LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
1.
Gramática Portuguesa pela Compreensão
do Texto
PROFESSOR: Eugênio Estevam Batista
DATA: 17, 24, 31/10; 7, 14, 21, 28/11;
5/12
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Proporcionar ao participante
a oportunidade de rever, na redação literária,
a prática das regras gramaticais, com a liberdade
que a leitura (silenciosa e em voz alta, em sala) supõe,
e o escritor, como todo usuário do sistema, se
permite. Praticar a redação, com apoio
na compreensão do texto, como forma de educar
a atenção, ativar e promover os recursos
de expressão. Incrementar a leitura como base
para desenvolver o rendimento da competência e
do desempenho em língua portuguesa. Empregar
a redação como critério de avaliação
do acesso ao texto e do avanço no domínio
do sistema segundo o qual foi elaborado.
2.
Papel Artesanal
PROFESSORA: Thérèse Hofmann Gatti
DATA: Turma “A” (16, 23,
30/10; 6, 20, 27/11; 4 e 11/12)
Turma “B” (18, 25/10; 1, 8, 22 e 29/11;
6 e 13/12)
HORÁRIOS: Turma “A”
(das 19h às 22h)
Turma “B” (das 14h às 17h)
VAGAS: 12 (por turma)
EMENTA: Disseminar a técnica
de manufatura artesanal de papel, utilizando, como matérias-primas,
fibras secundárias (papel pós-consumo)
e fibras celulósicas não-madeireiras.
3.
Leitura, Literatura e Ensino: Práticas com Estratégias
PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATA: 17, 24, 31/10; 7 e 14/11
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ensino de Literatura
como ferramenta educacional para uma percepção
crítica da sociedade. Propor novas estratégias
de leitura e habilidades pessoais, como processos de
melhor entendimento dos textos, entre eles, o literário.
4.
PCN e Educação Física no Ensino
Médio
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos
Santos
DATA: 15, 16, 22, 23, 29, 30/10
HORÁRIO: Dias 15 e 16/10 das
19h às 22h; 22, 23, 29 e 30/10 das 19h às
22h 30min
VAGAS: 40
EMENTA: Discutir fundamentos do currículo
de Educação Física no Ensino Médio.
Analisar as competências e habilidades da Educação
Física no Ensino Médio. Experimentar e
analisar práticas corporais. Discutir as relações
entre educação física e saúde.
Valorizar as construções regionais da
cultura corporal. Conscientizar-se da importância
da valorização do corpo nas dimensões
sociais.
5.
Motivação e Esporte
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos
Santos
DATA: 5, 6, 7, 12, 13/11
HORÁRIO: das 18h às 22h
VAGAS: 40
EMENTA: Divulgar os trabalhos realizados na
área da motivação para realização
e, em específico, a importância do clima
motivacional e da escolha das orientações
para objetivo e suas conseqüências nos alunos
em idade escolar. Promover uma análise crítica
procedimento docente em relação aos aspectos
motivacionais frente aos alunos.
6.
Fichas Pedagógicas para o Ensino de Língua
Francesa
PROFESSORA: Andréa Perazzo
DATA: 31/10; 7, 14, 21, 28/11; 5 e
12/12
HORÁRIO: das 8h às 12h;
dia 12/12 das 8h às 12h e das 13h 30min às
15h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: O curso pretende ser um espaço
para reflexões, discussões, debates, avaliações
e reavaliações do processo educacional,
no que se refere ao campo de ensino-aprendizagem de
línguas estrangeiras, visando contribuir para
esse processo, a partir da contextualização
do mesmo, o que se dará pela interação
com o público.
7.
O Vídeo em Sala de Aula: Conhecendo o Projeto
Rede Arte na Escola
PROFESSORAS: Carla Antonello e Renata Azambuja
DATA: 17, 24, 31/10; 7 e 14/11
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Divulgar e capacitar o professor,
com base em conceitos expostos na proposta triangular,
aliados à imagem do vídeo, a vislumbrar
e conhecer a obra de arte em diversos aspectos, pois
alguns vídeos trabalham com o processo de criação
do artista, com períodos e linguagens diversificados.
8.
Teatro Aplicado à Educação
PROFESSORA: Suliam Vieira Pacheco
DATA: 17, 24, 31/10; 7, 14, 21, 28/11;
5 e 12/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Instrumentalizar o professor
quanto às possibilidades e potencialidades do
fazer teatral no processo de ensino/aprendizagem, não
apenas como um instrumento, mas considerando suas especificidades
como linguagem. Capacitar o professor a utilizar a linguagem
teatral, por meio da realização de jogos
e exercícios teatrais, bem como de técnicas
do arsenal do Teatro do Oprimido de Augusto Boal.
9.
Contato, Improvisação e Alinhamento Postural
Criativo
PROFESSORA: Sílvia Adriana Davini
DATA: 17, 24, 31/10; 7, 14, 21, 28/11;
5 e 12/12
HORÁRIO: das 14h 30min às
18h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Leveza e eficiência no
movimento e no uso cotidiano do corpo. Disposições
e habilidades corporais e emotivas para estruturar modalidades
de comunicação por meio do movimento.
Relação prazer-movimento. Expansão
dos sentidos e bases sensoriais do movimento (propriocepção).
Consciência corporal e sensorial plena. Transferências
de peso e de pontos de apoio. Ações e
movimentos possíveis na interação
física. Limites de desorientação
no espaço esférico (360 graus). Comunicação
criativa a partir do toque e das trocas de peso.
10.
Voz e Palavra na Sala de Aula
PROFESSORA: Sílvia Adriana Davini
DATAS: Turmas “A” e “B”(17,
24, 31/10; 7, 14, 21, 28/11; 5 e 12/12)
HORÁRIOS: das 8h às 12h
(Turma “A” )
das 14h às 18h (Turma “B” )
VAGAS: 10
EMENTA: Estabelecer os fundamentos
para a produção de voz e palavra do professor
em sala de aula, no âmbito do ensino fundamental
e médio. Implementar uma técnica respiratória
de apoio à produção vocal. Exercitar
a coordenação fono-respiratória.
11.
ABC da Linguagem Visual
PROFESSORA: Isabela Lara Oliveira
DATA: 4, 5, 6, 7, 8 e 9/11
HORÁRIO: das 14h 30min às
18h 30min; dia 9/11 das 8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 22
EMENTA: Fornecer um panorama do processo
de comunicação visual. Oferecer os conteúdos
básicos sobre os principais elementos da linguagem
visual: cor, forma, linha, ponto, textura, tipologia.
Apresentar as regras e os princípios básicos
que organizam o conteúdo visual. Estimular a
leitura e compreensão das mensagens visuais.
12.
Arte e Tecnologia
PROFESSORA: Maria Beatriz de Medeiros
DATA: 17, 24, 31/10; 7, 14/11
HORÁRIOS: das 19h às
23h
VAGAS: 30
EMENTA: Realizar reflexão crítica
sobre a arte contemporânea e as novas tecnologias:
mídias interativas (CD-Rom), Internet, NET, arte,
telepresença.
13.
Diálogos Interdisciplinares (Ciclo de Palestras)
PROFESSORA: Daniele Marcelle Grannier
DATA: 24, 31/10; 7, 14, 21/11; 5, 12,
19/12/2002; 9, 16, 23, 30/1e 6/2/2003
HORÁRIO: das 17h às 19h
VAGAS: 200
EMENTA: Divulgar o trabalho acadêmico
do Instituto de Letras, por meio de palestras sobre
temas variados, representativos das pesquisas que se
realizam neste instituto.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
14.
Repensando o Ensino da Filosofia VII (Ensino Médio)
PROFESSORA:
Ana Miriam Wüensch
DATA: 1, 22, 29/11; 6 e 13/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Os referenciais apresentados pelos
PCN para a Filosofia no Ensino Médio apresentam
lacunas e ambigüidades. O curso pretende apontar
caminhos para a interpretação desses referenciais,
que permitam aos professores redimensionar sua prática
pedagógica em Filosofia de um modo mais significativo
e articulado.
15.
As Mulheres e a Filosofia
PROFESSORA:
Ana Miriam Wüensch
DATA: 11, 12, 13, 18, 19 e 20/11
HORÁRIO: das 19h às 22h
30min
VAGAS: 40
EMENTA: Apresentar, de forma introdutória,
a contribuição das mulheres para a Filosofia,
no passado e no presente. Debater a contribuição
filosófica das mulheres. Distinguir as questões
filosóficas associadas aos problemas de gênero
e feministas.
16.
A História do Brasil Republicano (1889-1989)
PROFESSORA: Norma Breda dos Santos
DATA: 18, 25/10; 1, 22 e 29/11; 6/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Abordar as configurações
públicas, econômicas e culturais envolvendo
a construção do Estado Republicano e da
sociedade brasileira, tanto no contexto interno como
no internacional, de 1889 a 1920.
17.
Memória e História Oral
PROFESSORA: Cléria Botelho da Costa
DATA: 1, 8, 22, 29/11 e 6/12
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Estimular a discussão
sobre a relação entre História
e Memória. Ampliar a compreensão das fontes
históricas destacando entre estas a História
Oral. Propiciar uma visão crítica da historiografia
brasileira.
18.
Documentos Históricos em Sala de Aula: Brasil,
sécs. XVI-XIX
PROFESSOR: Marcos Magalhães de Aguiar
DATA: 18, 25/10; 1, 8, 22/11
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Situar os conjuntos documentais
históricos do período colonial e imperial
brasileiro e explorar suas possibilidades de aproveitamento
didático. Apontar a diversidade de suportes documentais
(texto escrito, iconografia, mapas, etc.) e exercitar
suas possibilidades de interpretação.
19.
Em Busca de Novos Sentidos: Experiências no Mundo
do Trabalho e Fluxos Representacionais
PROFESSORA: Márcia de Melo Martins Kuyumjan
DATA: 18 e 25/10; 1, 8, 22 e 29/11
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ethos do trabalho
na modernidade e suas incursões sócio-culturais.
Discutir a centralidade do trabalho na constituição
das relações sociais e no sentimento de
pertença de diferentes segmentos sociais. Identificar
as estratégias dos trabalhadores e os fluxos
representacionais que emergem das metamorfoses no mundo
do trabalho e suas ressonâncias na construção
da identidade social. O objetivo central é o
de oferecer aos professores dos ensinos Médio
e Fundamental oportunidade de refletir sobre as metamorfoses
do mundo do trabalho e seus impactos sobre os sujeitos
e a sociedade. Instrumento valioso para ser utilizado
em sala de aula e na orientação dos alunos
como futuros trabalhadores e profissionais.
20.
História e Imagens nas Relações
Brasil e África
PROFESSORA: Selma Pantoja
DATA: 18, 25/10; 1, 8 e 22/11
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Estudar as interações
nos espaços urbanos entre africanos e brasileiros
que tiveram lugar ao longo de três séculos,
constituindo aquilo que hoje chamamos de Mundo Atlântico
em Movimento: as relações hegemônicas
com a Europa; o comércio triangular entre Lisboa,
Angola e Brasil; interferências na forma de pensar
com apropriações, modificações
e reeleituras. O objetivo maior do curso é o
de estudar e divulgar a história africana na
sua relação com a história do Brasil,
enfoque e campo de estudos históricos profundamente
relegados no Brasil. Discutir os princípios dos
PCN que estimulam o ensino da História da África
nos ensinos Médio e Fundamental.
21.
Relações Raciais no Brasil: Problemática
Racial da População Afro-Brasileira
PROFESSOR: Nelson Fernando Inocêncio
da Silva
DATA: 18, 25/10; 1, 8, 22, 29/11; 6
e 13/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Ao fim do curso, espera-se
o estabelecimento de um debate permanente, a fim de
aprofundar as questões relacionadas à
exclusão social e à problemática
racial no Brasil.
22.
Análise Filosófica da Fábula Romanesca
de Milan Kundera
PROFESSOR: Wilton Barroso
DATA: 29, 30, 31/10; 6, 7, 8/11
HORÁRIO: das 19h às 22h
30min
VAGAS: 40
EMENTA: Fazer uma leitura filosófica
de uma obra literária. Proceder a uma análise
filosófica.
CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA
E SUAS TECNOLOGIAS
23.
Razão e Proporção
PROFESSOR: Rui
Seimetz
DATA: 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Propiciar o aprendizado dos
conceitos de razão e proporção,
de modo a desenvolver a habilidade em aplicar os mesmos
na resolução de problemas.
24.
Números e Operações
PROFESSORA: Tânia Schmitt
DATA: 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar metodologias para
ensino com operações de conjuntos numéricos
no ensino de Matemática em nível Fundamental.
25.
Ensino de Química: Substituindo Analogias por
Experimentos
PROFESSORES: Roberto Ribeiro da Silva, Joice
de A. Baptista e Geraldo Alberto Luzes Ferreira
DATA: 15, 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11
e 3/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Capacitar professores de Química
do Ensino Médio a planejar e executar experimentos
simples, utilizando materiais disponíveis no
comércio local, enfatizando a observação
macroscópica, a interpretação microscópica
e a expressão representacional. Analisar criticamente
as analogias comumente utilizadas por professores de
Química do Ensino Médio.
26.
Levando a Botânica Morfológica para Crianças
do Ensino Fundamental
PROFESSORA: Lúcia Helena Soares e Silva
DATA: 23, 30/10; 6, 13, 20/11
HORÁRIO: das 14h 15min às
18h 15min
VAGAS: 20
EMENTA: Capacitar professores do Ensino
Fundamental para trabalhar com Botânica em sala
de aula. Oferecer atualização na conceituação
de Botânica. Introduzir a Botânica nas séries
iniciais do ensino fundamental. Apresentar técnicas
simples de morfologia para aplicação em
sala de aula.
27.
Genética e Sociedade
PROFESSORA: Maria de Nazaré Klautau
Guimarães
DATA: 15, 22/10; 5, 19/11 e 3/12
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Discussão de temas publicados
pela mídia na área de Genética,
enfocando e reforçando os conceitos básicos
de Genética.
28.
Alimentação Saudável e Rotulagem
Nutricional Obrigatória - Ensino Fundamental
(Oficina)
PROFESSORA: Elisabetta Recine
DATA: 14, 15, 16, 17 e 18/10
HORÁRIO: das 19h às 22h
VAGAS: 12
EMENTA: Construir conceitos teóricos
e práticos sobre alimentação saudável
e rotulagem nutricional para os professores de Ensino
Fundamental, a fim de que estes os multipliquem para
as escolas. Propor o desenvolvimento de novas atividades
práticas relativas a alimentação
saudável e rotulagem nutricional. Avaliar e aprimorar
o roteiro de aulas e atividades práticas propostas.
29.
Alimentação Saudável e Rotulagem
Nutricional Obrigatória - Ensino Médio
(Oficina)
PROFESSORA: Elisabetta Recine
DATA: 4, 5, 6, 7 e 8/11
HORÁRIO: das 19h às 22h
VAGAS: 12
EMENTA: Construir conceitos teóricos
e práticos sobre alimentação saudável
e rotulagem nutricional para professores de Ensino Médio
a fim de que estes os multipliquem para as escolas.
Propor o desenvolvimento de novas atividades práticas
relativas a alimentação saudável
e rotulagem nutricional. Avaliar e aprimorar o roteiro
de aulas e atividades práticas propostas.
30. Zoologia: Uma Abordagem Ecológica
para o Ensino Fundamental
PROFESSOR: Paulo César Motta
DATA: 16, 23, 30/10; 6 e 20/11
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Percepção da
construção do conhecimento zoológico,
integrando ciência, sensibilidade e psicologia.
Discutir métodos e alternativas para o ensino
de Zoologia no nível fundamental. Atualizar e
revisar conhecimentos em Zoologia, com ênfase
no nível fundamental. Discutir referências
curriculares.
31.
Biologia de Aranhas e Escorpiões
PROFESSOR: Paulo César Motta
DATA: 19, 26/10; 9, 23 e 30/11
HORÁRIO: das 8h 30min às
12h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: Revisar e atualizar a Biologia
de aranhas e escorpiões. Indicar interações
de aracnídeos com outros animais, incluindo o
homem. Discutir métodos e alternativas para o
ensino acerca de aracnídeos. Desenvolver metodologia
científica. Construir atividades como referências
curriculares.
32.
Metodologia de Ensino de Biologia
PROFESSORA: Maria Helena da Silva Carneiro
DATA: 15, 22, 29,/10; 5, 12, 19, 26/11;
3 e 10/12
HORÁRIO: das 18h 30min às
22h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: A partir da análise
da prática de ensino e aprendizagem de Biologia,
discutir com os professores novas abordagens de ensino,
que permitam aos alunos do Ensino Médio o exercício
pleno da cidadania.
CURSOS
INTERDISCIPLINARES
33.
Noções Básicas de Interdisciplinaridade
PROFESSOR: Rui
Seimetz
DATA: 29/10; 5, 9, 19 e 26/11
HORÁRIO: das 19h às 23h
(dia 9/11 das 8h às 16h)
VAGAS: 40
EMENTA: Apresentar e desenvolver um
conjunto de atividades didáticas que sirvam para
a prática da interdisciplinaridade de ciências
no nível médio.
34.
A Internet Ajudando a Escola
PROFESSORA: Isabela Lara Oliveira
DATA: 14, 15, 16, 17, 18, 19/10
HORÁRIOS: (14, 15, 16, 17 e
18/10) das 14h 30min às 18h 30min; (19/10) das
8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 22
EMENTA: Fornecer um panorama das mudanças
na geração e disseminação
do conhecimento a partir da utilização
das comunicações mediadas pelo computador,
em especial a Internet. Apontar as formas possíveis
de utilização da Internet no ambiente
escolar, bem como listar alguns recursos disponíveis
na Web para o professor de Ensino Médio. Oferecer
um panorama sobre a educação a distância
via Web. Instrumentalizar os professores participantes
com conhecimentos básicos em HTML, a fim de que
eles possam organizar as suas atividades docentes com
o auxílio do hiper texto.
35.
Astronomia para Professores do Ensino Médio
PROFESSOR: José Leonardo Ferreira
DATA: 15, 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11
e 3/12
HORÁRIO: das 18h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Promover o aprendizado das
Ciências do Espaço e da Astronomia básica,
com ênfase no estímulo dessas ciências
para o aprendizado de Física, Química,
Matemática, Geologia, Geografia e Biologia (origem
da vida). Desenvolver habilidades científicas
voltadas para a observação dos astros
e de outros fenômenos atmosféricos de interesse
para a ciência.
ORIENTAÇÃO
EDUCACIONAL
36.
Introdução à Psicologia Social
de Pichon-Rivière
PROFESSOR:
Armando de Moraes Veloso
DATAS: Turma “A” (16, 23,
30/10; 6, 13, 20, 27/11; 4 e 12/12)
Turma “B” (16, 23, 30/10; 6, 13, 20, 27/11;
4 e 12/12)
HORÁRIOS: Turma “A”
(das 8h às 12h)
Turma “B” (das 14h às 18h)
VAGAS: 20 (por turma)
EMENTA: Favorecer o entendimento de
que os fenômenos grupais não são
complicados, mas necessariamente complexos. Oportunizar
instrumentos para uma prática educativa transformadora
e humanista. Contribuir para um aprofundamento da valorização
da subjetividade nas relações escolares.