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  Natureza e Matemática
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 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
 EIXO: USO Foco – Leitura Competência: Demonstrar conhecimento, em
  nível intermediário, de uma língua estrangeira
  (língua inglesa, espanhola ou francesa), por meio de
  compreensão, interpretação e análise  de
  textos escritos ou visuais em diversos níveis de
  apreciação morfológica, sintática, semântica,
  lexical e estilística, considerando os aspectos socioculturais envolvidos. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     Apreensão textual:
         idéia principal e idéias correlatas, paráfrase,
         síntese e análiseTipos textuais
         (literários e não-literários): narrativo,
         descritivo, informativo, publicitário, etc | 
     Identificar a idéia
         principal e as idéias correlatas de um texto escrito ou visual.Fazer analogias,
         inferências, deduções, conclusões e
         avaliações.Ler e interpretar textos
         literários e não-literários.Argumentar e justificar
         opiniões.Inferir
         informações, temas, assuntos e contextos.Reconhecer e empregar
         estruturas semânticas equivalentes ou opostas. |  EIXO: ANÁLISE Foco –
  Estruturas lingüísticas Competência: Demonstrar conhecimento, em
  nível intermediário, de uma língua estrangeira
  (língua inglesa, espanhola ou francesa) em seus diversos níveis
  de apreciação morfológica, sintática,
  semântica e lexical. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | I –
    Língua Inglesa 
     AdjetivosAdvérbiosArtigosConjunçõesDeterminantesSubstantivosPreposiçõesPronomesVerbos e tempos verbaisFormação das
         palavras | 
     Identificar e analisar
         estruturas lingüísticas.Estabelecer
         relações entre estruturas lingüísticas.Reconhecer o nível
         semântico por intermédio do contexto e do conhecimento
         morfossintático e lexical.Utilizar a língua
         inglesa na interpretação e na intervenção
         em situações reais. |  
    | II –
    Língua Espanhola 
     Norma culta e
         variação lingüísticaAcentuação
         gráficaMorfologia:
         identificação e análise de estruturas
         lingüísticas; reconhecimento das classes de palavras,
         emprego e funçõesArtigosSubstantivos e adjetivosNumerais cardinais e
         ordinaisPreposiçõesAdvérbios e
         conjunçõesPronomes: formas e
         função, complementos diretos e indiretosVerbos: modo indicativo;
         modo subjuntivo; modo imperativo e modo condicional (simples).A impessoalidadeO estilo indireto Significação
         vocabular e textual: homônimos, heterotônicos e
         heterossemânticos em relação ao portuguêsMorfossintaxe: sujeito,
         predicado e complementos; o período simples e o período
         composto; a subordinação |  
    | III –
    Língua Francesa
     Verbos e tempos verbaisSubstantivosAdjetivosAdvérbiosPronomesEmprego de “en” et “y”PreposiçõesConjunções
         de subordinaçãoSintaxe do período:
         proposições simples e complexas; expressões de
         causa, de conseqüência e de tempo |    início   EIXO: USO Foco – Leitura Competência: Apreender o texto como
  construção de conhecimento em diferentes níveis de
  compreensão análise e interpretação. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     Funções da
         linguagem Fatores de textualidadeApreensão textual:
         idéias principal e secundárias; paráfrase,
         paródia, síntese, progressão temática,
         modo de organização; tese e argumentação;
         pressuposto, analogia e inferênciaRelações
         lógicas, na construção textualTipos textuais: narrativo,
         descritivo, expositivo-argumentativo, instrucionalGêneros textuais:
         resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos informativos | 
     Reconhecer gêneros e
         tipos textuais.Identificar fatores de
         textualidade.Identificar e analisar
         informações nos textos.Comparar modos de
         organização textual.Fazer analogias e
         inferências.Argumentar e justificar
         opiniões. |  EIXO: ANÁLISE Foco I –
  Literatura Competência: Compreender o texto
  literário como uma experiência singular de expressão,
  interpretação e representação da realidade. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     Conceituação
         e funções da literaturaCaracterização
         de texto literário, comparação entre texto
         literário e não-literário, função
         estética do texto, recriação subjetiva da
         realidade, plurissignificação da linguagem e figuras de
         linguagemGêneros
         literários: textos em prosa e em versoEstilos de época na
         literatura brasileira: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo,
         Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré–Modernismo,
         Modernismo e tendências contemporâneas | 
     Identificar fatores de
         literariedade.Reconhecer e analisar
         aspectos formais e temáticos em textos literários.Contrastar texto
         literário e não-literário.Analisar aspectos formais
         e temáticos em textos literários.Associar texto
         literário a estilo e contexto cultural da época. |  Foco II – Estruturas
  lingüísticasCompetências:     
  (1)    Reconhecer variações
  lingüísticas no uso social, bem como suas
  implicações nos diferentes níveis e aspectos de
  significação vocabular e textual. (2)   
  Reconhecer que a língua se organiza em relações de
  equivalência (coordenação) e de dependência
  (subordinação) nos níveis lexical, oracional e textual. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     Norma culta e
         variação lingüísticaSignificação
         vocabular e textual: denotação, 
         conotação, polissemia, homonímia, sinonímia,
         antonímia, paráfrase, ambigüidadeMorfossintaxe:
         coordenação e subordinação entre os termos
         na oração e entre orações no
         período; pontuação; determinantes do nome e do
         verbo no texto; relações de regência e
         concordância na oração e no períodoclasses de palavras:
         estrutura, emprego e funçõesprocesso de
         formação de palavraspadrão escrito no
         nível culto: ortografia, acentuação
         gráfica | 
     Distinguir marcas de
         variantes lingüísticas.Respeitar a
         adequação da variação
         lingüística.Estabelecer
         relações em usos lingüísticos.Identificar, analisar e
         comparar estruturas lingüísticas.Estabelecer
         relações entre estruturas lingüísticas.Identificar e analisar
         conseqüências textuais nas alterações das
         estruturas lingüísticas. |  Foco III –
  Produção de texto Competência: Produzir textos em que se
  apliquem as normas lingüísticas adequadas ao registro
  lingüístico e ao gênero textual. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     Fatores de textualidadeOrganização
         textual: idéias principal e secundárias; paráfrase;
         síntese, progressão temática; tese e
         argumentaçãoTipos textuais:
         descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo, instrucionalGêneros textuais:
         resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos informativos e
         argumentativos | 
     Organizar idéias e
         argumentos em textos.Utilizar fatores de
         textualidade.Argumentar e justificar
         opiniões.Adequar os usos
         lingüísticos aos gêneros e tipos textuais. |    início Geografia  Foco
  – A construção do espaço geográfico Competência: Apreender o espaço
  geográfico como resultante da relação
  sociedade-natureza. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     Processo de
         construção do espaço geográfico como
         resultante da ação do homem sobre a natureza, por meio
         do trabalho social | 
     Reconhecer as categorias
         presentes na conceituação da ciência
         geográfica.Compreender a
         orientação, a localização, a
         representação e a interpretação espacial,
         na construção social do espaço geográfico.Identificar as
         influências ideológicas nas formas de representação
         do espaço geográfico. |  
    | 
     Estrutura e dinâmica
         do espaço mundializado e suas contradições | 
     Identificar as
         conseqüências socioeconômicas e ambientais da
         revolução tecnológica na atualidade.Analisar as teorias
         demográficas em seu contexto histórico e compreender a
         atuação dos fatores que incorrem na estrutura, na
         distribuição e na dinâmica da
         população.Analisar a dinâmica
         do espaço urbano-industrial, e compreender o papel das cidades
         na organização do espaço.Reconhecer a
         dinâmica do espaço agrário e sua
         relação com o espaço urbano-industrial.Diferenciar os conceitos
         de crescimento e de desenvolvimento econômico.Reconhecer a
         importância do uso adequado de recursos, na perspectiva do
         desenvolvimento sustentável do mundo atual. |  Foco
  –  O espaço brasileiro Competência: Apreender a partir da
  análise das formas visíveis e concretas do atual espaço
  brasileiro, a sua essência, as contradições
  socioeconômicas e ambientais geradas no processo de
  ocupação e construção territorial e espacial. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     O atual contexto do
         espaço brasileiro como resultado de relações
         socioeconômicas estabelecidas historicamente | 
     Compreender o
         desenvolvimento do capitalismo e a produção do
         espaço brasileiro, considerando-se as diversas dinâmicas
         sociais percorridas e suas implicações na
         configuração territorial.Reconhecer a
         importância do desenvolvimento das atividades econômicas
         na construção do espaço produtivo no Brasil.Compreender a
         transposição do Brasil agrário para o urbano-industrial.Reconhecer o processo de
         evolução e distribuição populacional, para
         uma análise da organização e da
         ocupação do espaço territorial nacional,
         observando a formação da população
         brasileira, seu crescimento e sua diversidade cultural. Identificar
         contradições entre os diversos modelos econômicos
         e o desenvolvimento social, relacionando-os com a questão
         ambiental. |  
    |  | 
     Compreender o processo
         histórico de organização, de
         ocupação e suas implicações na
         configuração do espaço regional.Reconhecer a
         importância geopolítica no contexto nacional.Identificar as
         conseqüências do processo de ocupação do
         solo, do ponto de vista socioeconômico e ambiental. |  Foco
  – O espaço mundial visto a partir do enfoque geopolítico Competência: Apreender, a partir do processo histórico, a
  influência das diferentes estratégias geopolíticas na
  configuração do espaço mundial contemporâneo. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     O contexto
         geopolítico contemporâneo mundial | 
     Identificar as
         implicações socioeconômicas, políticas,
         culturais e tecnológicas da organização do
         espaço mundial.Compreender o processo de
         internacionalização da economia, da
         informação e da tecnologia, identificando suas
         conseqüências.Identificar os focos de
         tensão na atualidade e seus reflexos na ordem mundial.Reconhecer os centros
         hegemônicos, as novas relações internacionais e o
         papel do Estado-nação.Relacionar o
         desenvolvimento sustentável com a questão
         geopolítica. |  início Foco – A
  formação das sociedades, com ênfase no homem americano e
  sua produção material e cultural. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     A Antigüidade
         Clássica (greco-romana) e os fundamentos da
         civilização ocidental | 
     Identificar os elementos formadores
         das sociedades européias clássicas.Analisar suas
         relações sociais, destacando o papel do escravismo.Compreender o sentido da
         evolução política dessas sociedades: a
         caracterização da cidade-estado, o modelo de democracia
         desenvolvido na Grécia e a concepção de
         império em Roma.Contextualizar as
         manifestações culturais dessas sociedades em seu
         processo de desenvolvimento histórico e sua influência no
         desenrolar da História ocidental. |  
    | 
     As sociedades americanas
         anteriores à colonização européia: as
         “altas culturas” e suas relações
         socioeconômicas, políticas e culturaisSociedades nativas do
         “Brasil”: relações do homem com a natureza e
         as relações sociais | 
     Identificar os elementos
         formadores das sociedades “americanas
         pré-colombianas”.Analisar suas
         relações sociais, destacando o papel das
         manifestações mágico-religiosas.Compreender os diversos
         aspectos das “altas culturas pré-colombianas”,
         realçando suas diferenças com a cultura européia
         da época moderna, em termos de originalidade e
         função.Reconhecer a diversidade e
         a extensão das sociedades existentes no território
         posteriormente denominado Brasil, seus elementos socioculturais e
         relacionamento com a natureza. |  
    | 
     As sociedades
         européias em transformação: o mundo medieval, a
         transição do feudalismo ao capitalismo, a
         formação do mundo moderno (Humanismo, Renascimento,
         Reforma, Estado Nacional e Expansão Européia) | 
     Relacionar as
         conexões entre as sociedades antigas e as sociedades
         européias medievais e modernas.Analisar o processo de
         formação e de consolidação das sociedades
         feudais, em seus aspectos econômicos, sociais, políticos
         e culturais.Compreender os fatores que
         concorreram para a transição do feudalismo ao
         capitalismo, relacionando-os com a emergência da Europa
         transformada: redes de comércio, produção
         artesanal, vida urbana.Identificar a
         relação entre o processo de formação do
         Estado Nacional europeu e as transformações culturais,
         tecnológicas, artísticas e religiosas do início
         dos Tempos Modernos.Analisar os fatores da
         expansão marítima e comercial européia.Interpretar o universo
         material e o imaginário do homem moderno. |  
    | 
     O impacto da
         invasão européia na América e a montagem dos
         sistemas coloniais na América portuguesa e espanholaPortugal, Brasil e
         África sob o ângulo atlânticoAs relações
         mercantis e suas implicações sociais e culturais | 
     Identificar os principais
         efeitos da invasão e da colonização espanhola e
         portuguesa na América sobre as sociedades locais.Analisar os desdobramentos
         da aculturação das populações nativas, relacionando
         o passado com o presente.Caracterizar os principais
         aspectos do sistema colonial espanhol e português.Compreender o significado
         do comércio atlântico para o processo de
         formação da sociedade colonial do Brasil.Compreender os conceitos
         referentes às relações econômicas
         mercantis, às sociedades coloniais e às novas formas de
         cultura. |  
    | 
     As
         transformações ocorridas nas sociedades coloniais da
         América portuguesa e espanhola, nos séculos XVI e XVII:
         economia, tecnologia, sociedade, política e culturaO processo de
         colonização da América do Norte:
         relações sociais e econômicas, redes de
         comércio | 
     Analisar as
         transformações ocorridas nas sociedades
         ibero-americanas, no contexto do sistema colonial: os elementos
         formadores da esfera produtiva, social, política e cultural das
         sociedades coloniais portuguesa e espanhola.Identificar os fatores
         determinantes da colonização da América do Norte.Compreender o sentido das
         relações sociais e econômicas presentes na
         colonização inglesa da América do Norte e suas
         diferenças internas.Relacionar as
         características das colonizações ibero-americana
         e anglo-saxônica com a evolução histórica
         de suas respectivas sociedades. |  Foco – A consolidação do capital, as
  transformações socioeconômicas e intelectuais, os
  processos revolucionários, a emergência da cidadania, as
  relações de trabalho e os movimentos sociais. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     O processo de ruptura da
         velha ordem socioeconômica e política. A
         emancipação do mundo colonial americano e suas
         implicações | 
     Relacionar as
         transformações ocorridas na colônia com as
         verificadas no cenário externo.Identificar os pontos de
         contato entre as revoluções burguesas e as ideologias
         envolvidas no processo de emancipação colonial e o
         surgimento das Nações americanas. |  
    | 
     A formação e
         a consolidação dos Estados americanos, suas
         complexidades e diversidades sociais, políticas,
         econômicas e culturais | 
     Compreender os mecanismos
         que presidiram a organização das Nações americanas.Analisar as complexas
         estruturas sociais, culturais, econômicas e políticas das
         Nações americanas.Interpretar as formas de
         condução das políticas interna e externa dos
         Estados americanos e sua inserção internacional. |  
    | 
     A Europa e a
         América na segunda metade do século XIX; a Segunda
         Revolução Industrial | 
     Analisar as
         transformações ocorridas no processo produtivo europeu,
         relacionando-as com a consolidação do sistema
         capitalista.Compreender as
         implicações sociais, políticas, econômicas
         e culturais geradas pela nova industrialização.Relacionar a nova etapa
         econômica com a inserção da América,
         África e Ásia nos quadros do Capitalismo mundial. |  Foco – Os cenários contemporâneos:
  crises, transformações e alternativas; as relações
  de poder e suas representações – nações,
  povos, guerras e revoluções; a questão ambiental e a
  pluralidade cultural e étnica, com ênfase no homem brasileiro. 
   
    
     | Objetos de conhecimento | Habilidades |  
    | 
     O processo de
         consolidação dos Estados nacionais europeus,
         asiáticos, americanos e brasileiro: confrontos e lutas, guerras
         e revoluções | 
     Relacionar e interpretar
         as lutas políticas e os conflitos ideológicos no
         cenário contemporâneo: movimento operário,
         feminismo, reforma agrária, manifestações
         estudantis, direitos humanos, organizações
         não-governamentais, os povos e a preservação de
         seus territórios, confrontos étnicos e religiosos.Interpretar as
         constituições no que concerne aos direitos e deveres dos
         cidadãos.Identificar o papel das
         ditaduras na supressão de direitos políticos e civis.Analisar as diferentes
         experiências vividas pelos Estados contemporâneos.Compreender os aspectos
         constitucionais da cidadania, identificando na
         Constituição brasileira de 1988 os dispositivos relativos
         aos direitos e garantias fundamentais, à ordem social e
         à educação. |  
    | 
     A dinâmica do
         processo cultural: confronto e pluralidade cultural dos diferentes
         cenários contemporâneos | 
     Interpretar e discernir
         possíveis mitos entre as representações nacionais:
         a confraternização étnica e cultural, os
         heróis, o nacionalismo, a construção da
         memória coletiva.Relacionar elite
         econômica nacional e poder político.Compreender o processo de
         formação histórica das mentalidades nacionais;Identificar as culturas
         tradicionais presentes no cenário contemporâneo,
         relacionando-as ao contexto de desenvolvimento tecnológico e
         econômico e suas novas exigências.Analisar a questão
         da cidadania na diversidade cultural do cenário
         contemporâneoCompreender o processo de
         criação e divulgação cultural no
         cenário contemporâneo.Relacionar a
         criação artística contemporânea com os
         veículos de comunicação de massa: rádio,
         televisão, livros, jornais, revistas, cinema, publicidade e
         informática. |  
    | 
     Processo de
         formação, expansão, dominação e
         crises dos modelos econômicos nos cenários
         contemporâneos | 
     Analisar a expansão
         e a consolidação das diferentes e complexas redes de
         produção de riquezas no mundo contemporâneo.Identificar os elementos
         definidores da realidade econômica construída a partir de
         meados do século XIX: concentração e
         distribuição de riquezas, as alianças sociais, as
         políticas econômicas, a divisão internacional do
         trabalho.Compreender o impacto
         mundial causado pelo imperialismo.Relacionar o capitalismo imperialista
         com a formação dos grandes monopólios.Relacionar a
         mundialização da economia à
         formação dos blocos geoeconômicos e aos mercados
         comuns.Identificar os projetos
         socialistas como tentativa de resposta ao modelo capitalista.Contextualizar as crises e
         as transformações vividas pelos modelos econômicos
         do cenário contemporâneo.Analisar a cidadania no
         âmbito dos modelos capitalista e socialista, identificando-a com
         a luta pela melhoria da qualidade vida, pelo desenvolvimento
         sustentável e pela preservação ambiental. |  início REDAÇÃO
  EM LÍNGUA PORTUGUESAA
  prova de Redação em Língua Portuguesa
  tem o objetivo de avaliar a habilidade de expressão na modalidade
  escrita em prosa e de aplicação das normas do registro formal culto
  da língua portuguesa na produção textual. O candidato
  deverá produzir um texto com extensão máxima de 30
  linhas, legível, caracterizado pela coerência e pela
  coesão, com base em comando formulado pela banca examinadora. Com a
  função de motivar o candidato para a redação,
  despertando idéias e propiciando o enriquecimento de
  informações, poderá haver, na prova, textos e outros
  elementos correlacionados ao assunto em pauta. O
  critério de avaliação mais abrangente refere-se à
  apreensão e ao desenvolvimento do tema. Serão avaliados
  também o domínio da expressão escrita, a
  apresentação adequada da redação e o respeito
  à estrutura textual solicitada (texto descritivo, narrativo,
  expositivo-argumentativo ou instrucional). Poderão ser explorados os
  seguintes gêneros textuais: resumos, resenhas, cartas, propagandas,
  textos informativos e argumentativos. início Os
  objetos de avaliação em Ciências da Natureza e
  Matemática estão estruturados em eixos interligados sobre os
  quais se apoiará a avaliação, que será,
  então, integrada e interdisciplinar.  
   
    
     | Focos | Habilidades/Objetos de conhecimento |  
    |  | 
     Analisar criticamente a
         importância do estudo da vida.Distinguir e relacionar os
         conceitos básicos de biosfera, bioma e ecossistema.Distinguir e relacionar os
         conceitos de espécie, população e comunidade.Identificar habitat e
         nicho ecológico em exemplos dados.Compreender que a
         diversidade dos seres vivos é dependente de
         mutação e decorre do processo evolutivo. Compreender e aplicar os
         critérios de classificação dos seres vivos
         segundo Lineu e segundo Whitaker.Reconhecer homeostase como
         a tendência que os seres vivos apresentam para manter
         estável o ambiente físico-químico corporal. Reconhecer a
         importância e a dinamicidade da classificação dos
         seres vivos. Comparar os níveis
         de organização presentes no ser vivo, de célula
         até organismo e relacioná-los entre si. Analisar e identificar o
         modelo de Singer e Nicholson da membrana plasmática. Aplicar os conceitos de
         diferenciação celular, para a compreensão do
         desenvolvimento do ser humano. Conceituar células
         haplóides e diplóides. Reconhecer a célula
         como unidade formadora dos sistemas vivos. Compreender a
         função e a importância para os seres vivos, da
         mitose e da meiose. Analisar o desenvolvimento
         da Genética a partir dos trabalhos de Mendel e das leis por ele
         propostas. Analisar os experimentos
         que evidenciaram ser o DNA o material genético. Reconhecer as
         características da molécula do DNA segundo o modelo
         proposto por Watson e Crick. Reconhecer as diferentes
         hipóteses sobre a origem da vida como
         contribuições à construção do
         conhecimento científico. Reconhecer as
         contribuições de Lamarck e de Darwin para o
         desenvolvimento da teoria evolucionista. Correlacionar os
         principais conceitos da genética mendeliana, genética
         molecular e evolução. |  
    | 
     Movimento e
         transformações | 
     Associar a divisão
         celular à reprodução dos organismos unicelulares
         e ao crescimento e à regeneração do seres
         pluricelulares.Compreender a
         importância ecológica dos microrganismos e sua
         participação nos ciclos biogeoquímicos. Compreender o processo
         cíclico da matéria dentro dos ecossistemas e o fluxo de
         energia tendo referência os ciclos do nitrogênio,
         água, carbono e oxigênio. Compreender que os
         ecossistemas estão em equilíbrio dinâmico e podem
         sofrer alterações decorrentes da própria natureza
         e das ações humanas.Comparar evolutivamente os
         animais quanto à morfologia, fisiologia e comportamento,
         destacando a adaptação ao meio em que vivem. Comparar evolutivamente os
         vegetais quanto à morfologia e a fisiologia, destacando a
         adaptação ao meio em que vivem. Correlacionar
         estruturalmente os órgãos de sentidos com os
         estímulos que captam.Analisar o papel da
         sudorese como integrante do mecanismo de regulação
         hídrica e da temperatura corporal na espécie humana. Correlacionar
         estruturalmente os órgãos de sentidos com os
         estímulos que captam.Reconhecer os
         órgãos envolvidos na inspiração e
         expiração na espécie humana, correlacionando o
         funcionamento do diafragma e dos músculos intercostais com os
         movimentos respiratórios na espécie humana.Reconhecer o papel das
         cavidades do coração e dos grandes vasos na
         circulação sanguínea da espécie humana,
         descrever o percurso do sangue na pequena e na grande
         circulação relacionando-o com a hematose na
         espécie humana. Descrever o percurso e as
         transformações dos alimentos no interior do corpo
         humano. Descrever o percurso feito
         pelos líquidos corporais no aparelho excretório humano. Reconhecer as
         diferenças funcionais masculinas e femininas na
         reprodução. Reconhecer o papel das
         cavidades do coração e dos grandes vasos na
         circulação sangüínea da espécie
         humana. Reconhecer o sistema
         hormonal como um dos responsáveis pela integração
         dos sistemas corporais humanos. Relacionar a estrutura do
         neurônio com a transmissão do impulso nervoso na
         espécie humana. Analisar a
         influência do ambiente no processo de fotossíntese. Analisar as
         conseqüências das mutações para o
         indivíduo e para a espécie. Reconhecer a
         dependência que o metabolismo do ser vivo possui com
         relação às enzimas. Analisar os mecanismos de
         transporte através da membrana plasmática. Conceituar e caracterizar
         transcrição e tradução do código
         genético. Descrever a
         replicação do DNA e a síntese de RNA. Distinguir, pela
         análise de gasto de energia, transporte ativo de transporte
         passivo. Reconhecer as
         diferenças entre os vários tipos de células a
         partir da análise de fotos, esquemas e construção
         de modelos celulares. Reconhecer as
         evidências do processo evolutivo. Reconhecer os mecanismos
         de especiação. |  
    |  | 
     Analisar as
         conseqüências fisiológicas e sociais de uma gravidez
         na adolescência. Correlacionar as funções
         dos componentes químicos da célula com as
         funções realizadas pelo organismo e fatos da vida
         cotidiana.Analisar o bioma Cerrado e
         as interferências humanas sobre ele, particularmente desde a
         fundação de Brasília. Compreender a
         importância econômica e social dos microrganismos em
         relação ao aspecto ecológico. Reconhecer a
         importância econômica, ecológica, social dos seres
         vivos para a saúde humana e desenvolvimento sustentável.
         Reconhecer a
         influência das atitudes individuais e coletivas, em relação
         no equilíbrio ecológico, no desenvolvimento sustentado e
         na preservação ambiental. Relacionar causa e efeito
         dos principais problemas ambientais.Analisar os efeitos, na
         espécie humana, do uso inadequado de hormônios. Identificar as profilaxias
         das DST. Comparar mecanismos de
         atuações de soros e vacinas. Compreender e aplicar nas
         diversas situações cotidianas, o conceito de drogas e
         uso indevido de drogas.Compreender o conceito de
         dependência física e psíquica e de
         tolerância relacionando estes processos com a vida cotidiana. Compreender o importante
         papel de cada indivíduo no bem-estar social ressaltando os
         possíveis reflexos do uso dos métodos contraceptivos
         naturais e artificiais, Reconhecer doenças
         infecciosas humanas, seu modo de transmissão e profilaxia,
         associando-as com os conceitos de epidemia e endemia,
         antibióticos e resistência. Reconhecer o
         exercício físico como um dos componentes da vida
         saudável. Associar
         automedicação com resistência microbiana. Estabelecer
         relações entre os processos de formação
         dos gametas masculinos e femininos na fecundação, os
         hormônios envolvidos nestes processos e seus reflexos na vida do
         ser humano. Comparar o parto normal e
         o parto cesáreo.Diferenciar os processos
         de respiração, fotossíntese e quimiossíntese
         relacionando-os com estruturas celulares, associando-os às
         atividades diárias do indivíduo e à
         alimentação do ser vivo. Correlacionar as
         funções dos componentes químicos da célula
         com as funções realizadas pelo organismo e fatos da vida
         cotidiana. Identificar locais e
         ocasiões onde ocorrem mitose e(ou) meiose em nosso organismo e
         em exemplos da natureza. Analisar o papel da
         genética e das ferramentas da biologia molecular no cotidiano |  início A
  habilidade de correlacionar a evolução da Química, a
  ciência das substâncias, com o desenvolvimento social,
  tecnológico e científico, reconhecendo seus limites
  éticos e morais, e as capacidades de interpretar e utilizar a
  descrição discursiva de fenômenos e as
  informações apresentadas em tabelas, gráficos e
  relações matemáticas serão avaliadas em todos os
  focos. 
   
    
     | Focos | Habilidades/Objetos de conhecimento |  
    |  | 
     Identificar e caracterizar
         as transformações físicas e químicas de um
         material, associando-as a variações de energia e
         alterações nas principais propriedades físicas
         (ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e
         solubilidade).Caracterizar um material
         (substância ou mistura) a partir de suas principais propriedades
         físicas.Aplicar os
         princípios de um processo que permita a
         purificação de um material homogêneo
         (destilação simples ou fracionada) e a
         separação dos componentes de um material
         heterogêneo (filtração, decantação,
         imantação, centrifugação,
         sifonação e/ou flotação).Reconhecer
         evidências macroscópicas que caracterizam uma
         transformação química.Utilizar modelos e
         procedimentos científicos (Leis de Lavoisier e de Proust) para
         a resolução de problemas quantitativos. |  
    | 
     Natureza corpuscular da
         matéria e cálculos proporcionais | 
     Representar
         substâncias com o auxílio de um modelo explicativo
         microscópico, classificando-as segundo o modelo atômico
         de Dalton.Converter a linguagem
         discursiva em linguagem química por meio de símbolos,
         fórmulas, convenções e códigos
         próprios da Química.Associar dados
         quantitativos e suas relações proporcionais para a
         compreensão de conceitos fundamentais da Química (massa
         atômica, massa molecular, princípio de Avogadro, mol,
         volume molar, massa molar).Aplicar o raciocínio
         proporcional para a compreensão de variações
         quantitativas associadas a uma transformação
         química.Utilizar cálculos
         proporcionais para a análise de processos produtivos
         não-complexos. |  
    | 
     Modelo Cinético e
         aspectos energéticos das transformações
         químicas | 
     Interpretar o
         comportamento macroscópico dos gases com o auxílio do
         modelo cinético da matéria, ampliando a visão do
         modelo de Dalton.Associar o comportamento
         dos gases às suas variáveis (pressão, volume e
         temperatura) e às relações que existem entre
         elas.Associar o movimento das
         partículas aos fatores que podem alterá-lo.Correlacionar o movimento
         das partículas às colisões que ocorrem entre
         elas.Identificar e relacionar
         fatores que afetam a maneira com que as colisões entre as
         moléculas se efetivam em uma transformação
         química.Caracterizar e interpretar
         graficamente os aspectos energéticos das reações
         químicas.Associar os aspectos energéticos das
         reações químicas aos conceitos de entalpia,
         entalpia padrão e variação de entalpia ()H).Compreender o significado
         de uma equação termoquímica.Efetuar cálculos de
         determinação de )H a partir da entalpia, energia de
         ligação e Lei de Hess.Reconhecer a
         problemática associada à utilização dos
         principais combustíveis como fonte de energia. |  
    | 
     Transformações
         químicas e equilíbrio | 
     Determinar a taxa de
         variação da concentração em
         relação ao tempo.Identificar os fatores que
         influenciam a taxa de desenvolvimento de reações.Caracterizar o aspecto
         dinâmico do equilíbrio químico.Analisar um
         equilíbrio químico por meio da constante Kc.Reconhecer o efeito da
         concentração, pressão e/ou temperatura no
         deslocamento do estado de equilíbrio. |  
    | 
     Natureza elétrica
         da matéria | 
     Reconhecer a natureza
         elétrica da matéria.Caracterizar e
         correlacionar os modelos atômicos de Dalton, Thomson e
         Rutherford-Bohr.Utilizar o diagrama de
         Linus Pauling.Reconhecer as
         contribuições da pesquisa em radioatividade para a
         compreensão da estrutura e das propriedades da matéria.Compreender os
         fenômenos radioativos a partir das interações
         existentes entre as partículas do núcleo do
         átomo.Reconhecer as vantagens e
         desvantagens do uso da energia nuclear.Identificar a natureza dos
         fenômenos nucleares e de suas respectivas emissões.Aplicar as leis de
         Soddy-Fajans e o conceito de meia-vida na resolução de
         problemas elementares. |  
    | 
     Propriedades e
         classificação periódica | 
     Reconhecer a
         evolução histórica e o significado
         científico da Classificação Periódica.Correlacionar as
         propriedades periódicas raio atômico, potencial de
         ionização e eletronegatividade. |  
    | 
     Interações
         químicas e propriedades | 
     Utilizar o modelo da
         interação metálica para compreender as
         propriedades dos metais, na análise de questões
         cotidianas e ambientais correlatas, envolvendo Al, Cu, Fe, Zn, Ag, Au,
         aço, aço inoxidável, bronze, latão e
         amálgama.Utilizar o modelo das
         interações para compreender as propriedades das
         substâncias iônicas, a partir da análise da
         ocorrência e das propriedades do cloreto de sódio.Utilizar o modelo da
         ligação covalente para compreender as propriedades das
         substâncias moleculares, na análise de questões
         cotidianas e ambientais correlatas, envolvendo hidrogênio,
         oxigênio, água e carbono.Caracterizar o carbono a
         partir dos postulados de Kekulé.Reconhecer as
         limitações do modelo de estabilidade (Teoria do Octeto),
         comparando as diferentes interações.Utilizar a
         representação de Lewis.Prever a geometria de
         moléculas com até 5 átomos, utilizando a Teoria
         da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de
         Valência.Aplicar os conceitos de
         oxidação, redução e polaridade na
         determinação do número de oxidação.Utilizar a polaridade de
         ligações e de moléculas para compreender a
         solubilidade de compostos.Compreender as
         propriedades físicas das substâncias a partir do modelo
         das forças intermoleculares. |  
    |  | 
     Compreender a
         evolução histórica e a importância dos
         conceitos de composto orgânico e inorgânico.Diferenciar
         semelhança química (compostos inorgânicos) de
         função química (compostos orgânicos).Classificar cadeias
         carbônicas alifáticas.Identificar cadeias
         alicíclicas e aromáticas.Identificar
         funções orgânicas a partir da nomenclatura IUPAC
         e/ou da fórmula estrutural: hidrocarbonetos, álcoois,
         fenóis, aldeídos, cetonas, éteres, ácidos
         carboxílicos, sais de ácidos, ésteres, aminas e
         amidas.Compreender as regras da
         IUPAC para a nomenclatura de compostos orgânicos
         (funções citadas).Reconhecer, nas cadeias
         ramificadas, os grupos: metil, etil, n-propil, iso-propil e vinil.Compreender o conceito de isomeria
         plana.Identificar os
         isômeros planos de cadeia, posição e
         função.Compreender as
         diferenças das propriedades físicas (ponto de
         fusão, ebulição e solubilidade) em compostos
         orgânicos.Reconhecer as
         reações orgânicas de: oxidação de
         álcoois; combustão completa e incompleta;
         esterificação; saponificação; e
         polimerização – polietileno, polipropileno, PVC,
         PVA, borracha natural, teflon, poliestireno e nylon 66.Identificar e
         caracterizar, a partir da Teoria de Arrhenius e da
         utilização de indicadores, os grupos de
         substâncias ácidas e básicas.Compreender o
         caráter ácido ou básico em compostos
         orgânicos.Compreender as regras para
         a nomenclatura oficial de ácidos [HF, HCl, HBr, HI, H2S, HCN,
         H2SO4, H2SO3, HNO2, HNO3, H2CO3, H3PO4, H3BO3] e bases [NaOH, KOH,
         Mg(OH)2, Ca(OH)2, Ba(OH)2, Al(OH)3, AgOH, Zn(OH)2, NH4OH, Fe(OH)2,
         Fe(OH)3, CuOH, Cu(OH)2].Reconhecer
         a obtenção de sais a partir das reações de
         neutralização parcial e total entre ácidos e
         bases.Compreender as regras para
         a nomenclatura oficial dos sais resultantes das reações
         de neutralização parcial (NaHCO3 e NaHSO3) e total
         (entre os ácidos e bases citados).Caracterizar os
         óxidos, destacando questões ambientais.Compreender as regras para
         a nomenclatura oficial dos óxidos (CO, CO2, SO2, SO3, N2O3,
         N2O5, Al2O3, Fe2O3, P2O5, CaO, MgO). |  
    |  | 
     Compreender o
         comportamento da densidade da água com a variação
         da temperatura.Interpretar os
         fenômenos e propriedades típicas da água,
         utilizando o modelo de forças intermoleculares.Diferenciar e destacar a
         importância das dispersões.Caracterizar,
         conceitualmente, a solubilidade de gases em água.Efetuar cálculos de
         proporcionalidade entre soluto e solvente de uma
         solução, envolvendo estritamente as
         relações g/L, mol/L, % em massa e ppm, bem como o efeito
         da diluição em problemas elementares.Interpretar,
         qualitativamente, o efeito do soluto nas propriedades da água:
         abaixamento da pressão máxima de vapor, abaixamento da
         temperatura de congelamento, elevação do ponto de
         ebulição e pressão osmótica.Caracterizar o
         equilíbrio iônico aplicando os conceitos de Ka, Kb, Kw,
         pH e pOH.Compreender os
         princípios da titulação na
         caracterização de ácidos e bases fortes, em
         processos de controle de qualidade, restringindo-se a problemas
         elementares. |  
    |  | 
     Compreender os conceitos
         de oxidação, redução, agente oxidante e
         agente redutor.Ajustar em uma
         reação de óxido-redução, o total de
         elétrons cedidos e recebidos.Identificar e caracterizar
         pilhas, eletrólise ígnea e eletrólise aquosa.Reconhecer a
         importância industrial de processos de
         óxido-redução. |  início 
   
    
     | Focos | Habilidades/Objetos de conhecimento |  
    | 
     Algarismos significativos,
         ordem de grandeza, notação científica, e Sistema
         Internacional de Unidades | 
     Utilizar adequadamente
         estes elementos/códigos de linguagem.Avaliar a ordem de
         grandeza de medidas do cotidiano.Representar adequadamente
         medidas utilizando algarismos significativos e notação
         científica.Reconhecer unidades de
         base e derivadas do Sistema Internacional de Unidades. |  
    | 
     Grandezas tempo,
         posição, velocidade e aceleração | 
     Reconhecer o significado
         dessas grandezas e das relações estabelecidas entre
         elas. |  
    | 
     Ponto material, densidade,
         massa específica, massa e centro de massa | 
     Reconhecer o significado
         de massa e centro de massa.Reconhecer o modelo de
         ponto material. |  
    |  | 
     Analisar
         representações gráficas de relações
         entre grandezas. |  
    |  | 
     Caracterizar a grandeza
         vetorial.Aplicar as
         operações de adição entre vetores e
         multiplicação entre vetor e escalar. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Conhecer a história
         da relação entre força e movimento.Identificar a
         condição de equilíbrio de ponto material.Identificar e determinar
         forças atuantes: peso, normais de contato,
         trações e atritos de deslizamento. |  
    | 
     Hidrostática:
         Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Relacionar pressão
         e diferença de nível.Determinar empuxo e
         condições de flutuação. |  
    | 
     Equilíbrio
         estático de corpo rígido | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Identificar as
         condições de equilíbrio estático do corpo
         rígido. |  
    | 
     Gravitação:
         Leis de Kepler, Lei da Gravitação Universal e campo
         gravitacional | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Relacionar força
         peso, aceleração gravitacional e os movimentos dos
         corpos celestes ou satélites artificiais com o princípio
         universal de atração de massas. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Estabelecer a
         relação entre trabalho e energia. |  
    | 
     Conservação
         e dissipação de energia mecânica | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Identificar energia
         cinética e potencial.Distingüir
         forças conservativas de dissipativas. |  
    | 
     Impulso e momento linear:
         partícula e sistema de partículas | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes. |  
    | 
     Conservação
         do momento linear: sistema unidimensional isolado | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Caracterizar
         colisões elásticas e inelásticas. |  
    | 
     Grandezas pressão,
         temperatura, período, freqüência e ciclo | 
     Reconhecer o significado
         dessas grandezas e das relações estabelecidas entre
         elas. |  
    | 
     Escala termométrica
         e calor | 
     Reconhecer o significado
         das diferentes escalas termométricas.Diferenciar calor,
         temperatura e energia térmica. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Compreender os mecanismos
         de transporte de energia térmica. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Relacionar fluxo de calor,
         pressão e temperatura com o estado físico de materiais. |  
    | 
     Dilatação
         térmica de líquidos e sólidos | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes. |  
    | 
     Comportamento de um
         gás ideal | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Inter-relacionar
         pressão, temperatura e volume de forma macroscópica e
         microscópica. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Avaliar processos e
         equipamentos que efetuam a transformação energia
         mecânica/energia térmica. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Analisar
         condições de propagação. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar as
         grandezas pertinentes.Avaliar as
         características do som e da luz.Reconhecer o espectro
         eletromagnético e as características de fenômenos
         ondulatórios: reflexão, refração, eco,
         batimento, ressonância, reverberação,
         difração, interferência, polarização
         e efeito Doppler. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Inter-relacionar
         condições e características de
         propagação da luz em um meio. |  
    | 
     Leis de reflexão e
         refração | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Caracterizar os
         fenômenos de reflexão e refração da luz. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Demonstrar
         compreensão do mecanismo de formação de imagens
         por meio de instrumentos ópticos. |  
    | 
     Grandezas carga elétrica
         e corrente elétrica | 
     Reconhecer o significado
         dessas grandezas e das relações estabelecidas entre
         elas. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Determinar a força
         elétrica trocada entre duas cargas puntuais isoladas.Relacionar distância
         entre as cargas, módulos das cargas e intensidade da
         força. |  
    | 
     Campo elétrico e
         potencial elétrico | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Reconhecer e definir
         operacionalmente um campo.Reconhecer
         representações gráficas de campo e potencial
         elétricos no plano.Interpretar linhas de
         força e superfícies equipotenciais.Identificar descargas
         elétricas e efeitos de aterramentos, blindagens
         eletrostáticas e o poder das pontas.Descrever capacitores;
         geração de campo elétrico uniforme e
         função em circuitos. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Identificar as
         transformações de energia elétrica em energia
         térmica.Relacionar potência
         dissipada em forma de calor com circuitos resistivos.Avaliar a potência e
         o consumo de energia em aparelhos eletroeletrônicos. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Demonstrar
         compreensão do modelo microscópico para
         resistência elétrica.Distinguir resistores
         lineares e não-lineares.Relacionar tensões,
         correntes elétricas, resistências e resistividade em
         condutores lineares. |  
    | 
     Circuitos elétricos
         simples: malha única | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Reconhecer fontes de
         tensão (geradores) e motores elétricos (receptores).Representar circuitos
         simples com resistores, interruptores, fusíveis, condutores,
         fontes e medidores de corrente e de tensão elétricas,
         usando símbolos convencionais. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar as
         grandezas pertinentes.Reconhecer e definir
         operacionalmente um campo magnético e relacioná-lo com o
         campo magnético terrestre.Interpretar as
         interações entre imãs e eletroimãs.Demonstrar
         compreensão de imãs permanentes em termos de correntes
         macroscópicas.Reconhecer e representar
         graficamente os campos magnéticos associados a imãs, a
         correntes elétricas em fios retilíneos e a espiras e
         bobinas.Interpretar o experimento
         de Örsted. |  
    |  | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Reconhecer a
         atuação de força magnética sobre cargas
         elétricas em movimento e sobre condutores retilíneos
         percorridos por corrente elétrica, em presença de campo
         magnético.Reconhecer o efeito de
         campos magnéticos uniformes sobre cargas elétricas
         puntuais em movimento. |  
    | 
     Leis de Faraday e de Lenz | 
     Identificar e relacionar
         as grandezas pertinentes.Reconhecer fluxo
         magnético.Identificar o
         princípio de funcionamento de motores elétricos.Relacionar fluxo
         magnético e campo elétrico com a geração de
         eletricidade - dínamos e usinas.Demonstrar
         compreensão do funcionamento de transformadores de
         tensão.Relacionar número
         de espiras e a voltagem. |  início Serão
  adotados como eixos estruturadores na avaliação de
  matemática os temas Função e Geometria. Nas tabelas a
  seguir, relaciona-se os focos de estudo às habilidades que
  serão avaliadas. 
   
    
     | Focos | Habilidades/Objetos de conhecimento |  
    |  | 
     Ler, interpretar e
         expressar-se corretamente por meio da linguagem das
         funções e da teoria dos conjuntos.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         operações com conjuntos, divisibilidade,
         fatoração, razões e proporções;
         funções algébricas do 1.º e do 2.º
         graus, relações entre seus coeficientes e suas
         raízes; funções racionais; gráficos;
         equações e inequações de expressões
         racionais e a representação gráfica das
         soluções; funções polinomiais de grau
         arbitrário; operações com polinômios;
         divisibilidade; raízes; relações entre
         coeficientes e raízes e resolução de
         equações polinomiais, reconhecendo os números
         complexos como raízes de polinômios.Analisar
         funções racionais e polinomiais gráfica e
         algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de
         translações e regiões de crescimento e
         decrescimento.Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    | 
     Geometria das
         superfícies planas | 
     Ler, interpretar e
         expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria plana.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         grandezas proporcionais; unidades de medida; o princípio de
         Cavalieri; movimentos rígidos no plano;
         construções com régua e compasso;
         relações métricas nos triângulos e em
         outros polígonos convexos; paralelismo e perpendicularismo de
         retas; ângulos; áreas; lugares geométricos planos
         e homotetia. Relacionar conceitos deste
         foco a outros focos de estudo.Analisar figuras planas,
         reconhecendo simetrias, aplicações de
         translações, rotações e reflexões
         em congruências e/ou equivalências.Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    |  | 
     Ler, interpretar e expressar-se
         corretamente por meio de conceitos relativos às
         seqüências numéricas.Fazer e validar
         conjecturas por meio de raciocínios dedutivos e indutivos.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         padrões numéricos específicos tais como as
         progressões aritméticas e geométricas e a
         seqüência de Fibonacci; noções de
         convergência; relações entre padrões
         numéricos e mosaicos, formas geométricas, simetrias,
         médias e funções.Analisar o comportamento
         de seqüências gráfica e algebricamente, reconhecendo
         seqüências crescentes e decrescentes, e interpretar esse
         comportamento em situações-problema.Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    |  | 
     Ler, interpretar e
         expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos a
         equações lineares.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         sistemas de equações lineares;
         representação matricial e classificação
         dos sistemas. Resolver sistemas lineares pela aplicação
         de operações elementares com linhas.Analisar as
         soluções de um sistema gráfica (para os
         bidimensionais) e algebricamente, reconhecendo equações
         linearmente dependentes e independentes.Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    |  | 
     Ler, interpretar e
         expressar-se corretamente por meio da linguagem das
         funções, particularmente aquelas de comportamento
         periódico.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         funções periódicas; a periodicidade, a amplitude
         e a freqüência relativas as funções seno e
         cosseno, bem como às demais funções
         trigonométricas; as relações no ciclo
         trigonométrico; arcos e ângulos; equações e
         inequações e as fórmulas de adição
         de arcos. Analisar
         funções periódicas gráfica e
         algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de
         translações e regiões de crescimento e
         decrescimento. Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    |  | 
     Ler, interpretar e
         expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria plana e espacial.
         Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         paralelismo e perpendicularismo; arcos e ângulos; volume,
         áreas; construções geométricas;
         transformações por rotação,
         translação ou reflexão; simetrias;
         comparações por meio do princípio de Cavalieri;
         grandezas proporcionais e poliedros convexos, cilindros, cones e
         esferas. Analisar figuras
         geométricas, reconhecendo simetrias, aplicações
         de translações, rotações e
         reflexões em congruências e/ou equivalências. Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima.Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo.Relacionar os conceitos deste
         foco aos demais focos, em particular aos modelos algébricos. |  
    | 
     Modelos exponenciais e
         logarítmicos | 
     Ler, interpretar e
         expressar-se corretamente por meio da linguagem das
         funções logarítmicas e exponenciais.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         logaritmos e suas propriedades operatórias; potências de
         expoente real; crescimento e decrescimento exponencial e
         logarítmico e logaritmos naturais.Analisar
         funções exponencial e logarítmica gráfica
         e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações de
         translações e regiões de crescimento e
         decrescimento, reconhecendo, ainda, a função
         logarítmica como a inversa da função exponencial.Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    |  | 
     Ler, interpretar e
         expressar-se corretamente por meio dos conceitos associados às
         técnicas de contagem e à teoria dos conjuntos.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         princípios de contagem, agrupamentos e o conceito de
         probabilidade.Fazer e validar
         conjecturas por meio de raciocínios dedutivos e indutivos.Relacionar os
         princípios de contagem aos demais focos de estudo, em
         particular à geometria e aos padrões numéricos.Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    |  | 
     Ler, interpretar e
         expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos à
         análise e representação de dados.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar resultados
         relativos a situações-problema que envolvam:
         médias; moda; mediana; desvios e variância.Analisar dados em
         representação gráfica e/ou tabulados. Relacionar conceitos deste
         foco aos demais focos de estudo e, em particular, com a geometria e
         com as funções.Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    | 
     Geometria do plano
         cartesiano | 
     Ler, interpretar e
         expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria
         analítica e das funções.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         o plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e
         perpendicularismo.Analisar curvas e figuras
         no plano, gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias,
         aplicações de translações e
         congruências e/ou equivalências.Relacionar os conceitos
         deste foco aos outros focos, em particular ao da geometria plana e dos
         modelos periódicos.Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    | 
     Geometria do plano
         complexo | 
     Ler, interpretar e expressar-se
         corretamente por meio dos conceitos associados ao plano complexo.Selecionar
         estratégias de resolução, interpretar e criticar
         resultados relativos a situações-problema que envolvam:
         operações com números complexos e sua
         interpretação geométrica;
         transformações por rotação,
         translação, contração ou expansão
         no plano; a forma trigonométrica dos números complexos e
         a representação gráfica das raízes de um
         polinômio.Operar com números
         complexos, gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações
         de translações e rotações, bem como a
         geometria dos polígonos regulares associados às
         raízes de um número complexo.Relacionar os conceitos
         deste foco aos demais focos de estudo, em particular aos modelos
         algébricos e à geometria do plano cartesiano.Construir modelos
         matemáticos de situações reais que envolvam os
         conceitos acima. Inferir, formular
         hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado
         modelo. |  
    | início   |  
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