Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
  
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 


Programação de Eventos 2003/2
           
Atenção:
Devido à greve dos Correios a divulgação dos cursos do Fórum Permanente dos Professores foi prejudicada. Sendo assim os cursos* com previsão de início para os dias 22, 23 ou 24 de setembro devem iniciar no próximo encontro previsto no folder.

* Cursos de números
1, 2, 4, 7, 8, 12, 20-Turma A, 20-Turma B, 22-Turma A, 23-Turma A, 34, 35, 44, 45, 46, 50, 51-Turma A

ATENÇÃO: Cursos 1, 5, 11, 18, 21, 31, 34, 39, 45 e 48 cancelados.


LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

1. Educação Musical para Cegos: Musicografia Braille
PROFESSORA: Dolores Tomé
DATA/HORÁRIO: 23, 25, 30/9; 2, 7 e 9/10 - das 18h às 22h
VAGAS: 20
EMENTA: Estimular o contato de professores, alunos e interessados em educação musical para cegos, e seu instrumento, a Musicografia Braille. Incentivar a elaboração de programas pedagógicos voltados para a aprendizagem musical dos deficientes visuais. Fomentar o ensino da Música pela via acadêmica aos deficientes visuais.
Pré-requisito: Os participantes deverão ter sido musicalizados e introduzidos na leitura musical.

2. Papel Artesanal (reedição)
PROFESSORES: Thérèse Hofmann Gatti, Maria José Cunha, Regina Kawara e José Andreolli
DATA/HORÁRIO: Turma A: 22, 29/9; 6, 13, 20, 27/10; 3, 10, 17, 24/11 - das 19h às 22h
Turma B: 24/9; 1, 8, 15, 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11 - das 14h às 17h
VAGAS: 12 (por turma)
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras secundárias (papel pós-consumo) e fibras celulósicas não-madeireiras.

3. Metodologia Coral
PROFESSOR: Lincoln Andrade
DATA/HORÁRIO: 27/9; 4, 11, 18, 25/10; 1/11 - das 8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Introduzir conceitos filosóficos do canto coral. Introduzir técnicas de ensaio coral e estudo do repertório. Introduzir novos conceitos de técnica vocal. Discutir problemas fisiológicos da voz que envolvam afinação e mudança de voz no jovem cantor. Discutir modelos vocais em diferentes exemplos de coros. Apresentar repertório diversificado para coros iniciantes. Desenvolver dinâmicas de regência coral.
Pré-requisito: Noções básicas de música e prática coral.

4. PAS: Perspectivas Etnomusicológicas
PROFESSOR: Terry Agerkop
DATA/HORÁRIO: 23, 25, 30/9; 2, 7, 9, 14, 16, 21 e 23/10 - das 19h às 21h
VAGAS: 15
EMENTA: Introduzir os fundamentos e princípios da etnomusicologia. Relacionar os conceitos etnomusicológicos com a educação musical. Incentivar os professores a criarem seus próprios métodos de ensino musical. Despertar o interesse e a busca por novas concepções e abordagens na elaboração de programas de ensino musical. Experimentar e vivenciar na prática elementos e categorias da estrutura musical. Desenvolver e experimentar técnicas específicas de ensino relacionadas a cada subtema do curso.

5. O Corpo na Prática Musical
PROFESSORES: Patrícia Lima Martins Pederiva, Sônia Freitas, Cristina Porto Costa, Thaís Branquinho, Vilma F. M. Bittencourt e Raimundo Nilton
DATA/HORÁRIO: 27/9; 4, 11, 18 e 25/10 - das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Propiciar reflexão e discussão sobre o corpo na prática musical. Acessar pesquisas recentes sobre o corpo na prática musical. Aplicar vivências que propiciem a consciência corporal. Avaliar e refletir sobre as condições de trabalho do músico por meio da Ergonomia. Identificar os princípios fisioterápicos preventivos pertinentes à prática musical. Caracterizar a improvisação como meio para o relaxamento devido ao fazer musical.

6. Os Surdos e a Música: A Percussão na Aprendizagem Musical
PROFESSORES: Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Maria Isabel Montandon, Cristina de Souza Grossi e Ana Lúcia da Silveira Soares
DATA/HORÁRIO: dias 17, 24, 31/10; 7 e 14/11 - das 18h às 20h; dias 18, 25/10; 1, 8, 21/11 - das 10h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Introduzir conceito e características físico-psicológicas do portador de deficiência auditiva. Aprender e compreender como o surso percebe o som. Experimentar e vivenciar na prática métodos e técnicas de aprendizagem musical para surdos. Despertar o interesse e desenvolver o conhecimento sobre atividades musicais voltadas para a inclusão do deficiente auditivo na sociedade.

7. Leitura e Interpretação de Textos em Língua Inglesa (reedição)
PROFESSOR: Gilberto Antunes Chauvet
DATA/HORÁRIO: 22, 29/9; 6, 13 e 20/10 - das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação da UnB com os professores de inglês do nível médio das escolas públicas e privadas e membros da comunidade em geral, por meio de atividades de leitura e interpretação de textos.

8. A Dança na Escola, segundo os PCN (reedição)
PROFESSORA: Márcia Soares de Almeida
DATA/HORÁRIO: 23, 30/9; 7, 21, 28/10; 4, 11, 18, 25/11; 2/12 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Promover a capacitação dos profissionais que atuam na área de dança nas escolas. Discutir a dança enquanto processo educativo. Apresentar novas possibilidades de se trabalhar com a criação artística nas escolas. Propiciar uma melhor fundamentação teórica para a elaboração de projetos em dança. Incentivar a pesquisa aos professores do ensino médio e fundamental.

9. Narrativa e Experiência
PROFESSORA: Sílvia Adriana Davini
DATA/HORÁRIO: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6, 13, 20, 27/11; 4/12 - das 9h às 12h
VAGAS: 10
EMENTA: Estabelecer os fundamentos para a performance de narrativa que possam inserir-se no âmbito do processo formativo dos alunos dos ensinos fundamental e médio. Desenvolver habilidades narrativas.

10. Teatro Aplicado à Educação (reedição)
PROFESSORA: Suliam Vieira Pacheco
DATA/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23, 30/10; 6,13, 20, 27/11 - das 9h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Instrumentalizar o professor quanto às possibilidades e potencialidades do fazer teatral no processo ensino-aprendizagem, não apenas como um instrumento, mas considerando suas especificidades como linguagem. Capacitar o professor a utilizar a linguagem teatral, por meio da realização de jogos e exercícios teatrais, bem como de técnicas do arsenal do Teatro do Oprimido de Augusto Boal.

11. Pluralidade Cultural em Ação: Cultura Afro-Descendente e Educação (reedição)
PROFESSORAS: Sílvia Adriana Davini e Paula Cristina Vilas
DATA/HORÁRIO: 27/9; 4, 11, 18, 25/10; 1, 8, 22, 29/11; 6/12 - das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Realizar leitura crítica do Tema Tranversal Pluralidade Cultural dos PCN e a da bibliografia que o embasa. Desenvolver metodologias de aplicabilidade do Tema Transversal Pluralidade Cultural dos PCN. Problematizar e experimentar aspectos psicomotores na construção do conhecimento do Tema Transversal Pluralidade Cultural dos PCN. Realizar uma experiência de campo para vivenciar o exercício da alteridade. Elaborar um projeto pedagógico possível que atenda à realidade escolar da instituição onde o professor-aluno presta serviço.

12. Poesia e Canção Popular na Escola
PROFESSOR: Adalberto Muller Júnior
DATA/HORÁRIO: 24/9; 1, 8, 15, 22, 29/10; 5/11- das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar criticamente os modos de utilização dos textos de poesia e de canção popular em sala de aula. Apresentar e discutir criticamente novos métodos de leitura de poesia em sala de aula, enfatizando os aspectos figurativos e expressivos do texto, em consonância com aspectos cognoscitivos próprios do discurso poético. Apresentar e discutir a leitura intersemiótica do texto da canção popular. Efetuar exercícios de leitura e interpretação de textos de poesia e canção para verificação dos modelos teóricos apresentados. Apresentar um panorama da produção de poesia e de canção popular no século XX, de modo a fornecer aos participantes referências para os trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula. Apresentar e analisar textos audiovisuais de videoclipe e clipoema, inserindo esses textos numa discussão atual sobre as possibilidades expressivas próprias do discurso poético.

13. Material Didático para Ensino de Português a Usuários de LIBRAS
PROFESSORAS: Daniele Marcelle Grannier, Heloisa M. Salles e Adriana Chan Vianna
DATA/HORÁRIO: 25/9; 2, 16, 23 e 30/10 - das 8h às 12h e - das 13h às 17h
VAGAS: 30
EMENTA: Elaboração de materiais didáticos, em conjunto com os participantes, para o ensino de Português a usuários de LIBRAS, considerando: os fundamentos lingüísticos e cognitivos do ensino de Português como segunda língua; os pontos críticos do ensino de Português a usuários de LIBRAS; as estratégias de aprendizagem e as especificidades do aluno surdo.

14. Leitura, Literatura e Ensino: Práticas com Estratégias (reedição)
PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATA/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23 e 30/10 - das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ensino de Literatura como ferramenta educacional para uma percepção crítica da sociedade. Propor novas estratégias de leitura e habilidades pessoais, como processos de melhor entendimento dos textos, entre eles, o literário.

15. Escrita no Ritmo Pessoal e Uso da MPB como Recurso Didático (reedição)
PROFESSOR: Paulo Pereira Nascentes
DATA/HORÁRIO: dias 25/9; 2 e 9/10 - das 8h às 12h; dias 16, 23, 30/10; 6/11 - das 8h às 12h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: Sob a forma de oficina da palavra, o curso promoverá a interação com a poética do texto em termos de leitura/produção, enfatizando a utilização da técnica de escrita no ritmo pessoal e de letras da MPB – Música Popular Brasileira – como recursos didáticos no desenvolvimento da produção textual.

16. Gramática do/no Texto (reedição)
PROFESSOR: Djalma Cavalcante Melo
DATA/HORÁRIO: dia 25/9 - das 15h às 17h; dias 2, 9, 16, 23, 30/10; 6 e 13/11 - das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso desenvolverá estratégias de ensino para aplicação da Lingüística textual no planejamento de análise e produção de textos de diversas naturezas, enfatizando a necessidade de se fazer uma revisão na metodologia do ensino da língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio.

17. Uso do Imperativo Tradição Gramatical e Gêneros Textuais
PROFESSORAS: Edna Cristina da Silva dos Santos e Maria Marte Pereira Scherre
DATA/HORÁRIO: 23, 30/10; 6, 13, 20 e 27/11 - das 8h às 12h
VAGAS: 35
EMENTA: Relacionar teoria e prática, com ênfase nas aprendizagens significativas para o desenvolvimento de habilidades e competências no ensino de Língua Portuguesa. Apoiar e fortalecer o trabalho pedagógico do(da) professor(a), numa perspectiva contextualizada, integrando enfoques teóricos relativos a gramática, gêneros do discurso, linguagem e sociedade.

18 .Exercícios Psicofísicos Instrumentalizadores do Ator
PROFESSORES: Marcus Santos Mota e Cesário Augusto Pimentel de Alencar
DATA/HORÁRIO: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6, 13, 20, 27/11 - das 18h 30min às 21h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Instrumentalizar o professor de Artes Cênicas do Ensino Médio, particularmente em relação a atividades aplicadas dentro de sala de aula das escolas, junto a seus alunos. Vivenciar situações que aprimorem a orientação de alunos do Ensino Médio quanto à exploração de suas capacidades expressivas.

19.Presença Negra nas Artes Plásticas do Brasil (reedição)
PROFESSOR: Nelson Inocêncio
DATA/HORÁRIO: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6 e 13/11 - das 8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: O curso busca discutir a possibilidade de se fazerem leituras da História da Arte no Brasil, a partir de uma perspectiva multiculturalista, tomando como referência as matrizes africanas. Em se tratando dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a proposta atinge não apenas a disciplina Educação Artística, lançando sobre ela um outro olhar, como também os temas transversais, considerando as abordagens acerca das diversidades racial e cultural em nossa sociedade.

20. Técnicas em Massagem II (reedição)
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATA/HORÁRIO: Turma A: 22, 24, 29/9; 1, 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29/10 - das 18h 50min às 22h 10min
Turma B: 23, 25, 30/9; 2, 7, 9, 14, 16, 21, 23, 28 e 30/10 - das 18h 50min às 22h 10min
VAGAS: 22 (cada turma)
EMENTA: Capacitar professores do ensino especial a aplicar técnicas de massagem; e dos ensinos médio e fundamental a aplicar conteúdos inovadores entre os educandos.


CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

21.História e Imagens nas Relações Brasil e África (reedição)
PROFESSORA: Selma Alves Pantoja
DATA/HORÁRIO: dias 26/9; 3 e 10/10 - das 8h às 12h; dias 24/10; 7, 14, 21/11 - das 8h às 12h 30min
VAGAS: 35
EMENTA: A história do Atlântico foi construída em poucos anos. Anteriormente, os historiadores contentavam-se com os estudos de continentes e países isolados, mas hoje o estudo das interações chegou à escala da intercontinentalidade. Isso é particularmente verdade no tocante ao período da modernidade na construção do mundo Atlântico, quando da abertura do Atlântico com a navegação européia no século XV. As relações entre Brasil e Angola localizam-se no centro da construção desse novo universo cultural. Nas relações Brasil e África um universo peculiar se construiu e uma série de intercâmbios, de mão dupla, comprovam esses laços culturais sólidos.

22.Memórias da Ocupação do Território do Distrito Federal (reedição)
PROFESSORA: Teresa Paiva Chaves
DATA/HORÁRIO: Turma A: 24/9; 1, 8, 15, 22, 29/10; 12/11 - das 8h às 12h
Turma B: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 13/11 - das 8h às 12h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Promover a interação dos conhecimentos gerados nos meios acadêmicos e escolares, com base na reconstrução da memória e da história dos processos de formação do Distrito Federal, com ênfase na história oral, na imagem e na consideração das experiências cotidianas de seus habitantes.

23.Pesquisa, Oralidade, Imagem, Memória e Contexto Cultural
PROFESSORA: Teresa Paiva Chaves
DATA/HORÁRIO: Turma A: 23/9; 7, 21/10; 4 e 18/11 - das 8h às 12h
Turma B: 26/9; 10, 24/10; 7 e 21//11 - das 8h às 12h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Estimular a prática da pesquisa na escola entre os professores da rede pública do DF. Promover a utilização da história oral e da imagem como metodologia de pesquisa e de interação de saberes no (re) conhecimento dos contextos histórico-culturais onde a escola se insere. Incentivar junto aos professores estratégias de produção de documentação oral, escrita e visual para a geração de materiais educativos culturais a serem por eles construídos e utilizados em suas atividades nas escolas onde atuam. Propiciar a interação entre professores da rede pública, visando à formação de multiplicadores desse tipo de proposta. Oportunizar a multidisciplinaridade na geração de conhecimentos e no desenvolvimento de atividades escolares.
Pré-requisito: Curso “Memórias da Ocupação do Território do Distrito Federal”

24.Estratégias de Combate ao Racismo (reedição)
PROFESSORES: Nelson Inocêncio e Carlos Alberto de Paulo
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17, 24, 31/10; 7 e 14/11 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Avançar no entendimento dos vínculos entre relações raciais e poder no Brasil. Ampliar a compreensão sobre conceitos fluidos no contexto das relações raciais. Viabilizar ações anti-racismo no âmbito das escolas públicas.

25.História Oral e Memória (reedição)
PROFESSORA: Cléria Botelho da Costa
DATA/HORÁRIO: dias 25/9; 2 e 16/10 - das 14h às 18h; dias 23, 30/10; 6 e 13/11 - das 14h às 18h 30min
VAGAS: 35
EMENTA: Este curso representa uma oportunidade para os professores refletirem sobre a história do tempo presente enquanto momento básico de construção da História e de sua relação com o passado por meio da memória.

26.Mercado de Trabalho: Reestruturação Produtiva e Exclusão Social (reedição)
PROFESSORA: Márcia de Melo Martins Kuyumjian
DATA/HORÁRIO: 30/10; 6, 13, 20, 27/11; 4/12 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ethos do trabalho na modernidade e suas incursões socioculturais. Discutir a centralidade do trabalho na constituição das relações sociais e no sentimento de pertença de diferentes segmentos sociais. Identificar as estratégias dos trabalhadores e os fluxos representacionais que emergem das metamorfoses no mundo do trabalho e suas ressonâncias na construção da identidade social. O objetivo central é o de oferecer aos professores dos ensinos fundamental e médio a oportunidade de refletir sobre as metamorfoses do mundo do trabalho e seus impactos sobre os sujeitos e a sociedade.

27.Atualização em Sociologia (reedição)
PROFESSORES: Sadi Dal Rosso, Brasilmar Ferreira Nunes, Arthur Trindade Maranhão Costa, Lúcio de Brito Castelo Branco, Maria Salete Kern Machado, Danilo Nolasco Cortes Marinho, Eurico Antonio Gonzalez Cursino dos Santos, Maria Stela Grossi Porto, Michelangelo Giotto Trigueiro e Mariza Veloso Motta Santos
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17, 24, 31/10; 7, 14, 21 e 28/11 - das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Atualização em teoria sociológica e em sociologias especiais. Análise e sugestões para a melhoria dos programas de Sociologia adotados no ensino médio pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.

28.Repensando o Ensino da Filosofia X (reedição)
PROFESSORA: Ana Miriam Wüensch
DATA/HORÁRIO: 29/9; 1, 27, 29/10; 24 e 26/11 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Filosofia no PAS e no Vestibular. Apontar caminhos para a interpretação dos PCN do Ensino Médio de modo a permitir que os professores possam redimensionar sua prática docente em Filosofia, de forma significativa e articulada, assim como debater práticas alternativas de educação filosófica nas escolas, por meio do intercâmbio de experiências.

29.As Mulheres e a Filosofia (reedição)
PROFESSORA: Ana Miriam Wüensch
DATA/HORÁRIO: 3, 10, 17, 24, 31/10; 7/11 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Existem filósofas? Os currículos de Filosofia de Educação Básica e do Ensino Superior ignoram sistematicamente a contribuição feminina. O curso pretende indicar fontes de pesquisa e possibilidades metodológicas de inclusão do trabalho das pensadoras ao longo da história da Filosofia, a fim de subsidiar alunos e professores em relação ao tema.

30.Sociedade e Política: Brasil (1964-1986)
PROFESSOR: Celso Silva Fonseca
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17, 24, 31/10; 7 e 14/11 - das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Atualização bibliográfica sobre o tema e uma releitura das teses historiográficas vigentes.

31.Filosofia na Escola: uma Experiência Investigativa (reedição)
PROFESSORES: Juliana Merçon e Álvaro S. T. Ribeiro
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17 e 24/10 - das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Refletir sobre a natureza, origem e sentido da Filosofia. Perceber as possibilidades de prática filosófica na educação. Compreender os pressupostos da proposta de Filosofia no ensino fundamental. Refletir sobre as possibilidades educativas da Filosofia.

32.Filosofia na Escola: uma Experiência Investigativa – II Etapa
PROFESSORA: Juliana Merçon
DATA/HORÁRIO: 24, 31/10; 7, 14 e 28/11 - das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Refletir sobre a natureza, origem e sentido da filosofia. Perceber as possibilidades da prática filosófica na educação. Compreender os pressupostos da proposta de filosofia no ensino fundamental. Refletir sobre as possibilidades educativas da filosofia. Vivenciar investigações filosóficas coletivas.

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

33.Levando a Botânica Morfológica para o Ensino Fundamental (reedição)
PROFESSORA: Lúcia Helena Soares e Silva
DATA/HORÁRIO: 1, 8, 22, 29/10; 5/11 - das 14h 15min às 18h 15min
VAGAS: 20
EMENTA: Capacitar professores do ensino fundamental para trabalhar com Botânica em sala de aula. Oferecer atualização na conceituação de Botânica. Introduzir a Botânica nas séries iniciais do ensino fundamental. Apresentar técnicas simples de morfologia para aplicação em sala de aula.

34.Biologia de Aranhas e Escorpiões (reedição)
PROFESSORES: Paulo César Motta e Cláudia Valéria de Assis
DATA/HORÁRIO 23, 30/9; 7, 14 e 21/10 - das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Revisar e atualizar a Biologia de aranhas e escorpiões. Indicar interações de aracnídeos com outros animais, incluindo o homem. Discutir métodos e alternativas para o ensino acerca de aracnídeos. Desenvolver metodologia científica. Construir atividades como referências curriculares.

35.Zoologia: Uma Abordagem Ecológica para o Ensino Fundamental (reedição)
PROFESSORES: Paulo César Motta e Cláudia Valéria de Assis
DATA/HORÁRIO: 24/9; 1, 8, 22 e 29/10 - das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Percepção da construção do conhecimento zoológico, integrando ciência, sensibilidade e psicologia nas crianças. Discutir métodos e alternativas para o ensino de Zoologia no nível fundamental. Atualizar e revisar conhecimentos em Zoologia, com ênfase no nível fundamental. Discutir referências curriculares.

36.Algebrização do Plano e Sistemas Lineares
PROFESSORA: Tânia Schmitt
DATA/HORARIO: 14, 21, 28/10; 4, 11 e 18/11 - das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar metodologias para ensino do tema em Matemática nos níveis fundamental e médio.

37.Segurança em Laboratórios Químicos
PROFESSORES: Antonio J. Moraes Guaritá Santos e Denise Imbroisi
DATA/HORÁRIO: 30/9; 7, 14, 21 e 28/10 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Conscientizar professores para que se responsabilizem por todas as ações em um laboratório químico. Promover um maior estreitamento entre a questão segurança e a atividade laboratorial cotidiana. Atender uma necessidade real do mercado de trabalho. Eliminar a lacuna atualmente existente no currículo profissional de vários cursos universitários.

38.Triglicerídeos como Fonte de Biocombustíveis
PROFESSOR: Paulo Anselmo Ziani Suarez
DATA/HORÀRIO: Turma A: dias 14, 21, 28/10; 4/11 das 14h às 18h; dias 18, 25/10; 1/11 - das 8h às 12h
Turma B: 14, 18, 21, 25, 28/10; 1 e 4/11 - das 14h às 18h
VAGAS: 15 (por turma)
EMENTA: Contribuir para a atualização de professores do ensino médio, abordando conceitos básicos sobre óleos e gorduras, incluindo a obtenção destes e a sua transformação em combustíveis alternativos. Estes tópicos serão abordados de forma teórica, enfatizando-se as questões químicas, econômicas, políticas e ambientais envolvidas. Serão realizados experimentos práticos de obtenção de óleos e gorduras e a sua transformação em biocombustíveis.

39.Olimpíada Evoluindo Genética
PROFESSORAS: Maria de Nazaré Klautau e Cássia Hiragi
DATA/HORÁRIO: dias 16/10; 8/11 - das 14h às 18h; dia 21/10 - das 8 às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Orientação e acompanhamento dos profissionais para a realização da Olimpíada Evoluindo-Genética com alunos de 20 escolas diferentes. Oferecer um treinamento com o jogo e discutir o tema e a dinâmica do jogo didático.

40.O Meio Físico do Distrito Federal como Sistema Referencial (reedição)
PROFESSORAS: Edi Mendes Guimarães e Silvia Regina de Medeiros
DATA/HORARIO: dias 18 e 25/10 das 8h às 18h; 24 e 28/10 - das 19h às 22h; dias 20, 21, 22, 23/10 - das 18h 30min às 22h
VAGAS: 40
EMENTA: A definição de um sistema de referência, a partir do conhecimento do meio físico do Distrito Federal, para a compreensão de ambientes locais e do Sistema da Terra. Os materiais naturais inorgânicos do DF: características físicas e químicas, origem, evolução e transformações. As formas de energia envolvidas nas transformações físicas e químicas dos materiais inorgânicos naturais. As inter-relações espaço-temporais dos materiais com as formas da superfície. As relações entre os materiais inorgânicos naturais e a atividade humana, no DF.

41.Aulas Práticas de Genética Básica e Biologia Evolutiva
PROFESSORAS: Silviene Fabiana de Oliveira e Nilda Maria Diniz
DATA/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/11; 2/12 - das 8h às 12h
VAGAS: 20
EMENTA: Apresentar aos professores de ensino médio aulas práticas relativas a conteúdos de genética básica e biologia evolutiva que sejam fáceis de serem realizadas e que primem pelo uso de material barato e de fácil obtenção.
42.Genética Humana
PROFESSORES: Silviene Fabiana de Oliveira, Gabriel Tenório Ramos e Guilherme G. B. L. Ribeiro
DATA/HORÁRIO: dias 8, 22, 29/11; 6/12 - das 8h às 12h; dia 11/11 - das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: O presente curso visa suprir carências na área de genética humana por meio de: (a) revisão e atualização dos temas relacionados à genética, com ênfase na genética humana; (b) análise do impacto de novas tecnologias na sociedade e no campo da saúde humana.

43.A Prática da Jardinagem Orgânica e os Recursos Naturais
PROFESSORA: Carmen Regina M. A. Correia
DATA/HORÁRIO: 27/9; 4, 11, 18, 25/10 - das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Conhecimento do ambiente natural que nos cerca, diferenciando as fitofisionomias do bioma Cerrado. Conhecimentos básicos sobre cultivo orgânico. Técnicas alternativas de controle de pragas e doenças. Manejo racional dos recursos hídricos. Elaboração de composto orgânico. Técnicas de recuperação de áreas degradadas. Panorama histórico da evolução dos jardins, associando-os ao momento artístico-político-cultural em que foram elaborados. Identificação do valor estético de um jardim ambientalmente correto. Conhecimentos da legislação pertinente ao assunto.

44.Funções
PROFESSOR: Rui Seimetz
DATA/HORÁRIO: 23, 30/9; 7, 14, 21 e 28/10 - das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar metodologias para ensino do tema Funções nos ensinos fundamental e médio.

45.A Arte de Figuras Equidecomponíveis em Mosaicos
PROFESSORES: Tânia Schmitt e Bruno Marx de Aquino Braga
DATA/HORÁRIO: 23, 30/9; 7 e 14/10 - das 19h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar metodologias para ensino do tema nos níveis fundamental e médio, com auxílio dos mosaicos de Escher. Incentivar a utilização de apoio computacional e materiais distintos em aulas de geometria.

46.Química e Sociedade – uma proposta de ensino contextualizada
PROFESSORES: Gerson de Souza Mól, Wildson Luiz P. dos Santos, Eliane Nilvana F. de Castro, Gentil de Souza Silva, Roseli T. Matsunaga, Sálvia Barbosa Farias, Sandra Maria de O. Santos e Siland Meiry França Dib
DATA/HORÁRIO: 23, 30/9; 7, 14 e 21/10 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar referenciais teóricos da elaboração da coleção “Química e Sociedade” e desenvolver metodologias que possam ser empregadas em sua aplicação em salas de aula no ensino médio.

CURSOS INTERDISCIPLINARES

47.Ensino de Ciências da Natureza e Matemática por Meio de Projetos
PROFESSORES: Eliana dos Reis Nunes, Eliane Mendes Guimarães, Maria Helena da Silva Carneiro, Rui Seimetz e Wildson Luiz P. dos Santos
DATA/HORÁRIO: 8, 22/10; 5 e 19/11 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Discutir princípios de abordagem interdisciplinar no ensino médio e elaborar projeto de ações pedagógicas integradas entre as disciplinas da área das Ciências da Natureza e Matemática, visando à sua aplicação em 2004.

48.Multiculturalismo e Educação na Contemporaneidade (reedição)
PROFESSORES: Álvaro Sebastião T. Ribeiro e Francisco Gilson Rebouças Porto Júnior.
DATA/HORÁRIO: 26/9; 3, 10, 17 e 24/10 - das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Analisar e avaliar referenciais teóricos para a compreensão do processo educativo em uma perspectiva multicultural e multirreferencial. Reconhecer no mundo contemporâneo a diversidade cultural existente e relacioná-la com o processo educacional brasileiro.

49.Oficina Interdisciplinar de Leitura e Produção de Textos (reedição)
PROFESSORES: Paulo Sérgio B. de A. Salles, Maria Luiza Gastal, Ana Míriam Wüensch e Heloisa Lima Salles
DATA/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/11; 2/12 - das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Capacitar professores da Educação Básica na elaboração de projetos educacionais interdisciplinares, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem significativa. Promover a utilização de material jornalístico selecionado em termos de temas transversais na elaboração de atividades didático-pedagógicas. Favorecer a reflexão acerca de questões educacionais, em particular no que se refere ao desenvolvimento de instrumentos didático-pedagógicos.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

50.Psicologia da Adolescência no Mundo Contemporâneo
PROFESSORAS: Maria Helena Fávero e Maria Tereza Luchesi
DATA/HORÁRIO: 22, 29/9; 6, 13, 20, 27/10; 3, 10 e 17/11 - Turma A: das 8h às 12h; Turma B: das 14h às 18h
VAGAS: 25 (por turma)
EMENTA: Criar condições para o desenvolvimento de idéias críticas sobre a adolescência no mundo contemporâneo. Criar condições para reflexão sobre suas implicações para a prática de ensino.

51.Introdução à Psicologia Social de Pichon-Rivière (reedição)
PROFESSOR: Armando de Moraes Veloso
DATA/HORÁRIO: Turma A: 22, 29/9; 6, 13, 20, 27/10; 3, 10, 17 e 24/11 - das 14h às 18h
Turma B: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6, 13, 20 e 27/11 - das 8h às 12h
Turma C: 25/9; 2, 9, 16, 23, 30/10; 6, 13, 20 e 27/11 - das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 20 (por turma)
EMENTA: Favorecer o aprendizado de que os fenômenos grupais não são complicados, mas necessariamente complexos. Oportunizar instrumentos para uma prática educativa transformadora e humanista. Contribuir para um aprofundamento da valorização da subjetividade nas relações escolares. Disponibilizar conhecimentos para o aperfeiçoamento da prática de coordenação de grupos.

52.Transversalidade e Multirreferencialidade
PROFESSOR: Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro
DATA/HORÁRIO: 31/10; 7, 14, 28/11; 5/12 - das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Analisar e avaliar referenciais teóricos para a compreensão do processo educativo em uma perspectiva multidisciplinar e multirreferencial. Reconhecer no mundo contemporâneo a diversidade cultural existente e relacioná-la com o processo educacional brasileiro. Subsidiar o profissional de educação com metodologia adequada para o desenvolvimento da prática escolar, oferecendo o desenvolvimento de atitudes diante da alteridade e das opções culturais dos educandos.



CURSO EXTRA


- Conhecer o Cerrado

 

 

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br