|
Programação
de Eventos 2004/1 |
|
|
|
REEDIÇÕES |
LINGUAGENS,
CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
1.
Leitura, Literatura e Ensino: Práticas com Estratégias
PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17 e 24/6 das 8h às
12h
VAGAS: 25
EMENTA: Avaliar o ensino de Literatura como ferramenta
educacional para uma percepção crítica
da sociedade. Propor novas estratégias de leitura
e habilidades pessoais, como processos de melhor entendimento
dos textos, entre eles, o literário.
2.
Papel Artesanal
PROFESSORES: Thérèse Hofmann Gatti, Maria
José Cunha, Regina Kawara e José Andreolli
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1, 8 e 10/7
das 14h às 18h
VAGAS: 12
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal
de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras
secundárias (papel pós-consumo) e fibras
celulósicas não-madeireiras.
3.
PAS: Perspectivas Etnomusicológicas
PROFESSOR: Terry Agerkop
DATAS/HORÁRIO: 17, 19, 24, 26 e 31/5; 7, 9, 14,
16, 21/6 das 19h às 21h
VAGAS: 15
EMENTA: Introduzir os fundamentos e princípios
da etnomusicologia. Relacionar os conceitos etnomusicológicos
com a educação musical. Incentivar os professores
a criarem seus próprios métodos de ensino
musical. Despertar o interesse e a busca por novas concepções
e abordagens na elaboração de programas
de ensino musical. Experimentar e vivenciar na prática
elementos e categorias da estrutura musical. Desenvolver
e experimentar técnicas específicas de ensino
relacionadas a cada subtema do curso.
4.
A Dança na Escola, segundo os PCN
PROFESSORA: Márcia Soares de Almeida
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6;
7/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Promover a capacitação dos profissionais
que atuam na área de dança nas escolas.
Discutir a dança enquanto processo educativo. Apresentar
novas possibilidades de se trabalhar com a criação
artística nas escolas. Propiciar uma melhor fundamentação
teórica para a elaboração de projetos
em dança. Incentivar a pesquisa aos professores
do ensino médio e fundamental.
5.
Técnicas em Massagem I
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATAS/HORÁRIOS: dias 20/5 e 3/6, das 18h 45min
às 22h 15min; dias 22, 23/5; 5 e 6/6 das 8h15min
às 12h 30min e das 14h às 18h 15min
VAGAS: 28
EMENTA: Benefícios fisiológicos e psicológicos
da massagem. Contra-indicações e aplicações.
Técnicas orientais para membros inferiores e superiores.
Estudo das circulações numa seqüência
de massagem. Manipulações fasciais. 15 técnicas
em massagem.
6.
Técnicas em Massagem II
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATAS/HORÁRIOS: dias 17/6 e 1/7 das 18h 45min às
22h 15min; dias 19, 20/6, 3 e 4/7 das 8h 15min às
12h 30min e das 14h às 18h 15min
VAGAS: 28
EMENTA: Capacitar professores do ensino especial a aplicar
técnicas de massagem, e os dos ensinos médio
e fundamental a aplicar conteúdos inovadores entre
os educandos.
7.
LIBRAS Instrumental
PROFESSOR: Heloísa M. Moreira Lima de Almeida Salles
e André Yammine
DATAS/HORÁRIO: 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26, 27,
31/5; 1, 2, 3, 7, 8, 9, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 23, 24,
28, 29, 30/6; 1, 5/7 das 18h 30min às 20h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: Capacitar professores na utilização
instrumental da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Contribuir para a divulgação e valorização
da cultura surda e da Língua Brasileira de Sinais.
8.
Leitura e Interpretação de Textos em Língua
Inglesa
PROFESSOR: Gilberto Antunes Chauvet
DATAS/HORÁRIO: 31/5; 7, 14, 21 e 28/6 das 8h às
12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação da UnB com
os professores de inglês do nível médio
das escolas públicas e privadas e membros da comunidade
em geral, por meio de atividades de leitura e interpretação
de textos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
9.
Estratégias de Combate ao Racismo
PROFESSORES: Nelson Fernando Inocêncio da Silva
e Carlos Alberto de Paulo
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 11, 18, 25/6; 2 e 9/7
das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Avançar no entendimento dos vínculos
entre relações raciais e poder no Brasil.
Ampliar a compreensão sobre conceitos fluidos no
contexto das relações raciais. Viabilizar
ações anti-racismo no âmbito das escolas
públicas.
10. Memórias da Ocupação
do Território do Distrito Federal
PROFESSORA: Teresa Paiva Chaves
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: 27/5; 3, 10, 17, 24/6;
1 e 8/7 das 14h às 18h ;Turma B: 28/5; 4, 11, 18,
25/6; 2 e 9/7 das 8h às 12h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Promover a interação dos conhecimentos
gerados nos meios acadêmicos e escolares, com base
na reconstrução da memória e da história
dos processos de formação do Distrito Federal,
com ênfase na história oral, na imagem e
na consideração das experiências cotidianas
de seus habitantes.
11.
Pesquisa, Oralidade, Imagem, Memória e Contexto
Cultural
PROFESSORA: Teresa Paiva Chaves
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: dias 25/5; 1, 8, 15, 22,
29/6; 6/7 das 9h às 12h; Turma B: dias 26/5; 2,
9, 16, 23, 30/6; 7/7 das 9h às 12h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Estimular a prática da pesquisa na escola
entre os professores da rede pública do DF. Promover
a utilização da história oral e da
imagem como metodologia de pesquisa e de interação
de saberes no (re)conhecimento dos contextos histórico-culturais
onde a escola se insere. Incentivar junto aos professores
estratégias de produção de documentação
oral, escrita e visual para a geração de
materiais educativos culturais a serem por eles construídos
e utilizados em suas atividades nas escolas onde atuam.
Propiciar a interação entre professores
da rede pública, visando à formação
de multiplicadores desse tipo de proposta. Oportunizar
a multidisciplinaridade na geração de conhecimentos
e no desenvolvimento de atividades escolares.
Pré-requisito: Curso “Memórias da Ocupação
do Território do Distrito Federal”
12.
Oficina de História Oral
PROFESSORA: Cléria Botelho da Costa
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1/7 das 14h
às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Contribuir fundamentalmente, para a formação
dos professores de história contemporânea.
Estimular e desenvolver o espírito de pesquisa
nos professores. Alargar a compreensão das fontes
históricas.
CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA
E SUAS TECNOLOGIAS
13.
Levando a Botânica Morfológica para o Ensino
Fundamental
PROFESSORA: Lúcia Helena Soares e Silva
DATAS/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23, 30/6 das 14h 15min
às 18h 15min
VAGAS: 15
EMENTA: Capacitar professores do ensino fundamental para
trabalhar com Botânica em sala de aula. Oferecer
atualização na conceituação
de Botânica. Introduzir a Botânica nas séries
iniciais do ensino fundamental. Apresentar técnicas
simples de morfologia para aplicação em
sala de aula
14. A Prática da Jardinagem Orgânica
e os Recursos Naturais
PROFESSORA: Carmen Regina M. A. Correia
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19, 26/6; 3/7 das 14h às
18h
VAGAS: 25
EMENTA: Conhecimento do ambiente natural que nos cerca,
diferenciando as fitofisionomias do bioma cerrado. Conhecimentos
básicos sobre cultivo orgânico. Técnicas
alternativas de controle de pragas e doenças. Manejo
racional dos recursos hídricos. Elaboração
de composto orgânico. Técnicas de recuperação
de áreas degradadas. Panorama histórico
da evolução dos jardins, associando-os ao
momento artístico-político-cultural em que
foram elaborados. Identificação do valor
estético de um jardim ambientalmente correto. Conhecimentos
da legislação pertinente ao assunto.
15.
Segurança em Laboratórios Químicos
PROFESSORES: Antonio J. Moraes Guaritá Santos e
Denise Imbroisi
DATAS/HORÁRIO: 18, 25/5; 1, 8 e 15/6 das 14h às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: Conscientizar professores para que se responsabilizem
por todas as ações em um laboratório
químico. Promover um maior estreitamento entre
a questão segurança e a atividade laboratorial
cotidiana. Atender necessidades reais do mercado de trabalho.
Eliminar a lacuna atualmente existente no currículo
profissional de vários cursos universitários.
16.
Química e Sociedade – Uma Proposta de Ensino Contextualizada
PROFESSORES: Gerson de Souza Mól e Wildson Luiz
P. dos Santos
DATA/HORÁRIO: 20/5; 3, 17/6; 1 e 8/7 das 14h às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar referenciais teóricos da elaboração
da coleção “Química e Sociedade”
e desenvolver metodologias que possam ser empregadas em
sua aplicação em salas de aula do ensino
médio.
CURSOS INTERDISCIPLINARES
17.
Astronomia para Professores do Ensino Médio
PROFESSOR: José Leonardo Ferreira
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: dias 18, 25/5; 1, 8, 15,
22, 29/6 e 6/7 das 18h às 22h; Turma B: dias 22,
29/5; 5, 12, 19, 26/6; 3 e 10/7 das 8h às 12h
VAGAS: 60 (30 por turma)
EMENTA: Promover o aprendizado das Ciências do Espaço
e da Astronomia básica, com ênfase no estímulo
dessas ciências para o aprendizado de Física,
Química, Matemática, Geologia, Geografia
e Biologia (origem da vida). Desenvolver habilidades científicas
voltadas para a observação dos astros e
de outros fenômenos atmosféricos de interesse
para a ciência.
18. Oficina Interdisciplinar de Leitura e Produção
de Textos
PROFESSORES: Paulo Sérgio B. de A. Salles, Maria
Luiza Gastal, Ana Míriam Wüensch e Heloisa
Lima Salles
DATAS/HORÁRIO: 1, 8, 15, 22 e 29/6 das 14h às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: Capacitar professores da educação
básica na elaboração de projetos
educacionais interdisciplinares, com vistas ao desenvolvimento
da aprendizagem significativa. Promover a utilização
de material jornalístico selecionado em termos
de temas transversais na elaboração de atividades
didático-pedagógicas. Favorecer a reflexão
acerca de questões educacionais, em particular
no que se refere ao desenvolvimento de instrumentos didático-pedagógicos.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
19.
Psicologia da Adolescência no Mundo Contemporâneo
PROFESSORAS: Maria Helena Fávero e Maria Tereza
Luchesi
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: dias 19, 26/5; 2, 9, 16,
23, 30/6; 3 e 7/7 das 8h às 12h; Turma B: dias
19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 3 e 7/7 das 14h às
18h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Criar condições para o desenvolvimento
de idéias críticas sobre a adolescência
no mundo contemporâneo. Criar condições
para a reflexão sobre suas implicações
para a prática de ensino.
20.
Filosofia na Escola: Uma Experiência Investigativa
PROFESSOR: Álvaro S. T. Ribeiro
DATAS/HORÁRIO: 21/5; 4, 18, 25/6; 2/7 das 8h às
12h
VAGAS: 40
EMENTA: Refletir sobre a natureza, origem e sentido da
Filosofia. Perceber as possibilidades de prática
filosófica na educação. Compreender
os pressupostos da proposta de Filosofia no ensino fundamental.
Refletir sobre as possibilidades educativas da Filosofia.
21.
Introdução à Psicologia Social de
Pichon-Rivière
PROFESSOR: Armando de Moraes Veloso
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3, 17, 24/6;
1 e 8/7 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Favorecer o aprendizado de que os fenômenos
grupais não são complicados, mas necessariamente
complexos. Oportunizar instrumentos para uma prática
educativa transformadora e humanista. Contribuir para
um aprofundamento da valorização da subjetividade
nas relações escolares. Disponibilizar conhecimentos
para o aperfeiçoamento da prática de coordenação
de grupos.
|
INÉDITOS |
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
22.
Aspectos do Ensino de Línguas Próximas:
Espanhol – Português
PROFESSORAS: Marilene Marques de Oliveira e Luz M. M.
Pires da Silva
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3 e 17/6 das 14h às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: Trabalhar as dificuldades específicas do
ensino/aprendizagem de duas línguas que se entrecruzam
e podem se confundir pela proximidade idiomática.
Desenvolver uma metodologia que saiba aproveitar essa
mesma proximidade para o ensino/aprendizagem do idioma.
23.
Técnicas de Composição Coreográfica
PROFESSORAS: Márcia Duarte Pinho e Giselle Rodrigues
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6 das 8h às
12h
VAGAS: 25
EMENTA: Prática de composição coreográfica
voltada ao ensino das artes cênicas como recurso
de desenvolvimento da criatividade e habilidades expressivas,
integrando as linguagens da dança e teatro.
24.
Educação Musical nas Séries Iniciais
PROFESSORA: Maria Beatriz Miranda Lemos
DATAS/HORÁRIO: dias 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6
das 14h às 18h; dia 7/7 das 14h às 16h
VAGAS: 35
EMENTA: Vivência de jogos e brincadeiras com os
elementos da linguagem musical: ritmo, melodia, harmonia,
forma, expressividade e fundamentação teórica
para uma prática pedagógica-musical com
professores não-especialistas em música.
25.
Conversando sobre Línguas e Culturas Indígenas
Brasileiras
PROFESSORES: Daniele Marcelle Grannier e Adair Pimentel
Palácio
DATAS/HORÁRIO: 20, 22, 27 e 29/5 das 14h às
18h
VAGAS: 100
EMENTA: Sensibilização e instrumentalização
do professor de primeiro e segundo graus para tratar dos
temas indígenas em geral e da situação
lingüística das comunidades indígenas
em particular. Os povos indígenas brasileiros,
suas línguas e suas culturas: uma reflexão
sobre suas identidades e seus conflitos, sobre as suas
relações com o europeu (entre outros) desde
a chegada dos portugueses no Brasil até os dias
de hoje.
26.
Projeto de Material Didático: o Português
no Ensino Especial
PROFESSORAS: Daniele Marcelle Grannier, Adriana Cristina
Chan Viana, Regina M. Furquim e Sandra Patrícia
de Faria
DATAS/HORÁRIOS: dias 27/5; 3, 17,24/6 das 14h às
17h; e dia 1/7 das 14h às 18h
VAGAS: 15
EMENTA: Elaboração de materiais didáticos
para o ensino de português a usuários de
LIBRAS. Análise de projetos de materiais didáticos
em andamento. Levantamento de pontos críticos do
ensino de português a usuários de LIBRAS
e elaboração de unidades didáticas,
de acordo com os diferentes níveis da aprendizagem.
27.
Foto Arte 2004
PROFESSORES: Susana M. Dobal Jordan, Marcelo Feijó,
Marília Panitz, Silvio Zamboni, Luiz Humberto,
Fernando Ribeiro e Duda Bentes
DATAS/HORÁRIOS: dias 21, 28/5 das 19h às
21h; dias 22, 29/5; 12, 19, 29 e 30/6 – manhã e
tarde
VAGAS: 300
EMENTA: O objetivo principal é apresentar as estratégias
de leitura da imagem fotográfica, as diversas utilizações
da fotografia em áreas diferentes e os principais
conceitos da fotografia enquanto técnica e enquanto
arte em si, a fim de possibilitar a ampliação
do conhecimento de professores do ensino secundário,
que poderão tornar-se multiplicadores do tema.
28. Técnicas Pedagógicas para o
Ensino de Artes Cênicas
PROFESSORES: Dimer Monteiro e Márcia Duarte Pinho
DATAS/HORÁRIO: 27/5; 3, 17, 24/6; 1/7 das 8h 30min
às 12h 30min
VAGAS: 25
Ementa: A prática pedagógica no ensino das
artes cênicas sob o ponto de vista dos novos parâmetros
da Lei de Diretrizes e Bases, visando o aprimoramento
de técnicas voltadas ao desenvolvimento da criatividade
e expressividade e à reciclagem dos conhecimentos
já adquiridos.
29.
Poema e Música: um Método Dialógico
de Leitura no Ensino Médio
PROFESSORES: Robson Coelho Tinoco e Marília de
Alexandria
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1/7 das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: O sentido aplicado do dialogismo de Mikhail Bakhtin
– a pessoa em seu mundo; o aluno (e o professor) em sua
escola. Exemplos de músicas e poemas do século
XX até os dias atuais, como temas comuns. Análise
da musicalidade nas palavras-versos dos poemas. A integração
autor-leitor e o poema como duplicidade unívoca:
ritmo e mensagem. Proposta de metodologia de ensino integrando
música e poema, aluno e leitura, sociedade e literatura.
30.
O Ensino da Arte Popular no Contexto da Arte-Educação
PROFESSOR: Nelson Fernando Inocêncio da Silva
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 18, 25/6; 2/7 das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Estudo das tradições populares e
sua inserção nos ensinos médio e
fundamental. Análise da estrutura excludente das
políticas culturais que alijam sistematicamente
artistas populares.
31.
Representação Negra nas Artes Visuais
PROFESSOR: Nelson Fernando Inocêncio da Silva
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1/7 das 8h
às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Estudo acerca da ideologia imagética voltada
para as relações raciais. Reflexão
sobre o ensino das artes visuais e a ausência de
estudos referentes às estéticas negras.
32.
Ensino de Sintaxe: Contribuições da Teoria
da Gramática
PROFESSOR: Heloisa Maria Moreira Lima Salles, Adriana
Cristina Chan Vianna, Cleonice Cândida Gomes e Aroldo
Leal de Andrade
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1 e 8/7 das
8 às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Discutir conceitos e definições
da Teoria da Gramática que contribuam para a compreensão
de fenômenos sintáticos da língua
portuguesa. Avaliar criticamente os instrumentos lingüísticos
e materiais didáticos disponíveis para o
ensino da língua portuguesa. Formular propostas
para o ensino da sintaxe para os níveis fundamental
e médio.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
33.
As Culturas Afro-Brasileiras no Contexto da América
do Sul
PROFESSORES: Nelson Fernando Inocêncio da Silva
e Luis Ferreira Makl
DATAS/HORÁRIO: 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6 das 8h
às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Uma introdução ao estudo da cultura
afro-brasileira, nos seus aspectos expressivos e políticos
e as inter-relações entre estes, contextualizados
na América do Sul, inclusive o Caribe próximo.
34.
Repensando o Ensino da Filosofia XI
PROFESSORES: Carla Luciane Bordignon, Andréa de
F. F. Negrão e Antônio K. B. Oliveira
DATAS/HORÁRIO: 28/5; 4, 11, 18, 25/6; 2/7 das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Questionar, formular hipóteses, comparar
e examinar alternativas, estabelecer critérios,
formular e desenvolver conceitos e buscar princípios
para a prática docente em Filosofia.
35. Brasil: História e Historiografia
PROFESSOR: Celso Silva Fonseca
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 18, 25/6; 2/7 das 8h
às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O conhecimento histórico é também
e ao mesmo tempo história da historiografia. Propomos
um exame da historiografia do Brasil, a partir das reflexões
de autores “clássicos” até as mais recentes
interpretações, revelando a construção
de novos objetos históricos.
36.
As Pensadoras: Mulheres Invisíveis na História
da Filosofia
PROFESSORES: Ana Miriam Wüensch e Wanderson Nascimento
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 11, 18 e 25/6 das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Genealogia do esquecimento das mulheres nas histórias
oficiais. Com a palavra, os filósofos. Existem
filósofas? Se existem, porque não são
estudadas? Se são estudadas, porque não
aparecem nas histórias da filosofia? Mulheres,
feminismo, gênero, androcentrismo, patriarcado,
misoginia. O que significam estas palavras? Pensar a contribuição
intelectual das mulheres e a reprodução
dos gêneros em sala de aula.
37.
Jovem e Mercado de Trabalho
PROFESSORES: Marcia de Melo Martins Kuyumjian, Geórgia
Patrícia Pinto e Wanessa Pariciane Pereira de Araújo
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5, 4, 18, 25/6; 2/7 das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Discute a atualidade do mundo do trabalho articulando
suas múltiplas modulações (flexibilização,
desregulamentação e precarização)
no processo de socialização, formação
e inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Articula esta problemática com o papel da família
e escola no enfrentamento dos riscos da exclusão
social e na construção da identidade social.
38.
Tópicos em Teoria da História e Historiografia
PROFESSORES: José Otávio Nogueira Guimarães
e André Leme Lopes
DATAS/HORÁRIO: 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6 das 15h
às 18h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: Iniciação ao debate contemporâneo
no campo da teoria da história e da historiografia.
Procura-se, especialmente, historicizar as formas de apropriação
“científica” do passado, mediante a contextualização
dos modos de produção da “verdade” histórica.
O objetivo é fornecer ao professor do ensino básico
os meios conceituais para uma avaliação
crítica dos conteúdos que transmite.
39.
Pluralidade Cultural na Escola: Desafios da Lei 10.639
PROFESSORES: Nelson Fernando Inocêncio e Paula Vilas
DATAS/HORÁRIO: 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6 das 14h
às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Leitura crítica do tema transversal pluralidade
cultural dos PCN e da bibliografia que o embasa. Desenvolver
metodologias de aplicabilidade da Lei 10.639. Elaborar
um projeto pedagógico que atenda à realidade
escolar da instituição onde o participante
presta serviço.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
40.
PCN de Ciências Naturais: O Estudo do Meio Físico
PROFESSORAS: Edi Mendes Guimarães e Selma Aparecida
Roriz
DATAS/HORÁRIOS: dias 18, 25/5; 1, 8, 15/6 das 14h
às 18h e dia 19/6 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso propõe apresentar aos participantes
técnicas simples para o estudo do ambiente físico
inorgânico (geoambiente), integrando o estudo do
espaço, dos materiais, das formas de energia e
do tempo. Serão tratadas as relações
dos fatores abióticos (ar, água, solo, rochas,
sedimentos) com os fatores bióticos antrópicos
para uma compreensão interdisciplinar do ambiente
natural e dos fatores culturais e tecnológicos.
41. Temas em Genética Humana
PROFESSORES: Silviene Fabiana de Oliveira, Gabriel Tenório
Ramos e Ana Paula D. Inglêz
DATAS/HORÁRIO: 18, 25/5; 1, 8, 15/6 das 8h às
12h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso destina-se aos professores que tenham
os conceitos básicos de genética e queiram
realizar um breve aprofundamento em genética humana.
Serão abordados os temas padrão de herança
monogênica, anomalias cromossômicas, genética
do câncer, projeto genoma humano e investigação
de paternidade.
42.
Novos Rumos da Biologia: a Era Pós-Genômica
PROFESSORES: Carlos André Ornelas Ricart e Marcelo
Valle de Sousa
DATAS/HORÁRIO: 25/5; 1, 8, 15 e 22/6 das 14h às
18h
VAGAS: 40
EMENTA: Visão moderna das biomoléculas informacionais.
Conceitos básicos de genômica e visão
geral do Projeto Genoma Humano. A pesquisa na era pós-genômica.
A proteômica: conceitos básicos, metodologias
e aplicações para a sociedade. Aspectos
socioeconômicos e bioéticos. Discussão
sobre a trasnmissão do conteúdo apresentado
para alunos do ensino médio.
43.
Estudo de Espaço Social Enfocando o Tema Água
PROFESSORES: Roberto Ribeiro da Silva, Geraldo A. L. Ferreira
e Joice de A. Baptista
DATAS/HORÁRIOS: dias 18/5 e 22/6 das 14h às
16h; dias 20/5; 3, 5 e 17/6 livre-Internet; dias 1, 8
e 15/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Este curso tem como objetivo capacitar professores
de ciências de 5ª a 8ª séries e
do ensino médio para o desenvolvimento de um projeto
educacional, o qual realiza um estudo de espaço
social cujo enfoque é o tema água.
44.
Meio Ambiente: Elaboração de Projetos e
Oficinas em Samambaia
PROFESSORES: Eliane Mendes Guimarães, Juliana Rosa
do P. Marques de Oliveira, Roni Ivan Rocha de Oliveira
e Simone Mogami Delgado
DATAS/HORÁRIOS: dias 19/5; 2, 16, 23, 30/6; 7/7
das 8h às 12h; dias 26/5 e 9/6 das 9h às
12h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso terá o objetivo de construir, junto
com os professores, oficinas e projetos pedagógicos
voltados para as questões ambientais de Samambaia.
Os projetos poderão ser apresentados na semana
do cerrado, em setembro de 2004, no Parque 3 Meninas.
45.
Plantas Medicinais
PROFESSORAS: Eliane Mendes Guimarães e Ariana Dantas
A. C. Filgueiras
DATAS/HORÁRIO: 19, 26/5; 2, 9, 16, 23 e 30/6 das
14h às 17h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: O curso abordará o conhecimento popular
e sistematizado de plantas medicinais quanto às
formas de utilização, cuidados, identificação
das plantas mais comuns, plantas aromáticas, colheita
e armazenamento.
46.
Novas Ferramentas para o Ensino do Desenho Geométrico
PROFESSORES: Reynaldo Turquetti Filho e Maria Terezinha
Jesus Gaspar
DATAS/HORÁRIOS: dias 18, 25/5; 1 e 8/6 das 8h às
12h e dias 15, 22, 29/6; 6/7 das 18h 30min às 22h
VAGAS: 25
EMENTA: Capacitação do professor no uso
de ferramentas para o ensino dos conceitos básicos
do Desenho Geométrico. Resgatar uma metodologia
lúdica fazendo uso de materiais concretos para
a fixação dos conceitos do Desenho Geométrico.
47.
Água: Matriz Ecopedagógica – Alfabetização
Ecológica na Escola
PROFESSORAS: Vera Margarida Lessa Catalão, Jacy
P. Guimarães e Maria do Socorro Rodrigues
DATAS/HORÁRIOS: dias 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 3/7
das 14h às 18h e dia 1/7 das 8h às 14h
VAGAS: 30
EMENTA: Formação direcionado aos professores
da Escola Classe do Palha numa proposta pedagógica
in loco voltada para a conscientização e
atuação comunitária considerando
a bacia hidrográfica como unidade de gestão
no contexto do Bioma Cerrado, de acordo com os pressupostos
da Agenda 21, Política Nacional de Recursos Hídricos
e Política Nacional de Educação Ambiental.
48. Óleos Vegetais: Extração
e Fabricação de Biodísel
PROFESSORES: Paulo Anselmo Ziani Suarez e Frederique Rosa
e Abreu
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: dias 8, 15, 22, e 29/6
das 14h às 18h; dias 12, 19 e 26/6 das 8h às
12h; Turma B: dias 8, 12, 15, 19, 22, 26 e 29/6 das 14h
às 18h
VAGAS: 30 (15 por turma)
EMENTA: Conceitos básicos sobre óleos e
gorduras, incluindo a obtenção destes e
a sua transformação em biodísel.
Enfoque teórico enfatizando as questões
químicas, econômicas, políticas e
ambientais envolvidas, bem como a realização
de experimentos práticos de obtenção
de óleos e gorduras e biodísel.
CURSOS INTERDISCIPLINARES
49.
Bioética, Cidadania e Educação
PROFESSORES: Ana Miriam Wüensch e Jansen Ribeiro
Pires
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 10, 17 e 24/6 das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar a reflexão bioética para
professores e estudantes de licenciatura de todas as áreas
do ensino médio. Debater as contribuições
da bioética na educação para a cidadania
de modo contextualizado em todas as áreas de ensino.
Discutir e considerar materiais e modos de ensino de temas
da bioética no ensino médio.
50.
Escola Inclusiva: Desafios para a Criatividade
PROFESSORA: Albertina Mitjáns Martínez
DATAS/HORÁRIO: 17, 31/5; 14, 21 e 28/6 das 14h
às 18h
VAGAS: 30
Ementa: O processo de inclusão escolar e seus desafios.
As mudanças nas concepções dos profissionais
da educação e a reorganização
do trabalho pedagógico. O papel da criatividade
na escola inclusiva. Estratégias para o desenvolvimento
da criatividade do professor.
51.
Cultura de Paz e Pactos de Convivência nas Escolas
PROFESSORES: Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira,
Feizi Masrour Milani e Rosângela Azevedo Corrêa
DATAS/HORÁRIO: 21, 23, 25, 28, 30/6; 2 e 5/7 das
19h às 22h
VAGAS: 40
EMENTA: O desenvolvimento humano na adolescência
e juventude. Conceito e princípios norteadores
da cultura de paz. Educação para a paz na
sala de aula, administrando os conflitos, a indisciplina
e a agressividade na escola. A construção
de pactos de convivência. Ações afirmativas
e cultura de paz.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
52.
A Escola e o Professor como Agentes de Prevenção
de Suicídio
PROFESSORES: Marcelo Tavares, Isa Maria Lopes Paniago,
Cristina M. de Moura, Beatriz
M. F. de Souza e Meiriliane Naves da Silva
DATAS/HORÁRIO: dias 21, 28/5; 4, 18, 25/6; 2/7
das 19h às 22h; dia 9/7 das 19h às 21h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso visa capacitar professores, pedagogos
e psicólogos educacionais e outros membros das
escolas a: (1) reconhecer o contexto que torna o suicídio
de jovens entre 15 e 25 anos a terceira maior causa de
morte no Brasil e no mundo (MS e OMS); (2) se capacitar
para desenvolver programas de prevenção
e fortalecimento da capacidade de enfrentamento para promover
a auto-estima, a auto-expressão, o auto-conhecimento
e a consolidação da identidade de adolescentes
nas escolas; e (3) sensibilizar as escolas e colegas de
trabalho para a atuação preventiva.
|
|
|
|