Língua
Portuguesa e Literatura |
A Produção de Textos no Ensino Médio
PROFESSORA:
Lucília Helena do Carmo Garcez
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14/6
HORÁRIO: das 9 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso Produção de Textos no Ensino Médio proporciona
ao professor de língua portuguesa e de redação o contato
com as principais concepções concernentes ao texto escrito,
no que se refere à sua natureza, ao processo produtivo,
às metodologias de ensino, aos procedimentos de avaliação
e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias
à sua produção.
Uma Reflexão sobre o Idioma que Ensinamos
PROFESSORA:
Gisele Gama Andrade
DATAS: 19, 26/4; 3, 10, 17/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Surgimento da língua portuguesa. A língua portuguesa
no Brasil. Os países lusófonos e o idioma nacional.
A gramática da língua portuguesa e o ensino em sala
de aula.
Panorama da Literatura Brasileira
PROFESSORAS:
Ana Maria Agra Guimarães e Ana Laura dos Reis Corrêa
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Tendências estéticas da literatura brasileira.
Estudo de três movimentos (Barroco/Romantismo/Modernismo
prosa e poesia) sob os seguintes enfoques: literatura/nacionalismo,
literatura /subjetividade e modernidade.
Leituras:
Literatura e Pintura
PROFESSOR:
Ricardo Araújo
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Levar o interessado à leitura de textos e pinturas
(clássicos e modernos), praticando análises de textos
e interpretações que levem a uma leitura peculiar da
obra investigada. O leitor, ao final do curso, deverá
saber fazer uma análise própria, cabal,da obra analisada.
Gramática
do Texto
PROFESSORES:
Edna Cristina da Silva dos Santos e Djalma Melo
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Análise de mecanismos da construção do sentido
no texto: coesão, coerência, informatividade e progressão
textual. As relações interfrásticas; coordenação e subordinação.
As marcas lingüísticas da argumentação.
Escrita
no Ritmo Pessoal e Uso da MPB como Recurso Didático
PROFESSOR:
Paulo Pereira Nascentes
DATAS: 17, 24, 31/5; 7, 14, 21/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Sob a forma de oficina da palavra, o curso promoverá
a interação com a poética do texto em termos de leitura/produção,
enfatizando a utilização da técnica de escrita no ritmo
pessoal e de letras da MPB Música Popular Brasileira
como recursos didáticos no desenvolvimento da
produção textual.
Leitura
e Interpretação de Textos em Língua Inglesa
PROFESSOR:
G. A. Chauvet
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10/5
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Estudos contrastivos dos elementos que interferem
no processo de leitura e interpretação da língua inglesa
por falantes nativos de língua portuguesa.
Ações
do Professor na Orientação de Trabalhos Cênicos
PROFESSOR:
Cesário Augusto Pimentel de Alencar
DATAS: 8, 15, 22, 29/5; 5, 12/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 40
EMENTA: Estudo e aplicabilidade pedagógica dos conceitos
e da metodologia de direção teatral dos
diretores Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Jerzy
Grotowski e Peter Brook.
Voz,
Corpo e Composição Cênica na Educação
PROFESSORAS:
Márcia Almeida, Paula Villas e Lenora Lobo
DATAS: Fase 1: Corpo 10, 17, 24/4; 8/5; Fase
2: Voz 15, 22, 29/5; 5/6; Fase 3: Introdução
à Composição 12, 19, 26/6; 3/7
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: Estudo das possibilidades corporais e vocais
na construção cênica, aplicado à Educação.
Panorama
Geral do Teatro Brasileiro
PROFESSORA:
Clarice da Silva Costa
DATAS: 29/5; 5, 12, 19, 26/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso pretende apresentar os aspectos importantes
da história do teatro brasileiro desde a dramaturgia
de José de Anchieta até a atualidade.
Noções
Básicas sobre Encenação Teatral para a Sala de Aula
PROFESSORA:
Clarice da Silva Costa
DATAS: 10, 17, 24/4; 8, 15/5
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso visa fornecer aos participantes subsídios
para a organização de montagens teatrais no âmbito escolar.
Presença Negra nas Artes Plásticas do Brasil
PROFESSOR:
Nelson Inocêncio
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: O curso busca discutir a possibilidade de se
fazerem leituras da História da Arte no Brasil a
partir de uma perspectiva multiculturalista, tomando
como referência as matrizes africanas. Em se tratando
dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a proposta atinge
não apenas a disciplina Educação Artística, lançando
sobre ela um outro olhar, como também os temas transversais,
considerando as abordagens acerca das diversidades racial
e cultural em nossa sociedade.
Subsídios
Teórico-Práticos para a Leitura Visual
PROFESSORA:
Terezinha Losada
DATAS: 8, 15, 22, 29/5; 5/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Leitura-análise de imagens artísticas e não-artísticas
por meio do conhecimento e aplicação de conceitos de
algumas Teorias da Linguagem (Peirce e Jakobson).
História
da Arte Renascentista: Florença e Veneza
PROFESSORA:
Renata Azambuja de Oliveira
DATAS: 10, 17, 24/4; 8, 15, 22/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Abordagem da história da arte da Renascença
na Itália, propiciando ao aluno o acesso ao vocabulário
visual que possibilite a compreensão de algumas das
mais relevantes pinturas e esculturas da época. Focaliza,
principalmente, as regiões de Florença e Veneza. O curso
compõe-se de análise de imagens e leitura de textos.
Da
Filosofia como Compreensão da Arte em sua Historicidade
PROFESSORA:
Maria Beatriz de Medeiros
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 31/5
HORÁRIO: das 19 h às 22 h
VAGAS: 30
EMENTA: Partindo da compreensão filosófica do ser humano,
compreender os diferentes momentos da arte.
Alternativas
para a Aula de Piano
PROFESSORA:
Maria Isabel Montandon
DATAS: 10, 12, 17, 19, 24, 26/4; 3/5
HORÁRIO: das 18 h 30 min às 21 h 30 min
VAGAS: 20
EMENTA: Discutir possibilidades alternativas ao ensino
de piano tradicional, principalmente nos níveis iniciantes,
por meio da apresentação de procedimentos e materiais
pedagógicos.
Consciência
do Corpo e Análise do Movimento
PROFESSORAS:
Márcia Almeida e Lenora Lobo
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 8, 15/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: Consciência corporal e aprimoramento funcional
do movimento. Iniciação rítmica e aos princípios da
linguagem do corpo.
Técnicas
de Relaxamento e Consciência Corporal
PROFESSORA:
Cláudia Goulart
DATAS: 28, 29, 30/6
HORÁRIOS: das 8 h às 12 h (28/6); das 8 h às 12 h e
das 14 h às 18 h (29, 30/6)
VAGAS: 30
EMENTA: Curso prático, que tem o objetivo de desenvolver
técnicas de relaxamento e consciência corporal para
o alívio de tensões dos alunos durante períodos de provas
e concursos, assim como diminuir o nível de ansiedade
por meio de aulas práticas, tanto no ensino médio, como
no fundamental.
África e Africanos no Imaginário Ocidental
PROFESSORA:
Selma Alves Pantoja
DATAS: 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 50
EMENTA: O curso pretende analisar, a partir de situações
históricas, as construções do imaginário europeu sobre
a África Negra. Os contatos diretos entre europeus e
as sociedades ao sul do Saara, constantes a partir do
século XV, criaram uma série de contradições e ambigüidades
nas imagens ocidentais dos africanos negros. Com objetivo
de estudar o real e o imaginário na percepção européia
da África, serão utilizados gravuras, mapas, pinturas,
esculturas etc.
Uso de Documentos de Arquivos no Processo Ensino-Aprendizagem
PROFESSORA:
Rosane Montiel
DATAS: 28/4; 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: A utilização de documentos de arquivos como
recurso didático. Desenvolvimento da habilidade de leitura
e análise de documentos, bem como a metodologia da pesquisa.
O Livro Didático no Ensino Fundamental e Médio: História/Geografia
PROFESSORA:
Adalgisa Maria Vieira do Rosário
DATAS: 14, 28/4; 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23/6
HORÁRIO: das 16 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: A responsabilidade do professor diante da produção
de conhecimento e como esse conhecimento é visto no
livro didático.
Relações
Raciais no Brasil Fundamentação Teórica
PROFESSOR:
Carlos Alberto Santos de Paulo
DATAS: 15, 22, 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Analisar o processo de institucionalização do
debate em torno das desigualdades raciais no Brasil.
Princípios
e Aplicações da Climatologia no Ensino Médio
PROFESSORA:
Ercília Torres Steinke
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Este curso tem como objetivo discutir a abordagem
de aspectos climatológicos e sua relação com fenômenos
atuais, de forma aplicada.
Repensando o Ensino da Filosofia VI
PROFESSORA:
Ana Míriam Wuensch
DATAS: 14/4; 19/5; 16/6; 7, 14/7
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino
Médio: Filosofia. Programa de Filosofia da Fundação
Educacional do Distrito Federal. A filosofia no Ensino
Médio: o cenário atual. Perspectivas educacionais da
Filosofia. Encontro Nacional de Professores de Filosofia.
Atualização em Sociologia
PROFESSORES:
Sadi Dal Rosso (coordenador) e professores da SOC/ICS
DATAS: 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 7/7
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 40
EMENTA: Atualização em teoria sociológica e em sociologias
especiais. Análise e sugestões para a melhoria dos programas
de Sociologia adotados no ensino médio pela Fundação
Educacional do Distrito Federal.
Matemática
A
Construção dos Números Inteiros
Biologia
Curso
Teórico-Prático de Histologia para Professores do Ensino
Médio
Atualização
em Virologia Geral
Bases
Genéticas de Doenças Humanas
Genética
e Sociedade
Física
As
Leis da Mecânica de Newton Nova Abordagem
A Construção dos Números Inteiros
PROFESSOR:
Helder de Carvalho Matos
DATAS: 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23, 30/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Teoria elementar dos Conjuntos, Relações, Funções.
Monóides, Semi-Grupos, Grupos, Conjunto dos Números
Naturais. Números Inteiros, Noções sobre Teoria dos
Números Inteiros.
Curso Teórico-Prático de Histologia para Professores
do Ensino Médio
PROFESSOR:
Ricardo B. Azevedo
DATAS: 29/4; 6, 13/5
HORÁRIOS: das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Manuseio do microscópio óptico. A célula e suas
interrelações. Tecidos epitelial, conjuntivo, muscular
e nervoso. Tecidos básicos, para que servem?
Atualização em Virologia Geral
PROFESSORA:
Claudia Renata Fernandes Martins
DATAS: 8, 15, 22, 29/5; 5/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Importância dos vírus na história da humanidade.
Composição química, estrutura e replicação dos vírus.
Métodos empregados para estudo dos vírus. Viroses humanas:
aids, hepatites, dengue, vírus emergentes. Vírus de
interesse veterinário e viroses de plantas.
Bases
Genéticas de Doenças Humanas
PROFESSORA:
Maria de Nazaré Klautau Guimarães
DATAS: 12, 13, 14, 15, 16/6
HORÁRIOS: das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h
VAGAS: 10
EMENTA: Compreender e estabelecer correlação entre os
aspectos da constituição genética dos fatores que permitem
a melhor qualidade de vida, no contexto atual da evolução
científica, tecnológica e social do homem.
Genética e Sociedade
PROFESSORA:
Maria de Nazaré Klautau Guimarães
DATAS: 11, 18, 25/4; 2, 9/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Bases genéticas da identificação individual
e da clonagem. Efeitos genéticos das radiações: Goiânia,
Chernobyl e Hiroshima. Bases genéticas da determinação
do sexo e do cancêr. Genética e Ética. Bases genéticas
da evolução e farmacogenética.
As Leis da Mecânica de Newton Nova Abordagem
PROFESSORES:
J.J. Soares Neto e José Eduardo Martins
DATAS: 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23, 30/5; 6, 13/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton
para estudo e compreensão de movimentos unidimensionais
e bidimensionais. Aplicações das leis de Newton para
a compreensão de fenômenos físicos cotidianos.
CURSOS
INTERDISCIPLINARES |
O Meio Físico do Distrito Federal como Sistema Referencial
para Compreensão do Ambiente Local e da Terra
PROFESSORA:
Edi Mendes Guimarães
DATAS: 11, 15, 18, 25/4; 2, 9, 13, 16/5
HORÁRIOS: das 19 h às 22 h 30 min (11, 18, 25/4; 2,
9, 16/5); das 8 h às 18 h (15/4; 13/5) campo
VAGAS: 40
EMENTA: A definição de um sistema de referência, a partir
do conhecimento do meio físico do Distrito Federal,
para a compreensão de ambientes locais e do Sistema
Terra. Os materiais naturais inorgânicos do DF: características
físicas e químicas, origem, evolução e transformações.
As formas de energia envolvidas nas transformações físicas
e químicas dos materiais inorgânicos naturais. As inter-relações
espaço-temporais entre os materiais e as formas da superfície.
As relações entre os materiais inorgânicos naturais
e a atividade humana, no DF.
Psicologia do Adolescente: uma Perspectiva Histórico-Cultural
PROFESSOR:
Fernando Luis González Rey
DATAS: 19, 26/6; 3, 10, 17/7
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: O enfoque histórico-cultural e o desenvolvimento
humano. Características gerais da adolescência como
momento do desenvolvimento humano. A definição dos conflitos
na adolescência. O desenvolvimento das necessidades.
O lugar do grupo na configuração subjetiva dos adolescentes.
Leituras Interpretativas
PROFESSORES:
Soraia Maria Silva e Ricardo Araújo
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Este curso tem por objetivo integrar duas áreas
de conhecimento: literatura e artes corporais cênicas.
Por meio de uma abordagem de métodos de construção corporal,
serão criadas transposições intersemióticas decorrentes
da literatura numa interpretação cênica.
Texto, História e Interpretação: o Caso Estratégico
do Texto Dramático
PROFESSOR:
Marcus Mota
DATAS: 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 8, 15, 29/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Discussão e problematização de conceitos de
texto e contexto frente às complexidades da experiência
grega de dramaturgia. As aporias do textualismo e do
contextualismo. Estudo de caso: Sete contra Tebas
de Ésquilo.
Como Ler Imagens? Estudo Comparativo das Versões de
Hamlet para o Cinema a partir do Texto de Shakespeare
PROFESSOR:
Marcus Mota
DATA: 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 8, 15, 29/6
HORÁRIO: das 19 h às 22 h
VAGAS: 30
EMENTA: Explicitação dos procedimentos dramáticos do
texto Hamlet, de W. Shakespeare, seguida do comentário
das intepretações e soluções dadas em versões cinematográficas
da obra homônima.
Criatividade e Inovação no Contexto Escolar
PROFESSORA:
Albertina Mitjáns Martínez
DATAS: 8, 15, 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: A criatividade como processo complexo da subjetividade
humana. A inter-relação indivíduo/contexto na criatividade.
Diferentes formas de expressão da criatividade no contexto
escolar. A criatividade do aluno, do professor e da
instituição educativa. Estratégias e técnicas para desenvolver
a criatividade e a inovação da educação. Análise de
experiências pedagógicas e alternativas possíveis. Elaboração
de projetos educativos inovadores.
Técnicas
de Massagem
PROFESSORA:
Cláudia Goulart
DATAS: 12, 13, 14, 26, 27, 28/4
HORÁRIOS: das 8 h às 12 h (12, 26/4); das 8 h às 12
h e das 14 h às 18 h (demais dias)
VAGAS: 24
EMENTA: Curso teórico-prático que objetiva discutir
com professores de Educação Física e Ensino Especial
a aplicação de técnicas de massagem de acordo com sua
práxis pedagógica.
Voz: Corpos Sonoros na Prática Docente
PROFESSORA:
Paula Cristina Vilas
DATAS: 19, 26/4; 3, 10, 17/5
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Abrir um espaço de reflexão a respeito da especificidade
do corpo do professor na tarefa docente.
A Visão do Silêncio: uma Reflexão sobre o Surdo e sua
1ª língua, a Língua dos Sinais
PROFESSORA:
Silvana Patrícia de Vasconcelos
DATAS: 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26, 27/4; 2, 3/5
HORÁRIO: das 19 h às 22 h
VAGAS: 40
EMENTA: Aspectos relevantes da vida, da cultura e mais
especificamente da linguagem e educação do surdo. A
língua de sinais como a base para o desenvolvimento.
|