LINGUAGENS,
CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
1.1.
Técnicas em Massagem II (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Cláudia
Maria Goulart dos Santos, Alexsandra Maria Ferreira da
Silva e Lorena Mazarella Charbel L. Guimarães
DATAS/HORÁRIO: 25, 26, 27, 28/4; 2, 3, 4 e 5/5;
10 e 12/6 das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Capacitar professores da educação
especial a aplicar técnicas de massagem, e os do
ensino médio e fundamental a aplicar conteúdos
inovadores.
1.2. Poesia e Canção Popular na Escola
(reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Adalberto Muller Júnior
DATAS/HORÁRIO: 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1 e 8/6 das
18h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar criticamente os modos de utilização
dos textos de poesia e de canção popular
em sala de aula. Apresentar e discutir criticamente novos
métodos de leitura de poesia em sala de aula. Apresentar
e discutir a leitura intersemiótica do texto da
canção popular. Efetuar exercícios
de leitura e interpretação de textos de
poesia e canção para verificação
dos modelos teóricos apresentados. Apresentar um
panorama da produção de poesia e de canção
popular no século XX. Apresentar e analisar textos
audiovisuais de videoclipe e clipoema.
1.3. Aprendendo a jogar
e a ensinar Críquete – “BETE”
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Rezende, Ian Lawrence
Webster, Vincent Bastik, David Castro e Josino Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23,
30/6; 7, 14, 21, 28/7; 4/8 das 17h às 19h
VAGAS: 30
EMENTA: Aprender a jogar Críquete tem por finalidade
fomentar a prática do esporte entre os brasilienses.
Deve-se lembrar que o Críquete é praticado
num campo de características semelhantes aos campos
de futebol, o que facilita a disseminação
da modalidade no Brasil, onde geralmente toda cidade tem
pelo menos um campo de futebol.
1.4. Poema e Música: um método dialógico
de leitura no ensino médio
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco e Marília
de Alexandria
DATAS/HORÁRIO:28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23,
30/6; 7/7 das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Análise da interdisciplinaridade como elemento
de integração teoria e prática com
o texto poético e a música. O sentido aplicado
do dialogismo de Mikhail Bakhtin e a importância
de atividades didático-pedagógicas entrelaçadas
em nova rede curricular. Exemplos de músicas e
poemas, do século XX até os dias atuais,
com temas comuns. Análise da musicalidade nas palavras-versos
dos poemas. A interação autor-leitor e o
poema como duplicidade unívoca: ritmo e mensagem.
Proposta de metodologia de ensino integrando música
e poema, aluno e leitura, sociedade e literatura.
1.5. Projeto Político-Pedagógico
da Educação Física Escolar
EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Luiz Gonçalves
de Rezende e David Castro
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23, 30/6;
4, 11, 18, 25/8; 1, 15 e 22/9 das 14h às 16h
VAGAS: 30
EMENTA: A discussão sobre o projeto político-pedagógico
da Educação Física escolar (a Educação
Física que queremos...) até o momento vem
sendo realizada num contexto marcado por posições
ideológicas que conduzem à contraposição
entre as propostas pedagógicas correlacionadas
com cada uma das demandas tradicionais da Educação
Física: esporte, saúde, educação,
lazer e estética. Pretende-se, ao longo do curso,
adotar uma postura que valorize as contribuições
específicas de cada uma dessas propostas (evitando
a imposição de uma sobre as demais: como
se o esporte fosse mais importante que a saúde
ou o lazer). A reaproximação entre as diferentes
propostas educacionais da Educação Física
conduz a uma revisão ampla do projeto político-pedagógico
a ser desenvolvido no âmbito escolar, como também
possui significativas implicações para a
definição do perfil de formação
do professor de
Educação Física, o que não
pode ser realizado sem a participação direta
do professor que está familiarizado com o cotidiano
escolar.
1.6. Formação de Professores: Alfabetização
de Jovens e Adultos
EQUIPE TÉCNICA: Maria Izabel Santos Magalhães
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23,
30/6; 18, 25/8; 8, 15, 22, 29/9; 6, 13, 20, 27/10; 24/11;
2, 6, 9 e 16/12 das 15h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: O presente curso se justifica pela contribuição
que oferece à formação de professores,
para que sejam capazes de lidar com as representações
identitárias de gênero, raça e classe
social, sem reproduzir posturas conservadoras, mas, ao
mesmo tempo, propondo uma reflexão viável
sobre a relação entre discurso e prática
social no âmbito dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs) que leve à transformação
da própria prática.
1.7. Aprendendo a jogar
e a ensinar Badminton (cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Jorge A.B. Serique, Cícero
César Paz das Neves, George Washington dos Santos
e Manoel Rodrigues Siqueira
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17,
24/6; 1/7 das 18h às 21h
VAGAS: 30
EMENTA: A realização do Curso – Aprenda
a jogar Badminton tem por finalidade fomentar a divulgação
da prática desse esporte entre os brasilienses,
principalmente em âmbito escolar.
1.8. As Imagens em movimento e seu
uso como recurso didático
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Georgete Medleg Rodrigues e Nôga
Maria Santis Ribeiro
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 6, 13, 20,
27/6; 5, 12, 19, 26/8; 2, 9, 23/9; 14, 21, 28/10; 4, 11,
18, 25/11; 2/12 das 9h às 12h, 16/9 e 7/10 das
8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: Desde o século XX as imagens, particularmente
as imagens em movimento, têm sido parte essencial
da percepção que as sociedades e os indivíduos
contemporâneos têm de si e do mundo. Essas
imagens, na verdade, condicionam mesmo essa percepção.
Filmes como recurso didático têm sido amplamente
utilizados por professores em todos os níveis de
ensino, embora, geralmente, esse recurso não seja
devidamente explorado. A proposta do curso, combinando
aspectos teóricos e práticos, visa a preencher
essa lacuna na formação dos professores.
1.9. Oficina: Interação
de Saberes (cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Teresa Paiva Chaves
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20/5; 3, 10, 17, 24/6;
5, 12, 19, 26/8; 2, 16, 30/9; 14/10; 18, 25/11; 2 e 9/12
das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Promover a interação entre conhecimentos
gerados nos meios acadêmicos, escolares e no cotidiano
com base nas referências sócio-culturais,
na (re)construção da memória e da
história dos processos de formação
do Distrito Federal, com ênfase na cultura, na história
oral e na imagem, na consideração de experiências
cotidianas tanto dos alunos quanto de professores e demais
grupos da população.
1.10. Vídeo: Literatura e Dança
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Soraia M. Silva e Ricardo Araujo
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17
e 24/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Levar aos pesquisadores a possibilidade de trabalhar
com meios multidisciplinares, tais como literatura e dança
por intermédio das novas tecnologias.
1.11. Cultura Afro-Brasileira em contexto: América
do Sul - Caribe
EQUIPE TÉCNICA: Luis Ferreira Makl e Nelson F.
I. Silva
DATAS/HORÁRIO: 30/4; 7, 14, 21, 28/5; 4, 11 e 18/6
das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Uma introdução ao estudo da cultura
afro-brasileira, nos seus aspectos expressivos e políticos
e na inter-relação entre estes, contextualizados
na história e nas culturas dos afro-descendentes
da América do Sul e do Caribe.
Observação: O curso consiste em dois níveis;
o segundo dará preferência a professores
que fizeram o primeiro nível ou o curso "As
Culturas Afro-Brasileiras no contexto da América
do Sul" em 01/2004 ou 2/2004.
1.12. Escola e Relações Raciais
no Brasil: Desafios da Lei 10.639
EQUIPE TÉCNICA: Nelson F.I. da Silva e Paula C.Vilas
DATAS/HORÁRIO: 30/4; 7, 14, 21 e 28/5; 4, 11 e
18/6 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Conhecimento e discussão da lei 10.639,
seu contexto e antecedentes. Abordagem de conteúdos
vinculados à cultura afro-brasileira e a problemática
das relações raciais no Brasil contemporâneo.
Elaboração de estratégias e pedagógico
-didáticas que contemplem a realidade escolar do
participante para a implementação da lei
na sua instituição.
* Observação: O curso consiste em dois níveis;
o segundo dará preferência a professores
que fizeram o primeiro nível ou o curso "Pluralidade
Cultural na Escola: Desafios da lei 10.679" em 01/2004
ou 02/2004.
1.13. Leitura e Interpretação de Textos
em Língua Inglesa (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Gilberto Antunes Chauvet e Núbia
Batista de Souza
DATAS/HORÁRIO: 25/4; 2, 9, 16 e 23/5 das 8h às
12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação da UnB com
os professores de inglês do ensino médio,
por meio de atividades de leitura e interpretação
de textos.
1.14. Uma Breve História
da Música Ocidental (reedição)(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Ebnezer M. Nogueira da Silva
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20 e 27/5; 3/6 das
18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: O objetivo principal é estudar a música
ocidental em linhas gerais, que possibilite uma visão
rápida das características estéticas
e históricas dessa música. O compositor
e sua música nos diferentes períodos serão
abordados de maneira a possibilitar esse entendimento.
1.15. A escola em rede na prevenção do uso
indevido de drogas
EQUIPE TÉCNICA: Maria.Fátima Olivier Sudbrack,
Maria Inês Gandolfo Conceição e Liana
Fortunato Costa
DATAS/HORÁRIOS: 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 8, 15 e
22/6 das 14h às 18h, 1/6 das 8h às 12h e
das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: O consumo de drogas entre escolares aumenta significativamente,
constituindo sempre desafio para os educadores que, por
sua vez mostram-se muito despreparados para abordar este
tema no quotidiano escolar, conforme prevê a Política
Nacional sobre Drogas (PND) da SENAD (Secretaria nacional
Antidrogas). O PRODEQUI vem sendo solicitado a contribuir
com a formação de educadores tanto pelas
instituições do governo federal (SENAD e
Ministério da Educação e Saúde)
como pelos próprios educadores das escolas. Existe,
pois, uma demanda retida junto ao PRODEQUI de cursos para
a prevenção do uso indevido de drogas no
contexto da escola.
No decorrer do ano de 2003 a equipe do PRODEQUI elaborou
material pedagógico original e desenvolveu um projeto
piloto em curso à distância.
O presente curso, além de atender a demanda dos
professores do DF, permitirá ampliar o estudo da
metodologia em construção.
1.16. Conhecimento em música: bases pedagógicas
EQUIPE TÉCNICA: Cristina Grossi e Maria Beatriz
Lemos
DATAS/HORÁRIO: 27/4; 4, 11, 18 e 25/5; 1, 8, 15,
22 e 29/6 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Bases pedagógicas da música como
conhecimento nas educação infantil e nas
séries iniciais. Jogos e brincadeiras com os elementos
da linguagem musical.
1.17. Papel Artesanal (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Thérèse Hofmann Gatti
e Maria José da Cunha
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16 e 23/6
das 14h às 18h
VAGAS: 12
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal
de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras
secundárias (papel pós-consumo) e fibras
celulósicas não-madeireiras.
1.18. Educação
Física e Ciência: como pesquisar?
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Alexandre
Luiz Gonçalves de Rezende e Josino Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 12/5; 2, 16, 30/6; 7/7; 4,
18/8; 8, 22/9; 13, 27/10; 10 e 24/11 das 14h às
16h
VAGAS: 30
EMENTA: A superação da crise de identidade
da Educação Física, que tenta definir
qual é a sua função social e educativa,
requer uma discussão conceitual que resgate suas
raízes históricas e reflita sobre a postura
que assume frente às demandas sociais relacionadas
com os diferentes tipos e modalidades de práticas
corporais. Essa discussão fornece os subsídios
necessários para o envolvimento do professor de
Educação Física com a problematização
da sua prática pedagógica, colocando-se
como sujeito da produção do conhecimento
científico. Pretende-se, dessa maneira, instrumentar
o professor de Educação Física para
fazer uma leitura crítica da literatura científica,
aproximando-se do universo acadêmico, como também,
e principalmente, capacitá-lo para a realização
de pesquisa sobre o seu próprio fazer pedagógico
e sobre a realidade do cotidiano escolar.
1.19. Sociedade, Literatura e Ensino: o mundo
na sala de aula
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 16, 23 e 30/6;
7/7 das 14h às 18h
VAGAS: 32
EMENTA: Conceitos de “leitura de mundo”. O sentido aplicado
do dialogismo de Mikhail Bakhtin – a pessoa em seu mundo;
o aluno (e o professor) em sua escola. A interação
dialógica autor-leitor e a leitura como objetivo
de conscientização sócio-cultural.
Linhas teóricas mais representativas, desde o início
do século XX. Contemporaneidade da prática
da leitura e objetivos de aplicação educacional.
Relação entre leitura, ensino e literatura.
Itens significativos: papel do professor, do aluno e da
família como elementos essenciais no processo da
leitura. Proposta de metodologia de ensino integrando
aluno e leitura, sociedade e escola.
1.20.
Contribuições para o Ensino de Leitura (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Márcia Elizabeth Bortone
DATAS/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23 e 30/6 14h às
18h
VAGAS: 40
EMENTA: A leitura como um processo sociointeracional e
funcional; metodologias acerca da leitura inferencial;
metodologias acerca da intertextualidade na leitura; metodologias
acerca da leitura da Música Popular Brasileira.
CIÊNCIAS
HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
2.1.
Atualização em Sociologia (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Sadi Dal Rosso, Brasilmar F. Nunes,
Mariza Veloso Motta Santos, Berlindes Astrid, Arthur Trindade
M. Costa, Luis Augusto S. de Gusmão, Eurico A.
G. dos Santos, Lourdes Maria Bandeira e Christiane Ferreira
Nunes
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20/5; 3, 10, 17, 24/6;
1, 8/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Atualização em teoria sociológica
e em sociologias especiais. Análise e sugestões
de melhoria dos programas de Sociologia adotados no ensino
médio.
2.2. Cidadania, Poder e República
EQUIPE TÉCNICA: Celso Silva Fonseca
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17
e 24/6; 1/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: A partir da literatura histórica, jurídica,
política, sociológica e econômica,
dispor ao aluno instrumental teórico-metodológico
que lhe permita comprender as deliberações
empreendidas pela sociedade brasileira e as contradições
e adversidades advindas.
2.3. Cinema e Filosofia: para filosofar na sala
de aula
EQUIPE TÉCNICA: Ana Miriam Wuensch, Andréa
de F. F. Negrão, Antônio K. B. Oliveira e
Carla L.Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20 e 27/5; 3/6 das
14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Pensar o Mundo através do cinema. A ação
do homem sob influência dos filmes. A linguagem
cinematográfica como forma de aproximação
da realidade existencial.
2.4. Introdução à Psicologia
Social de Pichon-Rivière (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Armando de Moraes Veloso
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23,
30/6; 7/7das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Oportunizar instrumentos para uma prática
educativa transformadora e humanista. Contribuir para
um aprofundamento da valorização da subjetividade
nas relações escolares. Disponibilizar conhecimentos
para o aperfeiçoamento da prática de coordenação
de grupos.
2.5. Pensadoras da Educação(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Ana Míriam Wuensch e Carla
Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19, 26/5; 2, 16 e 23/6
das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Nas antologias de textos de fundamentos da educação
ou de teorias da educação, encontramos recorrentemente
a contribuição de autores masculinos. Pensadoras
da educação, as mulheres também têm
contribuições práticas e perspectivas
teóricas originais para pensar a experiência
humana e os projetos educacionais, escolares ou não.
Neste sentido, propomos uma abordagem direta e específica
do pensamento de seis autoras contemporâneas, brasileiras
e estrangeiras, destacando suas perspectivas diversas,
mas complementares. Acreditamos que, desta forma, profissionais
e estudantes de áreas vinculadas à educação
poderão ampliar seus referenciais e atentar para
as possibilidades de pesquisa de autoras que dialogam
com outros teóricos da educação.
2.6. Memória e História
Oral (reedição)(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Cléria Botelho da Costa
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20 e 27/5 das 14h às
18h
VAGAS: 35
EMENTA: Estimular a discussão sobre a relação
entre História e Memória. Ampliar a compreensão
das fontes históricas destacando entre estas a
História Oral. Propiciar uma visão crítica
da historiografia brasileira.
2.7. Pensar a História
EQUIPE TÉCNICA: José Otávio Nogueira
Guimarães, André Leme Lopes, Daniel Barbosa
Andrade de Faria, Juliano de Almeida Pirajá e Paula
Otero dos Santos
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20/5; 3, 10, 17 e 24/6;
1 e 8/7 das 14h 30min às 18h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Concentra-se tematicamente na questão da
presença da cultura antiga na formação
de determinadas categorias do moderno pensamento histórico
ocidental.
2.8. Questões de Aprendizagem na perspectiva histórico
cultural
EQUIPE TÉCNICA: Mª Carmen V. R. Tacca, Elisabeth
Tunes, Paixão Marilete A. Pinheiro, Raimundo Nonato
da Silva e Claudia Vera Jankowski
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20/5; 3, 10, 17, 24/6;
1 e 8/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Temos muito a explorar e compreender sobre os
processos de aprendizagem e, particularmente, das “dificuldades
de aprendizagem”, pois este é ainda um campo de
estudo pouco explorado, pouco caracterizado e identificado,
no entanto muito solicitado tendo em vista o grande número
de alunos que ficam retidas no processo de escolarização.
A abordagem histórico-cultural pode trazer novas
compreensões a este tema remetendo a considerações
das relações sociais estabelecidas na sala
de aula.
2.9.
Repensando o Ensino de Filosofia XII
EQUIPE TÉCNICA: Ana Míriam Wuensch, Andréa
de F. F. Negrão, Antônio Z. B. Oliveira e
Carla L.Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 10, 17 e 24/6 das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Refletir e apontar caminhos para a redimensão
da prática docente em filosofia de forma significativa,
articulada e interdisciplinar.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
3.1.
Astronáutica e Ciências do Espaço
– Satélites e Plataformas Espaciais Módulo
I (gratuito)
EQUIPE TÉCNICA: José Leonardo Ferreira,
Petrônio Noronha Souza, Cássio Costa Laranjeiras,
Carlos Eduardo Quintanilha e Gabriel B. G. Silva
DATAS/HORÁRIO: 12, 13 e 14/4 das 14h às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: Satélites ( Revisão histórica,
estrutura básica de funcionamento), Plataformas
Espaciais (Estrutura básica de funcionamento de
satélites multi-missão, estações
espaciais, aplicações de satélites
no cotidiano), Oficina- Construindo Pequenos Satélites
Demonstrativos.
Este curso é promovido pelo Fórum
Permanente de Professores e pelo programa AEB Escola,
da Agência Espacial Brasileira.
3.2. Projeto na Escola: Plantas Medicinais
EQUIPE TÉCNICA: Eliane M. Guimarães, Ariana
Dantas A. C. Filgueiras, Renata Martins Correa e Naiá
Camelo Vilas Boas
DATAS/HORÁRIO: 29/3; 5, 12, 19, 26/4; 3, 10, 17,
24 e 31/5 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso faz parte do projeto de Plantas Medicinais
que está sendo implantado na FAL com o intuito
de possibilitar a implantação de hortas
de plantas medicinais nas escolas públicas do DF
e de levar às crianças o conhecimento da
medicina tradicional juntamente com a pesquisa científica
sobre o tema, resgatando e fortalecendo o conhecimento
popular da nossa medicina tradicional.
3.3. O uso das imagens no ensino de Ciências
EQUIPE TÉCNICA: Maria Helena da Silva Carneiro
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5; 7, 14,
21 e 28/6 das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 40
EMENTA: O curso tem como objetivo central discutir com
os professores o papel pedagógico das imagens no
ensino de Biologia, analisar e propor atividades didáticas
que tenham esta forma de linguagem como um dos recursos.
3.4. Formas Diferenciais: Uma Introdução(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Luiz de Oliveira Amorim
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5; 7, 14,
21 e 28/6 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Os teoremas de Green, Stokes e Gauss são
o ponto culminante da disciplina Cálculo 3, que
normalmente encerra o módulo de Cálculo
da maioria dos currículos dos Cursos de Ciências
Exatas. Por motivos didáticos, não são
apresentadas provas destes teoremas nos cursos de Cálculo,
sendo enfocada prioritariamente a utilização
das fórmulas a eles concernentes nos diversos casos
que ocorrem em Ciência e em Engenharia. Este curso
se baseará no excelente livro, já esgotado,
Formas Diferenciais e Aplicações, do renomado
geômetra brasileiro, Manfredo Perdigão do
Carmo, propõe de modo agradável uma revisão
dos principais tópicos do Cálculo de várias
variáveis e uma introdução segura
aos conceitos essenciais a um primeiro contato com a demonstração
do Teorema de Stokes, bem como suas aplicações
à Teoria do Campo.
3.5. Vetores, Matrizes &
Determinantes(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Luiz de Oliveira Amorim
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5; 7, 14,
21 e 28/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: A Geometria Analítica baseia-se na idéia
de representar os pontos da reta por números reais,
os pontos do plano por pares ordenados e os pontos do
espaço por ternos ordenados de números reais.
Dentro dessa concepção, as linhas e as superfícies,
no plano e no espaço, são descritas por
meio de equações o que permite tratar algebricamente
muitas questões geométricas e, reciprocamente,
interpretar de forma geométrica certas situações
algébricas. A abordagem vetorial, que simplifica
o relacionamento entre aspectos algébricos e geométricos
do Espaço , pode ajudar o professor do Ensino Médio
a tornar mais significativos os conteúdos que leciona
relacionados com os tópicos do curso.
3.6. Modelos Lineares e
suas Aplicações(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Raquel Carneiro Dörr
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 7, 10, 14, 17, 21, 24,
31/5; 7, 14, 18, 21, 25 e 28/6; 5/7 das 9h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Problemas práticos, em diferentes áreas
de conhecimento, têm modelos representados por equações
e inequações lineares. Estas aplicações
podem ser usadas por professores do ensino médio
como elemento motivador no estudo de matrizes e soluções
de sistemas lineares.
3.7. Conhecimento do meio
físico no Ensino de Ciências da Natureza(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Edi Mendes Guimarães e Selma
Aparecida Roriz
DATAS/HORÁRIOS: 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5 das 14h
às 18h; 21/5 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso propõe apresentar aos participantes
técnicas simples para o estudo do ambiente físico
inorgânico (Geoambiente), integrando o estudo do
espaço, dos materiais, das formas de energia e
do tempo. Serão tratadas as inter-relações
dos fatores abióticos (ar, água, solo, rochas,
sedimentos) com os fatores bióticos e antrópicos
para a compreensão interdisciplinar do Ambiente
Natural e dos fatores culturais e tecnológicos.
3.8. Ensino de Biologia a partir de uma perspectiva histórica
EQUIPE TÉCNICA: Maria Helena da Silva Carneiro
DATAS/HORÁRIO: 14, 21 e 28/5; 4, 11, 18 e 25/6;
2/7 das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Nos últimos anos, alguns autores – Mathews,
1995; Wandersee, 1998 - têm defendido a inclusão
da perspectiva histórica e filosófica no
ensino de ciências, pois acreditam que esta abordagem
pode humanizar mais as ciências e aproximá-las
dos interesses pessoais e culturais de uma comunidade,
além de tornar as aulas mais desafiadoras e reflexivas.
O curso que ora propomos tem como objetivos discutir com
os professores o papel pedagógico da História
da Biologia no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos
biológicos, analisar propostas pedagógicas
que possuem esta abordagem e propor novas atividades didáticas.
3.9. Curso de Jardinagem Orgânica - Módulo
I
EQUIPE TÉCNICA: Carmen Regina M.A.Correia e Renata
Rangel de A. Jorge
DATAS/HORÁRIO: 30/4; 7, 14, 21/5; 4, 11, 18 e 25/6
das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: O curso pretende associar valores estéticos
numa inserção conjuntural e manejo orgânico
de jardins, possibilitando aos participantes conhecimentos
básicos no manejo ecológico dos recursos
naturais, podendo inclusive despertá-los para atividades
que possam trazer retorno financeiro. Como atividade pedagógica,
possibilita aos participantes uma visão olística
do meio-ambiente, facilitando aos docentes o uso das relações
entre as ciências exatas, biológicas e humanas.
3.10. Tópicos de
Álgebra Superior para Professores – Parte I(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Rui Seimetz
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14,
21 e 28/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: O professor de Matemática que atua no Ensino
Básico, no escasso tempo que lhe resta da rotina
diária de preparar e ministrar suas aulas, conta
com poucas fontes de referências para elucidar possíveis
perguntas e situações ocorridas em sala.
Este curso busca atender essa demanda referente a conjuntos
e números naturais.
3.11. A atmosfera terrestre
numa abordagem teórica e experimental(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Roberto Ribeiro da Silva, Geraldo
A. L. Ferreira e Joice de Aguiar Baptista
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5; 7 e
14/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: As diretrizes atuais para o ensino de Ciências
recomendam o desenvolvimento do ensino por meio de temas.
O curso buscará desenvolver com os professores
um conjunto de atividades envolvendo diferentes estratégias
que terão por base a execução de
experimentos e uso de livros paradidáticos.
3.12. Astronáutica e Ciências do
Espaço - Veículos Lançadores de Satélites
Módulo II (gratuito)
EQUIPE TÉCNICA: José Leonardo Ferreira,
José Bezerra P. Filho, Carlos Eduardo Quintanilha
e Gabriel B. G. Silva
DATAS/HORÁRIO: 17, 18 e 19/5 das 14h às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: A I Guerra Mundial e os Aviões; A II Guerra
Mundial e os Foguetes; A Corrida Espacial: URSS e EUA;
A Guerra Fria; O Sputnik e Yuri Gagarin; O Homem na Lua;
A Estação Espacial Internacional; Santos
Dumont; Casimiro Montenegro Filho; O Centro Técnico
Aeroespacial; O Instituto Tecnológico de Aeronáutica;
O Primeiro Lançamento do Território Nacional;
Os Foguetes da Série Sonda; A Missão Espacial
Completa Brasileira; O Veículo Lançador
de Satélites (VLS); O Centro de Lançamento
de Alcântara (CLA); O Estágio Atual do Programa
Espacial Brasileiro.
A Operação de Lançamento do VLS-V02;
Montando o VLS; Construindo e Lançando Foguetes.
Este curso é promovido pelo Fórum
Permanente de Professores e pelo programa AEB Escola,
da Agência Espacial Brasileira.
3.13.
Projeto nas Escolas: Hortas Orgânicas
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Eliane M. Guimarães, Jean
Kleber A. Mattos, Ailton Andrade e Gustavo Correa de Assis
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 11, 18, 25/6; 2/7 das
8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O projeto de plantas medicinais que está
sendo implantado na Fazenda Água Limpa tem por
objetivo subsidiar propostas de trabalhos com plantas
medicinais nas escolas. Por outro lado, a formação
de hortas nas escolas tem sido uma alternativa pedagógica
para o desenvolvimento de projetos de ensino com abordagem
interdisciplinar. Para subsidiar o trabalho do professor,
oferecemos o curso de horta orgânica separado do
curso de plantas medicinais, com a possibilidade de formação
de vários tipos de projetos nas escolas: produção
de mudas de plantas medicinais, formação
de hortas comestíveis, formação de
pomar e etc.
3.14.
Óleos Vegetais: Extração e Fabricação
de Biodísel – A (reedição)(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Anselmo Ziani Suarez
DATAS/HORÁRIO: 7, 14, 21, 28/6 das 14h às
18h; 11, 18, 25/6 das 8h às 12h
VAGAS: 15
EMENTA: Conceitos básicos sobre óleos e
gorduras, incluindo-se a obtenção destes
e a sua transformação em biodísel.
Enfoque teórico, enfatizando as questões
químicas, econômicas, políticas e
ambientais envolvidas, bem como a realização
de experimentos práticos de obtenção
de óleos e gorduras e biodísel.
3.15.
Óleos Vegetais: Extração e Fabricação
de Biodísel – B (reedição)(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Anselmo Ziani Suarez
DATAS/HORÁRIO: 07, 11, 14, 18, 21, 25 e 28/6 das
14h às 18h
VAGAS: 15
EMENTA: Conceitos básicos sobre óleos e
gorduras, incluindo-se a obtenção destes
e a sua transformação em biodísel.
Enfoque teórico, enfatizando as questões
químicas, econômicas, políticas e
ambientais envolvidas, bem como a realização
de experimentos práticos de obtenção
de óleos e gorduras e biodísel.
3.16.
Astronáutica e Ciências do Espaço
para Professores Modulo III – Astronomia Espacial
(gratuito)
EQUIPE TÉCNICA: José Leonardo Ferreira,
João B. Canalle e Carlos Eduardo Quintanilha
DATAS/HORÁRIO: 29, 30/6 e 1.º/7 das 14h às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: Este módulo visa mostra aos professores
do ensino fundamental e médio como podem ser construídos
vários experimentos didáticos que facilitem
o ensino dos astronômicos.
Serão realizados vários experimentos em
oficinas de astronomia.
Este
curso é promovido pelo Fórum Permanente
de Professores e pelo programa AEB Escola, da Agência
Espacial Brasileira.
CURSOS
INTERDISCIPLINARES
4.1.
Saúde Sexual Reprodutiva e Prevenção
de DST/aids nas Escolas
EQUIPE TÉCNICA: Mário Ângelo Silva,
Adelyany B. dos Santos, Alexandra de S. Trivelino, Elber
E. C. Nosolini, Edison Oliveira Alves, Aminata Diop e
Lorena Antunes
DATAS/HORÁRIO: 25 e 27/4; 2, 4, 9, 11, 16 18, 23
e 25/5 das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso tem por objetivo contribuir para a viabilização
do programa "Saúde e Prevenção
de DST/Aids nas Escolas", em fase de implementação
no Distrito Federal, em articulação com
as Secretarias de Saúde e de Educação
do DF; propiciar a aquisição de conhecimento
sobre temas e questões relacionadas com adolescência,
sexualidade, cidadania, participação social
e advocacy (compreendida como defesa de direitos e visibilidade
social); propiciar aquisição de informação
e conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva,
e prevenção e assistência no campo
das DST/aids; estimular e orientar o processo de implementação
de ações contínuas e sustentáveis
de promoção da saúde sexual e reprodutiva,
e prevenção das DST/aids entre estudantes,
professores, servidores e familiares.
4.2. Leituras Formativas: Literatura e Sociedade
em Sala de Aula
EQUIPE TÉCNICA: Ana Laura dos Reis Corrêa,
Hermenegildo Bastos, Isabel Brunacci, André Matias
Nepomuceno e Alexandre Simões Pilati
DATAS/HORÁRIO: 27/4; 4, 11, 18 e 25/5 das 14h às
18h
VAGAS: 40
EMENTA: Tendo sido realizado em primeira edição,
no segundo semestre de 2004, pelo grupo de pesquisa literatura
e modernidade periférica, coordenado pelo prof.
Hermenegildo Bastos, o curso Leituras Formativas na segunda
edição caracteriza-se pelo aprofundamento
das discussões acerca da utilização
da crítica histórica no ensino da literatura
do ensino médio. Como um dos parâmetros do
PAS é a interdisciplinaridade, a mirada histórica
e social da literatura possibilita ao professor ir além
do trato meramente estilístico com o texto literário,
utilizando-o como ferramenta de compreensão e interpretação
da realidade.
4.3. A Escola e o Professor como
Agentes de Prev. de Suicídio(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Marcelo Tavares, Cristina Marcos
de Moura e Simone Bohry de Oliveira
DATAS/HORÁRIO: 27/4; 4, 11, 18 e 25/5; 1, 8 e 15/6
das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso visa capacitar professores, pedagogos,
psicólogos educacionais e outros membros das escolas
a: 1) reconhecerem o contexto que torna o suicídio
de jovens entre 15 e 25 anos a terceira maior causa de
morte no Brasil e no mundo (MS e OMS); 2) se capacitarem
para desenvolver programas de prevenção
e fortalecimento da capacidade de enfrentamento para promover
a auto-estima, a auto- expressão, o auto-conhecimento
e a consolidação da identidade de adolescentes
nas escola; e 3) sensibilizarem as escolas e colegas de
trabalho para a atuação preventiva.
4.4. Conhecendo as Árvores
de Brasília I(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Ernane N. Silva, Pedro Henrique
N. Rabelo e Irving M. Silveira
DATAS/HORÁRIOS: 27, 28/4 das 18h às 20h;
3, 10, 17, 24 e 31/5 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Há uma grande diversidade de espécies
utilizadas na arborização da cidade. Em
Brasília há plantas na arborização
pertencentes a diversos biomas, como Mata Atlântica,
Amazônia, Caatinga, Pantanal e Cerrado. Existe uma
procura rotineira de pessoas, dos mais variados grupos,
querendo saber qual o nome de determinada planta, suas
origens, utilidades, médotos de propagação
etc.
4.5.
Oficina Interdisciplinar de Leitura e Produção
de Textos(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Sérgio Bretas de Almeida
Salles, Maria Luiza Gastal, Ana Míriam Wüensch
e Heloisa Lima Salles
DATAS/HORÁRIO: 17, 24, 31/5; 7 e 14/6 das 14h às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: Capacitar professores da educação
básica na elaboração de projetos
educacionais interdisciplinares, com vistas ao desenvolvimento
da aprendizagem significativa. Promover a utilização
de material jornalístico selecionado em termos
de temas transversais na elaboração de atividades
didático-pedagógicas. Favorecer a reflexão
acerca de questões educacionais, em particular
no que se refere ao desenvolvimento de instrumentos didático-pedagógicos.
4.6.
Humanização, Acolhimento e Vinculo na Atenção
à Saúde(cancelado)
EQUIPE
TÉCNICA: Mário Ângelo Silva, Denise
Doneda, Cristina Fernandes e Wânia Carvalho
DATAS/HORÁRIO: 14/6 das 8h às 10h e das
10h 30min às 12h 30min; das 14h às 16h e
das 16h 30min às 18h 30min
VAGAS: 80
EMENTA: Este curso tem por objetivos propiciar o debate
sobre as políticas atuais de humanização
da promoção e atenção à
saúde; Aprofundar concepções e reflexões
sobre acolhimento, vínculo e abordagem integral
à saúde; Difundir concepções
e orientações profissionais e práticas
na abordagem da humanização da promoção
e atenção à saúde.
EDUCAÇÃO
ESPECIAL
5.1. Curso para Atendimento a Pessoas com Necessidades
Especiais
EQUIPE TÉCNICA: Maria Inês Gandolfo Conceição,
Rosana Maria Tristão, Patrícia Neves Raposo,
Eneida Bueno Benevides, Glaura Borges M. G. Evangelista,
Audrey Regina Magalhães braga, Sandra Patrícia
de Faria do Nascimento, Marcelo de França e Maria
Inês Von Gal Milanezi
DATAS/HORÁRIO: 30/3; 6, 13, 20, 27/4; 4, 11, 18,
25/5; 1/6 das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso visa a capacitar professores, pedagogos,
psicólogos educacionais e outros membros das escolas
a: 1) conhecer as diferentes formas de deficiência;
2) identificar as potencialidades nas diferentes deficiências;
3) sensibilizar e disseminar a política de construção
de sistemas educacionais para todos.
5.2. Ensino de Química para Deficientes Visuais
EQUIPE TÉCNICA: Gerson de Souza Mol e Patricia
Neves Raposo
DATAS/HORÁRIOS: 27/4; 11, 18 e 25/5; 8, 15/6 das
14h às 18h 10min, 22/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: A Política Educacional Brasileira prevê
apoio a alunos com necessidades especiais no ensino regular,
em diferentes níveis. O aluno deficiente visual
(DV) necessita de atendimento complementar, por não
ter acesso a informações presentes em materiais
didáticos convencionais. Isso implica na necessidade
de adaptação e capacitação
de professores para trabalhar com esses alunos. Por ser
o Ensino de Química baseado em linguagem especifica
e atividades experimentais, o curso propõe o desenvolvimento
de metodologias que possibilitem uma maior inclusão
educacional e social de alunos DV.
|