*      Tour pela UnB

*      Último Vestibular

Provas objetivas e de Redação em Língua Portuguesa

Calendário de Provas

O Vestibular da Universidade de Brasília utiliza, além da prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter discursivo, as provas objetivas detalhadas na tabela abaixo.

data

prova

disciplinas

número
de itens

duração (min)

1.º dia

14/6/2008

Língua Estrangeira

Língua Espanhola ou Língua Francesa ou Língua Inglesa

Linguagens e Códigos e Ciências Sociais

Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História

Redação em Língua Portuguesa

2.º dia

15/6/2008

Ciências da Natureza e Matemática

Biologia, Física, Química e Matemática

Observações:

• Em cada dia, as provas terão início às 14 horas. O candidato deverá chegar ao local de realização das provas pelo menos uma hora antes do horário marcado para o seu início.
  • No Distrito Federal, as provas serão realizadas em Brasília, em Brazlândia, na Ceilândia, no Gama, em Planaltina, em Sobradinho e em Taguatinga. Serão também realizadas provas nos seguintes municípios: Goiânia/GO, Uberlândia/MG e Valparaíso/GO.

Prova de Redação em Língua Portuguesa

Esta prova (de caráter eliminatório) será manuscrita, de forma legível, sendo obrigatória a utilização de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, que o candidato deverá trazer. É expressamente proibida, sob pena de anulação da prova, a identificação do candidato (por assinatura, rubrica ou outra marca qualquer) fora do campo apropriado na Folha de Texto Definitivo da Prova de Redação. Caso o candidato faça sua redação em letra de forma, deverá distinguir claramente as letras maiúsculas das minúsculas.

Não será permitida, em hipótese alguma, a interferência e(ou) a participação de terceiros na realização da prova de Redação em Língua Portuguesa, salvo no caso de candidato portador de necessidades especiais. Nesse caso, o candidato será acompanhado por um agente do CESPE, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação. Para tal, será obrigatório que o candidato cumpra as recomendações relativas a atendimento diferenciado.

Observações:

• É obrigatório o comparecimento a todas as provas, no horário e no local estabelecidos. A ausência a qualquer uma delas implicará a desclassificação do candidato.
  • À exceção do material fornecido pelo CESPE, o candidato não poderá utilizar, durante as provas, quaisquer aparelhos eletrônicos, como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc., sob pena de caracterizar-se tentativa de fraude, o que implicará sua desclassificação.
  • O candidato deverá trazer, em todos os dias de provas, o boletim informativo ou o comprovante de inscrição, documento de identidade original e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
  • Em hipótese alguma o candidato poderá realizar as provas sem o documento de identidade original.

Disposições gerais

• O CESPE divulgará, pela imprensa e por meio de listas afixadas na ala norte do ICC / UnB e em outros locais convenientes, a relação dos candidatos selecionados. Cada candidato poderá acessar o seu resultado individual de desempenho, na Internet, na data especificada na agenda do vestibular, no endereço http://www.cespe.unb.br.
  • Todo candidato selecionado, por sistema de vagas, por curso/turno, que cumprir as exigências constantes neste Guia para efeito de registro terá assegurado o direito de ingresso na Universidade de Brasília, no curso/turno para o qual se inscreveu.
  • Os candidatos selecionados para o preenchimento das vagas nos cursos de graduação da UnB deverão comparecer à Universidade, para fins de registro, na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), conforme a agenda do Vestibular constante neste Guia.
  • Para efetuar o registro, o candidato selecionado no vestibular deverá apresentar certificado de conclusão do ensino médio, entre outros documentos indicados na seção Registro acadêmico.
  • O candidato que, nos dias previstos, não apresentar a documentação para o registro acadêmico, incluindo o comprovante de conclusão do ensino médio e a certificação de habilidades específicas para os cursos que exija, perderá o direito ao ingresso na UnB.
  • O candidato selecionado que já possuir matrícula como aluno regular de graduação na UnB só poderá ser registrado no novo curso para o qual foi selecionado após solicitar desligamento do curso em que se encontrava anteriormente registrado.
  • A inscrição do candidato implica a aceitação das normas contidas neste Guia e em editais e comunicados que vierem a ser divulgados e das decisões que possam ser tomadas pelo CESPE em casos omissos

O CESPE poderá modificar o Edital do Vestibular, visando ao melhor êxito do concurso. As modificações, se necessárias, serão tornadas públicas e estarão de acordo com a legislação vigente