|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Informações
sobre o Vestibular Cursos e vagas Os candidatos serão selecionados por área, por curso/turno e por sistema de vagas, segundo o seu desempenho no vestibular. Constam, nos quadros a seguir, as opções de cursos de graduação da UnB, em ordem alfabética por área/turno e por sistema de vagas, para o Primeiro Vestibular de 2006. ÁREA DE CIÊNCIAS
(DIURNO)
ÁREA DE CIÊNCIAS
(NOTURNO)
ÁREA DE SAÚDE
(DIURNO)
ÁREA
DE HUMANIDADES (DIURNO)
ÁREA
DE HUMANIDADES (NOTURNO)
(*) Cursos que exigem realização preliminar de provas de
habilidades específicas. Os Cursos
da UnB
ADMINISTRAÇÃO
O administrador é um gerador de idéias. É ele quem define os objetivos e determina a direção da organização na qual trabalha, planejando e executando as ações estratégicas. Essa atividade pode proporcionar boa remuneração, mas, para isso, exige alta qualificação profissional. O
curso é essencialmente prático e aplicado, mas conta com uma extensa base
teórica, e oferece as habilitações em Administração de Empresas e em
Administração Pública. O
objetivo do curso é formar um administrador que tenha conhecimento geral e
suficiente para atuar nas várias áreas desse campo do saber (finanças,
recursos humanos, marketing, administração pública e logística). O departamento oferece uma boa estrutura, com laboratórios de informática à disposição dos alunos, além de uma empresa de consultoria júnior, a AD&M, em que o aluno pode começar a trabalhar com casos reais de negócios administrativos. O administrador tem boas opções de trabalho em empresas de consultoria, companhias de telecomunicação, ministérios, bancos públicos e privados, entre outras. O aluno de administração deve ter ampla visão de mundo, dominar pelo menos uma segunda língua, ter grande capacidade nas relações humanas e ser altamente empreendedor. Períodos:
noturno e diurno Duração
média: 4 anos (diurno) e 5 anos (noturno) Web site:
http://www.unb.br/fa/adm AGRONOMIA
O agrônomo produz preservando e recuperando o meio ambiente; é ele quem planeja, organiza e dirige serviços relativos ao cultivo do solo, aumento da produção, armazenamento de safras, combate de pragas e beneficiamento de vegetais. No setor agropecuário, orienta a criação de rebanhos, a mecanização agrícola e a industrialização de alimentos de origens animal e vegetal. O curso
O
curso oferece uma formação generalista, permitindo a especialização em:
fitotecnia, solo, criação animal, engenharia agrícola e agricultura, áreas
entre as quais o aluno pode escolher sua preferida. A
Faculdade de Agronomia oferece vários laboratórios (química, biologia do solo,
física, bromatologia, fitotecnia, fruticultura e química dos solos), além de
uma fazenda de 1.200 hectares, para práticas curriculares. O mercado
O engenheiro agrônomo tem a opção de trabalho nos segmentos de propriedade rural, empresas de insumos, cooperativas, em órgãos públicos de ensino, pesquisa e extensão, companhias de planejamento e na área de serviços públicos ou privados. O perfil do aluno
O
aluno de Agronomia deve gostar de biologia, física e química, além de
matemática e estatística. O
agrônomo deve ter capacidade de análise crítica, espírito empreendedor,
capacidade para trabalhar em equipe, deve valorizar o meio ambiente e
compreender a realidade histórica, política e social. Período:
diurno Duração
média: 5 anos Web site:
http://www.unb.br/fav ARQUITETURA
E URBANISMO
O
arquiteto é o responsável pela organização do ambiente socialmente utilizado,
atuando no planejamento, nos projetos de construção das cidades, das
edificações e dos elementos componentes do espaço humano. O curso
A Faculdade de Arquitetura e Urbamismo (FAU) está organizada em três departamentos: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo e Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo. Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de participar de alguns projetos da Faculdade, como o CASAS, que é o Centro de Ação Social em Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis, que funciona como um escritório modelo de Arquitetura, totalmente administrado pelos alunos, ou o Canteiro Oficina de Arquitetura, o Cantoar, onde é possível fazer experimentos com materiais naturais como o bambu. Além disso, a estrutura da Faculdade conta com laboratórios, ateliês e um posto avançado da Biblioteca Central com as mais novas publicações da área. O mercado
O
arquiteto pode projetar cidades, bairros, jardins, praças e outros espaços
urbanos. Pode atuar em órgãos públicos, como prefeituras e secretarias, com
projetos de paisagismo, urbanização de espaços, por exemplo, ou pode
trabalhar em escritórios de Arquitetura e atender clientes particulares, além
de poder realizar trabalhos com design, decoração, arquitetura de interiores,
entre outros. O perfil do aluno
O
aluno de Arquitetura deve ter facilidade no campo do raciocínio espacial; no
entanto, essa característica deverá ser desenvolvida ao longo do curso. Período:
diurno Duração
média: 5 anos Web site:
http://www.unb.br/fau/ ARQUIVOLOGIA
O
Arquivista é um profissional da informação; a Arquivologia é uma área do
conhecimento que tem como objeto de estudo as informações arquivísticas
acumuladas (produzidas e/ou recebidas) pelas organizações públicas ou
privadas. O curso
O
curso forma profissionais que dominam as técnicas da área e que elaboram
novos conhecimentos, profissionais críticos e, acima de tudo, humanistas. Além
das matérias específicas do curso, o currículo possui matérias vinculadas ao
Direito, à Comunicação, à História, à Contabilidade, à Administração e à
Estatística. O
departamento dispõe de auditório e dois laboratórios de informática. O mercado
O
arquivista tem opções de trabalho nos setores público e privado, em centros
de documentação e arquivos. O mercado ainda tem muito espaço para o
profissional de arquivologia, tendo em vista que existem apenas nove cursos
em todo o país. O perfil do aluno
O
aluno de Arquivologia precisa saber lidar com diferentes fontes, que vão
desde documentos antigos até mídia eletrônica, e é importante que tenha
facilidade para trabalhar em equipe. Período:
noturno Duração
média: 5 anos Web site:
http://www.cid.unb.br ARTES
CÊNICAS
Criação,
direção, montagem e interpretação de espetáculos teatrais. O curso
O
Departamento de Artes Cênicas oferece habilitações em licenciatura (Educação
Artística) e bacharelado (Interpretação Teatral). O curso desenvolve projetos
voltados à pesquisa sobre a nossa realidade, que procuram transmitir ao aluno
uma maneira peculiar de ser e viver no contexto sociocultural brasileiro, e
que servem como um campo para experimentação e realização cênica na UnB. O mercado
O
licenciando é habilitado para ministrar aulas no ensino médio e fundamental.
O curso de Bacharelado em Artes Cênicas prepara o aluno para atuar na área de
interpretação teatral, podendo dedicar-se a pesquisas de linguagens cênicas
ou atuar em televisão, cinema, vídeos e montagens teatrais. O perfil do aluno
O
aluno de Artes Cênicas demonstra uma sensibilidade artística apurada e um
forte interesse pelo conhecimento de diferentes autores e suas influências no
campo teatral. Também apresenta curiosidade acerca da história da arte como
um todo e acerca do reflexo das artes na sociedade, assim como do processo
inverso. Períodos: diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração
média: 4 anos e meio (bacharelado) e 5 anos (licenciatura) Web site:
http://www.arte.unb.br/cen/apresenta. ARTES PLÁSTICAS
O
artista plástico explora as linguagens visuais para a criação artística como
forma de expressão e comunicação e desenvolve reflexões sobre a cultura e a
sociedade por via da produção teórica, crítica e artística. O curso
O
curso é dividido em três núcleos: Núcleo de Fundamentação, Núcleo de
Correlação e Núcleo de Aprofundamento. No
Núcleo de Fundamentação, o aluno deverá cursar as disciplinas introdutórias a
diferentes linguagens artísticas e as de iniciação ao estudo histórico e à
reflexão crítica dos fenômenos artísticos. O elenco de linguagens e técnicas
abordado nas disciplinas abrange: desenho, pintura, gravura, arte
computacional, escultura, vídeo, instalação e fotografia. No
Núcleo de Correlação, o aluno tem a oportunidade de elaborar um projeto
individual de síntese de seu aproveitamento das disciplinas cursadas na etapa
anterior bem como de prospecção de caminhos próprios para o desenvolvimento
de seu trabalho na etapa seguinte. O trabalho de criação artística é
acompanhado pela produção de um texto de fundamentação teórica e
contextualização histórica dos resultados alcançados, tendo em vista a
relação prática-teoria. O
Núcleo de Aprofundamento é composto pelas disciplinas de Ateliê, em que
ocorre o amadurecimento do trabalho anteriormente elaborado, de acordo com as
linguagens artísticas escolhidas pelos alunos, sob a orientação de
professores-tutores. Para a elaboração do trabalho de conclusão do curso, o
aluno deverá articular de modo apropriado a autonomia gradualmente adquirida
para, inclusive, selecionar as disciplinas optativas que lhe forem
oferecidas. A
UnB oferece o curso de Bacharelado em Artes Plásticas com cinco habilitações
(Pintura; Escultura; Gravura; Desenho Artístico; Teoria, História e Crítica
da Arte) e a Licenciatura em Educação Artística, para quem quer ser professor
de ensinos fundamental ou médio. O mercado
O
bacharel em Artes Plásticas habilita-se a atuar em atividades que exigem
soluções originais para problemas no campo das artes visuais. Suas atividades
profissionais podem abranger a produção de obras de artes, realização de
exposições, a pesquisa e o ensino, elaboração de projetos para instituições
culturais, desenvolvimento de publicações na área de artes, restauração e
conservação, crítica de artes, entre outras. Poderá também ser absorvido pelo
mercado publicitário, trabalhando com programação visual, animação, webdesign,
entre outros. Os
alunos que optam por Licenciatura têm a opção de trabalhar em escolas
públicas e particulares. Em
Brasília, atualmente, esse campo está em expansão, já que, nos conteúdos do
PAS, são cobradas matérias relativas às Artes Plásticas e Cênicas e à Música,
o que aumenta a procura por professores dessas áreas. O perfil do aluno
Os
alunos normalmente entram para o curso já com alguma noção de artes em geral.
Muitos já desenham, outros já trabalham com fotografia, por exemplo. O
importante é que tenham alguma habilidade e sensibilidade para o curso. Períodos:
diurno ou noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração
média: 5 anos (bacharelado) e 4 anos (licenciatura) Web site:
http://www.arte.unb.br/vis/apresenta.htm BIBLIOTECONOMIA
O
biblioteconomista zela pelos acervos pessoais ou de empresas, mantendo a
ordem e facilitando o acesso às informações contidas neles. Por isso, é um
profissional com formação muito rica em diversos campos do conhecimento. O
biblioteconomista administra dados, avalia, cataloga e localiza informações,
além de trabalhar em pesquisas em diversas áreas. O curso
O
curso forma profissionais para atuar nas seguintes áreas: gerencial
(planejamento, administração, supervisão e assessoramento de bibliotecas),
operacional (seleção, aquisição, análise e síntese, armazenamento,
recuperação e disseminação dos registros do conhecimento humano em jornais,
livros e outros) e educacional (ensino, extensão e pesquisa). Os alunos têm
matérias obrigatórias específicas da área de Biblioteconomia e de diversas
outras, como Administração, Comunicação, Estatística e Filosofia. O mercado
O
biblioteconomista atua em centros de informação, institutos de pesquisa,
bibliotecas, videotecas, provedores de informação, empresas, pinacotecas,
bancos, museus, centros culturais, hemerotecas, entre outros. Outra
possibilidade é trabalhar em empresas de Biblioteconomia especializadas em
análise de informação, fazendo pesquisas para todos os tipos de profissionais
e filtrando as informações relevantes, de acordo com a pesquisa encomendada O perfil do aluno
O
aluno de Biblioteconomia deve ter interesse em aprender, pois, nesse curso,
ele deve conhecer diversas áreas, para que possa estar apto a catalogá-las,
pesquisá-las e disponiblizá-las para usuários e(ou) profissionais. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.cid.unb.br CIÊNCIA
DA COMPUTAÇÃO
Esse
é o profissional responsável por projetar e construir softwares complexos com
base científica; analisar problemas e projetar soluções que requeiram uma
combinação de hardware e software, e estabelecer critérios para seleção de
software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais,
administrativas, de ensino e de pesquisa. O curso
O
curso forma recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico
da computação e informática, com capacidade para aplicar seus conhecimentos de
forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e
contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas, preocupado
sempre com a atualização tecnológica e com o estado da arte. O aluno também
recebe uma formação em empreendedorismo, a qual lhe permite propor planos de
negócios com visão da dinâmica organizacional e conhecimento básico das
legislações trabalhista e de propriedade intelectual. No
estudo de disciplinas obrigatórias, o aluno tem uma formação profissional
sólida em ciência da computação e uma formação básica e abrangente em
matemática e física principalmente. Já nas optativas, ele tem contato com
áreas como redes de computadores, computação multimídia, inteligência
artificial, sistemas distribuídos, gerenciamento de informação, criptografia
e segurança de dados, entre outras. O mercado
Com
a formação do curso, o aluno tem qualificação suficiente para atuar em
qualquer área de computação e informática no mercado de trabalho, além de
poder trabalhar para diversos tipos de empresas, desenvolvendo redes de
computadores, softwares, bancos de dados, modelagem de processos. Ele também
poderá abrir a sua própria empresa no ramo de computação e informática. O perfil do aluno
O
aluno de Ciência da Computação deve ter dedicação, raciocínio lógico e
facilidade para resolver problemas. Período:
diurno Duração
média: 4 anos e meio Web site:
http://www.cic.unb.br CIÊNCIA
POLÍTICA
O
profissional formado em Ciência Política analisa instituições, processos e
sistemas políticos. O curso não forma profissionais para a carreira política. O curso
O
curso de Ciência Política oferece conhecimentos de teoria política e forma
profissionais na análise e na pesquisa em instituições políticas, políticas
públicas, comportamento político, processo legislativo, mudança política e
política comparada, burocracia e processo decisório, economia política e
teoria política. A
principal forma de trabalho do cientista político é a pesquisa, por meio de
instrumentos teóricos e analíticos, pela utilização de métodos quantitativos
e qualitativos apropriados, para a identificação e a explicação de
acontecimentos políticos relevantes, tendo por objetivo dar subsídio para
políticas públicas. O mercado
O
cientista político recebe base teórica e analítica que o capacita a trabalhar
em instituições políticas, em políticas públicas, no Poder Legislativo, no
Governo e na análise do fenômeno político. Pode também ser contratado por
institutos de pesquisa privados, ou mesmo em empresas privadas, para análise
política conjuntural e em campanhas eleitorais. Os egressos do curso têm
trabalhado em pesquisas e análise política no Congresso Nacional e nos
governos e legislativos estaduais e municipais. Recebem também subsídios em
política internacional e política comparada, em especial, conhecimentos sobre
como a política e a economia regional e mundial se inter-relacionam. A
capital federal é um mercado privilegiado, com excelentes oportunidades de
trabalho, pois permite fácil acesso a centros formadores e executores de
políticas, órgãos federais, embaixadas e organizações internacionais (ONU,
OEA, Banco Mundial e outras). O perfil do aluno
O
aluno deve se interessar pela área, além de ter interesses em Estatística,
História e Pesquisa. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/pol CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
O
biólogo pesquisa a vida em todos os seus aspectos, desde o nível molecular
até a sua inter-relação com o ecossistema. O biólogo estuda as diversas
formas de manifestação da vida humana e animal, suas origens, natureza e os
fenômenos biológicos inerentes às espécies. Preocupa-se, também, com a
interação dos universos humano e animal com o meio ambiente, além de
investigar os processos físico-químicos que ocorrem dentro dos organismos. O curso
O
curso se divide em sete áreas: Botânica, Biologia Celular, Genética e
Morfologia, Ecologia, Fitopatologia, Zoologia e Ciências Fisiológicas. O
currículo é aberto e abrangente, o que faz com que o aluno entre em contato
com um pouco de cada área da Biologia, o que lhe dá maiores opções de
escolhas futuras. O
instituto possui laboratórios bem equipados e oferece o bacharelado e a
licenciatura. São
oferecidas diversas disciplinas optativas, ministradas no campus da
Universidade, na fazenda da UnB e em diversos outros ecossistemas como o
Zoológico e o cerrado. A
UnB é bastante avançada em pesquisas e existem vários grupos nas áreas de
genoma humano, biotecnologia e ecologia (ciências do meio ambiente). O mercado
O
biólogo pode atuar em laboratórios de análise clínica, como professor,
consultor, administrador de parques, reservas e estações biológicas, curador
de acervos biológicos, diretor de museus e instituições culturais e
científicas, além de pesquisador dos diversos campos da Biologia, em
laboratórios particulares e públicos e hospitais. Órgãos públicos como o
Jardim Botânico, o IBAMA e a EMBRAPA acolhem bem os profissionais. O perfil do aluno
O
aluno que já gosta de Biologia no Ensino Médio tem grandes chances de se
identificar com o curso. Outro fator importante é o interesse por plantas e
animais. Períodos:
diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração
média: 4 anos (diurno) e 4 anos e meio (noturno) Web site:
http://www.unb.br/ib CIÊNCIAS
CONTÁBEIS
O
contabilista coleta e registra dados, produzindo informações contábeis, e
busca atender às exigências legais e fiscais de mercado. Sua tarefa é
gerenciar situações da melhor maneira possível, por meio da contabilidade e
da análise geral dos dados numéricos. O curso
O
curso oferece um sistema bem organizado de produção de informações, o que
permite que se tenha uma visão geral da situação de uma organização ou
empresa. Isso dá a oportunidade de, se necessário, mudar o rumo que a
empresa está tomando. É
um curso prático e gerencial que procura oferecer aos seus alunos os
conhecimentos necessários para o desenvolvimento de trabalhos relacionados ao
controle e ao registro de uma administração econômica. O
departamento possui laboratórios internos que são utilizados para a prática
curricular e procuram funcionar como uma simulação mais próxima possível da
realidade de uma empresa. Existe também uma empresa-júnior, iniciativa dos
próprios alunos, que ainda está em fase de implementação e que conta com o
apoio dos professores. O aluno tem a oportunidade de estagiar em instituições
públicas e escolher entre as duas grandes áreas no departamento – Finanças e
Área Pública. O mercado
O
profissional de contabilidade tem a oportunidade de atuar em auditoria,
consultoria, atividade fiscal, contabilidade pública, perícia contábil ou
como profissional liberal em escritórios contábeis. O
contabilista pode atuar no desenvolvimento de pesquisas, na ordenação de
dados financeiros, em assessorias técnicas especializadas, em pequenas e
médias empresas, onde a área de mais forte atuação é a contabilidade pública. O perfil do aluno
O
aluno de Ciências Contábeis deve ter iniciativa, boa capacidade de avaliação
das situações, ser capaz de perceber as ameaças e oportunidades apresentadas,
possuir grande aptidão para os números e boa capacidade de comunicação. Períodos:
diurno e noturno Duração
média: 5 anos Web site:
http://www.unb.b/cca CIÊNCIAS ECONÔMICAS
As
Ciências Econômicas estudam as atividades humanas relacionadas com a produção,
a distribuição e o consumo de bens e serviços. O curso
O
curso possui uma tradição teórica muito forte e oferece uma sólida formação
profissional com uma flexibilidade que permite ao estudante um conhecimento
de várias especializações. É um departamento dentro do Instituto de Ciências
Humanas que se divide em graduação, pós-graduação e pesquisa. O
direcionamento do curso é fundamentalmente teórico e seu objetivo é formar um
profissional capaz de atuar nas mais diversas áreas que esse campo oferece.
O departamento é um ofertante de disciplinas e recebe, semestralmente, vários
alunos de outros cursos. Existe
uma empresa-júnior, a Econsult, de iniciativa dos próprios estudantes. Além
dessa empresa de consultoria, os alunos têm a opção de diversos estágios em
instituições públicas e empresas privadas, sem falar na oportunidade de
bolsas de pesquisas. O mercado
O
mercado de Brasília é bem receptivo e o recém-formado pode atuar em diversas
áreas no setor financeiro ou no mercado de capitais. Em Brasília, 2/3 dos
economistas estão no setor público (bancos). O economista pode também
trabalhar em corretoras ou seguradoras. O
economista está apto a atuar em diversas situações, como, por exemplo, no
setor público, participando na formulação da política econômica nacional ou
regional. Outra possibilidade é a atuação no setor privado, como analista
econômico ou como consultor independente. Com os novos cursos
profissionalizantes, o mercado ficou mais exigente e o mestrado se torna cada
vez mais importante. O perfil do aluno
O
profissional dessa área deve ter domínio da leitura e da escrita de uma
língua estrangeira, conhecimento de informática e sempre se manter informado.
Os
estudantes de economia são geralmente muito estudiosos e possuem um grande
interesse no mercado. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/ih/eco/ecosum CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
O
profissional de saúde que atua no âmbito do medicamento, desde a produção até
a atenção farmacêutica. O curso
O
curso oferece uma formação generalista, voltada para o medicamento. O
currículo possui uma alta carga de estágios obrigatórios e optativos, que são
realizados por meio de convênios formais em farmácias de manipulação, farmácias
hospitalares, órgãos governamentais ligados à saúde, políticas de
medicamentos, postos de saúde e indústrias farmacêuticas. A faculdade possui uma boa estrutura laboratorial, onde são ministradas as aulas práticas e onde atuam os grupos de pesquisa ligados ao curso. Nesses laboratórios, o estudante tem a opção de fazer estágios e participar de programas de bolsas de pesquisa. Atualmente, existem pesquisas nas áreas de Biologia Molecular, Produtos Naturais e outros. Os alunos da UnB têm como diferencial um profundo conhecimento em Farmacologia. O mercado
O
mercado oferece várias oportunidades de trabalho nas áreas de estágio citadas
acima. O perfil do aluno
O
aluno de Ciências Farmacêuticas deve ser dinâmico, ter facilidade de trabalhar
em equipe, em grupos multidisciplinares e estar em sintonia com as políticas
públicas da área de saúde. Período:
diurno Duração
média: 4 anos e meio Web site: http://www.unb.br/fs/far.htm CIÊNCIAS
SOCIAIS
Antropologia
A
Antropologia foca as diferenças e semelhanças das mais distintas sociedades
existentes; o antropólogo descreve e analisa essas várias sociedades e
culturas humanas. O curso
O
curso tem por objetivo formar o antropólogo capaz de conviver com o
diferente. A Antropologia revela a multiplicidade do ser humano e mostra que
não existe uma única maneira de se viver e de se organizar em
sociedade.
Durante
o período de graduação, o aluno tem oportunidade de participar de vários
projetos de pesquisa no departamento. Além do conteúdo teórico, há
disciplinas essencialmente práticas, como práticas de campo. Existe também a
possibilidade de dupla-habilitação dentro do Instituto de Ciências Sociais. O mercado
Existem
duas grandes áreas de atuação para o antropólogo: as agências do Estado, como
FUNAI, IBAMA, Ministério Público, e as organizações não-governamentais,
principalmente as ligadas ao meio ambiente e aos povos indígenas. O
licenciado tem também a opção de lecionar em escolas de ensino médio. O perfil do aluno
Exige-se
do antropólogo conhecimento geral e capacidade de escrever bem, além de
curiosidade, iniciativa e ambição intelectual. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/ics/dan SOCIOLOGIA
O
sociólogo estuda transformações sociais dentro da perspectiva da relação do
indivíduo com a comunidade. O curso
A
Sociologia é a área que pesquisa, estuda e analisa a dinâmica social, ou seja,
como uma sociedade funciona e se transforma, procurando compreender as
singularidades do pensamento social e sua relação com seus membros. O
sociólogo, dessa forma, empenha-se na busca da compreensão do mundo em que
vive, de suas crises, utopias e possíveis soluções. Na
UnB, a faculdade apresenta várias correntes sociológicas, e os convênios
internacionais possibilitam um debate ativo com sociólogos de outros países,
em palestras, conferências e seminários. A Universidade oferece o bacharelado
e a licenciatura. O mercado
O
conhecimento sociológico permite uma grande interação com profissionais de
outras áreas, o que amplia as possibilidades de mercado de trabalho para o
sociólogo. O profissional bacharel pode atuar, por exemplo, no campo
político, econômico e jurídico, como pesquisador ou sociólogo em instituições
públicas, privadas e organizações não-governamentais. A licenciatura habilita
o profissional a ministrar aulas nos ensinos fundamental e médio. O perfil do aluno
O
aluno que resolve fazer o curso de sociologia geralmente apresenta um forte
interesse em conhecer e questionar os processos sociais anteriormente
mencionados, com interesse nas áreas de História, Comunicação e outras
ciências humanas. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/ics/sol COMPUTAÇÃO
(LICENCIATURA)
O
foco do licenciado em Computação é o indivíduo, e não a máquina. Ele é o
responsável por compreender os processos de ensino e aprendizagem de
computação para disseminar o conhecimento de informática em todos os níveis
da sociedade. O curso
O
curso de licenciatura em computação tem por objetivo formar educadores para o
ensino de computação e informática das escolas das redes pública e particular
dos ensinos fundamental e médio; da educação profissional, para a
qualificação para o trabalho; das empresas, onde a computação é a base
da formação para treinamento e educação corporativa. O curso visa atender à
necessidade imediata de informatização e absorção dos avanços dessa área nos
diversos setores da sociedade. Para isso, o curso conta com disciplinas que
integram as áreas de computação e educação. O mercado
O
profissional graduado pode atuar no mercado do ensino da computação e
trabalhar em escolas, empresas e corporações educativas, apoiando atividades
de ensino e gestão educacional. Pode também atuar na elaboração de materiais
pedagógicos com suporte da informática, em tutorias de ensino à distância e
diversos outros campos associados. O perfil do aluno
O
aluno de licenciatura em computação deve gostar não só de informática e
matérias das áreas de ciências exatas, como também de disciplinas básicas dos
cursos de humanidades relativas aos estudos de Psicologia, Sociologia,
Filosofia e Educação. O aluno deve gostar de lidar com pessoas de
todas as idades e níveis culturais e de estabelecer formas efetivas de
comunicação e expressão. Período:
noturno Duração
média: 4 anos e meio Web site:
http://www.cic.unb.br/ COMUNICAÇÃO
SOCIAL
O
profissional deve ter desprendimento e criatividade, pois vive em função dos
acontecimentos. O curso
Atualmente,
são oferecidas três habilitações no curso de comunicação social:
Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Audiovisuais. O aluno terá que escolher
sua especialização a partir do segundo semestre de curso. Há a possibilidade
de dupla-habilitação entre os três cursos, com um acréscimo de um a dois
anos. Jornalismo
O
Jornalismo é uma profissão dinâmica que procura transmitir informações
atualizadas e de interesse público por meio dos veículos de comunicação
(rádio, televisão, jornais etc.). O Jornalismo permite ao profissional
conviver com várias pessoas e fatos, em muitos lugares. Na verdade, o
jornalista presta um serviço público, já que busca informações para torná-las
disponíveis à sociedade. Publicidade e Propaganda
Publicidade
é uma atividade do campo da Comunicação que se define pela criação e
divulgação de produtos, serviços e idéias. Engloba as áreas de planejamento,
tráfego, produção, criação, arte, mídia e administração. Audiovisuais
A
habilitação em audiovisuais começa a ser oferecida pela UnB nesse segundo
semestre de 2003 e foi implantada no lugar dos antigos cursos de Cinema e
Radialismo. O
curso forma profissionais de comunicação com uma visão geral e uma boa
formação técnica. Recentemente, o currículo foi reformulado e houve uma
redução do número de créditos obrigatórios, para que o aluno tenha maior
autonomia em direcionar seu curso de acordo com sua preferência. A
faculdade oferece uma boa estrutura laboratorial de rádio e jornal, além dos
laboratórios de fotografia e informática. Recentemente, foi feito um grande
investimento em equipamentos de TV e cinema. O mercado
O
mercado tem mudado suas características e vem-se tornando cada vez mais
competitivo. Exige boa formação técnica, ampla visão do mundo, formação
cultural e informação geral. É essencial o interesse pelo atual e o gosto
pela leitura, pelas artes e pela cultura. O
jornalista pode atuar em redações de jornais, assessorias, Internet, e em
diversas outras áreas. O publicitário tem as opções de agências, empresas
públicas e privadas entre outras. O perfil do aluno
Uma
das características mais importantes nessa profissão é questionar sempre, com
o objetivo de buscar a informação necessária. É necessário ainda ter certa
flexibilidade para lidar com as diversas situações possíveis. Saber escrever
e expressar-se bem também é muito importante. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/fac DESENHO
INDUSTRIAL
O
desenhista industrial, também chamado designer, faz a ligação entre
arte e tecnologia. O curso
Muitas
empresas usam o desenho industrial como um fator de competição no mercado,
procurando diferenciar-se dos seus concorrentes pelo design de seus produtos. O
desenho industrial possui dois campos de atuação característicos: programação
visual, ou design gráfico, e projeto de produto, ou design de produto. A
programação visual aborda as áreas de editoração gráfica, sinalização,
identidade visual, interface gráfica de softwares, embalagens, CD-ROM e
outros. O
projeto de produto atua na concepção do produto e na melhoria de sua
funcionalidade e estética, trabalha com mobiliário, eletroeletrônica, moda,
automobilística, jóias, entre outros. O
curso está estruturado de modo que os três primeiros semestres ofereçam
disciplinas comuns às duas habilitações; a partir do quarto semestre, o aluno
poderá optar pelas disciplinas específicas da habilitação pretendida. As
aulas práticas são desenvolvidas nos laboratórios de fotografia, de
informática, na oficina de modelo e maquete, na gráfica e nas salas de aula
equipadas com pranchetas. O mercado
O
desenhista industrial pode empregar-se em uma empresa ou abrir o próprio negócio.
O mercado potencial localiza-se nas empresas de pequeno e médio portes,
gráficas, de confecções, informática, móveis, jóias e alimentos. O perfil do aluno
São
qualidades essenciais a criatividade, o raciocínio espacial e a curiosidade.
O designer tem de ser perfeccionista, detalhista e minucioso, ousado,
disposto a trabalhar com novos materiais e processos produtivos e a conhecer
a metodologia do projeto. Período:
diurno Duração:
4 anos e meio Web site:
http://www.arte.unb.br/des/apresenta DIREITO
O
Direito estuda as relações entre indivíduos e sociedades embasadas nas normas
jurídicas. O curso
Direito
é o conhecimento científico que estuda os processos normativos das sociedades,
por intermédio da compreensão do mundo jurídico. Devido à proximidade com o
poder que a UnB proporciona, o curso tem um forte apelo para a área pública,
buscando uma maior compreensão do Estado. Outro grande benefício é o fato de
sua localização ser um ponto de encontro de juristas de todo o país, o
encontro de esforços teorizantes e práticos. O
Departamento de Direito oferece cursos nos períodos noturno e diurno,
alternadamente a cada semestre, usualmente o diurno em janeiro e o noturno em
junho. Nos últimos semestres, é realizado o estágio obrigatório no Núcleo de
Prática Jurídica, localizado na cidade de Ceilândia. Na ocasião, o aluno tem
a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do
curso para atender à população local. O mercado
A
visão ampla das oportunidades que o curso de Direito oferece possibilitam uma
atuação do bacharel em Direito em diversas áreas, sendo a advocacia uma das
mais conhecidas. Outras possibilidades incluem as carreiras jurídicas
(assessorias, consultorias, ministério público, magistratura), o magistério e
a administração pública. O perfil do aluno
O
aluno do curso de Direito possui um grande interesse pela área humanística,
com curiosidade acerca dos fenômenos jurídicos. O estudante procura compreender
a dinâmica da prática técnico-jurídica na sociedade, buscando solucionar os
problemas gerados pelas exigências sociais. Períodos:
diurno e noturno Duração
média: 5 anos (diurno) e 6 anos (noturno) Web site:
http://www.unb.br/fd EDUCAÇÃO
FÍSICA
O
profissional de educação física promove a saúde de crianças, jovens, adultos
e idosos por meio da prática de exercícios e atividades corporais. O curso
A
formação em Educação Física é multidisciplinar e interdisciplinar. O estudo
do ser humano em movimento se faz nos diversos níveis de análise, como o
fisiológico, o anatômico, o biomecânico, o comportamental, o pedagógico, o
sociológico, o filosófico e o antropológico. O
estudante que optar por esse curso vai poder contar com uma boa estrutura
física: a faculdade conta hoje com 1 ginásio coberto; 2 quadras
poliesportivas; 2 pistas de atletismo; 2 campos de futebol oficial; 1 parque
aquático com 1 piscina olímpica, 1 piscina semi-olímpica e 1 tanque de
saltos, 4 quadras de tênis, 1 pista de cross-cerrado para caminhadas e
corridas ao ar livre e várias quadras externas, sem falar nos laboratórios e
na sala de musculação totalmente equipada, sala de dança e sala de estudos
com acervo específico. O mercado
O
curso da UnB prepara professores para trabalhar na rede de ensino. Além
disso, o profissional de Educação Física conta com um mercado de trabalho
amplo e diversificado: academias, empresas de entretenimento lazer e
recreação, hotéis, clubes, preparação de equipes esportivas e personal
trainer, organizando e planejando atividades e programas esportivos. Ainda
assim, a principal perspectiva de trabalho está mesmo na rede de ensino. O perfil do aluno
O
estudante de Educação Física deve gostar de atividades físicas e esportivas,
ser dinamizador e ter vocação para o magistério, além de experiência em
termos da atividade física e práticas desportivas. Terá mais facilidade
aquele estudante que goste de Biologia, Química, Física e, é claro, Educação
Física. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/fef ENFERMAGEM
E OBSTETRÍCIA
O
curso de Enfermagem e Obstetrícia estuda o trabalho em equipe na manutenção
da “arte do cuidar”. O curso
O
curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade de Brasília surgiu em 1975
e forma bacharéis e licenciados. O enfermeiro é aquele que atende à saúde
individual e coletiva, praticando a prevenção da doença e a promoção, a
recuperação e a reabilitação da saúde. O fluxo do curso é tratado de acordo
com as especificidades de cada região, e, aqui no Centro-Oeste, o perfil
epidemiológico (fatores que determinam a distribuição e a freqüência de um
processo ou doença infecciosa em uma comunidade) determina o direcionamento
do curso. Os
quatro primeiros semestres representam o ciclo básico, no qual o aluno cursa
disciplinas das ciências biológicas e humanas (Sociologia, Antropologia e
Psicologia). A partir do quarto semestre, a ênfase é dada aos fundamentos da
enfermagem e à prática direta, em estágios supervisionados no Hospital
Universitário de Brasília (HUB), em hospitais da rede do GDF, em centros de
saúde e ambulatórios. O HUB também possibilita aos alunos de Enfermagem,
Medicina e Odontologia a participação no programa PROASSISTE, já nos
primeiros semestres de curso, permitindo que os estudantes entrem em contato
direto com os pacientes já durante o ciclo básico do fluxo. O mercado
As
áreas de atuação da enfermagem estão relacionadas aos meios clínico, cirúrgico,
psiquiátrico, gineco-obstétrico, pediátrico e de saúde coletiva, atuando em
hospitais, centros de saúde, programas de saúde familiar (Ministério da
Saúde), sistemas de transplantes (Aeroporto) e ministrando aulas para cursos
técnicos. Os licenciados atuam no ensino fundamental e médio, em escolas que
contam com programas de saúde ou ministrando aulas para cursos técnicos. O perfil do aluno
O
enfermeiro é aquele profissional que assume o compromisso de solidarizar-se
com pessoas e cooperar para que cada ser humano conserve e mantenha a saúde.
Assim, diferentemente do médico (que diagnostica e medica), o bacharel em
Enfermagem atua diretamente e constantemente com o indivíduo, trabalhando em
equipe na manutenção da “arte do cuidar”. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/fs/cur_enf.htm ENGENHARIA
CIVIL
O
engenheiro civil garante a segurança e a execução de obras civis, como
edificações, barragens, pontes, estradas, contenção de encostas etc., e
também é responsável pela gestão e pelo tratamento das águas, esgotos e
resíduos sólidos, bem como pelo gerenciamento dos sistemas de transportes,
entre outras atividades. O curso
O
curso de Engenharia Civil é muito bem conceituado em todo o país e um dos mais
antigos da Universidade, envolvendo cinco áreas importantes: Estruturas,
Geotecnia, Recursos Hídricos e Saneamento, Sistemas Construtivos e Materiais
de Transportes. Está em fase de implantação a empresa júnior do departamento,
para que os alunos saibam como funciona um escritório de engenharia,
aprendendo como funciona não só o ofício do engenheiro, como também toda a
parte administrativa, como contratação de funcionários, por exemplo. O mercado
O
campo de trabalho para o engenheiro civil é muito amplo, sendo que, devido ao
número reduzido de profissionais formados localmente, Brasília ainda recebe
profissionais de outras regiões. O engenheiro civil poderá trabalhar no
projeto, na construção e no gerenciamento de diversos tipos de obras e em
diversas entidades privadas ou públicas, como empresas de consultoria,
empresas de saneamento, agências reguladoras (ANA, ANEEL etc.). Além disso,
ele pode ser um profissional liberal nas áreas de projetos de engenharia,
construção ou de consultoria nas diversas áreas afins. O perfil do aluno
Nesse
curso, o aluno inicialmente recebe um grande embasamento em disciplinas das
áreas de matemática e física e gradativamente é direcionado para os
conhecimentos específicos do curso, que tem interface com as áreas de Arquitetura,
Urbanismo, Geologia, Economia, Administração e Informática, entre outras. Período:
diurno Duração
média: 5 anos Web site:
hhtp://www.unb.br/ft/enc/ ENGENHARIA
DE REDES DE COMUNICAÇÃO
Com
base em uma formação multidisciplinar, o curso visa formar profissionais que
possam atender às demandas do mercado. O curso
O
curso de Engenharia de Redes destina-se à formação de engenheiros aptos a
atender às crescentes e urgentes demandas da sociedade, sob uma formação que
reúna uma base de Engenharia Elétrica, associada a conhecimentos de
tecnologias da informação e de redes de comunicação multimídia, a fim de
preparar profissionais com conhecimento de mercado, já que há uma interação
muito forte entre o corpo docente e o mercado local. O
curso oferece aos alunos disciplinas específicas da profissão, bem como
matemática, física, disciplinas de humanidades e de engenharia elétrica. As
disciplinas específicas de redes incluem desde o conhecimento dos
equipamentos e dos protocolos de comunicação até o projeto, a implantação, o
desenvolvimento de aplicações, o desenvolvimento de conteúdo, a gerência e a
segurança das redes em ambiente negocial. O
departamento dispõe de uma boa estrutura laboratorial para a prática
curricular e desenvolvimento de pesquisas. O mercado
O
profissional de Engenharia de Redes poderá atuar nas áreas de engenharia de
redes, computação distribuída, Internet, telecomunicações e tecnologia da
informação. O
mercado é carente de profissionais e, por isso mesmo, bem receptivo. O
engenheiro de redes de comunicação terá a oportunidade de trabalhar em
empresas de telecomunicações, empresas de tecnologia, empresas de tecnologia
da informação, de desenvolvimento de softwares e do governo. O perfil do aluno
O
aluno de Engenharia de Redes de Comunicação tem um forte interesse por novas
tecnologias e assuntos ligados à Física e à Matemática. Período:
diurno Duração
média: 5 anos Web site:
http://www.redes.unb.br ENGENHARIA
ELÉTRICA
O
curso objetiva transformar a natureza para o bem coletivo. O curso
O
curso de Engenharia Elétrica da UnB oferece uma formação geral em sistemas de
energia elétrica, eletrônica, automação e controle e telecomunicações, sendo
possível ainda que o aluno se especialize em uma dessas áreas, direcionando
as disciplinas optativas para a área de interesse. A
estrutura laboratorial é ampla e diversificada, e o aluno tem acesso aos
laboratórios para práticas curriculares e pesquisas. O mercado
O
mercado é bastante amplo: o profissional poderá atuar nas áreas de
planejamento, projeto ou manutenção em empresas de desenvolvimento de
sistemas eletroeletrônicos, em empresas de telecomunicações, empresas de
geração e distribuição de energia elétrica, em indústrias de manufatura, em
empresas de instalação e manutenção de sistemas elétricos e no ensino e
pesquisa em universidades e institutos de pesquisa. O perfil do aluno
Para
um bom desempenho profissional, o engenheiro eletricista deve ter interesse e
aptidão por matemática, física, química e computação. Período:
diurno Duração
média: 5 anos Web site:
http://www.ene.unb.br. ENGENHARIA
FLORESTAL
É
o ramo da engenharia dedicado ao estudo dos recursos florestais. O curso
O
curso de Engenharia Florestal tem interface com diversas áreas do
conhecimento: Biologia, Botânica, Matemática, Química, Agronomia e Ecologia. Durante
a graduação, o aluno poderá contar com práticas curriculares nos laboratórios
e na fazenda Água Limpa. Além disso, o aluno terá fácil contato com o mercado
de trabalho. O
curso objetiva formar profissionais capazes de fazer o manejo florestal
sustentável e com vocação para trabalhar com o cerrado. O
aluno irá cursar disciplinas nas áreas de biologia, matemática, física,
química e informática. O mercado
O
engenheiro florestal poderá trabalhar com manejo florestal, sensoriamento
remoto, arborização e paisagismo, construção para fins florestais, manejo de
bacias hidrográficas, biotecnologia aplicada a recursos florestais, produção
de mudas, utilização e tecnologia da madeira e proteção e conservação de
recursos florestais. O
mercado é promissor: o engenheiro florestal poderá trabalhar em empresas e
indústrias florestais e em órgãos florestais, ambientais e de fiscalização do
governo. O perfil do aluno
O
aluno de Engenharia Florestal demonstra um forte interesse por disciplinas
como Biologia, Botânica e Ecologia. Período:
diurno Duração
média: 5 anos Web site:
http://www.unb.br/ft/efl ENGENHARIA
MECÂNICA
O
curso de Engenharia Mecânica oferece conhecimento para projetar máquinas e
equipamentos. O curso
Engenharia
Mecânica é o ramo das engenharias que lida com diferentes processos
mecânicos, máquinas, instalações industriais, equipamentos mecânicos e
eletromecânicos, veículos automotores, sistemas de produção e de utilização
da energia, sistemas de refrigeração e ar condicionado e assuntos correlatos. Ao
engenheiro mecânico cabe aplicar os conhecimentos da matemática e das ciências
naturais para utilizar os materiais e forças da natureza na solução de
problemas gerados por necessidades específicas da sociedade. Encontrar
soluções para essas necessidades requer compatibilizar restrições de ordens
legal, econômica e ambiental, o que torna a profissão altamente interativa e
desafiadora. O
curso de Engenharia Mecânica proporciona ao aluno um forte embasamento
científico, preparando-o para atuar em uma realidade de contínua evolução
tecnológica. A formação é generalista e a ênfase em uma área específica fica
a cargo do aluno na elaboração de seu projeto de graduação, ao final do
curso. O mercado
As
grandes áreas de atuação da Engenharia Mecânica são a mecânica dos fluidos, a
engenharia térmica, a mecânica dos sólidos, os projetos de máquinas e os
processos de fabricação. O engenheiro mecânico costuma atuar em indústrias e
fábricas, o que gera uma maior demanda desse profissional na região Sudeste.
Em Brasília, o mercado de trabalho está relacionado às empresas de engenharia
(na elaboração e manutenção de projetos) e à área de refrigeração. O perfil do aluno
O
aluno de Engenharia Mecânica apresenta uma curiosidade pelo processo de
fabricação e funcionamento de todos os tipos de máquinas, tendo
interesse em áreas como Física, Matemática, e Engenharias (em
especial a Engenharia Elétrica e a Engenharia Mecatrônica). Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.enm.unb.br ENGENHARIA
MECATRÔNICA
O
engenheiro mecatrônico resolve problemas de ordem tecnológica e busca
soluções inovadoras, objetivas e práticas, que levem ao resultado esperado de
maneira rápida, simples e barata. Seu objetivo é fazer que, uma vez
configurado o programa, haja a mínima intervenção humana no processo de
produção. O curso
Engenharia Mecatrônica é a interação de três grandes áreas: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciências da Computação. Possui as ferramentas necessárias para a otimização da produção, visando a uma melhoria na qualidade dos equipamentos, diminuição das falhas e, conseqüentemente, redução dos custos de matérias-primas e energia. Um sistema mecatrônico realiza aquisição de sinais, processamento digital e, como saída, gera forças e movimentos. O
curso tem a duração de 5 anos, com forte base teórica e uma estrutura
laboratorial bem equipada e moderna. O curso procura formar um profissional
capaz de trabalhar nos diversos campos de atuação: automação industrial,
automação comercial, automação bancária, automação agrícola e automação
predial. Existe
o estágio curricular obrigatório, em que o aluno tem a oportunidade de
estagiar em empresas externas à faculdade com o apoio dos professores. É de
iniciativa dos alunos uma empresa-júnior de Mecatrônica, a MECAJUN, que
organiza visitas técnicas a institutos de pesquisas e outras empresas que
atuam no ramo. O aluno tem a oportunidade de ter uma visão ampla e recebe as
ferramentas necessárias para sua escolha profissional. O mercado
Atualmente,
como o modo de produção do país tende a se adequar ao padrão tecnológico
internacional, o profissional de mecatrônica encontra boas perspectivas de
trabalho, uma vez que o computador se faz presente em praticamente todas as
áreas da vida humana e é imprescindível para o desenvolvimento tecnológico. O
profissional da área de Mecatrônica é um especificador, gerenciador e
supervisor da operação de equipamentos e tem forte presença na programação de
computadores. O perfil do aluno
O
engenheiro tem como base para seu trabalho a Matemática, a Física e a
Computação, o que torna indispensável o interesse por essas áreas. Períodos:
noturno e diurno Duração
média: 4 anos e meio Web site:
http://www.enm.unb.br ESTATÍSTICA
O
estatístico orienta e conduz todo o levantamento dos dados referentes ao
objeto de análise. O curso
A
filosofia do curso de Estatística da UnB é formar profissionais para o
serviço público nas áreas de economia, indústria ou medicina
(bioestatística), mas tem como eixo uma formação geral. Os
alunos têm à sua disposição o laboratório de informática, com computadores
conectados à Internet para prática curricular, biblioteca com acervo
específico (estatística e matemática) e sala de estudos. Durante
a graduação, o aluno poderá contar com uma empresa-júnior assessorada por
professores e aberta ao mercado para pôr em prática os conhecimentos
adquiridos. O mercado
O
mercado para o profissional de estatística é bastante acolhedor. O estatístico
pode atuar em áreas como recenseamento populacional, eleições, controle de
produção ou de qualidade de produtos etc. O perfil do aluno
O
aluno de Estatística deve gostar acima de tudo de matemática e de trabalhos
de campo, ter raciocínio lógico e facilidade para lidar com números. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/ie/est FILOSOFIA
A
Filosofia estuda a reflexão fundamental, crítica e de máxima abrangência dos
conhecimentos do mundo. O curso
O
curso de Filosofia consiste em pesquisas encaminhadas por meio de leituras,
elaboração de monografias, o que desenvolve capacidades analítica e crítica,
habilidade para extrair conclusões sobre próprios interesses filosóficos,
melhorando o nível, a quantidade e a profundidade das informações, visando à
melhora da futura produção filosófica. Na UnB, além de diversas pesquisas
desenvolvidas por professores que são auxiliados pelos alunos, o departamento
conta com o laboratório de Filosofia, onde se pretende reunir e estimular a
produção de filosofia em forma de filmes, manifestos, hipertextos, jogos de
computador etc. No momento, há uma iniciativa para se fazer programas de TV e
rádio. Para os alunos de licenciatura, existe o estágio obrigatório para a
conclusão do curso. O estudante pode fazer dupla habilitação. O mercado
O
grande campo para o filósofo hoje no Brasil é trabalhar nos ensinos
fundamental e médio. No caso do aluno de Bacharelado, uma boa opção é a
Pós-graduação ou o Mestrado, visando ao mercado do ensino superior ou às
assessorias e consultorias em cargos públicos, utilizando os conhecimentos
adquiridos durante o curso. Fora do Brasil, alguns filósofos trabalham na
área de Ética em hospitais, instituições jurídicas (judiciárias) etc. O
perfil do aluno O
curso de Filosofia é típico para quem gosta de ler, pensar e escrever. São
diversas monografias, textos antigos, discussões e livros para o aluno se
envolver. O interesse por línguas modernas, como inglês e alemão, e também línguas
clássicas, como o grego e o latim, também é importante. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/ih/fil/ FÍSICA
A
Física é uma ciência e, como tal, torna-se necessária para a sociedade, sendo
o objetivo do cientista propor problemas que sejam relevantes e úteis para
seu meio. Seu objeto de estudo são os fenômenos naturais, tais como movimento
dos corpos, estados e propriedades da matéria, radiações e ondas (usando
modelos matemáticos teóricos, técnicas experimentais ou simulações em
computadores) e suas implicações do ponto de vista teórico (estabelecendo
leis ou regras gerais que possam explicar os fatos observados e prever novos
fenômenos) ou do ponto de vista prático (propondo ou apontando possibilidades
de desenvolvimento de novos dispositivos ou tecnologias). O curso
O
enfoque do curso é essencialmente teórico e a UnB oferece laboratórios com
uma boa estrutura e recursos. O Instituto de Física oferece, além do
Bacharelado e da Licenciatura, a habilitação em Física Computacional, em que
o aluno tem por objetivo o desenvolvimento de programas e de sistemas
computacionais. A
licenciatura em física da Universidade de Brasília difere das demais por apresentar
um direcionamento ao aprendizado de técnicas utilizadas pelo educador de
física em específico. Para tal, a Universidade conta com laboratórios
didáticos utilizados tanto pelo bacharelado quanto para a licenciatura, um
Laboratório Didático de Ensino de Física (LADEF), que procura incentivar os
alunos a produzirem e desenvolverem material de ensino adequados e didáticos,
além de uma “Experimentoteca”, que é um laboratório de experimentações
utilizado pelos universitários de ambas as especializações e que recebe
visitas orientadas de estudantes do ensino médio. O mercado
O
bacharel em Física tem sua formação voltada para a pesquisa, e o licenciado,
para o ensino médio. No caso do licenciado, o mercado está bem aberto e a
demanda de profissionais nessa área é bem alta. O bacharel encontra um
mercado voltado para universidades em pesquisa e ensino, e exige um tempo
maior de preparo e estudo. Existe
também a oportunidade de ingresso em centros de pesquisa nos Ministério de
Ciência e Tecnologia e outros. Para
o licenciado, além do mercado de trabalho escolar, há uma demanda nascente
para a atuação em centros culturais e museus de ciência. O perfil do aluno
O
aluno de Física apresenta interesse, logo no ensino médio, por matérias
exatas, como a matemática e a própria física, além de ter como característica
a curiosidade sobre os fenômenos naturais. Períodos:
diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração
média: 4 anos (diurno) e 4 anos e meio (noturno) Web site:
http://www.fis.unb.br GEOGRAFIA
O
curso de Geografia da UnB preocupa-se em formar profissionais
antenados com a realidade e voltados para questões como o meio ambiente. É a
Geografia que não está em atlas sem e decorebas. O curso
O
curso visa a formação de professores do ensino fundamental e médio e
pesquisadores. Dentre
as áreas estudadas na graduação estão a geomorfologia (estudo do relevo), a
climatologia (estudos relacionados ao clima), a cartografia (leitura de
cartas geográficas e elaboração de mapas temáticos), a geografia humana
(estudos da relação sociedade/espaço), a geografia agrária (estudos do meio
rural) e a geografia urbana (estudos da cidade). O
aluno do curso de Geografia da UnB tem a seu dispor 3 laboratórios (cartografia,
geografia física e LSIE – laboratório de sistemas espaciais), e ao longo do
curso, pode contar com bolsas de pesquisa, estágio por meio de convênio com
empresas e escolas e práticas de campo. O mercado
O
curso de Geografia possui duas habilitações: licenciatura e bacharelado.
Aquele aluno que optar por licenciatura poderá dar aulas no ensino público e
privado, nos ensinos médio e fundamental. A formação de geógrafo possibilita
o trabalho como pesquisador ou consultor em empresas públicas e privadas. O perfil do aluno
Se
você sempre gostou de disciplinas como biologia, química e, é claro,
geografia, possui o perfil para a profissão que demanda pessoas
questionadoras, observadoras e que tenham aptidão para a pesquisa. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/ih/gea GEOLOGIA
A
Geologia estuda como as forças naturais agem sobre o planeta e que efeitos
elas acarretam. O curso
A
Geologia é a ciência que busca o conhecimento da origem, composição e
evolução da Terra ao longo do tempo. O conhecimento geológico é de
fundamental importância para a sociedade moderna, pois tem o papel de
orientar o planejamento da ocupação do solo, da exploração dos recursos
minerais e hídricos e de poder estabelecer as principais medidas de
preservação do ambiente. As
pesquisas desenvolvidas no Instituto de Geociências da Universidade de
Brasília, considerado um dos melhores do país, têm contribuído para o avanço
científico e tecnológico na área de Geologia. O mercado
O
enfoque do curso da UnB dá-se na formação de um geólogo polivalente,
permitindo ao profissional adaptar-se aos vários campos de atuação existentes,
cujo conhecimento pode ser empregado na procura de substâncias naturais (água
subterrânea, petróleo, minerais metálicos e preciosos, areia, calcário,
argilas e outros materiais utilizados na indústria e na construção civil),
nas atividades relacionadas à ocupação do solo e à construção civil, na
proteção do meio ambiente e nos levantamentos geológicos básicos (através de
mapeamento). O
bacharel em Geologia poderá atuar em empresas de exploração mineral,
instituições de ensino superior e de pesquisa, empresas de consultoria e em
órgãos governamentais de fiscalização do uso do solo e do subsolo. O perfil do aluno
Conhecimentos
significativos em Física, Matemática e Química, gosto por pesquisa de campo,
dedicação e amor à natureza são alguns dos requisitos pessoais importantes
para o geólogo. Existem especialidades em que o profissional trabalha quase
que exclusivamente em laboratórios. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/ig HISTÓRIA
Investigação
e interpretação crítica dos acontecimentos passados e presentes. O curso
A
História é um dos mais antigos saberes constituídos pela civilização
ocidental e procura analisar a forma como em diferentes tempos e espaços
(incluindo o presente) os homens e os grupos sociais se percebem e percebem a
sociedade que os cerca. A História pode ser política, econômica, religiosa,
das idéias, das mentalidades, dos costumes, da cultura, do cotidiano, das
relações internacionais, das regiões, do mundo, antiga, medieval, moderna e
contemporânea. O
curso da Universidade de Brasília é marcado pela interdisciplinaridade, o que
proporciona o diálogo constante com outras áreas do saber. O historiador
precisa ter competência redacional, para registrar as análises realizadas, e
competência da comunicação verbal, para saber se expressar sobre aquilo que
observa. O Departamento de História da UnB oferece as habilitações em
licenciatura, para a qual o estudante deverá realizar disciplinas pedagógicas
e estágio supervisionado, e em bacharelado. O mercado
O
licenciado está habilitado a ministrar aulas nos ensinos fundamental e médio.
O bacharel geralmente atua em pesquisa, mas vem se verificando uma expansão
em áreas relacionadas aos mais variados tipos de informação, como arquivos,
museus, bibliotecas, administração pública, perícia técnica (demarcação de
quilombos e áreas indígenas, por exemplo), editoras e setores de informação
de emissoras (assessoria em produções de novelas e minisséries). Os
historiadores também são requisitados para trabalhar como assessores
políticos. O perfil do aluno
O estudante de História demonstra um interesse acentuado pelas ciências humanas, Filosofia, Letras, Comunicação, Artes e, é claro, História. A curiosidade desse aluno está relacionada a como acontecimentos passados e presentes influenciam uma determinada comunidade. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/ih/his LETRAS
O
curso de Letras é o estudo de línguas e suas respectivas literaturas. O curso
Letras
é o curso que estuda as línguas e suas respectivas literaturas, bem como a
Lingüística, ciência da linguagem, e a Teoria da Literatura. O aluno que
ingressar no curso de Letras poderá optar pela habilitação em bacharelado ou
em licenciatura. O
bacharelado forma pesquisadores, revisores de textos, consultores etc.,
enquanto a licenciatura forma professores de língua vernácula, línguas
estrangeiras e respectivas literaturas (inglês e francês no curso diurno e
espanhol e japonês no curso noturno), ou português do Brasil para falantes
que não têm a língua portuguesa como língua materna, como os índios e os
estrangeiros (no turno diurno). O mercado
A
formação do profissional de Letras é primordialmente dirigida ao ensino
(licenciatura) e à pesquisa (bacharelado), mas esse profissional também pode
exercer funções ligadas a atividades administrativas no serviço público,
prestar assessorias diversas, trabalhar com revisão de textos e editoração. O
Instituto de Letras da UnB busca formar profissionais capazes de uma atuação
competente, crítica e transformadora da realidade. O perfil do aluno
O
aluno de Letras possui um interesse pelo estudo e pelo conhecimento da
linguagem e de idiomas. Esse interesse é notado no ensino médio pela grande
atração por matérias como gramática, literatura e línguas estrangeiras. Períodos:
diurno e noturno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/il/liv LETRAS-TRADUÇÃO
O
tradutor é o profissional da globalização. É ele quem conhece
a língua e a cultura de diversos países e está apto a traduzir
documentos, palestras e textos, de caráter técnico, científico, artístico e
literário. O curso
A
profissão de tradutor está em muita evidência, já que a troca de informação
entre países é cada vez mais intensa e necessária. O
tradutor é o único profissional apto a traduzir documentos, os quais, somente
dessa forma, podem ser considerados documentos originais na língua para que
foram traduzidos. O aluno pode optar pela tradução em Francês ou Inglês, e
pode pedir dupla habilitação a partir do 6º semestre. Existe, na UnB, uma
oficina de tradução, onde os alunos prestam serviço para a universidade e outras
entidades, além de serem oferecidos cursos de Inglês e Francês para a
comunidade e curso de Português para estrangeiros. O mercado
O
mercado de trabalho do tradutor é muito amplo. Documentos, livros, softwares,
textos, e outros sistemas que utilizam uma língua estrangeira devem passar
por um tradutor antes de chegarem ao público brasileiro. Ele pode trabalhar
também com legendas de filmes e seriados para TVs a cabo, trabalhar com ONGs
(como a ONU ou Unicef ) e embaixadas, ou até mesmo trabalhar na sua própria
casa pela Internet, conectado com todo o mundo. Além disso, a profissão
propicia viagens e conhecimento sobre diversas culturas. O perfil do aluno
O
aluno tem aulas da língua que escolheu na universidade, mas é desejável que
ele já tenha boas noções de pelo menos dois idiomas e saiba também alguns
termos técnicos, expressões cotidianas, gírias e cultura dos países onde
essas línguas são faladas. Período:
diurno Duração
média: 4 anos e meio Web site:
http://www.unb.br/il/let/ MATEMÁTICA
A
Matemática é uma linguagem, uma ciência e uma arte. É utilizada para
executar operações elementares que a vida cotidiana requer, para se desenhar
as plantas dos edifícios, calcular a resistência dos materiais que são
empregados nas construções, projetar os circuitos dos aparelhos eletrônicos,
lançar ao espaço satélites e foguetes, entre inúmeras outras possibilidades. O curso
A
UnB oferece as opções de bacharelado (no turno diurno) e de licenciatura (nos
turnos noturno e diurno), que o aluno escolhe no momento da matrícula no
Departamento, após sua aprovação no vestibular. O fluxo de ambas as
habilitações é extremamente estrutural, ou seja, cada semestre depende do
aproveitamento do anterior. O
licenciado realiza disciplinas específicas de didática sobre matemática, e o
departamento conta com o SAMAC (Serviço de Atendimento de Matemática à
Comunidade), no qual são realizados trabalhos individuais com a população. O mercado
O
licenciado obtém formação para atuar nos ensinos fundamental e médio, podendo
se especializar em uma pós-graduação e atuar junto à academia. O bacharelando
possui uma ampla gama de possibilidades devido à sua capacidade de intervir
em outras áreas, tais como a Física, a Economia e a Estatística. O
profissional pode vir a atuar em pesquisa, empresas de seguro, mercado
financeiro, bancos e outras instituições. Atualmente, uma área de grande
expansão é o mercado de trabalho relacionado com computação. O perfil do aluno
O
estudante de Matemática geralmente possui um interesse considerável no ensino
médio por matérias relacionadas às ciências exatas, como Física, Estatística,
Química, Biologia e, é claro, Matemática. A curiosidade do aluno do curso
está voltada para a linguagem que expressa formalmente o que se observa na
natureza, por meio de funções, equações e outras relações entre números. Períodos:
diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.mat.unb.br MEDICINA
A
Medicina é uma atividade de serviço, envolvendo prevenção, cura de doenças e
promoção de saúde. Possibilita a oportunidade de trabalhar com pessoas nas mais
diversas situações, mas faz-se necessário reconhecer a importância da relação
humanística com o paciente e ter uma visão da realidade social que o envolve. O curso
O
curso se divide em dois ciclos: o ciclo básico, no qual estão as disciplinas
obrigatórias como Morfologia, Bioquímica, Biologia Molecular e Celular,
Genética, Parasitologia, Medicina Social e Patologia, e que fornece uma base
teórica e prática para capacitar o aluno a enfrentar a parte clínica; e o
ciclo clínico, em que o aluno começa a freqüentar o hospital e ter contado
direto com o paciente, indo a enfermarias, ambulatórios e
pronto-socorro. A parte final do ciclo clínico é chamada Internato, que é a
fase de treinamento em serviço com orientação e supervisão. O
objetivo do curso de Medicina da UnB é formar um médico geral, com visão
ampla da Medicina e dos conceitos de família, sociedade e cidadania, apto a
prevenir, diagnosticar e tratar os agravos à saúde dos indivíduos. Dá-se um
enfoque na visão crítica das informações científicas dentro dos conceitos
humanísticos e éticos. Existem
projetos de extensão extracurriculares para os quais os alunos têm a
oportunidade de entrar desde o primeiro semestre, e que têm por objetivo
fazer com que o estudante conheça a pessoa antes da doença. A faculdade
está equipada com 27 laboratórios, onde são ministradas as disciplina
práticas e onde se desenvolvem parte das pesquisas existentes na faculdade.
Os alunos têm a oportunidade de estagiar em hospitais da rede pública e no
Hospital Universitário, o HUB. O mercado
A
Medicina é a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas
e a melhor maneira de preveni-las e combatê-las. As
grandes especialidades da Medicina são Clínica Médica, Clínica Cirúrgica,
Medicina da Criança e do Adolescente, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria
e Medicina Social. O médico pode atuar na parte curativa, na pesquisa, no
ensino e na profilaxia. O perfil do aluno
Ser
médico não é só cuidar, é ser também formador e educador. Medicina é a
ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas e a melhor
maneira de preveni-las e combatê-las. Exige-se do médico muita dedicação ao
estudo, disciplina e trabalho, comprometimento com a profissão e vontade de
aprender a cada dia. Período:
diurno Duração
média: 6 anos Web site:
http://www.unb.br/fm MEDICINA VETERINÁRIA
A
ênfase do curso está nas matérias voltadas primordialmente às questões da
reprodução animal e da biotecnologia. O curso
A
filosofia do curso de Medicina Veterinária da UnB é a de formar profissionais
com o conhecimento do todo (o curso oferece um leque de variedades bem
amplo). A formação profissional é voltada para a exploração racional e
econômica, bem como para a promoção da saúde dos animais, de acordo com os
princípios éticos, objetivando o bem-estar social, a preservação da saúde
humana, do ambiente e do bem-estar animal. Estão
sendo desenvolvidos convênios com instituições de ensino superior,
zoológicos, aquários e particulares e possíveis estágios no exterior. O aluno
de Medicina Veterinária conta com grandes possibilidades de praticar o que
aprendeu ainda no período de graduação. A
Faculdade de Medicina Veterinária conta hoje com um hospital veterinário com
duas sedes em pleno funcionamento, uma para animais de pequeno porte,
localizado na L4 Norte, e uma para animais de grande porte, localizado na
Granja do Torto. O mercado
Os
profissionais da veterinária podem desenvolver suas atividades nas seguintes áreas
de especialização: clínica, indústria, extensão rural, defesa sanitária,
pesquisa e ensino. O
mercado de trabalho é bastante amplo na área de inspeção de produtos de
origem animal, produção de diferentes espécies de animais, clínica de animais
de pequeno porte. O perfil do aluno
O
aluno de Veterinária apresenta um interesse natural por animais e processos
fisiológicos, interesse este notado no ensino médio pelo gosto por matérias
como a Química e a Biologia. Período:
diurno Duração
média: 5 anos Web site:
http://www.unb.br/fav MÚSICA
O
músico é o profissional que se utiliza de vários meios, como o instrumento
musical, a voz, a regência, o ensino, a composição, a crítica e a pesquisa
para produzir música. O curso
O
curso de Música se divide em bacharelado e licenciatura. O bacharelado se
destina à formação de instrumentistas, cantores, regentes e compositores que
possam atuar em uma das seguintes habilitações: canto, composição, flauta,
oboé, clarineta, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, violino,
viola, violoncelo, contrabaixo, violão e piano. Outra possibilidade é a
licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Música, que visa à
formação de profissionais dos ensinos médio e fundamental ou instrumentistas.
O curso é balanceado entre teoria e prática, e o aluno tem disciplinas de
habilidades aplicadas, prática instrumental e história da música. A
faculdade oferece infra-estrutura básica de salas e auditórios. Existe
possibilidade de dupla habilitação nas seguintes áreas: instrumento e
regência, instrumento e composição, instrumento e licenciatura. Na prática
instrumental, o aluno pode optar por orquestra sinfônica, orquestra de corda,
música popular e prática de conjunto. O
curso exige uma prova de habilidades específicas que requer um certo nível de
conhecimento musical anterior e prepara os alunos para estarem aptos a atuar
no mercado de trabalho com alto nível de competência. O mercado
O
mercado pode ser dividido também em duas áreas de atuação: música erudita e
música popular. Essa delimitação é definida pela linguagem usada em cada
estilo e, muitas vezes, os músicos formados na Universidade estão capacitados
a atuar em ambas as áreas. Os
profissionais podem trabalhar em orquestras, bandas, corais, estúdios de
gravação, escolas de música ou investirem em sua carreira pessoal. Podem
também orientar um grupo sob a sua regência, desenvolver pesquisas sobre
temas musicais ou sobre o folclore, escrever críticas para a imprensa e
compor música para as mais diferentes finalidades. O perfil do aluno
O
músico deve ter um compromisso pessoal em querer fazer um bom trabalho
musical. Perseverança e dedicação são marcas registradas do profissional de
música e devem ser equilibradas com o dom de criar recursos para tornar sua
arte atrativa. O músico deve demonstrar disciplina e interesse para ter
sucesso na profissão, bem como sensibilidade, cultura geral e um bom ouvido. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.arte.unb.br/mus/apresenta
NUTRIÇÃO
O
principal objeto de trabalho da Nutrição é a alimentação e a nutrição do
homem, tendo como meta fundamental a garantia da segurança alimentar, contribuindo
para a promoção e a recuperação da saúde, prevenção de doenças e,
conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da
coletividade. O curso
A
Nutrição se divide em três áreas básicas: Nutrição e Saúde Pública, Nutrição
Clínica e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, ou Alimentação
Institucional. O
curso na UnB possui enfoque teórico e generalista, incluindo estágio
supervisionado obrigatório nas três áreas básicas de atuação. Tem por
objetivo formar um profissional com visão ampla, humanista e crítica. A
UnB possui convênios formais com instituições (ministérios, postos de saúde,
HUB e outros) para estágios fora da Universidade, o que oferece ao aluno
oportunidades de conhecer melhor o mercado de trabalho. O currículo é
flexível e dá aos alunos a oportunidade de construí-lo a partir dos
componentes curriculares optativos ofertados de acordo com as demandas das
áreas de atuação e a partir de temas de aprofundamento. Os
serviços de alimentação promovem o atendimento dietético a coletividades
sadias em restaurantes e lanchonetes industriais ou comerciais, o
planejamento físico-funcional dos ambientes, a elaboração de previsão para
compra de gêneros alimentícios, a criação de cardápios balanceados, a
administração dos recursos humanos, materiais e financeiros e o controle da
qualidade dos alimentos nos padrões recomendados pela legislação. O mercado
O
mercado é bem amplo. Existe possibilidade de trabalho no controle de
qualidade microbiológico de empresas alimentícias, na área de Nutrição e
Marketing (fazendo distinção do produto inerente a um determinado nicho de
mercado), entre outras. O perfil do aluno
O
nutricionista é o profissional que possui desejo de cuidar do outro. Ele
trabalha o alimento de maneira científica e com uma compreensão social. Vê a
alimentação não só como uma necessidade fisiológica, mas como possibilidade
de futuro da humanidade e base de sobrevivência e saúde. Vale
lembrar que não existe possibilidade de trabalho individual, o que exige
capacidade de relacionamento em equipe e visão holística do ser humano. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/fs/dep_nut.htm ODONTOLOGIA
O
curso tem como objetivo a formação de profissionais que prezem a promoção da
saúde e o atendimento às necessidades básicas da população. O curso
O
profissional de Odontologia trata do diagnóstico, da prevenção e do
tratamento de doenças que afetam a cavidade bucal, a oclusão dentária e as
funções do aparelho estomatogmático. O
curso oferece uma formação generalista, com ênfase nas áreas básicas e no
treinamento clínico específico para que o profissional possa atuar em
qualquer área. Em
relação à estrutura do curso, o aluno poderá contar com um laboratório de
pré-clínica e clínica no Hospital Universitário da UnB. No
último ano de curso, o aluno realiza um estágio comunitário na rede pública
de atendimento. O mercado
O
profissional poderá optar por trabalhar na rede de serviço público e em
consultórios particulares. Para exercer a profissão, é preciso registrar-se
no Conselho Regional de Odontologia. As
opções de atuação são várias, entre elas, periodontia (tratamento de
gengivas), estética, radiologia, odontologia social e preventiva,
odontopediatria e clínica geral. O
profissional poderá trabalhar na rede pública de saúde, em empresas ou
instituições públicas e privadas, consultórios particulares, ensino, pesquisa
e extensão em universidades. O perfil do aluno
O
futuro odontólogo deve identificar-se com o curso, ter aptidão para a área da
saúde e saber trabalhar em equipe. Período:
diurno Duração
média: 5 anos Web site:
http://www.unb.br/fs/dep_odt.htm
PEDAGOGIA
O
pedagogo é um profissional que aplica princípios e métodos específicos em
aulas, na administração e na condução de assuntos referentes à Educação. O
pedagogo é essencialmente um educador. O curso
O
curso de Pedagogia da UnB oferece as seguintes habilitações: Magistério das
Séries Iniciais, Magistério para o Ensino Especial, Orientação Educacional. A
Pedagogia é vista como uma profissão que tem por objetivo maior a formação do
homem, por isso o curso tem uma considerável interface com Psicologia,
Serviço Social, Medicina, História, Sociologia, Filosofia, Antropologia,
Comunicação e Administração. O mercado
As
áreas de atuação mais comuns são: Magistério (como professor de alfabetização,
ensino fundamental e médio); Administração Escolar (organização, planejamento
e controle do processo educacional); Educação Especial (trabalho educacional
com alunos excepcionais, deficientes físicos ou mentais); Orientação
Educacional (assistência aos alunos de ensino fundamental e médio no
desenvolvimento da personalidade e no ajustamento pessoal, social e
profissional); Inspeção Escolar (orientação, controle e avaliação da direção,
coordenação e corpo docente da escola). Também pode trabalhar como técnico em
educação em empresas públicas e particulares e como pesquisador. O perfil do aluno
Algumas
características pessoais importantes para o bom desempenho profissional em
Pedagogia são: competência acadêmica, capacidade de observação, facilidade de
interagir com outras pessoas, sensibilidade social, iniciativa e
criatividade. Períodos:
diurno e noturno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.fe.unb.br PSICOLOGIA
O
psicólogo se interessa pelo ser humano, seus processos mentais e seu
comportamento. É
quem diagnostica, previne e trata diversos fenômenos psíquicos. O curso
O
aluno de Psicologia pode escolher duas entre três opções de habilitação:
licenciado, para ser professor da área, bacharel, para atuar em empresas e
consultorias, ou psicólogo, para clinicar. Na
UnB, os alunos podem praticar o que aprendem em alguns projetos da própria
faculdade, como na “Práxis”, empresa-júnior que presta consultoria de
Recursos Humanos, e o CAEP, clínica-escola onde pesquisas são desenvolvidas,
contando com a participação de alunos, professores e outros profissionais,
como fonoaudiólogos e assistentes sociais. O mercado
O
mercado é específico para cada uma das habilidades. Para o licenciado, a
opção seria dar aulas na área de Psicologia. Já o bacharel, como não tem
licença para ter seus pacientes, pode trabalhar como consultor em empresas na
área de recursos humanos, avaliar perfil do consumidor, elaborar meios e
formas de abordar pessoas em pesquisas para institutos como o IBGE, entre
outras áreas. E o psicólogo pode trabalhar em empresas púbicas ou privadas ou
como autônomo. Nesses casos, precisam de um tempo para conseguir uma
clientela. O perfil do aluno
O
aluno de psicologia deve ter empatia, criatividade, liderança. Deve gostar de
lidar com pessoas e criar possibilidades. É preciso saber ouvir, gostar de
ler e ser muito observador. Período:
diurno Duração
média: 4 anos (Bacharelado e Licenciatura) e 5 anos (Psicólogo) Web site:
http://www.unb.br/ip/web/index.htm
QUÍMICA
A
Química estuda as transformações da matéria, a composição e as propriedades
das substâncias, assim como os mecanismos e a energia envolvidos nas transformações. O curso
A
Química é subdividida em áreas de atuação: química orgânica, química
inorgânica, química analítica, físico-química e química industrial. O
curso possui duas formações: bacharelado e licenciatura. O bacharelado possui
enfoque técnico-científico e compreende basicamente quatro áreas: orgânica,
inorgânica, analítica e físico-química. A licenciatura visa formar
professores de química, envolvendo, além das quatro áreas tradicionais, a
área de ensino, com enfoque psico-pedagógico. Durante
o curso, o aluno poderá desenvolver pesquisas, projetos e experimentos, além
de poder estagiar em escolas. O
curso oferece ao aluno 6 laboratórios, onde ele poderá desenvolver práticas
curriculares. O mercado
O
profissional recém-formado na área não deve encontrar problemas em se
encaixar no mercado. Ele poderá atuar em indústrias, institutos de saúde,
órgãos públicos, laboratórios universitários, centros de pesquisa,
estabelecimentos de ensino médio, entre outros. O perfil do aluno
É
importante que o aluno tenha senso crítico, visão de ensino atual e
comprometimento com as mudanças. Períodos:
diurno (bacharelado) e noturno (licenciatura) Duração
média: 4 anos e meio Web site:
http://www.unb.br/iq RELAÇÕES
INTERNACIONAIS
Análise
da conjuntura internacional, comunicação e diplomacia são elementos
fundamentais para essa profissão. O curso
O
profissional de Relações Internacionais é responsável por formular e implantar
as chamadas “políticas internacionais” de atores públicos e privados,
focalizando, além das interações entre os Estados Nacionais, fenômenos
recentes, como a globalização, a integração regional, a formação de blocos
econômicos, a cooperação e a segurança nos planos regional e internacional e
a estruturação de regimes internacionais em áreas do clima, do meio ambiente
e da política econômica, entre outros. A
UnB é a única universidade federal brasileira a manter o curso de Relações
Internacionais. Sendo o centro de maior tradição na área, a Universidade de
Brasília conta com os privilégios de sua localização: embaixadas, sedes de
organizações não-governamentais e outras instituições ligadas às políticas
internacionais. As
atividades paradidáticas organizadas por alunos e professores também
constituem elementos fundamentais para a excelente formação propiciada pela
UnB. Freqüentemente, ocorrem simulações de organizações internacionais, nas
quais o estudante pode observar e atuar como se estivesse realmente em um
congresso, como, por exemplo, o Americas Model United Nations, que é o
primeiro modelo de Nações Unidas realizado no Brasil e foi idealizado em 1997
por estudantes e professores do Departamento de Relações Internacionais da
Universidade de Brasília. Outra grande iniciativa tomada pelo Departamento de
Relações Internacionais, em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão
(vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil FUNAG-MRE), foi a
criação da maior base de dados do mundo em português sobre Relações
Internacionais, o RELNet (www.relnet.com.br). O mercado
O
mercado de trabalho de Relações Internacionais está em franca expansão no
Brasil, com oportunidades de atuação nos setores público e privado e no
terceiro setor (ONGs). Os profissionais formados pela UnB vêm atuando em sua
maior parte em organizações estatais ou paraestatais, mas atualmente tem-se
observado uma grande aceitação do mercado de trabalho em empresas privadas. O
bacharel em Relações Internacionais pode, por exemplo, trabalhar em
assessorias internacionais de órgãos públicos federais, estaduais e
municipais, em empresas multinacionais que atuam no mercado brasileiro, em
agências de cooperação (JICA, IICA etc.), em organizações internacionais
intergovernamentais (como o sistema ONU, a OEA, o Banco Interamericano, o
Banco Mundial, o FMI, a OMC etc.) e em organizações não governamentais
brasileiras e estrangeiras que atuem no país. Outra
possibilidade para os formados é a carreira internacional, facilitada pelos
programas de trainee em empresas estrangeiras e pela extensa rede de
convênios proporcionada pela UnB com universidades de outras nações. O perfil do aluno
O
estudante de Relações Internacionais deve apresentar uma visão e atitude
cosmopolitas, um forte interesse pelo aprendizado de línguas estrangeiras,
por cultura geral e por acontecimentos mundiais. Facilidade
de comunicação, diplomacia e uma boa dose de psicologia são necessárias para
o desempenho profissional. É fundamental que o aluno possua o domínio da
língua inglesa e é desejável que conheça ou esteja estudando uma outra língua
estrangeira antes de entrar no curso. Período:
Diurno Duração
média: 4 anos Web
site: http://www.relnet.org
SERVIÇO
SOCIAL
O
curso de Serviço Social preocupa-se com o bem-estar coletivo e com a
integração do indivíduo na sociedade. O curso
O
Serviço Social analisa o funcionamento das políticas sociais, seu surgimento
e como elas influenciam a sociedade em que vivemos, procurando garantir e
ampliar os direitos da população, em especial os das classes menos
favorecidas. Dessa forma, a informação e o senso crítico tornam-se
ferramentas fundamentais para o exercício da função, levando-se em
consideração que um de seus aspectos mais relevantes é justamente o caráter
intervencionista. O
profissional atua no estudo do comportamento do indivíduo influenciado pela
questão social, analisando a coletividade em suas especificidades e
necessidades próprias de cada população. Como
o Serviço Social não é uma ciência propriamente dita, a grade de disciplinas
do curso na UnB inclui cadeiras de outras ciências sociais, como Psicologia,
Economia e Antropologia. A formação do bacharel em Serviço Social procura
seguir uma linha generalista, o que possibilita ao profissional atuar nas
diversas áreas do mercado. Na
Universidade de Brasília, é dado um enfoque muito grande à necessidade de se
promover uma política assistencialista que não seja fim em si mesma, mas que promova
o interesse e a conscientização do assistido. Para isso, o curso procura
ministrar o “ensino da prática”, equilibrando os aspectos teóricos e práticos
por meio da pesquisa e de cadeiras complementares. O mercado
O
bacharel em Serviço Social possui uma ampla gama de possibilidades de
atuação, que vai das tradicionais áreas públicas até o trabalho com crianças,
idosos e comunidades carentes. Na América Latina, a intervenção do bacharel
da área se dá de uma maneira bem parecida com a do Brasil, focalizando a
intervenção em políticas sociais. Já nos Estados Unidos, o profissional está
mais ligado à Psicologia, atuando na área da psico-social. Historicamente,
o mercado de trabalho em Serviço Social tem estado intimamente ligado com a
saúde e a assistência social no serviço público. Entretanto, atualmente, esse
mercado vem sofrendo uma significativa expansão, principalmente nas áreas
relacionadas à administração e a recursos humanos, na iniciativa privada, e
na área jurídica. Outra área inovadora nessa profissão é a atuação em
consultorias e o serviço social em redes (informática). O perfil do aluno
O
aluno que escolhe fazer Serviço Social possui uma inclinação para o trabalho
com pessoas, geralmente motivada pelas contradições da sociedade desigual. O
perfil dos calouros do curso remete a pessoas sensibilizadas com a pobreza e
a fome, que esperam poder ajudar aqueles que necessitam. Ao longo do curso,
esse sentimento se une ao conhecimento dos movimentos da sociedade real, e
não teórica, resultando em um formando mais afinado com a discussão política
crítica. Período:
diurno Duração
média: 4 anos Web site:
http://www.unb.br/ih/dss |