*       Tour pela UnB
(sítio da UnB)

*       Os Cursos da UnB
(sítio da UnB)

*      Agenda

*       Informações gerais

*       Questionário Sociocultural

*       Cursos e Vagas

*       Orientações e Procedimentos

*       Habilidades Específicas

*       Provas Objetivas e Redação

*       Avaliação, Seleção e Classificação

*       Objetos de Avaliação

*       Último Vestibular

Avaliação, seleção e classificação

O vestibular da Universidade de Brasília utiliza, além da prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter discursivo, três provas objetivas. A primeira prova é de Língua Estrangeira, com 30 itens. A segunda é a prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, com 120 itens. A terceira é a prova de Ciências da Natureza e Matemática, com 180 itens. Os itens são agrupados por comandos que devem ser obedecidos. Cada item pode ser de dois tipos, denominados tipo A e tipo B. Cada item do tipo A deve ser julgado de acordo com o comando a que se refere e terá como resposta CERTO ou ERRADO. O valor de cada item do tipo A é um ponto positivo (+1), caso a resposta do candidato coincida com o gabarito oficial definitivo, ou um ponto negativo (-1), caso a resposta do candidato divirja do gabarito oficial definitivo. Por esse motivo, é conveniente que o candidato só marque a resposta quando tiver certeza do acerto, pois itens deixados em branco ou com dupla marcação na folha de respostas não serão computados com valor negativo no cálculo do resultado da prova.

Em cada item do tipo B, propõe-se um problema e o candidato marcará um único resultado numérico como resposta ao item, representado por um número inteiro de 000 a 999. Trata-se, portanto, de item aberto, ou de uma forma de item discursivo de resposta objetiva. Chama-se a atenção para o fato de que, nesse tipo de item, os algarismos das centenas e das dezenas devem ser obrigatoriamente marcados na folha de respostas, mesmo que sejam iguais a zero. O valor de cada item do tipo B é igual a dois pontos positivos (+2), caso a resposta do candidato coincida com o gabarito oficial definitivo, e igual a zero, caso a resposta do candidato divirja do gabarito oficial definitivo, ou seja, itens do tipo B respondidos erroneamente não serão computados com valor negativo.

Exemplos de vestibulares passados

No endereço eletrônico a seguir, podem ser encontrados exemplos de provas aplicadas em vestibulares anteriores.

www.cespe.unb.br/vestibular

 

Instruções para o preenchimento da folha de respostas

Na transcrição das marcações para a folha de respostas, cujo preenchimento é de inteira responsabilidade do candidato, os seguintes cuidados devem ser tomados:

  • o candidato não pode rasurar, dobrar ou amassar a folha de respostas;
  • as marcações devem ser feitas exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Marcações com canetas hidrográfica, tinteiro e outras poderão acarretar prejuízo para o candidato;
  • o espaço correspondente à resposta deve ser inteiramente preenchido, com nitidez, tomando-se o devido cuidado para não atingir o espaço vizinho;
  • nos itens do tipo B, os algarismos das centenas e das dezenas devem ser obrigatoriamente marcados, mesmo que sejam iguais a zero.

Modelo de Folha de Respostas (2.º Vestibular 2006)

·         Primeiro dia – (arquivo pdf 403 Kb)

·         Segundo dia(arquivo pdf 521 Kb)

 

Classificação e seleção

A avaliação das provas objetivas será feita por processamento eletrônico, enquanto a prova de Redação em Língua Portuguesa será avaliada por uma banca de professores especialistas.

A classificação e a seleção dos candidatos serão feitas de acordo com a seqüência operacional a seguir.

1. Identificação por leitura óptica, para cada candidato, em cada uma das provas objetivas e independentemente de estar concorrendo para vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para negros, dos itens que estão em concordância e em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova, e dos itens não marcados pelo candidato.

2. Cálculo, para cada candidato, em cada uma das provas objetivas, do resultado de cada item (RI), conforme especificação abaixo.

I. Para itens do tipo A

+1, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova.

–1, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova.

0, caso não haja marcação por parte do candidato ou caso haja dupla marcação.

II. Para itens do tipo B

+2, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova.

0, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova ou caso não haja marcação por parte do candidato.

3. Cálculo, para cada candidato, do resultado de cada prova objetiva (RP), pela soma algébrica dos valores dos resultados dos itens que a compõem:

em que Ni é o número de itens da prova objetiva, que pode assumir os valores seguintes.

30, para a prova de Língua Estrangeira.

120, para a prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais

180, para a prova de Ciências da Natureza e Matemática

e RIk é o resultado do k-ésimo item da prova objetiva, para k = 1, ..., Ni.

4. Cálculo, para cada candidato, do escore bruto (EB), pela soma algébrica dos resultados de suas provas objetivas:

em que

RP1 é o resultado da prova de Língua Estrangeira;

RP2 é o resultado da prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais;

RP3 é o resultado da prova de Ciências da Natureza e Matemática.

5. Desclassificação dos candidatos que se enquadrarem em pelo menos um dos itens a seguir.

  • Faltar a qualquer um dos dias de provas;
  • obtiver RP1 ≤ 0;
  • obtiver RP2 < 12;
  • obtiver RP3 < 18;
  • obtiver EB < 66.

O candidato que não se enquadrar em nenhum desses itens será considerado classificado.

6. Cálculo, para cada prova objetiva, considerando apenas o universo de todos os candidatos classificados na forma do item 5 e independentemente de estarem concorrendo para vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para negros,

6.1. da média aritmética dos resultados da prova (MARP):

em que N é o número total de candidatos classificados e RPk é o resultado do candidato k, k = 1, ..., N, na prova que está sendo analisada.

6.2. do desvio-padrão das notas dos candidatos (DPRP):

em que N é o número total de candidatos classificados e RPk é o resultado do candidato k, k = 1, ..., N, na prova que está sendo analisada.

6.3. Para cada prova de língua estrangeira, o número N referido nos subitens 6.1 e 6.2 corresponde somente ao total de candidatos classificados na forma do item 5 e que optaram pela respectiva língua: Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa.

7. Cálculo, para cada candidato classificado, em cada prova objetiva, do seu afastamento padronizado (AP):

em que RP, MARP e DPRP são, respectivamente, o resultado do candidato,  a média aritmética dos resultados e o desvio-padrão das notas dos candidatos na prova que está sendo analisada, como definido nos itens precedentes.

8. Cálculo, para cada candidato classificado, em cada prova objetiva, do seu escore padronizado (EP):

                                           EP = 10 X AP

em que AP é o afastamento padronizado do candidato na prova que está sendo analisada.

9. Cálculo, para cada candidato classificado, do argumento final (AF) de classificação, obtido no conjunto das provas objetivas:

         AF = 2 X EP1 + 6 X EP2 + 5 X EP3, para os cursos do grupo I;

         AF = 1 X EP1 + 4 X EP2 + 8 X EP3, para os cursos do grupo II.

  • EP1 é o escore padronizado do candidato na prova de Língua Estrangeira;
  • EP2 é o escore padronizado do candidato na prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais;
  • EP3 é o escore padronizado do candidato na prova de Ciências da Natureza e Matemática.

10. Ordenação dos candidatos, por sistema de vagas e por curso de opção/turno, sendo que todos os candidatos concorrem no sistema universal, de acordo com os valores decrescentes dos argumentos finais. Todos os valores serão calculados utilizando-se duas casas decimais, arredondando-se para cima quando o algarismo da terceira casa decimal for maior ou igual a cinco.

11. Avaliação, por uma banca de professores especialistas, da prova de Redação em Língua Portuguesa (PRLP), com base na ordenação citada no item anterior. Somente serão avaliadas as provas de Redação em Língua Portuguesa dos candidatos que tiverem a possibilidade de classificação final nas posições correspondentes ao número de vagas de cada curso, considerando as vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para negros.

12. A avaliação da PRLP consistirá na análise, pela banca examinadora, dos aspectos formais e estruturais dos textos dos candidatos, assim como do desenvolvimento do tema proposto. Após a análise do texto da PRLP, será feito o preenchimento de planilhas para cada candidato, com as informações relativas à avaliação. Será calculada a nota na redação (NR) do seguinte modo:

i. Nos casos de fuga ao tema, de inexistência de texto ou de identificação indevida na folha de texto definitivo, o candidato receberá nota NR = 0,00;

ii. A apresentação textual, a estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), limitada a 10,00 pontos.

iii.A avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como acentuação, ortografia, pontuação, concordância, regência etc.

iv. Será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato, em que TL £ 30 .

v. Será calculada, então, para cada candidato, a NR pela fórmula:

em que K é uma constante que pode assumir os valores 2, 3, 4, 5 ou 6, dependendo do grau de complexidade do tema proposto na prova de Redação em Língua Portuguesa.

vi. A nota NR será calculada utilizando-se duas casas decimais e arredondando-se para cima quando o algarismo da terceira casa decimal for maior ou igual a cinco.

vii. Será atribuída nota igual a 0,00 ao candidato que obtiver
NR < 0,00. Assim, NR terá os valores mínimo de 0,00 e máximo de 10,00.

viii. Será considerado apto o candidato que obtiver NR ³ 3,00 pontos.

ix. O candidato que for considerado inapto na prova de Redação em Língua Portuguesa não terá classificação alguma no processo de seleção.

x.    Após a desclassificação dos candidatos considerados inaptos na prova de Redação em Língua Portuguesa, e caso não haja candidatos suficientes para o preenchimento das vagas de todos os cursos, será realizada avaliação das provas de redação de todos os candidatos que tiverem possibilidade de seleção, por sistema de vagas e por curso de opção, em um processo recursivo até o preenchimento de todas as vagas, caso seja possível.

13. Os candidatos considerados aptos na prova de Redação em Língua Portuguesa e que tenham optado para concorrer prioritariamente às vagas do sistema de cotas para negros serão ordenados, por curso de opção/turno, até o limite de vagas desse sistema de cada curso/turno, de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais. As vagas do sistema de cotas para negros que não forem preenchidas nessa etapa serão adicionadas às vagas universais dos respectivos cursos.

14. Os candidatos considerados aptos na prova de Redação em Língua Portuguesa e que tenham optado para concorrer às vagas do sistema universal e os candidatos que tenham optado para concorrer prioritariamente às vagas do sistema de cotas para negros e que não tenham sido selecionados na etapa descrita no item 13 serão ordenados, por curso de opção, até o limite de vagas do sistema universal de cada curso, de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais.

15. Quando houver empate nos itens 13 ou 14, terá prioridade o candidato que, nessa ordem,

15.1. obtiver maior escore padronizado na prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, para os cursos do grupos I, e maior escore na prova de Ciências da Natureza e Matemática, para os cursos do grupo II;

15.2. obtiver o maior total de acertos no conjunto de todas as provas objetivas;

15.3. obtiver a maior nota na prova de Redação em Língua Portuguesa.

16. Realização da primeira seleção dos candidatos até o preenchimento das vagas, por curso de opção, levando-se em conta a ordem de classificação estabelecida nos itens de 13 a 15. Os nomes desses candidatos estarão na Primeira Chamada de Candidatos Selecionados, os quais deverão se apresentar, para registro, em datas estabelecidas pela Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) da UnB.

17. Realização da segunda chamada de candidatos, após o período de registro e tendo havido desistência formal ou não-comparecimento de candidatos, obedecendo à ordem de classificação estabelecida nos itens de 13 a 15. Será realizada avaliação das provas de redação de todos os candidatos que tiverem a possibilidade de seleção nas posições correspondentes às vagas restantes tanto para o sistema de cotas para negros quanto para o sistema universal, com subseqüente classificação desses candidatos, por curso de opção, seguindo as regras até aqui estabelecidas e de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais.

18. Após a implementação da etapa descrita no item 17, um candidato que tenha optado prioritariamente por uma vaga no sistema de cotas para negros, mas que tenha sido selecionado, na primeira chamada, para uma das vagas no sistema universal de acordo com o estabelecido no item 14, pode passar a ser selecionado para uma das vagas do sistema de cotas para negros geradas por desistência ou não-comparecimento. A vaga no sistema universal gerada nessa situação será também utilizada na segunda chamada.

19. Convocação, pelo CESPE, em Segunda Chamada, dos candidatos classificados segundo os itens 17 e 18, até o limite de vagas geradas após a Primeira Chamada. Esses candidatos comporão a Segunda Chamada de Candidatos Selecionados e deverão apresentar-se, para registro, em data estabelecida pela DAA.

20. Realização de chamadas subseqüentes, a critério exclusivo da Universidade de Brasília, para preenchimento de vagas que não forem ocupadas em segunda chamada, utilizando-se o mesmo procedimento descrito nos itens 17 e 18.

Registro Acadêmico

  • Os candidatos selecionados por área, curso e sistema de vagas têm assegurado o direito a efetivar o seu ingresso na UnB, desde que cumpram o procedimento de registro acadêmico, tal como descrito neste Guia.
  • A seleção dos candidatos é realizada em chamadas.
  • A seleção de candidatos para a segunda chamada ocorrerá somente nos casos em que candidatos selecionados para a primeira chamada percam a vaga por não efetivarem o registro acadêmico, nos termos deste Guia.
  • Os candidatos selecionados, em qualquer das chamadas, para preenchimento de vagas nos cursos de graduação da UnB deverão comparecer à Universidade, para fins de registro, nos Postos Avançados da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA).
  • Os prazos para registro de candidatos selecionados, tanto para a primeira chamada como para a segunda, constam na agenda deste Guia e também serão divulgados durante a realização das provas do vestibular.
  • O registro de candidatos selecionados, em qualquer das chamadas, far-se-á mediante apresentação dos seguintes documentos: documento de identidade; certificado de alistamento militar – para candidatos do sexo masculino –; título de eleitor – acompanhado do comprovante de votação na última eleição e/ou de justificativa de não-votação em ambos os turnos, se for o caso –; histórico escolar de ensino médio e certificado de conclusão de ensino médio.
  • A documentação prevista acima deverá ser apresentada em cópia autenticada, ou original e cópia, caso em que a autenticação será feita pelo próprio Posto Avançado da DAA.
  • Os candidatos selecionados em qualquer das chamadas que não comparecerem para efetivar o registro no prazo estabelecido ou não apresentarem a documentação completa para o registro acadêmico perderão o direito ao ingresso na UnB.