônica, orquestra de corda, música popular e prática de conjunto.

O curso exige uma prova de habilidades específicas que requer um certo nível de conhecimento musical anterior e prepara os alunos para estarem aptos a atuar no mercado de trabalho com alto nível de competência.

O mercado

O mercado pode ser dividido também em duas áreas de atuação: música erudita e música popular. Essa delimitação é definida pela linguagem usada em cada estilo e, muitas vezes, os músicos formados na Universidade estão capacitados a atuar em ambas as áreas.

Os profissionais podem trabalhar em orquestras, bandas, corais, estúdios de gravação, escolas de música ou investirem em sua carreira pessoal. Podem também orientar um grupo sob a sua regência, desenvolver pesquisas sobre temas musicais ou sobre o folclore, escrever críticas para a imprensa e compor música para as mais diferentes finalidades.

O perfil do aluno

O músico deve ter um compromisso pessoal em querer fazer um bom trabalho musical. Perseverança e dedicação são marcas registradas do profissional de música e devem ser equilibradas com o dom de criar recursos para tornar sua arte atrativa. O músico deve demonstrar disciplina e interesse para ter sucesso na profissão, bem como sensibilidade, cultura geral e um bom ouvido.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.arte.unb.br/mus/apresenta

 

NUTRIÇÃO

 

O principal objeto de trabalho da Nutrição é a alimentação e a nutrição do homem, tendo como meta fundamental a garantia da segurança alimentar, contribuindo para a promoção e a recuperação da saúde, prevenção de doenças e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da coletividade.

O curso

A Nutrição se divide em três áreas básicas: Nutrição e Saúde Pública, Nutrição Clínica e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, ou  Alimentação Institucional.

O curso na UnB possui enfoque teórico e generalista, incluindo estágio supervisionado obrigatório nas três áreas básicas de atuação. Tem por objetivo formar um profissional com visão ampla, humanista e crítica.

A UnB possui convênios formais com instituições (ministérios, postos de saúde, HUB e outros) para estágios fora da Universidade, o que oferece ao aluno oportunidades de conhecer melhor o mercado de trabalho. O currículo é flexível e dá aos alunos a oportunidade de construí-lo a partir dos componentes curriculares optativos ofertados de acordo com as demandas das áreas de atuação e a partir de temas de aprofundamento.

Os serviços de alimentação promovem o atendimento dietético a coletividades sadias em restaurantes e lanchonetes industriais ou comerciais, o planejamento físico-funcional dos ambientes, a elaboração de previsão para compra de gêneros alimentícios, a criação de cardápios balanceados, a administração dos recursos humanos, materiais e financeiros e o controle da qualidade dos alimentos nos padrões recomendados pela legislação.

O mercado

O mercado é bem amplo. Existe possibilidade de trabalho no controle de qualidade microbiológico de empresas alimentícias, na área de Nutrição e Marketing (fazendo distinção do produto inerente a um determinado nicho de mercado), entre outras.

O perfil do aluno

O nutricionista é o profissional que possui desejo de cuidar do outro. Ele trabalha o alimento de maneira científica e com uma compreensão social. Vê a alimentação não só como uma necessidade fisiológica, mas como possibilidade de futuro da humanidade e base de sobrevivência e saúde.

Vale lembrar que não existe possibilidade de trabalho individual, o que exige capacidade de relacionamento em equipe e visão holística do ser humano.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/fs/dep_nut.htm

 

ODONTOLOGIA

 

O curso tem como objetivo a formação de profissionais que prezem a promoção da saúde e o atendimento às necessidades básicas da população.

O curso

O profissional de Odontologia trata do diagnóstico, da prevenção e do tratamento de doenças que afetam a cavidade bucal, a oclusão dentária e as funções do aparelho estomatogmático.

O curso oferece uma formação generalista, com ênfase nas áreas básicas e no treinamento clínico específico para que o profissional possa atuar em qualquer área.

Em relação à estrutura do curso, o aluno poderá contar com um laboratório de pré-clínica e clínica no Hospital Universitário da UnB.

No último ano de curso, o aluno realiza um estágio comunitário na rede pública de atendimento.

O mercado

O profissional poderá optar por trabalhar na rede de serviço público e em consultórios particulares. Para exercer a profissão, é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia.

As opções de atuação são várias, entre elas, periodontia (tratamento de gengivas), estética, radiologia, odontologia social e preventiva, odontopediatria e clínica geral.

O profissional poderá trabalhar na rede pública de saúde, em empresas ou instituições públicas e privadas, consultórios particulares, ensino, pesquisa e extensão em universidades.

O perfil do aluno

O futuro odontólogo deve identificar-se com o curso, ter aptidão para a área da saúde e saber trabalhar em equipe.

Período: diurno

Duração média: 5 anos

Web site: http://www.unb.br/fs/dep_odt.htm

 

PEDAGOGIA

 

O pedagogo é um profissional que aplica princípios e métodos específicos em aulas, na administração e na condução de assuntos referentes à Educação. O pedagogo é essencialmente um educador.

O curso

O curso de Pedagogia da UnB oferece as seguintes habilitações: Magistério das Séries Iniciais, Magistério para o Ensino Especial, Orientação Educacional. A Pedagogia é vista como uma profissão que tem por objetivo maior a formação do homem, por isso o curso tem uma considerável interface com Psicologia, Serviço Social, Medicina, História, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Comunicação e Administração.

O mercado

As áreas de atuação mais comuns são: Magistério (como professor de alfabetização, ensino fundamental e médio); Administração Escolar (organização, planejamento e controle do processo educacional); Educação Especial (trabalho educacional com alunos excepcionais, deficientes físicos ou mentais); Orientação Educacional (assistência aos alunos de ensino fundamental e médio no desenvolvimento da personalidade e no ajustamento pessoal, social e profissional); Inspeção Escolar (orientação, controle e avaliação da direção, coordenação e corpo docente da escola). Também pode trabalhar como técnico em educação em empresas públicas e particulares e como pesquisador.

O perfil do aluno

Algumas características pessoais importantes para o bom desempenho profissional em Pedagogia são: competência acadêmica, capacidade de observação, facilidade de interagir com outras pessoas, sensibilidade social, iniciativa e criatividade.

Períodos:  diurno e noturno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.fe.unb.br

 

PSICOLOGIA

 

O psicólogo se interessa pelo ser humano, seus processos mentais e seu comportamento.

É quem diagnostica, previne e trata diversos fenômenos psíquicos.

O curso

O aluno de Psicologia pode escolher duas entre três opções de habilitação: licenciado, para ser professor da área, bacharel, para atuar em empresas e consultorias, ou psicólogo, para clinicar.

Na UnB, os alunos podem praticar o que aprendem em alguns projetos da própria faculdade, como na “Práxis”, empresa-júnior que presta consultoria de Recursos Humanos, e o CAEP, clínica-escola onde pesquisas são desenvolvidas, contando com a participação de alunos, professores e outros profissionais, como fonoaudiólogos e assistentes sociais.

O mercado

O mercado é específico para cada uma das habilidades. Para o licenciado, a opção seria dar aulas na área de Psicologia. Já o bacharel, como não tem licença para ter seus pacientes, pode trabalhar como consultor em empresas na área de recursos humanos, avaliar perfil do consumidor, elaborar meios e formas de abordar pessoas em pesquisas para institutos como o IBGE, entre outras áreas. E o psicólogo pode trabalhar em empresas púbicas ou privadas ou como autônomo. Nesses casos, precisam de um tempo para conseguir uma clientela.

O perfil do aluno

O aluno de psicologia deve ter empatia, criatividade, liderança. Deve gostar de lidar com pessoas e criar possibilidades. É preciso saber ouvir, gostar de ler e ser muito observador.

Período: diurno

Duração média: 4 anos (Bacharelado e Licenciatura) e 5 anos (Psicólogo)

Web site: http://www.unb.br/ip/web/index.htm

 

QUÍMICA

 

A Química estuda as transformações da matéria, a composição e as propriedades das substâncias, assim como os mecanismos e a energia envolvidos nas transformações.

O curso

A Química é subdividida em áreas de atuação: química orgânica, química inorgânica, química analítica, físico-química e química industrial.

O curso possui duas formações: bacharelado e licenciatura. O bacharelado possui enfoque técnico-científico e compreende basicamente quatro áreas: orgânica, inorgânica, analítica e físico-química. A licenciatura visa formar professores de química, envolvendo, além das quatro áreas tradicionais, a área de ensino, com enfoque psico-pedagógico.

Durante o curso, o aluno poderá desenvolver pesquisas, projetos e experimentos, além de poder estagiar em escolas.

O curso oferece ao aluno 6 laboratórios, onde ele poderá desenvolver práticas curriculares.

O mercado

O profissional recém-formado na área não deve encontrar problemas em se encaixar no mercado. Ele poderá atuar em indústrias, institutos de saúde, órgãos públicos, laboratórios universitários, centros de pesquisa, estabelecimentos de ensino médio, entre outros.

O perfil do aluno

É importante que o aluno tenha senso crítico, visão de ensino atual e comprometimento com as mudanças.

Períodos: diurno (bacharelado) e noturno (licenciatura)

Duração média: 4 anos e meio

Web site: http://www.unb.br/iq

 

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

Análise da conjuntura internacional, comunicação e diplomacia são elementos fundamentais para essa profissão.

O curso

O profissional de Relações Internacionais é responsável por formular e implantar as chamadas “políticas internacionais” de atores públicos e privados, focalizando, além das interações entre os Estados Nacionais, fenômenos recentes, como a globalização, a integração regional, a formação de blocos econômicos, a cooperação e a segurança nos planos regional e internacional e a estruturação de regimes internacionais em áreas do clima, do meio ambiente e da política econômica, entre outros.

A UnB é a única universidade federal brasileira a manter o curso de Relações Internacionais. Sendo o centro de maior tradição na área, a Universidade de Brasília conta com os privilégios de sua localização: embaixadas, sedes de organizações não-governamentais e outras instituições ligadas às políticas internacionais.

As atividades paradidáticas organizadas por alunos e professores também constituem elementos fundamentais para a excelente formação propiciada pela UnB. Freqüentemente, ocorrem simulações de organizações internacionais, nas quais o estudante pode observar e atuar como se estivesse realmente em um congresso, como, por exemplo, o Americas Model United Nations, que é o primeiro modelo de Nações Unidas realizado no Brasil e foi idealizado em 1997 por estudantes e professores do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Outra grande iniciativa tomada pelo Departamento de Relações Internacionais, em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil FUNAG-MRE), foi a criação da maior base de dados do mundo em português sobre Relações Internacionais, o RELNet (www.relnet.com.br).

O mercado

O mercado de trabalho de Relações Internacionais está em franca expansão no Brasil, com oportunidades de atuação nos setores público e privado e no terceiro setor (ONGs). Os profissionais formados pela UnB vêm atuando em sua maior parte em organizações estatais ou paraestatais, mas atualmente tem-se observado uma grande aceitação do mercado de trabalho em empresas privadas.

O bacharel em Relações Internacionais pode, por exemplo, trabalhar em assessorias internacionais de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, em empresas multinacionais que atuam no mercado brasileiro, em agências de cooperação (JICA, IICA etc.), em organizações internacionais intergovernamentais (como o sistema ONU, a OEA, o Banco Interamericano, o Banco Mundial, o FMI, a OMC etc.) e em organizações não governamentais brasileiras e estrangeiras que atuem no país.

Outra possibilidade para os formados é a carreira internacional, facilitada pelos programas de trainee em empresas estrangeiras e pela extensa rede de convênios proporcionada pela UnB com universidades de outras nações.

O perfil do aluno

O estudante de Relações Internacionais deve apresentar uma visão e atitude cosmopolitas, um forte interesse pelo aprendizado de línguas estrangeiras, por cultura geral e por acontecimentos mundiais.

Facilidade de comunicação, diplomacia e uma boa dose de psicologia são necessárias para o desempenho profissional. É fundamental que o aluno possua o domínio da língua inglesa e é desejável que conheça ou esteja estudando uma outra língua estrangeira antes de entrar no curso.

Período: Diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.relnet.org

 

SERVIÇO SOCIAL

 

O curso de Serviço Social preocupa-se com o bem-estar coletivo e com a integração do indivíduo na sociedade.

O curso

O Serviço Social analisa o funcionamento das políticas sociais, seu surgimento e como elas influenciam a sociedade em que vivemos, procurando garantir e ampliar os direitos da população, em especial os das classes menos favorecidas. Dessa forma, a informação e o senso crítico tornam-se ferramentas fundamentais para o exercício da função, levando-se em consideração que um de seus aspectos mais relevantes é justamente o caráter intervencionista.

O profissional atua no estudo do comportamento do indivíduo influenciado pela questão social, analisando a coletividade em suas especificidades e necessidades próprias de cada população.

Como o Serviço Social não é uma ciência propriamente dita, a grade de disciplinas do curso na UnB inclui cadeiras de outras ciências sociais, como Psicologia, Economia e Antropologia. A formação do bacharel em Serviço Social procura seguir uma linha generalista, o que possibilita ao profissional atuar nas diversas áreas do mercado.

Na Universidade de Brasília, é dado um enfoque muito grande à necessidade de se promover uma política assistencialista que não seja fim em si mesma, mas que promova o interesse e a conscientização do assistido. Para isso, o curso procura ministrar o “ensino da prática”, equilibrando os aspectos teóricos e práticos por meio da pesquisa e de cadeiras complementares.

O mercado

O bacharel em Serviço Social possui uma ampla gama de possibilidades de atuação, que vai das tradicionais áreas públicas até o trabalho com crianças, idosos e comunidades carentes. Na América Latina, a intervenção do bacharel da área se dá de uma maneira bem parecida com a do Brasil, focalizando a intervenção em políticas sociais. Já nos Estados Unidos, o profissional está mais ligado à Psicologia, atuando na área da psico-social.

Historicamente, o mercado de trabalho em Serviço Social tem estado intimamente ligado com a saúde e a assistência social no serviço público. Entretanto, atualmente, esse mercado vem sofrendo uma significativa expansão, principalmente nas áreas relacionadas à administração e a recursos humanos, na iniciativa privada, e na área jurídica. Outra área inovadora nessa profissão é a atuação em consultorias e o serviço social em redes (informática).

O perfil do aluno

O aluno que escolhe fazer Serviço Social possui uma inclinação para o trabalho com pessoas, geralmente motivada pelas contradições da sociedade desigual. O perfil dos calouros do curso remete a pessoas sensibilizadas com a pobreza e a fome, que esperam poder ajudar aqueles que necessitam. Ao longo do curso, esse sentimento se une ao conhecimento dos movimentos da sociedade real, e não teórica, resultando em um formando mais afinado com a discussão política crítica.

Período: diurno

Duração média: 4 anos

Web site: http://www.unb.br/ih/dss