Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
  
 
 Avaliação Educacional 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 

 Início   Ajuda 
 Ajuda 
 

Perguntas mais frequentes

Nossos Arquivos

O que é PDF?

Por que usar o PDF?

Por que NÃO usar DOC, XML, HTML, entre outros?

O arquivo não abre!

Clico no arquivo e mostra apenas uma tela branca.

O que é FTP?

Por que usamos FTP?

Formulário de Inscrição

Errei meus dados pessoais. Como corrigi-los?

Não possuo mais a minha senha. Como recebê-la novamente?

Não imprimi o boleto de pagamento.

Preciso acessar novamente a opção de pagamento da minha taxa de inscrição. Como devo proceder?

Já paguei e meu comprovante de inscrição ainda não foi liberado. Como devo proceder?

 

 

O que é PDF?
Por que usar o PDF?
Por que NÃO usar DOC, XML, HTML?

O CESPE está utilizando um produto da Adobe Systems Incorporated chamado Adobe Acrobat, versão 4.0. Os arquivos convertidos por este produto possuem a extensão .pdf e trazem como vantagens:

    · Pequeno tamanho do arquivo: os arquivos possuem uma compactação aceitavel (ex.: Arquivos de Word com 1Mb após a conversão para PDF chegam a ficar com 100 Kb de tamanho 10% do original)
    · Não apresentam problemas de fontes e/ou formatação dos arquivos;
    · Garantem a integridade da informação (é impossível abrir um arquivo que tenha sido carregado parcialmente);
    · Impedem qualquer tipo de alteração no arquivo original.
    . Está sendo utilizado como padrão por órgãos oficiais como o Diário Oficial da União - www.in.gov.br utiliza.

Arquivos do tipo DOC (Microsoft Word), XML e HTML (textos formatados para Internet) podem ser parcialmente recebidos pelos navegadores de Internet, o que não garante a integridade da informação fornecida.

Para visualizar este arquivo basta obter gratuitamente o programa Adobe Acrobat Reader. Ele está disponível na internet com seu provedor de acesso, ou na página da ADOBE - http://www.adobe.com.br, ou no botão abaixo e instalar em seu computador.

 

O arquivo não abre!
Clico no arquivo e mostra apenas uma tela branca.

Alguns fatores de ordem técnica podem estar impedindo a consulta e visualização do arquivo desejado.
Conheça alguns desses fatores e saiba como proceder.

Seu microcomputador não possui o Adobe Acrobat Reader instalado
Solução: obter, gratuitamente, na Internet, com o seu provedor de acesso ou no endereço eletrônico da ADOBE – http://www.adobe.com.br, o Programa Adobe Acrobat Reader e instalá-lo em seu computador.

Sua conexão de acesso à Internet está lenta
Solução: tente salvar o arquivo em seu computador, ao invés de apenas visualizá-lo diretamente em seu navegador (um clique no arquivo). Clique com o botão do lado direito do mouse sobre o arquivo desejado e escolha a opção “salvar destino como”. Escolha um local em sua máquina para que o arquivo possa ser gravado e aguarde o final da gravação.

Você não tem acesso a servidores FTP
Solução: por favor, consulte o administrador de redes, caso esteja tentando acessar a Internet a partir do seu local de trabalho, ou o provedor de acesso, caso esteja tentando acessá-la de sua residência, e verifique se a sua conexão à Internet permite o acesso a servidores FTP.

 
 

O que é FTP?
Por que usamos FTP?

FTP - (Protocolo de Transferência de Arquivo - File Transfer Protocol) - é o padrão para transação de arquivos recomendado pela W3C – World Wide Web Council – Comitê responsável pela gerência da Internet.

Este serviço é a forma mais segura e rápida para transmissão de arquivos e está disponível em todos os Servidores de Internet

Nosso servidor de FTP está aberto e sem restrições para todos os navegadores e provedores de acesso de Internet

Nossa responsabilidade é garantir que nossos usuários, clientes e candidatos recebam as informações oficiais de forma rápida e assegurar que seu conteúdo não seja adulterado.

 
 

Por que usamos FTP?

FTP - (Protocolo de Transferência de Arquivo - File Transfer Protocol) - é o padrão para transação de arquivos recomendado pela W3C – World Wide Web Council – Comitê responsável pela gerência da Internet.

Este serviço é a forma mais segura e rápida para transmissão de arquivos e está disponível em todos os Servidores de Internet

Nosso servidor de FTP está aberto e sem restrições para todos os navegadores e provedores de acesso de Internet

Nossa responsabilidade é garantir que nossos usuários, clientes e candidatos recebam as informações oficiais de forma rápida e assegurar que seu conteúdo não seja adulterado.

 
 

Errei meus dados pessoais. Como corrigi-los?

Acesse a página de acompanhamento do concurso e informe o número de seu CPF e sua senha de uso pessoal. Clique na opção “alterar dados pessoais” e corrija os dados desejados. Com exceção do nome do candidato e do número de seu CPF, todos os campos podem ser alterados pelo próprio candidato. Caso necessite corrigir seu nome ou o número do seu CPF, envie sua solicitação, juntamente com a cópia dos seus documentos pessoais (CPF e RG), à Gerência de Atendimento ao Candidato, por meio do fax (61) 448-0110.

 
 

Não possuo mais a minha senha. Como recebê-la novamente?

Acesse a página de acompanhamento do concurso, clique na opção “esqueci a senha” e informe o número de seu CPF e a data do seu nascimento.A sua senha será enviada para o e-mail informado em seu cadastro.

Caso esteja com problemas para acessar o seu correio eletrônico ou não utilize mais o e-mail cadastrado em nosso banco de dados, clique na opção “não tenho mais acesso a esse e-mail” e marque as opções relativas às perguntas que se seguem. Ao responder todas as perguntas corretamente, sua senha será apresentada na tela.

 
 

Não imprimi o boleto de pagamento.
Preciso acessar novamente a opção de pagamento da minha taxa de inscrição.
Como devo proceder?

Acesse a página de acompanhamento do concurso e informe o número de seu CPF e a sua senha de uso pessoal. Clique na opção “concursos inscritos” e escolha o evento desejado. Clique na opção relativa à inscrição desejada e será possível acessar novamente a etapa de pagamento da taxa de inscrição. Basta clicar na opção “imprimir/alterar meio de pagamento” e será possível imprimir o boleto bancário, o documento de arrecadação ou acessar o débito em conta-corrente (somente para correntistas do Banco do Brasil).

 
 

Já paguei e meu comprovante de inscrição ainda não foi liberado. Como devo proceder?

Após concluída a etapa de pagamento, o candidato deverá retornar à página de acompanhamento, no prazo de três dias úteis, e imprimir o comprovante de inscrição.

Se, após esse prazo, o documento não estiver liberado, pode ter ocorrido algum problema com o código de liberação por parte da instituição bancária.

Nesse caso, o candidato deverá enviar cópia do comprovante de pagamento, juntamente com a cópia dos seus documentos pessoais (CPF e RG), à Gerência de Atendimento ao Candidato, por meio do fax (61) 448-0110, para que seja regularizada a sua inscrição.

 
 
 

 

 

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br