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Objetos de avaliação - Provas Objetivas e de Redação
     em Língua Portuguesa

Os objetos de avaliação do vestibular foram estruturados em grandes eixos, que se articulam em focos que, por sua vez, objetivam competências e habilidades específicas. As habilidades foram associadas aos objetos de conhecimento passíveis de avaliação. Entende-se por competência a qualidade inerente ao sujeito para revelar determinadas habilidades ou aptidões no desempenho de uma tarefa ou função; as habilidades seriam a face visível da competência. Em outras palavras, competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações utilizadas para se estabelecerem relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas. Habilidades referem-se ao plano imediato do saber fazer. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova organização das competências. As provas do vestibular da Universidade de Brasília avaliarão competências gerais, relacionadas à capacidade de

  • demonstrar domínio da língua portuguesa, domínio básico de uma língua estrangeira (Língua Inglesa, Língua Francesa ou Língua Espanhola) e domínio do uso das diferentes linguagens: matemática, artística, científica etc.;
  • construir e aplicar conceitos, formular e comparar problemas nas diversas áreas do conhecimento, visando à compreensão dos fenômenos naturais, da produção tecnológica e intelectual, das manifestações culturais, artísticas, políticas e sociais, bem como dos processos histórico-geográficos, identificando articulações, interesses e valores envolvidos;
  • selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para enfrentar situações-problema, segundo uma visão crítica, objetivando a tomada de decisões;
  • organizar e avaliar, em situações concretas, dados, informações, conhecimentos e saberes disponíveis, para a construção de argumentações consistentes;
  • elaborar propostas éticas de intervenção na realidade, considerando a diversidade sociocultural como inerente à condição humana no tempo e no espaço e demonstrando consciência da cidadania.

As provas abordarão os objetos de avaliação a seguir discriminados. Não obstante, devido ao caráter multidisciplinar dos conhecimentos tratados, objetos de avaliação de uma área do conhecimento poderão ser abordados em outra área.

É importante observar que, embora a Filosofia e a Sociologia não se situem como componentes disciplinares no conjunto dos objetos de avaliação, os vínculos dos conhecimentos filosóficos e sociológicos trabalhados no âmbito escolar com as habilidades propostas nos objetos de avaliação do vestibular são inquestionáveis: emergem das próprias competências gerais a serem avaliadas e permeiam os itens das provas.

De acordo com a abordagem proposta, os programas de línguas estrangeiras e linguagens e códigos para a avaliação do vestibular estruturam-se sobre EIXOS e FOCOS que, articulados, pretendem abordar complementarmente a complexidade do fenômeno da linguagem — ou, ao menos, grande parte dele. Importa ressaltar que se trata de um mero recorte didático-pedagógico cujo objetivo é examinar o mesmo conjunto de dados sob enfoques que se apóiam em sistematizações diferentes, mas que, em muitos momentos, ultrapassando-se tal recorte, permite-se recuperar a totalidade do objeto. Coerentemente, por abordarem o mesmo objeto — a linguagem — sob ângulos diferentes, cada um desses focos visa alcançar diferentes competências, a serem atingidas pelo desenvolvimento de diferentes conjuntos de habilidades.

 

Línguas Estrangeiras
Linguagens e Códigos e Ciências Sociais
Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
Geografia
História
Redação em Língua Portuguesa
Ciências da Natureza e Matemática

Biologia
Química
Física
Matemática


LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

EIXO: USO

Foco – Leitura

Competência: Demonstrar conhecimento, em nível intermediário, de uma língua estrangeira (língua inglesa, espanhola ou francesa), por meio de compreensão, interpretação e análise  de textos escritos ou visuais em diversos níveis de apreciação morfológica, sintática, semântica, lexical e estilística, considerando os aspectos socioculturais envolvidos.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • Apreensão textual: idéia principal e idéias correlatas, paráfrase, síntese e análise
  • Tipos textuais (literários e não-literários): narrativo, descritivo, informativo, publicitário, etc
  • Identificar a idéia principal e as idéias correlatas de um texto escrito ou visual.
  • Fazer analogias, inferências, deduções, conclusões e avaliações.
  • Ler e interpretar textos literários e não-literários.
  • Argumentar e justificar opiniões.
  • Inferir informações, temas, assuntos e contextos.
  • Reconhecer e empregar estruturas semânticas equivalentes ou opostas.

EIXO: ANÁLISE

Foco – Estruturas lingüísticas

Competência: Demonstrar conhecimento, em nível intermediário, de uma língua estrangeira (língua inglesa, espanhola ou francesa) em seus diversos níveis de apreciação morfológica, sintática, semântica e lexical.

Objetos de conhecimento

Habilidades

I – Língua Inglesa

  • Adjetivos
  • Advérbios
  • Artigos
  • Conjunções
  • Determinantes
  • Substantivos
  • Preposições
  • Pronomes
  • Verbos e tempos verbais
  • Formação das palavras
  • Identificar e analisar estruturas lingüísticas.
  • Estabelecer relações entre estruturas lingüísticas.
  • Reconhecer o nível semântico por intermédio do contexto e do conhecimento morfossintático e lexical.
  • Utilizar a língua inglesa na interpretação e na intervenção em situações reais.

II – Língua Espanhola

  • Norma culta e variação lingüística
  • Acentuação gráfica
  • Morfologia: identificação e análise de estruturas lingüísticas; reconhecimento das classes de palavras, emprego e funções
  • Artigos
  • Substantivos e adjetivos
  • Numerais cardinais e ordinais
  • Preposições
  • Advérbios e conjunções
  • Pronomes: formas e função, complementos diretos e indiretos
  • Verbos: modo indicativo; modo subjuntivo; modo imperativo e modo condicional (simples).
  • A impessoalidade
  • O estilo indireto
  • Significação vocabular e textual: homônimos, heterotônicos e heterossemânticos em relação ao português
  • Morfossintaxe: sujeito, predicado e complementos; o período simples e o período composto; a subordinação
III – Língua Francesa
  • Verbos e tempos verbais
  • Substantivos
  • Adjetivos
  • Advérbios
  • Pronomes
  • Emprego de “en” et “y”
  • Preposições
  • Conjunções de subordinação
  • Sintaxe do período: proposições simples e complexas; expressões de causa, de conseqüência e de tempo

 

início

 

LINGUAGENS E CÓDIGOS E CIÊNCIAS SOCIAIS

Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa

EIXO: USO

Foco – Leitura

Competência: Apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão análise e interpretação.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • Funções da linguagem
  • Fatores de textualidade
  • Apreensão textual: idéias principal e secundárias; paráfrase, paródia, síntese, progressão temática, modo de organização; tese e argumentação; pressuposto, analogia e inferência
  • Relações lógicas, na construção textual
  • Tipos textuais: narrativo, descritivo, expositivo-argumentativo, instrucional
  • Gêneros textuais: resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos informativos
  • Reconhecer gêneros e tipos textuais.
  • Identificar fatores de textualidade.
  • Identificar e analisar informações nos textos.
  • Comparar modos de organização textual.
  • Fazer analogias e inferências.
  • Argumentar e justificar opiniões.

EIXO: ANÁLISE

Foco I – Literatura

Competência: Compreender o texto literário como uma experiência singular de expressão, interpretação e representação da realidade.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • Conceituação e funções da literatura
  • Caracterização de texto literário, comparação entre texto literário e não-literário, função estética do texto, recriação subjetiva da realidade, plurissignificação da linguagem e figuras de linguagem
  • Gêneros literários: textos em prosa e em verso
  • Estilos de época na literatura brasileira: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré–Modernismo, Modernismo e tendências contemporâneas
  • Identificar fatores de literariedade.
  • Reconhecer e analisar aspectos formais e temáticos em textos literários.
  • Contrastar texto literário e não-literário.
  • Analisar aspectos formais e temáticos em textos literários.
  • Associar texto literário a estilo e contexto cultural da época.
Foco II – Estruturas lingüísticas

Competências:      (1)    Reconhecer variações lingüísticas no uso social, bem como suas implicações nos diferentes níveis e aspectos de significação vocabular e textual.

(2)    Reconhecer que a língua se organiza em relações de equivalência (coordenação) e de dependência (subordinação) nos níveis lexical, oracional e textual.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • Norma culta e variação lingüística
  • Significação vocabular e textual: denotação,  conotação, polissemia, homonímia, sinonímia, antonímia, paráfrase, ambigüidade
  • Morfossintaxe: coordenação e subordinação entre os termos na oração e entre orações no período; pontuação; determinantes do nome e do verbo no texto; relações de regência e concordância na oração e no período
  • classes de palavras: estrutura, emprego e funções
  • processo de formação de palavras
  • padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica
  • Distinguir marcas de variantes lingüísticas.
  • Respeitar a adequação da variação lingüística.
  • Estabelecer relações em usos lingüísticos.
  • Identificar, analisar e comparar estruturas lingüísticas.
  • Estabelecer relações entre estruturas lingüísticas.
  • Identificar e analisar conseqüências textuais nas alterações das estruturas lingüísticas.

Foco III – Produção de texto

Competência: Produzir textos em que se apliquem as normas lingüísticas adequadas ao registro lingüístico e ao gênero textual.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • Fatores de textualidade
  • Organização textual: idéias principal e secundárias; paráfrase; síntese, progressão temática; tese e argumentação
  • Tipos textuais: descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo, instrucional
  • Gêneros textuais: resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos informativos e argumentativos
  • Organizar idéias e argumentos em textos.
  • Utilizar fatores de textualidade.
  • Argumentar e justificar opiniões.
  • Adequar os usos lingüísticos aos gêneros e tipos textuais.

 

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Geografia

Foco – A construção do espaço geográfico

Competência: Apreender o espaço geográfico como resultante da relação sociedade-natureza.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • Processo de construção do espaço geográfico como resultante da ação do homem sobre a natureza, por meio do trabalho social
  • Reconhecer as categorias presentes na conceituação da ciência geográfica.
  • Compreender a orientação, a localização, a representação e a interpretação espacial, na construção social do espaço geográfico.
  • Identificar as influências ideológicas nas formas de representação do espaço geográfico.
  • Estrutura e dinâmica do espaço mundializado e suas contradições
  • Identificar as conseqüências socioeconômicas e ambientais da revolução tecnológica na atualidade.
  • Analisar as teorias demográficas em seu contexto histórico e compreender a atuação dos fatores que incorrem na estrutura, na distribuição e na dinâmica da população.
  • Analisar a dinâmica do espaço urbano-industrial, e compreender o papel das cidades na organização do espaço.
  • Reconhecer a dinâmica do espaço agrário e sua relação com o espaço urbano-industrial.
  • Diferenciar os conceitos de crescimento e de desenvolvimento econômico.
  • Reconhecer a importância do uso adequado de recursos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável do mundo atual.

Foco –  O espaço brasileiro

Competência: Apreender a partir da análise das formas visíveis e concretas do atual espaço brasileiro, a sua essência, as contradições socioeconômicas e ambientais geradas no processo de ocupação e construção territorial e espacial.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • O atual contexto do espaço brasileiro como resultado de relações socioeconômicas estabelecidas historicamente
  • Compreender o desenvolvimento do capitalismo e a produção do espaço brasileiro, considerando-se as diversas dinâmicas sociais percorridas e suas implicações na configuração territorial.
  • Reconhecer a importância do desenvolvimento das atividades econômicas na construção do espaço produtivo no Brasil.
  • Compreender a transposição do Brasil agrário para o urbano-industrial.
  • Reconhecer o processo de evolução e distribuição populacional, para uma análise da organização e da ocupação do espaço territorial nacional, observando a formação da população brasileira, seu crescimento e sua diversidade cultural.
  • Identificar contradições entre os diversos modelos econômicos e o desenvolvimento social, relacionando-os com a questão ambiental.
  • O Distrito Federal
  • Compreender o processo histórico de organização, de ocupação e suas implicações na configuração do espaço regional.
  • Reconhecer a importância geopolítica no contexto nacional.
  • Identificar as conseqüências do processo de ocupação do solo, do ponto de vista socioeconômico e ambiental.

Foco – O espaço mundial visto a partir do enfoque geopolítico

Competência: Apreender, a partir do processo histórico, a influência das diferentes estratégias geopolíticas na configuração do espaço mundial contemporâneo.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • O contexto geopolítico contemporâneo mundial
  • Identificar as implicações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas da organização do espaço mundial.
  • Compreender o processo de internacionalização da economia, da informação e da tecnologia, identificando suas conseqüências.
  • Identificar os focos de tensão na atualidade e seus reflexos na ordem mundial.
  • Reconhecer os centros hegemônicos, as novas relações internacionais e o papel do Estado-nação.
  • Relacionar o desenvolvimento sustentável com a questão geopolítica.

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História

Foco – A formação das sociedades, com ênfase no homem americano e sua produção material e cultural.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • A Antigüidade Clássica (greco-romana) e os fundamentos da civilização ocidental
  • Identificar os elementos formadores das sociedades européias clássicas.
  • Analisar suas relações sociais, destacando o papel do escravismo.
  • Compreender o sentido da evolução política dessas sociedades: a caracterização da cidade-estado, o modelo de democracia desenvolvido na Grécia e a concepção de império em Roma.
  • Contextualizar as manifestações culturais dessas sociedades em seu processo de desenvolvimento histórico e sua influência no desenrolar da História ocidental.
  • As sociedades americanas anteriores à colonização européia: as “altas culturas” e suas relações socioeconômicas, políticas e culturais
  • Sociedades nativas do “Brasil”: relações do homem com a natureza e as relações sociais
  • Identificar os elementos formadores das sociedades “americanas pré-colombianas”.
  • Analisar suas relações sociais, destacando o papel das manifestações mágico-religiosas.
  • Compreender os diversos aspectos das “altas culturas pré-colombianas”, realçando suas diferenças com a cultura européia da época moderna, em termos de originalidade e função.
  • Reconhecer a diversidade e a extensão das sociedades existentes no território posteriormente denominado Brasil, seus elementos socioculturais e relacionamento com a natureza.
  • As sociedades européias em transformação: o mundo medieval, a transição do feudalismo ao capitalismo, a formação do mundo moderno (Humanismo, Renascimento, Reforma, Estado Nacional e Expansão Européia)
  • Relacionar as conexões entre as sociedades antigas e as sociedades européias medievais e modernas.
  • Analisar o processo de formação e de consolidação das sociedades feudais, em seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.
  • Compreender os fatores que concorreram para a transição do feudalismo ao capitalismo, relacionando-os com a emergência da Europa transformada: redes de comércio, produção artesanal, vida urbana.
  • Identificar a relação entre o processo de formação do Estado Nacional europeu e as transformações culturais, tecnológicas, artísticas e religiosas do início dos Tempos Modernos.
  • Analisar os fatores da expansão marítima e comercial européia.
  • Interpretar o universo material e o imaginário do homem moderno.
  • O impacto da invasão européia na América e a montagem dos sistemas coloniais na América portuguesa e espanhola
  • Portugal, Brasil e África sob o ângulo atlântico
  • As relações mercantis e suas implicações sociais e culturais
  • Identificar os principais efeitos da invasão e da colonização espanhola e portuguesa na América sobre as sociedades locais.
  • Analisar os desdobramentos da aculturação das populações nativas, relacionando o passado com o presente.
  • Caracterizar os principais aspectos do sistema colonial espanhol e português.
  • Compreender o significado do comércio atlântico para o processo de formação da sociedade colonial do Brasil.
  • Compreender os conceitos referentes às relações econômicas mercantis, às sociedades coloniais e às novas formas de cultura.
  • As transformações ocorridas nas sociedades coloniais da América portuguesa e espanhola, nos séculos XVI e XVII: economia, tecnologia, sociedade, política e cultura
  • O processo de colonização da América do Norte: relações sociais e econômicas, redes de comércio
  • Analisar as transformações ocorridas nas sociedades ibero-americanas, no contexto do sistema colonial: os elementos formadores da esfera produtiva, social, política e cultural das sociedades coloniais portuguesa e espanhola.
  • Identificar os fatores determinantes da colonização da América do Norte.
  • Compreender o sentido das relações sociais e econômicas presentes na colonização inglesa da América do Norte e suas diferenças internas.
  • Relacionar as características das colonizações ibero-americana e anglo-saxônica com a evolução histórica de suas respectivas sociedades.

Foco – A consolidação do capital, as transformações socioeconômicas e intelectuais, os processos revolucionários, a emergência da cidadania, as relações de trabalho e os movimentos sociais.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • O processo de ruptura da velha ordem socioeconômica e política. A emancipação do mundo colonial americano e suas implicações
  • Relacionar as transformações ocorridas na colônia com as verificadas no cenário externo.
  • Identificar os pontos de contato entre as revoluções burguesas e as ideologias envolvidas no processo de emancipação colonial e o surgimento das Nações americanas.
  • A formação e a consolidação dos Estados americanos, suas complexidades e diversidades sociais, políticas, econômicas e culturais
  • Compreender os mecanismos que presidiram a organização das Nações americanas.
  • Analisar as complexas estruturas sociais, culturais, econômicas e políticas das Nações americanas.
  • Interpretar as formas de condução das políticas interna e externa dos Estados americanos e sua inserção internacional.
  • A Europa e a América na segunda metade do século XIX; a Segunda Revolução Industrial
  • Analisar as transformações ocorridas no processo produtivo europeu, relacionando-as com a consolidação do sistema capitalista.
  • Compreender as implicações sociais, políticas, econômicas e culturais geradas pela nova industrialização.
  • Relacionar a nova etapa econômica com a inserção da América, África e Ásia nos quadros do Capitalismo mundial.

Foco – Os cenários contemporâneos: crises, transformações e alternativas; as relações de poder e suas representações – nações, povos, guerras e revoluções; a questão ambiental e a pluralidade cultural e étnica, com ênfase no homem brasileiro.

Objetos de conhecimento

Habilidades

  • O processo de consolidação dos Estados nacionais europeus, asiáticos, americanos e brasileiro: confrontos e lutas, guerras e revoluções
  • Relacionar e interpretar as lutas políticas e os conflitos ideológicos no cenário contemporâneo: movimento operário, feminismo, reforma agrária, manifestações estudantis, direitos humanos, organizações não-governamentais, os povos e a preservação de seus territórios, confrontos étnicos e religiosos.
  • Interpretar as constituições no que concerne aos direitos e deveres dos cidadãos.
  • Identificar o papel das ditaduras na supressão de direitos políticos e civis.
  • Analisar as diferentes experiências vividas pelos Estados contemporâneos.
  • Compreender os aspectos constitucionais da cidadania, identificando na Constituição brasileira de 1988 os dispositivos relativos aos direitos e garantias fundamentais, à ordem social e à educação.
  • A dinâmica do processo cultural: confronto e pluralidade cultural dos diferentes cenários contemporâneos
  • Interpretar e discernir possíveis mitos entre as representações nacionais: a confraternização étnica e cultural, os heróis, o nacionalismo, a construção da memória coletiva.
  • Relacionar elite econômica nacional e poder político.
  • Compreender o processo de formação histórica das mentalidades nacionais;
  • Identificar as culturas tradicionais presentes no cenário contemporâneo, relacionando-as ao contexto de desenvolvimento tecnológico e econômico e suas novas exigências.
  • Analisar a questão da cidadania na diversidade cultural do cenário contemporâneo
  • Compreender o processo de criação e divulgação cultural no cenário contemporâneo.
  • Relacionar a criação artística contemporânea com os veículos de comunicação de massa: rádio, televisão, livros, jornais, revistas, cinema, publicidade e informática.
  • Processo de formação, expansão, dominação e crises dos modelos econômicos nos cenários contemporâneos
  • Analisar a expansão e a consolidação das diferentes e complexas redes de produção de riquezas no mundo contemporâneo.
  • Identificar os elementos definidores da realidade econômica construída a partir de meados do século XIX: concentração e distribuição de riquezas, as alianças sociais, as políticas econômicas, a divisão internacional do trabalho.
  • Compreender o impacto mundial causado pelo imperialismo.
  • Relacionar o capitalismo imperialista com a formação dos grandes monopólios.
  • Relacionar a mundialização da economia à formação dos blocos geoeconômicos e aos mercados comuns.
  • Identificar os projetos socialistas como tentativa de resposta ao modelo capitalista.
  • Contextualizar as crises e as transformações vividas pelos modelos econômicos do cenário contemporâneo.
  • Analisar a cidadania no âmbito dos modelos capitalista e socialista, identificando-a com a luta pela melhoria da qualidade vida, pelo desenvolvimento sustentável e pela preservação ambiental.

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REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

A prova de Redação em Língua Portuguesa tem o objetivo de avaliar a habilidade de expressão na modalidade escrita em prosa e de aplicação das normas do registro formal culto da língua portuguesa na produção textual. O candidato deverá produzir um texto com extensão máxima de 30 linhas, legível, caracterizado pela coerência e pela coesão, com base em comando formulado pela banca examinadora. Com a função de motivar o candidato para a redação, despertando idéias e propiciando o enriquecimento de informações, poderá haver, na prova, textos e outros elementos correlacionados ao assunto em pauta.

O critério de avaliação mais abrangente refere-se à apreensão e ao desenvolvimento do tema. Serão avaliados também o domínio da expressão escrita, a apresentação adequada da redação e o respeito à estrutura textual solicitada (texto descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo ou instrucional). Poderão ser explorados os seguintes gêneros textuais: resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos informativos e argumentativos.

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CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Os objetos de avaliação em Ciências da Natureza e Matemática estão estruturados em eixos interligados sobre os quais se apoiará a avaliação, que será, então, integrada e interdisciplinar.

Biologia

Focos

Habilidades/Objetos de conhecimento

  • Teorias fundamentais
  • Analisar criticamente a importância do estudo da vida.
  • Distinguir e relacionar os conceitos básicos de biosfera, bioma e ecossistema.
  • Distinguir e relacionar os conceitos de espécie, população e comunidade.
  • Identificar habitat e nicho ecológico em exemplos dados.
  • Compreender que a diversidade dos seres vivos é dependente de mutação e decorre do processo evolutivo.
  • Compreender e aplicar os critérios de classificação dos seres vivos segundo Lineu e segundo Whitaker.
  • Reconhecer homeostase como a tendência que os seres vivos apresentam para manter estável o ambiente físico-químico corporal.
  • Reconhecer a importância e a dinamicidade da classificação dos seres vivos.
  • Comparar os níveis de organização presentes no ser vivo, de célula até organismo e relacioná-los entre si.
  • Analisar e identificar o modelo de Singer e Nicholson da membrana plasmática.
  • Aplicar os conceitos de diferenciação celular, para a compreensão do desenvolvimento do ser humano.
  • Conceituar células haplóides e diplóides.
  • Reconhecer a célula como unidade formadora dos sistemas vivos.
  • Compreender a função e a importância para os seres vivos, da mitose e da meiose.
  • Analisar o desenvolvimento da Genética a partir dos trabalhos de Mendel e das leis por ele propostas.
  • Analisar os experimentos que evidenciaram ser o DNA o material genético.
  • Reconhecer as características da molécula do DNA segundo o modelo proposto por Watson e Crick.
  • Reconhecer as diferentes hipóteses sobre a origem da vida como contribuições à construção do conhecimento científico.
  • Reconhecer as contribuições de Lamarck e de Darwin para o desenvolvimento da teoria evolucionista.
  • Correlacionar os principais conceitos da genética mendeliana, genética molecular e evolução.
  • Movimento e transformações
  • Associar a divisão celular à reprodução dos organismos unicelulares e ao crescimento e à regeneração do seres pluricelulares.
  • Compreender a importância ecológica dos microrganismos e sua participação nos ciclos biogeoquímicos.
  • Compreender o processo cíclico da matéria dentro dos ecossistemas e o fluxo de energia tendo referência os ciclos do nitrogênio, água, carbono e oxigênio.
  • Compreender que os ecossistemas estão em equilíbrio dinâmico e podem sofrer alterações decorrentes da própria natureza e das ações humanas.
  • Comparar evolutivamente os animais quanto à morfologia, fisiologia e comportamento, destacando a adaptação ao meio em que vivem.
  • Comparar evolutivamente os vegetais quanto à morfologia e a fisiologia, destacando a adaptação ao meio em que vivem.
  • Correlacionar estruturalmente os órgãos de sentidos com os estímulos que captam.
  • Analisar o papel da sudorese como integrante do mecanismo de regulação hídrica e da temperatura corporal na espécie humana.
  • Correlacionar estruturalmente os órgãos de sentidos com os estímulos que captam.
  • Reconhecer os órgãos envolvidos na inspiração e expiração na espécie humana, correlacionando o funcionamento do diafragma e dos músculos intercostais com os movimentos respiratórios na espécie humana.
  • Reconhecer o papel das cavidades do coração e dos grandes vasos na circulação sanguínea da espécie humana, descrever o percurso do sangue na pequena e na grande circulação relacionando-o com a hematose na espécie humana.
  • Descrever o percurso e as transformações dos alimentos no interior do corpo humano.
  • Descrever o percurso feito pelos líquidos corporais no aparelho excretório humano.
  • Reconhecer as diferenças funcionais masculinas e femininas na reprodução.
  • Reconhecer o papel das cavidades do coração e dos grandes vasos na circulação sangüínea da espécie humana.
  • Reconhecer o sistema hormonal como um dos responsáveis pela integração dos sistemas corporais humanos.
  • Relacionar a estrutura do neurônio com a transmissão do impulso nervoso na espécie humana.
  • Analisar a influência do ambiente no processo de fotossíntese.
  • Analisar as conseqüências das mutações para o indivíduo e para a espécie.
  • Reconhecer a dependência que o metabolismo do ser vivo possui com relação às enzimas.
  • Analisar os mecanismos de transporte através da membrana plasmática.
  • Conceituar e caracterizar transcrição e tradução do código genético.
  • Descrever a replicação do DNA e a síntese de RNA.
  • Distinguir, pela análise de gasto de energia, transporte ativo de transporte passivo.
  • Reconhecer as diferenças entre os vários tipos de células a partir da análise de fotos, esquemas e construção de modelos celulares.
  • Reconhecer as evidências do processo evolutivo.
  • Reconhecer os mecanismos de especiação.
  • Cotidiano
  • Analisar as conseqüências fisiológicas e sociais de uma gravidez na adolescência.
  • Correlacionar as funções dos componentes químicos da célula com as funções realizadas pelo organismo e fatos da vida cotidiana.
  • Analisar o bioma Cerrado e as interferências humanas sobre ele, particularmente desde a fundação de Brasília.
  • Compreender a importância econômica e social dos microrganismos em relação ao aspecto ecológico.
  • Reconhecer a importância econômica, ecológica, social dos seres vivos para a saúde humana e desenvolvimento sustentável.
  • Reconhecer a influência das atitudes individuais e coletivas, em relação no equilíbrio ecológico, no desenvolvimento sustentado e na preservação ambiental.
  • Relacionar causa e efeito dos principais problemas ambientais.
  • Analisar os efeitos, na espécie humana, do uso inadequado de hormônios.
  • Identificar as profilaxias das DST.
  • Comparar mecanismos de atuações de soros e vacinas.
  • Compreender e aplicar nas diversas situações cotidianas, o conceito de drogas e uso indevido de drogas.
  • Compreender o conceito de dependência física e psíquica e de tolerância relacionando estes processos com a vida cotidiana.
  • Compreender o importante papel de cada indivíduo no bem-estar social ressaltando os possíveis reflexos do uso dos métodos contraceptivos naturais e artificiais,
  • Reconhecer doenças infecciosas humanas, seu modo de transmissão e profilaxia, associando-as com os conceitos de epidemia e endemia, antibióticos e resistência.
  • Reconhecer o exercício físico como um dos componentes da vida saudável.
  • Associar automedicação com resistência microbiana.
  • Estabelecer relações entre os processos de formação dos gametas masculinos e femininos na fecundação, os hormônios envolvidos nestes processos e seus reflexos na vida do ser humano.
  • Comparar o parto normal e o parto cesáreo.
  • Diferenciar os processos de respiração, fotossíntese e quimiossíntese relacionando-os com estruturas celulares, associando-os às atividades diárias do indivíduo e à alimentação do ser vivo.
  • Correlacionar as funções dos componentes químicos da célula com as funções realizadas pelo organismo e fatos da vida cotidiana.
  • Identificar locais e ocasiões onde ocorrem mitose e(ou) meiose em nosso organismo e em exemplos da natureza.
  • Analisar o papel da genética e das ferramentas da biologia molecular no cotidiano

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Química

A habilidade de correlacionar a evolução da Química, a ciência das substâncias, com o desenvolvimento social, tecnológico e científico, reconhecendo seus limites éticos e morais, e as capacidades de interpretar e utilizar a descrição discursiva de fenômenos e as informações apresentadas em tabelas, gráficos e relações matemáticas serão avaliadas em todos os focos.

Focos

Habilidades/Objetos de conhecimento

  • Transformações
  • Identificar e caracterizar as transformações físicas e químicas de um material, associando-as a variações de energia e alterações nas principais propriedades físicas (ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e solubilidade).
  • Caracterizar um material (substância ou mistura) a partir de suas principais propriedades físicas.
  • Aplicar os princípios de um processo que permita a purificação de um material homogêneo (destilação simples ou fracionada) e a separação dos componentes de um material heterogêneo (filtração, decantação, imantação, centrifugação, sifonação e/ou flotação).
  • Reconhecer evidências macroscópicas que caracterizam uma transformação química.
  • Utilizar modelos e procedimentos científicos (Leis de Lavoisier e de Proust) para a resolução de problemas quantitativos.
  • Natureza corpuscular da matéria e cálculos proporcionais
  • Representar substâncias com o auxílio de um modelo explicativo microscópico, classificando-as segundo o modelo atômico de Dalton.
  • Converter a linguagem discursiva em linguagem química por meio de símbolos, fórmulas, convenções e códigos próprios da Química.
  • Associar dados quantitativos e suas relações proporcionais para a compreensão de conceitos fundamentais da Química (massa atômica, massa molecular, princípio de Avogadro, mol, volume molar, massa molar).
  • Aplicar o raciocínio proporcional para a compreensão de variações quantitativas associadas a uma transformação química.
  • Utilizar cálculos proporcionais para a análise de processos produtivos não-complexos.
  • Modelo Cinético e aspectos energéticos das transformações químicas
  • Interpretar o comportamento macroscópico dos gases com o auxílio do modelo cinético da matéria, ampliando a visão do modelo de Dalton.
  • Associar o comportamento dos gases às suas variáveis (pressão, volume e temperatura) e às relações que existem entre elas.
  • Associar o movimento das partículas aos fatores que podem alterá-lo.
  • Correlacionar o movimento das partículas às colisões que ocorrem entre elas.
  • Identificar e relacionar fatores que afetam a maneira com que as colisões entre as moléculas se efetivam em uma transformação química.
  • Caracterizar e interpretar graficamente os aspectos energéticos das reações químicas.
  • Associar os aspectos energéticos das reações químicas aos conceitos de entalpia, entalpia padrão e variação de entalpia ()H).
  • Compreender o significado de uma equação termoquímica.
  • Efetuar cálculos de determinação de )H a partir da entalpia, energia de ligação e Lei de Hess.
  • Reconhecer a problemática associada à utilização dos principais combustíveis como fonte de energia.
  • Transformações químicas e equilíbrio
  • Determinar a taxa de variação da concentração em relação ao tempo.
  • Identificar os fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento de reações.
  • Caracterizar o aspecto dinâmico do equilíbrio químico.
  • Analisar um equilíbrio químico por meio da constante Kc.
  • Reconhecer o efeito da concentração, pressão e/ou temperatura no deslocamento do estado de equilíbrio.
  • Natureza elétrica da matéria
  • Reconhecer a natureza elétrica da matéria.
  • Caracterizar e correlacionar os modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford-Bohr.
  • Utilizar o diagrama de Linus Pauling.
  • Reconhecer as contribuições da pesquisa em radioatividade para a compreensão da estrutura e das propriedades da matéria.
  • Compreender os fenômenos radioativos a partir das interações existentes entre as partículas do núcleo do átomo.
  • Reconhecer as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear.
  • Identificar a natureza dos fenômenos nucleares e de suas respectivas emissões.
  • Aplicar as leis de Soddy-Fajans e o conceito de meia-vida na resolução de problemas elementares.
  • Propriedades e classificação periódica
  • Reconhecer a evolução histórica e o significado científico da Classificação Periódica.
  • Correlacionar as propriedades periódicas raio atômico, potencial de ionização e eletronegatividade.
  • Interações químicas e propriedades
  • Utilizar o modelo da interação metálica para compreender as propriedades dos metais, na análise de questões cotidianas e ambientais correlatas, envolvendo Al, Cu, Fe, Zn, Ag, Au, aço, aço inoxidável, bronze, latão e amálgama.
  • Utilizar o modelo das interações para compreender as propriedades das substâncias iônicas, a partir da análise da ocorrência e das propriedades do cloreto de sódio.
  • Utilizar o modelo da ligação covalente para compreender as propriedades das substâncias moleculares, na análise de questões cotidianas e ambientais correlatas, envolvendo hidrogênio, oxigênio, água e carbono.
  • Caracterizar o carbono a partir dos postulados de Kekulé.
  • Reconhecer as limitações do modelo de estabilidade (Teoria do Octeto), comparando as diferentes interações.
  • Utilizar a representação de Lewis.
  • Prever a geometria de moléculas com até 5 átomos, utilizando a Teoria da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência.
  • Aplicar os conceitos de oxidação, redução e polaridade na determinação do número de oxidação.
  • Utilizar a polaridade de ligações e de moléculas para compreender a solubilidade de compostos.
  • Compreender as propriedades físicas das substâncias a partir do modelo das forças intermoleculares.
  • Compostos químicos
  • Compreender a evolução histórica e a importância dos conceitos de composto orgânico e inorgânico.
  • Diferenciar semelhança química (compostos inorgânicos) de função química (compostos orgânicos).
  • Classificar cadeias carbônicas alifáticas.
  • Identificar cadeias alicíclicas e aromáticas.
  • Identificar funções orgânicas a partir da nomenclatura IUPAC e/ou da fórmula estrutural: hidrocarbonetos, álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, éteres, ácidos carboxílicos, sais de ácidos, ésteres, aminas e amidas.
  • Compreender as regras da IUPAC para a nomenclatura de compostos orgânicos (funções citadas).
  • Reconhecer, nas cadeias ramificadas, os grupos: metil, etil, n-propil, iso-propil e vinil.
  • Compreender o conceito de isomeria plana.
  • Identificar os isômeros planos de cadeia, posição e função.
  • Compreender as diferenças das propriedades físicas (ponto de fusão, ebulição e solubilidade) em compostos orgânicos.
  • Reconhecer as reações orgânicas de: oxidação de álcoois; combustão completa e incompleta; esterificação; saponificação; e polimerização – polietileno, polipropileno, PVC, PVA, borracha natural, teflon, poliestireno e nylon 66.
  • Identificar e caracterizar, a partir da Teoria de Arrhenius e da utilização de indicadores, os grupos de substâncias ácidas e básicas.
  • Compreender o caráter ácido ou básico em compostos orgânicos.
  • Compreender as regras para a nomenclatura oficial de ácidos [HF, HCl, HBr, HI, H2S, HCN, H2SO4, H2SO3, HNO2, HNO3, H2CO3, H3PO4, H3BO3] e bases [NaOH, KOH, Mg(OH)2, Ca(OH)2, Ba(OH)2, Al(OH)3, AgOH, Zn(OH)2, NH4OH, Fe(OH)2, Fe(OH)3, CuOH, Cu(OH)2].
  • Reconhecer a obtenção de sais a partir das reações de neutralização parcial e total entre ácidos e bases.
  • Compreender as regras para a nomenclatura oficial dos sais resultantes das reações de neutralização parcial (NaHCO3 e NaHSO3) e total (entre os ácidos e bases citados).
  • Caracterizar os óxidos, destacando questões ambientais.
  • Compreender as regras para a nomenclatura oficial dos óxidos (CO, CO2, SO2, SO3, N2O3, N2O5, Al2O3, Fe2O3, P2O5, CaO, MgO).
  • Água e soluções aquosas
  • Compreender o comportamento da densidade da água com a variação da temperatura.
  • Interpretar os fenômenos e propriedades típicas da água, utilizando o modelo de forças intermoleculares.
  • Diferenciar e destacar a importância das dispersões.
  • Caracterizar, conceitualmente, a solubilidade de gases em água.
  • Efetuar cálculos de proporcionalidade entre soluto e solvente de uma solução, envolvendo estritamente as relações g/L, mol/L, % em massa e ppm, bem como o efeito da diluição em problemas elementares.
  • Interpretar, qualitativamente, o efeito do soluto nas propriedades da água: abaixamento da pressão máxima de vapor, abaixamento da temperatura de congelamento, elevação do ponto de ebulição e pressão osmótica.
  • Caracterizar o equilíbrio iônico aplicando os conceitos de Ka, Kb, Kw, pH e pOH.
  • Compreender os princípios da titulação na caracterização de ácidos e bases fortes, em processos de controle de qualidade, restringindo-se a problemas elementares.
  • Processos eletroquímicos
  • Compreender os conceitos de oxidação, redução, agente oxidante e agente redutor.
  • Ajustar em uma reação de óxido-redução, o total de elétrons cedidos e recebidos.
  • Identificar e caracterizar pilhas, eletrólise ígnea e eletrólise aquosa.
  • Reconhecer a importância industrial de processos de óxido-redução.

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Física

Focos

Habilidades/Objetos de conhecimento

  • Algarismos significativos, ordem de grandeza, notação científica, e Sistema Internacional de Unidades
  • Utilizar adequadamente estes elementos/códigos de linguagem.
  • Avaliar a ordem de grandeza de medidas do cotidiano.
  • Representar adequadamente medidas utilizando algarismos significativos e notação científica.
  • Reconhecer unidades de base e derivadas do Sistema Internacional de Unidades.
  • Grandezas tempo, posição, velocidade e aceleração
  • Reconhecer o significado dessas grandezas e das relações estabelecidas entre elas.
  • Ponto material, densidade, massa específica, massa e centro de massa
  • Reconhecer o significado de massa e centro de massa.
  • Reconhecer o modelo de ponto material.
  • Gráficos
  • Analisar representações gráficas de relações entre grandezas.
  • Vetores
  • Caracterizar a grandeza vetorial.
  • Aplicar as operações de adição entre vetores e multiplicação entre vetor e escalar.
  • Leis de Newton
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Conhecer a história da relação entre força e movimento.
  • Identificar a condição de equilíbrio de ponto material.
  • Identificar e determinar forças atuantes: peso, normais de contato, trações e atritos de deslizamento.
  • Hidrostática: Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Relacionar pressão e diferença de nível.
  • Determinar empuxo e condições de flutuação.
  • Equilíbrio estático de corpo rígido
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Identificar as condições de equilíbrio estático do corpo rígido.
  • Gravitação: Leis de Kepler, Lei da Gravitação Universal e campo gravitacional
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Relacionar força peso, aceleração gravitacional e os movimentos dos corpos celestes ou satélites artificiais com o princípio universal de atração de massas.
  • Trabalho e potência
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Estabelecer a relação entre trabalho e energia.
  • Conservação e dissipação de energia mecânica
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Identificar energia cinética e potencial.
  • Distingüir forças conservativas de dissipativas.
  • Impulso e momento linear: partícula e sistema de partículas
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Conservação do momento linear: sistema unidimensional isolado
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Caracterizar colisões elásticas e inelásticas.
  • Grandezas pressão, temperatura, período, freqüência e ciclo
  • Reconhecer o significado dessas grandezas e das relações estabelecidas entre elas.
  • Escala termométrica e calor
  • Reconhecer o significado das diferentes escalas termométricas.
  • Diferenciar calor, temperatura e energia térmica.
  • Transferência de calor
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Compreender os mecanismos de transporte de energia térmica.
  • Mudança de estado
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Relacionar fluxo de calor, pressão e temperatura com o estado físico de materiais.
  • Dilatação térmica de líquidos e sólidos
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Comportamento de um gás ideal
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Inter-relacionar pressão, temperatura e volume de forma macroscópica e microscópica.
  • Leis da termodinâmica
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Avaliar processos e equipamentos que efetuam a transformação energia mecânica/energia térmica.
  • Pulsos e ondas
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Analisar condições de propagação.
  • Propagação de ondas
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Avaliar as características do som e da luz.
  • Reconhecer o espectro eletromagnético e as características de fenômenos ondulatórios: reflexão, refração, eco, batimento, ressonância, reverberação, difração, interferência, polarização e efeito Doppler.
  • Propagação da luz
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Inter-relacionar condições e características de propagação da luz em um meio.
  • Leis de reflexão e refração
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Caracterizar os fenômenos de reflexão e refração da luz.
  • Formação de imagens
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Demonstrar compreensão do mecanismo de formação de imagens por meio de instrumentos ópticos.
  • Grandezas carga elétrica e corrente elétrica
  • Reconhecer o significado dessas grandezas e das relações estabelecidas entre elas.
  • Lei de Coulomb
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Determinar a força elétrica trocada entre duas cargas puntuais isoladas.
  • Relacionar distância entre as cargas, módulos das cargas e intensidade da força.
  • Campo elétrico e potencial elétrico
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Reconhecer e definir operacionalmente um campo.
  • Reconhecer representações gráficas de campo e potencial elétricos no plano.
  • Interpretar linhas de força e superfícies equipotenciais.
  • Identificar descargas elétricas e efeitos de aterramentos, blindagens eletrostáticas e o poder das pontas.
  • Descrever capacitores; geração de campo elétrico uniforme e função em circuitos.
  • Efeito Joule
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Identificar as transformações de energia elétrica em energia térmica.
  • Relacionar potência dissipada em forma de calor com circuitos resistivos.
  • Avaliar a potência e o consumo de energia em aparelhos eletroeletrônicos.
  • Leis de Ohm
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Demonstrar compreensão do modelo microscópico para resistência elétrica.
  • Distinguir resistores lineares e não-lineares.
  • Relacionar tensões, correntes elétricas, resistências e resistividade em condutores lineares.
  • Circuitos elétricos simples: malha única
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Reconhecer fontes de tensão (geradores) e motores elétricos (receptores).
  • Representar circuitos simples com resistores, interruptores, fusíveis, condutores, fontes e medidores de corrente e de tensão elétricas, usando símbolos convencionais.
  • Campo magnético
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Reconhecer e definir operacionalmente um campo magnético e relacioná-lo com o campo magnético terrestre.
  • Interpretar as interações entre imãs e eletroimãs.
  • Demonstrar compreensão de imãs permanentes em termos de correntes macroscópicas.
  • Reconhecer e representar graficamente os campos magnéticos associados a imãs, a correntes elétricas em fios retilíneos e a espiras e bobinas.
  • Interpretar o experimento de Örsted.
  • Força magnética
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Reconhecer a atuação de força magnética sobre cargas elétricas em movimento e sobre condutores retilíneos percorridos por corrente elétrica, em presença de campo magnético.
  • Reconhecer o efeito de campos magnéticos uniformes sobre cargas elétricas puntuais em movimento.
  • Leis de Faraday e de Lenz
  • Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
  • Reconhecer fluxo magnético.
  • Identificar o princípio de funcionamento de motores elétricos.
  • Relacionar fluxo magnético e campo elétrico com a geração de eletricidade - dínamos e usinas.
  • Demonstrar compreensão do funcionamento de transformadores de tensão.
  • Relacionar número de espiras e a voltagem.

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Matemática

Serão adotados como eixos estruturadores na avaliação de matemática os temas Função e Geometria. Nas tabelas a seguir, relaciona-se os focos de estudo às habilidades que serão avaliadas.

Focos

Habilidades/Objetos de conhecimento

  • Modelos algébricos
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem das funções e da teoria dos conjuntos.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: operações com conjuntos, divisibilidade, fatoração, razões e proporções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, relações entre seus coeficientes e suas raízes; funções racionais; gráficos; equações e inequações de expressões racionais e a representação gráfica das soluções; funções polinomiais de grau arbitrário; operações com polinômios; divisibilidade; raízes; relações entre coeficientes e raízes e resolução de equações polinomiais, reconhecendo os números complexos como raízes de polinômios.
  • Analisar funções racionais e polinomiais gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de translações e regiões de crescimento e decrescimento.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Geometria das superfícies planas
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria plana.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: grandezas proporcionais; unidades de medida; o princípio de Cavalieri; movimentos rígidos no plano; construções com régua e compasso; relações métricas nos triângulos e em outros polígonos convexos; paralelismo e perpendicularismo de retas; ângulos; áreas; lugares geométricos planos e homotetia.
  • Relacionar conceitos deste foco a outros focos de estudo.
  • Analisar figuras planas, reconhecendo simetrias, aplicações de translações, rotações e reflexões em congruências e/ou equivalências.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Padrões numéricos
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos às seqüências numéricas.
  • Fazer e validar conjecturas por meio de raciocínios dedutivos e indutivos.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: padrões numéricos específicos tais como as progressões aritméticas e geométricas e a seqüência de Fibonacci; noções de convergência; relações entre padrões numéricos e mosaicos, formas geométricas, simetrias, médias e funções.
  • Analisar o comportamento de seqüências gráfica e algebricamente, reconhecendo seqüências crescentes e decrescentes, e interpretar esse comportamento em situações-problema.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Modelos lineares
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos a equações lineares.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: sistemas de equações lineares; representação matricial e classificação dos sistemas. Resolver sistemas lineares pela aplicação de operações elementares com linhas.
  • Analisar as soluções de um sistema gráfica (para os bidimensionais) e algebricamente, reconhecendo equações linearmente dependentes e independentes.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Modelos periódicos
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem das funções, particularmente aquelas de comportamento periódico.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: funções periódicas; a periodicidade, a amplitude e a freqüência relativas as funções seno e cosseno, bem como às demais funções trigonométricas; as relações no ciclo trigonométrico; arcos e ângulos; equações e inequações e as fórmulas de adição de arcos.
  • Analisar funções periódicas gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de translações e regiões de crescimento e decrescimento.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Geometria dos sólidos
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria plana e espacial.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: paralelismo e perpendicularismo; arcos e ângulos; volume, áreas; construções geométricas; transformações por rotação, translação ou reflexão; simetrias; comparações por meio do princípio de Cavalieri; grandezas proporcionais e poliedros convexos, cilindros, cones e esferas.
  • Analisar figuras geométricas, reconhecendo simetrias, aplicações de translações, rotações e reflexões em congruências e/ou equivalências.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Relacionar os conceitos deste foco aos demais focos, em particular aos modelos algébricos.
  • Modelos exponenciais e logarítmicos
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem das funções logarítmicas e exponenciais.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: logaritmos e suas propriedades operatórias; potências de expoente real; crescimento e decrescimento exponencial e logarítmico e logaritmos naturais.
  • Analisar funções exponencial e logarítmica gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de translações e regiões de crescimento e decrescimento, reconhecendo, ainda, a função logarítmica como a inversa da função exponencial.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Princípios de contagem
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio dos conceitos associados às técnicas de contagem e à teoria dos conjuntos.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: princípios de contagem, agrupamentos e o conceito de probabilidade.
  • Fazer e validar conjecturas por meio de raciocínios dedutivos e indutivos.
  • Relacionar os princípios de contagem aos demais focos de estudo, em particular à geometria e aos padrões numéricos.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Análise de dados
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos à análise e representação de dados.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: médias; moda; mediana; desvios e variância.
  • Analisar dados em representação gráfica e/ou tabulados.
  • Relacionar conceitos deste foco aos demais focos de estudo e, em particular, com a geometria e com as funções.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Geometria do plano cartesiano
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria analítica e das funções.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: o plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularismo.
  • Analisar curvas e figuras no plano, gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de translações e congruências e/ou equivalências.
  • Relacionar os conceitos deste foco aos outros focos, em particular ao da geometria plana e dos modelos periódicos.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
  • Geometria do plano complexo
  • Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio dos conceitos associados ao plano complexo.
  • Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que envolvam: operações com números complexos e sua interpretação geométrica; transformações por rotação, translação, contração ou expansão no plano; a forma trigonométrica dos números complexos e a representação gráfica das raízes de um polinômio.
  • Operar com números complexos, gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de translações e rotações, bem como a geometria dos polígonos regulares associados às raízes de um número complexo.
  • Relacionar os conceitos deste foco aos demais focos de estudo, em particular aos modelos algébricos e à geometria do plano cartesiano.
  • Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
  • Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.

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