Teatro
Grego e Romano em uma Perspectiva Metodológica Teórico-Prática
PROFESSORA:
Carla Medianeira Antonello
DATAS: 27/9; 4, 18, 25/10; 8/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA:O curso tem por objetivo a reflexão de uma metodologia
teórico- prática do teatro greco- romano para o Ensino
Médio, com o objetivo de propiciar ao participantes
instrumentos que permitam o seu conhecimento, assim
como a aplicação dos elementos da encenação teatral
vinculada ao universo das tragédias greco-romanas.
História da Arte no Brasil
PROFESSOR:
Mário Roberto Bonomo
DATAS: de 13, 20, 27/9; 4, 11, 18, 25/10; 8/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: A arte no Brasil como elemento de referência
da construção da memória do país: o barroco na Colônia,
o classicismo no Império e o modernismo na República.
Movimento Integrado
PROFESSORA:
Soraia Maria Silva
DATAS: 20, 27/9; 4, 11, 18/10
HORÁRIO: 14 h às18 h
VAGAS: 15
EMENTA: Preparar o indivíduo para a atividade corporal
expressiva, buscando, através da integração psicofísica,
a reposição da energia, a restauração da sensibilidade
e da percepção, o relaxamento da mente e a condição
de movimento orgânico e integrado do corpo.
Oficina de Música
PROFESSORA:
Maria Cristina de Carvalho Casceli de Azevedo
DATAS: 18, 20, 25, 27/9; 2, 4, 9/10
HORÁRIO: 8 h 30 min às 12 h 30 min (18, 25/9; 2, 9/10)
/ 19 h às 22 h (20, 27/9; 4/10)
VAGAS: 30
EMENTA: Vivência prática e teórica do conteúdo musical,
com ênfase nas atividades de improvisação, criação e
estruturação do "discurso" musical. As atividades
têm como objetivo a relação entre o cotidiano do aluno
e a prática musical, enfatizando o processo de aprendizagem
pela experimentação, análise e reflexão das atividades
realizadas.
Introdução ao Desenho Industrial (Design)
PROFESSORA:
Ana Claudia Maynardes
DATAS: 14, 16, 21, 23, 28/9
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: Estudo e conceituação referentes à atividade
de design (Desenho Industrial) e prática profissional.
Dramaturgia Fílmica: Estética, Interpretação e Crítica
de Imagens
PROFESSOR:
Marcus Mota
DATAS: 20, 27/9; 4, 18, 25/10; 9, 22 e 29/11.
HORÁRIO: 8 h às12 h
VAGAS: 40
EMENTA: A partir da discussão, análise e contraste dos
filmes Cidadão Kane e O processo, de Orson Welles, e
Plano 9 do espaço, de Ed Wood, promover pressupostos
para utilização orientada da estética cinematográfica
em sala de aula.
Voz e Corpo na Composição Cênica
PROFESSORAS:
Lenora Lobo, Márcia Almeida e Paula Cristina Vilas
DATAS: 13, 20, 27/9; 4, 18, 25/10; 8, 22, 29/11; 6,
13/12
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Aplicação das possibilidades corporais e vocais
na construção de um produto cênico.
Bioquímica, Nutrição e Saúde
PROFESSORES:
Consuelo Medeiros Rodrigues de Lima, Pedro J. Portugal
Zanotta, Wagner Fontes e Mariana de Sousa Castro
DATAS: 16, 23, 30/10
HORÁRIO: 8 h às 18 h (16, 23/10)/ 8h às 12h (30/10)
VAGAS: 30
EMENTA: Aspectos bioquímicos da nutrição. Carência nutricional.
Exemplos de doenças relacionadas com a nutrição.
Química na Sociedade
PROFESSOR:
Wildson Luiz Pereira dos Santos
DATAS: 7, 21/10; 4, 18/11; 2/12
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentação do material didático "Química
na Sociedade". Fundamentação metodológica do referido
material didático. Abordagem do conteúdo da 1ª série
do PAS por meio de temas. Estudo e discussão dos temas:
lixo, metais, poluição atmosférica, alimentos. Realização
de experimentos.
O Experimento no Ensino de Química
PROFESSORES:
Roberto R. da Silva, Geraldo A. L. Ferreira e Joice
de A. Baptista
DATAS: 9, 16, 23/9; 7, 14, 21/10; 4, 11, 18, 25/11
HORÁRIO: 19 h às 22 h
VAGAS: 25
EMENTA: O papel do experimento no Ensino Médio de Química.
Grau de diretividade dos experimentos. Seleção de experimentos.
A observação macroscópica, a interpretação macroscópica
e a expressão representacional de fenômenos químicos.
Vida de Inseto no Cerrado
PROFESSOR:
Paulo César Motta
DATAS: 2, 9, 16, 23, 30/10
HORÁRIO: 8 h 30 min às 12 h 30 min
VAGAS: 20
EMENTA: Estudo dos principais grupos de insetos e de
outros artrópodos, com ênfase na biodiversidade taxonômica
e ecológica no cerrado. Exercícios práticos de observação,
coleta, conservação, identificação; montagem de coleções
didáticas. Vida de inseto na sala de aula e no quintal
da escola: estratégias de ensino-aprendizagem.
Curso Teórico-Prático de Histologia
PROFESSOR:
Ricardo B. Azevedo
DATAS: 30/9; 7, 21, 28/10; 4/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Manuseio do microscópio óptico. A célula e suas
inter-relações. Tecidos epitelial, conjuntivo, muscular
e nervoso. Tecidos básicos, para que servem?
Fenômenos Ondulatórios: Teoria & Prática
PROFESSORES:
Joaquim José Soares Neto e José Eduardo Martins
DATAS: 21, 28/9; 5, 19, 26/10; 9, 16, 23, 30/11; 7/12
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Estudo dos fenômenos ondulatórios.
A Física e a Química da Atmosfera
PROFESSOR:
Ricardo Gargano
DATAS: 21, 28/9; 5, 12 e 19/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 35
EMENTA: Descrição dos processos físicos e químicos que
ocorrem na atmosfera. Importância da camada de ozônio
para a conservação da vida na superfície da terra. Investigação
dos processos naturais (absorção de radiação ultra-violeta)
e artificiais (catalizadores artificiais: CFC) de criação
e destruição da camada de ozônio. Modelos teóricos (clássicos
e quânticos) e técnicas experimentais usados na descrição
de processos colisionais reativos.
História da África Contemporânea
PROFESSOR:
Pio Penna Filho
DATAS: 17, 24/9; 1, 8, 15/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 40
EMENTA: Abordagem da História da África enfatizando-se
o período pós-Segunda Guerra Mundial com o processo
de descolonização e o surgimento dos novos Estados.
Discussão da herança colonial européia na África e suas
influências na crise geral do continente. Panorama geral
das relações Brasil-África no século XX. Os problemas
atuais do continente e a aparente incapacidade africana
de solução de seus problemas, o que leva à intensificação
da instabilidade no continente.
Repensando o Ensino da Filosofia no Ensino Médio V
PROFESSORA:
Ana Míriam Wuensch
DATAS: 1, 8, 15, 29/10 e 5/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso propõe subsídios para a reflexão junto
com os professores de Filosofia do Ensino Médio sobre
as principais dúvidas e dificuldades relativas ao ensino
da disciplina. Utilizando a estratégia de problematizar
os itens do programa no contexto em que atua o professor,
busca-se oferecer recursos que possibilitem o repensar
da prática de cada um, valorizando o trabalho já feito,
o intercâmbio de experiências, avançando em direção
à construção de respostas coletivas neste momento de
transição e reformas curriculares.
Globalização e Formação de Blocos Regionais. Perspectivas
do Mundo Atual
PROFESSOR:
Pio Penna Filho
DATAS: 17, 24/9; 1, 8, 15, 29/10; 5, 12/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Discussão sobre o fenômeno da Globalização e
da formação dos Blocos Regionais. Propõe-se o questionamento
do ordenamento mundial sob a égide do neoliberalismo
e seu impacto na economia e sociedades contemporâneas.
24.
A Formação do Atlântico Sul: Angola e Brasil, do Século
XVII ao XIX
PROFESSORA:
Selma Pantoja
DATAS: 15, 22, 29/10; 5, 12/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 40
EMENTA: A história do Atlântico foi construída em poucos
anos, hoje o estudo das interações chegou à escala da
intercontinentalidade. Isso é particularmente verdade
no tocante ao período da modernidade. As relações entre
Brasil e Angola localizam-se no centro da construção
desse novo universo cultural. Migrações Europa/América,
Europa/África, tráfico de escravos.
A Questão Ambiental no Distrito Federal
PROFESSORA:
Ercília Péres Torres
DATAS: 16, 23, 30/9; 7, 14, 21/10; 4/11
HORÁRIO: 8 h 30 min às 12 h 30 min
VAGAS: 25
EMENTA: Introdução a um marco de referência conceitual
e prática da problemática ambiental no DF, enfatizando-se
suas características físicas contrapostas ao modelo
de urbanização adotado.
Jogos
Teatrais na Sala de Aula II
PROFESSORA:
Clarice da Silva Costa
DATAS: 27/9; 4, 18, 25/10; 8/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: Este curso tem por objetivo proporcionar aos
participantes um aprofundamento no domínio dos jogos
teatrais e dinâmicas de grupo em sala de aula.
PRÉ-REQUISITO: Preferencialmente os participantes de
Jogos Teatrais na Sala de Aula I. Aberto aos demais
interessados.
Técnicas de Relaxamento e Consciência Corporal na Escola
de Hoje
PROFESSORA:
Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATAS: 20, 21, 22/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h (20-22/10) / 14 h às 18 h (21-22/10)
VAGAS: 30
EMENTA: Curso prático, que tem o objetivo de desenvolver
técnicas de consciência corporal e relaxamento para
o alívio de tensões dos alunos durante períodos de provas
e concursos, assim como diminuir o nível de ansiedade,
através de aulas práticas de atividade física, seja
no Ensino Médio, seja no Fundamental.
Orientação Profissional na Escola: O Papel do Professor
PROFESSORA:
Albertina Mitjáns Martinez
DATAS: 6, 13, 20, 27/10 e 3/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h.
VAGAS: 25
EMENTA: A orientação profissional como processo: diferentes
enfoques e diferentes estratégias de ação. Papel da
instituição escolar no processo de desenvolvimento da
motivação profissional e no processo de orientação profissional.
A complexidade do processo de eleição da profissão:
o papel do professor. Papel do professor no desenho
e organização de atividades favoráveis à orientação
profissional. O trabalho integrado de pais, professores
e orientadores no processo de orientação profissional.
A Aprendizagem e o Desenvolvimento do Aluno
PROFESSOR:
Fernando L. González Rey
DATAS: 8, 22, 29/11; 6, 13/12
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: O processo do desenvolvimento na infância e
na adolescência. Diferentes formas de compreender a
aprendizagem como processo do desenvolvimento. Processos
que facilitam a aprendizagem da criança. A aprendizagem
como processo de subjetivação do desenvolvimento. A
prática educativa como forma de estimular a aprendizagem.
Diferentes técnicas para estimular o desenvolvimento
nos processos de aprendizagem da criança e do adolescente.
Leituras:
Literatura e Pintura
PROFESSOR:
Ricardo Araújo
DATAS: 21, 28/9 ; 4, 11, 18/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Leituras de textos e pinturas (clássicos e modernos).
Prática de análises de textos e interpretações que levem
a uma leitura peculiar da obra investigada. O leitor
até o final do curso deverá saber fazer uma análise
própria, cabal, da obra analisada.
Introdução às Redes de Computadores
PROFESSOR:
Ricardo Staciarini Puttini
DATAS: 8, 9, 10, 11, 12 e 13/11
HORÁRIO: 19 h às 22 h 30 min (8-12/11) / 10 h às 12
h 30 min (13/11)
VAGAS: 20
EMENTA: Histórico, Funções das Redes de Computadores,
Tipos de Redes: LAN, MAN, WAN, Topologia de Interconexão,
Redes Ethernet, Redes TCP/IP e Internet, Configuração
Básica de Redes Ethernet.
PRÉ-REQUISITO: Familiaridade com o uso básico do computador
Consciência do Corpo e Análise do Movimento
PROFESSORAS:
Lenora Lobo e Márcia Almeida
DATAS: 16, 23, 30/9; 7, 14, 21, 28/10; 4, 11, 18/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Consciência corporal e aprimoramento funcional
do movimento. Iniciação à movimentação rítmica e aos
princípios da linguagem corporal.
Temas de Psicologia do Esporte
PROFESSOR:
Hiran Valdés Casal
DATAS: 22, 23, 24, 25, 26/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Será definido o objeto de trabalho da Psicologia
do Esporte, com aprofundamento nos problemas emocionais
e sociais da equipe esportiva. Serão abordadas a ansiedade,
a depressão, a agressividade no esporte e, a partir
dessas questões, o abandono esportivo, a aposentadoria
esportiva e o chamado "burn-out", isto é,
os atletas que queimam etapas de preparação. Sobre o
tema dos problemas emocionais, serão abordadas a coesão,
a eficácia coletiva, a liderança, a torcida e a imprensa.
Serão discutidas idéias acerca da elaboração do plano
de preparação psicológica e sua relação com o plano
de treinamento.
Educação Física Terapêutica
PROFESSOR:
Ramon F. Alonso Lopez
DATAS: 16, 30/9; 7, 14, 21/10
HORARIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Na aula de Educação Física, costumam aparecer
alunos com determinados transtornos de saúde.
O curso apresenta os exercícios físicos mais recomendáveis
de acordo com os problemas apresentados pelos alunos.
Fábrica da Ciência: Física e Biologia para o Ensino
Fundamental
PROFESSORAS:
Eliane M. Guimarães, Maria F. R. Makiuchi e Eliana dos
Reis Nunes
DATAS: 16, 23, 30/9; 7, 14, 21, 28/10; 4, 11, 18/11
HORÁRIO: Turma A - 8 h às 12 h / Turma B - 14 h às 18
h
VAGAS: 25 vagas por turma
EMENTA: Este curso pretende discutir conceitos da Física
e da Biologia a partir de dois projetos experimentais
geradores: o terrário e o aquecedor solar. No decorrer
do curso, serão elaboradas práticas experimentais relacionadas
aos conceitos trabalhados e reprodutíveis na Escola
Fundamental.
Números, Operações e Equações do Primeiro Grau
PROFESSORA:
Tânia Schmitt
DATAS: 21, 28/9; 5, 19, 26/10; 9/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 35
EMENTA: Números Naturais e operações; Frações positivas
e operações; Números Decimais e operações; Números Inteiros
e operações; Números Racionais e operações; Razão, Proporção,
Porcentagem e Regras de Três; Equações do Primeiro Grau.
Leitura
e Interpretação de Texto em Língua Inglesa
PROFESSOR:
G. A. Chauvet
DATAS: 29/9; 6, 13, 20, 27/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Estudo de técnicas aplicadas à melhor compreensão
de textos, que versarão sobre tópicos gerais e de conteúdos
específicos. Algumas técnicas de leitura dinâmica. Exercícios
práticos. O curso será baseado em estudos contrastivos
na medida em que se examinam problemas específicos do
leitor brasileiro.
Contexto Social, Político e Cultural dos Períodos Histórico-Literários
PROFESSORA:
Sara Almarza
DATAS: 30/9; 7,14,21,28/10; 4 e 11/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso pretende mostrar, de maneira multidisciplinar,
os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais,
nos quais estão inseridos os períodos histórico-literários.
O enfoque abrangerá as áreas de História, Literatura
e Artes em geral, dando ênfase aos antecedentes europeus.
27.
Lendo o Próprio Erro: A Leitura Literária Tratada como
Leitura Funcional
PROFESSOR:
Robson Coelho Tinoco
DATAS: 15, 22, 29/9; 6, 13/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso visa avaliar as variações de enfoque
da leitura no trabalho com textos técnicos e literários,
no ambiente escolar, considerando os objetivos desse
trabalho e os métodos a ele aplicados. Levando em conta
o uso de novas tecnologias de ensino, considera também
a eficiência como elementos produtores de uma leitura
crítica e criativa.
Escrita no Ritmo Pessoal e Uso da MPB como Recurso Didático
PROFESSOR:
Paulo Nascentes
DATAS: 15, 22, 29/9; 6, 20/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Sob a forma de Oficina da Palavra, o curso promoverá
a interação com a poética do texto em termos de leitura/produção,
enfatizando a utilização da técnica de escrita no ritmo
pessoal e de letras da MPB - Música Popular Brasileira
-como recurso didático no desenvolvimento da produção
textual.
A Escola, a Gramática e a Linguagem do Aluno
PROFESSORA:
Ana Adelina L. Ramos
DATAS: 15, 22, 29/9; 6, 13, 20/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: O português contemporâneo: principais fenômenos
de variação e mudança na língua do Brasil. Variação
e norma lingüística: implicações para o ensino. O português
que se fala versus o português que se escreve.
Análise de problemas diagnosticados no texto do aluno.