

Línguas
Estrangeiras
Linguagens e Códigos e Ciências
Sociais
Língua
Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
Geografia
História
Redação
em Língua Portuguesa
Ciências da
Natureza e Matemática
Biologia
Química
Física
Matemática
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
EIXO: USO
Foco – Leitura
Competência: Demonstrar conhecimento, em
nível intermediário, de uma língua estrangeira
(língua inglesa, espanhola ou francesa), por meio de
compreensão, interpretação e análise de
textos escritos ou visuais em diversos níveis de
apreciação morfológica, sintática, semântica,
lexical e estilística, considerando os aspectos socioculturais envolvidos.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Apreensão textual:
idéia principal e idéias correlatas, paráfrase,
síntese e análise
- Tipos textuais
(literários e não-literários): narrativo,
descritivo, informativo, publicitário, etc
|
- Identificar a idéia
principal e as idéias correlatas de um texto escrito ou visual.
- Fazer analogias,
inferências, deduções, conclusões e
avaliações.
- Ler e interpretar textos
literários e não-literários.
- Argumentar e justificar
opiniões.
- Inferir
informações, temas, assuntos e contextos.
- Reconhecer e empregar
estruturas semânticas equivalentes ou opostas.
|
EIXO: ANÁLISE
Foco –
Estruturas lingüísticas
Competência: Demonstrar conhecimento, em
nível intermediário, de uma língua estrangeira
(língua inglesa, espanhola ou francesa) em seus diversos níveis
de apreciação morfológica, sintática,
semântica e lexical.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
I –
Língua Inglesa
- Adjetivos
- Advérbios
- Artigos
- Conjunções
- Determinantes
- Substantivos
- Preposições
- Pronomes
- Verbos e tempos verbais
- Formação das
palavras
|
- Identificar e analisar
estruturas lingüísticas.
- Estabelecer
relações entre estruturas lingüísticas.
- Reconhecer o nível
semântico por intermédio do contexto e do conhecimento
morfossintático e lexical.
- Utilizar a língua
inglesa na interpretação e na intervenção
em situações reais.
|
II –
Língua Espanhola
- Norma culta e
variação lingüística
- Acentuação
gráfica
- Morfologia:
identificação e análise de estruturas
lingüísticas; reconhecimento das classes de palavras,
emprego e funções
- Artigos
- Substantivos e adjetivos
- Numerais cardinais e
ordinais
- Preposições
- Advérbios e
conjunções
- Pronomes: formas e
função, complementos diretos e indiretos
- Verbos: modo indicativo;
modo subjuntivo; modo imperativo e modo condicional (simples).
- A impessoalidade
- O estilo indireto
- Significação
vocabular e textual: homônimos, heterotônicos e
heterossemânticos em relação ao português
- Morfossintaxe: sujeito,
predicado e complementos; o período simples e o período
composto; a subordinação
|
III –
Língua Francesa
- Verbos e tempos verbais
- Substantivos
- Adjetivos
- Advérbios
- Pronomes
- Emprego de “en” et “y”
- Preposições
- Conjunções
de subordinação
- Sintaxe do período:
proposições simples e complexas; expressões de
causa, de conseqüência e de tempo
|
início
EIXO: USO
Foco – Leitura
Competência: Apreender o texto como
construção de conhecimento em diferentes níveis de
compreensão análise e interpretação.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Funções da
linguagem
- Fatores de textualidade
- Apreensão textual:
idéias principal e secundárias; paráfrase,
paródia, síntese, progressão temática,
modo de organização; tese e argumentação;
pressuposto, analogia e inferência
- Relações
lógicas, na construção textual
- Tipos textuais: narrativo,
descritivo, expositivo-argumentativo, instrucional
- Gêneros textuais:
resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos informativos
|
- Reconhecer gêneros e
tipos textuais.
- Identificar fatores de
textualidade.
- Identificar e analisar
informações nos textos.
- Comparar modos de
organização textual.
- Fazer analogias e
inferências.
- Argumentar e justificar
opiniões.
|
EIXO: ANÁLISE
Foco I –
Literatura
Competência: Compreender o texto
literário como uma experiência singular de expressão,
interpretação e representação da realidade.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Conceituação
e funções da literatura
- Caracterização
de texto literário, comparação entre texto
literário e não-literário, função
estética do texto, recriação subjetiva da
realidade, plurissignificação da linguagem e figuras de
linguagem
- Gêneros
literários: textos em prosa e em verso
- Estilos de época na
literatura brasileira: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo,
Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré–Modernismo,
Modernismo e tendências contemporâneas
|
- Identificar fatores de
literariedade.
- Reconhecer e analisar
aspectos formais e temáticos em textos literários.
- Contrastar texto
literário e não-literário.
- Analisar aspectos formais
e temáticos em textos literários.
- Associar texto
literário a estilo e contexto cultural da época.
|
Foco II – Estruturas
lingüísticas
Competências:
(1) Reconhecer variações
lingüísticas no uso social, bem como suas
implicações nos diferentes níveis e aspectos de
significação vocabular e textual.
(2)
Reconhecer que a língua se organiza em relações de
equivalência (coordenação) e de dependência
(subordinação) nos níveis lexical, oracional e textual.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Norma culta e
variação lingüística
- Significação
vocabular e textual: denotação,
conotação, polissemia, homonímia, sinonímia,
antonímia, paráfrase, ambigüidade
- Morfossintaxe:
coordenação e subordinação entre os termos
na oração e entre orações no
período; pontuação; determinantes do nome e do
verbo no texto; relações de regência e
concordância na oração e no período
- classes de palavras:
estrutura, emprego e funções
- processo de
formação de palavras
- padrão escrito no
nível culto: ortografia, acentuação
gráfica
|
- Distinguir marcas de
variantes lingüísticas.
- Respeitar a
adequação da variação
lingüística.
- Estabelecer
relações em usos lingüísticos.
- Identificar, analisar e
comparar estruturas lingüísticas.
- Estabelecer
relações entre estruturas lingüísticas.
- Identificar e analisar
conseqüências textuais nas alterações das
estruturas lingüísticas.
|
Foco III –
Produção de texto
Competência: Produzir textos em que se
apliquem as normas lingüísticas adequadas ao registro
lingüístico e ao gênero textual.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Fatores de textualidade
- Organização
textual: idéias principal e secundárias; paráfrase;
síntese, progressão temática; tese e
argumentação
- Tipos textuais:
descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo, instrucional
- Gêneros textuais:
resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos informativos e
argumentativos
|
- Organizar idéias e
argumentos em textos.
- Utilizar fatores de
textualidade.
- Argumentar e justificar
opiniões.
- Adequar os usos
lingüísticos aos gêneros e tipos textuais.
|
início
Geografia
Foco
– A construção do espaço geográfico
Competência: Apreender o espaço
geográfico como resultante da relação
sociedade-natureza.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Processo de
construção do espaço geográfico como
resultante da ação do homem sobre a natureza, por meio
do trabalho social
|
- Reconhecer as categorias
presentes na conceituação da ciência
geográfica.
- Compreender a
orientação, a localização, a
representação e a interpretação espacial,
na construção social do espaço geográfico.
- Identificar as
influências ideológicas nas formas de representação
do espaço geográfico.
|
- Estrutura e dinâmica
do espaço mundializado e suas contradições
|
- Identificar as
conseqüências socioeconômicas e ambientais da
revolução tecnológica na atualidade.
- Analisar as teorias
demográficas em seu contexto histórico e compreender a
atuação dos fatores que incorrem na estrutura, na
distribuição e na dinâmica da
população.
- Analisar a dinâmica
do espaço urbano-industrial, e compreender o papel das cidades
na organização do espaço.
- Reconhecer a
dinâmica do espaço agrário e sua
relação com o espaço urbano-industrial.
- Diferenciar os conceitos
de crescimento e de desenvolvimento econômico.
- Reconhecer a
importância do uso adequado de recursos, na perspectiva do
desenvolvimento sustentável do mundo atual.
|
Foco
– O espaço brasileiro
Competência: Apreender a partir da
análise das formas visíveis e concretas do atual espaço
brasileiro, a sua essência, as contradições
socioeconômicas e ambientais geradas no processo de
ocupação e construção territorial e espacial.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- O atual contexto do
espaço brasileiro como resultado de relações
socioeconômicas estabelecidas historicamente
|
- Compreender o
desenvolvimento do capitalismo e a produção do
espaço brasileiro, considerando-se as diversas dinâmicas
sociais percorridas e suas implicações na
configuração territorial.
- Reconhecer a
importância do desenvolvimento das atividades econômicas
na construção do espaço produtivo no Brasil.
- Compreender a
transposição do Brasil agrário para o urbano-industrial.
- Reconhecer o processo de
evolução e distribuição populacional, para
uma análise da organização e da
ocupação do espaço territorial nacional,
observando a formação da população
brasileira, seu crescimento e sua diversidade cultural.
- Identificar
contradições entre os diversos modelos econômicos
e o desenvolvimento social, relacionando-os com a questão
ambiental.
|
|
- Compreender o processo
histórico de organização, de
ocupação e suas implicações na
configuração do espaço regional.
- Reconhecer a
importância geopolítica no contexto nacional.
- Identificar as
conseqüências do processo de ocupação do
solo, do ponto de vista socioeconômico e ambiental.
|
Foco
– O espaço mundial visto a partir do enfoque geopolítico
Competência: Apreender, a partir do processo histórico, a
influência das diferentes estratégias geopolíticas na
configuração do espaço mundial contemporâneo.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- O contexto
geopolítico contemporâneo mundial
|
- Identificar as
implicações socioeconômicas, políticas,
culturais e tecnológicas da organização do
espaço mundial.
- Compreender o processo de
internacionalização da economia, da
informação e da tecnologia, identificando suas
conseqüências.
- Identificar os focos de
tensão na atualidade e seus reflexos na ordem mundial.
- Reconhecer os centros
hegemônicos, as novas relações internacionais e o
papel do Estado-nação.
- Relacionar o
desenvolvimento sustentável com a questão
geopolítica.
|
início
Foco – A
formação das sociedades, com ênfase no homem americano e
sua produção material e cultural.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- A Antigüidade
Clássica (greco-romana) e os fundamentos da
civilização ocidental
|
- Identificar os elementos formadores
das sociedades européias clássicas.
- Analisar suas
relações sociais, destacando o papel do escravismo.
- Compreender o sentido da
evolução política dessas sociedades: a
caracterização da cidade-estado, o modelo de democracia
desenvolvido na Grécia e a concepção de
império em Roma.
- Contextualizar as
manifestações culturais dessas sociedades em seu
processo de desenvolvimento histórico e sua influência no
desenrolar da História ocidental.
|
- As sociedades americanas
anteriores à colonização européia: as
“altas culturas” e suas relações
socioeconômicas, políticas e culturais
- Sociedades nativas do
“Brasil”: relações do homem com a natureza e
as relações sociais
|
- Identificar os elementos
formadores das sociedades “americanas
pré-colombianas”.
- Analisar suas
relações sociais, destacando o papel das
manifestações mágico-religiosas.
- Compreender os diversos
aspectos das “altas culturas pré-colombianas”,
realçando suas diferenças com a cultura européia
da época moderna, em termos de originalidade e
função.
- Reconhecer a diversidade e
a extensão das sociedades existentes no território
posteriormente denominado Brasil, seus elementos socioculturais e
relacionamento com a natureza.
|
- As sociedades
européias em transformação: o mundo medieval, a
transição do feudalismo ao capitalismo, a
formação do mundo moderno (Humanismo, Renascimento,
Reforma, Estado Nacional e Expansão Européia)
|
- Relacionar as
conexões entre as sociedades antigas e as sociedades
européias medievais e modernas.
- Analisar o processo de
formação e de consolidação das sociedades
feudais, em seus aspectos econômicos, sociais, políticos
e culturais.
- Compreender os fatores que
concorreram para a transição do feudalismo ao
capitalismo, relacionando-os com a emergência da Europa
transformada: redes de comércio, produção
artesanal, vida urbana.
- Identificar a
relação entre o processo de formação do
Estado Nacional europeu e as transformações culturais,
tecnológicas, artísticas e religiosas do início
dos Tempos Modernos.
- Analisar os fatores da
expansão marítima e comercial européia.
- Interpretar o universo
material e o imaginário do homem moderno.
|
- O impacto da
invasão européia na América e a montagem dos
sistemas coloniais na América portuguesa e espanhola
- Portugal, Brasil e
África sob o ângulo atlântico
- As relações
mercantis e suas implicações sociais e culturais
|
- Identificar os principais
efeitos da invasão e da colonização espanhola e
portuguesa na América sobre as sociedades locais.
- Analisar os desdobramentos
da aculturação das populações nativas, relacionando
o passado com o presente.
- Caracterizar os principais
aspectos do sistema colonial espanhol e português.
- Compreender o significado
do comércio atlântico para o processo de
formação da sociedade colonial do Brasil.
- Compreender os conceitos
referentes às relações econômicas
mercantis, às sociedades coloniais e às novas formas de
cultura.
|
- As
transformações ocorridas nas sociedades coloniais da
América portuguesa e espanhola, nos séculos XVI e XVII:
economia, tecnologia, sociedade, política e cultura
- O processo de
colonização da América do Norte:
relações sociais e econômicas, redes de
comércio
|
- Analisar as
transformações ocorridas nas sociedades
ibero-americanas, no contexto do sistema colonial: os elementos
formadores da esfera produtiva, social, política e cultural das
sociedades coloniais portuguesa e espanhola.
- Identificar os fatores
determinantes da colonização da América do Norte.
- Compreender o sentido das
relações sociais e econômicas presentes na
colonização inglesa da América do Norte e suas
diferenças internas.
- Relacionar as
características das colonizações ibero-americana
e anglo-saxônica com a evolução histórica
de suas respectivas sociedades.
|
Foco – A consolidação do capital, as
transformações socioeconômicas e intelectuais, os
processos revolucionários, a emergência da cidadania, as
relações de trabalho e os movimentos sociais.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- O processo de ruptura da
velha ordem socioeconômica e política. A
emancipação do mundo colonial americano e suas
implicações
|
- Relacionar as
transformações ocorridas na colônia com as
verificadas no cenário externo.
- Identificar os pontos de
contato entre as revoluções burguesas e as ideologias
envolvidas no processo de emancipação colonial e o
surgimento das Nações americanas.
|
- A formação e
a consolidação dos Estados americanos, suas
complexidades e diversidades sociais, políticas,
econômicas e culturais
|
- Compreender os mecanismos
que presidiram a organização das Nações americanas.
- Analisar as complexas
estruturas sociais, culturais, econômicas e políticas das
Nações americanas.
- Interpretar as formas de
condução das políticas interna e externa dos
Estados americanos e sua inserção internacional.
|
- A Europa e a
América na segunda metade do século XIX; a Segunda
Revolução Industrial
|
- Analisar as
transformações ocorridas no processo produtivo europeu,
relacionando-as com a consolidação do sistema
capitalista.
- Compreender as
implicações sociais, políticas, econômicas
e culturais geradas pela nova industrialização.
- Relacionar a nova etapa
econômica com a inserção da América,
África e Ásia nos quadros do Capitalismo mundial.
|
Foco – Os cenários contemporâneos:
crises, transformações e alternativas; as relações
de poder e suas representações – nações,
povos, guerras e revoluções; a questão ambiental e a
pluralidade cultural e étnica, com ênfase no homem brasileiro.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- O processo de
consolidação dos Estados nacionais europeus,
asiáticos, americanos e brasileiro: confrontos e lutas, guerras
e revoluções
|
- Relacionar e interpretar
as lutas políticas e os conflitos ideológicos no
cenário contemporâneo: movimento operário,
feminismo, reforma agrária, manifestações
estudantis, direitos humanos, organizações
não-governamentais, os povos e a preservação de
seus territórios, confrontos étnicos e religiosos.
- Interpretar as
constituições no que concerne aos direitos e deveres dos
cidadãos.
- Identificar o papel das
ditaduras na supressão de direitos políticos e civis.
- Analisar as diferentes
experiências vividas pelos Estados contemporâneos.
- Compreender os aspectos
constitucionais da cidadania, identificando na
Constituição brasileira de 1988 os dispositivos relativos
aos direitos e garantias fundamentais, à ordem social e
à educação.
|
- A dinâmica do
processo cultural: confronto e pluralidade cultural dos diferentes
cenários contemporâneos
|
- Interpretar e discernir
possíveis mitos entre as representações nacionais:
a confraternização étnica e cultural, os
heróis, o nacionalismo, a construção da
memória coletiva.
- Relacionar elite
econômica nacional e poder político.
- Compreender o processo de
formação histórica das mentalidades nacionais;
- Identificar as culturas
tradicionais presentes no cenário contemporâneo,
relacionando-as ao contexto de desenvolvimento tecnológico e
econômico e suas novas exigências.
- Analisar a questão
da cidadania na diversidade cultural do cenário
contemporâneo
- Compreender o processo de
criação e divulgação cultural no
cenário contemporâneo.
- Relacionar a
criação artística contemporânea com os
veículos de comunicação de massa: rádio,
televisão, livros, jornais, revistas, cinema, publicidade e
informática.
|
- Processo de
formação, expansão, dominação e
crises dos modelos econômicos nos cenários
contemporâneos
|
- Analisar a expansão
e a consolidação das diferentes e complexas redes de
produção de riquezas no mundo contemporâneo.
- Identificar os elementos
definidores da realidade econômica construída a partir de
meados do século XIX: concentração e
distribuição de riquezas, as alianças sociais, as
políticas econômicas, a divisão internacional do
trabalho.
- Compreender o impacto
mundial causado pelo imperialismo.
- Relacionar o capitalismo imperialista
com a formação dos grandes monopólios.
- Relacionar a
mundialização da economia à
formação dos blocos geoeconômicos e aos mercados
comuns.
- Identificar os projetos
socialistas como tentativa de resposta ao modelo capitalista.
- Contextualizar as crises e
as transformações vividas pelos modelos econômicos
do cenário contemporâneo.
- Analisar a cidadania no
âmbito dos modelos capitalista e socialista, identificando-a com
a luta pela melhoria da qualidade vida, pelo desenvolvimento
sustentável e pela preservação ambiental.
|
início
REDAÇÃO
EM LÍNGUA PORTUGUESA
A
prova de Redação em Língua Portuguesa
tem o objetivo de avaliar a habilidade de expressão na modalidade
escrita em prosa e de aplicação das normas do registro formal culto
da língua portuguesa na produção textual. O candidato
deverá produzir um texto com extensão máxima de 30
linhas, legível, caracterizado pela coerência e pela
coesão, com base em comando formulado pela banca examinadora. Com a
função de motivar o candidato para a redação,
despertando idéias e propiciando o enriquecimento de
informações, poderá haver, na prova, textos e outros
elementos correlacionados ao assunto em pauta.
O
critério de avaliação mais abrangente refere-se à
apreensão e ao desenvolvimento do tema. Serão avaliados
também o domínio da expressão escrita, a
apresentação adequada da redação e o respeito
à estrutura textual solicitada (texto descritivo, narrativo,
expositivo-argumentativo ou instrucional). Poderão ser explorados os
seguintes gêneros textuais: resumos, resenhas, cartas, propagandas,
textos informativos e argumentativos.
início
Os
objetos de avaliação em Ciências da Natureza e
Matemática estão estruturados em eixos interligados sobre os
quais se apoiará a avaliação, que será,
então, integrada e interdisciplinar.
Focos
|
Habilidades/Objetos de conhecimento
|
|
- Analisar criticamente a
importância do estudo da vida.
- Distinguir e relacionar os
conceitos básicos de biosfera, bioma e ecossistema.
- Distinguir e relacionar os
conceitos de espécie, população e comunidade.
- Identificar habitat e
nicho ecológico em exemplos dados.
- Compreender que a
diversidade dos seres vivos é dependente de
mutação e decorre do processo evolutivo.
- Compreender e aplicar os
critérios de classificação dos seres vivos
segundo Lineu e segundo Whitaker.
- Reconhecer homeostase como
a tendência que os seres vivos apresentam para manter
estável o ambiente físico-químico corporal.
- Reconhecer a
importância e a dinamicidade da classificação dos
seres vivos.
- Comparar os níveis
de organização presentes no ser vivo, de célula
até organismo e relacioná-los entre si.
- Analisar e identificar o
modelo de Singer e Nicholson da membrana plasmática.
- Aplicar os conceitos de
diferenciação celular, para a compreensão do
desenvolvimento do ser humano.
- Conceituar células
haplóides e diplóides.
- Reconhecer a célula
como unidade formadora dos sistemas vivos.
- Compreender a
função e a importância para os seres vivos, da
mitose e da meiose.
- Analisar o desenvolvimento
da Genética a partir dos trabalhos de Mendel e das leis por ele
propostas.
- Analisar os experimentos
que evidenciaram ser o DNA o material genético.
- Reconhecer as
características da molécula do DNA segundo o modelo
proposto por Watson e Crick.
- Reconhecer as diferentes
hipóteses sobre a origem da vida como
contribuições à construção do
conhecimento científico.
- Reconhecer as
contribuições de Lamarck e de Darwin para o
desenvolvimento da teoria evolucionista.
- Correlacionar os
principais conceitos da genética mendeliana, genética
molecular e evolução.
|
- Movimento e
transformações
|
- Associar a divisão
celular à reprodução dos organismos unicelulares
e ao crescimento e à regeneração do seres
pluricelulares.
- Compreender a
importância ecológica dos microrganismos e sua
participação nos ciclos biogeoquímicos.
- Compreender o processo
cíclico da matéria dentro dos ecossistemas e o fluxo de
energia tendo referência os ciclos do nitrogênio,
água, carbono e oxigênio.
- Compreender que os
ecossistemas estão em equilíbrio dinâmico e podem
sofrer alterações decorrentes da própria natureza
e das ações humanas.
- Comparar evolutivamente os
animais quanto à morfologia, fisiologia e comportamento,
destacando a adaptação ao meio em que vivem.
- Comparar evolutivamente os
vegetais quanto à morfologia e a fisiologia, destacando a
adaptação ao meio em que vivem.
- Correlacionar
estruturalmente os órgãos de sentidos com os
estímulos que captam.
- Analisar o papel da
sudorese como integrante do mecanismo de regulação
hídrica e da temperatura corporal na espécie humana.
- Correlacionar
estruturalmente os órgãos de sentidos com os
estímulos que captam.
- Reconhecer os
órgãos envolvidos na inspiração e
expiração na espécie humana, correlacionando o
funcionamento do diafragma e dos músculos intercostais com os
movimentos respiratórios na espécie humana.
- Reconhecer o papel das
cavidades do coração e dos grandes vasos na
circulação sanguínea da espécie humana,
descrever o percurso do sangue na pequena e na grande
circulação relacionando-o com a hematose na
espécie humana.
- Descrever o percurso e as
transformações dos alimentos no interior do corpo
humano.
- Descrever o percurso feito
pelos líquidos corporais no aparelho excretório humano.
- Reconhecer as
diferenças funcionais masculinas e femininas na
reprodução.
- Reconhecer o papel das
cavidades do coração e dos grandes vasos na
circulação sangüínea da espécie
humana.
- Reconhecer o sistema
hormonal como um dos responsáveis pela integração
dos sistemas corporais humanos.
- Relacionar a estrutura do
neurônio com a transmissão do impulso nervoso na
espécie humana.
- Analisar a
influência do ambiente no processo de fotossíntese.
- Analisar as
conseqüências das mutações para o
indivíduo e para a espécie.
- Reconhecer a
dependência que o metabolismo do ser vivo possui com
relação às enzimas.
- Analisar os mecanismos de
transporte através da membrana plasmática.
- Conceituar e caracterizar
transcrição e tradução do código
genético.
- Descrever a
replicação do DNA e a síntese de RNA.
- Distinguir, pela
análise de gasto de energia, transporte ativo de transporte
passivo.
- Reconhecer as
diferenças entre os vários tipos de células a
partir da análise de fotos, esquemas e construção
de modelos celulares.
- Reconhecer as
evidências do processo evolutivo.
- Reconhecer os mecanismos
de especiação.
|
|
- Analisar as
conseqüências fisiológicas e sociais de uma gravidez
na adolescência.
- Correlacionar as funções
dos componentes químicos da célula com as
funções realizadas pelo organismo e fatos da vida
cotidiana.
- Analisar o bioma Cerrado e
as interferências humanas sobre ele, particularmente desde a
fundação de Brasília.
- Compreender a
importância econômica e social dos microrganismos em
relação ao aspecto ecológico.
- Reconhecer a
importância econômica, ecológica, social dos seres
vivos para a saúde humana e desenvolvimento sustentável.
- Reconhecer a
influência das atitudes individuais e coletivas, em relação
no equilíbrio ecológico, no desenvolvimento sustentado e
na preservação ambiental.
- Relacionar causa e efeito
dos principais problemas ambientais.
- Analisar os efeitos, na
espécie humana, do uso inadequado de hormônios.
- Identificar as profilaxias
das DST.
- Comparar mecanismos de
atuações de soros e vacinas.
- Compreender e aplicar nas
diversas situações cotidianas, o conceito de drogas e
uso indevido de drogas.
- Compreender o conceito de
dependência física e psíquica e de
tolerância relacionando estes processos com a vida cotidiana.
- Compreender o importante
papel de cada indivíduo no bem-estar social ressaltando os
possíveis reflexos do uso dos métodos contraceptivos
naturais e artificiais,
- Reconhecer doenças
infecciosas humanas, seu modo de transmissão e profilaxia,
associando-as com os conceitos de epidemia e endemia,
antibióticos e resistência.
- Reconhecer o
exercício físico como um dos componentes da vida
saudável.
- Associar
automedicação com resistência microbiana.
- Estabelecer
relações entre os processos de formação
dos gametas masculinos e femininos na fecundação, os
hormônios envolvidos nestes processos e seus reflexos na vida do
ser humano.
- Comparar o parto normal e
o parto cesáreo.
- Diferenciar os processos
de respiração, fotossíntese e quimiossíntese
relacionando-os com estruturas celulares, associando-os às
atividades diárias do indivíduo e à
alimentação do ser vivo.
- Correlacionar as
funções dos componentes químicos da célula
com as funções realizadas pelo organismo e fatos da vida
cotidiana.
- Identificar locais e
ocasiões onde ocorrem mitose e(ou) meiose em nosso organismo e
em exemplos da natureza.
- Analisar o papel da
genética e das ferramentas da biologia molecular no cotidiano
|
início
A
habilidade de correlacionar a evolução da Química, a
ciência das substâncias, com o desenvolvimento social,
tecnológico e científico, reconhecendo seus limites
éticos e morais, e as capacidades de interpretar e utilizar a
descrição discursiva de fenômenos e as
informações apresentadas em tabelas, gráficos e
relações matemáticas serão avaliadas em todos os
focos.
Focos
|
Habilidades/Objetos de conhecimento
|
|
- Identificar e caracterizar
as transformações físicas e químicas de um
material, associando-as a variações de energia e
alterações nas principais propriedades físicas
(ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e
solubilidade).
- Caracterizar um material
(substância ou mistura) a partir de suas principais propriedades
físicas.
- Aplicar os
princípios de um processo que permita a
purificação de um material homogêneo
(destilação simples ou fracionada) e a
separação dos componentes de um material
heterogêneo (filtração, decantação,
imantação, centrifugação,
sifonação e/ou flotação).
- Reconhecer
evidências macroscópicas que caracterizam uma
transformação química.
- Utilizar modelos e
procedimentos científicos (Leis de Lavoisier e de Proust) para
a resolução de problemas quantitativos.
|
- Natureza corpuscular da
matéria e cálculos proporcionais
|
- Representar
substâncias com o auxílio de um modelo explicativo
microscópico, classificando-as segundo o modelo atômico
de Dalton.
- Converter a linguagem
discursiva em linguagem química por meio de símbolos,
fórmulas, convenções e códigos
próprios da Química.
- Associar dados
quantitativos e suas relações proporcionais para a
compreensão de conceitos fundamentais da Química (massa
atômica, massa molecular, princípio de Avogadro, mol,
volume molar, massa molar).
- Aplicar o raciocínio
proporcional para a compreensão de variações
quantitativas associadas a uma transformação
química.
- Utilizar cálculos
proporcionais para a análise de processos produtivos
não-complexos.
|
- Modelo Cinético e
aspectos energéticos das transformações
químicas
|
- Interpretar o
comportamento macroscópico dos gases com o auxílio do
modelo cinético da matéria, ampliando a visão do
modelo de Dalton.
- Associar o comportamento
dos gases às suas variáveis (pressão, volume e
temperatura) e às relações que existem entre
elas.
- Associar o movimento das
partículas aos fatores que podem alterá-lo.
- Correlacionar o movimento
das partículas às colisões que ocorrem entre
elas.
- Identificar e relacionar
fatores que afetam a maneira com que as colisões entre as
moléculas se efetivam em uma transformação
química.
- Caracterizar e interpretar
graficamente os aspectos energéticos das reações
químicas.
- Associar os aspectos energéticos das
reações químicas aos conceitos de entalpia,
entalpia padrão e variação de entalpia ()H).
- Compreender o significado
de uma equação termoquímica.
- Efetuar cálculos de
determinação de )H a partir da entalpia, energia de
ligação e Lei de Hess.
- Reconhecer a
problemática associada à utilização dos
principais combustíveis como fonte de energia.
|
- Transformações
químicas e equilíbrio
|
- Determinar a taxa de
variação da concentração em
relação ao tempo.
- Identificar os fatores que
influenciam a taxa de desenvolvimento de reações.
- Caracterizar o aspecto
dinâmico do equilíbrio químico.
- Analisar um
equilíbrio químico por meio da constante Kc.
- Reconhecer o efeito da
concentração, pressão e/ou temperatura no
deslocamento do estado de equilíbrio.
|
- Natureza elétrica
da matéria
|
- Reconhecer a natureza
elétrica da matéria.
- Caracterizar e
correlacionar os modelos atômicos de Dalton, Thomson e
Rutherford-Bohr.
- Utilizar o diagrama de
Linus Pauling.
- Reconhecer as
contribuições da pesquisa em radioatividade para a
compreensão da estrutura e das propriedades da matéria.
- Compreender os
fenômenos radioativos a partir das interações
existentes entre as partículas do núcleo do
átomo.
- Reconhecer as vantagens e
desvantagens do uso da energia nuclear.
- Identificar a natureza dos
fenômenos nucleares e de suas respectivas emissões.
- Aplicar as leis de
Soddy-Fajans e o conceito de meia-vida na resolução de
problemas elementares.
|
- Propriedades e
classificação periódica
|
- Reconhecer a
evolução histórica e o significado
científico da Classificação Periódica.
- Correlacionar as
propriedades periódicas raio atômico, potencial de
ionização e eletronegatividade.
|
- Interações
químicas e propriedades
|
- Utilizar o modelo da
interação metálica para compreender as
propriedades dos metais, na análise de questões
cotidianas e ambientais correlatas, envolvendo Al, Cu, Fe, Zn, Ag, Au,
aço, aço inoxidável, bronze, latão e
amálgama.
- Utilizar o modelo das
interações para compreender as propriedades das
substâncias iônicas, a partir da análise da
ocorrência e das propriedades do cloreto de sódio.
- Utilizar o modelo da
ligação covalente para compreender as propriedades das
substâncias moleculares, na análise de questões
cotidianas e ambientais correlatas, envolvendo hidrogênio,
oxigênio, água e carbono.
- Caracterizar o carbono a
partir dos postulados de Kekulé.
- Reconhecer as
limitações do modelo de estabilidade (Teoria do Octeto),
comparando as diferentes interações.
- Utilizar a
representação de Lewis.
- Prever a geometria de
moléculas com até 5 átomos, utilizando a Teoria
da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de
Valência.
- Aplicar os conceitos de
oxidação, redução e polaridade na
determinação do número de oxidação.
- Utilizar a polaridade de
ligações e de moléculas para compreender a
solubilidade de compostos.
- Compreender as
propriedades físicas das substâncias a partir do modelo
das forças intermoleculares.
|
|
- Compreender a
evolução histórica e a importância dos
conceitos de composto orgânico e inorgânico.
- Diferenciar
semelhança química (compostos inorgânicos) de
função química (compostos orgânicos).
- Classificar cadeias
carbônicas alifáticas.
- Identificar cadeias
alicíclicas e aromáticas.
- Identificar
funções orgânicas a partir da nomenclatura IUPAC
e/ou da fórmula estrutural: hidrocarbonetos, álcoois,
fenóis, aldeídos, cetonas, éteres, ácidos
carboxílicos, sais de ácidos, ésteres, aminas e
amidas.
- Compreender as regras da
IUPAC para a nomenclatura de compostos orgânicos
(funções citadas).
- Reconhecer, nas cadeias
ramificadas, os grupos: metil, etil, n-propil, iso-propil e vinil.
- Compreender o conceito de isomeria
plana.
- Identificar os
isômeros planos de cadeia, posição e
função.
- Compreender as
diferenças das propriedades físicas (ponto de
fusão, ebulição e solubilidade) em compostos
orgânicos.
- Reconhecer as
reações orgânicas de: oxidação de
álcoois; combustão completa e incompleta;
esterificação; saponificação; e
polimerização – polietileno, polipropileno, PVC,
PVA, borracha natural, teflon, poliestireno e nylon 66.
- Identificar e
caracterizar, a partir da Teoria de Arrhenius e da
utilização de indicadores, os grupos de
substâncias ácidas e básicas.
- Compreender o
caráter ácido ou básico em compostos
orgânicos.
- Compreender as regras para
a nomenclatura oficial de ácidos [HF, HCl, HBr, HI, H2S, HCN,
H2SO4, H2SO3, HNO2, HNO3, H2CO3, H3PO4, H3BO3] e bases [NaOH, KOH,
Mg(OH)2, Ca(OH)2, Ba(OH)2, Al(OH)3, AgOH, Zn(OH)2, NH4OH, Fe(OH)2,
Fe(OH)3, CuOH, Cu(OH)2].
- Reconhecer
a obtenção de sais a partir das reações de
neutralização parcial e total entre ácidos e
bases.
- Compreender as regras para
a nomenclatura oficial dos sais resultantes das reações
de neutralização parcial (NaHCO3 e NaHSO3) e total
(entre os ácidos e bases citados).
- Caracterizar os
óxidos, destacando questões ambientais.
- Compreender as regras para
a nomenclatura oficial dos óxidos (CO, CO2, SO2, SO3, N2O3,
N2O5, Al2O3, Fe2O3, P2O5, CaO, MgO).
|
|
- Compreender o
comportamento da densidade da água com a variação
da temperatura.
- Interpretar os
fenômenos e propriedades típicas da água,
utilizando o modelo de forças intermoleculares.
- Diferenciar e destacar a
importância das dispersões.
- Caracterizar,
conceitualmente, a solubilidade de gases em água.
- Efetuar cálculos de
proporcionalidade entre soluto e solvente de uma
solução, envolvendo estritamente as
relações g/L, mol/L, % em massa e ppm, bem como o efeito
da diluição em problemas elementares.
- Interpretar,
qualitativamente, o efeito do soluto nas propriedades da água:
abaixamento da pressão máxima de vapor, abaixamento da
temperatura de congelamento, elevação do ponto de
ebulição e pressão osmótica.
- Caracterizar o
equilíbrio iônico aplicando os conceitos de Ka, Kb, Kw,
pH e pOH.
- Compreender os
princípios da titulação na
caracterização de ácidos e bases fortes, em
processos de controle de qualidade, restringindo-se a problemas
elementares.
|
|
- Compreender os conceitos
de oxidação, redução, agente oxidante e
agente redutor.
- Ajustar em uma
reação de óxido-redução, o total de
elétrons cedidos e recebidos.
- Identificar e caracterizar
pilhas, eletrólise ígnea e eletrólise aquosa.
- Reconhecer a
importância industrial de processos de
óxido-redução.
|
início
Focos
|
Habilidades/Objetos de conhecimento
|
- Algarismos significativos,
ordem de grandeza, notação científica, e Sistema
Internacional de Unidades
|
- Utilizar adequadamente
estes elementos/códigos de linguagem.
- Avaliar a ordem de
grandeza de medidas do cotidiano.
- Representar adequadamente
medidas utilizando algarismos significativos e notação
científica.
- Reconhecer unidades de
base e derivadas do Sistema Internacional de Unidades.
|
- Grandezas tempo,
posição, velocidade e aceleração
|
- Reconhecer o significado
dessas grandezas e das relações estabelecidas entre
elas.
|
- Ponto material, densidade,
massa específica, massa e centro de massa
|
- Reconhecer o significado
de massa e centro de massa.
- Reconhecer o modelo de
ponto material.
|
|
- Analisar
representações gráficas de relações
entre grandezas.
|
|
- Caracterizar a grandeza
vetorial.
- Aplicar as
operações de adição entre vetores e
multiplicação entre vetor e escalar.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Conhecer a história
da relação entre força e movimento.
- Identificar a
condição de equilíbrio de ponto material.
- Identificar e determinar
forças atuantes: peso, normais de contato,
trações e atritos de deslizamento.
|
- Hidrostática:
Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Relacionar pressão
e diferença de nível.
- Determinar empuxo e
condições de flutuação.
|
- Equilíbrio
estático de corpo rígido
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Identificar as
condições de equilíbrio estático do corpo
rígido.
|
- Gravitação:
Leis de Kepler, Lei da Gravitação Universal e campo
gravitacional
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Relacionar força
peso, aceleração gravitacional e os movimentos dos
corpos celestes ou satélites artificiais com o princípio
universal de atração de massas.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Estabelecer a
relação entre trabalho e energia.
|
- Conservação
e dissipação de energia mecânica
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Identificar energia
cinética e potencial.
- Distingüir
forças conservativas de dissipativas.
|
- Impulso e momento linear:
partícula e sistema de partículas
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
|
- Conservação
do momento linear: sistema unidimensional isolado
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Caracterizar
colisões elásticas e inelásticas.
|
- Grandezas pressão,
temperatura, período, freqüência e ciclo
|
- Reconhecer o significado
dessas grandezas e das relações estabelecidas entre
elas.
|
- Escala termométrica
e calor
|
- Reconhecer o significado
das diferentes escalas termométricas.
- Diferenciar calor,
temperatura e energia térmica.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Compreender os mecanismos
de transporte de energia térmica.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Relacionar fluxo de calor,
pressão e temperatura com o estado físico de materiais.
|
- Dilatação
térmica de líquidos e sólidos
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
|
- Comportamento de um
gás ideal
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Inter-relacionar
pressão, temperatura e volume de forma macroscópica e
microscópica.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Avaliar processos e
equipamentos que efetuam a transformação energia
mecânica/energia térmica.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Analisar
condições de propagação.
|
|
- Identificar e relacionar as
grandezas pertinentes.
- Avaliar as
características do som e da luz.
- Reconhecer o espectro
eletromagnético e as características de fenômenos
ondulatórios: reflexão, refração, eco,
batimento, ressonância, reverberação,
difração, interferência, polarização
e efeito Doppler.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Inter-relacionar
condições e características de
propagação da luz em um meio.
|
- Leis de reflexão e
refração
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Caracterizar os
fenômenos de reflexão e refração da luz.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Demonstrar
compreensão do mecanismo de formação de imagens
por meio de instrumentos ópticos.
|
- Grandezas carga elétrica
e corrente elétrica
|
- Reconhecer o significado
dessas grandezas e das relações estabelecidas entre
elas.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Determinar a força
elétrica trocada entre duas cargas puntuais isoladas.
- Relacionar distância
entre as cargas, módulos das cargas e intensidade da
força.
|
- Campo elétrico e
potencial elétrico
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Reconhecer e definir
operacionalmente um campo.
- Reconhecer
representações gráficas de campo e potencial
elétricos no plano.
- Interpretar linhas de
força e superfícies equipotenciais.
- Identificar descargas
elétricas e efeitos de aterramentos, blindagens
eletrostáticas e o poder das pontas.
- Descrever capacitores;
geração de campo elétrico uniforme e
função em circuitos.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Identificar as
transformações de energia elétrica em energia
térmica.
- Relacionar potência
dissipada em forma de calor com circuitos resistivos.
- Avaliar a potência e
o consumo de energia em aparelhos eletroeletrônicos.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Demonstrar
compreensão do modelo microscópico para
resistência elétrica.
- Distinguir resistores
lineares e não-lineares.
- Relacionar tensões,
correntes elétricas, resistências e resistividade em
condutores lineares.
|
- Circuitos elétricos
simples: malha única
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Reconhecer fontes de
tensão (geradores) e motores elétricos (receptores).
- Representar circuitos
simples com resistores, interruptores, fusíveis, condutores,
fontes e medidores de corrente e de tensão elétricas,
usando símbolos convencionais.
|
|
- Identificar e relacionar as
grandezas pertinentes.
- Reconhecer e definir
operacionalmente um campo magnético e relacioná-lo com o
campo magnético terrestre.
- Interpretar as
interações entre imãs e eletroimãs.
- Demonstrar
compreensão de imãs permanentes em termos de correntes
macroscópicas.
- Reconhecer e representar
graficamente os campos magnéticos associados a imãs, a
correntes elétricas em fios retilíneos e a espiras e
bobinas.
- Interpretar o experimento
de Örsted.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Reconhecer a
atuação de força magnética sobre cargas
elétricas em movimento e sobre condutores retilíneos
percorridos por corrente elétrica, em presença de campo
magnético.
- Reconhecer o efeito de
campos magnéticos uniformes sobre cargas elétricas
puntuais em movimento.
|
- Leis de Faraday e de Lenz
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Reconhecer fluxo
magnético.
- Identificar o
princípio de funcionamento de motores elétricos.
- Relacionar fluxo
magnético e campo elétrico com a geração de
eletricidade - dínamos e usinas.
- Demonstrar
compreensão do funcionamento de transformadores de
tensão.
- Relacionar número
de espiras e a voltagem.
|
início
Serão
adotados como eixos estruturadores na avaliação de
matemática os temas Função e Geometria. Nas tabelas a
seguir, relaciona-se os focos de estudo às habilidades que
serão avaliadas.
Focos
|
Habilidades/Objetos de conhecimento
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem das
funções e da teoria dos conjuntos.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
operações com conjuntos, divisibilidade,
fatoração, razões e proporções;
funções algébricas do 1.º e do 2.º
graus, relações entre seus coeficientes e suas
raízes; funções racionais; gráficos;
equações e inequações de expressões
racionais e a representação gráfica das
soluções; funções polinomiais de grau
arbitrário; operações com polinômios;
divisibilidade; raízes; relações entre
coeficientes e raízes e resolução de
equações polinomiais, reconhecendo os números
complexos como raízes de polinômios.
- Analisar
funções racionais e polinomiais gráfica e
algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de
translações e regiões de crescimento e
decrescimento.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
- Geometria das
superfícies planas
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria plana.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
grandezas proporcionais; unidades de medida; o princípio de
Cavalieri; movimentos rígidos no plano;
construções com régua e compasso;
relações métricas nos triângulos e em
outros polígonos convexos; paralelismo e perpendicularismo de
retas; ângulos; áreas; lugares geométricos planos
e homotetia.
- Relacionar conceitos deste
foco a outros focos de estudo.
- Analisar figuras planas,
reconhecendo simetrias, aplicações de
translações, rotações e reflexões
em congruências e/ou equivalências.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
|
- Ler, interpretar e expressar-se
corretamente por meio de conceitos relativos às
seqüências numéricas.
- Fazer e validar
conjecturas por meio de raciocínios dedutivos e indutivos.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
padrões numéricos específicos tais como as
progressões aritméticas e geométricas e a
seqüência de Fibonacci; noções de
convergência; relações entre padrões
numéricos e mosaicos, formas geométricas, simetrias,
médias e funções.
- Analisar o comportamento
de seqüências gráfica e algebricamente, reconhecendo
seqüências crescentes e decrescentes, e interpretar esse
comportamento em situações-problema.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos a
equações lineares.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
sistemas de equações lineares;
representação matricial e classificação
dos sistemas. Resolver sistemas lineares pela aplicação
de operações elementares com linhas.
- Analisar as
soluções de um sistema gráfica (para os
bidimensionais) e algebricamente, reconhecendo equações
linearmente dependentes e independentes.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem das
funções, particularmente aquelas de comportamento
periódico.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
funções periódicas; a periodicidade, a amplitude
e a freqüência relativas as funções seno e
cosseno, bem como às demais funções
trigonométricas; as relações no ciclo
trigonométrico; arcos e ângulos; equações e
inequações e as fórmulas de adição
de arcos.
- Analisar
funções periódicas gráfica e
algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de
translações e regiões de crescimento e
decrescimento.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria plana e espacial.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
paralelismo e perpendicularismo; arcos e ângulos; volume,
áreas; construções geométricas;
transformações por rotação,
translação ou reflexão; simetrias;
comparações por meio do princípio de Cavalieri;
grandezas proporcionais e poliedros convexos, cilindros, cones e
esferas.
- Analisar figuras
geométricas, reconhecendo simetrias, aplicações
de translações, rotações e
reflexões em congruências e/ou equivalências.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
- Relacionar os conceitos deste
foco aos demais focos, em particular aos modelos algébricos.
|
- Modelos exponenciais e
logarítmicos
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem das
funções logarítmicas e exponenciais.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
logaritmos e suas propriedades operatórias; potências de
expoente real; crescimento e decrescimento exponencial e
logarítmico e logaritmos naturais.
- Analisar
funções exponencial e logarítmica gráfica
e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de
translações e regiões de crescimento e
decrescimento, reconhecendo, ainda, a função
logarítmica como a inversa da função exponencial.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio dos conceitos associados às
técnicas de contagem e à teoria dos conjuntos.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
princípios de contagem, agrupamentos e o conceito de
probabilidade.
- Fazer e validar
conjecturas por meio de raciocínios dedutivos e indutivos.
- Relacionar os
princípios de contagem aos demais focos de estudo, em
particular à geometria e aos padrões numéricos.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos à
análise e representação de dados.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados
relativos a situações-problema que envolvam:
médias; moda; mediana; desvios e variância.
- Analisar dados em
representação gráfica e/ou tabulados.
- Relacionar conceitos deste
foco aos demais focos de estudo e, em particular, com a geometria e
com as funções.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
- Geometria do plano
cartesiano
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria
analítica e das funções.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
o plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e
perpendicularismo.
- Analisar curvas e figuras
no plano, gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias,
aplicações de translações e
congruências e/ou equivalências.
- Relacionar os conceitos
deste foco aos outros focos, em particular ao da geometria plana e dos
modelos periódicos.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
- Geometria do plano
complexo
|
- Ler, interpretar e expressar-se
corretamente por meio dos conceitos associados ao plano complexo.
- Selecionar
estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam:
operações com números complexos e sua
interpretação geométrica;
transformações por rotação,
translação, contração ou expansão
no plano; a forma trigonométrica dos números complexos e
a representação gráfica das raízes de um
polinômio.
- Operar com números
complexos, gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações
de translações e rotações, bem como a
geometria dos polígonos regulares associados às
raízes de um número complexo.
- Relacionar os conceitos
deste foco aos demais focos de estudo, em particular aos modelos
algébricos e à geometria do plano cartesiano.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os
conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
modelo.
|
início
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