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Programação de Eventos 2005
           
 

Formulário de Inscrição

Acompanhamento de inscrição
e reimpressão de boletos
 

Datas, Horários e Locais de Realização dos Cursos

 

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

1.1. Técnicas em Massagem II (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Cláudia Maria Goulart dos Santos, Alexsandra Maria Ferreira da Silva e Lorena Mazarella Charbel L. Guimarães
DATAS/HORÁRIO: 25, 26, 27, 28/4; 2, 3, 4 e 5/5; 10 e 12/6 das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Capacitar professores da educação especial a aplicar técnicas de massagem, e os do ensino médio e fundamental a aplicar conteúdos inovadores.

1.2. Poesia e Canção Popular na Escola
(reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Adalberto Muller Júnior
DATAS/HORÁRIO: 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1 e 8/6 das 18h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar criticamente os modos de utilização dos textos de poesia e de canção popular em sala de aula. Apresentar e discutir criticamente novos métodos de leitura de poesia em sala de aula. Apresentar e discutir a leitura intersemiótica do texto da canção popular. Efetuar exercícios de leitura e interpretação de textos de poesia e canção para verificação dos modelos teóricos apresentados. Apresentar um panorama da produção de poesia e de canção popular no século XX. Apresentar e analisar textos audiovisuais de videoclipe e clipoema.

1.3. Aprendendo a jogar e a ensinar Críquete – “BETE”
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Rezende, Ian Lawrence Webster, Vincent Bastik, David Castro e Josino Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 7, 14, 21, 28/7; 4/8 das 17h às 19h
VAGAS: 30
EMENTA: Aprender a jogar Críquete tem por finalidade fomentar a prática do esporte entre os brasilienses. Deve-se lembrar que o Críquete é praticado num campo de características semelhantes aos campos de futebol, o que facilita a disseminação da modalidade no Brasil, onde geralmente toda cidade tem pelo menos um campo de futebol.

1.4. Poema e Música: um método dialógico de leitura no ensino médio
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco e Marília de Alexandria
DATAS/HORÁRIO:28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 7/7 das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Análise da interdisciplinaridade como elemento de integração teoria e prática com o texto poético e a música. O sentido aplicado do dialogismo de Mikhail Bakhtin e a importância de atividades didático-pedagógicas entrelaçadas em nova rede curricular. Exemplos de músicas e poemas, do século XX até os dias atuais, com temas comuns. Análise da musicalidade nas palavras-versos dos poemas. A interação autor-leitor e o poema como duplicidade unívoca: ritmo e mensagem. Proposta de metodologia de ensino integrando música e poema, aluno e leitura, sociedade e literatura.

1.5. Projeto Político-Pedagógico da Educação Física Escolar
EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende e David Castro
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 4, 11, 18, 25/8; 1, 15 e 22/9 das 14h às 16h
VAGAS: 30
EMENTA: A discussão sobre o projeto político-pedagógico da Educação Física escolar (a Educação Física que queremos...) até o momento vem sendo realizada num contexto marcado por posições ideológicas que conduzem à contraposição entre as propostas pedagógicas correlacionadas com cada uma das demandas tradicionais da Educação Física: esporte, saúde, educação, lazer e estética. Pretende-se, ao longo do curso, adotar uma postura que valorize as contribuições específicas de cada uma dessas propostas (evitando a imposição de uma sobre as demais: como se o esporte fosse mais importante que a saúde ou o lazer). A reaproximação entre as diferentes propostas educacionais da Educação Física conduz a uma revisão ampla do projeto político-pedagógico a ser desenvolvido no âmbito escolar, como também possui significativas implicações para a definição do perfil de formação do professor de
Educação Física, o que não pode ser realizado sem a participação direta do professor que está familiarizado com o cotidiano escolar.

1.6. Formação de Professores: Alfabetização de Jovens e Adultos
EQUIPE TÉCNICA: Maria Izabel Santos Magalhães
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 18, 25/8; 8, 15, 22, 29/9; 6, 13, 20, 27/10; 24/11; 2, 6, 9 e 16/12 das 15h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: O presente curso se justifica pela contribuição que oferece à formação de professores, para que sejam capazes de lidar com as representações identitárias de gênero, raça e classe social, sem reproduzir posturas conservadoras, mas, ao mesmo tempo, propondo uma reflexão viável sobre a relação entre discurso e prática social no âmbito dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que leve à transformação da própria prática.

1.7. Aprendendo a jogar e a ensinar Badminton (cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Jorge A.B. Serique, Cícero César Paz das Neves, George Washington dos Santos e Manoel Rodrigues Siqueira
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17, 24/6; 1/7 das 18h às 21h
VAGAS: 30
EMENTA: A realização do Curso – Aprenda a jogar Badminton tem por finalidade fomentar a divulgação da prática desse esporte entre os brasilienses, principalmente em âmbito escolar.


1.8. As Imagens em movimento e seu uso como recurso didático
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Georgete Medleg Rodrigues e Nôga Maria Santis Ribeiro
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 6, 13, 20, 27/6; 5, 12, 19, 26/8; 2, 9, 23/9; 14, 21, 28/10; 4, 11, 18, 25/11; 2/12 das 9h às 12h, 16/9 e 7/10 das 8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: Desde o século XX as imagens, particularmente as imagens em movimento, têm sido parte essencial da percepção que as sociedades e os indivíduos contemporâneos têm de si e do mundo. Essas imagens, na verdade, condicionam mesmo essa percepção. Filmes como recurso didático têm sido amplamente utilizados por professores em todos os níveis de ensino, embora, geralmente, esse recurso não seja devidamente explorado. A proposta do curso, combinando aspectos teóricos e práticos, visa a preencher essa lacuna na formação dos professores.


1.9. Oficina: Interação de Saberes (cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Teresa Paiva Chaves
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20/5; 3, 10, 17, 24/6; 5, 12, 19, 26/8; 2, 16, 30/9; 14/10; 18, 25/11; 2 e 9/12 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Promover a interação entre conhecimentos gerados nos meios acadêmicos, escolares e no cotidiano com base nas referências sócio-culturais, na (re)construção da memória e da história dos processos de formação do Distrito Federal, com ênfase na cultura, na história oral e na imagem, na consideração de experiências cotidianas tanto dos alunos quanto de professores e demais grupos da população.

1.10. Vídeo: Literatura e Dança
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Soraia M. Silva e Ricardo Araujo
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17 e 24/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Levar aos pesquisadores a possibilidade de trabalhar com meios multidisciplinares, tais como literatura e dança por intermédio das novas tecnologias.


1.11. Cultura Afro-Brasileira em contexto: América do Sul - Caribe

EQUIPE TÉCNICA: Luis Ferreira Makl e Nelson F. I. Silva
DATAS/HORÁRIO: 30/4; 7, 14, 21, 28/5; 4, 11 e 18/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Uma introdução ao estudo da cultura afro-brasileira, nos seus aspectos expressivos e políticos e na inter-relação entre estes, contextualizados na história e nas culturas dos afro-descendentes da América do Sul e do Caribe.
Observação: O curso consiste em dois níveis; o segundo dará preferência a professores que fizeram o primeiro nível ou o curso "As Culturas Afro-Brasileiras no contexto da América do Sul" em 01/2004 ou 2/2004.

1.12. Escola e Relações Raciais no Brasil: Desafios da Lei 10.639
EQUIPE TÉCNICA: Nelson F.I. da Silva e Paula C.Vilas
DATAS/HORÁRIO: 30/4; 7, 14, 21 e 28/5; 4, 11 e 18/6 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Conhecimento e discussão da lei 10.639, seu contexto e antecedentes. Abordagem de conteúdos vinculados à cultura afro-brasileira e a problemática das relações raciais no Brasil contemporâneo. Elaboração de estratégias e pedagógico -didáticas que contemplem a realidade escolar do participante para a implementação da lei na sua instituição.
* Observação: O curso consiste em dois níveis; o segundo dará preferência a professores que fizeram o primeiro nível ou o curso "Pluralidade Cultural na Escola: Desafios da lei 10.679" em 01/2004 ou 02/2004.

1.13. Leitura e Interpretação de Textos em Língua Inglesa (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Gilberto Antunes Chauvet e Núbia Batista de Souza
DATAS/HORÁRIO: 25/4; 2, 9, 16 e 23/5 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação da UnB com os professores de inglês do ensino médio, por meio de atividades de leitura e interpretação de textos.

1.14. Uma Breve História da Música Ocidental (reedição)(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Ebnezer M. Nogueira da Silva
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20 e 27/5; 3/6 das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: O objetivo principal é estudar a música ocidental em linhas gerais, que possibilite uma visão rápida das características estéticas e históricas dessa música. O compositor e sua música nos diferentes períodos serão abordados de maneira a possibilitar esse entendimento.

1.15. A escola em rede na prevenção do uso indevido de drogas

EQUIPE TÉCNICA: Maria.Fátima Olivier Sudbrack, Maria Inês Gandolfo Conceição e Liana Fortunato Costa
DATAS/HORÁRIOS: 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 8, 15 e 22/6 das 14h às 18h, 1/6 das 8h às 12h e das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: O consumo de drogas entre escolares aumenta significativamente, constituindo sempre desafio para os educadores que, por sua vez mostram-se muito despreparados para abordar este tema no quotidiano escolar, conforme prevê a Política Nacional sobre Drogas (PND) da SENAD (Secretaria nacional Antidrogas). O PRODEQUI vem sendo solicitado a contribuir com a formação de educadores tanto pelas instituições do governo federal (SENAD e Ministério da Educação e Saúde) como pelos próprios educadores das escolas. Existe, pois, uma demanda retida junto ao PRODEQUI de cursos para a prevenção do uso indevido de drogas no contexto da escola.
No decorrer do ano de 2003 a equipe do PRODEQUI elaborou material pedagógico original e desenvolveu um projeto piloto em curso à distância.
O presente curso, além de atender a demanda dos professores do DF, permitirá ampliar o estudo da metodologia em construção.

1.16. Conhecimento em música: bases pedagógicas
EQUIPE TÉCNICA: Cristina Grossi e Maria Beatriz Lemos
DATAS/HORÁRIO: 27/4; 4, 11, 18 e 25/5; 1, 8, 15, 22 e 29/6 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Bases pedagógicas da música como conhecimento nas educação infantil e nas séries iniciais. Jogos e brincadeiras com os elementos da linguagem musical.


1.17. Papel Artesanal (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Thérèse Hofmann Gatti e Maria José da Cunha
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16 e 23/6 das 14h às 18h
VAGAS: 12
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras secundárias (papel pós-consumo) e fibras celulósicas não-madeireiras.

1.18. Educação Física e Ciência: como pesquisar? (cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende e Josino Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 12/5; 2, 16, 30/6; 7/7; 4, 18/8; 8, 22/9; 13, 27/10; 10 e 24/11 das 14h às 16h
VAGAS: 30
EMENTA: A superação da crise de identidade da Educação Física, que tenta definir qual é a sua função social e educativa, requer uma discussão conceitual que resgate suas raízes históricas e reflita sobre a postura que assume frente às demandas sociais relacionadas com os diferentes tipos e modalidades de práticas corporais. Essa discussão fornece os subsídios necessários para o envolvimento do professor de Educação Física com a problematização da sua prática pedagógica, colocando-se como sujeito da produção do conhecimento científico. Pretende-se, dessa maneira, instrumentar o professor de Educação Física para fazer uma leitura crítica da literatura científica, aproximando-se do universo acadêmico, como também, e principalmente, capacitá-lo para a realização de pesquisa sobre o seu próprio fazer pedagógico e sobre a realidade do cotidiano escolar.


1.19. Sociedade, Literatura e Ensino: o mundo na sala de aula
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 16, 23 e 30/6; 7/7 das 14h às 18h
VAGAS: 32
EMENTA: Conceitos de “leitura de mundo”. O sentido aplicado do dialogismo de Mikhail Bakhtin – a pessoa em seu mundo; o aluno (e o professor) em sua escola. A interação dialógica autor-leitor e a leitura como objetivo de conscientização sócio-cultural. Linhas teóricas mais representativas, desde o início do século XX. Contemporaneidade da prática da leitura e objetivos de aplicação educacional. Relação entre leitura, ensino e literatura. Itens significativos: papel do professor, do aluno e da família como elementos essenciais no processo da leitura. Proposta de metodologia de ensino integrando aluno e leitura, sociedade e escola.

1.20. Contribuições para o Ensino de Leitura (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Márcia Elizabeth Bortone
DATAS/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23 e 30/6 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: A leitura como um processo sociointeracional e funcional; metodologias acerca da leitura inferencial; metodologias acerca da intertextualidade na leitura; metodologias acerca da leitura da Música Popular Brasileira.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

2.1. Atualização em Sociologia (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Sadi Dal Rosso, Brasilmar F. Nunes, Mariza Veloso Motta Santos, Berlindes Astrid, Arthur Trindade M. Costa, Luis Augusto S. de Gusmão, Eurico A. G. dos Santos, Lourdes Maria Bandeira e Christiane Ferreira Nunes
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20/5; 3, 10, 17, 24/6; 1, 8/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Atualização em teoria sociológica e em sociologias especiais. Análise e sugestões de melhoria dos programas de Sociologia adotados no ensino médio.

2.2. Cidadania, Poder e República
EQUIPE TÉCNICA: Celso Silva Fonseca
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17 e 24/6; 1/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: A partir da literatura histórica, jurídica, política, sociológica e econômica, dispor ao aluno instrumental teórico-metodológico que lhe permita comprender as deliberações empreendidas pela sociedade brasileira e as contradições e adversidades advindas.

2.3. Cinema e Filosofia: para filosofar na sala de aula
EQUIPE TÉCNICA: Ana Miriam Wuensch, Andréa de F. F. Negrão, Antônio K. B. Oliveira e Carla L.Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20 e 27/5; 3/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Pensar o Mundo através do cinema. A ação do homem sob influência dos filmes. A linguagem cinematográfica como forma de aproximação da realidade existencial.

2.4. Introdução à Psicologia Social de Pichon-Rivière (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Armando de Moraes Veloso
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 7/7das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Oportunizar instrumentos para uma prática educativa transformadora e humanista. Contribuir para um aprofundamento da valorização da subjetividade nas relações escolares. Disponibilizar conhecimentos para o aperfeiçoamento da prática de coordenação de grupos.

2.5. Pensadoras da Educação(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Ana Míriam Wuensch e Carla Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 28/4; 5, 12, 19, 26/5; 2, 16 e 23/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Nas antologias de textos de fundamentos da educação ou de teorias da educação, encontramos recorrentemente a contribuição de autores masculinos. Pensadoras da educação, as mulheres também têm contribuições práticas e perspectivas teóricas originais para pensar a experiência humana e os projetos educacionais, escolares ou não. Neste sentido, propomos uma abordagem direta e específica do pensamento de seis autoras contemporâneas, brasileiras e estrangeiras, destacando suas perspectivas diversas, mas complementares. Acreditamos que, desta forma, profissionais e estudantes de áreas vinculadas à educação poderão ampliar seus referenciais e atentar para as possibilidades de pesquisa de autoras que dialogam com outros teóricos da educação.


2.6. Memória e História Oral (reedição)(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Cléria Botelho da Costa
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20 e 27/5 das 14h às 18h
VAGAS: 35
EMENTA: Estimular a discussão sobre a relação entre História e Memória. Ampliar a compreensão das fontes históricas destacando entre estas a História Oral. Propiciar uma visão crítica da historiografia brasileira.


2.7. Pensar a História

EQUIPE TÉCNICA: José Otávio Nogueira Guimarães, André Leme Lopes, Daniel Barbosa Andrade de Faria, Juliano de Almeida Pirajá e Paula Otero dos Santos
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20/5; 3, 10, 17 e 24/6; 1 e 8/7 das 14h 30min às 18h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Concentra-se tematicamente na questão da presença da cultura antiga na formação de determinadas categorias do moderno pensamento histórico ocidental.

2.8. Questões de Aprendizagem na perspectiva histórico cultural

EQUIPE TÉCNICA: Mª Carmen V. R. Tacca, Elisabeth Tunes, Paixão Marilete A. Pinheiro, Raimundo Nonato da Silva e Claudia Vera Jankowski
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20/5; 3, 10, 17, 24/6; 1 e 8/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Temos muito a explorar e compreender sobre os processos de aprendizagem e, particularmente, das “dificuldades de aprendizagem”, pois este é ainda um campo de estudo pouco explorado, pouco caracterizado e identificado, no entanto muito solicitado tendo em vista o grande número de alunos que ficam retidas no processo de escolarização. A abordagem histórico-cultural pode trazer novas compreensões a este tema remetendo a considerações das relações sociais estabelecidas na sala de aula.

2.9. Repensando o Ensino de Filosofia XII
EQUIPE TÉCNICA: Ana Míriam Wuensch, Andréa de F. F. Negrão, Antônio Z. B. Oliveira e Carla L.Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 10, 17 e 24/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Refletir e apontar caminhos para a redimensão da prática docente em filosofia de forma significativa, articulada e interdisciplinar.

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

3.1. Astronáutica e Ciências do Espaço – Satélites e Plataformas Espaciais Módulo I (gratuito)
EQUIPE TÉCNICA: José Leonardo Ferreira, Petrônio Noronha Souza, Cássio Costa Laranjeiras, Carlos Eduardo Quintanilha e Gabriel B. G. Silva
DATAS/HORÁRIO: 12, 13 e 14/4 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Satélites ( Revisão histórica, estrutura básica de funcionamento), Plataformas Espaciais (Estrutura básica de funcionamento de satélites multi-missão, estações espaciais, aplicações de satélites no cotidiano), Oficina- Construindo Pequenos Satélites Demonstrativos.
Este curso é promovido pelo Fórum Permanente de Professores e pelo programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira.

3.2. Projeto na Escola: Plantas Medicinais
EQUIPE TÉCNICA: Eliane M. Guimarães, Ariana Dantas A. C. Filgueiras, Renata Martins Correa e Naiá Camelo Vilas Boas
DATAS/HORÁRIO: 29/3; 5, 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso faz parte do projeto de Plantas Medicinais que está sendo implantado na FAL com o intuito de possibilitar a implantação de hortas de plantas medicinais nas escolas públicas do DF e de levar às crianças o conhecimento da medicina tradicional juntamente com a pesquisa científica sobre o tema, resgatando e fortalecendo o conhecimento popular da nossa medicina tradicional.

3.3. O uso das imagens no ensino de Ciências
EQUIPE TÉCNICA: Maria Helena da Silva Carneiro
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5; 7, 14, 21 e 28/6 das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 40
EMENTA: O curso tem como objetivo central discutir com os professores o papel pedagógico das imagens no ensino de Biologia, analisar e propor atividades didáticas que tenham esta forma de linguagem como um dos recursos.

3.4. Formas Diferenciais: Uma Introdução
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Luiz de Oliveira Amorim
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5; 7, 14, 21 e 28/6 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Os teoremas de Green, Stokes e Gauss são o ponto culminante da disciplina Cálculo 3, que normalmente encerra o módulo de Cálculo da maioria dos currículos dos Cursos de Ciências Exatas. Por motivos didáticos, não são apresentadas provas destes teoremas nos cursos de Cálculo, sendo enfocada prioritariamente a utilização das fórmulas a eles concernentes nos diversos casos que ocorrem em Ciência e em Engenharia. Este curso se baseará no excelente livro, já esgotado, Formas Diferenciais e Aplicações, do renomado geômetra brasileiro, Manfredo Perdigão do Carmo, propõe de modo agradável uma revisão dos principais tópicos do Cálculo de várias variáveis e uma introdução segura aos conceitos essenciais a um primeiro contato com a demonstração do Teorema de Stokes, bem como suas aplicações à Teoria do Campo.


3.5. Vetores, Matrizes & Determinantes(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Luiz de Oliveira Amorim
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5; 7, 14, 21 e 28/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: A Geometria Analítica baseia-se na idéia de representar os pontos da reta por números reais, os pontos do plano por pares ordenados e os pontos do espaço por ternos ordenados de números reais. Dentro dessa concepção, as linhas e as superfícies, no plano e no espaço, são descritas por meio de equações o que permite tratar algebricamente muitas questões geométricas e, reciprocamente, interpretar de forma geométrica certas situações algébricas. A abordagem vetorial, que simplifica o relacionamento entre aspectos algébricos e geométricos do Espaço , pode ajudar o professor do Ensino Médio a tornar mais significativos os conteúdos que leciona relacionados com os tópicos do curso.

3.6. Modelos Lineares e suas Aplicações(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Raquel Carneiro Dörr
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 7, 10, 14, 17, 21, 24, 31/5; 7, 14, 18, 21, 25 e 28/6; 5/7 das 9h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Problemas práticos, em diferentes áreas de conhecimento, têm modelos representados por equações e inequações lineares. Estas aplicações podem ser usadas por professores do ensino médio como elemento motivador no estudo de matrizes e soluções de sistemas lineares.


3.7. Conhecimento do meio físico no Ensino de Ciências da Natureza(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Edi Mendes Guimarães e Selma Aparecida Roriz
DATAS/HORÁRIOS: 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5 das 14h às 18h; 21/5 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso propõe apresentar aos participantes técnicas simples para o estudo do ambiente físico inorgânico (Geoambiente), integrando o estudo do espaço, dos materiais, das formas de energia e do tempo. Serão tratadas as inter-relações dos fatores abióticos (ar, água, solo, rochas, sedimentos) com os fatores bióticos e antrópicos para a compreensão interdisciplinar do Ambiente Natural e dos fatores culturais e tecnológicos.


3.8. Ensino de Biologia a partir de uma perspectiva histórica

EQUIPE TÉCNICA: Maria Helena da Silva Carneiro
DATAS/HORÁRIO: 14, 21 e 28/5; 4, 11, 18 e 25/6; 2/7 das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Nos últimos anos, alguns autores – Mathews, 1995; Wandersee, 1998 - têm defendido a inclusão da perspectiva histórica e filosófica no ensino de ciências, pois acreditam que esta abordagem pode humanizar mais as ciências e aproximá-las dos interesses pessoais e culturais de uma comunidade, além de tornar as aulas mais desafiadoras e reflexivas.
O curso que ora propomos tem como objetivos discutir com os professores o papel pedagógico da História da Biologia no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos biológicos, analisar propostas pedagógicas que possuem esta abordagem e propor novas atividades didáticas.

3.9. Curso de Jardinagem Orgânica - Módulo I
EQUIPE TÉCNICA: Carmen Regina M.A.Correia e Renata Rangel de A. Jorge
DATAS/HORÁRIO: 30/4; 7, 14, 21/5; 4, 11, 18 e 25/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: O curso pretende associar valores estéticos numa inserção conjuntural e manejo orgânico de jardins, possibilitando aos participantes conhecimentos básicos no manejo ecológico dos recursos naturais, podendo inclusive despertá-los para atividades que possam trazer retorno financeiro. Como atividade pedagógica, possibilita aos participantes uma visão olística do meio-ambiente, facilitando aos docentes o uso das relações entre as ciências exatas, biológicas e humanas.

3.10. Tópicos de Álgebra Superior para Professores – Parte I(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Rui Seimetz
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21 e 28/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: O professor de Matemática que atua no Ensino Básico, no escasso tempo que lhe resta da rotina diária de preparar e ministrar suas aulas, conta com poucas fontes de referências para elucidar possíveis perguntas e situações ocorridas em sala. Este curso busca atender essa demanda referente a conjuntos e números naturais.


3.11. A atmosfera terrestre numa abordagem teórica e experimental(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Roberto Ribeiro da Silva, Geraldo A. L. Ferreira e Joice de Aguiar Baptista
DATAS/HORÁRIO: 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5; 7 e 14/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: As diretrizes atuais para o ensino de Ciências recomendam o desenvolvimento do ensino por meio de temas. O curso buscará desenvolver com os professores um conjunto de atividades envolvendo diferentes estratégias que terão por base a execução de experimentos e uso de livros paradidáticos.

3.12. Astronáutica e Ciências do Espaço - Veículos Lançadores de Satélites Módulo II (gratuito)
EQUIPE TÉCNICA: José Leonardo Ferreira, José Bezerra P. Filho, Carlos Eduardo Quintanilha e Gabriel B. G. Silva
DATAS/HORÁRIO: 17, 18 e 19/5 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: A I Guerra Mundial e os Aviões; A II Guerra Mundial e os Foguetes; A Corrida Espacial: URSS e EUA; A Guerra Fria; O Sputnik e Yuri Gagarin; O Homem na Lua; A Estação Espacial Internacional; Santos Dumont; Casimiro Montenegro Filho; O Centro Técnico Aeroespacial; O Instituto Tecnológico de Aeronáutica; O Primeiro Lançamento do Território Nacional; Os Foguetes da Série Sonda; A Missão Espacial Completa Brasileira; O Veículo Lançador de Satélites (VLS); O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); O Estágio Atual do Programa Espacial Brasileiro.
A Operação de Lançamento do VLS-V02; Montando o VLS; Construindo e Lançando Foguetes.
Este curso é promovido pelo Fórum Permanente de Professores e pelo programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira.

3.13. Projeto nas Escolas: Hortas Orgânicas (cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Eliane M. Guimarães, Jean Kleber A. Mattos, Ailton Andrade e Gustavo Correa de Assis
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 11, 18, 25/6; 2/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O projeto de plantas medicinais que está sendo implantado na Fazenda Água Limpa tem por objetivo subsidiar propostas de trabalhos com plantas medicinais nas escolas. Por outro lado, a formação de hortas nas escolas tem sido uma alternativa pedagógica para o desenvolvimento de projetos de ensino com abordagem interdisciplinar. Para subsidiar o trabalho do professor, oferecemos o curso de horta orgânica separado do curso de plantas medicinais, com a possibilidade de formação de vários tipos de projetos nas escolas: produção de mudas de plantas medicinais, formação de hortas comestíveis, formação de pomar e etc.

3.14. Óleos Vegetais: Extração e Fabricação de Biodísel – A (reedição)(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Anselmo Ziani Suarez
DATAS/HORÁRIO: 7, 14, 21, 28/6 das 14h às 18h; 11, 18, 25/6 das 8h às 12h
VAGAS: 15
EMENTA: Conceitos básicos sobre óleos e gorduras, incluindo-se a obtenção destes e a sua transformação em biodísel. Enfoque teórico, enfatizando as questões químicas, econômicas, políticas e ambientais envolvidas, bem como a realização de experimentos práticos de obtenção de óleos e gorduras e biodísel.

3.15. Óleos Vegetais: Extração e Fabricação de Biodísel – B (reedição)(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Anselmo Ziani Suarez
DATAS/HORÁRIO: 07, 11, 14, 18, 21, 25 e 28/6 das 14h às 18h
VAGAS: 15
EMENTA: Conceitos básicos sobre óleos e gorduras, incluindo-se a obtenção destes e a sua transformação em biodísel. Enfoque teórico, enfatizando as questões químicas, econômicas, políticas e ambientais envolvidas, bem como a realização de experimentos práticos de obtenção de óleos e gorduras e biodísel.


3.16. Astronáutica e Ciências do Espaço para Professores Modulo III – Astronomia Espacial (gratuito)
EQUIPE TÉCNICA: José Leonardo Ferreira, João B. Canalle e Carlos Eduardo Quintanilha
DATAS/HORÁRIO: 29, 30/6 e 1.º/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Este módulo visa mostra aos professores do ensino fundamental e médio como podem ser construídos vários experimentos didáticos que facilitem o ensino dos astronômicos.
Serão realizados vários experimentos em oficinas de astronomia.
Este curso é promovido pelo Fórum Permanente de Professores e pelo programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira.

CURSOS INTERDISCIPLINARES

4.1. Saúde Sexual Reprodutiva e Prevenção de DST/aids nas Escolas
EQUIPE TÉCNICA: Mário Ângelo Silva, Adelyany B. dos Santos, Alexandra de S. Trivelino, Elber E. C. Nosolini, Edison Oliveira Alves, Aminata Diop e Lorena Antunes
DATAS/HORÁRIO: 25 e 27/4; 2, 4, 9, 11, 16 18, 23 e 25/5 das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso tem por objetivo contribuir para a viabilização do programa "Saúde e Prevenção de DST/Aids nas Escolas", em fase de implementação no Distrito Federal, em articulação com as Secretarias de Saúde e de Educação do DF; propiciar a aquisição de conhecimento sobre temas e questões relacionadas com adolescência, sexualidade, cidadania, participação social e advocacy (compreendida como defesa de direitos e visibilidade social); propiciar aquisição de informação e conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva, e prevenção e assistência no campo das DST/aids; estimular e orientar o processo de implementação de ações contínuas e sustentáveis de promoção da saúde sexual e reprodutiva, e prevenção das DST/aids entre estudantes, professores, servidores e familiares.

4.2. Leituras Formativas: Literatura e Sociedade em Sala de Aula
EQUIPE TÉCNICA: Ana Laura dos Reis Corrêa, Hermenegildo Bastos, Isabel Brunacci, André Matias Nepomuceno e Alexandre Simões Pilati
DATAS/HORÁRIO: 27/4; 4, 11, 18 e 25/5 das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Tendo sido realizado em primeira edição, no segundo semestre de 2004, pelo grupo de pesquisa literatura e modernidade periférica, coordenado pelo prof. Hermenegildo Bastos, o curso Leituras Formativas na segunda edição caracteriza-se pelo aprofundamento das discussões acerca da utilização da crítica histórica no ensino da literatura do ensino médio. Como um dos parâmetros do PAS é a interdisciplinaridade, a mirada histórica e social da literatura possibilita ao professor ir além do trato meramente estilístico com o texto literário, utilizando-o como ferramenta de compreensão e interpretação da realidade.

4.3. A Escola e o Professor como Agentes de Prev. de Suicídio
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Marcelo Tavares, Cristina Marcos de Moura e Simone Bohry de Oliveira
DATAS/HORÁRIO: 27/4; 4, 11, 18 e 25/5; 1, 8 e 15/6 das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso visa capacitar professores, pedagogos, psicólogos educacionais e outros membros das escolas a: 1) reconhecerem o contexto que torna o suicídio de jovens entre 15 e 25 anos a terceira maior causa de morte no Brasil e no mundo (MS e OMS); 2) se capacitarem para desenvolver programas de prevenção e fortalecimento da capacidade de enfrentamento para promover a auto-estima, a auto- expressão, o auto-conhecimento e a consolidação da identidade de adolescentes nas escola; e 3) sensibilizarem as escolas e colegas de trabalho para a atuação preventiva.


4.4. Conhecendo as Árvores de Brasília I
(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Ernane N. Silva, Pedro Henrique N. Rabelo e Irving M. Silveira
DATAS/HORÁRIOS: 27, 28/4 das 18h às 20h; 3, 10, 17, 24 e 31/5 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Há uma grande diversidade de espécies utilizadas na arborização da cidade. Em Brasília há plantas na arborização pertencentes a diversos biomas, como Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga, Pantanal e Cerrado. Existe uma procura rotineira de pessoas, dos mais variados grupos, querendo saber qual o nome de determinada planta, suas origens, utilidades, médotos de propagação etc.

4.5. Oficina Interdisciplinar de Leitura e Produção de Textos(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles, Maria Luiza Gastal, Ana Míriam Wüensch e Heloisa Lima Salles
DATAS/HORÁRIO: 17, 24, 31/5; 7 e 14/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Capacitar professores da educação básica na elaboração de projetos educacionais interdisciplinares, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem significativa. Promover a utilização de material jornalístico selecionado em termos de temas transversais na elaboração de atividades didático-pedagógicas. Favorecer a reflexão acerca de questões educacionais, em particular no que se refere ao desenvolvimento de instrumentos didático-pedagógicos.

4.6. Humanização, Acolhimento e Vinculo na Atenção à Saúde(cancelado)
EQUIPE TÉCNICA: Mário Ângelo Silva, Denise Doneda, Cristina Fernandes e Wânia Carvalho
DATAS/HORÁRIO: 14/6 das 8h às 10h e das 10h 30min às 12h 30min; das 14h às 16h e das 16h 30min às 18h 30min
VAGAS: 80
EMENTA: Este curso tem por objetivos propiciar o debate sobre as políticas atuais de humanização da promoção e atenção à saúde; Aprofundar concepções e reflexões sobre acolhimento, vínculo e abordagem integral à saúde; Difundir concepções e orientações profissionais e práticas na abordagem da humanização da promoção e atenção à saúde.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

5.1. Curso para Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais
EQUIPE TÉCNICA: Maria Inês Gandolfo Conceição, Rosana Maria Tristão, Patrícia Neves Raposo, Eneida Bueno Benevides, Glaura Borges M. G. Evangelista, Audrey Regina Magalhães braga, Sandra Patrícia de Faria do Nascimento, Marcelo de França e Maria Inês Von Gal Milanezi
DATAS/HORÁRIO: 30/3; 6, 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1/6 das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso visa a capacitar professores, pedagogos, psicólogos educacionais e outros membros das escolas a: 1) conhecer as diferentes formas de deficiência; 2) identificar as potencialidades nas diferentes deficiências; 3) sensibilizar e disseminar a política de construção de sistemas educacionais para todos.

5.2. Ensino de Química para Deficientes Visuais

EQUIPE TÉCNICA: Gerson de Souza Mol e Patricia Neves Raposo
DATAS/HORÁRIOS: 27/4; 11, 18 e 25/5; 8, 15/6 das 14h às 18h 10min, 22/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: A Política Educacional Brasileira prevê apoio a alunos com necessidades especiais no ensino regular, em diferentes níveis. O aluno deficiente visual (DV) necessita de atendimento complementar, por não ter acesso a informações presentes em materiais didáticos convencionais. Isso implica na necessidade de adaptação e capacitação de professores para trabalhar com esses alunos. Por ser o Ensino de Química baseado em linguagem especifica e atividades experimentais, o curso propõe o desenvolvimento de metodologias que possibilitem uma maior inclusão educacional e social de alunos DV.

 

 

 
 
 

 

 

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