1. Oficina de Leitura e Produção de Textos
PROFESSOR: Djalma Cavalcante Melo
DATA: 6, 13, 20, 27/6; 4/7
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Fornecer subsídios teórico-metodológicos
para a elaboração de atividades de ensino-aprendizagem
de leitura e escrita em língua portuguesa.
2. Papel Artesanal
PROFESSORA: Thérèse Hofmann Gatti, Maria J. Cunha, Daniela
de O. E Silva
DATA: Turma A (17, 24/4; 8, 15, 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6)
Turma B (19, 26/4; 3, 10, 17, 24/5; 7, 14, 21, 28/6)
HORÁRIO: Turma A (das 19h às 22h)
Turma B (das 14h às 17h)
VAGAS: 15 por turma
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal de papel,
utilizando, como matérias-primas, fibras secundárias (papel
pós-consumo) e fibras celulósicas não-madeireiras.
3. Jogos Teatrais: Aplicação em Sala de Aula
PROFESSORA: Mariza Vargas Mendes Campos
DATA: 18, 25/4; 2, 9, 16/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 15
EMENTA: Possibilitar o desenvolvimento da capacidade criadora em sala
de aula a partir da articulação entre teoria e prática,
oferecendo subsídios para a exploração de um plano
didático-criativo.
4. Teatro Aplicado à Educação
PROFESSORA: Silvia Adriana Davini, Sulian V. Pacheco
DATA: 18, 25/4; 2, 9, 16, 23, 30/5; 6/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Instrumentalizar o professor quanto às possibilidades
e potencialidades do fazer teatral no processo de aprendizagem de seus
alunos, não apenas como meio, mas como fim em si mesmo. Capacitar
o professor para a utilização de Técnicas de Teatro
Aplicado - como as do Teatro do Oprimido (Augusto Boal) - em sala de
aula.
5. Praticando os Princípios da Commedia dell'arte
PROFESSORA: Carla Medianeira Antonello
DATA: 3, 10, 17, 24/6; 1/7
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Desenvolver a reflexão do histórico da Commedia
dell'Arte e a prática dos princípios norteadores.
6.
Dinâmicas de Grupo e Jogos Teatrais para a Sala de Aula
PROFESSORA: Clarice da Silva Costa
DATA: 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17, 24/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Proporcionar aos participantes instrumentalização
didática nas técnicas teatrais e dinâmicas de grupo.
7.
Leitura e Interpretação de Textos em Língua Inglesa
PROFESSOR: Gilberto Antunes Chauvet
DATA: 8, 15, 22, 29/5; 5/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação com os professores de Língua
Inglesa do nível médio das escolas públicas e privadas
e membros da comunidade em geral, por meio de atividades de leitura
e interpretação de textos.
8. Aspectos da Gramática do Espanhol, Francês e Português
PROFESSORAS: Heloisa Salles, Soledad R. Callejas
DATA: 3, 6, 10, 13, 17, 20, 24/6
HORÁRIO: das 19h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Aspectos da gramática do Português, Espanhol e
Francês em uma perspectiva comparada. Fundamentos de lingüística.
Aplicações da teoria gramatical a situações
específicas do ensino de línguas.
9.
Textos e Atividades para o Ensino de Português do Brasil como
Segunda Língua
PROFESSORA: Daniele Marcelle Grannier,
Nina A. M. Miyaki
DATA: 25 e 26/4 das 14h, 27/4 das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Divulgar novas metodologias para o ensino de Português
e, em especial, para o ensino de Português como segunda língua.
Proporcionar treinamento nessas metodologias.
10. Relações Raciais no Brasil: Problemática Racial
da População Afro-Brasileira
PROFESSOR: Nelson Fernando Inocêncio da Silva,
Carlos A. S. De Paulo
DATA: 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14, 21/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Compreender as relações raciais enquanto fenômeno
cultural da sociedade e os mecanismos de perpetuação do
racismo no Brasil. Analisar teorias em torno da problemática
racial enfrentada pela população negra brasileira. Identificar
as principais características da luta anti-racismo. Verificar
as implicações do racismo no contexto educacional. Avaliar
impasses e possibilidades na gestão e implementação
de políticas sociais voltadas para o segmento negro da população
brasileira.
11.
O Brasil e a Globalização
PROFESSOR: Ricardo Wahrendorff Caldas
DATA: 15, 22, 29/4; 6, 13/5
HORÁRIO: das 19h às 23h
VAGAS: 50
EMENTA: Conceituar globalização. Discutir o processo de
globalização. Analisar o impacto do processo de globalização
na economia brasileira.
12.
História do Brasil Republicano (1889-1989)
PROFESSORA: Norma Breda dos Santos
DATA: 19, 26/4; 3, 10, 17/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Familiarizar professores do ensino médio com obras e
perspectivas particularmente relevantes para a compreensão do
período Brasil-República (1889-1989).
13. Trigonometria
PROFESSORA: Tânia Schmitt
DATA: 21, 28/5; 4, 11, 18, 25/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Fornecer ao professor de Matemática do ensino médio
uma maneira de construir os conceitos necessários para o desenvolvimento
da Trigonometria por meio de atividades práticas envolvendo material
concreto.
14. Contagem e Algumas Aplicações
PROFESSOR: Rui Seimetz
DATA: 28/5; 4, 11, 18, 25/6; 2, 9/7
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O objetivo principal deste projeto é o de desenvolver
um conjunto de atividades didáticas (problemas envolvendo jogos,
modelos, textos) que sirvam para a prática da contextualização
no ensino de Matemática no ensino médio. Os tópicos
estudados deverão servir de suporte para os professores de Matemática
das escolas de nível médio de Brasília.
15.
O Experimento no Ensino de Química
PROFESSORES: Roberto Ribeiro da Silva, Joice de A. Baptista e Geraldo
A. L. Ferreira
DATA: 16, 23, 30/4; 7, 14, 28/5; 4, 11/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Capacitar professores de Química do Ensino Médio
a planejar e executar experimentos utilizando materiais do cotidiano
e a elaborar projeto de ensino.
16.
Evolução Humana
PROFESSORA: Nilda Maria Diniz, Silviene F. Oliveira
DATA: 28/5; 4, 11, 18, 15, 25, 29/6; 2/7
HORÁRIO: das 9h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Os objetivos do curso são atualizar e aprofundar os conhecimentos
sobre evolução humana, visando complementar a formação
e auxiliar o desenvolvimento de uma mentalidade científica.
17. Elementos de Grego Antigo para Professores de Ciências
Naturais
PROFESSORA: Sandra Lúcia Rodrigues da Rocha, Leonardo M. Vieira
DATA: 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5
HORÁRIO: das 9h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Oferecer aos professores do ensino médio e fundamental
conhecimentos elementares da língua grega antiga, particularmente,
de unidades lexicais essenciais para o ensino da terminologia das ciências
naturais, de modo a capacitá-los para o reconhecimento e a identificação
dos radicais gregos.
18.
A Internet Ajudando a Escola
PROFESSORA: Isabela Lara Oliveira
DATA: 15 e 22/6 - das 8h às 12h 19, 26/6; 3/7: das 14h 30min
às 18h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Fornecer um panorama das mudanças na geração
e disseminação do conhecimento a partir da utilização
das comunicações mediadas pelo computador, em especial
da Internet. Apontar as formas possíveis de utilização
da Internet no ambiente escolar, bem como listar alguns recursos disponíveis
na Web para o professor de ensino médio. Oferecer um panorama
sobre à educação a distância via Web.
Instrumentalizar os professores participantes com conhecimentos básicos
em HTML com vistas a que eles possam organizar as suas atividades docentes
com o auxílio de hipertexto.
19.
A Dança na Escola Segundo os PCN
PROFESSORA: Márcia Almeida
DATA: 18, 25/4; 2, 9, 16, 23/5; 6, 13, 20, 27/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Analisar e aplicar a Dança nas Escolas, segundo os PCN.
Desenvolver projetos de pesquisa em dança nas escolas, para alunos
do ensino regular e para portadores de necessidades especiais.
20.
Astronomia para Professores do Ensino Médio
PROFESSOR: José Leonardo Ferreira
DATA: 16, 23, 30/4; 7, 14, 21, 28/5; 4/6
HORÁRIO: das 18h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Astronomia no cotidiano. Novas descobertas. História.
Sistema solar, estrelas, galáxias. Instrumentos. Cosmologia.
21.
Aperfeiçoamento Profissional no Trabalho
PROFESSORES: Lucídio Bianchetti (UFSC), Ana M. N. Machado (Porto
Alegre - SC), Maria da Conceição da S. Freitas e Lívia
F. F. Borges (UnB)
DATA: 5 e 6/4
HORÁRIO: das 8h às 12h e das 14h às 18h
VAGAS: 300
EMENTA: Analisar a formação profissional e a mudança
na estrutura das habilitações. Refletir sobre o trabalho
dos orientadores educacionais no cotidiano das escolas.