Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
  
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 


A PROVA DE PIANO DO VESTIBULAR DA UnB
PROFESSOR: Daniel Junqueira Tarquinio
DATAS: 9, 10, 11 e 12/10
HORÁRIO: 8 h 30 min às 12 h e 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Serão estudados os diferentes itens do conteúdo da prova de habilidade específica de música, com o objetivo de elucidar a necessidade da existência de cada item na prova, explicando suas características, particularidades e exigências.


TÍTULO: LITERATURA BRASILEIRA E CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR: Regina Dalcastagné
DATAS: 16, 23 e 30/9; 7 e 14/10
HORÁRIO: 14h às 18h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Panorama da literatura brasileira contemporânea (narrativa), com abordagem detalhada de textos selecionados, sobretudo contos. Embora sem desprezar os aspecrtos estilísticos e formais, o curso privilegiará a discussão das obras dentro de seu contexto histórico e social.

TÍTULO: COMO (NÃO) TRABALHAR A LITERATURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATAS: 7, 14, 21, 28/10 e 04/11
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 35
EMENTA: O objetivo é demosntrar que a leitura, como um dos elementos do processo educacional, deve ser trabalhada por meio de novos métodos e intenções que despertem no aluno e no professor uma conscientização mais crítica quanto à efetiva função de seu papel na escola e no mundo contemporâneos.

TÍTULO: ESCRITA E INTERAÇÃO
PROFESSOR: Lucília Helena do Campo Garcez
DATAS: 30/9; 7, 14, 21 e 28/10
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O curso se propõe a levar o professor a tomar contato com as principais concepções concernentes ao texto escrito, no que se refere à sua natureza, ao processo produtivo, às metodologias de ensino e ao desenvolvimento de habilidades necessárias à sua produção.

TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: Edna Cristina S. dos Santos
DATAS: 14, 21 e 28/10; 4 e 11/11
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Análise dos conceitos de gramática, língua, linguagem, texto e discurso. Concepção de ensino de língua portuguesa. Atividades que podem serdesenvolvidas nas aulas de português.


TÍTULO: IMPLICAÇÕES FILOSÓFICAS DA GÊNESE DA CIÊNCIA MODERNA
PROFESSOR: Paulo Abrantes
DATAS: 17, 24 e 31/10; 7 e 14/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Cosmologia e conhecimento em Platão e Aristóteles. A revolução científica do séc. XVII e as transformações nas imagens de natureza e de ciência vigentes. O mecanicismo: Galileu, Descartes, Boyle, Newton. Implicações epistemológicas da nova física: realismo e instrumentalismo; empirismo e racionalismo; o papel da experimentação.

TÍTULO: O ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: Paulo Sérgio Caldas
DATAS: 24 e 31/10; 7, 14, 21 e 28/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Apresentação do eletromagnetismo sob um ponto de vista unificado e atual. Exame dos principais conceitos e ilustração com aplicações. Discussão da metodologia de ensino e análise de livros de texto.

TÍTULO: MECÂNICA CLÁSSICA: TEORIA E APLICAÇÕES ATUAIS
PROFESSOR: Joaquim José Soares Neto
DATAS: 15, 22 e 29/9; 6 e 13/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Breve história da física, conceito de trajetória, conceitos de derivadas e integrais, conceitos de quações diferenciais, as leis de Newton, o estudo de sistemas simples, outras formas de se formular a mecânica clássica, aplicações da mecânica clássica na ciência atual, os limites de validade da mecânica clássica.

TÍTULO: O EXPERIMENTO NO ENSINO DA QUÍMICA
PROFESSORES: Roberto Ribeiro da Silva, Geraldo Alberto Luzes Ferreira e Joice de Aguiar Baptista
DATAS: 19 e 26/9; 3, 10, 17, 24 e 31/10 e 7/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 40 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O papel do experimento no Ensino Médio de Química. O laboratório escolar de química: espaço físico e pedagógico. Seleção de experimentos. A utilização do laboratório "para além dos experimentos". Rompendo os muros da escola e os limites da química: trabalhos interdisciplinares.

TÍTULO: CONSTANTE DE AVOGADRO E CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO
PROFESSOR: Gerson de Souza Mól (UFMG)
DATAS: 3, 10, 17, 24 e 31/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 25
EMENTA: Proposta de ensino dos conceitos de quantidade de matéria, mol, constante de Avogadro e cálculos estequiométricos utilizando material concreto e de fácil aplicação em sala de aula.

TÍTULO: ABORDAGENS QUÍMICAS NO COTIDIANO
PROFESSOR: Inês Sabioni Resck
DATAS: 19 e 26/9; 3, 10 e 17/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Aplicações cotidianas dos conceitos da Química Geral e Orgânica que são ministrados no Ensino Médio.

TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO ALGUMAS APLICAÇÕES NA ÁREA MÉDICA
PROFESSOR: Maria Márcia Murta
DATAS: 17 e 24/9; 1, 8 e 15/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Uma abordagem das funções orgânicas relacionadas ao campo das ciências da saúde e temas correlatos, tais como: nutrição, drogas, tecnologia médica.

TÍTULO: BIOQUÍMICA, NUTRIÇÃO E SAÚDE
PROFESSORES: Carlos A. O. Ricart, Marcelo V. de Sousa e Edivaldo X. F. Filho
DATAS: 7/11 e 14/11
HORÁRIO: 8 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 20 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Aspectos bioquímicos da nutrição. Carência nutricional. Exemplo de doenças relacionadas com a nutrição.

TÍTULO: ENSINO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: Rosana Tidon Sklorz
DATAS: 26/9; 1, 3, 8 e 10/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Pré- concepções do estudantes. Seleção de conteúdos de evolução para o ensino Médio. Evolução biológica nos livros didáticos. Mecanismos evolutivos. Conseqüências do processo evolutivo: adaptação, extinção e especiação. Aulas práticas de evolução.

TÍTULO: CURSO TEÓRICO- PRÁTICO DE HISTOLOGIA PARA PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: Ricardo B. Azevedo
DATAS: Dias 17 e 24/9 e 1/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h e 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 34 horas
VAGAS: 20
EMENTA: Manuseio do microscópio óptico. A célula e suas interrelações. Tecidos eptelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Tecidoc báscicos, para que servem?

TÍTULO: TRANSFORMAÇÕES DO PLANO
PROFESSOR: Guy Grebot
DATAS: 26/9; 3, 10, 17, 24 e 31/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Isometrias, polígonos regulares, simetrias, equicomposição, homotetias, semelhanças, construções com régua e compossa.

TÍTULO: PRINCÍPIO DE CONTAGEM E APLICAÇÕESEM PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
PROFESSOR: Rui Seimetz
DATAS: 12, 19 e 26/9; 3, 10 e 17/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Princípios de contagem: princípio multiplicativo, arranjos, permutações e combinações. Noções de estatística: distribuição de freqüências; conceito de médias (aritmética simples e ponderada, geométrica), moda, mediana, variância e desvio- padrão; interpretação de gráficos. Noções de probabilidade: probabilidade de um evento, interseção e reunião de eventos e probabilidade condicional.

TÍTULO: CÔNICAS
PROFESSOR: Maria Terezinha Gaspar
DATAS: 26/9; 3, 10, 17 e 24/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Cônicas: aspectos históricos; as secções cônicas; secções do cilindro; as cônicas como lugares geométricos e suas construções com régua e compasso. O uso do computador e de outros materiais didáticos para estudar as cônicas. As cônicas e a arquitetura do Plano Piloto. Aplicações.


TÍTULO: REPENSANDO O ENSINO DA FILOSOFIA III
PROFESSOR: Ana Miriam Wuensch
DATAS: 6, 13, 20 e 27/11 e 4/12
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Contexto escolar da disciplina Filosofia. Adolescência e Filosofia. Recursos didáticos e metodologia filosófica. Especificidade da Filosofia e temas transversais no Ensino Médio. Utilizando a estratégia de problematizar cada item acima no contexto em que atua o professor, busca- se oferecer recursos que possibilitem o repensar da prática de cada professor.

TÍTULO: MÍDIA E CIDADANIA
PROFESSOR: Luis Felipe Miguel
DATAS: 19 e 26/9; 3, 10 e 17/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 25
EMENTA: Análise da influência exercida pela mídia na formação das representações do mundo e nas práticas sociais, objetivando contribuir para a ampliação da capacidade de leitura crítica dos meios de comunicação de massa. Estudos de caso: jornalismo (impresso e na TV), publicidade comercial, programação de entretenimento (novelas, seriados, programas de auditório), histórias em quadrinhos, revistas "femininas", cinema hollywoodiano.


TÍTULO: HISTÓRIA DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR: Pio Penna Filho (UFMT)
DATAS: 18 e 25/9; 2, 9 e 16/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Abordagem da história da África enfatizando- se o período pós- Segunda Guerra Mundial com o processo da descolonização e o surgimento dos novos Estados. Discussão da herança colonial européia na África e suas influências na crise geral do continente. Panorama geral das relações Brasil- África no 'seculo XX.

TÍTULO: USO E OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DO DISTRITO FEDERAL
PROFESSOR:  Rafael Sanzio de A. dos Anjos (UnB)
DATAS: 9, 16, 23 e 30/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO:  20 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O curso visa ampliar os conhecimentos de instrumentação geográfica do professor de geografia, fornecendo- lhe informações territoriais utilizando produtos de sensoriamento remoto, assim como desenvolver uma caracterização da espacialidade das formas de ocupação no DF.

TÍTULO: ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
PROFESSOR: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATAS: 29/10 e 5, 12 e 14/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h (14/11: de 8 h às 12 h e de 14 h às 18 h)
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Os conceitos da subjetividade, utilizados na relação professor e aluno. A questão do gênero e os procedimentos de ensino e aprendizagem. A utilização de circuitos alternativos e a promoção da saúde. Esportes coletivos, individuais e avaliação psicossocial no Ensino Médio. Prevenção de desvios posturais através de exercícios dinâmicos e de anti- ginástica.

TÍTULO: AMPLIFICADORES OPERACIONAIS - TEORIA E APLICAÇÕES
PROFESSOR: Adson Ferreira da Rocha
DATAS: 16, 23 e 30/9; 7, 14 e 28/10; 4 e 11/11
HORÁRIO: 19 h 30 min às 23 h
LOCAL: Escola Técnica de Brasília (Taguatinga)
DURAÇÃO: 36 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Estrutura e funcionamento dos amplificadores operacionais. Análise de circuitos com amplificadores. Aspectos práticos do uso de amplificadores operacionais. Resposta em fraqüência dos amplificadores operacionais. Aplicações: amplificadores, retificadores de precisão, somadores, integradores, deferenciadores, amplificadores de instrumentação. Filtros ativos.


TÍTULO: LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL (5.ª A 8.ª SÉRIES): CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE GRAMÁTICA
PROFESSORES: Heloísa Maria Moreira Lima Salles e Lurdes Teresa L. Jorge
DATAS: 30/9; 7, 14, 21 e 28/10 e 4/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 35
EMENTA: Fundamentos de lingüística teórica; gramática e lingüística; variação e mudança lingüística; história da língua portuguesa; estrutura da língua portuguesa no Ensino Fundamental.

TÍTULO: NÚMEROS, OPERAÇÕES E EQUAÇÕES DO 1.° GRAU (5.ª A 8.ª SÉRIES)
PROFESSOR: Tânia Schmitt
DATAS: 15, 22 e 29/09; 6, 13, 20 e 27/10 e 3/11
HORÁRIO: 14 h 30 min às 17 h 30 min
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 45 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Números naturais e operações; frações positivas, equivalências e operações; números decimais e operações; razões, proporções, porcentagens  e regras de três; números inteiros e operações; equações do 1.° grau.

TÍTULO: A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL (5.ª A 8.ª SÉRIES)
PROFESSOR: Maria Luiza M. Sales Coroa
DATAS: 16, 23 e 30/9; e 11,18 e 25/11 e 2, 9/12
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 45 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O que significa ensinar a produzir um texto escrito no processo escolar. As condições de produção de um texto escrito

TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL
PROFESSORES: Roberto R. da Silva, Geraldo A. L. Ferreira e Joice de A. Baptista
DATAS: 16, 23 e 30/9; 7, 14, 21 e 28/10; 4, 11, 18/11
HORÁRIO: 19 h às 22 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 40 horas
VAGAS: 25
EMENTA: Compreensão de conteúdos de ciências com o objetivo de identificar situações em que as idéias das crianças são diferentes das idéias científicas. O uso de perguntas e intervenções com o objetivo de ensinar princípios científicos. Utilização de diferentes estratégias, adequadas a propósitos educacionais, para ensino de ciências.



TÍTULO:  LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: G. A. Chauvet
DATAS: 16, 23 e 30/9; 7 e 14/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 20
EMENTA: Estudos de técnicas aplicadas à melhor compreensão de textos que versarão sobre tópicos gerais e de conteúdos específicos. Algumas técnicas de leitura dinâmica. Exercícios práticos.


TÍTULO: LITERATURA BRASILEIRA E CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR: Regina Dalcastagné
DATA: 16, 23 e 30/9; 7 e 14/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Panorama da literatura brasileira contemporânea (narrativa), com abordagem detalhada de textos selecionados, sobretudo contos. Embora sem desprezar os aspecrtos estilísticos e formais, o curso privilegiará a discussão das obras dentro de seu contexto histórico e social.

TÍTULO: COMO (NÃO) TRABALHAR A LITERATURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATA: 7, 14, 21, 28/10 e 04/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 35
EMENTA: O objetivo é demosntrar que a leitura, como um dos elementos do processo educacional, deve ser trabalhada por meio de novos métodos e intenções que despertem no aluno e no professor uma conscientização mais crítica quanto à efetiva função de seu papel na escola e no mundo contemporâneos.

TÍTULO: ESCRITA E INTERAÇÃO
PROFESSOR: Lucília Helena do Campo Garcez
DATA: 30/9; 7, 14, 21 e 28/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O curso se propõe a levar o professor a tomar contato com as principais concepções concernentes ao texto escrito, no que se refere à sua natureza, ao processo produtivo, às metodologias de ensino e ao desenvolvimento de habilidades necessárias à sua produção.

TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: Edna Cristina S. dos Santos
DATA: 14, 21 e 28/10; 4 e 11/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Análise dos conceitos de gramática, língua, linguagem, texto e discurso. Concepção de ensino de língua portuguesa. Atividades que podem serdesenvolvidas nas aulas de português.

TÍTULO: COMUNICAÇÃO EDUCATIVA
PROFESSOR: Fernando González Rey (UnB/ Universidade de Havana - Cuba)
DATAS: 15, 22 e 29/9; 6 e 13/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: O lugar da comunicação na escola. A construção do diálogo na sala de aulas. Diferentes formas de estimular o diálogo no processo de aprendizagem. O lugar da comunicação nas diferentes funções da escola como instrução. O impacto da comunicação no desenvolvimento da personalidade. Diferentes vias para desenvolver a comunicação com os alunos. Como se comunicar com os alunos com dificuldades de disciplina.

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DA MOTIVAÇÃO NA ESCOLA
PROFESSOR: Fernando González Rey (UnB/ Universidade de Havana - Cuba)
DATAS: 27/10; 3,10, 17 e 24/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentação de alguns dos processos essenciais da motivação humana. O lugar da motivação na aprendizagem. O desenvolvimento de novas necessidades na comunicação humana: significação do diálogo no desenvolvimento da motivação. Como desenvolver a motivação do alunos. O lugar do professor no desenvolvimento da motivação. Significação da motivação no desenvolvimento da personalidade.

TÍTULO: A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR: SUAS POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO
PROFESSOR: Albertina Mitjáns Martínez (UnB/ Universidade de Havana - Cuba)
DATAS: 16, 23 e 30/9; 5 (2.ª feira) e 7/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: A criatividade como processo complexo da subjetividade humana; sua expressão no contexto escolar. As barreiras à criatividade na instituição educativa. A escola criativa. O professor criativo: características e formas de atuação. Como desenvolver a criatiatividade do professor. O papel da reflexão e do desenvolvimento dos recursos pessoais necessários. Estratégias e ações possíveis. Fundamentos para elaboração de projetos didáticos criativos.

 

 

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br