Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
  
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 


Programação de Eventos 2000/1

Língua Portuguesa e Literatura

A Produção de Textos no Ensino Médio

PROFESSORA: Lucília Helena do Carmo Garcez
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14/6
HORÁRIO: das 9 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso Produção de Textos no Ensino Médio proporciona ao professor de língua portuguesa e de redação o contato com as principais concepções concernentes ao texto escrito, no que se refere à sua natureza, ao processo produtivo, às metodologias de ensino, aos procedimentos de avaliação e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à sua produção.

Uma Reflexão sobre o Idioma que Ensinamos

PROFESSORA: Gisele Gama Andrade
DATAS: 19, 26/4; 3, 10, 17/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Surgimento da língua portuguesa. A língua portuguesa no Brasil. Os países lusófonos e o idioma nacional. A gramática da língua portuguesa e o ensino em sala de aula.

Panorama da Literatura Brasileira

PROFESSORAS: Ana Maria Agra Guimarães e Ana Laura dos Reis Corrêa
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Tendências estéticas da literatura brasileira. Estudo de três movimentos (Barroco/Romantismo/Modernismo – prosa e poesia) sob os seguintes enfoques: literatura/nacionalismo, literatura /subjetividade e modernidade.

Leituras: Literatura e Pintura

PROFESSOR: Ricardo Araújo
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Levar o interessado à leitura de textos e pinturas (clássicos e modernos), praticando análises de textos e interpretações que levem a uma leitura peculiar da obra investigada. O leitor, ao final do curso, deverá saber fazer uma análise própria, cabal,da obra analisada.

Gramática do Texto

PROFESSORES: Edna Cristina da Silva dos Santos e Djalma Melo
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Análise de mecanismos da construção do sentido no texto: coesão, coerência, informatividade e progressão textual. As relações interfrásticas; coordenação e subordinação. As marcas lingüísticas da argumentação.

Escrita no Ritmo Pessoal e Uso da MPB como Recurso Didático

PROFESSOR: Paulo Pereira Nascentes
DATAS: 17, 24, 31/5; 7, 14, 21/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Sob a forma de oficina da palavra, o curso promoverá a interação com a poética do texto em termos de leitura/produção, enfatizando a utilização da técnica de escrita no ritmo pessoal e de letras da MPB – Música Popular Brasileira – como recursos didáticos no desenvolvimento da produção textual. 

 Língua Inglesa

Leitura e Interpretação de Textos em Língua Inglesa

PROFESSOR: G. A. Chauvet
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10/5
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Estudos contrastivos dos elementos que interferem no processo de leitura e interpretação da língua inglesa por falantes nativos de língua portuguesa. 

 Artes Cênicas

Ações do Professor na Orientação de Trabalhos Cênicos

PROFESSOR: Cesário Augusto Pimentel de Alencar
DATAS: 8, 15, 22, 29/5; 5, 12/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 40
EMENTA: Estudo e aplicabilidade pedagógica dos conceitos e da metodologia de direção teatral dos
diretores Constantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Jerzy Grotowski e Peter Brook.

Voz, Corpo e Composição Cênica na Educação

PROFESSORAS: Márcia Almeida, Paula Villas e Lenora Lobo
DATAS: Fase 1: Corpo – 10, 17, 24/4; 8/5; Fase 2: Voz – 15, 22, 29/5; 5/6; Fase 3: Introdução à Composição – 12, 19, 26/6; 3/7
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: Estudo das possibilidades corporais e vocais na construção cênica, aplicado à Educação.

Panorama Geral do Teatro Brasileiro

PROFESSORA: Clarice da Silva Costa
DATAS: 29/5; 5, 12, 19, 26/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso pretende apresentar os aspectos importantes da história do teatro brasileiro desde a dramaturgia de José de Anchieta até a atualidade.

Noções Básicas sobre Encenação Teatral para a Sala de Aula

PROFESSORA: Clarice da Silva Costa
DATAS: 10, 17, 24/4; 8, 15/5
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso visa fornecer aos participantes subsídios para a organização de montagens teatrais no âmbito escolar.

 
 Artes Plásticas

Presença Negra nas Artes Plásticas do Brasil

PROFESSOR: Nelson Inocêncio
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: O curso busca discutir a possibilidade de se fazerem leituras da História da Arte no Brasil a
partir de uma perspectiva multiculturalista, tomando como referência as matrizes africanas. Em se tratando dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a proposta atinge não apenas a disciplina Educação Artística, lançando sobre ela um outro olhar, como também os temas transversais, considerando as abordagens acerca das diversidades racial e cultural em nossa sociedade.

Subsídios Teórico-Práticos para a Leitura Visual

PROFESSORA: Terezinha Losada
DATAS: 8, 15, 22, 29/5; 5/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Leitura-análise de imagens artísticas e não-artísticas por meio do conhecimento e aplicação de conceitos de algumas Teorias da Linguagem (Peirce e Jakobson).

História da Arte Renascentista: Florença e Veneza

PROFESSORA: Renata Azambuja de Oliveira
DATAS: 10, 17, 24/4; 8, 15, 22/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Abordagem da história da arte da Renascença na Itália, propiciando ao aluno o acesso ao vocabulário visual que possibilite a compreensão de algumas das mais relevantes pinturas e esculturas da época. Focaliza, principalmente, as regiões de Florença e Veneza. O curso compõe-se de análise de imagens e leitura de textos.

Da Filosofia como Compreensão da Arte em sua Historicidade

PROFESSORA: Maria Beatriz de Medeiros
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 31/5
HORÁRIO: das 19 h às 22 h
VAGAS: 30
EMENTA: Partindo da compreensão filosófica do ser humano, compreender os diferentes momentos da arte.

 Música

Alternativas para a Aula de Piano

PROFESSORA: Maria Isabel Montandon
DATAS: 10, 12, 17, 19, 24, 26/4; 3/5
HORÁRIO: das 18 h 30 min às 21 h 30 min
VAGAS: 20
EMENTA: Discutir possibilidades alternativas ao ensino de piano tradicional, principalmente nos níveis iniciantes, por meio da apresentação de procedimentos e materiais pedagógicos.

 Educação Física
 

Consciência do Corpo e Análise do Movimento

PROFESSORAS: Márcia Almeida e Lenora Lobo
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 8, 15/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: Consciência corporal e aprimoramento funcional do movimento. Iniciação rítmica e aos princípios da linguagem do corpo.

Técnicas de Relaxamento e Consciência Corporal

PROFESSORA: Cláudia Goulart
DATAS: 28, 29, 30/6
HORÁRIOS: das 8 h às 12 h (28/6); das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h (29, 30/6)
VAGAS: 30
EMENTA: Curso prático, que tem o objetivo de desenvolver técnicas de relaxamento e consciência corporal para o alívio de tensões dos alunos durante períodos de provas e concursos, assim como diminuir o nível de ansiedade por meio de aulas práticas, tanto no ensino médio, como no fundamental.


História

África e Africanos no Imaginário Ocidental

PROFESSORA: Selma Alves Pantoja
DATAS: 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 50
EMENTA: O curso pretende analisar, a partir de situações históricas, as construções do imaginário europeu sobre a África Negra. Os contatos diretos entre europeus e as sociedades ao sul do Saara, constantes a partir do século XV, criaram uma série de contradições e ambigüidades nas imagens ocidentais dos africanos negros. Com objetivo de estudar o real e o imaginário na percepção européia da África, serão utilizados gravuras, mapas, pinturas, esculturas etc.

Uso de Documentos de Arquivos no Processo Ensino-Aprendizagem

PROFESSORA: Rosane Montiel
DATAS: 28/4; 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: A utilização de documentos de arquivos como recurso didático. Desenvolvimento da habilidade de leitura e análise de documentos, bem como a metodologia da pesquisa.

O Livro Didático no Ensino Fundamental e Médio: História/Geografia

PROFESSORA: Adalgisa Maria Vieira do Rosário
DATAS: 14, 28/4; 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23/6
HORÁRIO: das 16 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: A responsabilidade do professor diante da produção de conhecimento e como esse conhecimento é visto no livro didático.

Relações Raciais no Brasil – Fundamentação Teórica

PROFESSOR: Carlos Alberto Santos de Paulo
DATAS: 15, 22, 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Analisar o processo de institucionalização do debate em torno das desigualdades raciais no Brasil.

 Geografia

Princípios e Aplicações da Climatologia no Ensino Médio

PROFESSORA: Ercília Torres Steinke
DATAS: 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Este curso tem como objetivo discutir a abordagem de aspectos climatológicos e sua relação com fenômenos atuais, de forma aplicada.

 Filosofia

Repensando o Ensino da Filosofia VI

PROFESSORA: Ana Míriam Wuensch
DATAS: 14/4; 19/5; 16/6; 7, 14/7
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Filosofia. Programa de Filosofia da Fundação Educacional do Distrito Federal. A filosofia no Ensino Médio: o cenário atual. Perspectivas educacionais da Filosofia. Encontro Nacional de Professores de Filosofia.

 Sociologia

Atualização em Sociologia

PROFESSORES: Sadi Dal Rosso (coordenador) e professores da SOC/ICS
DATAS: 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 7/7
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 40
EMENTA: Atualização em teoria sociológica e em sociologias especiais. Análise e sugestões para a melhoria dos programas de Sociologia adotados no ensino médio pela Fundação Educacional do Distrito Federal.



Matemática

      A Construção dos Números Inteiros
 Biologia
     Curso Teórico-Prático de Histologia para Professores do Ensino Médio
     Atualização em Virologia Geral
     Bases Genéticas de Doenças Humanas
     Genética e Sociedade
 Física
     As Leis da Mecânica de Newton – Nova Abordagem

Matemática

A Construção dos Números Inteiros

PROFESSOR: Helder de Carvalho Matos
DATAS: 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23, 30/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Teoria elementar dos Conjuntos, Relações, Funções. Monóides, Semi-Grupos, Grupos, Conjunto dos Números Naturais. Números Inteiros, Noções sobre Teoria dos Números Inteiros.

 Biologia

Curso Teórico-Prático de Histologia para Professores do Ensino Médio

PROFESSOR: Ricardo B. Azevedo
DATAS: 29/4; 6, 13/5
HORÁRIOS: das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Manuseio do microscópio óptico. A célula e suas interrelações. Tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Tecidos básicos, para que servem?

Atualização em Virologia Geral

PROFESSORA: Claudia Renata Fernandes Martins
DATAS: 8, 15, 22, 29/5; 5/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Importância dos vírus na história da humanidade. Composição química, estrutura e replicação dos vírus. Métodos empregados para estudo dos vírus. Viroses humanas: aids, hepatites, dengue, vírus emergentes. Vírus de interesse veterinário e viroses de plantas.

Bases Genéticas de Doenças Humanas

PROFESSORA: Maria de Nazaré Klautau Guimarães
DATAS: 12, 13, 14, 15, 16/6
HORÁRIOS: das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h
VAGAS: 10
EMENTA: Compreender e estabelecer correlação entre os aspectos da constituição genética dos fatores que permitem a melhor qualidade de vida, no contexto atual da evolução científica, tecnológica e social do homem.

Genética e Sociedade

PROFESSORA: Maria de Nazaré Klautau Guimarães
DATAS: 11, 18, 25/4; 2, 9/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Bases genéticas da identificação individual e da clonagem. Efeitos genéticos das radiações: Goiânia, Chernobyl e Hiroshima. Bases genéticas da determinação do sexo e do cancêr. Genética e Ética. Bases genéticas da evolução e farmacogenética.

 Física

As Leis da Mecânica de Newton – Nova Abordagem

PROFESSORES: J.J. Soares Neto e José Eduardo Martins
DATAS: 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23, 30/5; 6, 13/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton para estudo e compreensão de movimentos unidimensionais e bidimensionais. Aplicações das leis de Newton para a compreensão de fenômenos físicos cotidianos.

 CURSOS INTERDISCIPLINARES

O Meio Físico do Distrito Federal como Sistema Referencial para Compreensão do Ambiente Local e da Terra 

PROFESSORA: Edi Mendes Guimarães
DATAS: 11, 15, 18, 25/4; 2, 9, 13, 16/5
HORÁRIOS: das 19 h às 22 h 30 min (11, 18, 25/4; 2, 9, 16/5); das 8 h às 18 h (15/4; 13/5) – campo
VAGAS: 40
EMENTA: A definição de um sistema de referência, a partir do conhecimento do meio físico do Distrito Federal, para a compreensão de ambientes locais e do Sistema Terra. Os materiais naturais inorgânicos do DF: características físicas e químicas, origem, evolução e transformações. As formas de energia envolvidas nas transformações físicas e químicas dos materiais inorgânicos naturais. As inter-relações espaço-temporais entre os materiais e as formas da superfície. As relações entre os materiais inorgânicos naturais e a atividade humana, no DF.

Psicologia do Adolescente: uma Perspectiva Histórico-Cultural

PROFESSOR: Fernando Luis González Rey
DATAS: 19, 26/6; 3, 10, 17/7
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: O enfoque histórico-cultural e o desenvolvimento humano. Características gerais da adolescência como momento do desenvolvimento humano. A definição dos conflitos na adolescência. O desenvolvimento das necessidades. O lugar do grupo na configuração subjetiva dos adolescentes.

Leituras Interpretativas

PROFESSORES: Soraia Maria Silva e Ricardo Araújo
DATAS: 12, 19, 26/4; 3, 10/5
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Este curso tem por objetivo integrar duas áreas de conhecimento: literatura e artes corporais cênicas. Por meio de uma abordagem de métodos de construção corporal, serão criadas transposições intersemióticas decorrentes da literatura numa interpretação cênica.

Texto, História e Interpretação: o Caso Estratégico do Texto Dramático

PROFESSOR: Marcus Mota
DATAS: 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 8, 15, 29/6
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Discussão e problematização de conceitos de texto e contexto frente às complexidades da experiência grega de dramaturgia. As aporias do textualismo e do contextualismo. Estudo de caso: Sete contra Tebas de Ésquilo.

Como Ler Imagens? Estudo Comparativo das Versões de Hamlet para o Cinema a partir do Texto de Shakespeare

PROFESSOR: Marcus Mota
DATA: 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 8, 15, 29/6
HORÁRIO: das 19 h às 22 h
VAGAS: 30
EMENTA: Explicitação dos procedimentos dramáticos do texto Hamlet, de W. Shakespeare, seguida do comentário das intepretações e soluções dadas em versões cinematográficas da obra homônima.

Criatividade e Inovação no Contexto Escolar

PROFESSORA: Albertina Mitjáns Martínez
DATAS: 8, 15, 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6
HORÁRIO: das 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: A criatividade como processo complexo da subjetividade humana. A inter-relação indivíduo/contexto na criatividade. Diferentes formas de expressão da criatividade no contexto escolar. A criatividade do aluno, do professor e da instituição educativa. Estratégias e técnicas para desenvolver a criatividade e a inovação da educação. Análise de experiências pedagógicas e alternativas possíveis. Elaboração de projetos educativos inovadores.

Técnicas de Massagem

PROFESSORA: Cláudia Goulart
DATAS: 12, 13, 14, 26, 27, 28/4
HORÁRIOS: das 8 h às 12 h (12, 26/4); das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h (demais dias)
VAGAS: 24
EMENTA: Curso teórico-prático que objetiva discutir com professores de Educação Física e Ensino Especial a aplicação de técnicas de massagem de acordo com sua práxis pedagógica.

Voz: Corpos Sonoros na Prática Docente

PROFESSORA: Paula Cristina Vilas
DATAS: 19, 26/4; 3, 10, 17/5
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Abrir um espaço de reflexão a respeito da especificidade do corpo do professor na tarefa docente.

ENSINO ESPECIAL

A Visão do Silêncio: uma Reflexão sobre o Surdo e sua 1ª língua, a Língua dos Sinais

PROFESSORA: Silvana Patrícia de Vasconcelos
DATAS: 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26, 27/4; 2, 3/5
HORÁRIO: das 19 h às 22 h
VAGAS: 40
EMENTA: Aspectos relevantes da vida, da cultura e mais especificamente da linguagem e educação do surdo. A língua de sinais como a base para o desenvolvimento.


 

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br