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Programação
de Eventos 2003/1 |
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LINGUAGENS,
CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS |
1. Consciência Corporal e Processos Educativos através da
Dança
PROFESSORES: Sílvia Adriana Davini e Camilo Vacalebre
DATA: 17, 24/4; 8, 15, 22, 29/5; 5, 12 e 26/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Possibilitar maior leveza e eficiência
no movimento e no uso cotidiano do corpo. Ampliar disposições
e habilidades corporais e emotivas para estruturar modalidades de comunicação
através de movimento. Estabelecer uma relação de
prazer com o movimento. Expandir os sentidos adquirindo uma organização
corporal consciente no espaço e no tempo, despertando as bases
sensoriais do movimento (propriocepção). Reativar a consciência
corporal e sensorial plena, levando o corpo ao estados de prontidão
e receptividade para dançar em contato físico com outros,
de forma segura, espontânea, imprevisível, agradável
e criativa. Desenvolver uma sensibilidade refinada para as transferências
de peso e de pontos de apoio. Explorar toda a gama de ações
e movimentos possíveis na interação física
com outros (voltar, rolar, pular, cair, escorregar, empurrar, puxar, sustentar
etc). Ampliar os limites de desorientação no espaço
esférico (360 graus). Comunicar criativamente a partir do toque
e das trocas de peso.
2.
Papel Artesanal
PROFESSORAS: Thérèse Hofmann Gatti, Maria José
Cunha e Daniela de Oliveira e Silva
DATA: Turma A: 14, 28/4; 5, 12, 19, 26/5; 2, 9 , 16 e
23/6
Turma B: 16, 23, 30/4; 7, 14, 21, 28/5; 4, 11, 18 e 25/6
HORÁRIO: Turma A das 19h às 22h
Turma B das 14h às 17h
VAGAS: 12 (por turma)
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal
de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras secundárias
(papel pós-consumo) e fibras celulósicas não-madeireiras.
3.
Pluralidade Cultural em Ação: Cultura Afro-Descendente e
Educação
PROFESSORAS: Sílvia Adriana Davini e Paula Cristina Vilas
DATA: 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Realizar leitura crítica do Tema Tranversal
Pluralidade Cultural dos PCN e a da bibliografia que o embasa. Desenvolver
metodologias de aplicabilidade do Tema Transversal Pluralidade Cultural
dos PCN. Problematizar e experimentar aspectos psicomotores na construção
do conhecimento do Tema Transversal Pluralidade Cultural dos PCN. Realizar
uma experiência de campo para vivenciar o exercício da alteridade.
Elaborar um projeto pedagógico possível que atenda à
realidade escolar da instituição onde o professor-aluno
presta serviço.
4.
Técnicas de Relaxamento e Consciência Corporal
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATA: 2, 3, 4, 9, 10 e 11/6
HORÁRIO: das 18h 50min às 22h 10min
VAGAS: 30
EMENTA: Curso prático, que tem o objetivo de desenvolver
técnicas de relaxamento e consciência corporal para o alívio
de tensões dos alunos durante períodos de provas e concursos,
assim como diminuir o nível de ansiedade por meio de aulas práticas,
seja no ensino médio, seja no fundamental.
5.
Técnicas de Massagem I
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATA: 14, 16, 21, 23, 28 e 30/4; 5, 7, 12, 14, 19 e 21/5
HORÁRIO: das 18h 50min às 22h 10min
VAGAS: 20
EMENTA: Benefícios fisiológicos e psicológicos
da massagem. Contra-indicações e aplicações.
Técnicas orientais para membros inferiores e superiores. Estudo
das circulações numa seqüência de massagem. Manipulações
fasciais. 15 técnicas em massagem.
6.
Voz e Palavra na Sala de Aula
PROFESSORA: Sílvia Adriana Davini
DATA: 17, 24/4; 8, 15, 22, 29/5; 5, 12 e 26/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Estabelecer os fundamentos para a produção
de voz e palavra do professor em sala de aula, no âmbito do ensino
fundamental e médio. Implementar uma técnica respiratória
de apoio à produção vocal. Exercitar a coordenação
fono-respiratória.
7. Leitura e Interpretação de Textos em Língua
Inglesa
PROFESSOR: Gilberto Antunes Chauvet
DATA: 28/4; 5, 12, 19 e 26/5
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação da UnB com
os professores de inglês do nível médio das escolas
públicas e privadas e membros da comunidade em geral, por meio
de atividades de leitura e interpretação de textos.
8.
Ensino de Português como Segunda Língua Especialmente para
Surdos
PROFESSORA: Daniele M. Grannier, Heloisa Salles e Lucinda Ferreira
(UFRJ)
DATAS E HORÁRIO: dias 17, 24/4; 8/5 das 8h às
12h e das 14h às 18h; dia 15/5 das 8h às 12h e das 14h às
16h
VAGAS: 50
EMENTA: Fundamentar lingüística e cognitivamente
o ensino de Português como Segunda Língua para surdos. Reafirmar
a necessidade do ensino de Português como Segunda Língua
para surdos. Discutir estratégias lingüísticas e cogninivas
para o ensino de Português como Segunda Língua e usuários
de uma língua espacial-visual.
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CIÊNCIAS
HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS |
9. Estratégias de Combate ao Racismo
PROFESSORES: Nelson Inocêncio e Carlos Alberto de Paulo
DATA: 23, 30/4; 7, 14, 21, 28/5; 4 e 11/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Avançar no entendimento dos vínculos
entre relações raciais e poder no Brasil. Ampliar a compreensão
sobre conceitos fluidos no contexto das relações raciais.
Viabilizar ações anti-racismo no âmbito das escolas
públicas.
10.
História e Cultura
PROFESSOR: Celso Silva Fonseca
DATAS E HORÁRIO: 2, 9, 16, 23, 30/5 e 6/6 das
8h às 12h; dias 13 e 20/6 das 9h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Atualizar os conhecimentos dos alunos sobre as
novas discussões acerca da história cultural do Brasil.
11.
Repensando o Ensino da Filosofia VIII
PROFESSORA: Ana Miriam Wüensch
DATA: 25/4; 9, 16, 23, 30/5; 6/6
HORÁRIO: 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Apontar caminhos para a interpretação
dos PCN do Ensino Médio de modo a permitir que os professores possam
redimensionar sua prática docente em Filosofia, de forma significativa
e articulada, assim como debater práticas alternativas de educação
filosófica nas escolas, por meio do intercâmbio de experiências.
12.
As Mulheres e a Filosofia
PROFESSORA: Ana Miriam Wüensch
DATA: 28, 30/4; 5, 7, 12, 14, 19 e 21/5
HORÁRIO: das 19h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Os currículos de Filosofia do ensino básico
e universitário ignoram sistematicamente a contribuição
feminina. O curso pretende indicar fontes de pesquisa e possibilidades
metodológicas de inclusão do trabalho das pensadoras ao
longo da história da Filosofia, a fim de subsidiar alunos e professores
em relação ao tema.
13.
Oficina: O Ensino da História
PROFESSORA: Selma Pantoja
DATAS E HORÁRIO: 25/4; 2, 9, 16, 23, 30/5; 6/6
das 14h às 18h e 13/6 das 15h às 17h
VAGAS: 25
EMENTA: Oferecer aos professores secundários de
História e disciplinas afins um acesso a textos básicos
e a material que lhes permita problematizar o conteúdo de suas
aulas, a partir de um conhecimento mais aprofundado e ao mesmo tempo panorâmico
da História Africana.
14.
História Oral e Memória
PROFESSORA: Cléria Botelho da Costa
DATAS E HORÁRIO: 25/4;16/5 das 14h às 18h;
9/4,23, 30/5; 6/6 das 14h às 18h 30min
VAGAS: 35
EMENTA: Este curso representa uma oportunidade para os
professores refletirem sobre a história do tempo presente enquanto
momento básico de construção da História e
de sua relação com o passado por meio da memória.
15.
Sartre e o Cinema: O Existencialismo em Imagens
PROFESSOR: Júlio Cabrera
DATA: 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25/6
HORÁRIO: das 19h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Facilitar a divulgação de idéias
filosóficas na comunidade. Oportunizar uma reflexão sobre
as relações entre o Cinema e a Filosofia. Apresentar as
idéias principais do livro “Cine: 100 años de filosofia”.
16.
Mercado de Trabalho Contemporâneo: Reestruturação
Produtiva, Globalização, Precarização e Exclusão
Social
PROFESSORA: Márcia de Melo Martins Kuyumjian
DATA: 17, 24/4; 8, 15, 22 e 29/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ethos do trabalho na modernidade e
suas incursões sócio-culturais. Discutir a centralidade
do trabalho na constituição das relações sociais
e no sentimento de pertença de diferentes segmentos sociais. Identificar
as estratégias dos trabalhadores e os fluxos representacionais
que emergem das metamorfoses no mundo do trabalho e suas ressonâncias
na construção da identidade social. O objetivo central é
o de oferecer aos professores dos ensinos fundamental e médio a
oportunidade de refletir sobre as metamorfoses do mundo do trabalho e
seus impactos sobre os sujeitos e a sociedade. Instrumento valioso para
ser utilizado em sala de aula e na orientação dos alunos
como futuros trabalhadores e profissionais.
17.
História do Brasil Republicano (1930-1945)
PROFESSORA: Norma Breda dos Santos
DATA: 9, 16, 23, 30/5; 6, 13 e 20/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Permitir ao aluno uma atualização
de seus conhecimentos com respeito à bibliografia e às discussões
interpretativas do período 1930-1945 da História do Brasil.
18.
Oficina: As representações sobre os negros/africanos e sobre
a cultura afro-brasileira em livros didáticos de História.
Uma proposta de revisão e crítica
PROFESSORA: Selma Pantoja
DATAS E HORÁRIO: dias 25/4; 2, 9, 16, 30/5; 13
e 20/6 das 14h às 18h; dia 27/6 das 15h às 17h
VAGAS: 25
EMENTA: Oferecer aos professores dos ensinos fundamental
e médio de História e disciplinas afins uma análise
sobre as representações dos negros afro-descendentes e africanos
em livros didáticos de História, utilizados nas escolas
públicas e privadas do Distrito Federal. Construir novos instrumentos
e materiais didáticos que permitam uma nova abordagem acerca das
temáticas trabalhadas pelo curso.
19.
História e Imagens nas Relações Brasil e África
PROFESSORA: Selma Pantoja
DATA: 25/4; 2, 9, 16 e 23/5
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: A história do Atlântico foi construída
em poucos anos. Anteriormente, os historiadores contentavam-se com os
estudos de continentes e países isolados, mas hoje o estudo das
interações chegou à escala da intercontinentalidade.
Isso é particularmente verdade no tocante ao período da
modernidade na construção do mundo Atlântico, quando
da abertura do Atlântico com a navegação européia
no século XV. As relações entre Brasil e Angola localizam-se
no centro da construção desse novo universo cultural. Nas
relações Brasil e África um universo peculiar se
construiu e uma série de intercâmbios, de mão dupla,
comprovam esses laços culturais sólidos. Essas relações
podem ser reconstruídas através das imagens de sua história.
20.
Relações Raciais no Brasil
PROFESSORES: Nelson Inocêncio e Carlos Alberto de Paulo
DATA: 2, 9, 16, 23, 30/5; 6, 13 e 20/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Ao fim do curso, espera-se o estabelecimento
de um debate permanente de aprofundamento das questões relacionadas
à exclusão social e à problemática racial
no Brasil.
21.
Mesa-Redonda - Direitos Humanos, Nação e Cidadania
PROFESSORES: Carla Costa Teixeira, Henyo Trindade Barreto Filho
e Luís Roberto Cardoso de Oliveira
DATA: 12/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 50
EMENTA: O objetivo da mesa redonda é criar um
espaço de discussão e troca sobre assuntos de ponta envolvendo
a relação direitos humanos, nação e cidadania,
sob uma perspectiva antropológica. Busca-se propiciar, assim, novas
reflexões e atualizações do debate sobre o tema,
ampliando a interface entre as preocupações acadêmicas
e a experiência dos profissionais da rede pública de ensino.
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CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS |
22.
Trigonometria
PROFESSORA: Tânia Schmitt
DATA: 22, 29/4; 6, 13, 20 e 27/5
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso proposto apresentará formas de
introduzir o tema por meio de materiais simples, que podem ser utilizados
em sala de aula. O texto a ser utilizado é um dos títulos
do Projeto de Ação Contínua “Apresentação
da Álgebra do Ensino Básico em Multimídia”
(a ser publicado pela EdUnB).
23.
Conhecendo o Cerrado e Formando Hortas nas Séries Iniciais
PROFESSORAS: Eliane Mendes Guimarães e Sílvia Regina
de Medeiros
DATA E HORÁRIO: dias 24/5; 21 e 28/6 das 8h às
12h; dias 31/5; 7 e 14/6 das 8h às 14h
VAGAS: 25
EMENTA: Relacionar as principais formações
geológicas do DF com as fitofisionomias do Cerrado. Identificar
os elementos necessários para a formação de horta
na escola. Planejar a montagem de horta na escola, envolvendo conteúdos
de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental. Elaborar projeto
de ensino com o tema transversal meio ambiente, voltado para a realidade
do DF.
24.
Olimpíada Regional Evoluindo-Genética
PROFESSORES: Maria de Nazaré Klautau Guimarães,
Ornil Claro Costa e Valter José da Silveira
DATA E HORÁRIO: dias 15, 22, 29/4 e 6/5 das 8h
às 12h; dias 13 e 17/5 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Orientação e acompanhamento dos
profissionais para a realização da Olimpíada Regional
Evoluindo-Genética com 25 escolas, para selecionarmos competidores
para a Olimpíada Nacional. Oferecer um curso de atualização
do tema e dinâmica de jogos didáticos em sala de aula.
25.
Aulas Práticas de Genética Básica
PROFESSORAS: Silviene Fabiana de Oliveira, Maria de Nazaré
K. G. Grisólia e Luzirlane dos Santos Barbosa
DATA: 20, 27/5; 3, 10 e 17/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: O presente curso visa suprir uma carência: apresentar aos
professores de ensino médio aulas práticas relativas a conteúdos
de genética básica que sejam fáceis de serem reproduzidas
e que primem pelo uso de material mais barato e de fácil obtenção.
26. Imagens e Textos no Ensino de Ciências
PROFESSORES: Érika Zimmermann, Maria Helena da Silva Carneiro,
Maria Luiza Gastal e Henrique César da Silva (UCB)
DATAS E HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/5; 17 e 24/6 das
18h 30min às 22h 30min; 3/6 das18h às 22h 30min e 1/7 das
18h 30min às 20h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: A partir da análise da prática
pedagógica do ensino de ciências, discutir com os professores
de ciências dos ensinos fundamental e médio o uso de textos
e imagens durante as atividades de ensino-aprendizagem, para o ensino
científico. Este curso de extensão se inserirá numa
abordagem voltada para a educação e valorização
da cidadania em uma perspectiva interdisciplinar, multicultural e contextualizada.
27.
Zoologia: Uma Abordagem Ecológica para o Ensino Fundamental
PROFESSORES: Paulo César Motta e Cláudia Valéria
de Assis
DATA: 16, 23, 30/4; 7 e 14/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Percepção da construção
do conhecimento zoológico, integrando ciência, sensibilidade
e psicologia nas crianças. Discutir métodos e alternativas
para o ensino de Zoologia no nível fundamental. Atualizar e revisar
conhecimentos em Zoologia, com ênfase no nível fundamental.
Discutir referências curriculares.
28.
Biologia de Aranhas e Escorpiões
PROFESSOR: Paulo César Motta
DATA: 26/4; 10, 17, 24 e 31/5
HORÁRIO: das 8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: Revisar e atualizar a Biologia de aranhas e escorpiões.
Indicar interações de aracnídeos com outros animais,
incluindo o homem. Discutir métodos e alternativas para o ensino
acerca de aracnídeos. Desenvolver metodologia científica.
Construir atividades como referências curriculares.
29.
Razão e Proporção
PROFESSOR: Rui Seimetz
DATA: 22, 29/4; 6, 13, 20 e 27/5
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Propiciar o aprendizado dos conceitos de razão
e proporção, de modo a desenvolver a habilidade em aplicar
os mesmos na resolução de problemas.
30.
Conceitos Essenciais em Bioquímica e Biofísica Celular
PROFESSOR: Fernando Fortes de Valencia
DATA: 6, 13, 20 , 27/5; 3, 10, 17 e 24/6
HORÁRIO: das 10h às 12h
VAGAS: 50
EMENTA: Esclarecer os temas básicos de Bioquímica
e Biofísica Celular indispensáveis à compreensão
do metabolismo humano. A abordagem é simplificada e objetiva, visando
à introdução em nível elementar dos aspectos
moleculares essenciais do metabolismo.
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CURSOS
INTERDISCIPLINARES |
31. Multiculturalismo e Ensino Religioso
PROFESSORES: Paulo Ramos Coelho Filho e Iglê Moura Paz
Ribeiro.
DATA: 16, 23, 30/5; 6 e 13/6
HORÁRIO: das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos
do fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas
percebidas no seu contexto sócio-cultural. Subsidiar o profissional
de Ensino Religioso com metodologia adequada para desenvolvimento da prática
escolar, oferecendo o desenvolvimento de atitudes de respeito diante da
alteridade.
32.
Multiculturalismo Educação na Contemporaneidade
PROFESSORES: Álvaro S. T. Ribeiro e Francisco Gilson Rebouças
Porto Júnior.
DATA: 16, 30/5; 6, 13 e 27/6
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Analisar e avaliar referenciais teóricos
para a compreensão do processo educativo em uma perspectiva multicultural
e multirreferencial. Reconhecer no mundo contemporâneo a diversidade
cultural existente e relacioná-la com o processo educacional brasileiro.
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ORIENTAÇÃO
EDUCACIONAL |
33. Filosofia com crianças, adolescentes e jovens: uma experiência
investigativa
PROFESSORES: Juliana Merçon e Álvaro S. T. Ribeiro
DATA: 25/4; 9, 16, 23 e 30/5
HORÁRIO: das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Refletir sobre a natureza, origem e sentido da
Filosofia. Perceber as possibilidades de prática filosófica
na educação com crianças, adolescentes e jovens. Compreender
os pressupostos da proposta de Filosofia com crianças e adolescentes
na escola fundamental. Refletir sobre as possibilidades educativas da Filosofia.
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CURSOS
EXTRA |
34.
A Água como Matriz Ecopedagógica - Módulo
I
35. A Água como Matriz Ecopedagógica
- Módulo II
36.
Introdução à Psicologia Social de
Pichon-Riviére
37.
Memórias de Ocupação do Território
do Distrito Federal
38.
Oficina Interdisciplinar de Leitura e Produção
de Textos
39. Olimpíada Regional Evoluindo-Genética
40.
Oficina de História Oral
41.
Foto Arte-Brasília, Capital da Fotografia Formação
de Professores de Ensino Médio e Fundamental
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