Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
  
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 


Programação de Eventos 2002/2

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

1. Gramática Portuguesa pela Compreensão do Texto
PROFESSOR:
Eugênio Estevam Batista
DATA: 17, 24, 31/10; 7, 14, 21, 28/11; 5/12
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Proporcionar ao participante a oportunidade de rever, na redação literária, a prática das regras gramaticais, com a liberdade que a leitura (silenciosa e em voz alta, em sala) supõe, e o escritor, como todo usuário do sistema, se permite. Praticar a redação, com apoio na compreensão do texto, como forma de educar a atenção, ativar e promover os recursos de expressão. Incrementar a leitura como base para desenvolver o rendimento da competência e do desempenho em língua portuguesa. Empregar a redação como critério de avaliação do acesso ao texto e do avanço no domínio do sistema segundo o qual foi elaborado.

2. Papel Artesanal
PROFESSORA:
Thérèse Hofmann Gatti
DATA: Turma “A” (16, 23, 30/10; 6, 20, 27/11; 4 e 11/12)
Turma “B” (18, 25/10; 1, 8, 22 e 29/11; 6 e 13/12)
HORÁRIOS: Turma “A” (das 19h às 22h)
Turma “B” (das 14h às 17h)
VAGAS: 12 (por turma)
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras secundárias (papel pós-consumo) e fibras celulósicas não-madeireiras.

3. Leitura, Literatura e Ensino: Práticas com Estratégias
PROFESSOR:
Robson Coelho Tinoco
DATA: 17, 24, 31/10; 7 e 14/11
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ensino de Literatura como ferramenta educacional para uma percepção crítica da sociedade. Propor novas estratégias de leitura e habilidades pessoais, como processos de melhor entendimento dos textos, entre eles, o literário.

4. PCN e Educação Física no Ensino Médio
PROFESSORA:
Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATA: 15, 16, 22, 23, 29, 30/10
HORÁRIO: Dias 15 e 16/10 das 19h às 22h; 22, 23, 29 e 30/10 das 19h às 22h 30min
VAGAS: 40
EMENTA: Discutir fundamentos do currículo de Educação Física no Ensino Médio. Analisar as competências e habilidades da Educação Física no Ensino Médio. Experimentar e analisar práticas corporais. Discutir as relações entre educação física e saúde. Valorizar as construções regionais da cultura corporal. Conscientizar-se da importância da valorização do corpo nas dimensões sociais.

5. Motivação e Esporte
PROFESSORA:
Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATA: 5, 6, 7, 12, 13/11
HORÁRIO: das 18h às 22h
VAGAS: 40
EMENTA:
Divulgar os trabalhos realizados na área da motivação para realização e, em específico, a importância do clima motivacional e da escolha das orientações para objetivo e suas conseqüências nos alunos em idade escolar. Promover uma análise crítica procedimento docente em relação aos aspectos motivacionais frente aos alunos.

6. Fichas Pedagógicas para o Ensino de Língua Francesa
PROFESSORA:
Andréa Perazzo
DATA: 31/10; 7, 14, 21, 28/11; 5 e 12/12
HORÁRIO: das 8h às 12h; dia 12/12 das 8h às 12h e das 13h 30min às 15h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: O curso pretende ser um espaço para reflexões, discussões, debates, avaliações e reavaliações do processo educacional, no que se refere ao campo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, visando contribuir para esse processo, a partir da contextualização do mesmo, o que se dará pela interação com o público.

7. O Vídeo em Sala de Aula: Conhecendo o Projeto Rede Arte na Escola
PROFESSORAS:
Carla Antonello e Renata Azambuja
DATA: 17, 24, 31/10; 7 e 14/11
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Divulgar e capacitar o professor, com base em conceitos expostos na proposta triangular, aliados à imagem do vídeo, a vislumbrar e conhecer a obra de arte em diversos aspectos, pois alguns vídeos trabalham com o processo de criação do artista, com períodos e linguagens diversificados.

8. Teatro Aplicado à Educação
PROFESSORA:
Suliam Vieira Pacheco
DATA: 17, 24, 31/10; 7, 14, 21, 28/11; 5 e 12/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Instrumentalizar o professor quanto às possibilidades e potencialidades do fazer teatral no processo de ensino/aprendizagem, não apenas como um instrumento, mas considerando suas especificidades como linguagem. Capacitar o professor a utilizar a linguagem teatral, por meio da realização de jogos e exercícios teatrais, bem como de técnicas do arsenal do Teatro do Oprimido de Augusto Boal.

9. Contato, Improvisação e Alinhamento Postural Criativo
PROFESSORA:
Sílvia Adriana Davini
DATA: 17, 24, 31/10; 7, 14, 21, 28/11; 5 e 12/12
HORÁRIO: das 14h 30min às 18h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Leveza e eficiência no movimento e no uso cotidiano do corpo. Disposições e habilidades corporais e emotivas para estruturar modalidades de comunicação por meio do movimento. Relação prazer-movimento. Expansão dos sentidos e bases sensoriais do movimento (propriocepção). Consciência corporal e sensorial plena. Transferências de peso e de pontos de apoio. Ações e movimentos possíveis na interação física. Limites de desorientação no espaço esférico (360 graus). Comunicação criativa a partir do toque e das trocas de peso.

10. Voz e Palavra na Sala de Aula
PROFESSORA:
Sílvia Adriana Davini
DATAS: Turmas “A” e “B”(17, 24, 31/10; 7, 14, 21, 28/11; 5 e 12/12)
HORÁRIOS: das 8h às 12h (Turma “A” )
das 14h às 18h (Turma “B” )
VAGAS: 10
EMENTA: Estabelecer os fundamentos para a produção de voz e palavra do professor em sala de aula, no âmbito do ensino fundamental e médio. Implementar uma técnica respiratória de apoio à produção vocal. Exercitar a coordenação fono-respiratória.

11. ABC da Linguagem Visual
PROFESSORA:
Isabela Lara Oliveira
DATA: 4, 5, 6, 7, 8 e 9/11
HORÁRIO: das 14h 30min às 18h 30min; dia 9/11 das 8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 22
EMENTA: Fornecer um panorama do processo de comunicação visual. Oferecer os conteúdos básicos sobre os principais elementos da linguagem visual: cor, forma, linha, ponto, textura, tipologia. Apresentar as regras e os princípios básicos que organizam o conteúdo visual. Estimular a leitura e compreensão das mensagens visuais.

12. Arte e Tecnologia
PROFESSORA
: Maria Beatriz de Medeiros
DATA: 17, 24, 31/10; 7, 14/11
HORÁRIOS: das 19h às 23h
VAGAS: 30
EMENTA: Realizar reflexão crítica sobre a arte contemporânea e as novas tecnologias: mídias interativas (CD-Rom), Internet, NET, arte, telepresença.

13. Diálogos Interdisciplinares (Ciclo de Palestras)
PROFESSORA:
Daniele Marcelle Grannier
DATA: 24, 31/10; 7, 14, 21/11; 5, 12, 19/12/2002; 9, 16, 23, 30/1e 6/2/2003
HORÁRIO: das 17h às 19h
VAGAS: 200
EMENTA: Divulgar o trabalho acadêmico do Instituto de Letras, por meio de palestras sobre temas variados, representativos das pesquisas que se realizam neste instituto.


CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

14. Repensando o Ensino da Filosofia VII (Ensino Médio)
PROFESSORA:
Ana Miriam Wüensch
DATA: 1, 22, 29/11; 6 e 13/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA:
Os referenciais apresentados pelos PCN para a Filosofia no Ensino Médio apresentam lacunas e ambigüidades. O curso pretende apontar caminhos para a interpretação desses referenciais, que permitam aos professores redimensionar sua prática pedagógica em Filosofia de um modo mais significativo e articulado.

15. As Mulheres e a Filosofia
PROFESSORA:
Ana Miriam Wüensch
DATA: 11, 12, 13, 18, 19 e 20/11
HORÁRIO: das 19h às 22h 30min
VAGAS: 40
EMENTA: Apresentar, de forma introdutória, a contribuição das mulheres para a Filosofia, no passado e no presente. Debater a contribuição filosófica das mulheres. Distinguir as questões filosóficas associadas aos problemas de gênero e feministas.

16. A História do Brasil Republicano (1889-1989)
PROFESSORA:
Norma Breda dos Santos
DATA:
18, 25/10; 1, 22 e 29/11; 6/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Abordar as configurações públicas, econômicas e culturais envolvendo a construção do Estado Republicano e da sociedade brasileira, tanto no contexto interno como no internacional, de 1889 a 1920.

17. Memória e História Oral
PROFESSORA:
Cléria Botelho da Costa
DATA: 1, 8, 22, 29/11 e 6/12
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Estimular a discussão sobre a relação entre História e Memória. Ampliar a compreensão das fontes históricas destacando entre estas a História Oral. Propiciar uma visão crítica da historiografia brasileira.

18. Documentos Históricos em Sala de Aula: Brasil, sécs. XVI-XIX
PROFESSOR:
Marcos Magalhães de Aguiar
DATA: 18, 25/10; 1, 8, 22/11
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Situar os conjuntos documentais históricos do período colonial e imperial brasileiro e explorar suas possibilidades de aproveitamento didático. Apontar a diversidade de suportes documentais (texto escrito, iconografia, mapas, etc.) e exercitar suas possibilidades de interpretação.

19. Em Busca de Novos Sentidos: Experiências no Mundo do Trabalho e Fluxos Representacionais
PROFESSORA:
Márcia de Melo Martins Kuyumjan
DATA: 18 e 25/10; 1, 8, 22 e 29/11
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ethos do trabalho na modernidade e suas incursões sócio-culturais. Discutir a centralidade do trabalho na constituição das relações sociais e no sentimento de pertença de diferentes segmentos sociais. Identificar as estratégias dos trabalhadores e os fluxos representacionais que emergem das metamorfoses no mundo do trabalho e suas ressonâncias na construção da identidade social. O objetivo central é o de oferecer aos professores dos ensinos Médio e Fundamental oportunidade de refletir sobre as metamorfoses do mundo do trabalho e seus impactos sobre os sujeitos e a sociedade. Instrumento valioso para ser utilizado em sala de aula e na orientação dos alunos como futuros trabalhadores e profissionais.

20. História e Imagens nas Relações Brasil e África
PROFESSORA:
Selma Pantoja
DATA: 18, 25/10; 1, 8 e 22/11
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Estudar as interações nos espaços urbanos entre africanos e brasileiros que tiveram lugar ao longo de três séculos, constituindo aquilo que hoje chamamos de Mundo Atlântico em Movimento: as relações hegemônicas com a Europa; o comércio triangular entre Lisboa, Angola e Brasil; interferências na forma de pensar com apropriações, modificações e reeleituras. O objetivo maior do curso é o de estudar e divulgar a história africana na sua relação com a história do Brasil, enfoque e campo de estudos históricos profundamente relegados no Brasil. Discutir os princípios dos PCN que estimulam o ensino da História da África nos ensinos Médio e Fundamental.

21. Relações Raciais no Brasil: Problemática Racial da População Afro-Brasileira
PROFESSOR:
Nelson Fernando Inocêncio da Silva
DATA: 18, 25/10; 1, 8, 22, 29/11; 6 e 13/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Ao fim do curso, espera-se o estabelecimento de um debate permanente, a fim de aprofundar as questões relacionadas à exclusão social e à problemática racial no Brasil.

22. Análise Filosófica da Fábula Romanesca de Milan Kundera
PROFESSOR:
Wilton Barroso
DATA: 29, 30, 31/10; 6, 7, 8/11
HORÁRIO: das 19h às 22h 30min
VAGAS: 40
EMENTA: Fazer uma leitura filosófica de uma obra literária. Proceder a uma análise filosófica.


CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

23. Razão e Proporção
PROFESSOR:
Rui Seimetz
DATA:
22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Propiciar o aprendizado dos conceitos de razão e proporção, de modo a desenvolver a habilidade em aplicar os mesmos na resolução de problemas.

24. Números e Operações
PROFESSORA:
Tânia Schmitt
DATA: 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar metodologias para ensino com operações de conjuntos numéricos no ensino de Matemática em nível Fundamental.

25. Ensino de Química: Substituindo Analogias por Experimentos
PROFESSORES:
Roberto Ribeiro da Silva, Joice de A. Baptista e Geraldo Alberto Luzes Ferreira
DATA: 15, 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11 e 3/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA:
Capacitar professores de Química do Ensino Médio a planejar e executar experimentos simples, utilizando materiais disponíveis no comércio local, enfatizando a observação macroscópica, a interpretação microscópica e a expressão representacional. Analisar criticamente as analogias comumente utilizadas por professores de Química do Ensino Médio.

26. Levando a Botânica Morfológica para Crianças do Ensino Fundamental
PROFESSORA:
Lúcia Helena Soares e Silva
DATA: 23, 30/10; 6, 13, 20/11
HORÁRIO: das 14h 15min às 18h 15min
VAGAS: 20
EMENTA: Capacitar professores do Ensino Fundamental para trabalhar com Botânica em sala de aula. Oferecer atualização na conceituação de Botânica. Introduzir a Botânica nas séries iniciais do ensino fundamental. Apresentar técnicas simples de morfologia para aplicação em sala de aula.

27. Genética e Sociedade
PROFESSORA:
Maria de Nazaré Klautau Guimarães
DATA: 15, 22/10; 5, 19/11 e 3/12
HORÁRIO:
das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Discussão de temas publicados pela mídia na área de Genética, enfocando e reforçando os conceitos básicos de Genética.

28. Alimentação Saudável e Rotulagem Nutricional Obrigatória - Ensino Fundamental (Oficina)
PROFESSORA:
Elisabetta Recine
DATA: 14, 15, 16, 17 e 18/10
HORÁRIO: das 19h às 22h
VAGAS: 12
EMENTA: Construir conceitos teóricos e práticos sobre alimentação saudável e rotulagem nutricional para os professores de Ensino Fundamental, a fim de que estes os multipliquem para as escolas. Propor o desenvolvimento de novas atividades práticas relativas a alimentação saudável e rotulagem nutricional. Avaliar e aprimorar o roteiro de aulas e atividades práticas propostas.

29. Alimentação Saudável e Rotulagem Nutricional Obrigatória - Ensino Médio (Oficina)
PROFESSORA:
Elisabetta Recine
DATA: 4, 5, 6, 7 e 8/11
HORÁRIO: das 19h às 22h
VAGAS: 12
EMENTA: Construir conceitos teóricos e práticos sobre alimentação saudável e rotulagem nutricional para professores de Ensino Médio a fim de que estes os multipliquem para as escolas. Propor o desenvolvimento de novas atividades práticas relativas a alimentação saudável e rotulagem nutricional. Avaliar e aprimorar o roteiro de aulas e atividades práticas propostas.

30. Zoologia: Uma Abordagem Ecológica para o Ensino Fundamental
PROFESSOR:
Paulo César Motta
DATA: 16, 23, 30/10; 6 e 20/11
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Percepção da construção do conhecimento zoológico, integrando ciência, sensibilidade e psicologia. Discutir métodos e alternativas para o ensino de Zoologia no nível fundamental. Atualizar e revisar conhecimentos em Zoologia, com ênfase no nível fundamental. Discutir referências curriculares.

31. Biologia de Aranhas e Escorpiões
PROFESSOR:
Paulo César Motta
DATA: 19, 26/10; 9, 23 e 30/11
HORÁRIO: das 8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: Revisar e atualizar a Biologia de aranhas e escorpiões. Indicar interações de aracnídeos com outros animais, incluindo o homem. Discutir métodos e alternativas para o ensino acerca de aracnídeos. Desenvolver metodologia científica. Construir atividades como referências curriculares.

32. Metodologia de Ensino de Biologia
PROFESSORA:
Maria Helena da Silva Carneiro
DATA: 15, 22, 29,/10; 5, 12, 19, 26/11; 3 e 10/12
HORÁRIO: das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: A partir da análise da prática de ensino e aprendizagem de Biologia, discutir com os professores novas abordagens de ensino, que permitam aos alunos do Ensino Médio o exercício pleno da cidadania.

CURSOS INTERDISCIPLINARES

33. Noções Básicas de Interdisciplinaridade
PROFESSOR:
Rui Seimetz
DATA: 29/10; 5, 9, 19 e 26/11
HORÁRIO: das 19h às 23h (dia 9/11 das 8h às 16h)
VAGAS: 40
EMENTA: Apresentar e desenvolver um conjunto de atividades didáticas que sirvam para a prática da interdisciplinaridade de ciências no nível médio.

34. A Internet Ajudando a Escola
PROFESSORA:
Isabela Lara Oliveira
DATA: 14, 15, 16, 17, 18, 19/10
HORÁRIOS: (14, 15, 16, 17 e 18/10) das 14h 30min às 18h 30min; (19/10) das 8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 22
EMENTA: Fornecer um panorama das mudanças na geração e disseminação do conhecimento a partir da utilização das comunicações mediadas pelo computador, em especial a Internet. Apontar as formas possíveis de utilização da Internet no ambiente escolar, bem como listar alguns recursos disponíveis na Web para o professor de Ensino Médio. Oferecer um panorama sobre a educação a distância via Web. Instrumentalizar os professores participantes com conhecimentos básicos em HTML, a fim de que eles possam organizar as suas atividades docentes com o auxílio do hiper texto.

35. Astronomia para Professores do Ensino Médio
PROFESSOR:
José Leonardo Ferreira
DATA: 15, 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11 e 3/12
HORÁRIO: das 18h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Promover o aprendizado das Ciências do Espaço e da Astronomia básica, com ênfase no estímulo dessas ciências para o aprendizado de Física, Química, Matemática, Geologia, Geografia e Biologia (origem da vida). Desenvolver habilidades científicas voltadas para a observação dos astros e de outros fenômenos atmosféricos de interesse para a ciência.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

36. Introdução à Psicologia Social de Pichon-Rivière
PROFESSOR:
Armando de Moraes Veloso
DATAS: Turma “A” (16, 23, 30/10; 6, 13, 20, 27/11; 4 e 12/12)
Turma “B” (16, 23, 30/10; 6, 13, 20, 27/11; 4 e 12/12)
HORÁRIOS: Turma “A” (das 8h às 12h)
Turma “B” (das 14h às 18h)
VAGAS: 20 (por turma)
EMENTA: Favorecer o entendimento de que os fenômenos grupais não são complicados, mas necessariamente complexos. Oportunizar instrumentos para uma prática educativa transformadora e humanista. Contribuir para um aprofundamento da valorização da subjetividade nas relações escolares.

 

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br