Movimento Integrado
PROFESSORA:
Soraia Maria Silva
DATAS: 3, 10, 17, 24 e 31/5; 7/6
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 15
EMENTA: Preparar o indivíduo para a atividade corporal
expressiva, buscando, por meio da integração psicofísica,
a reposição da energia, a restauração da sensibilidade
e da percepção, o relaxamento da mente e dar ao corpo
a condição de movimento orgânico e integrado.
Música Popular Brasileira
PROFESSORA:
Mércia de Vasconcelos Pinto
DATAS: 24/4; 8, 15, 22 e 29/5
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Processos de Formação da Música Popular Brasileira
(MPB). A m úsica popular na modernidade. Perspectivas
da MPB na era da globalização. Uso da MPB como material
didático para o professor da música.
Ensino de Piano para Iniciantes: Abordagens, Conteúdos
e Materiais Alternativos
PROFESSORA:
Maria Isabel Montandon
DATAS: 13, 15, 20, 22, 27 e 29/4; 4, 6, 11 e 13/5
HORÁRIO: 18 h 30 min às 21 h 30 min.
VAGAS: 20
EMENTA: Discutir as limitações da aula de piano "tradicional"
frente ao contexto social atual e oferecer alternativas
de conteúdos, materiais e procedimentos que possam aumentar
a motivação do professor e do aluno, e otimizar o rendimento
do ensino.
Oficina
de Música
PROFESSORA:
Maria Cristina de Carvalho Casceli de Azevedo
DATAS: 10, 17 e 24/4; 8 e 15/5
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS:30
EMENTA: Vivência prática e teórica do conteúdo musical,
com enfâse nas atividades de improvisação, criação
e estruturação do "discurso" musical. As atividades
têm como objetivo abordar a teoria musical por meio
de atividades práticas; nelas, o processo de aprendizagem
ocorre pela experimentação, análise e reflexão das atividades
propostas.
Introdução
ao Desenho Industrial (Design)
PROFESSORA:
Ana Claudia Maynardes
DATAS: 12, 14, 16, 19, 23, 26, 28 e 30/4, 3 e 5/5
HORÁRIO: 19 h às 21 h
VAGAS: 25
EMENTA: Estudo e conceituação referentes à atividade
de design (desenho industrial) e prática profissional.
Iniciação
à Leitura e Apreciação da Obra de Artes Plásticas
PROFESSOR:
Belidson Dias Bezerra Jr.
DATAS: 7, 14 e 28/4; 5 e 12/5
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Introduzir novos conceitos metodológicos no
ensino de artes multidisciplinar, com ênfase na leitura
da obra de arte.
A História da Arte e o Ensino Médio
PROFESSOR:
Belidson Dias Bezerra Jr.
DATAS: 5, 12, 19 e 26/4; 3/5
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Introdução à metodologia básica de ensino de
história da arte e estética.
Ensino
de Arte com Base em Disciplinas (DBAE) e Diversidade
Cultural
PROFESSOR:
Belidson Dias Bezerra Jr.
DATAS: 10, 17, 24 e 31/5; 7/6
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30.
EMENTA: Princípios básico da teoria e prática do ensino
de arte com base em disciplinas(DBAE) e sua associação
imediata à diversidade cultural.
Repensando
o Ensino da Filosofia no Ensino Médio.(IV)
PROFESSORA:
Ana Míriam Wuensch
DATAS: 23 e 30/4; 7, 14, 21 e 28/5
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso propõe subsídios para a reflexão junto
com os professores de Filosofia do ensino médio sobre
suas principais dúvidas e dificuldades relativas ao
ensino da disciplina. Utilizando a estratégia de problematizar
os itens do programa no contexto em que atua o professor,
busca-se oferecer recursos que possibilitem o repensar
da prática de cada um, valorizando o trabalho já feito,
o intercâmbio de experiências, avançando em direção
à construção de respostas coletivas neste momento
de transição e reformas curriculares.
Globalização
e Formação de Blocos Regionais. Perspectivas do Mundo
Atual
PROFESSOR:
Pio Penna Filho
DATAS: 9, 16, 23 e 30/4; 7, 14, 21 e 28/5
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Discussão sobre o fenômeno da globalização e
da formação dos blocos Regionais. Propõe-se o questionamento
do ordenamento mundial sob a égide do neoliberalismo
e seus impactos na economia e sociedades contemporâneas.
A
Formação do Atlântico Sul: Angola e Brasil, do Século
XVII ao XIX
PROFESSORA:
Selma Pantoja
DATAS: 7, 14, 21 e 28/5; 4/6
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 45
EMENTA: A história do Atlântico foi construída em poucos
anos; hoje, o estudo das interações chegou à escala
da intercontinentalidade. Isso é particularmente verdade
no tocante ao período da modernidade. As relações entre
Brasil e Angola localizam-se no centro da construção
desse novo universo cultural. Migrações Europa/América,
Europa/África, tráfico de escravos
A
Questão Ambiental no Distrito Federal
PROFESSORA:
Ercília Péres Torres
DATAS: 16, 23 e 30/4; 7 e 14/5
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: Introdução a um marco de referência conceitual
e prática da problemática ambiental no DF, enfatizando
suas características físicas contrapostas ao modelo
de urbanização adotado.
A
Formação Sócioeconômico-Espacial Brasileira e a Transferência
da Capital para o Interior do País
PROFESSORA:
Marília Luiza Peluso
DATAS: 9, 16, 23 e 30/4; 7 e 21/5
HORÁRIO: 8 h 30 min às 12 h 30 min
VAGAS: 30
EMENTA: Curso teórico que tem como objetivo, partindo
de categorias gerais da Geografia, levar à reflexão
sobre a formação sócio-econômica e espacial brasileira,
sua gênese e problemáticas levantadas pelas diversas
formas de inserção na divisão internacional do trabalho
e o papel estratégico desempenhado pela mudança da Capital
Federal nesse contexto.
Eletromagnetismo Teoria e Experimentos
PROFESSORES:
J. J. Soares Neto e José Eduardo Martins
DATAS: 6, 13, 20 e 27/4; 4, 11, 18 e 25/5
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Processos de eletrização, eletroscópio, linhas
do campo elétrico gerado por condutores, capacitor de
placas paralelas e campo uniforme, pára-raios (efeito
pontas), gerador eletrostático, magnetismo de ímãs permanentes,
linhas do campo de indução magnética, bússola, eletroímãs,
solenóide e campo de indução magnética uniforme, motor
elétrico, lei de indução e gerador elétrico.
Química na Sociedade
PROFESSOR:
Wildson Luiz Pereira dos Santos
DATAS: 8, 15 e 22/4; 6, 13 e 20/5; 10 e 17 e 24/6
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentação do material didático "Química
na Sociedade". Fundamentação metodológica do referido
material didático. Abordagem do conteúdo da 1ª série
do PAS por meio de temas. Estudo e discussão dos temas:
lixo, metais, poluição atmosférica, alimentos. Realização
de experimentos.
O
Experimento no Ensino de Química
PROFESSORES:
Roberto R. da Silva, Geraldo A. L. Ferreira e Joice
de A. Baptista
DATAS: 8, 15, 22 e 29/4; 6, 13, 20 e 27/5
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: O papel do experimento no ensino médio de Química.
Grau de diretividade dos experimentos. Seleção de experimentos.
A observação macroscópica, a interpretação macroscópica
e a expressão representacional de fenômenos químicos
Uso de Analogias no Ensino de Química
PROFESSOR:
Gerson de Souza Mól
DATAS: 10, 17 e 24/4; 8 e 15/5
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso pretende discutir com os professores
do ensino médio as vantagens e riscos da utilização
de analogias no ensino de química; analisar as analogias
apresentadas em livros didáticos e as utilizadas em
sala de aula; desenvolver propostas de ensino de conceitos
químicos utilizando analogias.
Bioquímica,
nutrição e saúde.
PROFESSORES:
Carlos A. O. Ricart, Edivaldo X. Ferreira Filho e Marcelo
V. de Sousa
DATAS: 12 e 19/6
HORÁRIO: 8 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Aspectos bioquímicos da nutrição. Carência nutricional.
Exemplos de doenças relacionadas com a nutrição.
Vida de inseto no cerrado
PROFESSOR:
Paulo César Motta
DATAS: 17 e 24/4; 8, 15 e 22/5
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Estudo dos principais grupos de insetos e de
outros artrópodos, com ênfase na biodiversidade taxonômica
e ecológica no cerrado. Exercícios práticos de observação,
coleta, conservação, identificação; montagem de coleções
didáticas. Vida de inseto na sala de aula e no quintal
da escola: estratégias de ensino-aprendizagem.
Curso
Teórico-Prático de Histologia
PROFESSOR:
Ricardo B. Azevedo
DATAS: 15, 22 e 29/4
HORÁRIO: 8 h às 12 h e 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Manuseio do microscópio óptico. A célula e suas
inter-relações. Tecidos epitelial, conjuntivo, muscular
e nervoso. Tecidos básicos, para que servem?
Evolução Humana
PROFESSORAS:
Nilda Maria Diniz e Silviene Fabiana de Oliveira
DATAS: 6, 13, 20 e 27/5; 10/6
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Revisão e atualização de conhecimentos sobre
evolução humana. Fatores genéticos e ambientais envolvidos
no aparecimento dos hominídeos; reflexão sobre complexidade
cerebral e bipedia; origem do homem moderno do ponto
de vista da genética e sua dispersão pelo planeta; povoamento
das Américas e o povo brasileiro sob uma perspectiva
genética.
Modelagem de Sistemas Biológicos
PROFESSORES:
Paulo S. B. de A. Salles e Waldenor Barbosa da Cruz
DATAS: 8, 15, 22 e 29/4; 6, 13, 20 e 27/5; 10 e 17/6
HORÁRIO: 8 h às12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Princípios básicos de modelagem e simulação
em computadores do comportamento de sistemas biológicos.
Modelos qualitativos. Modelos quantitativos. Aplicações
de modelos ao ensino de biologia e ciências.
Atualização científico-pedagógica em Biologia e CFB-
I
PROFESSORES:
Paulo S. B. A. Salles, Eliane G. Mendes, Cesar M. Sá,
Zulmira Lacava, Bergman M. Ribeiro
DATAS: 8, 15, 22 e 29/4; 6, 13, 20 e 27/5; 10, 17 e
24/6; 8, 15, 22 e 29/7
HORÁRIO: 14 h às18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Atualização científica de conhecimentos em Biologia
Molecular, Genética, Citologia e Ecologia para professores
dos ensinos fundamental e médio. Aspectos pedagógicos
do ensino dessas disciplinas.
Atualização científico-pedagógica em Biologia e CFB-
II
PROFESSORES:
Paulo S. B. A. Salles, Eliane G. Mendes, Mariluza Barros,
Paulo C. Motta, Umberto Euzébio e Carlos Gonçalves.
DATAS: 8, 15, 22 e 29/4; 6, 13, 20 e 27/5; 10, 17 e
24/6; 8, 15, 22 e 29/7
HORÁRIO: 14 h às18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Atualização científica de conhecimentos em Botânica,
Zoologia, Morfologia e Fisiologia Animal para professores
dos ensinos fundamental e médio. Aspectos pedagógicos
do ensino dessas disciplinas.
A Função Logaritmo e a Função Expoencial
PROFESSORA: Haydde Werneck Poubel
DATAS: 10, 17 e 24/4; 8 e 15/5
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Informações históricas. Área de uma faixa de
hipérbole. Aproximação por meio de trapézios. Logaritmo
natural, gráfico da função logaritmo, o número e.
A função expoencial, logarítmos e expoenciais em diversas
bases. Aplicações (juros compostos, desintegração radioativa,
cálculo da idade de um fóssil etc.).
Teoria
e Prática de Dramaturgia: Adaptação de Obras Literárias
para a Cena
PROFESSOR:
Marcus Mota
DATAS: 12, 19 e 26/4; 3, 10, 17, 24 e 31/5
HORÁRIO: 19 h às 22 h
VAGAS: 20
EMENTA: O curso objetiva fornecer a reflexão e os procedimentos
fundamentais para a execução de ficção para a cena por
meio de discussões orientadas e da análise de contos
de Machado de Assis. Ao fim, será orientada a elaboração
de um roteiro de representação a partir dos estudos
realizados.
Jogos
Teatrais em Sala de Aula
PROFESSORA:
Clarice da Silva Costa
DATAS: 3, 10, 17, 24 e 31/5
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA: Possibilitar ao participante uma abordagem teórico-prática
de jogos teatrais em sala de aula.
Leituras:
Literatura e Pintura
PROFESSOR:
Ricardo Araújo
DATAS: 4, 11, 18 e 25/5; 1 e 8/6
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Levar o interessado a leituras de textos e pinturas
(clássicos e modernos), praticando análises de textos
e interpretações que levem a uma leitura peculiar da
obra investigada. O leitor, até o final do curso, deverá
saber fazer uma análise própria, completa, da obra analisada.
Introdução às Redes de Computadores
PROFESSOR:
Ricardo Staciarini Puttini
DATAS: 4, 8, 11, 15 e 18/5
HORÁRIO: Terças-feiras: 19 h às 23 h. Sábados: 8 h 30
min às 12 h 30 min
VAGAS: 26
EMENTA: Histórico, funções das redes de computadores,
tipos de redes: LAN, MAN, WAN. Topologia de interconexão,
redes Ethernet, redes TCP/IP e Internet, configuração
básica de redes Ethernet.
PRÉ-REQUISITO: Familiaridade com o uso básico do computador
Cidadania e
Democracia
PROFESSOR:
Luís Felipe Miguel
DATAS: 8, 15, 22 e 29/5; 5/6
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Discussão sobre o significado das diferentes
concepções de democracia. A distância entre teoria da
democracia e sua prática. Representação e participação
política da cidadania. O efeito das desigualdades econômicas
e sociais. O exercício da democracia no Brasil.
Fundamentos Psicológicos da Educação Física
PROFESSOR:
Hiran Valdés Casal
DATAS: 26, 27, 28, 29 e 30/4
HORARIO : 14 h às18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Será feita uma análise dos fundamentos psicológicos
da Educação Física em relação com a Educação Física
Tradicional, a Psicomotricidade e a praxeologia. Situa-se
a Educação Física como um instrumento para o desenvolvimento
psicológico sob os pontos de vista cognitivo e afetivo.
Educação
Física Terapêutica
PROFESSOR:
Ramon F. Alonso Lopez
DATAS: 5, 12, 19 e 26/5; 2 e 9/6
HORARIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
Ementa: Na aula de Educação Física costumam aparecer
alunos com determinados transtornos de saúde. O curso
apresenta os exercícios físicos mais recomendáveis de
acordo com os problemas apresentados pelos alunos.
Literatura
Infanto-Juvenil
PROFESSORA:
Regina Dalcastagnè
DATAS: 8, 15, 22 e 29/5 e 5/6
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA:. Estudo da literatura infanto-juvenil, em especial
(mas não só) a brasileira, enquanto manifestação
literária. A influência e as transformações
dos contos de fadas; o papel de Monteiro Lobato na literatura
infanto-juvenil brasileira; as imposições
da indústria editorial; elementos ideológicos;
estrutura da narrativa; a relação entre
texto e ilustrações; as histórias
em quadrinhos; adaptações de clássicos
para crianças.
Equações e Semelhança
PROFESSORA:
Tânia Schmitt
DATAS: 15, 22 e 29/5; 5, 12 e 19/6
HORÁRIO: 8 h 30 min. às 12 h 30 min.
VAGAS: 30
EMENTA: Fatoração, produtos notáveis
e equação do 2º grau; sistemas de
coordenadas; sistemas de equações lineares
e de desigualdades lineares a duas incógnitas;
congruência e semelhança; relações
métricas no triângulo retângulo;
funções trigonométricas de ângulos
de 0º a 90º.
Experiências de Química no Ensino Fundamental
PROFESSORES:
Roberto R. da Silva, Geraldo A. L. Ferreira e Joice
de A. Baptista
DATAS: 8, 15, 22 e 29/4; 6, 13, 20 e 27/5; 10 e 17/6
HORÁRIO: 19 h às 22 h.
VAGAS: 25
EMENTA: Compreensão de conteúdos de química
com o objetivo de identificar situações
em que as idéias dos aprendizes são diferentes
das idéias científicas. O uso de perguntas
e intervenções com o objetivo de ensinar
princípios científicos. Utilização
de experimentos envolvendo os seguintes temas: materiais,
substâncias e transformações químicas;
o solo, a água, o ar, os metais e os polímeros.
Técnicas de Relaxamento e Consciência Corporal
na Escola de Hoje
PROFESSORA:
Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATAS: 28, 29 e 30/4
HORÁRIO: dia 28 de 8 h às 12 h; dias 29
e 30: 8 h às 12 h, 14 h às 18 h.
VAGAS: 30
EMENTA: Curso prático que tem o objetivo de desenvolver
técnicas de consciência corporal e relaxamento
para o alívio de tensões dos alunos durante
períodos de provas e concursos, assim como diminuir
o nível de ansiedade, através de aulas
práticas de atividade física, seja no
ensino médio como no fundamental.
Leitura
e Interpretação de Texto em Língua Inglesa
PROFESSOR:
G. A. Chauvet
DATAS: 5, 12, 19 e 26/5; 2/6
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Estudos de técnicas aplicadas à melhor compreensão
de textos que versarão sobre tópicos gerais e conteúdos
específicos. Algumas técnicas de leitura dinâmica. Exercícios
práticos. O curso será baseado em estudos contrastivos
na medida em que se examinam problemas específicos do
leitor brasileiro.
OBS: VER TAMBÉM OS CURSOS
INTERDISCIPLINARES E O DE NÚMERO 12.
Estratégias
para o Ensino de Língua Portuguesa
PROFESSORA:
Edna Cristina S. dos Santos
DATAS: 28/4; 5, 12, 19 e 26/5
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Análise dos conceitos de gramática, língua,
linguagem, texto e discurso. Concepção de ensino de
língua portuguesa. Atividades que podem ser desenvolvidas
nas aulas de português.
Lendo
o Próprio Erro: A Leitura Literária Tratada como Leitura
Funcional
PROFESSOR:
Robson Coelho Tinoco
DATAS: 7, 14 e 28/4; 5 e 12/5
HORÁRIO: das 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso visa avaliar as variações de enfoque
da leitura no trabalho com textos técnicos e literários,
no ambiente escolar, considerando os objetivos desse
trabalho e os métodos a ele aplicados. Levando em conta
o uso de novas tecnologias de ensino, considera também
a eficácia e a eficiência como elementos produtores
de uma leitura crítica e criativa.
Escrita
no Ritmo Pessoal e Uso da MPB como Recurso Didático
PROFESSOR:
Paulo Nascentes
DATAS: 2, 9, 16, 23 e 30/6
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Sob a forma de Oficina da Palavra, o curso promoverá
a interação com a poética do texto em termos de leitura/produção,
enfatizando a utilização da técnica de escrita no ritmo
pessoal e de letras da Música Popular Brasileira (MPB)
como recurso didático no desenvolvimento da produção
textual.