LINGUAGENS,
CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
1.
O Ensino da Arte Popular no Contexto da Arte-Educação
II
EQUIPE TÉCNICA: Nelson Fernando Inocêncio
da Silva
DATAS/HORÁRIO: 8, 22, 29/10; 5, 12 e 19/11 das
14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Permitir o avanço da reflexão sobre
o caráter anti-democrático do ensino de
artes, que privilegia o estudo voltado à produção
da arte burguesa em detrimento da compreensão da
arte proveniente das classes populares. Aprofundar a capacidade
crítica sobre as políticas culturais que
dão sustentação a esse perverso modelo.
Pensar estratégias de aplicação de
conteúdos sobre arte popular nas aulas de arte.
2.
Representação Negra nas Artes Visuais II
(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Nelson Fernando
Inocêncio da Silva
DATAS/HORÁRIO:7, 14, 21, 28/10; 4 e 11/11 das 8h
às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Estudo acerca da ideologia imagética voltada
para as relações raciais. Reflexão
sobre o ensino das artes visuais e a ausência de
estudos referentes às estéticas negras.
3.
Curso: Uma Breve História da Música Ocidental(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Ebnezer Nogueira,
DATAS/HORÁRIO: 5, 7, 19, 21, 26 e 28/10 das 18:30h
às 22:30h
VAGAS: 30
EMENTA: O objetivo principal é estudar a música
ocidental em linhas gerais que possibilitem uma visão
rápida das características estéticas
e históricas dessa música. O compositor
e sua música nos diferentes períodos serão
abordados de maneira a possibilitar esse entendimento
4.
Curso de Leitura Dramática: O Fazendeiro de Percepções
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco, Carolina
Senna Pinto e Karla Calasans de Mello
DATAS/HORÁRIO: 21 e 28/10; 4, 11, 18 e 25/11 das
14h às 18h
VAGAS: 22
EMENTA: Propor um sentido de autonomia receptiva do universo
da leitura desenvolvida pela sensibilização
e conscientização corpórea; desenvolver
novas possibilidades de expressão, no momento da
exposição dramática, e incentivar
a criação de textos; ampliar a interpretação
de textos criados e de outros textos (a partir de uma
nova percepção sensorial e intelectual)
utilizando o corpo, no momento da leitura, por meio de
um repertório musical devidamente selecionado;
analisar o processo das leituras, gravadas no decorrer
do curso, para uma auto-compreensão.
5.
Educação Musical Infantil e Séries
Iniciais: Base Pedagógica(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Cristina de Souza Grossi, Maria
Beatriz Miranda Lemos
DATAS/HORÁRIOS: 6, 13 e 27/10; 3, 10, 17 e 24/11
das 8h às 12h; 1º/12 das 10h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Vivências e discussões/reflexões
sobre o ensino de música na educação
infantil em séries iniciais, tendo por pressuposto
a música como linguagem, como área de conhecimento
e expressão. Ênfase nos elementos da linguagem
musical enquanto construtores de sua sintaxe.
6.
Leituras Formativas: Literatura e Sociedade em Sala de
Aula
EQUIPE TÉCNICA: Hermenegildo José de Menezes
Bastos, André Martins Nepomuceno, Ana Laura Correa
V. de Lima, Maria Isabel Brunacci F. dos Santos, Germana
Henriques Pereira Sousa, Manoel Dourado Bastos, Alexandre
Simões Pilati, Deane Maria Fonseca de Castro e
Costa
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20 e 27/10; 3/11 das 14h
às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso pretende apresentar uma discussão
a respeito do ensino da Literatura Brasileira a partir
do método crítico de Antonio Cândido.
Para tanto, serão trabalhados alguns dos conceitos
fundamentais da obra de Cândido, como o de Sistema
Literário, e a sua relação com os
textos da lírica e da narrativa no Brasil. Toda
a discussão, proposta especialmente ao professor
de ensino médio, tem como base a relação
entre forma literária e processo social, Além
disso, procura analisar como a realidade social se transforma
em componente interno do texto literário e torna
sensível a relação dialética
entre a nação e a literatura.
7.
Métodos e Técnicas de Pesquisa para o Ensino
Médio
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 7, 14, 21, 28/10; 4 e 11/11 das
8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Apresentar as principais metodologias e técnicas
de pesquisa (desde início do século XX)
em seus componentes e referenciais teóricos. Avaliar,
sob a óptica do dialogismo de M. Bakhtin, práticas
de pesquisa – falhas e qualidades de desenvolvimento e
aplicação –, considerando exemplos do ensino
superior e do próprio ensino médio; propor
uma metodologia de pesquisa, de base dialógica,
para o ensino médio: processo (suporte de análise)
articulado a produto (conteúdo analisado)
8.
Materiais Didáticos: O Português no Ensino
Especial - II
PRÉ-REQUISITO: Ter feito o 1.º curso ou ter
experiência na área
EQUIPE
TÉCNICA: Daniele Marcelle Grannier, Regina M. Furquim
e Cristiane Batista de Oliveira
DATAS/HORÁRIO: 14, 28/10; 11, 18/11; 2 e 9/12 das
14h às 17h
VAGAS: 25
EMENTA: O laboratório tem por objetivo proporcionar
a professores o suporte necessário para a elaboração
de materiais didáticos para o ensino de português
a usuários de LIBRAS no ensino fundamental e médio,
dando continuidade a curso oferecido anteriormente acerca
do tema.
9.Contribuições para o Ensino da
Gramática do Uso
EQUIPE TÉCNICA: Márcia Elizabeth Bortone
DATAS/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25 e 27/11 das 14h às
18h
VAGAS: 40
EMENTA: A gramática como um conjunto de regras
que o falante domina e que lhe permite fazer uso normal
da língua; Metodologias acerca da gramática,
tomando-se o texto como unidade básica em situações
de interação e, portanto, como uma unidade
de efeito de sentido.
10.Contribuições
para o Ensino de Leitura
EQUIPE TÉCNICA: Márcia Elizabeth Bortone
DATAS/HORÁRIO: 7,14, 21, 28 e 30/10 das 14h às
18h
VAGAS: 40
EMENTA: A leitura como um processo sociointeracional e
funcional; metodologias acerca da leitura inferencial;
metodologias acerca da intertextualidade na leitura; metodologias
acerca da leitura da Música Popular Brasileira.
11.
Leitura, Literatura e Ensino: Práticas com Estratégias
(reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Robson Coelho Tinoco
DATAS/HORÁRIO: 28/10; 4, 11, 18, 25/11; 2/12 das
14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Avaliar o ensino de Literatura como ferramenta
educacional para uma percepção crítica
da sociedade. Propor novas estratégias de leitura
e habilidades pessoais, como processos de melhor entendimento
dos textos, entre eles, o literário.
12.
Técnicas em Massagem I (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Cláudia Maria Goulart dos
Santos, Alexsandra maria Ferreira da Silva e Lorena Mazarella
Charbel L. Guimarães
DATAS/HORÁRIO: 5, 7, 19, 21, 26, 29/10; 4, 9 e
11/11 das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 28
EMENTA: Benefícios fisiológicos e psicológicos
da massagem. Contra-indicações e aplicações.
Técnicas orientais para membros inferiores e superiores.
Estudo das circulações numa seqüência
de massagem. Manipulações fasciais. 15 técnicas
em massagem.
13.
Técnicas em Massagem II (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Cláudia Maria Goulart dos
Santos, Alexsandra Maria Ferreira da Silva e Lorena Mazarella
Charbel L. Guimarães
DATAS/HORÁRIOS: 22/10; 5/11 das 18h 30min às
22h 30min, 23, 24/10 e 6, 7/11 das 8h 30min às
12h 30min e das 14h às 18h
VAGAS: 28
EMENTA: Capacitar professores da educação
especial a aplicar técnicas de massagem, e os do
ensino médio e fundamental a aplicar conteúdos
inovadores entre os educandos.
14.
Leitura e Interpretação de Textos em Língua
Inglesa (reedição)(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Gilberto Antunes Chauvet e Núbia
Batista de Sousa
DATAS/HORÁRIO: 4, 11, 18, 25/10; 1º/11 das
8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação da UnB com
os professores de inglês do ensino médio,
por meio de atividades de leitura e interpretação
de textos.
15.
Papel Artesanal (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Thérèse Hofmann Gatti,
Maria José Cunha e Daniela de Oliveira e Silva
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: 7, 14, 21, 28/10; 4, 11,
18, 25/11; 2 e 9/12 das 14h às 17h
Turma B: 7, 14, 21, 28/10; 4, 11,
18, 25/11; 2 e 9/12 das 19h às 22h(CANCELADO)
VAGAS: 12
EMENTA: Disseminar a técnica de manufatura artesanal
de papel, utilizando, como matérias-primas, fibras
secundárias (papel pós-consumo) e fibras
celulósicas não-madeireiras.
16.
Aspectos da Gramática do Espanhol, Francês
e Português (reedição)(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Heloisa Salles, Soledad Callejas
e Adriana Chan Viana
DATAS/HORÁRIOS: 4, 11, 18, 25/11 das 14h às
18h; 2/12 das 14h às 19h
VAGAS: 30
EMENTA: Aspectos da gramática do português,
espanhol e francês em uma perspectiva comparada.
Fundamentos de lingüística. Aplicações
da teoria gramatical a situações específicas
do ensino de línguas.
CIÊNCIAS
HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
17.
Repensando o Ensino da Filosofia XI (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Carla Luciane Bordignon, Andréa
de F. F. Negrão e Antônio K. B. Oliveira
DATAS/HORÁRIO: 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11 das
14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Questionar, formular hipóteses, comparar
e examinar alternativas, estabelecer critérios,
formular e desenvolver conceitos e buscar princípios
para a prática docente em Filosofia.
18.
Tópicos em Teoria da História e Historiografia
EQUIPE TÉCNICA: José Otavio Nogueira Guimarães,
André Leme Lopes, Daniel B. Andrade de Faria e
Juliano de Almeida Pirajá
DATAS/HORÁRIO: 8, 15, 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11;
3 e 10/12 das 14h 30 min às 17h 30 min
VAGAS: 25
EMENTA: O curso discute os pressupostos teóricos
da construção do conhecimento histórico,
permitindo ao professor avaliar criticamente os livros
didáticos e o conteúdo exposto em sala de
aula; atualizar-se na bibliografia especializada sobre
o assunto; e aproximar-se de pesquisas realizadas no âmbito
do ensino superior.
19. As Pensadoras: Mulheres Invisíveis na História
da Filosofia (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Ana Miriam Wüensch, Wanderson
Nascimento e Maria Eugenia Pulino
DATAS/HORÁRIO: 21, 28/10; 4, 11, 18 e 25/11 das
14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Genealogia do esquecimento das mulheres nas histórias
oficiais. Com a palavra, os filósofos. Existem
filósofas? Se existem, por que não são
estudadas? Se são estudadas, por que não
aparecem nas histórias da filosofia? Mulheres,
feminismo, gênero, androcentrismo, patriarcado,
misoginia: o que significam essas palavras? Contribuição
intelectual das mulheres e a reprodução
dos gêneros em sala de aula.
20.
Memórias e patrimônio documental na história
de Brasília
EQUIPE TÉCNICA: Georgete Medleg Rodrigues
DATAS/HORÁRIO: 13, 20, 27/10; 3, 10, 17/11; 1 e
8/12 das 8h às 11h
VAGAS: 25
EMENTA: Discutir teorias sobre memória e identidade;
discutir o papel do Estado brasileiro na construção,
preservação e difusão da memória
e da identidade; discutir as políticas públicas
relacionadas ao Patrimônio Histórico (arquivos,
museus e bibliotecas) e à construção
da identidade e o papel dos grupos sociais (associações,
movimentos etc) na construção, preservação
e divulgação das memórias e identidades,
particularmente no Distrito Federal; trabalhar com exemplos
de estratégias de ação dos grupos
sociais, por meio de estudos de algumas experiências.
21.
Pluralidade Cultural na Escola: Desafios da Lei 10.639
(reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Nelson Fernando Inocêncio
e Paula Vilas
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/11; 4 e 11/12 das
14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Leitura crítica do tema transversal “pluralidade
cultural” dos PCN e da bibliografia que o embasa. Desenvolver
metodologias de aplicabilidade da Lei 10.639. Elaborar
projeto pedagógico que atenda à realidade
escolar.
22.
As Culturas Afro-Brasileiras no Contexto da América
do Sul (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Nelson Fernando Inocêncio
da Silva e Luis Ferreira Makl
DATAS/HORÁRIO: 6, 13, 20, 27/11; 4 e 11/12 das
8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Introdução ao estudo da cultura
afro-brasileira, nos seus aspectos expressivos e políticos
e as inter-relações entre estes, contextualizados
na América do Sul, inclusive o Caribe próximo.
23.
Memórias da Ocupação do Território
do Distrito Federal (reedição)(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Teresa Paiva Chaves
DATAS/HORÁRIOS: 6, 13, 20, 27/10; 3, 10 e 17/11;
das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Promover a interação dos conhecimentos
gerados nos meios acadêmicos e escolares, com base
na reconstrução da memória e da história
dos processos de formação do Distrito Federal,
com ênfase na história oral, na imagem e
na consideração das experiências cotidianas
de seus habitantes.
24.
Pesquisa, Oralidade, Imagem, Memória e Contexto
Cultural (reedição)(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Teresa Paiva Chaves
DATAS/HORÁRIO: 8, 15, 22/10; 5,12, 26/11; 3/12
das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Estimular a prática da pesquisa na escola
entre os professores da rede pública do DF. Promover
a utilização da história oral e da
imagem como metodologia de pesquisa e de interação
de saberes no (re)conhecimento dos contextos histórico-culturais
onde a escola se insere. Incentivar junto aos professores
estratégias de produção de documentação
oral, escrita e visual para a geração de
materiais educativos culturais a serem construídos
e utilizados nas escolas onde atuam. Propiciar a interação
entre professores da rede pública, visando à
formação de multiplicadores desse tipo de
proposta. Oportunizar a multidisciplinaridade na geração
de conhecimentos e no desenvolvimento de atividades escolares.
Pré-requisito: Curso “Memórias da Ocupação
do Território do Distrito Federal”
25.
História e Civilizações (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Celso Silva Fonseca,
DATAS/HORÁRIO: 8, 15, 22, 29/10; 5, 12, 19, 26/11;
3 e 10/12 das 14h às 18h
VAGAS: 15
EMENTA: Atualização, metodologia e bibliografia.
O Conhecimento dos alunos e as novas discussões
historiográficas.
26.
Brasil: História e Historiografia (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Celso Silva Fonseca
DATAS/HORÁRIO: 8, 15, 22 e 29/10; 5, 12/11 das
8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: O conhecimento histórico é também
história da historiografia. Propomos um exame da
historiografia do Brasil, a partir das reflexões
de autores “clássicos” até as mais recentes
interpretações, revelando a construção
de novos objetos históricos.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
27.
Temas em Genética Humana (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Silviene Fabiana de Oliveira, Maria
Angélica F. Pedrosa, Ana Paula D. Inglêz
e Carolina Carvalho Gontijo
DATAS/HORÁRIOS: 16, 23, 27/11 das 8h 30min às
12h 30min; 7 e 14/12 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso destina-se aos professores que tenham
os conceitos básicos de genética e queiram
realizar breve aprofundamento em genética humana.
Serão abordados os temas padrão de herança
monogênica, anomalias cromossômicas, genética
do câncer, projeto genoma humano e investigação
de paternidade.
28. Saúde Sexual Reprodutiva e Prevenção
de DST/AIDS nas Escolas
EQUIPE TÉCNICA: Mario Ângelo Silva, Alioune
Badara Doucouré, Lindaci C. do Rosário Oliveira,
Lisbeth Rios Egoavil, Elber E. C. Nosolini, Edílson
Oliveira Alves, Adelyany Batista dos Santos e Alexandra
de S. Trivelino
DATAS/HORÁRIOS: 4, 6, 11, 13, 18 , 20 e 25/10 das
8h às 12h; 27/10 das 8h às 10h
VAGAS: 40
EMENTA: Contribuir para a viabilização do
programa "Saúde e Prevenção
nas Escolas", em fase de implementação
no Distrito Federal, em articulação com
as Secretarias de Saúde e de Educação
do Governo do DF; propiciar a aquisição
de conhecimento sobre temas e questões relacionadas
com adolescência, sexualidade, cidadania, participação
social e advocacy (compreendida como defesa de direitos
e visibilidade social);·propiciar aquisição
de informação e conhecimento sobre saúde
sexual e reprodutiva, e prevenção e assistência
no campo das DST/aids;·estimular e orientar o processo
de implementação de ações
contínuas e sustentáveis de promoção
da saúde sexual e reprodutiva, e prevenção
das DST/aids entre estudantes, professores, servidores
e familiares.
29.
Ensino de Química em Sala Ambiente
EQUIPE TÉCNICA: Roberto Ribeiro da Silva e Geraldo
Alberto Luzes Ferreira
DATAS/HORÁRIOS: 5, 19 e 26/10; 9, 16, 23 e 30/11
das 14h às 17h
VAGAS: 20
EMENTA: Planejar o desenvolvimento de diferentes modalidades
didáticas em uma sala ambiente; executar aulas
de Química e Ciências em uma sala ambiente
utilizando as seguintes modalidades didática: aula
expositiva, experiências individuais, experiências
em grupo, seminários, apresentação
e discussão de painéis; selecionar e realizar
experimentos simples utilizando materiais de baixo custo
disponíveis no comércio local; desenvolver
conteúdos de Química e Ciências por
temas, com enfoque contextualizado e interdisciplinar.
30.
PCN e Ambiente Físico do DF
EQUIPE TÉCNICA: Edi Mendes Guimarães, Selma
Aparecida Roriz e Caroline Lessio Cazarin
DATAS/HORÁRIOS: 13/11 das 8h às 16h; 9,
16, 23 e 30/11 das 14h às 18h
VAGAS: 30
EMENTA: Contribuir para que o professor compreenda a interação
dos diversos fatores ambientais entre si e com o contexto
sócio-econômico da escola e do Distrito Federal
e também entenda a relação entre
o ensino de Ciências e a formação
da cidadania, atendendo à orientação
dos PCN's de Ciências.
31.
A Utilização da Internet no Ensino de Morfologia(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Maria Fernanda Nince Ferreira e
Carlos Henrique Saraiva Garcia
DATA/HORÁRIO: 18, 19, 20, 21 e 22/10 das 18h e
30min às 22h 30min
VAGAS: 15
EMENTA: Promover a utilização da internet
por professores de ensino fundamental e médio.
Estimular o ensino prático e teórico de
morfologia através dos recursos disponíveis
na internet. Atualizar os conhecimentos em morfologia,
biologia celular e histologia.
32.
Óleos Vegetais: Extração e Fabricação
de Biodísel (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Anselmo Ziani Suarez e Jefferson
Saraiva de Oliveira
DATAS/HORÁRIOS: Turma A: dias 9, 16, 23/11 das
14h às 18h; dias 13, 20 e 27/11 das 8h às
12h; dia 30/11 das 14h às 16h; Turma B: dias 9,
13, 16, 20, 23, 27, 30/11 das 14h às 18h
VAGAS: 30 (15 por turma)
EMENTA: Conceitos básicos sobre óleos e
gorduras, incluindo-se a obtenção destes
e a sua transformação em biodísel.
Enfoque teórico enfatizando as questões
químicas, econômicas, políticas e
ambientais envolvidas, bem como a realização
de experimentos práticos de obtenção
de óleos e gorduras e biodísel.
33.
Práticas de Jardinagem Orgânica - Módulo
II
EQUIPE TÉCNICA: Carmen Regina Mendes de Araújo
Correia, Rosângela Teixeira Tiago e Alan Soares
Pietrani
DATAS/HORÁRIOS: 23, 30/10; 6, 13, 20, 27/11 das
14h às 18h; 4/12 das 9h às 12h e das 13h
às 16h
VAGAS: 20
EMENTA: Aplicação prática dos princípios
de jardinagem orgânica, associados aos critérios
estéticos de paisagismo. Técnicas de produção
de mudas, composição de substratos para
vasos e jardins. Metodologias para implantação
de jardins, utilizando-se os vários tipos de plantas,
tais como forrações, arbustos, árvores,
trepadeiras e gramados.
34.
Entomologia para crianças
EQUIPE TÉCNICA: José Roberto Pujol Luz,
Fernando Henrique de Assis Santana, Luciana de Souza Carvalho
DATAS/HORÁRIOS: 23/10 das 8h 30min às 12h
30min; 6, 27/10; 3 e 10/11 das 14h às 18h
VAGAS: 25
EMENTA: Identificar e caracterizar as principais ordens;
utilizar técnicas de criação, montagem
e conservação de insetos; discutir e desenvolver
projetos para o ensino de biologia de insetos.
35.
Vetores & Matrizes
EQUIPE TÉCNICA: Luiz de Oliveira Amorim
DATAS/HORÁRIOS: 5, 19, 26/10 das 8h às 10h;
9, 16, 23, 30/10 e 6/11 das 8h às 12h
VAGAS: 25
EMENTA: Desenvolver a intuição geométrica,
estimulando a visualização das relações
analíticas em forma geométrica. Formalizar
a intuição, compreendendo as propriedades
geométricas através de equações
algébricas e interpretando geometricamente os resultados
algébricos. Introduzir a Álgebra Vetorial
e aplicá-la para analisar os problemas à
luz de um raciocínio unificado. Coordenadas no
Plano e no Espaço Vetores, Dependência Linear
e Bases; Adição de vetores; Multiplicação
de vetores por números reais; O Produto Interno
Ângulos; Comprimentos e Distâncias; O Produto
Vetorial, Área O Produto Misto; Volume, Retas e
Planos; Aplicações Lineares e Matrizes,
Curvas e Superfícies relacionadas com a ação
de Matrizes no Plano e no Espaço.
36.
Evolução Humana (CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Nida Maria
Diniz e Silviene F. Oliveira
DATAS/HORÁRIOS: 5, 19 e 26/10 das 8h 30 min às
11h e 50min; 9, 16 e 23/11 das 14h e 30min às 17h
e 50min
VAGAS: 35
EMENTA: Atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre
evolução humana, visando-se complementar
a formação e auxiliar o desenvolvimento
de uma mentalidade científica.
37.
Produção de Mudas de Espécies Florestais
Nativas e Exóticas
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Ernane Nogueira da Silva
e Criste de Queiroz Pinheiro
DATAS/HORÁRIOS: 14,15/10 das 19h às 22h;
16, 23, 30/10 e 6/11 das 8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Estimular a aplicação prática
dos conhecimentos de biologia, ecologia, química
etc; capacitar para a produção de mudas
de espécies nativas e exóticas.
38.
Tópicos de Álgebra Superior para Professores
- Parte I
EQUIPE TÉCNICA: Rui Seimetz
DATAS/HORÁRIO: 4, 6, 11, 13, 18, 20, 25 e 27/10
das 19h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: A contagem e a numeração; linguagem
e notação de conjuntos; linguagem e iniciação
à lógica; números naturais: axiomas
de Peano; indução.
39.
Tópicos de Álgebra Superior para Professores
- Parte II(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Rui Seimetz
DATAS/HORÁRIO: 1, 3, 8, 10, 17, 22, 24 e 29/11
das 19h às 22h
VAGAS: 30
EMENTA: Números inteiros: construção,
propriedades e resolução de problemas envolvendo
números inteiros; números racionais: construção,
propriedades e resolução de problemas envolvendo
números racionais.
40.
Genética e Sociedade (reedição)(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Maria de Nazaré Klautau
Guimarães
DATA: 26/10; 9, 16, 23, 30/11 das 8h às 12h
VAGAS: 40
EMENTA: Discussão de temas publicados pela mídia
na área de Genética, enfocando-se e reforçando-se
os conceitos básicos de Genética.
CURSOS
INTERDISCIPLINARES
41.
Oficina Interdisciplinar de Leitura e Produção
de Textos (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Paulo Sérgio B. de A. Salles,
Maria Luiza Gastal, Ana Míriam Wüensch e Heloisa
Lima Salles
DATAS/HORÁRIO: 9, 16, 23, 30/11; 7/12 das 14 às
18h
VAGAS: 30
EMENTA: Capacitar professores da educação
básica que atuam nas diferentes áreas do
conhecimento, inclusive Física, Biologia, Química
e Matemática, na elaboração de projetos
educacionais interdisciplinares, com vistas ao desenvolvimento
da aprendizagem significativa. Promover a utilização
de material jornalístico selecionado em termos
de temas transversais na elaboração de atividades
didático-pedagógicas. Favorecer a reflexão
acerca de questões educacionais, em particular
no que se refere ao desenvolvimento de instrumentos didático-pedagógicos,
para o ensino de Linguagens, Ciências da Natureza
e Matemática e Ciências Humanas.
42.
Curso Jornal Na Escola - Inclusão Digito-Cultural(CANCELADO)
EQUIPE TÉCNICA: Ariane Abrunhosa da Silva, Daniela
Noronha e Fernado Rabello Costa
DATAS/HORÁRIOS: 4, 11, 18, 25/11 e 2/12 das 14h
às 18h, 13, 20/11 das 9h às 12h; 27/11 das
8h às 12h
VAGAS: 30
EMENTA: Trabalhar os temas transversais e a possibilidade
de serem explorados no jornal da escola; colocar os professores
em contato com o ambiente de software livre e das principais
ferramentas para diagramação; apresentar
a Internet e suas possibilidades na busca de informação;
aprimorar a formação de professores na utilização
do jornal em sala de aula; sinalizar para o potencial
comunicativo que um jornal pode adquirir; mostrar a importância
da mídia na sociedade contemporânea e a necessidade
de preparar nossos jovens para serem leitores críticos
e sobretudo pessoas capazes de produzir conhecimento,
e não serem meros consumidores de informação;
ensinar os elementos básicos a serem considerados
na formulação de um jornal impresso e de
um jornal on-line.
ORIENTAÇÃO
EDUCACIONAL
43.
A Escola e o Professor como Agentes de Prevenção
de Suicídio
EQUIPE TÉCNICA: Marcelo da Silva Araújo
Tavares, Isa Maria Lopes Paniago, Cristina Marcos de Moura,
Beatriz Montenegro F. de Souza, Meirilane Naves da Silva
DATAS/HORÁRIOS: 6, 13, 20, 27/10; 3, 10, 17, 24/11;
1 e 8/12 das 19h às 22h
VAGAS: 40
EMENTA: Reconhecer o contexto que torna o suicídio
de jovens entre 15 e 25 anos a terceira maior causa de
morte no Brasil e no mundo (MS e OMS); desenvolver programas
de prevenção e fortalecimento da capacidade
de enfrentamento para promover a auto-estima, a auto-
expressão, o auto-conhecimento e a consolidação
da identidade de adolescentes nas escola; sensibilizar
a comunidade escolar para a atuação preventiva.
44.
Introdução à Psicologia Social de
Pichon-Rivière (reedição)
EQUIPE TÉCNICA: Armando de Moraes Veloso
DATAS/HORÁRIO: 7, 14, 21, 28/10; 4, 11, 18, 25/11;
2 e 9/12 das 18h 30min às 22h 30min
VAGAS: 20
EMENTA: Oportunizar instrumentos para uma prática
educativa transformadora e humanista. Contribuir para
um aprofundamento da valorização da subjetividade
nas relações escolares. Disponibilizar conhecimentos
para o aperfeiçoamento da prática de coordenação
de grupos.
|