Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
  
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 


Programação de Eventos 2004/1
           
REEDIÇÕES

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

1. Leitura, Literatura e Ensino: Práticas com Estratégias
PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17 e 24/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Avaliar o ensino de Literatura como ferramenta educacional para uma percepção crítica da sociedade. Propor novas estratégias de leitura e habilidades pessoais, como processos de melhor entendimento dos textos, entre eles, o literário.

2. Papel Artesanal
PROFESSORES: Thérèse Hofmann Gatti, Maria José Cunha, Regina Kawara e José Andreolli
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1, 8 e 10/7 das 14h às 18h
VAGAS: 12
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras secundárias (papel pós-consumo) e fibras celulósicas não-madeireiras.

3. PAS: Perspectivas Etnomusicológicas
PROFESSOR: Terry Agerkop
DATAS/HORÁRIO: 17, 19, 24, 26 e 31/5; 7, 9, 14, 16, 21/6 das 19h às 21h
VAGAS: 15
EMENTA: Introduzir os fundamentos e princípios da etnomusicologia. Relacionar os conceitos etnomusicológicos com a educação musical. Incentivar os professores a criarem seus próprios métodos de ensino musical. Despertar o interesse e a busca por novas concepções e abordagens na elaboração de programas de ensino musical. Experimentar e vivenciar na prática elementos e categorias da estrutura musical. Desenvolver e experimentar técnicas específicas de ensino relacionadas a cada subtema do curso.

4. A Dança na Escola, segundo os PCN
PROFESSORA: Márcia Soares de Almeida
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 7/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Promover a capacitação dos profissionais que atuam na área de dança nas escolas. Discutir a dança enquanto processo educativo. Apresentar novas possibilidades de se trabalhar com a criação artística nas escolas. Propiciar uma melhor fundamentação teórica para a elaboração de projetos em dança. Incentivar a pesquisa aos professores do ensino médio e fundamental.

5. Técnicas em Massagem I
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATAS/HORÁRIOS: dias 20/5 e 3/6, das 18h 45min às 22h 15min; dias 22, 23/5; 5 e 6/6 das 8h15min às 12h 30min e das 14h às 18h 15min
VAGAS: 28
EMENTA: Benefícios fisiológicos e psicológicos da massagem. Contra-indicações e aplicações. Técnicas orientais para membros inferiores e superiores. Estudo das circulações numa seqüência de massagem. Manipulações fasciais. 15 técnicas em massagem.

6. Técnicas em Massagem II
PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATAS/HORÁRIOS: dias 17/6 e 1/7 das 18h 45min às 22h 15min; dias 19, 20/6, 3 e 4/7 das 8h 15min às 12h 30min e das 14h às 18h 15min
VAGAS: 28
EMENTA: Capacitar professores do ensino especial a aplicar técnicas de massagem, e os dos ensinos médio e fundamental a aplicar conteúdos inovadores entre os educandos.

7. LIBRAS Instrumental
PROFESSOR: Heloísa M. Moreira Lima de Almeida Salles e André Yammine
DATAS/HORÁRIO: 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26, 27, 31/5; 1, 2, 3, 7, 8, 9, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 23, 24, 28, 29, 30/6; 1, 5/7 das 18h 30min às 20h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: Capacitar professores na utilização instrumental da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Contribuir para a divulgação e valorização da cultura surda e da Língua Brasileira de Sinais.

8. Leitura e Interpretação de Textos em Língua Inglesa
PROFESSOR: Gilberto Antunes Chauvet
DATAS/HORÁRIO: 31/5; 7, 14, 21 e 28/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação da UnB com os professores de inglês do nível médio das escolas públicas e privadas e membros da comunidade em geral, por meio de atividades de leitura e interpretação de textos.


CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

9. Estratégias de Combate ao Racismo
PROFESSORES: Nelson Fernando Inocêncio da Silva e Carlos Alberto de Paulo
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 11, 18, 25/6; 2 e 9/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Avançar no entendimento dos vínculos entre relações raciais e poder no Brasil. Ampliar a compreensão sobre conceitos fluidos no contexto das relações raciais. Viabilizar ações anti-racismo no âmbito das escolas públicas.

10. Memórias da Ocupação do Território do Distrito Federal
PROFESSORA: Teresa Paiva Chaves
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: 27/5; 3, 10, 17, 24/6; 1 e 8/7 das 14h às 18h ;Turma B: 28/5; 4, 11, 18, 25/6; 2 e 9/7 das 8h às 12h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Promover a interação dos conhecimentos gerados nos meios acadêmicos e escolares, com base na reconstrução da memória e da história dos processos de formação do Distrito Federal, com ênfase na história oral, na imagem e na consideração das experiências cotidianas de seus habitantes.

11. Pesquisa, Oralidade, Imagem, Memória e Contexto Cultural
PROFESSORA: Teresa Paiva Chaves
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: dias 25/5; 1, 8, 15, 22, 29/6; 6/7 das 9h às 12h; Turma B: dias 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 7/7 das 9h às 12h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Estimular a prática da pesquisa na escola entre os professores da rede pública do DF. Promover a utilização da história oral e da imagem como metodologia de pesquisa e de interação de saberes no (re)conhecimento dos contextos histórico-culturais onde a escola se insere. Incentivar junto aos professores estratégias de produção de documentação oral, escrita e visual para a geração de materiais educativos culturais a serem por eles construídos e utilizados em suas atividades nas escolas onde atuam. Propiciar a interação entre professores da rede pública, visando à formação de multiplicadores desse tipo de proposta. Oportunizar a multidisciplinaridade na geração de conhecimentos e no desenvolvimento de atividades escolares.
Pré-requisito: Curso “Memórias da Ocupação do Território do Distrito Federal”

12. Oficina de História Oral
PROFESSORA: Cléria Botelho da Costa
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1/7 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Contribuir fundamentalmente, para a formação dos professores de história contemporânea. Estimular e desenvolver o espírito de pesquisa nos professores. Alargar a compreensão das fontes históricas.


CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

13. Levando a Botânica Morfológica para o Ensino Fundamental
PROFESSORA: Lúcia Helena Soares e Silva
DATAS/HORÁRIO: 2, 9, 16, 23, 30/6 das 14h 15min às 18h 15min
VAGAS: 15
EMENTA: Capacitar professores do ensino fundamental para trabalhar com Botânica em sala de aula. Oferecer atualização na conceituação de Botânica. Introduzir a Botânica nas séries iniciais do ensino fundamental. Apresentar técnicas simples de morfologia para aplicação em sala de aula

14. A Prática da Jardinagem Orgânica e os Recursos Naturais
PROFESSORA: Carmen Regina M. A. Correia
DATAS/HORÁRIO: 5, 12, 19, 26/6; 3/7 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Conhecimento do ambiente natural que nos cerca, diferenciando as fitofisionomias do bioma cerrado. Conhecimentos básicos sobre cultivo orgânico. Técnicas alternativas de controle de pragas e doenças. Manejo racional dos recursos hídricos. Elaboração de composto orgânico. Técnicas de recuperação de áreas degradadas. Panorama histórico da evolução dos jardins, associando-os ao momento artístico-político-cultural em que foram elaborados. Identificação do valor estético de um jardim ambientalmente correto. Conhecimentos da legislação pertinente ao assunto.

15. Segurança em Laboratórios Químicos
PROFESSORES: Antonio J. Moraes Guaritá Santos e Denise Imbroisi
DATAS/HORÁRIO: 18, 25/5; 1, 8 e 15/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Conscientizar professores para que se responsabilizem por todas as ações em um laboratório químico. Promover um maior estreitamento entre a questão segurança e a atividade laboratorial cotidiana. Atender necessidades reais do mercado de trabalho. Eliminar a lacuna atualmente existente no currículo profissional de vários cursos universitários.

16. Química e Sociedade – Uma Proposta de Ensino Contextualizada
PROFESSORES: Gerson de Souza Mól e Wildson Luiz P. dos Santos
DATA/HORÁRIO: 20/5; 3, 17/6; 1 e 8/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar referenciais teóricos da elaboração da coleção “Química e Sociedade” e desenvolver metodologias que possam ser empregadas em sua aplicação em salas de aula do ensino médio.


CURSOS INTERDISCIPLINARES

17. Astronomia para Professores do Ensino Médio
PROFESSOR: José Leonardo Ferreira
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: dias 18, 25/5; 1, 8, 15, 22, 29/6 e 6/7 das 18h às 22h; Turma B: dias 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6; 3 e 10/7 das 8h às 12h
VAGAS: 60 (30 por turma)
EMENTA: Promover o aprendizado das Ciências do Espaço e da Astronomia básica, com ênfase no estímulo dessas ciências para o aprendizado de Física, Química, Matemática, Geologia, Geografia e Biologia (origem da vida). Desenvolver habilidades científicas voltadas para a observação dos astros e de outros fenômenos atmosféricos de interesse para a ciência.

18. Oficina Interdisciplinar de Leitura e Produção de Textos
PROFESSORES: Paulo Sérgio B. de A. Salles, Maria Luiza Gastal, Ana Míriam Wüensch e Heloisa Lima Salles
DATAS/HORÁRIO: 1, 8, 15, 22 e 29/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Capacitar professores da educação básica na elaboração de projetos educacionais interdisciplinares, com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem significativa. Promover a utilização de material jornalístico selecionado em termos de temas transversais na elaboração de atividades didático-pedagógicas. Favorecer a reflexão acerca de questões educacionais, em particular no que se refere ao desenvolvimento de instrumentos didático-pedagógicos.


ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

19. Psicologia da Adolescência no Mundo Contemporâneo
PROFESSORAS: Maria Helena Fávero e Maria Tereza Luchesi
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: dias 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 3 e 7/7 das 8h às 12h; Turma B: dias 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6; 3 e 7/7 das 14h às 18h
VAGAS: 50 (25 por turma)
EMENTA: Criar condições para o desenvolvimento de idéias críticas sobre a adolescência no mundo contemporâneo. Criar condições para a reflexão sobre suas implicações para a prática de ensino.

20. Filosofia na Escola: Uma Experiência Investigativa
PROFESSOR: Álvaro S. T. Ribeiro
DATAS/HORÁRIO: 21/5; 4, 18, 25/6; 2/7 das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Refletir sobre a natureza, origem e sentido da Filosofia. Perceber as possibilidades de prática filosófica na educação. Compreender os pressupostos da proposta de Filosofia no ensino fundamental. Refletir sobre as possibilidades educativas da Filosofia.

21. Introdução à Psicologia Social de Pichon-Rivière
PROFESSOR: Armando de Moraes Veloso
DATAS/HORÁRIO: 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1 e 8/7 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Favorecer o aprendizado de que os fenômenos grupais não são complicados, mas necessariamente complexos. Oportunizar instrumentos para uma prática educativa transformadora e humanista. Contribuir para um aprofundamento da valorização da subjetividade nas relações escolares. Disponibilizar conhecimentos para o aperfeiçoamento da prática de coordenação de grupos.

 

INÉDITOS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

22. Aspectos do Ensino de Línguas Próximas: Espanhol – Português
PROFESSORAS: Marilene Marques de Oliveira e Luz M. M. Pires da Silva
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3 e 17/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Trabalhar as dificuldades específicas do ensino/aprendizagem de duas línguas que se entrecruzam e podem se confundir pela proximidade idiomática. Desenvolver uma metodologia que saiba aproveitar essa mesma proximidade para o ensino/aprendizagem do idioma.

23. Técnicas de Composição Coreográfica
PROFESSORAS: Márcia Duarte Pinho e Giselle Rodrigues
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Prática de composição coreográfica voltada ao ensino das artes cênicas como recurso de desenvolvimento da criatividade e habilidades expressivas, integrando as linguagens da dança e teatro.

24. Educação Musical nas Séries Iniciais
PROFESSORA: Maria Beatriz Miranda Lemos
DATAS/HORÁRIO: dias 19, 26/5; 2, 9, 16, 23, 30/6 das 14h às 18h; dia 7/7 das 14h às 16h
VAGAS: 35
EMENTA: Vivência de jogos e brincadeiras com os elementos da linguagem musical: ritmo, melodia, harmonia, forma, expressividade e fundamentação teórica para uma prática pedagógica-musical com professores não-especialistas em música.

25. Conversando sobre Línguas e Culturas Indígenas Brasileiras
PROFESSORES: Daniele Marcelle Grannier e Adair Pimentel Palácio
DATAS/HORÁRIO: 20, 22, 27 e 29/5 das 14h às 18h
VAGAS: 100
EMENTA: Sensibilização e instrumentalização do professor de primeiro e segundo graus para tratar dos temas indígenas em geral e da situação lingüística das comunidades indígenas em particular. Os povos indígenas brasileiros, suas línguas e suas culturas: uma reflexão sobre suas identidades e seus conflitos, sobre as suas relações com o europeu (entre outros) desde a chegada dos portugueses no Brasil até os dias de hoje.

26. Projeto de Material Didático: o Português no Ensino Especial
PROFESSORAS: Daniele Marcelle Grannier, Adriana Cristina Chan Viana, Regina M. Furquim e Sandra Patrícia de Faria
DATAS/HORÁRIOS: dias 27/5; 3, 17,24/6 das 14h às 17h; e dia 1/7 das 14h às 18h
VAGAS: 15
EMENTA: Elaboração de materiais didáticos para o ensino de português a usuários de LIBRAS. Análise de projetos de materiais didáticos em andamento. Levantamento de pontos críticos do ensino de português a usuários de LIBRAS e elaboração de unidades didáticas, de acordo com os diferentes níveis da aprendizagem.

27. Foto Arte 2004
PROFESSORES: Susana M. Dobal Jordan, Marcelo Feijó, Marília Panitz, Silvio Zamboni, Luiz Humberto, Fernando Ribeiro e Duda Bentes
DATAS/HORÁRIOS: dias 21, 28/5 das 19h às 21h; dias 22, 29/5; 12, 19, 29 e 30/6 – manhã e tarde
VAGAS: 300
EMENTA: O objetivo principal é apresentar as estratégias de leitura da imagem fotográfica, as diversas utilizações da fotografia em áreas diferentes e os principais conceitos da fotografia enquanto técnica e enquanto arte em si, a fim de possibilitar a ampliação do conhecimento de professores do ensino secundário, que poderão tornar-se multiplicadores do tema.

28. Técnicas Pedagógicas para o Ensino de Artes Cênicas
PROFESSORES: Dimer Monteiro e Márcia Duarte Pinho
DATAS/HORÁRIO: 27/5; 3, 17, 24/6; 1/7 das 8h 30min às 12h 30min
VAGAS: 25
Ementa: A prática pedagógica no ensino das artes cênicas sob o ponto de vista dos novos parâmetros da Lei de Diretrizes e Bases, visando o aprimoramento de técnicas voltadas ao desenvolvimento da criatividade e expressividade e à reciclagem dos conhecimentos já adquiridos.

29. Poema e Música: um Método Dialógico de Leitura no Ensino Médio
PROFESSORES: Robson Coelho Tinoco e Marília de Alexandria
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: O sentido aplicado do dialogismo de Mikhail Bakhtin – a pessoa em seu mundo; o aluno (e o professor) em sua escola. Exemplos de músicas e poemas do século XX até os dias atuais, como temas comuns. Análise da musicalidade nas palavras-versos dos poemas. A integração autor-leitor e o poema como duplicidade unívoca: ritmo e mensagem. Proposta de metodologia de ensino integrando música e poema, aluno e leitura, sociedade e literatura.

30. O Ensino da Arte Popular no Contexto da Arte-Educação
PROFESSOR: Nelson Fernando Inocêncio da Silva
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 18, 25/6; 2/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Estudo das tradições populares e sua inserção nos ensinos médio e fundamental. Análise da estrutura excludente das políticas culturais que alijam sistematicamente artistas populares.

31. Representação Negra nas Artes Visuais
PROFESSOR: Nelson Fernando Inocêncio da Silva
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Estudo acerca da ideologia imagética voltada para as relações raciais. Reflexão sobre o ensino das artes visuais e a ausência de estudos referentes às estéticas negras.

32. Ensino de Sintaxe: Contribuições da Teoria da Gramática
PROFESSOR: Heloisa Maria Moreira Lima Salles, Adriana Cristina Chan Vianna, Cleonice Cândida Gomes e Aroldo Leal de Andrade
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 1 e 8/7 das 8 às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Discutir conceitos e definições da Teoria da Gramática que contribuam para a compreensão de fenômenos sintáticos da língua portuguesa. Avaliar criticamente os instrumentos lingüísticos e materiais didáticos disponíveis para o ensino da língua portuguesa. Formular propostas para o ensino da sintaxe para os níveis fundamental e médio.


CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

33. As Culturas Afro-Brasileiras no Contexto da América do Sul
PROFESSORES: Nelson Fernando Inocêncio da Silva e Luis Ferreira Makl
DATAS/HORÁRIO: 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Uma introdução ao estudo da cultura afro-brasileira, nos seus aspectos expressivos e políticos e as inter-relações entre estes, contextualizados na América do Sul, inclusive o Caribe próximo.

34. Repensando o Ensino da Filosofia XI
PROFESSORES: Carla Luciane Bordignon, Andréa de F. F. Negrão e Antônio K. B. Oliveira
DATAS/HORÁRIO: 28/5; 4, 11, 18, 25/6; 2/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Questionar, formular hipóteses, comparar e examinar alternativas, estabelecer critérios, formular e desenvolver conceitos e buscar princípios para a prática docente em Filosofia.

35. Brasil: História e Historiografia
PROFESSOR: Celso Silva Fonseca
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 18, 25/6; 2/7 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O conhecimento histórico é também e ao mesmo tempo história da historiografia. Propomos um exame da historiografia do Brasil, a partir das reflexões de autores “clássicos” até as mais recentes interpretações, revelando a construção de novos objetos históricos.

36. As Pensadoras: Mulheres Invisíveis na História da Filosofia
PROFESSORES: Ana Miriam Wüensch e Wanderson Nascimento
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5; 4, 11, 18 e 25/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Genealogia do esquecimento das mulheres nas histórias oficiais. Com a palavra, os filósofos. Existem filósofas? Se existem, porque não são estudadas? Se são estudadas, porque não aparecem nas histórias da filosofia? Mulheres, feminismo, gênero, androcentrismo, patriarcado, misoginia. O que significam estas palavras? Pensar a contribuição intelectual das mulheres e a reprodução dos gêneros em sala de aula.

37. Jovem e Mercado de Trabalho
PROFESSORES: Marcia de Melo Martins Kuyumjian, Geórgia Patrícia Pinto e Wanessa Pariciane Pereira de Araújo
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/5, 4, 18, 25/6; 2/7 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Discute a atualidade do mundo do trabalho articulando suas múltiplas modulações (flexibilização, desregulamentação e precarização) no processo de socialização, formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho. Articula esta problemática com o papel da família e escola no enfrentamento dos riscos da exclusão social e na construção da identidade social.

38. Tópicos em Teoria da História e Historiografia
PROFESSORES: José Otávio Nogueira Guimarães e André Leme Lopes
DATAS/HORÁRIO: 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6 das 15h às 18h 30min
VAGAS: 30
EMENTA: Iniciação ao debate contemporâneo no campo da teoria da história e da historiografia. Procura-se, especialmente, historicizar as formas de apropriação “científica” do passado, mediante a contextualização dos modos de produção da “verdade” histórica. O objetivo é fornecer ao professor do ensino básico os meios conceituais para uma avaliação crítica dos conteúdos que transmite.

39. Pluralidade Cultural na Escola: Desafios da Lei 10.639
PROFESSORES: Nelson Fernando Inocêncio e Paula Vilas
DATAS/HORÁRIO: 22, 29/5; 5, 12, 19, 26/6 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Leitura crítica do tema transversal pluralidade cultural dos PCN e da bibliografia que o embasa. Desenvolver metodologias de aplicabilidade da Lei 10.639. Elaborar um projeto pedagógico que atenda à realidade escolar da instituição onde o participante presta serviço.

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

40. PCN de Ciências Naturais: O Estudo do Meio Físico
PROFESSORAS: Edi Mendes Guimarães e Selma Aparecida Roriz
DATAS/HORÁRIOS: dias 18, 25/5; 1, 8, 15/6 das 14h às 18h e dia 19/6 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso propõe apresentar aos participantes técnicas simples para o estudo do ambiente físico inorgânico (geoambiente), integrando o estudo do espaço, dos materiais, das formas de energia e do tempo. Serão tratadas as relações dos fatores abióticos (ar, água, solo, rochas, sedimentos) com os fatores bióticos antrópicos para uma compreensão interdisciplinar do ambiente natural e dos fatores culturais e tecnológicos.

41. Temas em Genética Humana
PROFESSORES: Silviene Fabiana de Oliveira, Gabriel Tenório Ramos e Ana Paula D. Inglêz
DATAS/HORÁRIO: 18, 25/5; 1, 8, 15/6 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso destina-se aos professores que tenham os conceitos básicos de genética e queiram realizar um breve aprofundamento em genética humana. Serão abordados os temas padrão de herança monogênica, anomalias cromossômicas, genética do câncer, projeto genoma humano e investigação de paternidade.

42. Novos Rumos da Biologia: a Era Pós-Genômica
PROFESSORES: Carlos André Ornelas Ricart e Marcelo Valle de Sousa
DATAS/HORÁRIO: 25/5; 1, 8, 15 e 22/6 das 14h às 18h
VAGAS: 40
EMENTA: Visão moderna das biomoléculas informacionais. Conceitos básicos de genômica e visão geral do Projeto Genoma Humano. A pesquisa na era pós-genômica. A proteômica: conceitos básicos, metodologias e aplicações para a sociedade. Aspectos socioeconômicos e bioéticos. Discussão sobre a trasnmissão do conteúdo apresentado para alunos do ensino médio.

43. Estudo de Espaço Social Enfocando o Tema Água
PROFESSORES: Roberto Ribeiro da Silva, Geraldo A. L. Ferreira e Joice de A. Baptista
DATAS/HORÁRIOS: dias 18/5 e 22/6 das 14h às 16h; dias 20/5; 3, 5 e 17/6 livre-Internet; dias 1, 8 e 15/6 das 14h às 18h
VAGAS: 20
EMENTA: Este curso tem como objetivo capacitar professores de ciências de 5ª a 8ª séries e do ensino médio para o desenvolvimento de um projeto educacional, o qual realiza um estudo de espaço social cujo enfoque é o tema água.

44. Meio Ambiente: Elaboração de Projetos e Oficinas em Samambaia
PROFESSORES: Eliane Mendes Guimarães, Juliana Rosa do P. Marques de Oliveira, Roni Ivan Rocha de Oliveira e Simone Mogami Delgado
DATAS/HORÁRIOS: dias 19/5; 2, 16, 23, 30/6; 7/7 das 8h às 12h; dias 26/5 e 9/6 das 9h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso terá o objetivo de construir, junto com os professores, oficinas e projetos pedagógicos voltados para as questões ambientais de Samambaia. Os projetos poderão ser apresentados na semana do cerrado, em setembro de 2004, no Parque 3 Meninas.

45. Plantas Medicinais
PROFESSORAS: Eliane Mendes Guimarães e Ariana Dantas A. C. Filgueiras
DATAS/HORÁRIO: 19, 26/5; 2, 9, 16, 23 e 30/6 das 14h às 17h 30min
VAGAS: 25
EMENTA: O curso abordará o conhecimento popular e sistematizado de plantas medicinais quanto às formas de utilização, cuidados, identificação das plantas mais comuns, plantas aromáticas, colheita e armazenamento.

46. Novas Ferramentas para o Ensino do Desenho Geométrico
PROFESSORES: Reynaldo Turquetti Filho e Maria Terezinha Jesus Gaspar
DATAS/HORÁRIOS: dias 18, 25/5; 1 e 8/6 das 8h às 12h e dias 15, 22, 29/6; 6/7 das 18h 30min às 22h
VAGAS: 25
EMENTA: Capacitação do professor no uso de ferramentas para o ensino dos conceitos básicos do Desenho Geométrico. Resgatar uma metodologia lúdica fazendo uso de materiais concretos para a fixação dos conceitos do Desenho Geométrico.

47. Água: Matriz Ecopedagógica – Alfabetização Ecológica na Escola
PROFESSORAS: Vera Margarida Lessa Catalão, Jacy P. Guimarães e Maria do Socorro Rodrigues
DATAS/HORÁRIOS: dias 20, 27/5; 3, 17, 24/6; 3/7 das 14h às 18h e dia 1/7 das 8h às 14h
VAGAS: 30
EMENTA: Formação direcionado aos professores da Escola Classe do Palha numa proposta pedagógica in loco voltada para a conscientização e atuação comunitária considerando a bacia hidrográfica como unidade de gestão no contexto do Bioma Cerrado, de acordo com os pressupostos da Agenda 21, Política Nacional de Recursos Hídricos e Política Nacional de Educação Ambiental.

48. Óleos Vegetais: Extração e Fabricação de Biodísel
PROFESSORES: Paulo Anselmo Ziani Suarez e Frederique Rosa e Abreu
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: dias 8, 15, 22, e 29/6 das 14h às 18h; dias 12, 19 e 26/6 das 8h às 12h; Turma B: dias 8, 12, 15, 19, 22, 26 e 29/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30 (15 por turma)
EMENTA: Conceitos básicos sobre óleos e gorduras, incluindo a obtenção destes e a sua transformação em biodísel. Enfoque teórico enfatizando as questões químicas, econômicas, políticas e ambientais envolvidas, bem como a realização de experimentos práticos de obtenção de óleos e gorduras e biodísel.


CURSOS INTERDISCIPLINARES

49. Bioética, Cidadania e Educação
PROFESSORES: Ana Miriam Wüensch e Jansen Ribeiro Pires
DATAS/HORÁRIO: 20, 27/5; 3, 10, 17 e 24/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentar a reflexão bioética para professores e estudantes de licenciatura de todas as áreas do ensino médio. Debater as contribuições da bioética na educação para a cidadania de modo contextualizado em todas as áreas de ensino. Discutir e considerar materiais e modos de ensino de temas da bioética no ensino médio.

50. Escola Inclusiva: Desafios para a Criatividade
PROFESSORA: Albertina Mitjáns Martínez
DATAS/HORÁRIO: 17, 31/5; 14, 21 e 28/6 das 14h às 18h
VAGAS: 30
Ementa: O processo de inclusão escolar e seus desafios. As mudanças nas concepções dos profissionais da educação e a reorganização do trabalho pedagógico. O papel da criatividade na escola inclusiva. Estratégias para o desenvolvimento da criatividade do professor.

51. Cultura de Paz e Pactos de Convivência nas Escolas
PROFESSORES: Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Feizi Masrour Milani e Rosângela Azevedo Corrêa
DATAS/HORÁRIO: 21, 23, 25, 28, 30/6; 2 e 5/7 das 19h às 22h
VAGAS: 40
EMENTA: O desenvolvimento humano na adolescência e juventude. Conceito e princípios norteadores da cultura de paz. Educação para a paz na sala de aula, administrando os conflitos, a indisciplina e a agressividade na escola. A construção de pactos de convivência. Ações afirmativas e cultura de paz.


ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

52. A Escola e o Professor como Agentes de Prevenção de Suicídio
PROFESSORES: Marcelo Tavares, Isa Maria Lopes Paniago, Cristina M. de Moura, Beatriz
M. F. de Souza e Meiriliane Naves da Silva
DATAS/HORÁRIO: dias 21, 28/5; 4, 18, 25/6; 2/7 das 19h às 22h; dia 9/7 das 19h às 21h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso visa capacitar professores, pedagogos e psicólogos educacionais e outros membros das escolas a: (1) reconhecer o contexto que torna o suicídio de jovens entre 15 e 25 anos a terceira maior causa de morte no Brasil e no mundo (MS e OMS); (2) se capacitar para desenvolver programas de prevenção e fortalecimento da capacidade de enfrentamento para promover a auto-estima, a auto-expressão, o auto-conhecimento e a consolidação da identidade de adolescentes nas escolas; e (3) sensibilizar as escolas e colegas de trabalho para a atuação preventiva.

 

 

 

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br