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Habilidades Específicas
Os candidatos aos cursos de
Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (Bacharelado), Artes
Plásticas (Bacharelado/Licenciatura), Desenho Industrial
(Bacharelado), Educação Artística: Artes Cênicas
(Licenciatura), Educação Artística: Artes
Plásticas (Licenciatura), Educação Artística:
Música (Licenciatura) e Música (Bacharelado), caso não
estejam habilitados, deverão submeter-se às provas de
habilidades específicas, antes de realizar as provas de conhecimento.
Os candidatos que forem considerados APTOS na prova de habilidades
específicas continuarão concorrendo aos cursos que escolheram.
Os candidatos que forem considerados INAPTOS concorrerão em outra
opção que não exija tal prova, definida no momento da inscrição. Todas as provas de habilidades específicas
serão realizadas no campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), em locais que serão
informados em momento oportuno, e obedecerão à seguinte
programação:
As provas de habilidades
específicas serão de inteira responsabilidade das
faculdades/institutos que oferecem os cursos. Com relação a
essas provas, o candidato deverá ainda observar o que se segue. Arquitetura e Urbanismo – Faculdade
de Arquitetura e Urbanismo. a) A duração da prova será de quatro
horas. b) O
material a ser utilizado durante a prova — que deve ser providenciado
pelo candidato — é: caneta azul, para preenchimento dos
cabeçalhos de identificação da prova; lápis preto
de desenho e borracha. Não poderão ser utilizados instrumentos
como régua, esquadro, compasso etc. c) A
prova é constituída de Exercícios de Desenho,
alguns dos quais têm como pré-requisito noções de
perspectiva exata (ou “cônica”) e podem ser solicitados
desenhos de observação, de memória e de
imaginação; e de testes de Raciocínio Espacial
que, além da perspectiva, pressupõem o conhecimento das
projeções ortogonais: vistas e cortes de objetos. d) Na
prova de habilidades específicas para Arquitetura e Urbanismo,
serão avaliados, entre outros aspectos, a capacidade de
interpretação dos enunciados, a qualidade e o equilíbrio
do enquadramento dos desenhos no espaço reservado para a elaboração
das respostas, a proporção entre as partes dos objetos
desenhados e entre objetos apresentados, a qualidade e a sensibilidade do
traço, a capacidade de escolha de cores em função de um
tema proposto e a correção dos resultados. Serão
avaliadas, ainda, a criatividade, a facilidade para o desenho manual e a
capacidade de visualização de objetos no espaço
tridimensional. A nota da prova de habilidades específicas para
Arquitetura e Urbanismo terá valor entre 0,0 e 10,0
pontos e será considerado aprovado, e por conseqüência
APTO, o candidato que obtiver nota superior ou igual a 5,0
pontos. e) O resultado da prova será afixado no quadro de avisos
localizado junto à entrada do Ateliê de Arquitetura e Urbanismo
e divulgado na Internet no endereço http://www.cespe.unb.br. f) A
aprovação do candidato na prova de habilidades
específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo terá
validade de 2 anos, a contar a partir da data da
divulgação do resultado das provas de Habilidades
Específicas. Artes
Cênicas (Bacharelado) e Educação Artística: Artes
Cênicas (Licenciatura) – Instituto de Artes, Departamento de
Artes Cênicas. a) A duração do teste escrito de Artes Cênicas
será de três horas. b) O
material que pode ser utilizado durante o teste escrito — que deve ser
providenciado pelo candidato — é: caneta preta ou azul. c) O
candidato deverá escrever de forma legível. d) O
candidato será informado, no primeiro dia de prova, a respeito dos
horários a serem respeitados durante o teste prático. Para o
teste prático, o candidato deverá vestir roupas que lhe permitam
realizar atividades físicas. e) O candidato que faltar ao teste escrito não terá
permissão para realizar o teste prático e será
considerado inapto. O candidato que faltar a uma das etapas do teste
prático não poderá realizar a(s) etapa(s)
subseqüente(s) e será considerado inapto. f) O
departamento de Artes Cênicas não se responsabilizará
pelo acesso do candidato à bibliografia recomendada. g) No
teste escrito da prova de habilidades específicas para Artes
Cênicas, será avaliada, entre outros aspectos, a capacidade de
analisar textos dramáticos de variados gêneros e épocas.
A nota do teste escrito variará entre 0,0 e 10,0 pontos. h) Haverá
uma etapa de oficinas no teste prático da prova de habilidades
específicas para Artes Cênicas. Nessa etapa, será avaliado,
entre outros aspectos, o desempenho do candidato em atividades grupais e
individuais, relativas a jogos teatrais, à produção da
voz e do movimento. Na etapa de apresentação de cena e
entrevista, serão avaliados, entre outros aspectos, a presença
cênica e o foco, a abordagem do personagem, a compreensão da
peça/cena escolhida pelo candidato, a criatividade, a flexibilidade, a
capacidade de desenvolvimento de discurso, as motivações e o
interesse em relação ao curso. A nota do teste prático
variará entre 0,0 e 10,0 pontos. i) A nota final na prova de habilidades específicas para
Artes Cênicas será a média aritmética das notas
obtidas no teste escrito e no teste prático. Será considerado
aprovado, e por conseqüência APTO, o
candidato que obtiver média aritmética superior ou igual a 5,0
e nota superior ou igual a 3,0 pontos em cada um dos testes,
escrito e prático. j) A
aprovação do candidato na prova de habilidades
específicas para Artes Cênicas terá validade de Artes Plásticas (Bacharelado/
Licenciatura) – Instituto de Artes, Departamento de Artes. a) A duração do teste teórico-prático
será de quatro horas. b) O
material a ser utilizado durante o teste teórico-prático
— que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta
preta, lápis preto de desenho 3B, borracha, estilete ou apontador,
lápis de cor (caixa com 12 cores). c) Somente
serão avaliados os trabalhos executados com o material relacionado
neste guia, sendo os demais desconsiderados para avaliação,
para pontuação e para a aprovação do candidato. d) No
teste teórico-prático, o candidato deverá escrever de
forma legível. e) O candidato será informado, no primeiro dia de prova, a
respeito dos horários da entrevista e da apresentação de
porta-fólio. O candidato que faltar o teste
teórico-prático não poderá participar da
entrevista e da apresentação de porta-fólio e
será considerado inapto. f) No
teste teórico-prático, serão avaliadas, entre outros
aspectos, as capacidades de identificar, contextualizar e articular conceitos
específicos das Artes Plásticas, de distinguir meios, processos
e modos de estruturação visual das obras de arte, de argumentar
com clareza e objetividade acerca da relação entre
fenômenos artísticos e contextos históricos, de explorar
materiais e processos artísticos na realização de
exercícios bidimensionais e tridimensionais, de solucionar problemas
plástico-visuais na execução de exercícios
propostos, de selecionar materiais adequados à
realização de exercícios propostos, conforme a abordagem
escolhida. A nota do teste teórico-prático variará entre
0,0 e 10,0 pontos. g) Na
entrevista e apresentação de porta-fólio da prova de
habilidades específicas para Artes Plásticas, serão
avaliados, entre outros aspectos, as técnicas e os processos
artísticos empregados no desenvolvimento dos trabalhos apresentados,
que devem ter sido desenvolvidos pelo próprio candidato. Serão
avaliadas ainda as capacidades de analisar, distinguir e comparar modos de
organização visual nos trabalhos apresentados, bem como a
capacidade de solucionar problemas plástico-visuais identificados
nesses trabalhos. O candidato deverá ser capaz de argumentar e
fundamentar conceitos e idéias presentes em seus trabalhos. A nota na
entrevista e apresentação de porta-fólio variará
entre 0,0 e 10,0 pontos. h) Na
entrevista e apresentação de porta-fólio, caso necessite
de equipamentos, tais como videocassete, reprodutor de disquete, CD ou DVD,
projetor de slides etc., o candidato deverá
providenciá-los. O CESPE/UnB não se
responsabilizará por tais equipamentos. i) A nota final na prova de habilidades específicas para
Artes Plásticas será a média aritmética das notas
obtidas no teste teórico-prático e na entrevista e
apresentação de porta-fólio. Será considerado
aprovado, e por conseqüência APTO, o
candidato que obtiver nota final superior ou igual a 5,0. j) A
aprovação do candidato na prova de habilidades
específicas de Artes Plásticas terá validade de 2
anos, a contar a partir da data da divulgação do resultado
das provas de Habilidades Específicas. Desenho Industrial
(Bacharelado) – Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial. a) A duração da prova será de quatro
horas. b) O
material que pode ser utilizado durante o teste escrito-prático
— que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta
azul ou preta, para as questões escritas, lápis preto para
desenho, lápis de cor, cola, tesoura, estilete ou apontador e
borracha. Não poderá ser utilizado nenhum outro material além desses. c) O
candidato deverá escrever de forma legível. Respostas
apresentadas de forma ilegível não serão avaliadas. d) No
teste escrito-prático, serão avaliadas, entre outros aspectos,
as habilidades para interpretar textos, situações e objetos
(contextualização, olhar e sensibilidade); para expressar, por
meio de textos ou imagens, novas idéias, sentimentos e
sensações (expressão e pensamento por imagens); para
representar, por meio de textos ou imagens, dados da experiência
sensorial (representatividade e fluência por imagens); para
raciocínio espacial (pensamento por imagens); para
criação (elaboração e criatividade). e) O teste escrito-prático da prova de habilidades
específicas para Desenho Industrial valerá f) A
aprovação do candidato na prova de habilidades
específicas de Desenho Industrial terá validade de 2 anos. Música (Bacharelado)
e Educação Artística: Música (Licenciatura)
– Instituto de Artes, Departamento de Música. a) A duração do teste escrito de Música
será de quatro horas. Os testes prático e oral
terão a duração de seis horas. b) O
candidato que faltar ao teste escrito não poderá realizar os
testes prático e oral e será considerado inapto. c) O
candidato será informado, no dia do teste escrito, a respeito dos
horários a serem seguidos durante os testes prático e oral. d) O
material utilizado durante o teste escrito — que deve ser providenciado
pelo candidato — é: caneta preta ou azul. e) O material a ser utilizado durante os testes prático e oral
— que deve ser providenciado pelo candidato — é:
instrumento musical com o qual o candidato pretende realizar os testes,
exceto no caso de a opção ter sido para o piano, que
será providenciado pelo Departamento de Música da UnB; as
partituras musicais de escolha do candidato, de acordo com o solicitado, com
cópia legível para a banca. f) A
nota do teste escrito variará entre 0,0 e 10,0 pontos. g) Nos testes
prático e oral da prova de habilidades específicas para
Música, serão avaliadas, entre outros aspectos, a
fluência musical, a afinação e a precisão
rítmica. Se a opção do candidato for
instrumentos, serão avaliadas ainda a qualidade da
execução instrumental do programa exigido e a qualidade da
leitura à primeira vista. No caso da escolha pela regência,
serão avaliadas a compreensão de harmonia, a regência e a
qualidade da execução ao piano. Se a escolha for
composição, a compreensão de harmonia, a qualidade de
execução instrumental, a capacidade de análise, a
técnica composicional, e a qualidade da
forma e da estrutura da composição será
avaliada. Por fim, se a escolha do candidato for canto, serão avaliadas a qualidade do canto do programa
exigido e da leitura à primeira vista. Para os testes prático e
oral, será atribuída uma nota, com valor mínimo igual a 0,0 ponto e valor máximo igual
a 10,0 pontos. Os testes prático e oral
são de caráter eliminatório para os candidatos ao curso
de Música (Bacharelado). h) A nota final na prova de habilidades específicas para a
música será a média aritmética das notas obtidas
no teste escrito e no conjunto dos testes prático e oral. Será
aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato
que obtiver nota final e nota nos testes prático e oral superiores ou
iguais a 5,0 para o curso de
Música (Bacharelado), e, para o curso de Educação
Artística: Música (Licenciatura), será considerado APTO
o candidato que obtiver nota final superior ou igual a 6,0. i) A aprovação do candidato na prova de
habilidades específicas para Música terá validade de 1
ano, a contar a partir da data da divulgação do resultado
das provas de Habilidades Específicas e exclusivamente no
curso/habilitação em que o candidato obteve
aprovação. Observações: ·
Todos os candidatos deverão chegar aos locais de provas com
antecedência mínima de 1 hora. ·
O candidato deverá trazer, nos dias das provas, seu documento
de identidade e seu comprovante de inscrição. ·
O candidato que não comparecer a qualquer etapa das provas de
habilidades específicas do curso a que está concorrendo
será considerado INAPTO. ·
Os resultados das provas de habilidades específicas
serão divulgados no dia 22/5/2007, nos respectivos
institutos/faculdades e pela Internet, no endereço www.cespe.unb.br.
Não serão informados resultados por telefone, por carta, por
correio eletrônico ou por fax. ·
O candidato considerado INAPTO nas provas de habilidades
específicas poderá solicitar a revisão de suas provas
impreterivelmente nos dias 22 e 23/5/2007, somente na Central
de Atendimento do CESPE, campus universitário Darcy Ribeiro,
Asa Norte, Brasília-DF. Qualquer solicitação que
não respeitar o estabelecido neste item será desconsiderada. Exemplos de provas de Habilidades
Específicas No endereço
eletrônico a seguir, podem ser encontrados exemplos de provas de
Habilidades Específicas aplicadas. Objetos de
avaliação Provas de habilidades específicas Arquitetura e
Urbanismo Gráfica e teste ·
Desenho de observação: para avaliação
da capacidade de linguagem gráfica na figuração de um
modelo. ·
Desenho de memória: para avaliação da retenção
da forma, das proporções e dos detalhes característicos
dos objetos em geral e(ou) de
situações urbanas e arquitetônicas vivenciadas em
particular. ·
Desenho de criação: para avaliação da capacidade do
candidato no sentido de compor graficamente soluções, em
função de objetos explicitados pela prova, a partir de
elementos dados (formas abstratas, elementos naturais, objetos
industrializados, textos motivadores ou componentes arquitetônicos). ·
Raciocínio espacial: para aferição da percepção
espacial genérico-abstrata e específico-realista do candidato,
com o auxílio de testes apropriados. Algumas das questões
pressupõem o conhecimento de perspectiva exata (ou
“cônica”): profundidade e pontos de fuga. O candidato
poderá ter de aplicar técnica de desenho projetivo:
projeções ortogonais (vistas e cortes de objetos). Artes
Cênicas (Bacharelado) Habilitação
Educação
Artística: Artes Cênicas (Licenciatura) A prova de habilidades
específicas Teste Escrito O teste escrito consta de uma
única etapa relacionada à análise de textos
dramáticos. O teste escrito · Ésquilo. Os persas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. · Samuel Beckett.
Esperando Godot.
São Paulo: Cosac e Naify,
2005. · Joaquim Cardozo. O coronel de Macambira. Rio de
Janeiro: Ediouro, 2005. Teste Prático O teste prático consta de
duas etapas. Os candidatos terão conhecimento dos horários em
que deverão comparecer para o teste prático na ocasião
do teste escrito. 1.ª etapa: oficinas Os candidatos
participarão de duas oficinas: 1. oficina de
interpretação e de jogos teatrais; 2. oficina de voz e de
movimento. Elas têm por objetivo avaliar o desempenho do candidato
tanto no contexto grupal quanto no individual, mediante estímulos dos
avaliadores. As oficinas possibilitam aos avaliadores terem um panorama mais
amplo das habilidades específicas de cada candidato. Para as oficinas,
é aconselhado o uso de roupas adequadas para a
realização de atividades físicas, como, por exemplo,
calças e blusas de tecido flexível. 2.ª etapa:
apresentação de cena e entrevista Esta etapa será realizada
individualmente. É obrigatória a apresentação
pelo candidato de uma cena de, no máximo, 5 minutos escolhida entre os
textos dramáticos indicados para o teste escrito. Recomenda-se que o
candidato prepare-se para a apresentação de sua cena com
antecedência. Fica a critério de cada candidato a
utilização ou não de figurinos, acessórios e
maquiagem, uma vez que a utilização dos mesmos não
é obrigatória. O candidato deverá responder às
questões relativas à cena apresentada, bem como ao seu
interesse pelo curso para o qual se inscreveu. Bibliografia Sábato Magaldi.
Iniciação ao teatro. São Paulo: Ática,
1989. Marvin Carlson.
Teorias do teatro. São Paulo: UNESP, 1997. Artes
Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) e Educação
Artística: Artes Plásticas (Licenciatura) Teste
teórico-prático Avaliação de habilidades
de ler, interpretar e criticar conceitos específicos das Artes
Plásticas. Avaliação das habilidades de desenhar, criar,
representar e compor formas bidimensionais e(ou)
tridimensionais. Entrevista e
apresentação de porta-fólio Avaliação de competências
quanto ao domínio da linguagem visual, compreensão
teórica da arte, construção de argumentos,
solução de problemas teórico-práticos e
aplicação de conhecimentos. O candidato deverá trazer,
obrigatoriamente, porta-fólio para ser apresentado à banca de
seleção. O porta-fólio é um álbum contendo
originais e(ou) reproduções
(fotografias, fotocópias etc.) de trabalhos realizados pelo candidato
em qualquer técnica (desenho, pintura, escultura, fotografia,
vídeo, arte eletrônica, performance etc.). Recomenda-se
que o porta-fólio não ultrapasse a dimensão
máxima correspondente ao formato A2 ( Conteúdo
programático 1 Teoria da Arte: conceito de
Arte, funções da Arte, estética, crítica. 2 Linguagem visual: ponto, linha, espaço, luz e
cor. 3 Produção em Arte: pintura,
desenho, escultura, gravura, objetos, performance,
instalação, arte eletrônica. 4
História da Arte: pré-história; pré-colombiana;
Antiguidade: egípcia, grega, romana, arte cristã primitiva; Era
medieval: bizantina, românica, gótica; Renascimento e
Maneirismo. 5 Movimentos e períodos: Barroco,
Rococó, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo,
Pós-impressionismo, Modernismo, Pós-modernismo. 6 Arte e Revolução Industrial: movimento de
artes e ofícios, Art Noveau. 7 Arte no Brasil:
pré-colonial, colonial, Barroco, Neoclassicismo, Realismo, Romantismo,
Impressionismo, Modernismo, Arte Contemporânea. 8
As bienais internacionais de São Paulo, arte popular brasileira. 9 Arte e design, arte e tecnologia. 10 Cultura visual: quadrinhos, cartoons, publicidade,
cartões postais e cartazes. Bibliografia Giulio Carlo Argan.
Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. H. B. Chipp. Teorias da
arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Donis A. Dondis.
Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997. E. H. Gombrich. A
história da arte. Rio de Janeiro: Zahar
Editores, 1995. Klaus Honnef. Arte
contemporânea. Hamburgo: Benedikt Taschen, 1995. H. W. Janson. Iniciação
à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Walter Zanini. História
geral da arte no Brasil. Vol. I e II. São Paulo: Instituto Walter
Moreira Sales, 1983. B. Riemschneider e U. Grosenick (org.). A
Arte na viragem
do milênio. Colônia: Taschen, 1999. O Livro da arte. São Paulo: Martins
Fontes, 1996. Desenho Industrial (Bacharelado) Habilitações Teste escrito-prático O teste escrito-prático
consiste em questões em que o candidato deverá demonstrar, por
meio de textos e(ou) imagens, habilidades para
interpretar textos, situações e objetos
(contextualização, olhar e sensibilidade); para expressar, por
meio de textos ou imagens, novas idéias, sentimentos e
sensações (expressão e pensamento por imagens); para
representar, por meio de textos ou imagens, dados da experiência
sensorial (representatividade e fluência por imagens); para
raciocínio espacial (pensamento por imagens); para
criação (elaboração e criatividade). Educação
Artística: Música (Licenciatura) Teste escrito O candidato deverá ser
capaz de reconhecer e realizar exercícios com valores, claves,
intervalos, acordes, compassos, tonalidades, transposição e
ornamentos. Além disso, deverá ser capaz de, por meio auditivo,
reconhecer estilos musicais, eruditos e populares, modos, fórmulas de
compasso, intervalos, acordes, encadeamentos harmônicos, e de
transcrever um ditado tonal a uma voz. Teste prático e teste
oral Essa prova constará de
solfejo e de leitura rítmica à primeira vista e de um dos itens
do programa dos instrumentos de música a seguir, de acordo com o
instrumento principal do candidato exceto composição e
regência. Música
(Bacharelado) Habilitações
em Instrumento, Canto, Composição e Regência Teste escrito O candidato deverá ser
capaz de reconhecer e realizar exercícios com valores, claves,
intervalos, acordes, compassos, tonalidades e transposição.
Além disso, deverá ser capaz de, por meio auditivo, reconhecer
estilos musicais, eruditos e populares, modos, fórmulas de compasso,
intervalos, acordes e encadeamentos harmônicos, além de
transcrever um ditado tonal a uma voz. Teste prático e teste
oral Esta parte da prova é
considerada eliminatória para as habilitações em
instrumento, canto, composição e regência — sendo considerado
INAPTO o candidato que obtiver nota inferior a 5,0 nestes testes —, e
constará de solfejo e de leitura rítmica à primeira
vista e de um dos itens do programa dos instrumentos de música a
seguir, de acordo com a habilitação de curso do candidato. Observações: ·
A escolha das obras feita pelo candidato deverá ser aprovada
previamente pela banca avaliadora. ·
A decisão da banca é irrecorrível no que se
refere aos programas listados a seguir. ·
É indispensável a
apresentação, durante a prova, das partituras das obras
escolhidas pelo candidato. · O candidato será
examinado em todos os itens da opção escolhida. Bibliografia Bohumil Med. Teoria da música. 4.ª
ed. Brasília: Musimed, 1996. Bohumil Med. Solfejo. 4.ª
ed. Brasília: Musimed, 1981. Bohumil Med. Ritmo. 4.ª
ed. Brasília: Musimed, 1981. G. A. Schoenber. Fundamentos
de composição musical. São Paulo: EDUSP,
1996. Joaquin Zamacois.
La forma musical. Madri: Labor, 1985. Joaquin Zamacois.
Tratado de harmonia. Madri: Labor, 1980. R. Bennet. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1986 Donald J. Grout e Claude V. Palisca. História
da música ocidental. Lisboa: Gradiva,
1994. Vasco Mariz. História
da música no Brasil. Rio de janeiro:
Civilização Brasileira, 1994. Programa dos instrumentos de
música Canto (o candidato deverá
trazer as partituras para a banca): 1. Peça de confronto: C. Monteverdi Lasciatemi Morire. 2. Uma ária de ópera. 3. Um vocalize do método prético Vaccaj da 3.ª lição – estudo n.º 7
em diante. 4. Leitura à primeira vista. Violino 1. Escalas de 3 oitavas com arpejos; um estudo escolhido entre
J. Dont op. 37 ou 2. Uma peça de compositor brasileiro. 3. Um concerto clássico, escolhido entre P. Rode
(N.º 6-Sib maior), J. B. Viotti
(N.º 23), Ch. de Bériot (N.º 9), J. S. Bach (Concerto em
Lá menor ou Mi maior), W. A. Mozart (Concertoem
Sol maior, Ré maior, Lá maior). 4. Leitura à primeira vista. Viola 1. Escalas em duas oitavas, nos modos maior e menor, à
escolha da banca. 2. Estudo de Kayser op. 3. Leitura à primeira vista. Violoncelo 1. J. L. Duport: 21 estudos (um
n.º à escolha do candidato). 2. J. S. Bach – Prelúdio da 1.ª Suíte
para violoncelo solo (Sol maior); H. Oswald – Elegia para violoncelo e
piano, ou outra peça do mesmo nível. 3. Leitura à primeira vista. Contrabaixo 1. Escalas maiores (2 oitavas). 2. Escalas menores (2 oitavas: harmônica e
melódica). 3. Arpejos maiores (2 oitavas). 4. Arpejos menores (2 oitavas). 5. Um estudo de qualquer livro (por ex. Simandl,
Bilié). 6. Uma peça simples (tipo sonata barroca). 7. Leitura à primeira vista. Flauta 1. Um estudo de J. Andersen, op. 15 - Ed. IMG. 2. Uma sonata de J. S. Bach. 3. Uma peça, a escolher entre: Dutilleux
- Sonatine; Chaminade - Concertino; Fauré -
Fantasia; Varèse - Density
21.5; Ibert - Concerto. 4. Uma peça de autor brasileiro, a escolher entre obras
de Oswaldo Lacerda, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Lindembergue Cardoso, Jorge Antunes e Otávio Maul. Oboé 1. Prestini - Estudos (ou similar). 2. R. Schumann - Romance. 3. Uma peça brasileira, de livre escolha. 4. Leitura à primeira vista. Clarineta 1. Apresentar de memória todas as escalas maiores e
menores na extensão de 2 oitavas. 2. Apresentar de memória a canção Carinhoso, de
Pixinguinha, em todas as tonalidades. 3. Apresentar a peça Melodia, de Osvaldo Lacerda,
Editora Novas Metas, 1979. 4. Leitura à primeira vista. Fagote 1. Um estudo de livre escolha do livro Estudos op. 8, vol. 101,
itens III, IV e V, de Julius Weissenborn (ou
três estudos similares de outro autor). 2. Primeiro movimento (leicht bewegt) da Sonata para fagote e piano de Paul Hindemith. 3. Uma peça brasileira de livre escolha. 4. Leitura à primeira vista. Saxofone 1. Estudo de Gustavo Rossari (entre 1
e 8). 2. Fantasie Improptu, de Andre Jolivet. 3. Fantasie Sul América, de Claudio
Santoro. 4. Leitura à primeira vista. Trompa 1. Método: Koprasch - 1.º
vol. (ou similar). 2. Concerto: W. A. Mozart - n.º 3 em Mi maior. 3. Concertino de E. Mahle: ou outro à primeira vista. Trombone 1. Estudo de Koprasch ou Blazevich, a escolher. 2. Cavatine, Camile
Saint-Säens. 3. Um movimento de sonata barroca ou concerto clássico
(Marcelo, Galliard, Handel etc.). 4. Leitura à primeira vista. Piano 1. J. S. Bach – Um Prelúdio e Fuga do “Cravo
Bem Temperado”. 2. Um movimento de Sonata do período clássico. 3. Uma peça brasileira. 4. Uma peça do período romântico ou
contemporâneo. 5. Leitura à primeira vista. Violão 1. Leitura à primeira vista. 2. Leitura de cifras. 3. Doze peças, sendo pelo menos uma do período
renascentista, uma do período clássico ou romântico e uma
de autor brasileiro. O candidato deverá apresentar à banca a
lista das doze peças e a banca decidirá quais e quantas ele
deverá executar. Outros instrumentos (apenas para
a Licenciatura em Música) 1. Apresentar duas peças contrastantes, com diferentes caráteres e(ou) estilos e(ou) gêneros (o
candidato deverá trazer as partituras para a banca). 2. Apresentar uma peça de compositor brasileiro (o
candidato deverá trazer a partitura para a banca). 3. Leitura à primeira vista. Composição 1. Noções de harmonia: cadências,
modulações, tons vizinhos, contraponto, análise de uma
Invenção a Duas Vozes, de Bach. 2. Execução ao piano em nível de, pelo
menos, uma Invenção a Duas Vozes, de Bach, e uma peça
brasileira, ou uma de autoria do candidato, ou a execução de um
dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta,
oboé, clarineta, fagote, trompa, trombone, saxofone, violão ou
piano, de acordo com o programa. 3. Solfejo rítmico e melódico à primeira
vista. 4. Apresentação de composição do
candidato. Regência 1. Noções de harmonia: cadências,
modulações, tons vizinhos, contraponto, análise de uma
Invenção a Duas Vozes, de Bach. 2. Execução ao piano em nível de, pelo
menos, uma Invenção a Duas Vozes, de Bach, e uma peça brasileira,
ou de autoria do candidato, ou a execução de um dos
instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé,
clarineta, fagote, trompa, trombone, saxofone, violão ou piano, de
acordo com o programa. 3. Solfejo rítmico e melódico à primeira
vista. 4. Regência de uma peça para coral a 4 vozes
mistas, de livre escolha entre os estilos barroco, clássico,
romântico ou peça brasileira. |
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