Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
    Universidade de Brasília
  
 
 Cadastro de Profissionais 
 Colaboradores 
 CESPE 
 Concursos e Seleções 
 Eventos 
 Interação 
 PAS 
 Vestibular 
 UnB 

 


Programação de Eventos 99/2

 

Teatro Grego e Romano em uma Perspectiva Metodológica Teórico-Prática

PROFESSORA: Carla Medianeira Antonello
DATAS: 27/9; 4, 18, 25/10; 8/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 25
EMENTA:O curso tem por objetivo a reflexão de uma metodologia teórico- prática do teatro greco- romano para o Ensino Médio, com o objetivo de propiciar ao participantes instrumentos que permitam o seu conhecimento, assim como a aplicação dos elementos da encenação teatral vinculada ao universo das tragédias greco-romanas.

História da Arte no Brasil

PROFESSOR: Mário Roberto Bonomo
DATAS: de 13, 20, 27/9; 4, 11, 18, 25/10; 8/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: A arte no Brasil como elemento de referência da construção da memória do país: o barroco na Colônia, o classicismo no Império e o modernismo na República.

Movimento Integrado

PROFESSORA: Soraia Maria Silva
DATAS: 20, 27/9; 4, 11, 18/10
HORÁRIO: 14 h às18 h
VAGAS: 15
EMENTA: Preparar o indivíduo para a atividade corporal expressiva, buscando, através da integração psicofísica, a reposição da energia, a restauração da sensibilidade e da percepção, o relaxamento da mente e a condição de movimento orgânico e integrado do corpo.

Oficina de Música

PROFESSORA: Maria Cristina de Carvalho Casceli de Azevedo
DATAS: 18, 20, 25, 27/9; 2, 4, 9/10
HORÁRIO: 8 h 30 min às 12 h 30 min (18, 25/9; 2, 9/10) / 19 h às 22 h (20, 27/9; 4/10)
VAGAS: 30
EMENTA: Vivência prática e teórica do conteúdo musical, com ênfase nas atividades de improvisação, criação e estruturação do "discurso" musical. As atividades têm como objetivo a relação entre o cotidiano do aluno e a prática musical, enfatizando o processo de aprendizagem pela experimentação, análise e reflexão das atividades realizadas.

Introdução ao Desenho Industrial (Design)

PROFESSORA: Ana Claudia Maynardes
DATAS: 14, 16, 21, 23, 28/9
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: Estudo e conceituação referentes à atividade de design (Desenho Industrial) e prática profissional.

Dramaturgia Fílmica: Estética, Interpretação e Crítica de Imagens

PROFESSOR: Marcus Mota
DATAS: 20, 27/9; 4, 18, 25/10; 9, 22 e 29/11.
HORÁRIO: 8 h às12 h
VAGAS: 40
EMENTA: A partir da discussão, análise e contraste dos filmes Cidadão Kane e O processo, de Orson Welles, e Plano 9 do espaço, de Ed Wood, promover pressupostos para utilização orientada da estética cinematográfica em sala de aula.

Voz e Corpo na Composição Cênica

PROFESSORAS: Lenora Lobo, Márcia Almeida e Paula Cristina Vilas
DATAS: 13, 20, 27/9; 4, 18, 25/10; 8, 22, 29/11; 6, 13/12
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Aplicação das possibilidades corporais e vocais na construção de um produto cênico.

Bioquímica, Nutrição e Saúde

PROFESSORES: Consuelo Medeiros Rodrigues de Lima, Pedro J. Portugal Zanotta, Wagner Fontes e Mariana de Sousa Castro
DATAS: 16, 23, 30/10
HORÁRIO: 8 h às 18 h (16, 23/10)/ 8h às 12h (30/10)
VAGAS: 30
EMENTA: Aspectos bioquímicos da nutrição. Carência nutricional. Exemplos de doenças relacionadas com a nutrição.

Química na Sociedade

PROFESSOR: Wildson Luiz Pereira dos Santos
DATAS: 7, 21/10; 4, 18/11; 2/12
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Apresentação do material didático "Química na Sociedade". Fundamentação metodológica do referido material didático. Abordagem do conteúdo da 1ª série do PAS por meio de temas. Estudo e discussão dos temas: lixo, metais, poluição atmosférica, alimentos. Realização de experimentos.

O Experimento no Ensino de Química

PROFESSORES: Roberto R. da Silva, Geraldo A. L. Ferreira e Joice de A. Baptista
DATAS: 9, 16, 23/9; 7, 14, 21/10; 4, 11, 18, 25/11
HORÁRIO: 19 h às 22 h
VAGAS: 25
EMENTA: O papel do experimento no Ensino Médio de Química. Grau de diretividade dos experimentos. Seleção de experimentos. A observação macroscópica, a interpretação macroscópica e a expressão representacional de fenômenos químicos.

Vida de Inseto no Cerrado

PROFESSOR: Paulo César Motta
DATAS: 2, 9, 16, 23, 30/10
HORÁRIO: 8 h 30 min às 12 h 30 min
VAGAS: 20
EMENTA: Estudo dos principais grupos de insetos e de outros artrópodos, com ênfase na biodiversidade taxonômica e ecológica no cerrado. Exercícios práticos de observação, coleta, conservação, identificação; montagem de coleções didáticas. Vida de inseto na sala de aula e no quintal da escola: estratégias de ensino-aprendizagem.

Curso Teórico-Prático de Histologia

PROFESSOR: Ricardo B. Azevedo
DATAS: 30/9; 7, 21, 28/10; 4/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Manuseio do microscópio óptico. A célula e suas inter-relações. Tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Tecidos básicos, para que servem?

Fenômenos Ondulatórios: Teoria & Prática

PROFESSORES: Joaquim José Soares Neto e José Eduardo Martins
DATAS: 21, 28/9; 5, 19, 26/10; 9, 16, 23, 30/11; 7/12
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Estudo dos fenômenos ondulatórios.

A Física e a Química da Atmosfera

PROFESSOR: Ricardo Gargano
DATAS: 21, 28/9; 5, 12 e 19/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 35
EMENTA: Descrição dos processos físicos e químicos que ocorrem na atmosfera. Importância da camada de ozônio para a conservação da vida na superfície da terra. Investigação dos processos naturais (absorção de radiação ultra-violeta) e artificiais (catalizadores artificiais: CFC) de criação e destruição da camada de ozônio. Modelos teóricos (clássicos e quânticos) e técnicas experimentais usados na descrição de processos colisionais reativos.

História da África Contemporânea

PROFESSOR: Pio Penna Filho
DATAS: 17, 24/9; 1, 8, 15/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 40
EMENTA: Abordagem da História da África enfatizando-se o período pós-Segunda Guerra Mundial com o processo de descolonização e o surgimento dos novos Estados. Discussão da herança colonial européia na África e suas influências na crise geral do continente. Panorama geral das relações Brasil-África no século XX. Os problemas atuais do continente e a aparente incapacidade africana de solução de seus problemas, o que leva à intensificação da instabilidade no continente.

Repensando o Ensino da Filosofia no Ensino Médio V

PROFESSORA: Ana Míriam Wuensch
DATAS: 1, 8, 15, 29/10 e 5/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: O curso propõe subsídios para a reflexão junto com os professores de Filosofia do Ensino Médio sobre as principais dúvidas e dificuldades relativas ao ensino da disciplina. Utilizando a estratégia de problematizar os itens do programa no contexto em que atua o professor, busca-se oferecer recursos que possibilitem o repensar da prática de cada um, valorizando o trabalho já feito, o intercâmbio de experiências, avançando em direção à construção de respostas coletivas neste momento de transição e reformas curriculares.

Globalização e Formação de Blocos Regionais. Perspectivas do Mundo Atual

PROFESSOR: Pio Penna Filho
DATAS: 17, 24/9; 1, 8, 15, 29/10; 5, 12/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Discussão sobre o fenômeno da Globalização e da formação dos Blocos Regionais. Propõe-se o questionamento do ordenamento mundial sob a égide do neoliberalismo e seu impacto na economia e sociedades contemporâneas.

24. A Formação do Atlântico Sul: Angola e Brasil, do Século XVII ao XIX

PROFESSORA: Selma Pantoja
DATAS: 15, 22, 29/10; 5, 12/11
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 40
EMENTA: A história do Atlântico foi construída em poucos anos, hoje o estudo das interações chegou à escala da intercontinentalidade. Isso é particularmente verdade no tocante ao período da modernidade. As relações entre Brasil e Angola localizam-se no centro da construção desse novo universo cultural. Migrações Europa/América, Europa/África, tráfico de escravos.

A Questão Ambiental no Distrito Federal

PROFESSORA: Ercília Péres Torres
DATAS: 16, 23, 30/9; 7, 14, 21/10; 4/11
HORÁRIO: 8 h 30 min às 12 h 30 min
VAGAS: 25
EMENTA: Introdução a um marco de referência conceitual e prática da problemática ambiental no DF, enfatizando-se suas características físicas contrapostas ao modelo de urbanização adotado.


Jogos Teatrais na Sala de Aula II

PROFESSORA: Clarice da Silva Costa
DATAS: 27/9; 4, 18, 25/10; 8/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: Este curso tem por objetivo proporcionar aos participantes um aprofundamento no domínio dos jogos teatrais e dinâmicas de grupo em sala de aula.
PRÉ-REQUISITO: Preferencialmente os participantes de Jogos Teatrais na Sala de Aula I. Aberto aos demais interessados.

Técnicas de Relaxamento e Consciência Corporal na Escola de Hoje

PROFESSORA: Cláudia Maria Goulart dos Santos
DATAS: 20, 21, 22/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h (20-22/10) / 14 h às 18 h (21-22/10)
VAGAS: 30
EMENTA: Curso prático, que tem o objetivo de desenvolver técnicas de consciência corporal e relaxamento para o alívio de tensões dos alunos durante períodos de provas e concursos, assim como diminuir o nível de ansiedade, através de aulas práticas de atividade física, seja no Ensino Médio, seja no Fundamental.

Orientação Profissional na Escola: O Papel do Professor

PROFESSORA: Albertina Mitjáns Martinez
DATAS: 6, 13, 20, 27/10 e 3/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h.
VAGAS: 25
EMENTA: A orientação profissional como processo: diferentes enfoques e diferentes estratégias de ação. Papel da instituição escolar no processo de desenvolvimento da motivação profissional e no processo de orientação profissional. A complexidade do processo de eleição da profissão: o papel do professor. Papel do professor no desenho e organização de atividades favoráveis à orientação profissional. O trabalho integrado de pais, professores e orientadores no processo de orientação profissional.

A Aprendizagem e o Desenvolvimento do Aluno

PROFESSOR: Fernando L. González Rey
DATAS: 8, 22, 29/11; 6, 13/12
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: O processo do desenvolvimento na infância e na adolescência. Diferentes formas de compreender a aprendizagem como processo do desenvolvimento. Processos que facilitam a aprendizagem da criança. A aprendizagem como processo de subjetivação do desenvolvimento. A prática educativa como forma de estimular a aprendizagem. Diferentes técnicas para estimular o desenvolvimento nos processos de aprendizagem da criança e do adolescente.

Leituras: Literatura e Pintura

PROFESSOR: Ricardo Araújo
DATAS: 21, 28/9 ; 4, 11, 18/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 20
EMENTA: Leituras de textos e pinturas (clássicos e modernos). Prática de análises de textos e interpretações que levem a uma leitura peculiar da obra investigada. O leitor até o final do curso deverá saber fazer uma análise própria, cabal, da obra analisada.

Introdução às Redes de Computadores

PROFESSOR: Ricardo Staciarini Puttini
DATAS: 8, 9, 10, 11, 12 e 13/11
HORÁRIO: 19 h às 22 h 30 min (8-12/11) / 10 h às 12 h 30 min (13/11)
VAGAS: 20
EMENTA: Histórico, Funções das Redes de Computadores, Tipos de Redes: LAN, MAN, WAN, Topologia de Interconexão, Redes Ethernet, Redes TCP/IP e Internet, Configuração Básica de Redes Ethernet.
PRÉ-REQUISITO: Familiaridade com o uso básico do computador
 

Consciência do Corpo e Análise do Movimento

PROFESSORAS: Lenora Lobo e Márcia Almeida
DATAS: 16, 23, 30/9; 7, 14, 21, 28/10; 4, 11, 18/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 40
EMENTA: Consciência corporal e aprimoramento funcional do movimento. Iniciação à movimentação rítmica e aos princípios da linguagem corporal.

Temas de Psicologia do Esporte

PROFESSOR: Hiran Valdés Casal
DATAS: 22, 23, 24, 25, 26/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Será definido o objeto de trabalho da Psicologia do Esporte, com aprofundamento nos problemas emocionais e sociais da equipe esportiva. Serão abordadas a ansiedade, a depressão, a agressividade no esporte e, a partir dessas questões, o abandono esportivo, a aposentadoria esportiva e o chamado "burn-out", isto é, os atletas que queimam etapas de preparação. Sobre o tema dos problemas emocionais, serão abordadas a coesão, a eficácia coletiva, a liderança, a torcida e a imprensa. Serão discutidas idéias acerca da elaboração do plano de preparação psicológica e sua relação com o plano de treinamento.

Educação Física Terapêutica

PROFESSOR: Ramon F. Alonso Lopez
DATAS: 16, 30/9; 7, 14, 21/10
HORARIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: Na aula de Educação Física, costumam aparecer alunos com determinados transtornos de saúde.
O curso apresenta os exercícios físicos mais recomendáveis de acordo com os problemas apresentados pelos alunos.

Fábrica da Ciência: Física e Biologia para o Ensino Fundamental

PROFESSORAS: Eliane M. Guimarães, Maria F. R. Makiuchi e Eliana dos Reis Nunes
DATAS: 16, 23, 30/9; 7, 14, 21, 28/10; 4, 11, 18/11
HORÁRIO: Turma A - 8 h às 12 h / Turma B - 14 h às 18 h
VAGAS: 25 vagas por turma
EMENTA: Este curso pretende discutir conceitos da Física e da Biologia a partir de dois projetos experimentais geradores: o terrário e o aquecedor solar. No decorrer do curso, serão elaboradas práticas experimentais relacionadas aos conceitos trabalhados e reprodutíveis na Escola Fundamental.

Números, Operações e Equações do Primeiro Grau

PROFESSORA: Tânia Schmitt
DATAS: 21, 28/9; 5, 19, 26/10; 9/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 35
EMENTA: Números Naturais e operações; Frações positivas e operações; Números Decimais e operações; Números Inteiros e operações; Números Racionais e operações; Razão, Proporção, Porcentagem e Regras de Três; Equações do Primeiro Grau.

Leitura e Interpretação de Texto em Língua Inglesa

PROFESSOR: G. A. Chauvet
DATAS: 29/9; 6, 13, 20, 27/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 20
EMENTA: Estudo de técnicas aplicadas à melhor compreensão de textos, que versarão sobre tópicos gerais e de conteúdos específicos. Algumas técnicas de leitura dinâmica. Exercícios práticos. O curso será baseado em estudos contrastivos na medida em que se examinam problemas específicos do leitor brasileiro.
 

Contexto Social, Político e Cultural dos Períodos Histórico-Literários

PROFESSORA: Sara Almarza
DATAS: 30/9; 7,14,21,28/10; 4 e 11/11
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 25
EMENTA: O curso pretende mostrar, de maneira multidisciplinar, os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, nos quais estão inseridos os períodos histórico-literários. O enfoque abrangerá as áreas de História, Literatura e Artes em geral, dando ênfase aos antecedentes europeus.

27. Lendo o Próprio Erro: A Leitura Literária Tratada como Leitura Funcional

PROFESSOR: Robson Coelho Tinoco
DATAS: 15, 22, 29/9; 6, 13/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: O curso visa avaliar as variações de enfoque da leitura no trabalho com textos técnicos e literários, no ambiente escolar, considerando os objetivos desse trabalho e os métodos a ele aplicados. Levando em conta o uso de novas tecnologias de ensino, considera também a eficiência como elementos produtores de uma leitura crítica e criativa.

Escrita no Ritmo Pessoal e Uso da MPB como Recurso Didático

PROFESSOR: Paulo Nascentes
DATAS: 15, 22, 29/9; 6, 20/10
HORÁRIO: 8 h às 12 h
VAGAS: 30
EMENTA: Sob a forma de Oficina da Palavra, o curso promoverá a interação com a poética do texto em termos de leitura/produção, enfatizando a utilização da técnica de escrita no ritmo pessoal e de letras da MPB - Música Popular Brasileira -como recurso didático no desenvolvimento da produção textual.

A Escola, a Gramática e a Linguagem do Aluno

PROFESSORA: Ana Adelina L. Ramos
DATAS: 15, 22, 29/9; 6, 13, 20/10
HORÁRIO: 14 h às 18 h
VAGAS: 30
EMENTA: O português contemporâneo: principais fenômenos de variação e mudança na língua do Brasil. Variação e norma lingüística: implicações para o ensino. O português que se fala versus o português que se escreve. Análise de problemas diagnosticados no texto do aluno.




 

 

 CESPE/UnB 
 Fale Conosco 
 Fone: 61 3448-0100 
 Fax: 61 3448-0110 
e-mail: sac@cespe.unb.br