A PROVA DE PIANO DO VESTIBULAR DA UnB
PROFESSOR: Daniel Junqueira Tarquinio
DATAS: 9, 10, 11 e 12/10
HORÁRIO: 8 h 30 min às 12 h e 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Serão estudados os diferentes itens do conteúdo
da prova de habilidade específica de música, com o objetivo
de elucidar a necessidade da existência de cada item na
prova, explicando suas características, particularidades
e exigências.
TÍTULO: LITERATURA
BRASILEIRA E CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR: Regina Dalcastagné
DATAS: 16, 23 e 30/9; 7 e 14/10
HORÁRIO: 14h às 18h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Panorama da literatura brasileira contemporânea
(narrativa), com abordagem detalhada de textos selecionados,
sobretudo contos. Embora sem desprezar os aspecrtos estilísticos
e formais, o curso privilegiará a discussão das obras
dentro de seu contexto histórico e social.
TÍTULO: COMO
(NÃO) TRABALHAR A LITERATURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATAS: 7, 14, 21, 28/10 e 04/11
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 35
EMENTA: O objetivo é demosntrar que a leitura, como um
dos elementos do processo educacional, deve ser trabalhada
por meio de novos métodos e intenções que despertem no
aluno e no professor uma conscientização mais crítica
quanto à efetiva função de seu papel na escola e no mundo
contemporâneos.
TÍTULO: ESCRITA
E INTERAÇÃO
PROFESSOR: Lucília Helena do Campo Garcez
DATAS: 30/9; 7, 14, 21 e 28/10
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O curso se propõe a levar o professor a tomar
contato com as principais concepções concernentes ao texto
escrito, no que se refere à sua natureza, ao processo
produtivo, às metodologias de ensino e ao desenvolvimento
de habilidades necessárias à sua produção.
TÍTULO: ESTRATÉGIAS
PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: Edna Cristina S. dos Santos
DATAS: 14, 21 e 28/10; 4 e 11/11
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Análise dos conceitos de gramática, língua, linguagem,
texto e discurso. Concepção de ensino de língua portuguesa.
Atividades que podem serdesenvolvidas nas aulas de português.
TÍTULO:
IMPLICAÇÕES FILOSÓFICAS DA GÊNESE DA CIÊNCIA MODERNA
PROFESSOR: Paulo Abrantes
DATAS: 17, 24 e 31/10; 7 e 14/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Cosmologia e conhecimento em Platão e Aristóteles.
A revolução científica do séc. XVII e as transformações
nas imagens de natureza e de ciência vigentes. O mecanicismo:
Galileu, Descartes, Boyle, Newton. Implicações epistemológicas
da nova física: realismo e instrumentalismo; empirismo
e racionalismo; o papel da experimentação.
TÍTULO: O
ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: Paulo Sérgio Caldas
DATAS: 24 e 31/10; 7, 14, 21 e 28/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Apresentação do eletromagnetismo sob um ponto
de vista unificado e atual. Exame dos principais conceitos
e ilustração com aplicações. Discussão da metodologia
de ensino e análise de livros de texto.
TÍTULO: MECÂNICA
CLÁSSICA: TEORIA E APLICAÇÕES ATUAIS
PROFESSOR: Joaquim José Soares Neto
DATAS: 15, 22 e 29/9; 6 e 13/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Breve história da física, conceito de trajetória,
conceitos de derivadas e integrais, conceitos de quações
diferenciais, as leis de Newton, o estudo de sistemas
simples, outras formas de se formular a mecânica clássica,
aplicações da mecânica clássica na ciência atual, os limites
de validade da mecânica clássica.
TÍTULO: O
EXPERIMENTO NO ENSINO DA QUÍMICA
PROFESSORES: Roberto Ribeiro da Silva, Geraldo Alberto
Luzes Ferreira e Joice de Aguiar Baptista
DATAS: 19 e 26/9; 3, 10, 17, 24 e 31/10 e 7/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 40 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O papel do experimento no Ensino Médio de Química.
O laboratório escolar de química: espaço físico e pedagógico.
Seleção de experimentos. A utilização do laboratório "para
além dos experimentos". Rompendo os muros da escola
e os limites da química: trabalhos interdisciplinares.
TÍTULO: CONSTANTE
DE AVOGADRO E CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS: UMA PROPOSTA
DE ENSINO
PROFESSOR: Gerson de Souza Mól (UFMG)
DATAS: 3, 10, 17, 24 e 31/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 25
EMENTA: Proposta de ensino dos conceitos de quantidade
de matéria, mol, constante de Avogadro e cálculos estequiométricos
utilizando material concreto e de fácil aplicação em sala
de aula.
TÍTULO:
ABORDAGENS
QUÍMICAS NO COTIDIANO
PROFESSOR: Inês Sabioni Resck
DATAS: 19 e 26/9; 3, 10 e 17/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Aplicações cotidianas dos conceitos da Química
Geral e Orgânica que são ministrados no Ensino Médio.
TÍTULO: O
ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO ALGUMAS APLICAÇÕES
NA ÁREA MÉDICA
PROFESSOR: Maria Márcia Murta
DATAS: 17 e 24/9; 1, 8 e 15/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Uma abordagem das funções orgânicas relacionadas
ao campo das ciências da saúde e temas correlatos, tais
como: nutrição, drogas, tecnologia médica.
TÍTULO: BIOQUÍMICA,
NUTRIÇÃO E SAÚDE
PROFESSORES: Carlos A. O. Ricart, Marcelo V. de Sousa
e Edivaldo X. F. Filho
DATAS: 7/11 e 14/11
HORÁRIO: 8 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 20 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Aspectos bioquímicos da nutrição. Carência nutricional.
Exemplo de doenças relacionadas com a nutrição.
TÍTULO: ENSINO
DE EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: Rosana Tidon Sklorz
DATAS: 26/9; 1, 3, 8 e 10/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Pré- concepções do estudantes. Seleção de conteúdos
de evolução para o ensino Médio. Evolução biológica nos
livros didáticos. Mecanismos evolutivos. Conseqüências
do processo evolutivo: adaptação, extinção e especiação.
Aulas práticas de evolução.
TÍTULO: CURSO
TEÓRICO- PRÁTICO DE HISTOLOGIA PARA PROFESSORES DE ENSINO
MÉDIO
PROFESSOR: Ricardo B. Azevedo
DATAS: Dias 17 e 24/9 e 1/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h e 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 34 horas
VAGAS: 20
EMENTA: Manuseio do microscópio óptico. A célula e suas
interrelações. Tecidos eptelial, conjuntivo, muscular
e nervoso. Tecidoc báscicos, para que servem?
TÍTULO: TRANSFORMAÇÕES
DO PLANO
PROFESSOR: Guy Grebot
DATAS: 26/9; 3, 10, 17, 24 e 31/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Isometrias, polígonos regulares, simetrias, equicomposição,
homotetias, semelhanças, construções com régua e compossa.
TÍTULO: PRINCÍPIO
DE CONTAGEM E APLICAÇÕESEM PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
PROFESSOR: Rui Seimetz
DATAS: 12, 19 e 26/9; 3, 10 e 17/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Princípios de contagem: princípio multiplicativo,
arranjos, permutações e combinações. Noções de estatística:
distribuição de freqüências; conceito de médias (aritmética
simples e ponderada, geométrica), moda, mediana, variância
e desvio- padrão; interpretação de gráficos. Noções de
probabilidade: probabilidade de um evento, interseção
e reunião de eventos e probabilidade condicional.
TÍTULO: CÔNICAS
PROFESSOR: Maria Terezinha Gaspar
DATAS: 26/9; 3, 10, 17 e 24/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Cônicas: aspectos históricos; as secções cônicas;
secções do cilindro; as cônicas como lugares geométricos
e suas construções com régua e compasso. O uso do computador
e de outros materiais didáticos para estudar as cônicas.
As cônicas e a arquitetura do Plano Piloto. Aplicações.
TÍTULO: REPENSANDO
O ENSINO DA FILOSOFIA III
PROFESSOR: Ana Miriam Wuensch
DATAS: 6, 13, 20 e 27/11 e 4/12
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Contexto escolar da disciplina Filosofia. Adolescência
e Filosofia. Recursos didáticos e metodologia filosófica.
Especificidade da Filosofia e temas transversais no Ensino
Médio. Utilizando a estratégia de problematizar cada item
acima no contexto em que atua o professor, busca- se oferecer
recursos que possibilitem o repensar da prática de cada
professor.
TÍTULO: MÍDIA E CIDADANIA
PROFESSOR: Luis Felipe Miguel
DATAS: 19 e 26/9; 3, 10 e 17/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 25
EMENTA: Análise da influência exercida pela mídia na formação
das representações do mundo e nas práticas sociais, objetivando
contribuir para a ampliação da capacidade de leitura crítica
dos meios de comunicação de massa. Estudos de caso: jornalismo
(impresso e na TV), publicidade comercial, programação
de entretenimento (novelas, seriados, programas de auditório),
histórias em quadrinhos, revistas "femininas",
cinema hollywoodiano.
TÍTULO: HISTÓRIA
DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR: Pio Penna Filho (UFMT)
DATAS: 18 e 25/9; 2, 9 e 16/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Abordagem da história da África enfatizando- se
o período pós- Segunda Guerra Mundial com o processo da
descolonização e o surgimento dos novos Estados. Discussão
da herança colonial européia na África e suas influências
na crise geral do continente. Panorama geral das relações
Brasil- África no 'seculo XX.
TÍTULO: USO
E OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DO DISTRITO FEDERAL
PROFESSOR: Rafael Sanzio de A. dos Anjos (UnB)
DATAS: 9, 16, 23 e 30/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 20 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O curso visa ampliar os conhecimentos de instrumentação
geográfica do professor de geografia, fornecendo- lhe
informações territoriais utilizando produtos de sensoriamento
remoto, assim como desenvolver uma caracterização da espacialidade
das formas de ocupação no DF.
TÍTULO: ATIVIDADE
FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
PROFESSOR: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATAS: 29/10 e 5, 12 e 14/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h (14/11: de 8 h às 12 h e de 14 h
às 18 h)
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Os conceitos da subjetividade, utilizados na relação
professor e aluno. A questão do gênero e os procedimentos
de ensino e aprendizagem. A utilização de circuitos alternativos
e a promoção da saúde. Esportes coletivos, individuais
e avaliação psicossocial no Ensino Médio. Prevenção de
desvios posturais através de exercícios dinâmicos e de
anti- ginástica.
TÍTULO: AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
- TEORIA E APLICAÇÕES
PROFESSOR: Adson Ferreira da Rocha
DATAS: 16, 23 e 30/9; 7, 14 e 28/10; 4 e 11/11
HORÁRIO: 19 h 30 min às 23 h
LOCAL: Escola Técnica de Brasília (Taguatinga)
DURAÇÃO: 36 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Estrutura e funcionamento dos amplificadores operacionais.
Análise de circuitos com amplificadores. Aspectos práticos
do uso de amplificadores operacionais. Resposta em fraqüência
dos amplificadores operacionais. Aplicações: amplificadores,
retificadores de precisão, somadores, integradores, deferenciadores,
amplificadores de instrumentação. Filtros ativos.
TÍTULO: LÍNGUA
PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL (5.ª A 8.ª SÉRIES): CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS DE GRAMÁTICA
PROFESSORES: Heloísa Maria Moreira Lima Salles e Lurdes
Teresa L. Jorge
DATAS: 30/9; 7, 14, 21 e 28/10 e 4/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 35
EMENTA: Fundamentos de lingüística teórica; gramática
e lingüística; variação e mudança lingüística; história
da língua portuguesa; estrutura da língua portuguesa no
Ensino Fundamental.
TÍTULO:
NÚMEROS,
OPERAÇÕES E EQUAÇÕES DO 1.° GRAU (5.ª A 8.ª SÉRIES)
PROFESSOR: Tânia Schmitt
DATAS: 15, 22 e 29/09; 6, 13, 20 e 27/10 e 3/11
HORÁRIO: 14 h 30 min às 17 h 30 min
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 45 horas
VAGAS: 40
EMENTA: Números naturais e operações; frações positivas, equivalências
e operações; números decimais e operações; razões, proporções, porcentagens
e regras de três; números inteiros e operações; equações do 1.° grau.
TÍTULO: A
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL (5.ª A 8.ª SÉRIES)
PROFESSOR: Maria Luiza M. Sales Coroa
DATAS: 16, 23 e 30/9; e 11,18 e 25/11 e 2, 9/12
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 45 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O que significa ensinar a produzir um texto escrito no processo
escolar. As condições de produção de um texto escrito
TÍTULO: ESTRATÉGIAS
PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL
PROFESSORES: Roberto R. da Silva, Geraldo A. L. Ferreira e Joice de A.
Baptista
DATAS: 16, 23 e 30/9; 7, 14, 21 e 28/10; 4, 11, 18/11
HORÁRIO: 19 h às 22 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 40 horas
VAGAS: 25
EMENTA: Compreensão de conteúdos de ciências com o objetivo de identificar
situações em que as idéias das crianças são diferentes das idéias científicas.
O uso de perguntas e intervenções com o objetivo de ensinar princípios
científicos. Utilização de diferentes estratégias, adequadas a propósitos
educacionais, para ensino de ciências.
TÍTULO: LEITURA
E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR: G. A. Chauvet
DATAS: 16, 23 e 30/9; 7 e 14/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 20
EMENTA: Estudos de técnicas aplicadas à melhor compreensão
de textos que versarão sobre tópicos gerais e de conteúdos
específicos. Algumas técnicas de leitura dinâmica. Exercícios
práticos.
TÍTULO: LITERATURA
BRASILEIRA E CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR: Regina Dalcastagné
DATA: 16, 23 e 30/9; 7 e 14/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Panorama da literatura brasileira contemporânea
(narrativa), com abordagem detalhada de textos selecionados,
sobretudo contos. Embora sem desprezar os aspecrtos estilísticos
e formais, o curso privilegiará a discussão das obras
dentro de seu contexto histórico e social.
TÍTULO: COMO
(NÃO) TRABALHAR A LITERATURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATA: 7, 14, 21, 28/10 e 04/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 35
EMENTA: O objetivo é demosntrar que a leitura, como um
dos elementos do processo educacional, deve ser trabalhada
por meio de novos métodos e intenções que despertem no
aluno e no professor uma conscientização mais crítica
quanto à efetiva função de seu papel na escola e no mundo
contemporâneos.
TÍTULO: ESCRITA
E INTERAÇÃO
PROFESSOR: Lucília Helena do Campo Garcez
DATA: 30/9; 7, 14, 21 e 28/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 25
EMENTA: O curso se propõe a levar o professor a tomar
contato com as principais concepções concernentes ao texto
escrito, no que se refere à sua natureza, ao processo
produtivo, às metodologias de ensino e ao desenvolvimento
de habilidades necessárias à sua produção.
TÍTULO: ESTRATÉGIAS
PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR: Edna Cristina S. dos Santos
DATA: 14, 21 e 28/10; 4 e 11/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Análise dos conceitos de gramática, língua, linguagem,
texto e discurso. Concepção de ensino de língua portuguesa.
Atividades que podem serdesenvolvidas nas aulas de português.
TÍTULO:
COMUNICAÇÃO EDUCATIVA
PROFESSOR: Fernando González Rey (UnB/ Universidade de Havana - Cuba)
DATAS: 15, 22 e 29/9; 6 e 13/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: O lugar da comunicação na escola. A construção do diálogo na sala
de aulas. Diferentes formas de estimular o diálogo no processo de aprendizagem.
O lugar da comunicação nas diferentes funções da escola como instrução.
O impacto da comunicação no desenvolvimento da personalidade. Diferentes
vias para desenvolver a comunicação com os alunos. Como se comunicar com
os alunos com dificuldades de disciplina.
TÍTULO:
DESENVOLVIMENTO
DA MOTIVAÇÃO NA ESCOLA
PROFESSOR: Fernando González Rey (UnB/ Universidade de Havana - Cuba)
DATAS: 27/10; 3,10, 17 e 24/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentação de alguns dos processos essenciais da motivação humana.
O lugar da motivação na aprendizagem. O desenvolvimento de novas necessidades
na comunicação humana: significação do diálogo no desenvolvimento da motivação.
Como desenvolver a motivação do alunos. O lugar do professor no desenvolvimento
da motivação. Significação da motivação no desenvolvimento da personalidade.
TÍTULO: A
CRIATIVIDADE DO PROFESSOR: SUAS POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO
PROFESSOR: Albertina Mitjáns Martínez (UnB/ Universidade de Havana - Cuba)
DATAS: 16, 23 e 30/9; 5 (2.ª feira) e 7/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
LOCAL: Plano Piloto
DURAÇÃO: 30 horas
VAGAS: 30
EMENTA: A criatividade como processo complexo da subjetividade humana;
sua expressão no contexto escolar. As barreiras à criatividade na instituição
educativa. A escola criativa. O professor criativo: características e
formas de atuação. Como desenvolver a criatiatividade do professor. O
papel da reflexão e do desenvolvimento dos recursos pessoais necessários.
Estratégias e ações possíveis. Fundamentos para elaboração de projetos
didáticos criativos.
|