Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
  
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 


Programação de Eventos 2003/1
           
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 

 

1. Consciência Corporal e Processos Educativos através da Dança
PROFESSORES:
Sílvia Adriana Davini e Camilo Vacalebre
DATA: 17, 24/4; 8, 15, 22, 29/5; 5, 12 e 26/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Possibilitar maior leveza e eficiência no movimento e no uso cotidiano do corpo. Ampliar disposições e habilidades corporais e emotivas para estruturar modalidades de comunicação através de movimento. Estabelecer uma relação de prazer com o movimento. Expandir os sentidos adquirindo uma organização corporal consciente no espaço e no tempo, despertando as bases sensoriais do movimento (propriocepção). Reativar a consciência corporal e sensorial plena, levando o corpo ao estados de prontidão e receptividade para dançar em contato físico com outros, de forma segura, espontânea, imprevisível, agradável e criativa. Desenvolver uma sensibilidade refinada para as transferências de peso e de pontos de apoio. Explorar toda a gama de ações e movimentos possíveis na interação física com outros (voltar, rolar, pular, cair, escorregar, empurrar, puxar, sustentar etc). Ampliar os limites de desorientação no espaço esférico (360 graus). Comunicar criativamente a partir do toque e das trocas de peso.

2. Papel Artesanal
PROFESSORAS:
Thérèse Hofmann Gatti, Maria José Cunha e Daniela de Oliveira e Silva
DATA: Turma A: 14, 28/4; 5, 12, 19, 26/5; 2, 9 , 16 e 23/6
Turma B: 16, 23, 30/4; 7, 14, 21, 28/5; 4, 11, 18 e 25/6
HORÁRIO: Turma A das 19h às 22h
Turma B das 14h às 17h
VAGAS: 12 (por turma)
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras secundárias (papel pós-consumo) e fibras celulósicas não-madeireiras.

3. Pluralidade Cultural em Ação: Cultura Afro-Descendente e Educação
PROFESSORAS:
Sílvia Adriana Davini e Paula Cristina Vilas
DATA: 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Realizar leitura crítica do Tema Tranversal Pluralidade Cultural dos PCN e a da bibliografia que o embasa. Desenvolver metodologias de aplicabilidade do Tema Transversal Pluralidade Cultural dos PCN. Problematizar e experimentar aspectos psicomotores na construção do conhecimento do Tema Transversal Pluralidade Cultural dos PCN. Realizar uma experiência de campo para vivenciar o exercício da alteridade. Elaborar um projeto pedagógico possível que atenda à realidade escolar da instituição onde o professor-aluno presta serviço.

4. Técnicas de Relaxamento e Consciência Corporal
PROFESSORA:
Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATA: 2, 3, 4, 9, 10 e 11/6
HORÁRIO: das 18h 50min às 22h 10min
VAGAS: 30
EMENTA: Curso prático, que tem o objetivo de desenvolver técnicas de relaxamento e consciência corporal para o alívio de tensões dos alunos durante períodos de provas e concursos, assim como diminuir o nível de ansiedade por meio de aulas práticas, seja no ensino médio, seja no fundamental.

5. Técnicas de Massagem I
PROFESSORA:
Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATA: 14, 16, 21, 23, 28 e 30/4; 5, 7, 12, 14, 19 e 21/5
HORÁRIO: das 18h 50min às 22h 10min
VAGAS: 20
EMENTA: Benefícios fisiológicos e psicológicos da massagem. Contra-indicações e aplicações. Técnicas orientais para membros inferiores e superiores. Estudo das circulações numa seqüência de massagem. Manipulações fasciais. 15 técnicas em massagem.

6. Voz e Palavra na Sala de Aula
PROFESSORA:
Sílvia Adriana Davini
DATA: 17, 24/4; 8, 15, 22, 29/5; 5, 12 e 26/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Estabelecer os fundamentos para a produção de voz e palavra do professor em sala de aula, no âmbito do ensino fundamental e médio. Implementar uma técnica respiratória de apoio à produção vocal. Exercitar a coordenação fono-respiratória.


7. Leitura e Interpretação de Textos em Língua Inglesa
PROFESSOR:
Gilberto Antunes Chauvet
DATA: 28/4; 5, 12, 19 e 26/5
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação da UnB com os professores de inglês do nível médio das escolas públicas e privadas e membros da comunidade em geral, por meio de atividades de leitura e interpretação de textos.

8. Ensino de Português como Segunda Língua Especialmente para Surdos
PROFESSORA:
Daniele M. Grannier, Heloisa Salles e Lucinda Ferreira (UFRJ)
DATAS E HORÁRIO: dias 17, 24/4; 8/5 das 8h às 12h e das 14h às 18h; dia 15/5 das 8h às 12h e das 14h às 16h
VAGAS: 50
EMENTA: Fundamentar lingüística e cognitivamente o ensino de Português como Segunda Língua para surdos. Reafirmar a necessidade do ensino de Português como Segunda Língua para surdos. Discutir estratégias lingüísticas e cogninivas para o ensino de Português como Segunda Língua e usuários de uma língua espacial-visual.


CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS


9. Estratégias de Combate ao Racismo
PROFESSORES:
Nelson Inocêncio e Carlos Alberto de Paulo
DATA: 23, 30/4; 7, 14, 21, 28/5; 4 e 11/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Avançar no entendimento dos vínculos entre relações raciais e poder no Brasil. Ampliar a compreensão sobre conceitos fluidos no contexto das relações raciais. Viabilizar ações anti-racismo no âmbito das escolas públicas.

10. História e Cultura
PROFESSOR:
Celso Silva Fonseca
DATAS E HORÁRIO: 2, 9, 16, 23, 30/5 e 6/6 das 8h às 12h; dias 13 e 20/6 das 9h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Atualizar os conhecimentos dos alunos sobre as novas discussões acerca da história cultural do Brasil.

11. Repensando o Ensino da Filosofia VIII
PROFESSORA:
Ana Miriam Wüensch
DATA: 25/4; 9, 16, 23, 30/5; 6/6
HORÁRIO: 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Apontar caminhos para a interpretação dos PCN do Ensino Médio de modo a permitir que os professores possam redimensionar sua prática docente em Filosofia, de forma significativa e articulada, assim como debater práticas alternativas de educação filosófica nas escolas, por meio do intercâmbio de experiências.

12. As Mulheres e a Filosofia
PROFESSORA:
Ana Miriam Wüensch
DATA: 28, 30/4; 5, 7, 12, 14, 19 e 21/5
HORÁRIO: das 19h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Os currículos de Filosofia do ensino básico e universitário ignoram sistematicamente a contribuição feminina. O curso pretende indicar fontes de pesquisa e possibilidades metodológicas de inclusão do trabalho das pensadoras ao longo da história da Filosofia, a fim de subsidiar alunos e professores em relação ao tema.

13. Oficina: O Ensino da História
PROFESSORA:
Selma Pantoja
DATAS E HORÁRIO: 25/4; 2, 9, 16, 23, 30/5; 6/6 das 14h às 18h e 13/6 das 15h às 17h
VAGAS: 25
EMENTA: Oferecer aos professores secundários de História e disciplinas afins um acesso a textos básicos e a material que lhes permita problematizar o conteúdo de suas aulas, a partir de um conhecimento mais aprofundado e ao mesmo tempo panorâmico da História Africana.

14. História Oral e Memória
PROFESSORA:
Cléria Botelho da Costa
DATAS E HORÁRIO: 25/4;16/5 das 14h às 18h; 9/4,23, 30/5; 6/6 das 14h às 18h 30min
VAGAS: 35
EMENTA: Este curso representa uma oportunidade para os professores refletirem sobre a história do tempo presente enquanto momento básico de construção da História e de sua relação com o passado por meio da memória.

15. Sartre e o Cinema: O Existencialismo em Imagens
PROFESSOR:
Júlio Cabrera
DATA: 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25/6
HORÁRIO: das 19h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Facilitar a divulgação de idéias filosóficas na comunidade. Oportunizar uma reflexão sobre as relações entre o Cinema e a Filosofia. Apresentar as idéias principais do livro “Cine: 100 años de filosofia”.

16. Mercado de Trabalho Contemporâneo: Reestruturação Produtiva, Globalização, Precarização e Exclusão Social
PROFESSORA:
Márcia de Melo Martins Kuyumjian
DATA: 17, 24/4; 8, 15, 22 e 29/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ethos do trabalho na modernidade e suas incursões sócio-culturais. Discutir a centralidade do trabalho na constituição das relações sociais e no sentimento de pertença de diferentes segmentos sociais. Identificar as estratégias dos trabalhadores e os fluxos representacionais que emergem das metamorfoses no mundo do trabalho e suas ressonâncias na construção da identidade social. O objetivo central é o de oferecer aos professores dos ensinos fundamental e médio a oportunidade de refletir sobre as metamorfoses do mundo do trabalho e seus impactos sobre os sujeitos e a sociedade. Instrumento valioso para ser utilizado em sala de aula e na orientação dos alunos como futuros trabalhadores e profissionais.

17. História do Brasil Republicano (1930-1945)
PROFESSORA:
Norma Breda dos Santos
DATA: 9, 16, 23, 30/5; 6, 13 e 20/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Permitir ao aluno uma atualização de seus conhecimentos com respeito à bibliografia e às discussões interpretativas do período 1930-1945 da História do Brasil.

18. Oficina: As representações sobre os negros/africanos e sobre a cultura afro-brasileira em livros didáticos de História. Uma proposta de revisão e crítica
PROFESSORA:
Selma Pantoja
DATAS E HORÁRIO: dias 25/4; 2, 9, 16, 30/5; 13 e 20/6 das 14h às 18h; dia 27/6 das 15h às 17h
VAGAS: 25
EMENTA: Oferecer aos professores dos ensinos fundamental e médio de História e disciplinas afins uma análise sobre as representações dos negros afro-descendentes e africanos em livros didáticos de História, utilizados nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal. Construir novos instrumentos e materiais didáticos que permitam uma nova abordagem acerca das temáticas trabalhadas pelo curso.

19. História e Imagens nas Relações Brasil e África
PROFESSORA:
Selma Pantoja
DATA: 25/4; 2, 9, 16 e 23/5
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: A história do Atlântico foi construída em poucos anos. Anteriormente, os historiadores contentavam-se com os estudos de continentes e países isolados, mas hoje o estudo das interações chegou à escala da intercontinentalidade. Isso é particularmente verdade no tocante ao período da modernidade na construção do mundo Atlântico, quando da abertura do Atlântico com a navegação européia no século XV. As relações entre Brasil e Angola localizam-se no centro da construção desse novo universo cultural. Nas relações Brasil e África um universo peculiar se construiu e uma série de intercâmbios, de mão dupla, comprovam esses laços culturais sólidos. Essas relações podem ser reconstruídas através das imagens de sua história.

20. Relações Raciais no Brasil
PROFESSORES:
Nelson Inocêncio e Carlos Alberto de Paulo
DATA: 2, 9, 16, 23, 30/5; 6, 13 e 20/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Ao fim do curso, espera-se o estabelecimento de um debate permanente de aprofundamento das questões relacionadas à exclusão social e à problemática racial no Brasil.

21. Mesa-Redonda - Direitos Humanos, Nação e Cidadania
PROFESSORES:
Carla Costa Teixeira, Henyo Trindade Barreto Filho e Luís Roberto Cardoso de Oliveira
DATA: 12/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 50
EMENTA: O objetivo da mesa redonda é criar um espaço de discussão e troca sobre assuntos de ponta envolvendo a relação direitos humanos, nação e cidadania, sob uma perspectiva antropológica. Busca-se propiciar, assim, novas reflexões e atualizações do debate sobre o tema, ampliando a interface entre as preocupações acadêmicas e a experiência dos profissionais da rede pública de ensino.


CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

22. Trigonometria
PROFESSORA:
Tânia Schmitt
DATA: 22, 29/4; 6, 13, 20 e 27/5
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso proposto apresentará formas de introduzir o tema por meio de materiais simples, que podem ser utilizados em sala de aula. O texto a ser utilizado é um dos títulos do Projeto de Ação Contínua “Apresentação da Álgebra do Ensino Básico em Multimídia” (a ser publicado pela EdUnB).

23. Conhecendo o Cerrado e Formando Hortas nas Séries Iniciais
PROFESSORAS:
Eliane Mendes Guimarães e Sílvia Regina de Medeiros
DATA E HORÁRIO: dias 24/5; 21 e 28/6 das 8h às 12h; dias 31/5; 7 e 14/6 das 8h às 14h
VAGAS: 25
EMENTA: Relacionar as principais formações geológicas do DF com as fitofisionomias do Cerrado. Identificar os elementos necessários para a formação de horta na escola. Planejar a montagem de horta na escola, envolvendo conteúdos de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental. Elaborar projeto de ensino com o tema transversal meio ambiente, voltado para a realidade do DF.

24. Olimpíada Regional Evoluindo-Genética
PROFESSORES:
Maria de Nazaré Klautau Guimarães, Ornil Claro Costa e Valter José da Silveira
DATA E HORÁRIO: dias 15, 22, 29/4 e 6/5 das 8h às 12h; dias 13 e 17/5 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Orientação e acompanhamento dos profissionais para a realização da Olimpíada Regional Evoluindo-Genética com 25 escolas, para selecionarmos competidores para a Olimpíada Nacional. Oferecer um curso de atualização do tema e dinâmica de jogos didáticos em sala de aula.

25. Aulas Práticas de Genética Básica
PROFESSORAS:
Silviene Fabiana de Oliveira, Maria de Nazaré K. G. Grisólia e Luzirlane dos Santos Barbosa
DATA: 20, 27/5; 3, 10 e 17/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: O presente curso visa suprir uma carência: apresentar aos professores de ensino médio aulas práticas relativas a conteúdos de genética básica que sejam fáceis de serem reproduzidas e que primem pelo uso de material mais barato e de fácil obtenção.


26. Imagens e Textos no Ensino de Ciências
PROFESSORES:
Érika Zimmermann, Maria Helena da Silva Carneiro, Maria Luiza Gastal e Henrique César da Silva (UCB)
DATAS E HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/5; 17 e 24/6 das 18h 30min às 22h 30min; 3/6 das18h às 22h 30min e 1/7 das 18h 30min às 20h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: A partir da análise da prática pedagógica do ensino de ciências, discutir com os professores de ciências dos ensinos fundamental e médio o uso de textos e imagens durante as atividades de ensino-aprendizagem, para o ensino científico. Este curso de extensão se inserirá numa abordagem voltada para a educação e valorização da cidadania em uma perspectiva interdisciplinar, multicultural e contextualizada.

27. Zoologia: Uma Abordagem Ecológica para o Ensino Fundamental
PROFESSORES:
Paulo César Motta e Cláudia Valéria de Assis
DATA: 16, 23, 30/4; 7 e 14/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Percepção da construção do conhecimento zoológico, integrando ciência, sensibilidade e psicologia nas crianças. Discutir métodos e alternativas para o ensino de Zoologia no nível fundamental. Atualizar e revisar conhecimentos em Zoologia, com ênfase no nível fundamental. Discutir referências curriculares.

28. Biologia de Aranhas e Escorpiões
PROFESSOR:
Paulo César Motta
DATA: 26/4; 10, 17, 24 e 31/5
HORÁRIO: das 8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: Revisar e atualizar a Biologia de aranhas e escorpiões. Indicar interações de aracnídeos com outros animais, incluindo o homem. Discutir métodos e alternativas para o ensino acerca de aracnídeos. Desenvolver metodologia científica. Construir atividades como referências curriculares.

29. Razão e Proporção
PROFESSOR:
Rui Seimetz
DATA: 22, 29/4; 6, 13, 20 e 27/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Propiciar o aprendizado dos conceitos de razão e proporção, de modo a desenvolver a habilidade em aplicar os mesmos na resolução de problemas.

30. Conceitos Essenciais em Bioquímica e Biofísica Celular
PROFESSOR:
Fernando Fortes de Valencia
DATA: 6, 13, 20 , 27/5; 3, 10, 17 e 24/6
HORÁRIO: das 10h às 12h
VAGAS: 50
EMENTA: Esclarecer os temas básicos de Bioquímica e Biofísica Celular indispensáveis à compreensão do metabolismo humano. A abordagem é simplificada e objetiva, visando à introdução em nível elementar dos aspectos moleculares essenciais do metabolismo.

CURSOS INTERDISCIPLINARES


31. Multiculturalismo e Ensino Religioso
PROFESSORES:
Paulo Ramos Coelho Filho e Iglê Moura Paz Ribeiro.
DATA: 16, 23, 30/5; 6 e 13/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos do fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no seu contexto sócio-cultural. Subsidiar o profissional de Ensino Religioso com metodologia adequada para desenvolvimento da prática escolar, oferecendo o desenvolvimento de atitudes de respeito diante da alteridade.

32. Multiculturalismo Educação na Contemporaneidade
PROFESSORES:
Álvaro S. T. Ribeiro e Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior.
DATA: 16, 30/5; 6, 13 e 27/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Analisar e avaliar referenciais teóricos para a compreensão do processo educativo em uma perspectiva multicultural e multirreferencial. Reconhecer no mundo contemporâneo a diversidade cultural existente e relacioná-la com o processo educacional brasileiro.


ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

33. Filosofia com crianças, adolescentes e jovens: uma experiência investigativa
PROFESSORES:
Juliana Merçon e Álvaro S. T. Ribeiro
DATA: 25/4; 9, 16, 23 e 30/5
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Refletir sobre a natureza, origem e sentido da Filosofia. Perceber as possibilidades de prática filosófica na educação com crianças, adolescentes e jovens. Compreender os pressupostos da proposta de Filosofia com crianças e adolescentes na escola fundamental. Refletir sobre as possibilidades educativas da Filosofia.
CURSOS EXTRA


34. A Água como Matriz Ecopedagógica - Módulo I
35. A Água como Matriz Ecopedagógica - Módulo II

36. Introdução à Psicologia Social de Pichon-Riviére
37. Memórias de Ocupação do Território do Distrito Federal
38. Oficina Interdisciplinar de Leitura e Produção de Textos
39. Olimpíada Regional Evoluindo-Genética
40. Oficina de História Oral
41. Foto Arte-Brasília, Capital da Fotografia Formação de Professores de Ensino Médio e Fundamental

 

 

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br