LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
1.
Educação Musical para Cegos: Musicografia
Braille
PROFESSORA: Dolores Tomé
DATA/HORÁRIO: 23, 25, 30/9; 2, 7 e 9/10 - das 18h
às 22h
VAGAS: 20
EMENTA: Estimular o contato de professores, alunos e interessados
em educação musical para cegos, e seu instrumento,
a Musicografia Braille. Incentivar a elaboração
de programas pedagógicos voltados para a aprendizagem
musical dos deficientes visuais. Fomentar o ensino da
Música pela via acadêmica aos deficientes
visuais.
Pré-requisito: Os participantes deverão
ter sido musicalizados e introduzidos na leitura musical.
2.
Papel Artesanal (reedição)
PROFESSORES: Thérèse Hofmann Gatti, Maria
José Cunha, Regina Kawara e José Andreolli
DATA/HORÁRIO: Turma A: 22, 29/9; 6, 13, 20, 27/10;
3, 10, 17, 24/11 - das 19h às 22h
Turma B: 24/9; 1, 8, 15, 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11 -
das 14h às 17h
VAGAS: 12 (por turma)
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal
de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras
secundárias (papel pós-consumo) e fibras
celulósicas não-madeireiras.
3.
Metodologia Coral
PROFESSOR: Lincoln Andrade
DATA/HORÁRIO: 27/9; 4, 11, 18, 25/10; 1/11 - das
8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Introduzir conceitos filosóficos do canto
coral. Introduzir técnicas de ensaio coral e estudo
do repertório. Introduzir novos conceitos de técnica
vocal. Discutir problemas fisiológicos da voz que
envolvam afinação e mudança de voz
no jovem cantor. Discutir modelos vocais em diferentes
exemplos de coros. Apresentar repertório diversificado
para coros iniciantes. Desenvolver dinâmicas de
regência coral.
Pré-requisito: Noções básicas
de música e prática coral.
4.
PAS: Perspectivas Etnomusicológicas
PROFESSOR: Terry Agerkop
DATA/HORÁRIO: 23, 25, 30/9; 2, 7, 9, 14, 16, 21
e 23/10 - das 19h às 21h
VAGAS: 15
EMENTA: Introduzir os fundamentos e princípios
da etnomusicologia. Relacionar os conceitos etnomusicológicos
com a educação musical. Incentivar os professores
a criarem seus próprios métodos de ensino
musical. Despertar o interesse e a busca por novas concepções
e abordagens na elaboração de programas
de ensino musical. Experimentar e vivenciar na prática
elementos e categorias da estrutura musical. Desenvolver
e experimentar técnicas específicas de ensino
relacionadas a cada subtema do curso.
5.
O Corpo na Prática Musical
PROFESSORES: Patrícia Lima Martins Pederiva, Sônia
Freitas, Cristina Porto Costa, Thaís Branquinho,
Vilma F. M. Bittencourt e Raimundo Nilton
DATA/HORÁRIO: 27/9; 4, 11, 18 e 25/10 - das 14h
às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Propiciar reflexão e discussão sobre
o corpo na prática musical. Acessar pesquisas recentes
sobre o corpo na prática musical. Aplicar vivências
que propiciem a consciência corporal. Avaliar e
refletir sobre as condições de trabalho
do músico por meio da Ergonomia. Identificar os
princípios fisioterápicos preventivos pertinentes
à prática musical. Caracterizar a improvisação
como meio para o relaxamento devido ao fazer musical.
6.
Os Surdos e a Música: A Percussão na Aprendizagem
Musical
PROFESSORES: Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo,
Maria Isabel Montandon, Cristina de Souza Grossi e Ana
Lúcia da Silveira Soares
DATA/HORÁRIO: dias 17, 24, 31/10; 7 e 14/11 - das
18h às 20h; dias 18, 25/10; 1, 8, 21/11 - das 10h
às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Introduzir conceito e características físico-psicológicas
do portador de deficiência auditiva. Aprender e
compreender como o surso percebe o som. Experimentar e
vivenciar na prática métodos e técnicas
de aprendizagem musical para surdos. Despertar o interesse
e desenvolver o conhecimento sobre atividades musicais
voltadas para a inclusão do deficiente auditivo
na sociedade.
7.
Leitura e Interpretação de Textos em Língua
Inglesa (reedição)
PROFESSOR: Gilberto Antunes Chauvet
DATA/HORÁRIO: 22, 29/9; 6, 13 e 20/10 - das 8h
às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação da UnB com
os professores de inglês do nível médio
das escolas públicas e privadas e membros da comunidade
em geral, por meio de atividades de leitura e interpretação
de textos.
8.
A Dança na Escola, segundo os PCN (reedição)
PROFESSORA: Márcia Soares de Almeida
DATA/HORÁRIO: 23, 30/9; 7, 21, 28/10; 4, 11, 18,
25/11; 2/12 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Promover a capacitação dos profissionais
que atuam na área de dança nas escolas.
Discutir a dança enquanto processo educativo. Apresentar
novas possibilidades de se trabalhar com a criação
artística nas escolas. Propiciar uma melhor fundamentação
teórica para a elaboração de projetos
em dança. Incentivar a pesquisa aos professores
do ensino médio e fundamental.
9.
Narrativa e Experiência
PROFESSORA: Sílvia Adriana Davini
DATA/HORÁRIO: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6, 13,
20, 27/11; 4/12 - das 9h às 12h
VAGAS: 10
EMENTA: Estabelecer os fundamentos para a performance
de narrativa que possam inserir-se no âmbito do
processo formativo dos alunos dos ensinos fundamental
e médio. Desenvolver habilidades narrativas.
10.
Teatro Aplicado à Educação (reedição)
PROFESSORA: Suliam Vieira Pacheco
DATA/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23, 30/10; 6,13, 20, 27/11
- das 9h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Instrumentalizar o professor quanto às
possibilidades e potencialidades do fazer teatral no processo
ensino-aprendizagem, não apenas como um instrumento,
mas considerando suas especificidades como linguagem.
Capacitar o professor a utilizar a linguagem teatral,
por meio da realização de jogos e exercícios
teatrais, bem como de técnicas do arsenal do Teatro
do Oprimido de Augusto Boal.
11.
Pluralidade Cultural em Ação: Cultura Afro-Descendente
e Educação (reedição)
PROFESSORAS: Sílvia Adriana Davini e Paula Cristina
Vilas
DATA/HORÁRIO: 27/9; 4, 11, 18, 25/10; 1, 8, 22,
29/11; 6/12 - das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Realizar leitura crítica do Tema Tranversal
Pluralidade Cultural dos PCN e a da bibliografia que o
embasa. Desenvolver metodologias de aplicabilidade do
Tema Transversal Pluralidade Cultural dos PCN. Problematizar
e experimentar aspectos psicomotores na construção
do conhecimento do Tema Transversal Pluralidade Cultural
dos PCN. Realizar uma experiência de campo para
vivenciar o exercício da alteridade. Elaborar um
projeto pedagógico possível que atenda à
realidade escolar da instituição onde o
professor-aluno presta serviço.
12.
Poesia e Canção Popular na Escola
PROFESSOR: Adalberto Muller Júnior
DATA/HORÁRIO: 24/9; 1, 8, 15, 22, 29/10; 5/11-
das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar criticamente os modos de utilização
dos textos de poesia e de canção popular
em sala de aula. Apresentar e discutir criticamente novos
métodos de leitura de poesia em sala de aula, enfatizando
os aspectos figurativos e expressivos do texto, em consonância
com aspectos cognoscitivos próprios do discurso
poético. Apresentar e discutir a leitura intersemiótica
do texto da canção popular. Efetuar exercícios
de leitura e interpretação de textos de
poesia e canção para verificação
dos modelos teóricos apresentados. Apresentar um
panorama da produção de poesia e de canção
popular no século XX, de modo a fornecer aos participantes
referências para os trabalhos a serem desenvolvidos
em sala de aula. Apresentar e analisar textos audiovisuais
de videoclipe e clipoema, inserindo esses textos numa
discussão atual sobre as possibilidades expressivas
próprias do discurso poético.
13.
Material Didático para Ensino de Português
a Usuários de LIBRAS
PROFESSORAS: Daniele Marcelle Grannier, Heloisa M. Salles
e Adriana Chan Vianna
DATA/HORÁRIO: 25/9; 2, 16, 23 e 30/10 - das 8h
às 12h e - das 13h às 17h
VAGAS: 30
EMENTA: Elaboração de materiais didáticos,
em conjunto com os participantes, para o ensino de Português
a usuários de LIBRAS, considerando: os fundamentos
lingüísticos e cognitivos do ensino de Português
como segunda língua; os pontos críticos
do ensino de Português a usuários de LIBRAS;
as estratégias de aprendizagem e as especificidades
do aluno surdo.
14.
Leitura, Literatura e Ensino: Práticas com Estratégias
(reedição)
PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATA/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23 e 30/10 - das 8h às
12h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ensino de Literatura como ferramenta
educacional para uma percepção crítica
da sociedade. Propor novas estratégias de leitura
e habilidades pessoais, como processos de melhor entendimento
dos textos, entre eles, o literário.
15.
Escrita no Ritmo Pessoal e Uso da MPB como Recurso Didático
(reedição)
PROFESSOR: Paulo Pereira Nascentes
DATA/HORÁRIO: dias 25/9; 2 e 9/10 - das 8h às
12h; dias 16, 23, 30/10; 6/11 - das 8h às 12h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: Sob a forma de oficina da palavra, o curso promoverá
a interação com a poética do texto
em termos de leitura/produção, enfatizando
a utilização da técnica de escrita
no ritmo pessoal e de letras da MPB – Música Popular
Brasileira – como recursos didáticos no desenvolvimento
da produção textual.
16.
Gramática do/no Texto (reedição)
PROFESSOR: Djalma Cavalcante Melo
DATA/HORÁRIO: dia 25/9 - das 15h às 17h;
dias 2, 9, 16, 23, 30/10; 6 e 13/11 - das 14h às
18h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso desenvolverá estratégias
de ensino para aplicação da Lingüística
textual no planejamento de análise e produção
de textos de diversas naturezas, enfatizando a necessidade
de se fazer uma revisão na metodologia do ensino
da língua portuguesa nos ensinos fundamental e
médio.
17.
Uso do Imperativo Tradição Gramatical e
Gêneros Textuais
PROFESSORAS: Edna Cristina da Silva dos Santos e Maria
Marte Pereira Scherre
DATA/HORÁRIO: 23, 30/10; 6, 13, 20 e 27/11 - das
8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Relacionar teoria e prática, com ênfase
nas aprendizagens significativas para o desenvolvimento
de habilidades e competências no ensino de Língua
Portuguesa. Apoiar e fortalecer o trabalho pedagógico
do(da) professor(a), numa perspectiva contextualizada,
integrando enfoques teóricos relativos a gramática,
gêneros do discurso, linguagem e sociedade.
18
.Exercícios Psicofísicos Instrumentalizadores
do Ator
PROFESSORES: Marcus Santos Mota e Cesário Augusto
Pimentel de Alencar
DATA/HORÁRIO: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6, 13,
20, 27/11 - das 18h 30min às 21h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Instrumentalizar o professor de Artes Cênicas
do Ensino Médio, particularmente em relação
a atividades aplicadas dentro de sala de aula das escolas,
junto a seus alunos. Vivenciar situações
que aprimorem a orientação de alunos do
Ensino Médio quanto à exploração
de suas capacidades expressivas.
19.Presença
Negra nas Artes Plásticas do Brasil (reedição)
PROFESSOR: Nelson Inocêncio
DATA/HORÁRIO: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6 e 13/11
- das 8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: O curso busca discutir a possibilidade de se fazerem
leituras da História da Arte no Brasil, a partir
de uma perspectiva multiculturalista, tomando como referência
as matrizes africanas. Em se tratando dos Parâmetros
Curriculares Nacionais, a proposta atinge não apenas
a disciplina Educação Artística,
lançando sobre ela um outro olhar, como também
os temas transversais, considerando as abordagens acerca
das diversidades racial e cultural em nossa sociedade.
20.
Técnicas em Massagem II (reedição)
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATA/HORÁRIO: Turma A: 22, 24, 29/9; 1, 6, 8, 13,
15, 20, 22, 27 e 29/10 - das 18h 50min às 22h 10min
Turma B: 23, 25, 30/9; 2, 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28 e 30/10
- das 18h 50min às 22h 10min
VAGAS: 22 (cada turma)
EMENTA: Capacitar professores do ensino especial a aplicar
técnicas de massagem; e dos ensinos médio
e fundamental a aplicar conteúdos inovadores entre
os educandos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
21.História
e Imagens nas Relações Brasil e África
(reedição)
PROFESSORA: Selma Alves Pantoja
DATA/HORÁRIO: dias 26/9; 3 e 10/10 - das 8h às
12h; dias 24/10; 7, 14, 21/11 - das 8h às 12h 30min
VAGAS: 35
EMENTA: A história do Atlântico foi construída
em poucos anos. Anteriormente, os historiadores contentavam-se
com os estudos de continentes e países isolados,
mas hoje o estudo das interações chegou
à escala da intercontinentalidade. Isso é
particularmente verdade no tocante ao período da
modernidade na construção do mundo Atlântico,
quando da abertura do Atlântico com a navegação
européia no século XV. As relações
entre Brasil e Angola localizam-se no centro da construção
desse novo universo cultural. Nas relações
Brasil e África um universo peculiar se construiu
e uma série de intercâmbios, de mão
dupla, comprovam esses laços culturais sólidos.
22.Memórias
da Ocupação do Território do Distrito
Federal (reedição)
PROFESSORA: Teresa Paiva Chaves
DATA/HORÁRIO: Turma A: 24/9; 1, 8, 15, 22, 29/10;
12/11 - das 8h às 12h
Turma B: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 13/11 - das 8h às
12h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Promover a interação dos conhecimentos
gerados nos meios acadêmicos e escolares, com base
na reconstrução da memória e da história
dos processos de formação do Distrito Federal,
com ênfase na história oral, na imagem e
na consideração das experiências cotidianas
de seus habitantes.
23.Pesquisa,
Oralidade, Imagem, Memória e Contexto Cultural
PROFESSORA: Teresa Paiva Chaves
DATA/HORÁRIO: Turma A: 23/9; 7, 21/10; 4 e 18/11
- das 8h às 12h
Turma B: 26/9; 10, 24/10; 7 e 21//11 - das 8h às
12h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Estimular a prática da pesquisa na escola
entre os professores da rede pública do DF. Promover
a utilização da história oral e da
imagem como metodologia de pesquisa e de interação
de saberes no (re) conhecimento dos contextos histórico-culturais
onde a escola se insere. Incentivar junto aos professores
estratégias de produção de documentação
oral, escrita e visual para a geração de
materiais educativos culturais a serem por eles construídos
e utilizados em suas atividades nas escolas onde atuam.
Propiciar a interação entre professores
da rede pública, visando à formação
de multiplicadores desse tipo de proposta. Oportunizar
a multidisciplinaridade na geração de conhecimentos
e no desenvolvimento de atividades escolares.
Pré-requisito: Curso “Memórias da Ocupação
do Território do Distrito Federal”
24.Estratégias
de Combate ao Racismo (reedição)
PROFESSORES: Nelson Inocêncio e Carlos Alberto de
Paulo
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17, 24, 31/10; 7 e 14/11
- das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Avançar no entendimento dos vínculos
entre relações raciais e poder no Brasil.
Ampliar a compreensão sobre conceitos fluidos no
contexto das relações raciais. Viabilizar
ações anti-racismo no âmbito das escolas
públicas.
25.História
Oral e Memória (reedição)
PROFESSORA: Cléria Botelho da Costa
DATA/HORÁRIO: dias 25/9; 2 e 16/10 - das 14h às
18h; dias 23, 30/10; 6 e 13/11 - das 14h às 18h
30min
VAGAS: 35
EMENTA: Este curso representa uma oportunidade para os
professores refletirem sobre a história do tempo
presente enquanto momento básico de construção
da História e de sua relação com
o passado por meio da memória.
26.Mercado
de Trabalho: Reestruturação Produtiva e
Exclusão Social (reedição)
PROFESSORA: Márcia de Melo Martins Kuyumjian
DATA/HORÁRIO: 30/10; 6, 13, 20, 27/11; 4/12 - das
14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ethos do trabalho na modernidade e suas
incursões socioculturais. Discutir a centralidade
do trabalho na constituição das relações
sociais e no sentimento de pertença de diferentes
segmentos sociais. Identificar as estratégias dos
trabalhadores e os fluxos representacionais que emergem
das metamorfoses no mundo do trabalho e suas ressonâncias
na construção da identidade social. O objetivo
central é o de oferecer aos professores dos ensinos
fundamental e médio a oportunidade de refletir
sobre as metamorfoses do mundo do trabalho e seus impactos
sobre os sujeitos e a sociedade.
27.Atualização
em Sociologia (reedição)
PROFESSORES: Sadi Dal Rosso, Brasilmar Ferreira Nunes,
Arthur Trindade Maranhão Costa, Lúcio de
Brito Castelo Branco, Maria Salete Kern Machado, Danilo
Nolasco Cortes Marinho, Eurico Antonio Gonzalez Cursino
dos Santos, Maria Stela Grossi Porto, Michelangelo Giotto
Trigueiro e Mariza Veloso Motta Santos
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17, 24, 31/10; 7, 14,
21 e 28/11 - das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Atualização em teoria sociológica
e em sociologias especiais. Análise e sugestões
para a melhoria dos programas de Sociologia adotados no
ensino médio pela Secretaria de Educação
do Distrito Federal.
28.Repensando
o Ensino da Filosofia X (reedição)
PROFESSORA: Ana Miriam Wüensch
DATA/HORÁRIO: 29/9; 1, 27, 29/10; 24 e 26/11 -
das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Filosofia no PAS e no Vestibular. Apontar caminhos
para a interpretação dos PCN do Ensino Médio
de modo a permitir que os professores possam redimensionar
sua prática docente em Filosofia, de forma significativa
e articulada, assim como debater práticas alternativas
de educação filosófica nas escolas,
por meio do intercâmbio de experiências.
29.As
Mulheres e a Filosofia (reedição)
PROFESSORA: Ana Miriam Wüensch
DATA/HORÁRIO: 3, 10, 17, 24, 31/10; 7/11 - das
14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Existem filósofas? Os currículos
de Filosofia de Educação Básica e
do Ensino Superior ignoram sistematicamente a contribuição
feminina. O curso pretende indicar fontes de pesquisa
e possibilidades metodológicas de inclusão
do trabalho das pensadoras ao longo da história
da Filosofia, a fim de subsidiar alunos e professores
em relação ao tema.
30.Sociedade
e Política: Brasil (1964-1986)
PROFESSOR: Celso Silva Fonseca
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17, 24, 31/10; 7 e 14/11
- das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Atualização bibliográfica
sobre o tema e uma releitura das teses historiográficas
vigentes.
31.Filosofia
na Escola: uma Experiência Investigativa (reedição)
PROFESSORES: Juliana Merçon e Álvaro S.
T. Ribeiro
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17 e 24/10 - das 8h
às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Refletir sobre a natureza, origem e sentido da
Filosofia. Perceber as possibilidades de prática
filosófica na educação. Compreender
os pressupostos da proposta de Filosofia no ensino fundamental.
Refletir sobre as possibilidades educativas da Filosofia.
32.Filosofia
na Escola: uma Experiência Investigativa – II Etapa
PROFESSORA: Juliana Merçon
DATA/HORÁRIO: 24, 31/10; 7, 14 e 28/11 - das 8h
às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Refletir sobre a natureza, origem e sentido da
filosofia. Perceber as possibilidades da prática
filosófica na educação. Compreender
os pressupostos da proposta de filosofia no ensino fundamental.
Refletir sobre as possibilidades educativas da filosofia.
Vivenciar investigações filosóficas
coletivas.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
33.Levando
a Botânica Morfológica para o Ensino Fundamental
(reedição)
PROFESSORA: Lúcia Helena Soares e Silva
DATA/HORÁRIO: 1, 8, 22, 29/10; 5/11 - das 14h 15min
às 18h 15min
VAGAS: 20
EMENTA: Capacitar professores do ensino fundamental para
trabalhar com Botânica em sala de aula. Oferecer
atualização na conceituação
de Botânica. Introduzir a Botânica nas séries
iniciais do ensino fundamental. Apresentar técnicas
simples de morfologia para aplicação em
sala de aula.
34.Biologia
de Aranhas e Escorpiões (reedição)
PROFESSORES: Paulo César Motta e Cláudia
Valéria de Assis
DATA/HORÁRIO 23, 30/9; 7, 14 e 21/10 - das 8h às
12h
VAGAS: 30
EMENTA: Revisar e atualizar a Biologia de aranhas e escorpiões.
Indicar interações de aracnídeos
com outros animais, incluindo o homem. Discutir métodos
e alternativas para o ensino acerca de aracnídeos.
Desenvolver metodologia científica. Construir atividades
como referências curriculares.
35.Zoologia:
Uma Abordagem Ecológica para o Ensino Fundamental
(reedição)
PROFESSORES: Paulo César Motta e Cláudia
Valéria de Assis
DATA/HORÁRIO: 24/9; 1, 8, 22 e 29/10 - das 14h
às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Percepção da construção
do conhecimento zoológico, integrando ciência,
sensibilidade e psicologia nas crianças. Discutir
métodos e alternativas para o ensino de Zoologia
no nível fundamental. Atualizar e revisar conhecimentos
em Zoologia, com ênfase no nível fundamental.
Discutir referências curriculares.
36.Algebrização
do Plano e Sistemas Lineares
PROFESSORA: Tânia Schmitt
DATA/HORARIO: 14, 21, 28/10; 4, 11 e 18/11 - das 8h às
12h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar metodologias para ensino do tema em
Matemática nos níveis fundamental e médio.
37.Segurança
em Laboratórios Químicos
PROFESSORES: Antonio J. Moraes Guaritá Santos e
Denise Imbroisi
DATA/HORÁRIO: 30/9; 7, 14, 21 e 28/10 - das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Conscientizar professores para que se responsabilizem
por todas as ações em um laboratório
químico. Promover um maior estreitamento entre
a questão segurança e a atividade laboratorial
cotidiana. Atender uma necessidade real do mercado de
trabalho. Eliminar a lacuna atualmente existente no currículo
profissional de vários cursos universitários.
38.Triglicerídeos
como Fonte de Biocombustíveis
PROFESSOR: Paulo Anselmo Ziani Suarez
DATA/HORÀRIO: Turma A: dias 14, 21, 28/10; 4/11
das 14h às 18h; dias 18, 25/10; 1/11 - das 8h às
12h
Turma B: 14, 18, 21, 25, 28/10; 1 e 4/11 - das 14h às
18h
VAGAS: 15 (por turma)
EMENTA: Contribuir para a atualização de
professores do ensino médio, abordando conceitos
básicos sobre óleos e gorduras, incluindo
a obtenção destes e a sua transformação
em combustíveis alternativos. Estes tópicos
serão abordados de forma teórica, enfatizando-se
as questões químicas, econômicas,
políticas e ambientais envolvidas. Serão
realizados experimentos práticos de obtenção
de óleos e gorduras e a sua transformação
em biocombustíveis.
39.Olimpíada
Evoluindo Genética
PROFESSORAS: Maria de Nazaré Klautau e Cássia
Hiragi
DATA/HORÁRIO: dias 16/10; 8/11 - das 14h às
18h; dia 21/10 - das 8 às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Orientação e acompanhamento dos
profissionais para a realização da Olimpíada
Evoluindo-Genética com alunos de 20 escolas diferentes.
Oferecer um treinamento com o jogo e discutir o tema e
a dinâmica do jogo didático.
40.O
Meio Físico do Distrito Federal como Sistema Referencial
(reedição)
PROFESSORAS: Edi Mendes Guimarães e Silvia Regina
de Medeiros
DATA/HORARIO: dias 18 e 25/10 das 8h às 18h; 24
e 28/10 - das 19h às 22h; dias 20, 21, 22, 23/10
- das 18h 30min às 22h
VAGAS: 40
EMENTA: A definição de um sistema de referência,
a partir do conhecimento do meio físico do Distrito
Federal, para a compreensão de ambientes locais
e do Sistema da Terra. Os materiais naturais inorgânicos
do DF: características físicas e químicas,
origem, evolução e transformações.
As formas de energia envolvidas nas transformações
físicas e químicas dos materiais inorgânicos
naturais. As inter-relações espaço-temporais
dos materiais com as formas da superfície. As relações
entre os materiais inorgânicos naturais e a atividade
humana, no DF.
41.Aulas
Práticas de Genética Básica e Biologia
Evolutiva
PROFESSORAS: Silviene Fabiana de Oliveira e Nilda Maria
Diniz
DATA/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/11; 2/12 - das 8h às
12h
VAGAS: 20
EMENTA: Apresentar aos professores de ensino médio
aulas práticas relativas a conteúdos de
genética básica e biologia evolutiva que
sejam fáceis de serem realizadas e que primem pelo
uso de material barato e de fácil obtenção.
42.Genética Humana
PROFESSORES: Silviene Fabiana de Oliveira, Gabriel Tenório
Ramos e Guilherme G. B. L. Ribeiro
DATA/HORÁRIO: dias 8, 22, 29/11; 6/12 - das 8h
às 12h; dia 11/11 - das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: O presente curso visa suprir carências na
área de genética humana por meio de: (a)
revisão e atualização dos temas relacionados
à genética, com ênfase na genética
humana; (b) análise do impacto de novas tecnologias
na sociedade e no campo da saúde humana.
43.A
Prática da Jardinagem Orgânica e os Recursos
Naturais
PROFESSORA: Carmen Regina M. A. Correia
DATA/HORÁRIO: 27/9; 4, 11, 18, 25/10 - das 14h
às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Conhecimento do ambiente natural que nos cerca,
diferenciando as fitofisionomias do bioma Cerrado. Conhecimentos
básicos sobre cultivo orgânico. Técnicas
alternativas de controle de pragas e doenças. Manejo
racional dos recursos hídricos. Elaboração
de composto orgânico. Técnicas de recuperação
de áreas degradadas. Panorama histórico
da evolução dos jardins, associando-os ao
momento artístico-político-cultural em que
foram elaborados. Identificação do valor
estético de um jardim ambientalmente correto. Conhecimentos
da legislação pertinente ao assunto.
44.Funções
PROFESSOR: Rui Seimetz
DATA/HORÁRIO: 23, 30/9; 7, 14, 21 e 28/10 - das
8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar metodologias para ensino do tema Funções
nos ensinos fundamental e médio.
45.A
Arte de Figuras Equidecomponíveis em Mosaicos
PROFESSORES: Tânia Schmitt e Bruno Marx de Aquino
Braga
DATA/HORÁRIO: 23, 30/9; 7 e 14/10 - das 19h às
22h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar metodologias para ensino do tema nos
níveis fundamental e médio, com auxílio
dos mosaicos de Escher. Incentivar a utilização
de apoio computacional e materiais distintos em aulas
de geometria.
46.Química
e Sociedade – uma proposta de ensino contextualizada
PROFESSORES: Gerson de Souza Mól, Wildson Luiz
P. dos Santos, Eliane Nilvana F. de Castro, Gentil de
Souza Silva, Roseli T. Matsunaga, Sálvia Barbosa
Farias, Sandra Maria de O. Santos e Siland Meiry França
Dib
DATA/HORÁRIO: 23, 30/9; 7, 14 e 21/10 - das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar referenciais teóricos da elaboração
da coleção “Química e Sociedade”
e desenvolver metodologias que possam ser empregadas em
sua aplicação em salas de aula no ensino
médio.
CURSOS
INTERDISCIPLINARES
47.Ensino
de Ciências da Natureza e Matemática por
Meio de Projetos
PROFESSORES: Eliana dos Reis Nunes, Eliane Mendes Guimarães,
Maria Helena da Silva Carneiro, Rui Seimetz e Wildson
Luiz P. dos Santos
DATA/HORÁRIO: 8, 22/10; 5 e 19/11 - das 14h às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: Discutir princípios de abordagem interdisciplinar
no ensino médio e elaborar projeto de ações
pedagógicas integradas entre as disciplinas da
área das Ciências da Natureza e Matemática,
visando à sua aplicação em 2004.
48.Multiculturalismo
e Educação na Contemporaneidade (reedição)
PROFESSORES: Álvaro Sebastião T. Ribeiro
e Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior.
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17 e 24/10 - das 8h
às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Analisar e avaliar referenciais teóricos
para a compreensão do processo educativo em uma
perspectiva multicultural e multirreferencial. Reconhecer
no mundo contemporâneo a diversidade cultural existente
e relacioná-la com o processo educacional brasileiro.
49.Oficina
Interdisciplinar de Leitura e Produção de
Textos (reedição)
PROFESSORES: Paulo Sérgio B. de A. Salles, Maria
Luiza Gastal, Ana Míriam Wüensch e Heloisa
Lima Salles
DATA/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/11; 2/12 - das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Capacitar professores da Educação
Básica na elaboração de projetos
educacionais interdisciplinares, com vistas ao desenvolvimento
da aprendizagem significativa. Promover a utilização
de material jornalístico selecionado em termos
de temas transversais na elaboração de atividades
didático-pedagógicas. Favorecer a reflexão
acerca de questões educacionais, em particular
no que se refere ao desenvolvimento de instrumentos didático-pedagógicos.
ORIENTAÇÃO
EDUCACIONAL
50.Psicologia
da Adolescência no Mundo Contemporâneo
PROFESSORAS: Maria Helena Fávero e Maria Tereza
Luchesi
DATA/HORÁRIO: 22, 29/9; 6, 13, 20, 27/10; 3, 10
e 17/11 - Turma A: das 8h às 12h; Turma B: das
14h às 18h
VAGAS: 25 (por turma)
EMENTA: Criar condições para o desenvolvimento
de idéias críticas sobre a adolescência
no mundo contemporâneo. Criar condições
para reflexão sobre suas implicações
para a prática de ensino.
51.Introdução
à Psicologia Social de Pichon-Rivière (reedição)
PROFESSOR: Armando de Moraes Veloso
DATA/HORÁRIO: Turma A: 22, 29/9; 6, 13, 20, 27/10;
3, 10, 17 e 24/11 - das 14h às 18h
Turma B: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6, 13, 20 e 27/11
- das 8h às 12h
Turma C: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6, 13, 20 e 27/11
- das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 20 (por turma)
EMENTA: Favorecer o aprendizado de que os fenômenos
grupais não são complicados, mas necessariamente
complexos. Oportunizar instrumentos para uma prática
educativa transformadora e humanista. Contribuir para
um aprofundamento da valorização da subjetividade
nas relações escolares. Disponibilizar conhecimentos
para o aperfeiçoamento da prática de coordenação
de grupos.
52.Transversalidade
e Multirreferencialidade
PROFESSOR: Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro
DATA/HORÁRIO: 31/10; 7, 14, 28/11; 5/12 - das 8h
às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Analisar e avaliar referenciais teóricos
para a compreensão do processo educativo em uma
perspectiva multidisciplinar e multirreferencial. Reconhecer
no mundo contemporâneo a diversidade cultural existente
e relacioná-la com o processo educacional brasileiro.
Subsidiar o profissional de educação com
metodologia adequada para o desenvolvimento da prática
escolar, oferecendo o desenvolvimento de atitudes diante
da alteridade e das opções culturais dos
educandos.
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