Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília

  

 

 

 

 

Programação de Eventos 2006/1

 

 

 

Inscrições nos Cursos. Leia atentamente as instruções

 

Formulário de
Inscrição

Acompanhamento de inscrição
e reimpressão de boletos

Clique aqui para
correção do seu nome

 

Datas, Horários e Locais de Realização dos Cursos

 

 


ATENÇÃO!! Os cursos abaixo em vermelho foram cancelados. Maiores informações: 34480352/34480362.


LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

CANCELADO!
1.Sociedade, Literatura e Ensino: o mundo na sala de aula (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/5;1, 8, 15, 22, 29/6; 6/7 das 8h às 12h
VAGAS:30
CARGA HORARIA:40h
EMENTA:Conceitos de “leitura de mundo”. O sentido aplicado do dialogismo de Mikhail Bakhtin – a pessoa em seu mundo; o aluno (e o professor) em sua escola. A interação dialógica autor-leitor e a leitura como objetivo de conscientização sócio-cultural. Linhas teóricas mais representativas, desde o início do século XX. Contemporaneidade da prática da leitura e objetivos de aplicação educacional. Relação entre leitura, ensino e literatura. Itens significativos: papel do professor, do aluno e da família como elementos essenciais no processo da leitura. Proposta de metodologia de ensino integrando aluno e leitura, sociedade e escola.


CANCELADO!
2.Educação Física e Ciência: como pesquisar ? (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Luiz Gonçalves de Rezende e Josino Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 9, 11, 16, 18, 23, 25, 30/5; 1, 6, 8, 13, 20, 22, 27, 29/6 das 14h as 16h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 36h
EMENTA: A superação da crise de identidade da Educação Física, que tenta definir qual é a sua função social e educativa, requer uma discussão conceitual que resgate suas raízes históricas e reflita sobre a postura que assume frente às demandas sociais relacionadas com os diferentes tipos e modalidades de práticas corporais. Essa discussão fornece os subsídios necessários para o envolvimento do professor de Educação Física com a problematização da sua prática pedagógica, colocando-se como sujeito da produção do conhecimento científico. Pretende-se, dessa maneira, instrumentar o professor de Educação Física para fazer uma leitura crítica da literatura científica, aproximando-se do universo acadêmico, como também, e principalmente, capacitá-lo para a realização de pesquisa sobre o seu próprio fazer pedagógico e sobre a realidade do cotidiano escolar.

3.A Cultura Afro-Brasileira em contexto: América do Sul - Caribe (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Nelson F. I. Silva e Luis Ferreira Makl
DATAS/HORÁRIO: 6, 20/5; 3, 10, 17, 24/6; 1, 8/7; das 8h às 12h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Uma introdução ao estudo da cultura afro-brasileira, nos seus aspectos expressivos e políticos e na inter-relação entre estes, contextualizados na história e nas culturas dos afro-descendentes da América do Sul e do Caribe.

CANCELADO!
4.Escola e Relações Raciais no Brasil: Desafios da Lei 10.639 (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Nelson Fernando Inocêncio da Silva e Paula C.Vilas
DATAS/HORÁRIO: 6, 27/5; 3, 10, 17, 24/6; 1, 8/7 das 14h às 18h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Conhecimento e discussão da lei 10.639, seu contexto e antecedentes. Abordagem de conteúdos vinculados à cultura afro-brasileira e a problemática das relações raciais no Brasil contemporâneo. Elaboração de estratégias e pedagógico -didáticas que contemplem a realidade escolar do participante para a implementação da lei na sua instituição.


CANCELADO!
5.Representação Negra nas Artes Visuais (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Nelson Fernando Inocêncio da Silva
DATAS/HORÁRIO: 11, 18, 25/5; 1, 8, 22/6 das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Estudo acerca da ideologia imagética voltada para as relações raciais. Reflexão sobre o ensino das artes visuais e a ausência de estudos referentes às estéticas negras.


CANCELADO!
6.Uma Breve História da Música Ocidental (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Ebnezer M. Nogueira da Silva
DATAS/HORÁRIO: 3, 4, 10, 11/5 das 19h às 22h; 29/4; 6, 13/5 das 8h as 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: O objetivo principal é estudar a música ocidental em linhas gerais, que possibilite uma visão rápida das características estéticas e históricas dessa música. O compositor e sua música nos diferentes períodos serão abordados de maneira a possibilitar esse entendimento.


CANCELADO!
7.Poesia e Canção Popular na Escola (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Adalberto Muller Júnior
DATAS/HORÁRIO: 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14/6 das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Avaliar criticamente os modos de utilização dos textos de poesia e de canção popular em sala de aula. Apresentar e discutir criticamente novos métodos de leitura de poesia em sala de aula. Apresentar e discutir a leitura intersemiótica do texto da canção popular. Efetuar exercícios de leitura e interpretação de textos de poesia e canção para verificação dos modelos teóricos apresentados. Apresentar um panorama da produção de poesia e de canção popular no século XX. Apresentar e analisar textos audiovisuais de videoclipe e clipoema.


CANCELADO!
8.Aprendendo a jogar e a ensinar Críquete - "BETE"

EQUIPE TÉCNICA: Alexandre Rezende, Ian Lawrence Webster, Vincent Bastik, David Castro e Josino Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17, 24/6 das 9h às 13h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Aprender a jogar Críquete tem por finalidade fomentar a prática do esporte entre os brasilienses. Deve-se lembrar que o Críquete é praticado num campo de características semelhantes aos campos de futebol, o que facilita a disseminação da modalidade no Brasil, onde geralmente toda cidade tem pelo menos um campo de futebol.


CANCELADO!
9.Leitura Musical Significativa

EQUIPE TÉCNICA: Isabel Montandon e Maria Beatriz Lemos
DATAS/HORÁRIO: 11, 18, 25/5; 1, 8, 17, 22, 24, 29/6; 1/7 das 14h às 18h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Leitura musical significativa: da linguagem à sua representação. Criação de grafias não convencionais como representação de um discurso com sentido musical (simbolizar obras, improvisações e estruturas sonoras criadas pelos participantes do curso). Leitura e escrita musicais.

10. Contribuições para o Ensino da Gramática do Uso (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Márcia Elizabeth Bortone
DATAS/HORÁRIO: 1, 8, 22, 29/6; e 1/7 das 14h às 18h
VAGAS: 40
CARGA HORÁRIA: 20h
EMENTA: A gramática como um conjunto de regras que o falante domina e que lhe permite fazer uso normal da língua; Metodologias acerca da gramática, tomando-se o texto como unidade básica em situações de interação e, portanto, como uma unidade de efeito de sentido.

CANCELADO!
11.Aprendendo a jogar e a ensinar Badminton

EQUIPE TÉCNICA: Jorge A.B. Serique, Cícero César Paz das Neves, George Washington dos Santos e Manoel Rodrigues Siqueira
DATAS/HORÁRIO: 03, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21, 28/6; 5/7 das 18h às 21h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: A realização do Curso – Aprenda a jogar Badminton tem por finalidade fomentar a divulgação da prática desse esporte entre os brasilienses, principalmente em âmbito escolar.


CANCELADO!
12.Papel Artesanal (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Thérèse Hofmann Gatti e Maria José da Cunha
DATAS/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/5; 1, 8, 22, 29/6 das 14h às 18h
VAGAS: 12
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras secundárias (papel pós-consumo) e fibras celulósicas não-madeireiras.


Ciências Humanas e suas Tecnologias

13.Pensadoras da Educação
EQUIPE TÉCNICA: Ana Miriam Wuensch, e Carla L.Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 12, 19, 26/5; 2, 9, 23, 30/6; 7/7 das 14h às 18h
VAGAS: 35
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Nas antologias de textos de fundamentos da educação ou de teorias da educação, encontramos recorrentemente a contribuição de autores masculinos. Pensadoras da educação, as mulheres também têm contribuições práticas e perspectivas teóricas originais para pensar a experiência humana e os projetos educacionais, escolares ou não. Neste sentido, propomos uma abordagem direta e específica do pensamento de seis autoras contemporâneas, brasileiras e estrangeiras, em sua diversidade e abordagem específicas. Acreditamos que, desta forma, profissionais e estudantes de áreas vinculadas à educação poderão ampliar seus referenciais e despertar para as possibilidades de pesquisa de autoras que dialogam com outros teóricos da educação. São elas: Hannah Arendt, Maria Zambrano, Nísia Floresta, Madalena Freire, Emília Ferreiro, Maria Montessori.

14.Cinema e Filosofia: para filosofar na sala de aula (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Ana Miriam Wuensch, Andréa de F. F. Negrão, Antônio K. B. Oliveira e Carla L.Bordignon
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19, 26/5; 2/6 das 14h às 18h 9, 23/6 das 13h às 18h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Pensar o Mundo através do cinema. A ação do homem sob influência dos filmes. A linguagem cinematográfica como forma de aproximação da realidade existencial.


CANCELADO!
15.Cidadania, Poder e República (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Celso Silva Fonseca
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 7/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: A partir da literatura histórica, jurídica, política, sociológica e econômica, dispor ao aluno instrumental teórico-metodológico que lhe permita comprender as deliberações empreendidas pela sociedade brasileira e as contradições e adversidades advindas.


Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

CANCELADO!
16.Vetores, Matrizes & Determinantes

EQUIPE TÉCNICA: Luiz de Oliveira Amorim
DATAS/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23, 30/5; 6, 13, 20, 27/6; 4/7 das 8h às 12h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: A Geometria Analítica baseia-se na idéia de representar os pontos da reta por números reais, os pontos do plano por pares ordenados e os pontos do espaço por ternos ordenados de números reais. Dentro dessa concepção, as linhas e as superfícies, no plano e no espaço, são descritas por meio de equações o que permite tratar algebricamente muitas questões geométricas e, reciprocamente, interpretar de forma geométrica certas situações algébricas. A abordagem vetorial, que simplifica o relacionamento entre aspectos algébricos e geométricos do Espaço , pode ajudar o professor do Ensino Médio a tornar mais significativos os conteúdos que leciona relacionados com os tópicos do curso.

17.Tópicos de Álgebra Superior para Professores – Parte I (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Rui Seimetz
DATAS/HORÁRIO: 9, 16, 23, 30/5; 6, 13, 20, 24, 27/6; 4/7 das 14h às 18h
VAGAS: 20
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: O professor de Matemática que atua no Ensino Básico, no escasso tempo que lhe resta da rotina diária de preparar e ministrar suas aulas, conta com poucas fontes de referências para elucidar possíveis perguntas e situações ocorridas em sala. Este curso busca atender essa demanda referente a conjuntos e números naturais.

18.Conhecimento do meio físico no Ensino de Ciências da Natureza
EQUIPE TÉCNICA: Edi Mendes Guimarães e Caroline Lessio Cazarin
DATAS/HORÁRIO: 10, 17, 24, 31/5; 7, 14/6 14h às 18h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 30h
LOCAL: Centro de Ensino Médio Ave Branca(CEMAB) Taquatinga
EMENTA: O curso propõe apresentar aos participantes técnicas simples para o estudo do ambiente físico inorgânico (Geoambiente), integrando o estudo do espaço, dos materiais, das formas de energia e do tempo. Serão tratadas as inter-relações dos fatores abióticos (ar, água, solo, rochas, sedimentos) com os fatores bióticos e antrópicos para a compreensão interdisciplinar do Ambiente Natural e dos fatores culturais e tecnológicos.

CANCELADO!
19.Modelos Lineares e suas Aplicações

EQUIPE TÉCNICA: Raquel Carneiro Dörr
DATAS/HORÁRIO: 9, 16, 23, 30/5; 6, 13/6 das 18h às 20h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 20h
EMENTA: Problemas práticos, em diferentes áreas de conhecimento, têm modelos representados por equações e inequações lineares. Estas aplicações podem ser usadas por professores do ensino médio como elemento motivador no estudo de matrizes e soluções de sistemas lineares.


CANCELADO!
20.Ensino de Biologia a partir de uma perspectiva histórica (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Maria Helena da Silva Carneiro
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17, 24/6 8h às 12h
VAGAS: 40
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Nos últimos anos, alguns autores – Mathews, 1995; Wandersee, 1998 - têm defendido a inclusão da perspectiva histórica e filosófica no ensino de ciências, pois acreditam que esta abordagem pode humanizar mais as ciências e aproximá-las dos interesses pessoais e culturais de uma comunidade, além de tornar as aulas mais desafiadoras e reflexivas. O curso que ora propomos tem como objetivos discutir com os professores o papel pedagógico da História da Biologia no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos biológicos, analisar propostas pedagógicas que possuem esta abordagem e propor novas atividades didáticas.


CANCELADO!
21.Formas Diferenciais: Uma Introdução

EQUIPE TÉCNICA: Luiz de Oliveira Amorim
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17, 24/6; 1, 8/7 das 8h às 12h
VAGAS: 25
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Os teoremas de Green, Stokes e Gauss são o ponto culminante da disciplina Cálculo 3, que normalmente encerra o módulo de Cálculo da maioria dos currículos dos Cursos de Ciências Exatas. Por motivos didáticos, não são apresentadas provas destes teoremas nos cursos de Cálculo, sendo enfocada prioritariamente a utilização das fórmulas a eles concernentes nos diversos casos que ocorrem em Ciência e em Engenharia. Este curso se baseará no excelente livro, já esgotado, Formas Diferenciais e Aplicações, do renomado geômetra brasileiro, Manfredo Perdigão do Carmo, propõe de modo agradável uma revisão dos principais tópicos do Cálculo de várias variáveis e uma introdução segura aos conceitos essenciais a um primeiro contato com a demonstração do Teorema de Stokes, bem como suas aplicações à Teoria do Campo.

22.Óleos Vegetais: Extração e Fabricação de Biodísel (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Anselmo Ziani Suarez
DATAS/HORÁRIO:
TURMA A: 30/5; 6, 13, 20, das 14h ás 18h e 3, 10, 24/6 das 8h às 12h
TURMA B: 30/5; 3, 6, 10, 13, 20, 24/6 das 14h às 18h
VAGAS: 15
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Conceitos básicos sobre óleos e gorduras, incluindo-se a obtenção destes e a sua transformação em biodísel. Enfoque teórico, enfatizando as questões químicas, econômicas, políticas e ambientais envolvidas, bem como a realização de experimentos práticos de obtenção de óleos e gorduras e biodísel.


CANCELADO!
23.Práticas de Jardinagem Orgânica - Módulo II (reedição)

EQUIPE TÉCNICA: Carmen Regina Mendes de Araújo Correia, Iran Magno Xavier de O. Filho
DATAS/HORÁRIOS: 13, 20, 27/5; 3, 10, 17/6 das 14 às 18h
24/6 das 9h às 12h e das 13h às 16h
VAGAS: 20
CARGA HORARIA: 30h
EMENTA: Aplicação prática dos princípios de jardinagem orgânica, associados aos critérios estéticos de paisagismo. Técnicas de produção de mudas, composição de substratos para vasos e jardins. Metodologias para implantação de jardins, utilizando-se os vários tipos de plantas, tais como forrações, arbustos, árvores, trepadeiras e gramados.


Cursos Interdisciplinares

24.Métodos e Técnicas de Pesquisa para o Ensino Médio (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21/6 das 8h às 12h e 28/6 das 8h às 10h
VAGAS: 25
CARGA HORARIA:30h
EMENTA: Apresentar as principais metodologias e técnicas de pesquisa (desde início do século XX) em seus componentes e referenciais teóricos. Avaliar, sob a óptica do dialogismo de M. Bakhtin, práticas de pesquisa – falhas e qualidades de desenvolvimento e aplicação –, considerando exemplos do ensino superior e do próprio ensino médio; propor uma metodologia de pesquisa, de base dialógica, para o ensino médio: processo (suporte de análise) articulado a produto (conteúdo analisado)

25.Saúde Sexual Reprodutiva e Prevenção de DST/aids nas Escolas (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Mário Ângelo Silva e Vânia Maria E. Santos
DATAS/HORÁRIO:
Turma A: 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21, 28/6; 5/7 das 8h às 12h
Turma B: 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21, 28/6; 5/7 das 14h às 18h
VAGAS: 40
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: O curso tem por objetivo contribuir para a viabilização do programa "Saúde e Prevenção de DST/Aids nas Escolas", em fase de implementação no Distrito Federal, em articulação com as Secretarias de Saúde e de Educação do DF; propiciar a aquisição de conhecimento sobre temas e questões relacionadas com adolescência, sexualidade, cidadania, participação social e advocacy (compreendida como defesa de direitos e visibilidade social); propiciar aquisição de informação e conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva, e prevenção e assistência no campo das DST/aids; estimular e orientar o processo de implementação de ações contínuas e sustentáveis de promoção da saúde sexual e reprodutiva, e prevenção das DST/aids entre estudantes, professores, servidores e familiares.

CANCELADO!
26.Interações Professores - Aluno - Conteúdo

EQUIPE TÉCNICA: Maria Lucimar M. Albuquerque
DATAS/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/5; 1, 8/6; das 8h às 12h e dias 22, 29/6 das 9h às 12h
VAGAS: 15
CARGA HORÁRIA: 30h
EMENTA: Pretende-se, com o curso ora proposto, iniciar um processo de reflexão teórico-metodológico, que assegure aos docentes a competência e a habilidade para ensinar a aprender, visando os objetivos que seguem: Promover a capacidade continuada de docência, a partir da reflexão teórica aliada à vivência em sala de aula; Buscar recursos para construção de estratégias, que conduzam à compreensão do tipo de conhecimento necessário ao exercício docente, em uma visão construtivista; Estimular a competência, que faz do docente também um produtor de saberes, abrindo caminho para a construção de uma identidade profissional reflexiva.

27.Astronomia para Professores do Ensino Médio (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: José Leonardo Ferreira
DATAS/HORÁRIO: 6, 10, 13, 17, 20, 24, 27/6; 1/7 terças:das 18h às 22h, sábados:das 8h às 12h
VAGAS: 30
CARGA HORÁRIA: 32h
EMENTA: Promover o aprendizado das Ciências do Espaço e da Astronomia básica, com ênfase no estímulo dessas ciências para o aprendizado de Física, Química, Matemática, Geologia, Geografia e Biologia (origem da vida). Desenvolver habilidades científicas voltadas para a observação dos astros e de outros fenômenos atmosféricos de interesse para a ciência.



Curso Extra!!

ENSINO ESPECIAL

A Formação Educacional e os Portadores de Dislexia

EQUIPE TÉCNICA: Cíntia Schwantes e Patrícia Neves Raposo
DATAS/HORÁRIO: 17, 24, 31/5; 7, 14, 21, 28/6; 5, 12, 19/7 das 14h às 18h
VAGAS: 50
CARGA HORÁRIA: 40h
EMENTA: Disponibilizar para professores, psicopedagogos, psicólogos e outros profissionais envolvidos com alunos portadores de dislexia, bem como para a comunidade em geral, informações sobre o distúrbio. Contribuir para a formação de profissionais capazes de orientar e auxiliar portadores de dislexia. Contribuir para o debate acadêmico, interdisciplinar, sobre a dislexia.

 

 

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br