ATENÇÃO!! Os cursos abaixo em vermelho foram cancelados. Maiores informações: 34480352/34480362.
|
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
CANCELADO! 1.Sociedade, Literatura e Ensino: o mundo na sala de
aula (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/5;1, 8, 15, 22, 29/6; 6/7 das 8h às 12h
VAGAS:30
CARGA HORARIA:40h
EMENTA:Conceitos de “leitura de mundo”. O sentido aplicado do dialogismo
de Mikhail Bakhtin – a pessoa em seu mundo; o aluno (e o professor) em
sua escola. A interação dialógica autor-leitor e a leitura como objetivo
de conscientização sócio-cultural. Linhas teóricas mais representativas,
desde o início do século XX. Contemporaneidade da prática da leitura e
objetivos de aplicação educacional. Relação entre leitura, ensino e
literatura. Itens significativos: papel do professor, do aluno e da
família como elementos essenciais no processo da leitura. Proposta de
metodologia de ensino integrando aluno e leitura, sociedade e escola.
CANCELADO! 2.Educação Física e Ciência: como pesquisar ?
(reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende e Josino Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 9, 11, 16, 18, 23, 25, 30/5; 1, 6, 8, 13, 20, 22,
27, 29/6 das 14h as 16h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 36h
EMENTA: A superação da crise de identidade da Educação Física, que tenta
definir qual é a sua função social e educativa, requer uma discussão
conceitual que resgate suas raízes históricas e reflita sobre a postura
que assume frente às demandas sociais relacionadas com os diferentes
tipos e modalidades de práticas corporais. Essa discussão fornece os
subsídios necessários para o envolvimento do professor de Educação Física
com a problematização da sua prática pedagógica, colocando-se como
sujeito da produção do conhecimento científico. Pretende-se, dessa
maneira, instrumentar o professor de Educação Física para fazer uma
leitura crítica da literatura científica, aproximando-se do universo
acadêmico, como também, e principalmente, capacitá-lo para a realização
de pesquisa sobre o seu próprio fazer pedagógico e sobre a realidade do
cotidiano escolar.
3.A Cultura Afro-Brasileira em contexto: América do
Sul - Caribe (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Nelson F. I. Silva e Luis Ferreira Makl
DATAS/HORÁRIO: 6, 20/5; 3, 10, 17, 24/6; 1, 8/7; das 8h às 12h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Uma introdução ao estudo da cultura afro-brasileira, nos seus
aspectos expressivos e políticos e na inter-relação entre estes,
contextualizados na história e nas culturas dos afro-descendentes da
América do Sul e do Caribe.
CANCELADO! 4.Escola e Relações Raciais no Brasil: Desafios da
Lei 10.639 (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Nelson Fernando Inocêncio da Silva e Paula C.Vilas
DATAS/HORÁRIO: 6, 27/5; 3, 10, 17, 24/6; 1, 8/7 das 14h às 18h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Conhecimento e discussão da lei 10.639, seu contexto e
antecedentes. Abordagem de conteúdos vinculados à cultura afro-brasileira
e a problemática das relações raciais no Brasil contemporâneo. Elaboração
de estratégias e pedagógico -didáticas que contemplem a realidade escolar
do participante para a implementação da lei na sua instituição.
CANCELADO! 5.Representação Negra nas Artes Visuais (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Nelson Fernando Inocêncio da Silva
DATAS/HORÁRIO: 11, 18, 25/5; 1, 8, 22/6 das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Estudo acerca da ideologia imagética voltada para as relações
raciais. Reflexão sobre o ensino das artes visuais e a ausência de
estudos referentes às estéticas negras.
CANCELADO! 6.Uma Breve História da Música Ocidental (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Ebnezer M. Nogueira da Silva
DATAS/HORÁRIO: 3, 4, 10, 11/5 das 19h às 22h; 29/4; 6, 13/5 das 8h as
12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: O objetivo principal é estudar a música ocidental em linhas
gerais, que possibilite uma visão rápida das características estéticas e
históricas dessa música. O compositor e sua música nos diferentes
períodos serão abordados de maneira a possibilitar esse entendimento.
CANCELADO! 7.Poesia e Canção Popular na Escola (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Adalberto Muller Júnior
DATAS/HORÁRIO: 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14/6 das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Avaliar criticamente os modos de utilização dos textos de poesia
e de canção popular em sala de aula. Apresentar e discutir criticamente
novos métodos de leitura de poesia em sala de aula. Apresentar e discutir
a leitura intersemiótica do texto da canção popular. Efetuar exercícios
de leitura e interpretação de textos de poesia e canção para verificação
dos modelos teóricos apresentados. Apresentar um panorama da produção de
poesia e de canção popular no século XX. Apresentar e analisar textos
audiovisuais de videoclipe e clipoema.
CANCELADO! 8.Aprendendo a jogar e a ensinar Críquete -
"BETE"
EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Rezende, Ian Lawrence Webster, Vincent Bastik,
David Castro e Josino Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17, 24/6 das 9h às 13h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Aprender a jogar Críquete tem por finalidade fomentar a prática
do esporte entre os brasilienses. Deve-se lembrar que o Críquete é
praticado num campo de características semelhantes aos campos de futebol,
o que facilita a disseminação da modalidade no Brasil, onde geralmente
toda cidade tem pelo menos um campo de futebol.
CANCELADO! 9.Leitura Musical Significativa
EQUIPE TÉCNICA: Isabel Montandon e Maria Beatriz Lemos
DATAS/HORÁRIO: 11, 18, 25/5; 1, 8, 17, 22, 24, 29/6; 1/7 das 14h às 18h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Leitura musical significativa: da linguagem à sua representação.
Criação de grafias não convencionais como representação de um discurso
com sentido musical (simbolizar obras, improvisações e estruturas sonoras
criadas pelos participantes do curso). Leitura e escrita musicais.
10. Contribuições para o Ensino da Gramática do Uso
(reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Márcia Elizabeth Bortone
DATAS/HORÁRIO: 1, 8, 22, 29/6; e 1/7 das 14h às 18h
VAGAS: 40
CARGA HORÁRIA: 20h
EMENTA: A gramática como um conjunto de regras que o falante domina e que
lhe permite fazer uso normal da língua; Metodologias acerca da gramática,
tomando-se o texto como unidade básica em situações de interação e,
portanto, como uma unidade de efeito de sentido.
CANCELADO! 11.Aprendendo a jogar e a ensinar Badminton
EQUIPE TÉCNICA: Jorge A.B. Serique, Cícero César Paz das Neves, George
Washington dos Santos e Manoel Rodrigues Siqueira
DATAS/HORÁRIO: 03, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21, 28/6; 5/7 das 18h às 21h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: A realização do Curso – Aprenda a jogar Badminton tem por
finalidade fomentar a divulgação da prática desse esporte entre os
brasilienses, principalmente em âmbito escolar.
CANCELADO! 12.Papel Artesanal (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Thérèse Hofmann Gatti e Maria José da Cunha
DATAS/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/5; 1, 8, 22, 29/6 das 14h às 18h
VAGAS: 12
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal de papel,
utilizando, como matérias-primas, fibras secundárias (papel pós-consumo)
e fibras celulósicas não-madeireiras.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
13.Pensadoras da Educação
EQUIPE TÉCNICA: Ana Miriam Wuensch, e Carla L.Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 12, 19, 26/5; 2, 9, 23, 30/6; 7/7 das 14h às 18h
VAGAS: 35
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Nas antologias de textos de fundamentos da educação ou de teorias
da educação, encontramos recorrentemente a contribuição de autores
masculinos. Pensadoras da educação, as mulheres também têm contribuições
práticas e perspectivas teóricas originais para pensar a experiência
humana e os projetos educacionais, escolares ou não. Neste sentido,
propomos uma abordagem direta e específica do pensamento de seis autoras
contemporâneas, brasileiras e estrangeiras, em sua diversidade e
abordagem específicas. Acreditamos que, desta forma, profissionais e
estudantes de áreas vinculadas à educação poderão ampliar seus
referenciais e despertar para as possibilidades de pesquisa de autoras
que dialogam com outros teóricos da educação. São elas: Hannah Arendt,
Maria Zambrano, Nísia Floresta, Madalena Freire, Emília Ferreiro, Maria
Montessori.
14.Cinema e Filosofia: para filosofar na sala de
aula (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Ana Miriam Wuensch, Andréa de F. F. Negrão, Antônio K. B.
Oliveira e Carla L.Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19, 26/5; 2/6 das 14h às 18h 9, 23/6 das 13h às
18h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Pensar o Mundo através do cinema. A ação do homem sob influência
dos filmes. A linguagem cinematográfica como forma de aproximação da
realidade existencial.
CANCELADO! 15.Cidadania, Poder e República (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Celso Silva Fonseca
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 7/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: A partir da literatura histórica, jurídica, política, sociológica
e econômica, dispor ao aluno instrumental teórico-metodológico que lhe
permita comprender as deliberações empreendidas pela sociedade brasileira
e as contradições e adversidades advindas.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
CANCELADO! 16.Vetores, Matrizes & Determinantes
EQUIPE TÉCNICA: Luiz de Oliveira Amorim
DATAS/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23, 30/5; 6, 13, 20, 27/6; 4/7 das 8h às 12h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: A Geometria Analítica baseia-se na idéia de representar os pontos
da reta por números reais, os pontos do plano por pares ordenados e os
pontos do espaço por ternos ordenados de números reais. Dentro dessa
concepção, as linhas e as superfícies, no plano e no espaço, são
descritas por meio de equações o que permite tratar algebricamente muitas
questões geométricas e, reciprocamente, interpretar de forma geométrica
certas situações algébricas. A abordagem vetorial, que simplifica o
relacionamento entre aspectos algébricos e geométricos do Espaço , pode
ajudar o professor do Ensino Médio a tornar mais significativos os
conteúdos que leciona relacionados com os tópicos do curso.
17.Tópicos de Álgebra Superior para Professores –
Parte I (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Rui Seimetz
DATAS/HORÁRIO: 9, 16, 23, 30/5; 6, 13, 20, 24, 27/6; 4/7 das 14h às 18h
VAGAS: 20
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: O professor de Matemática que atua no Ensino Básico, no escasso
tempo que lhe resta da rotina diária de preparar e ministrar suas aulas,
conta com poucas fontes de referências para elucidar possíveis perguntas
e situações ocorridas em sala. Este curso busca atender essa demanda
referente a conjuntos e números naturais.
18.Conhecimento do meio físico no Ensino de Ciências
da Natureza
EQUIPE TÉCNICA: Edi Mendes Guimarães e Caroline Lessio Cazarin
DATAS/HORÁRIO: 10, 17, 24, 31/5; 7, 14/6 14h às 18h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
LOCAL: Centro de Ensino Médio Ave Branca(CEMAB) Taquatinga
EMENTA: O curso propõe apresentar aos participantes técnicas simples para
o estudo do ambiente físico inorgânico (Geoambiente), integrando o estudo
do espaço, dos materiais, das formas de energia e do tempo. Serão
tratadas as inter-relações dos fatores abióticos (ar, água, solo, rochas,
sedimentos) com os fatores bióticos e antrópicos para a compreensão
interdisciplinar do Ambiente Natural e dos fatores culturais e
tecnológicos.
CANCELADO! 19.Modelos Lineares e suas Aplicações
EQUIPE TÉCNICA: Raquel Carneiro Dörr
DATAS/HORÁRIO: 9, 16, 23, 30/5; 6, 13/6 das 18h às 20h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 20h
EMENTA: Problemas práticos, em diferentes áreas de conhecimento, têm
modelos representados por equações e inequações lineares. Estas aplicações
podem ser usadas por professores do ensino médio como elemento motivador
no estudo de matrizes e soluções de sistemas lineares.
CANCELADO! 20.Ensino de Biologia a partir de uma perspectiva
histórica (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Maria Helena da Silva Carneiro
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17, 24/6 8h às 12h
VAGAS: 40
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Nos últimos anos, alguns autores – Mathews, 1995; Wandersee, 1998
- têm defendido a inclusão da perspectiva histórica e filosófica no
ensino de ciências, pois acreditam que esta abordagem pode humanizar mais
as ciências e aproximá-las dos interesses pessoais e culturais de uma
comunidade, além de tornar as aulas mais desafiadoras e reflexivas. O
curso que ora propomos tem como objetivos discutir com os professores o
papel pedagógico da História da Biologia no processo de ensino e
aprendizagem de conhecimentos biológicos, analisar propostas pedagógicas
que possuem esta abordagem e propor novas atividades didáticas.
CANCELADO! 21.Formas Diferenciais: Uma Introdução
EQUIPE TÉCNICA: Luiz de Oliveira Amorim
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17, 24/6; 1, 8/7 das 8h às
12h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Os teoremas de Green, Stokes e Gauss são o ponto culminante da
disciplina Cálculo 3, que normalmente encerra o módulo de Cálculo da
maioria dos currículos dos Cursos de Ciências Exatas. Por motivos
didáticos, não são apresentadas provas destes teoremas nos cursos de
Cálculo, sendo enfocada prioritariamente a utilização das fórmulas a eles
concernentes nos diversos casos que ocorrem em Ciência e em Engenharia.
Este curso se baseará no excelente livro, já esgotado, Formas
Diferenciais e Aplicações, do renomado geômetra brasileiro, Manfredo
Perdigão do Carmo, propõe de modo agradável uma revisão dos principais
tópicos do Cálculo de várias variáveis e uma introdução segura aos
conceitos essenciais a um primeiro contato com a demonstração do Teorema
de Stokes, bem como suas aplicações à Teoria do Campo.
22.Óleos Vegetais: Extração e Fabricação de Biodísel
(reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Anselmo Ziani Suarez
DATAS/HORÁRIO:
TURMA A: 30/5; 6, 13, 20, das 14h ás 18h e 3, 10, 24/6 das 8h às 12h
TURMA B: 30/5; 3, 6, 10, 13, 20, 24/6 das 14h às 18h
VAGAS: 15
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Conceitos básicos sobre óleos e gorduras, incluindo-se a obtenção
destes e a sua transformação em biodísel. Enfoque teórico, enfatizando as
questões químicas, econômicas, políticas e ambientais envolvidas, bem
como a realização de experimentos práticos de obtenção de óleos e
gorduras e biodísel.
CANCELADO! 23.Práticas de Jardinagem Orgânica - Módulo II
(reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Carmen Regina Mendes de Araújo Correia, Iran Magno Xavier
de O. Filho
DATAS/HORÁRIOS: 13, 20, 27/5; 3, 10, 17/6 das 14 às 18h
24/6 das 9h às 12h e das 13h às 16h
VAGAS: 20
CARGA HORARIA: 30h
EMENTA: Aplicação prática dos princípios de jardinagem orgânica,
associados aos critérios estéticos de paisagismo. Técnicas de produção de
mudas, composição de substratos para vasos e jardins. Metodologias para
implantação de jardins, utilizando-se os vários tipos de plantas, tais
como forrações, arbustos, árvores, trepadeiras e gramados.
Cursos Interdisciplinares
24.Métodos e Técnicas de Pesquisa para o Ensino
Médio (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21/6 das 8h às 12h e 28/6 das 8h
às 10h
VAGAS: 25
CARGA HORARIA:30h
EMENTA: Apresentar as principais metodologias e técnicas de pesquisa
(desde início do século XX) em seus componentes e referenciais teóricos.
Avaliar, sob a óptica do dialogismo de M. Bakhtin, práticas de pesquisa –
falhas e qualidades de desenvolvimento e aplicação –, considerando
exemplos do ensino superior e do próprio ensino médio; propor uma
metodologia de pesquisa, de base dialógica, para o ensino médio: processo
(suporte de análise) articulado a produto (conteúdo analisado)
25.Saúde Sexual Reprodutiva e Prevenção de DST/aids
nas Escolas (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Mário Ângelo Silva e Vânia Maria E. Santos
DATAS/HORÁRIO:
Turma A: 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21, 28/6; 5/7 das 8h às 12h
Turma B: 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21, 28/6; 5/7 das 14h às 18h
VAGAS: 40
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: O curso tem por objetivo contribuir para a viabilização do
programa "Saúde e Prevenção de DST/Aids nas Escolas", em fase
de implementação no Distrito Federal, em articulação com as Secretarias
de Saúde e de Educação do DF; propiciar a aquisição de conhecimento sobre
temas e questões relacionadas com adolescência, sexualidade, cidadania,
participação social e advocacy (compreendida como defesa de direitos e
visibilidade social); propiciar aquisição de informação e conhecimento
sobre saúde sexual e reprodutiva, e prevenção e assistência no campo das
DST/aids; estimular e orientar o processo de implementação de ações
contínuas e sustentáveis de promoção da saúde sexual e reprodutiva, e
prevenção das DST/aids entre estudantes, professores, servidores e
familiares.
CANCELADO! 26.Interações Professores - Aluno - Conteúdo
EQUIPE TÉCNICA: Maria Lucimar M. Albuquerque
DATAS/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/5; 1, 8/6; das 8h às 12h e dias 22, 29/6
das 9h às 12h
VAGAS: 15
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Pretende-se, com o curso ora proposto, iniciar um processo de
reflexão teórico-metodológico, que assegure aos docentes a competência e
a habilidade para ensinar a aprender, visando os objetivos que seguem:
Promover a capacidade continuada de docência, a partir da reflexão
teórica aliada à vivência em sala de aula; Buscar recursos para
construção de estratégias, que conduzam à compreensão do tipo de
conhecimento necessário ao exercício docente, em uma visão
construtivista; Estimular a competência, que faz do docente também um
produtor de saberes, abrindo caminho para a construção de uma identidade
profissional reflexiva.
27.Astronomia para Professores do Ensino Médio
(reedição)
EQUIPE TÉCNICA: José Leonardo Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 6, 10, 13, 17, 20, 24, 27/6; 1/7 terças:das 18h às 22h,
sábados:das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 32h
EMENTA: Promover o aprendizado das Ciências do Espaço e da Astronomia
básica, com ênfase no estímulo dessas ciências para o aprendizado de
Física, Química, Matemática, Geologia, Geografia e Biologia (origem da
vida). Desenvolver habilidades científicas voltadas para a observação dos
astros e de outros fenômenos atmosféricos de interesse para a ciência.
|
Curso Extra!!
|
ENSINO ESPECIAL
A Formação Educacional e os Portadores de Dislexia
EQUIPE TÉCNICA: Cíntia Schwantes e Patrícia Neves Raposo
DATAS/HORÁRIO: 17, 24, 31/5; 7, 14, 21, 28/6; 5, 12, 19/7 das 14h às 18h
VAGAS: 50
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Disponibilizar para professores, psicopedagogos, psicólogos e outros profissionais
envolvidos com alunos portadores de dislexia, bem como para a comunidade em geral, informações sobre
o distúrbio. Contribuir para a formação de profissionais capazes de orientar e auxiliar portadores
de dislexia. Contribuir para o debate acadêmico, interdisciplinar, sobre a dislexia.
|
|