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Programação de Eventos 2005/2
           
 

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Datas, Horários e Locais de Realização dos Cursos

 

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

1. O Uso do Dicionário em Sala de Aula no Ensino Fundamental
EQUIPE TÉCNICA: Enilde Faulstich e Patrícia Vieira N. Gomes
DATAS/HORÁRIO: 22, 29/9; 6, 13, 20, 27/10; 3, 10, 17 e 24/11 das 14h às 18h
VAGAS: 40
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Tipologia e análise de dicionários escolares. Metodologia para uso de dicionário em sala de aula. Técnicas de uso de dicionário em sala de aula nas disciplinas do ensino fundamental.

2. Representação Negra nas Artes Visuais (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Nelson F.I. da Silva
DATAS/HORÁRIO: 8, 15, 22, 29/9; 6 e 13/10 das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Estudo acerca da ideologia imagética voltada para as relações raciais. Reflexão sobre o ensino das artes visuais e a ausência de estudos referentes às estéticas negras.

3. Contribuições para o Ensino da Gramática do Uso (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Márcia Elizabeth Bortone
DATAS/HORÁRIO: 8, 15, 22, 29/9 e 6/10 das 14h às 18h
VAGAS: 40
CARGA HORÁRIA: 20h
EMENTA: A gramática como um conjunto de regras que o falante domina e que lhe permite fazer uso normal da língua; Metodologias acerca da gramática, tomando-se o texto como unidade básica em situações de interação e, portanto, como uma unidade de efeito de sentido.

4. Curso de Leitura Dramática: O Fazendeiro de Percepções (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco, Carolina Senna Pinto e Karla Calasans de Mello
DATAS/HORÁRIO: 14, 21, 28/9; 5, 19 e 26/10 18h às 22h
VAGAS: 20
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Propor um sentido de autonomia receptiva do universo da leitura desenvolvida pela sensibilização e conscientização corpórea; desenvolver novas possibilidades de expressão, no momento da exposição dramática, e incentivar a criação de textos; ampliar a interpretação de textos criados e de outros textos (a partir de uma nova percepção sensorial e intelectual) utilizando o corpo, no momento da leitura, por meio de um repertório musical devidamente selecionado; analisar o processo das leituras, gravadas no decorrer do curso, para uma auto-compreensão.

5. Educação Física e Ciência: como pesquisar?
EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende e David Castro
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 29/9; 6, 13, 20, 27/10; 3, 8, 10, 17, 22, 24 e 29/11 das 14h às 16h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 36h
EMENTA: A superação da crise de identidade da Educação Física, que tenta definir qual é a sua função social e educativa, requer uma discussão conceitual que resgate suas raízes históricas e reflita sobre a postura que assume frente às demandas sociais relacionadas com os diferentes tipos e modalidades de práticas corporais. Essa discussão fornece os subsídios necessários para o envolvimento do professor de Educação Física com a problematização da sua prática pedagógica, colocando-se como sujeito da produção do conhecimento científico. Pretende-se, dessa maneira, instrumentar o professor de Educação Física para fazer uma leitura crítica da literatura científica, aproximando-se do universo acadêmico, como também, e principalmente, capacitá-lo para a realização de pesquisa sobre o seu próprio fazer pedagógico e sobre a realidade do cotidiano escolar.

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

6. Tópicos de Álgebra Superior para Professores – Parte I
EQUIPE TÉCNICA: Rui Seimetz
DATAS/HORÁRIO: 13, 20, 27/9; 4, 11, 18, 25/10; 1, 8 e 22/11 das 18h às 22h
VAGAS: 20
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Este curso oferece uma variedade de conceitos abstratos que servem de modelos para situações concretas, permitindo analisar, prever e tirar conclusões de forma eficaz em circunstâncias em que abordagem empírica não conduz a nada. Em particular, os estudos de conjuntos fornecem um modelo matemático para a organização do pensamento, e os números são um modelo para as operações de contagem e medidas. Os temas serão desenvolvidos com linguagem técnica apropriada.

7. Modelos Lineares e suas Aplicações
EQUIPE TÉCNICA: Raquel Carneiro Dörr
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/9; 4, 11, 18, 25/10; 1, 8, 22 e 29/11 das 15h às 17h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 20h
EMENTA: Problemas práticos, em diferentes áreas de conhecimento, têm modelos representados por equações e inequações lineares. Estas aplicações podem ser usadas por professores do ensino médio como elemento motivador no estudo de matrizes e soluções de sistemas lineares.

8. Conhecimento do Meio Físico no Ensino de Ciências da Natureza
EQUIPE TÉCNICA: Edi Mendes Guimarães e Selma Aparecida Roriz
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/9; 4, 11/10 das 14h às 18h; 8/10 das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 34h
EMENTA: O curso propõe apresentar aos participantes técnicas simples para o estudo do ambiente físico inorgânico (Geoambiente), integrando o estudo do espaço, dos materiais, das formas de energia e do tempo. Serão tratadas as inter-relações dos fatores abióticos (ar, água, solo, rochas, sedimentos) com os fatores bióticos e antrópicos para a compreensão interdisciplinar do Ambiente Natural e dos fatores culturais e tecnológicos.

9. Ensino de Biologia a partir de uma Perspectiva Histórica (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Maria Helena da Silva Carneiro
DATAS/HORÁRIO: 3, 10, 17, 24/9; 1, 8, 15
e 22/10 das 8h às 12h
VAGAS: 40
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Nos últimos anos, alguns autores – Mathews, 1995; Wandersee , 1998 - têm defendido a inclusão da perspectiva histórica e filosófica no ensino de ciências, pois acreditam que esta abordagem pode humanizar mais as ciências e aproximá-las dos interesses pessoais e culturais de uma comunidade, além de tornar as aulas mais desafiadoras e reflexivas. O curso que ora propomos tem como objetivos discutir com os professores o papel pedagógico da História da Biologia no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos biológicos, analisar propostas pedagógicas que possuem esta abordagem e propor novas atividades didáticas.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

10. Panorama da Historiografia Contemporânea
EQUIPE TÉCNICA: José Otávio Nogueira Guimarães e André Leme Lopes.
DATAS/HORÁRIO: 2, 16, 23, 30/9; 7, 21, 28/10; 11, 18 e 25/11 14h 30 min às 18h 30min
VAGAS: 20
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Entre os temas menos valorizados na sala de aula e nos livros didáticos do ensino básico, encontram-se os referentes às questões de teoria da história e historiografia. Poucos autores se preocupam em explicitar as operações fundamentais que estão na base da produção do conhecimento histórico. No entanto, não existem conteúdos históricos que não tenham sido conformados por pressupostos teóricos. Explicitar tais pressupostos contribui para a formação de uma consciência crítica que identifique usos e abusos do passado. Por meio de sua prática pedagógica, os professores da Educação Básica tornam-se instigadores dessa consciência crítica, participando da formação de verdadeiros cidadãos.

11. Repensando o Ensino da Filosofia e da Sociologia
EQUIPE TÉCNICA: Ana Miriam Wuensch, Carla L. Bordignon, Antônio K. B. Oliveira, Erlando da Silva Reses e Pedro de Oliveira Lacerda
DATAS/HORÁRIO: 16, 23, 30/9; 7, 14 e 21/10 das 14h às 18h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: A Filosofia e as Ciências Sociais retornam, gradativamente, aos currículos escolares do ensino médio de todo o Brasil e do DF. Ao lado disso, verifica-se a tendência de participação dessas áreas do conhecimento em processos seletivos de várias universidades brasileiras. Nesse sentido, é importante perguntar, junto com os professores, como as escolas estão interpretando e efetivando o que prevêem a LDB e os PCNEM em relação à Filosofia e às Ciências Sociais. Nesse intercâmbio de experiências e questionamentos sobre a realidade e as possibilidades do ensino dessas áreas, espera-se contribuir para a consolidação de uma educação significativa, interdisciplinar e de qualidade nas escolas.

CURSOS INTERDISCIPLINARES

12. Conhecendo as Árvores de Brasília II
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Ernane N. Silva, Pedro Henrique N. Rabelo e Irving M. Silveira
DATAS/HORÁRIO: 22, 23/9 das 18h às 20h; 4, 11, 18, 25/10 e 1/11 das 8h às 12h
VAGAS: 20
CARGA HORÁRIA: 34h
EMENTA: O curso pretende ensinar técnicas dendrológicas para rápido conhecimento das árvores. Serão apresentadas 20 espécies utilizadas na arborização e no paisagismo da cidade, e serão passadas informações sobre a origem da espécie, as formas de propagação, a utilização, entre outras. As aulas práticas ocorrerão no Campus Darcy Ribeiro, Parque da Cidade e Parque Olhos d´Água.

13. Astronomia para Professores do Ensino Médio (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: José Leonardo Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 30/8; 6, 13, 20/9 das 18h às 22h; 10, 17 e 24/9 das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 32h
EMENTA: Promover o aprendizado das Ciências do Espaço e da Astronomia básica, com ênfase no estímulo dessas ciências para o aprendizado de Física, Química, Matemática, Geologia, Geografia e Biologia (origem da vida). Desenvolver habilidades científicas voltadas para a observação dos astros e de outros fenômenos atmosféricos de interesse para a ciência.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

14. Ensino de Química para Deficientes Visuais (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Gerson de Souza Mol e Patricia Neves Raposo
DATAS/HORÁRIO: 14, 21, 28/9; 5, 26/10; 9 e 16/11 das 14h às 18h
VAGAS: 20
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: A
política educacional brasileira prevê apoio a alunos com necessidades especiais no ensino regular, em diferentes níveis. O aluno deficiente visual (DV) necessita de atendimento complementar, por não ter acesso a informações presentes em materiais didáticos convencionais. Isso implica a necessidade de adaptação e capacitação de professores para trabalhar com esses alunos. Por ser o Ensino de Química baseado em linguagem especifica e atividades experimentais, o curso propõe o desenvolvimento de metodologias que possibilitem maior inclusão educacional e social de alunos DV.


OLIMPÍADA

Olimpíada Nacional Evoluindo Saúde (Gratuito)
EQUIPE TÉCNICA: Nazaré Klautau e Elisa Januário da Silva
DATAS/HORÁRIO: 13/9; 29/10 da 8h às 12h; 15/10 das 8h às 12h e das 14h às 18h
VAGAS: 15
CARGA HORÁRIA: 16h
EMENTA: Trata-se de Olimpíada Regional, que selecionará alunos e professores para a participação na Olimpíada Nacional Evoluindo Saúde, a ser realizada de 27 a 30/11/2005 na UNICAMP. Essa fase regional utilizará o jogo Evoluindo Saúde, que será distribuído aos professores responsáveis pelas escolas participantes. Esse jogo tem por objetivo o estímulo à participação do aluno, do professor e da escola numa atividade onde a meta a ser alcançada é o conhecimento. O jogo e a olimpíada foram elaborados para serem catalisadores de um processo de participação ativa na procura e construção do saber pelo professor e pelo aluno. Os temas abordados pretendem introduzir a discussão do tema Saúde como eixo, que permite um sem número de ramificações e a regionalização dos assuntos abordados. Na fase Regional, teremos um encontro com os professores inscritos no dia 13/09/2005, no qual faremos a apresentação e o treinamento do jogo. Após esse encontro, o professor se torna responsável pelo treinamento dos alunos da sua escola, disponibilizando o tempo como achar mais adequado, na realização da Olimpíada interna e na definição dos alunos representantes da escola na Olimpíada Regional, que será realizada no dia 29/10/2005 na UnB. A coordenação estará à disposição para solucionar os questionamentos que surgirem ao longo do processo.

 

 

 
 
 

 

 

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