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Habilidades Específicas


Programação

 

Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (Bacharelado), Artes Plásticas (Bacharelado/Licenciatura), Desenho Industrial (Bacharelado), Educação Artística: Artes Cênicas (Licenciatura), Educação Artística: Artes Plásticas (Licenciatura), Educação Artística: Música (Licenciatura) e Música (Bacharelado), caso não estejam habilitados, deverão submeter-se às provas de habilidades específicas, antes de realizar as provas de conhecimento. Os candidatos que forem considerados APTOS na prova de habilidades específicas continuarão concorrendo aos cursos que escolheram. Os candidatos que forem considerados INAPTOS concorrerão em outra opção que não exija tal prova, definida no momento da inscrição.

 

Todas as provas de habilidades específicas serão realizadas no campus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), em locais que serão informados em momento oportuno, e obedecerão à seguinte programação:

 

CURSO

PROVAS

DATA

HORÁRIO

Arquitetura e Urbanismo

Gráfica e teste

7/10/2007

14 h às 18 h

Artes Cênicas (Bacharelado) e

Educação Artística: Artes Cênicas (Licenciatura)

Teste escrito

6/10/2007

8 h às 11 h

Teste prático

6/10/2007

14 h às 18 h

Teste prático

7/10/2007

8 h às 12 h

14 h às 18 h

Teste prático

8/10/2007

8 h às 12 h

14 h às 18 h

Artes Plásticas (Bacharelado /Licenciatura) e Educação Artística: Artes Plásticas (Licenciatura)

Teste teórico-prático

7/10/2007

8 h às 12 h

Entrevista e apresentação de porta-fólio

8/10/2007

8 h às 12 h

14 h às 18 h

Desenho Industrial (bacharelado)

Teste escrito-prático

7/10/2007

8 h às 12 h

Música (Bacharelado)

e Educação Artística: Música (Licenciatura)

Teste escrito

7/10/2007

8 h às 12 h

Teste prático e teste oral

8/10/2007

8 h às 12 h

14 h às 18 h

 

 

As provas de habilidades específicas serão de inteira responsabilidade das faculdades/institutos que oferecem os cursos. Com relação a essas provas, o candidato deverá ainda observar o que se segue.

 

Arquitetura e Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

 

a) A duração da prova será de quatro horas.

b) O material a ser utilizado durante a prova — que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta azul, para preenchimento dos cabeçalhos de identificação da prova; lápis preto de desenho e borracha. Não poderão ser utilizados instrumentos como régua, esquadro, compasso etc.

c) A prova é constituída de Exercícios de Desenho, alguns dos quais têm como pré-requisito noções de perspectiva exata (ou “cônica”) e podem ser solicitados desenhos de observação, de memória e de imaginação; e de testes de Raciocínio Espacial que, além da perspectiva, pressupõem o conhecimento das projeções ortogonais: vistas e cortes de objetos.

d) Na prova de habilidades específicas para Arquitetura e Urbanismo, serão avaliados, entre outros aspectos, a capacidade de interpretação dos enunciados, a qualidade e o equilíbrio do enquadramento dos desenhos no espaço reservado para a elaboração das respostas, a proporção entre as partes dos objetos desenhados e entre objetos apresentados, a qualidade e a sensibilidade do traço, a capacidade de escolha de cores em função de um tema proposto e a correção dos resultados. Serão avaliadas, ainda, a criatividade, a facilidade para o desenho manual e a capacidade de visualização de objetos no espaço tridimensional. A nota da prova de habilidades específicas para Arquitetura e Urbanismo terá valor entre 0,0 e 10,0 pontos e será considerado aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato que obtiver nota superior ou igual a 5,0 pontos.

e) O resultado da prova será afixado no quadro de avisos localizado junto à entrada do Ateliê de Arquitetura e Urbanismo e divulgado na Internet no endereço http://www.cespe.unb.br.

f)  A aprovação do candidato na prova de habilidades específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo terá validade de 2 anos, a contar a partir da data da divulgação do resultado das provas de Habilidades Específicas.

 

Artes Cênicas (Bacharelado) e Educação Artística: Artes Cênicas (Licenciatura) – Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.

 

a) A duração do teste escrito de Artes Cênicas será de três horas.

b) O material que pode ser utilizado durante o teste escrito — que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta preta ou azul.

c) O candidato deverá escrever de forma legível.

d) O candidato será informado, no primeiro dia de prova, a respeito dos horários a serem respeitados durante o teste prático. Para o teste prático, o candidato deverá vestir roupas que lhe permitam realizar atividades físicas.

e) O candidato que faltar ao teste escrito não terá permissão para realizar o teste prático e será considerado inapto. O candidato que faltar a uma das etapas do teste prático não poderá realizar a(s) etapa(s) subseqüente(s) e será considerado inapto.

f)  O departamento de Artes Cênicas não se responsabilizará pelo acesso do candidato à bibliografia recomendada.

g) No teste escrito da prova de habilidades específicas para Artes Cênicas, será avaliada, entre outros aspectos, a capacidade de analisar textos dramáticos de variados gêneros e épocas. A nota do teste escrito variará entre 0,0 e 10,0 pontos.

h) Haverá uma etapa de oficinas no teste prático da prova de habilidades específicas para Artes Cênicas. Nessa etapa, será avaliado, entre outros aspectos, o desempenho do candidato em atividades grupais e individuais, relativas a jogos teatrais, à produção da voz e do movimento. Na etapa de apresentação de cena e entrevista, serão avaliados, entre outros aspectos, a presença cênica e o foco, a abordagem do personagem, a compreensão da peça/cena escolhida pelo candidato, a criatividade, a flexibilidade, a capacidade de desenvolvimento de discurso, as motivações e o interesse em relação ao curso. A nota do teste prático variará entre 0,0 e 10,0 pontos.

i)  A nota final na prova de habilidades específicas para Artes Cênicas será a média aritmética das notas obtidas no teste escrito e no teste prático. Será considerado aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato que obtiver média aritmética superior ou igual a 5,0 e nota superior ou igual a 3,0 pontos em cada um dos testes, escrito e prático.

j)  A aprovação do candidato na prova de habilidades específicas para Artes Cênicas terá validade de
2 anos, a contar a partir da data da divulgação do resultado das provas de Habilidades Específicas.

 

Artes Plásticas (Bacharelado/ Licenciatura) – Instituto de Artes, Departamento de Artes.

 

a) A duração do teste teórico-prático será de quatro horas.

b) O material a ser utilizado durante o teste teórico-prático — que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta preta, lápis preto de desenho 3B, borracha, estilete ou apontador, lápis de cor (caixa com 12 cores).

c) Somente serão avaliados os trabalhos executados com o material relacionado neste guia, sendo os demais desconsiderados para avaliação, para pontuação e para a aprovação do candidato.

d) No teste teórico-prático, o candidato deverá escrever de forma legível.

e) O candidato será informado, no primeiro dia de prova, a respeito dos horários da entrevista e da apresentação de porta-fólio. O candidato que faltar o teste teórico-prático não poderá participar da entrevista e da apresentação de porta-fólio e será considerado inapto.

f)  No teste teórico-prático, serão avaliadas, entre outros aspectos, as capacidades de identificar, contextualizar e articular conceitos específicos das Artes Plásticas, de distinguir meios, processos e modos de estruturação visual das obras de arte, de argumentar com clareza e objetividade acerca da relação entre fenômenos artísticos e contextos históricos, de explorar materiais e processos artísticos na realização de exercícios bidimensionais e tridimensionais, de solucionar problemas plástico-visuais na execução de exercícios propostos, de selecionar materiais adequados à realização de exercícios propostos, conforme a abordagem escolhida. A nota do teste teórico-prático variará entre 0,0 e 10,0 pontos.

g) Na entrevista e apresentação de porta-fólio da prova de habilidades específicas para Artes Plásticas, serão avaliados, entre outros aspectos, as técnicas e os processos artísticos empregados no desenvolvimento dos trabalhos apresentados, que devem ter sido desenvolvidos pelo próprio candidato. Serão avaliadas ainda as capacidades de analisar, distinguir e comparar modos de organização visual nos trabalhos apresentados, bem como a capacidade de solucionar problemas plástico-visuais identificados nesses trabalhos. O candidato deverá ser capaz de argumentar e fundamentar conceitos e idéias presentes em seus trabalhos. A nota na entrevista e apresentação de porta-fólio variará entre 0,0 e 10,0 pontos.

h) Na entrevista e apresentação de porta-fólio, caso necessite de equipamentos, tais como videocassete, reprodutor de disquete, CD ou DVD, projetor de slides etc., o candidato deverá providenciá-los. O CESPE/UnB não se responsabilizará por tais equipamentos.

i)  A nota final na prova de habilidades específicas para Artes Plásticas será a média aritmética das notas obtidas no teste teórico-prático e na entrevista e apresentação de porta-fólio. Será considerado aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato que obtiver nota final superior ou igual a 5,0.

j)  A aprovação do candidato na prova de habilidades específicas de Artes Plásticas terá validade de 2 anos, a contar a partir da data da divulgação do resultado das provas de Habilidades Específicas.

 

Desenho Industrial (Bacharelado) – Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial.

 

a) A duração da prova será de quatro horas.

b) O material que pode ser utilizado durante o teste escrito-prático — que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta azul ou preta, para as questões escritas, lápis preto para desenho, lápis de cor, cola, tesoura, estilete ou apontador e borracha. Não poderá ser utilizado nenhum outro material além desses.

c) O candidato deverá escrever de forma legível. Respostas apresentadas de forma ilegível não serão avaliadas.

d) No teste escrito-prático, serão avaliadas, entre outros aspectos, as habilidades para interpretar textos, situações e objetos (contextualização, olhar e sensibilidade); para expressar, por meio de textos ou imagens, novas idéias, sentimentos e sensações (expressão e pensamento por imagens); para representar, por meio de textos ou imagens, dados da experiência sensorial (representatividade e fluência por imagens); para raciocínio espacial (pensamento por imagens); para criação (elaboração e criatividade).

e) O teste escrito-prático da prova de habilidades específicas para Desenho Industrial valerá
10,0 pontos e será considerado aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato que obtiver nota superior ou igual a 5,0 pontos.

f)  A aprovação do candidato na prova de habilidades específicas de Desenho Industrial terá validade de 2 anos.

 

Música (Bacharelado) e Educação Artística: Música (Licenciatura) – Instituto de Artes, Departamento de Música.

 

a) A duração do teste escrito de Música será de quatro horas. Os testes prático e oral terão a duração de seis horas.

b) O candidato que faltar ao teste escrito não poderá realizar os testes prático e oral e será considerado inapto.

c) O candidato será informado, no dia do teste escrito, a respeito dos horários a serem seguidos durante os testes prático e oral.

d) O material utilizado durante o teste escrito — que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta preta ou azul.

e) O material a ser utilizado durante os testes prático e oral — que deve ser providenciado pelo candidato — é: instrumento musical com o qual o candidato pretende realizar os testes, exceto no caso de a opção ter sido para o piano, que será providenciado pelo Departamento de Música da UnB; as partituras musicais de escolha do candidato, de acordo com o solicitado, com cópia legível para a banca.

f)  A nota do teste escrito variará entre 0,0 e 10,0 pontos.

g)  Nos testes prático e oral da prova de habilidades específicas para Música, serão avaliadas, entre outros aspectos, a fluência musical, a afinação e a precisão rítmica. Se a opção do candidato for instrumentos, serão avaliadas ainda a qualidade da execução instrumental do programa exigido e a qualidade da leitura à primeira vista. No caso da escolha pela regência, serão avaliadas a compreensão de harmonia, a regência e a qualidade da execução ao piano. Se a escolha for composição, a compreensão de harmonia, a qualidade de execução instrumental, a capacidade de análise, a técnica composicional, e a qualidade da forma e da estrutura da composição será avaliada. Por fim, se a escolha do candidato for canto, serão avaliadas a qualidade do canto do programa exigido e da leitura à primeira vista. Para os testes prático e oral, será atribuída uma nota, com valor mínimo igual a 0,0 ponto e valor máximo igual a 10,0 pontos. Os testes prático e oral são de caráter eliminatório para os candidatos ao curso de Música (Bacharelado).

h) A nota final na prova de habilidades específicas para a música será a média aritmética das notas obtidas no teste escrito e no conjunto dos testes prático e oral. Será aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato que obtiver nota final e nota nos testes prático e oral superiores ou iguais a 5,0 para o curso de Música (Bacharelado), e, para o curso de Educação Artística: Música (Licenciatura), será considerado APTO o candidato que obtiver nota final superior ou igual a 6,0.

i)  A aprovação do candidato na prova de habilidades específicas para Música terá validade de 1 ano, a contar a partir da data da divulgação do resultado das provas de Habilidades Específicas e exclusivamente no curso/habilitação em que o candidato obteve aprovação.

 

Observações:

 

·      Todos os candidatos deverão chegar aos locais de provas com antecedência mínima de 1 hora.

·      O candidato deverá trazer, nos dias das provas, seu documento de identidade e seu comprovante de inscrição.

·      O candidato que não comparecer a qualquer etapa das provas de habilidades específicas do curso a que está concorrendo será considerado INAPTO.

·      Os resultados das provas de habilidades específicas serão divulgados no dia 22/5/2007, nos respectivos institutos/faculdades e pela Internet, no endereço www.cespe.unb.br. Não serão informados resultados por telefone, por carta, por correio eletrônico ou por fax.

·      O candidato considerado INAPTO nas provas de habilidades específicas poderá solicitar a revisão de suas provas impreterivelmente nos dias 22 e 23/5/2007, somente na Central de Atendimento do CESPE, campus universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF. Qualquer solicitação que não respeitar o estabelecido neste item será desconsiderada.

 

Exemplos de provas de Habilidades Específicas

 

No endereço eletrônico a seguir, podem ser encontrados exemplos de provas de Habilidades Específicas aplicadas.

 

www.cespe.unb.br/vestibular

 

 

Objetos de avaliação

Provas de habilidades específicas

 

Arquitetura e Urbanismo

 

Gráfica e teste

 

·   Desenho de observação: para avaliação da capacidade de linguagem gráfica na figuração de um modelo.

·   Desenho de memória: para avaliação da retenção da forma, das proporções e dos detalhes característicos dos objetos em geral e(ou) de situações urbanas e arquitetônicas vivenciadas em particular.

·   Desenho de criação: para avaliação da capacidade do candidato no sentido de compor graficamente soluções, em função de objetos explicitados pela prova, a partir de elementos dados (formas abstratas, elementos naturais, objetos industrializados, textos motivadores ou componentes arquitetônicos).

·   Raciocínio espacial: para aferição da percepção espacial genérico-abstrata e específico-realista do candidato, com o auxílio de testes apropriados.

 

Algumas das questões pressupõem o conhecimento de perspectiva exata (ou “cônica”): profundidade e pontos de fuga. O candidato poderá ter de aplicar técnica de desenho projetivo: projeções ortogonais (vistas e cortes de objetos).

 

Artes Cênicas (Bacharelado)

Habilitação em Interpretação Teatral

Educação Artística: Artes Cênicas (Licenciatura)

 

A prova de habilidades específicas em Artes Cênicas será realizada em duas fases: teste escrito e teste prático.

 

Teste Escrito

 

O teste escrito consta de uma única etapa relacionada à análise de textos dramáticos. O teste escrito em Artes Cênicas destina-se a verificar as habilidades do candidato em analisar e compreender textos dramáticos de variados gêneros e épocas, em termos de estrutura, ação, enredo, personagens etc. Para a realização desse teste, bem como para a realização da etapa do teste prático referente à apresentação de cena e entrevista, é indicada a seguinte lista de textos dramáticos:

·   Ésquilo. Os persas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

·   Samuel Beckett. Esperando Godot. São Paulo: Cosac e Naify, 2005.

·   Joaquim Cardozo. O coronel de Macambira. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

Teste Prático

 

O teste prático consta de duas etapas. Os candidatos terão conhecimento dos horários em que deverão comparecer para o teste prático na ocasião do teste escrito.

 

1.ª etapa: oficinas

 

Os candidatos participarão de duas oficinas: 1. oficina de interpretação e de jogos teatrais; 2. oficina de voz e de movimento. Elas têm por objetivo avaliar o desempenho do candidato tanto no contexto grupal quanto no individual, mediante estímulos dos avaliadores. As oficinas possibilitam aos avaliadores terem um panorama mais amplo das habilidades específicas de cada candidato. Para as oficinas, é aconselhado o uso de roupas adequadas para a realização de atividades físicas, como, por exemplo, calças e blusas de tecido flexível.

 

2.ª etapa: apresentação de cena e entrevista

 

Esta etapa será realizada individualmente. É obrigatória a apresentação pelo candidato de uma cena de, no máximo, 5 minutos escolhida entre os textos dramáticos indicados para o teste escrito. Recomenda-se que o candidato prepare-se para a apresentação de sua cena com antecedência. Fica a critério de cada candidato a utilização ou não de figurinos, acessórios e maquiagem, uma vez que a utilização dos mesmos não é obrigatória. O candidato deverá responder às questões relativas à cena apresentada, bem como ao seu interesse pelo curso para o qual se inscreveu.

 

Bibliografia

 

Sábato Magaldi. Iniciação ao teatro. São Paulo: Ática, 1989.

Marvin Carlson. Teorias do teatro. São Paulo: UNESP, 1997.

 

Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) e

Educação Artística: Artes Plásticas (Licenciatura)

 

Teste teórico-prático

 

Avaliação de habilidades de ler, interpretar e criticar conceitos específicos das Artes Plásticas. Avaliação das habilidades de desenhar, criar, representar e compor formas bidimensionais e(ou) tridimensionais.

 

Entrevista e apresentação de porta-fólio

 

Avaliação de competências quanto ao domínio da linguagem visual, compreensão teórica da arte, construção de argumentos, solução de problemas teórico-práticos e aplicação de conhecimentos. O candidato deverá trazer, obrigatoriamente, porta-fólio para ser apresentado à banca de seleção. O porta-fólio é um álbum contendo originais e(ou) reproduções (fotografias, fotocópias etc.) de trabalhos realizados pelo candidato em qualquer técnica (desenho, pintura, escultura, fotografia, vídeo, arte eletrônica, performance etc.). Recomenda-se que o porta-fólio não ultrapasse a dimensão máxima correspondente ao formato A2 (420 mm ´ 594 mm), contendo, no mínimo, 5 obras e, no máximo, 15 obras.

 

Conteúdo programático

 

1 Teoria da Arte: conceito de Arte, funções da Arte, estética, crítica. 2 Linguagem visual: ponto, linha, espaço, luz e cor. 3 Produção em Arte: pintura, desenho, escultura, gravura, objetos, performance, instalação, arte eletrônica. 4 História da Arte: pré-história; pré-colombiana; Antiguidade: egípcia, grega, romana, arte cristã primitiva; Era medieval: bizantina, românica, gótica; Renascimento e Maneirismo. 5 Movimentos e períodos: Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Pós-impressionismo, Modernismo, Pós-modernismo. 6 Arte e Revolução Industrial: movimento de artes e ofícios, Art Noveau. 7 Arte no Brasil: pré-colonial, colonial, Barroco, Neoclassicismo, Realismo, Romantismo, Impressionismo, Modernismo, Arte Contemporânea. 8 As bienais internacionais de São Paulo, arte popular brasileira. 9 Arte e design, arte e tecnologia. 10 Cultura visual: quadrinhos, cartoons, publicidade, cartões postais e cartazes.

 

Bibliografia

 

Giulio Carlo Argan. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

H. B. Chipp. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Donis A. Dondis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

E. H. Gombrich. A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1995.

Klaus Honnef. Arte contemporânea. Hamburgo: Benedikt Taschen, 1995.

H. W. Janson. Iniciação à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Walter Zanini. História geral da arte no Brasil. Vol. I e II. São Paulo: Instituto Walter Moreira Sales, 1983.

B. Riemschneider e U. Grosenick (org.). A Arte na viragem do milênio. Colônia: Taschen, 1999.

O Livro da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

 

Desenho Industrial (Bacharelado)

Habilitações em Programação Visual e em Projeto do Produto

 

Teste escrito-prático

 

O teste escrito-prático consiste em questões em que o candidato deverá demonstrar, por meio de textos e(ou) imagens, habilidades para interpretar textos, situações e objetos (contextualização, olhar e sensibilidade); para expressar, por meio de textos ou imagens, novas idéias, sentimentos e sensações (expressão e pensamento por imagens); para representar, por meio de textos ou imagens, dados da experiência sensorial (representatividade e fluência por imagens); para raciocínio espacial (pensamento por imagens); para criação (elaboração e criatividade).

 

Educação Artística: Música (Licenciatura)

 

Teste escrito

 

O candidato deverá ser capaz de reconhecer e realizar exercícios com valores, claves, intervalos, acordes, compassos, tonalidades, transposição e ornamentos. Além disso, deverá ser capaz de, por meio auditivo, reconhecer estilos musicais, eruditos e populares, modos, fórmulas de compasso, intervalos, acordes, encadeamentos harmônicos, e de transcrever um ditado tonal a uma voz.

 

Teste prático e teste oral

 

Essa prova constará de solfejo e de leitura rítmica à primeira vista e de um dos itens do programa dos instrumentos de música a seguir, de acordo com o instrumento principal do candidato exceto composição e regência.

 

Música (Bacharelado)

Habilitações em Instrumento, Canto, Composição e Regência

 

Teste escrito

 

O candidato deverá ser capaz de reconhecer e realizar exercícios com valores, claves, intervalos, acordes, compassos, tonalidades e transposição. Além disso, deverá ser capaz de, por meio auditivo, reconhecer estilos musicais, eruditos e populares, modos, fórmulas de compasso, intervalos, acordes e encadeamentos harmônicos, além de transcrever um ditado tonal a uma voz.

 

Teste prático e teste oral

 

Esta parte da prova é considerada eliminatória para as habilitações em instrumento, canto, composição e regência — sendo considerado INAPTO o candidato que obtiver nota inferior a 5,0 nestes testes —, e constará de solfejo e de leitura rítmica à primeira vista e de um dos itens do programa dos instrumentos de música a seguir, de acordo com a habilitação de curso do candidato.

 

Observações:

 

·   A escolha das obras feita pelo candidato deverá ser aprovada previamente pela banca avaliadora.

·   A decisão da banca é irrecorrível no que se refere aos programas listados a seguir.

·   É indispensável a apresentação, durante a prova, das partituras das obras escolhidas pelo candidato.

·   O candidato será examinado em todos os itens da opção escolhida.

 

Bibliografia

 

Bohumil Med. Teoria da música. 4.ª ed. Brasília: Musimed, 1996.

Bohumil Med. Solfejo. 4.ª ed. Brasília: Musimed, 1981.

Bohumil Med. Ritmo. 4.ª ed. Brasília: Musimed, 1981.

G. A. Schoenber. Fundamentos de composição musical. São Paulo: EDUSP, 1996.

Joaquin Zamacois. La forma musical. Madri: Labor, 1985.

Joaquin Zamacois. Tratado de harmonia. Madri: Labor, 1980.

R. Bennet. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986

Donald J. Grout e Claude V. Palisca. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994.

Vasco Mariz. História da música no Brasil. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

 

 

 

Programa dos instrumentos de música

 

Canto (o candidato deverá trazer as partituras para a banca):

 

1.      Peça de confronto: C. Monteverdi Lasciatemi Morire.

2.      Uma ária de ópera.

3.      Um vocalize do método prético Vaccaj da 3.ª lição – estudo n.º 7 em diante.

4.      Leitura à primeira vista.

 

Violino

 

1.  Escalas de 3 oitavas com arpejos; um estudo escolhido entre J. Dont op. 37 ou 38, F. Mazas Volume 1, R. Kreutzer a partir do n.º 9.

2.  Uma peça de compositor brasileiro.

3.  Um concerto clássico, escolhido entre P. Rode (N.º 6-Sib maior), J. B. Viotti (N.º 23), Ch. de Bériot (N.º 9), J. S. Bach (Concerto em Lá menor ou Mi maior), W. A. Mozart (Concertoem Sol maior, Ré maior, Lá maior).

4.  Leitura à primeira vista.

 

Viola

 

1.  Escalas em duas oitavas, nos modos maior e menor, à escolha da banca.

2.  Estudo de Kayser op. 20, a partir do n.º 16 ou um estudo de Kayser de livre escolha; uma peça de livre escolha para viola (qualquer estilo ou autor, acompanhada ou não).

3.  Leitura à primeira vista.

 

Violoncelo

 

1.  J. L. Duport: 21 estudos (um n.º à escolha do candidato).

2.  J. S. Bach – Prelúdio da 1.ª Suíte para violoncelo solo (Sol maior); H. Oswald – Elegia para violoncelo e piano, ou outra peça do mesmo nível.

3.  Leitura à primeira vista.

 

Contrabaixo

 

1.  Escalas maiores (2 oitavas).

2.  Escalas menores (2 oitavas: harmônica e melódica).

3.  Arpejos maiores (2 oitavas).

4.  Arpejos menores (2 oitavas).

5.  Um estudo de qualquer livro (por ex. Simandl, Bilié).

6.  Uma peça simples (tipo sonata barroca).

7.  Leitura à primeira vista.

 

Flauta

 

1.  Um estudo de J. Andersen, op. 15 - Ed. IMG.

2.  Uma sonata de J. S. Bach.

3.  Uma peça, a escolher entre: Dutilleux - Sonatine; Chaminade - Concertino; Fauré - Fantasia; Varèse - Density 21.5; Ibert - Concerto.

4.  Uma peça de autor brasileiro, a escolher entre obras de Oswaldo Lacerda, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Lindembergue Cardoso, Jorge Antunes e Otávio Maul.

 

Oboé

 

1.  Prestini - Estudos (ou similar).

2.  R. Schumann - Romance.

3.  Uma peça brasileira, de livre escolha.

4.  Leitura à primeira vista.

 

Clarineta

 

1.  Apresentar de memória todas as escalas maiores e menores na extensão de 2 oitavas.

2. Apresentar de memória a canção Carinhoso, de Pixinguinha, em todas as tonalidades.

3.  Apresentar a peça Melodia, de Osvaldo Lacerda, Editora Novas Metas, 1979.

4.  Leitura à primeira vista.

 

Fagote

 

1.  Um estudo de livre escolha do livro Estudos op. 8, vol. 101, itens III, IV e V, de Julius Weissenborn (ou três estudos similares de outro autor).

2.  Primeiro movimento (leicht bewegt) da Sonata para fagote e piano de Paul Hindemith.

3.  Uma peça brasileira de livre escolha.

4.  Leitura à primeira vista.

 

Saxofone

 

1.  Estudo de Gustavo Rossari (entre 1 e 8).

2.  Fantasie Improptu, de Andre Jolivet.

3.  Fantasie Sul América, de Claudio Santoro.

4.  Leitura à primeira vista.

 

Trompa

 

1.  Método: Koprasch - 1.º vol. (ou similar).

2.  Concerto: W. A. Mozart - n.º 3 em Mi maior.

3.  Concertino de E. Mahle: ou outro à primeira vista.

 

Trombone

 

1.  Estudo de Koprasch ou Blazevich, a escolher.

2.  Cavatine, Camile Saint-Säens.

3.  Um movimento de sonata barroca ou concerto clássico (Marcelo, Galliard, Handel etc.).

4.  Leitura à primeira vista.

 

Piano

 

1.  J. S. Bach – Um Prelúdio e Fuga do “Cravo Bem Temperado”.

2.  Um movimento de Sonata do período clássico.

3.  Uma peça brasileira.

4.  Uma peça do período romântico ou contemporâneo.

5.  Leitura à primeira vista.

 

Violão

 

1.  Leitura à primeira vista.

2.  Leitura de cifras.

3.  Doze peças, sendo pelo menos uma do período renascentista, uma do período clássico ou romântico e uma de autor brasileiro. O candidato deverá apresentar à banca a lista das doze peças e a banca decidirá quais e quantas ele deverá executar.

 

Outros instrumentos (apenas para a Licenciatura em Música)

 

1.  Apresentar duas peças contrastantes, com diferentes caráteres e(ou) estilos e(ou) gêneros (o candidato deverá trazer as partituras para a banca).

2.  Apresentar uma peça de compositor brasileiro (o candidato deverá trazer a partitura para a banca).

3.  Leitura à primeira vista.

 

Composição

 

1.  Noções de harmonia: cadências, modulações, tons vizinhos, contraponto, análise de uma Invenção a Duas Vozes, de Bach.

2.  Execução ao piano em nível de, pelo menos, uma Invenção a Duas Vozes, de Bach, e uma peça brasileira, ou uma de autoria do candidato, ou a execução de um dos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trombone, saxofone, violão ou piano, de acordo com o programa.

3.  Solfejo rítmico e melódico à primeira vista.

4.  Apresentação de composição do candidato.

 

Regência

 

1.  Noções de harmonia: cadências, modulações, tons vizinhos, contraponto, análise de uma Invenção a Duas Vozes, de Bach.

2.  Execução ao piano em nível de, pelo menos, uma Invenção a Duas Vozes, de Bach, e uma peça brasileira, ou de autoria do candidato, ou a execução de um dos instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trombone, saxofone, violão ou piano, de acordo com o programa.

3.  Solfejo rítmico e melódico à primeira vista.

4.  Regência de uma peça para coral a 4 vozes mistas, de livre escolha entre os estilos barroco, clássico, romântico ou peça brasileira.