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Habilidades
Específicas
Os
candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas
(Bacharelado), Artes Plásticas (Bacharelado/Licenciatura), Desenho
Industrial (Bacharelado), Educação Artística: Artes
Cênicas (Licenciatura), Educação Artística: Artes
Plásticas (Licenciatura), Educação Artística:
Música (Licenciatura) e Música (Bacharelado), caso ainda
não estejam habilitados, deverão submeter-se às provas
de habilidades específicas, antes de realizar as provas de
conhecimento. Os candidatos que forem considerados APTOS na prova de
habilidades específicas continuarão concorrendo aos cursos que
escolheram. Os candidatos que forem considerados INAPTOS concorrerão
em outra opção que não exija tal prova, definida no
momento da inscrição. Todas as provas de habilidades
específicas serão realizadas no campus da Universidade
de Brasília,
em locais que serão informados em momento oportuno, e
obedecerão à seguinte programação:
As provas
de habilidades específicas serão de inteira responsabilidade
das faculdades/institutos que oferecem os cursos. Com relação a
essas provas, o candidato deverá ainda observar o que se segue. Arquitetura e
Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. a) A duração da prova será
de quatro horas. b) O material a ser utilizado durante a prova
— que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta
azul, para preenchimento dos cabeçalhos de identificação
da prova; lápis preto de desenho e borracha. Não poderão
ser utilizados instrumentos como régua, esquadro, compasso etc. c) A prova é constituída de Exercícios
de Desenho, alguns dos quais têm como pré-requisito
noções de perspectiva exata (ou “cônica”) e
podem ser solicitados desenhos de observação, de memória
e de imaginação; e de testes de Raciocínio Espacial
que, além da perspectiva, pressupõem o conhecimento das
projeções ortogonais: vistas e cortes de objetos. d) Na prova de habilidades específicas
para Arquitetura e Urbanismo, serão avaliados, entre outros aspectos,
a capacidade de interpretação dos enunciados, a qualidade e o
equilíbrio do enquadramento dos desenhos no espaço reservado
para a elaboração das respostas, a proporção
entre as partes dos objetos desenhados e entre objetos apresentados, a
qualidade e a sensibilidade do traço, a capacidade de escolha de cores
em função de um tema proposto e a correção dos
resultados. Serão avaliadas, ainda, a criatividade, a facilidade para
o desenho manual e a capacidade de visualização de objetos no
espaço tridimensional. A nota da prova de habilidades
específicas para Arquitetura e Urbanismo terá valor entre 0,0
e 10,0 pontos e será considerado aprovado, e por
conseqüência APTO, o candidato que obtiver nota superior ou igual
a 5,0 pontos. e) O resultado da prova será afixado no
quadro de avisos localizado junto à entrada do Ateliê de
Arquitetura e Urbanismo e divulgado na Internet no endereço
http://www.cespe.unb.br. f) A aprovação do candidato
na prova de habilidades específicas para o curso de Arquitetura e
Urbanismo terá validade de 2 anos, a contar a partir da data da
divulgação do resultado das provas de Habilidades
Específicas. Artes Cênicas (Bacharelado) e Educação
Artística: Artes Cênicas (Licenciatura) – Instituto de
Artes, Departamento de Artes Cênicas. a) A duração do teste escrito de
Artes Cênicas será de três horas. b) O material que pode ser utilizado durante o
teste escrito — que deve ser providenciado pelo candidato —
é: caneta preta ou azul. c) O candidato deverá escrever de forma
legível. d) O candidato será informado, no
primeiro dia de prova, a respeito dos horários a serem respeitados
durante o teste prático. Para o teste prático, o candidato
deverá vestir roupas que lhe permitam realizar atividades
físicas. e) O candidato que faltar ao teste escrito
não terá permissão para realizar o teste prático
e será considerado inapto. O candidato que faltar a uma das etapas do
teste prático não poderá realizar a(s) etapa(s)
subseqüente(s) e será considerado inapto. f) O departamento de Artes Cênicas
não se responsabilizará pelo acesso do candidato à
bibliografia recomendada. g) No teste escrito da prova de habilidades
específicas para Artes Cênicas, será avaliada, entre
outros aspectos, a capacidade de analisar textos dramáticos de
variados gêneros e épocas. A nota do teste escrito variará
entre 0,0 e 10,0 pontos. h) Haverá uma etapa de oficinas no teste
prático da prova de habilidades específicas para Artes
Cênicas. Nessa etapa, será avaliado, entre outros aspectos, o
desempenho do candidato em atividades grupais e individuais, relativas a
jogos teatrais, à produção da voz e do movimento. Na
etapa de apresentação de cena e entrevista, serão
avaliados, entre outros aspectos, a presença cênica e o foco, a
abordagem do personagem, a compreensão da peça/cena escolhida
pelo candidato, a criatividade, a flexibilidade, a capacidade de
desenvolvimento de discurso, as motivações e o interesse em
relação ao curso. A nota do teste prático variará
entre 0,0 e 10,0 pontos. i) A nota final na prova de habilidades
específicas para Artes Cênicas será a média
aritmética das notas obtidas no teste escrito e no teste
prático. Será considerado aprovado, e por
conseqüência APTO, o candidato que obtiver média
aritmética superior ou igual a 5,0 e nota superior ou igual a 3,0
pontos em cada um dos testes, escrito e prático. j) A aprovação do candidato
na prova de habilidades específicas para Artes Cênicas
terá validade de Artes
Plásticas (Bacharelado/ Licenciatura) – Instituto de Artes, Departamento
de Artes. a) A duração do teste
teórico-prático será de quatro horas. b) O material a ser utilizado durante o teste
teórico-prático — que deve ser providenciado pelo
candidato — é: caneta preta, lápis preto de desenho 6B,
cola para papel, tesoura, borracha, estilete ou apontador, régua,
pincéis (fino/médio/grosso), guache (cores: preto, branco,
vermelho, amarelo e azul), lápis de cor (caixa com 12 cores), giz de
cera (caixa com 12 cores) e caixa de lápis carvão. c) Somente serão avaliados os trabalhos
executados com o material relacionado neste guia, sendo os demais
desconsiderados para avaliação, para pontuação e
para a aprovação do candidato. d) No teste teórico-prático, o
candidato deverá escrever de forma legível. e) O candidato
será informado, no primeiro dia de prova, a respeito dos
horários da entrevista e da apresentação de
porta-fólio. O candidato que faltar o teste
teórico-prático não poderá participar da
entrevista e da apresentação de porta-fólio e
será considerado inapto. f) No teste teórico-prático,
serão avaliadas, entre outros aspectos, as capacidades de identificar,
contextualizar e articular conceitos específicos das Artes
Plásticas, de distinguir meios, processos e modos de estruturação
visual das obras de arte, de argumentar com clareza e objetividade acerca da
relação entre fenômenos artísticos e contextos
históricos, de explorar materiais e processos artísticos na
realização de exercícios bidimensionais e tridimensionais,
de solucionar problemas plástico-visuais na execução de
exercícios propostos, de selecionar materiais adequados à
realização de exercícios propostos, conforme a abordagem
escolhida. A nota do teste teórico-prático variará entre
0,0 e 10,0 pontos. g) Na entrevista e apresentação de
porta-fólio da prova de habilidades específicas para Artes
Plásticas, serão avaliados, entre outros aspectos, as
técnicas e os processos artísticos empregados no
desenvolvimento dos trabalhos apresentados, que devem ter sido desenvolvidos
pelo próprio candidato. Serão avaliadas ainda as capacidades de
analisar, distinguir e comparar modos de organização visual nos
trabalhos apresentados, bem como a capacidade de solucionar problemas
plástico-visuais identificados nesses trabalhos. O candidato
deverá ser capaz de argumentar e fundamentar conceitos e idéias
presentes em seus trabalhos. A nota na entrevista e
apresentação de porta-fólio variará entre 0,0
e 10,0 pontos. h) Na entrevista e apresentação de
porta-fólio, caso necessite de equipamentos, tais como videocassete,
reprodutor de disquete, CD ou DVD, projetor de slides etc., o
candidato deverá providenciá-los. O CESPE/UnB não se
responsabilizará por tais equipamentos. i) A nota final na prova de habilidades
específicas para Artes Plásticas será a média
aritmética das notas obtidas no teste teórico-prático e
na entrevista e apresentação de porta-fólio. Será
considerado aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato que
obtiver nota final superior ou igual a 5,0. j) A aprovação do candidato
na prova de habilidades específicas de Artes Plásticas
terá validade de 2 anos, a contar a partir da data da
divulgação do resultado das provas de Habilidades
Específicas. Desenho Industrial (Bacharelado) – Instituto de Artes,
Departamento de Desenho Industrial. a) A duração da prova será
de quatro horas. b) O material que pode ser utilizado durante o
teste escrito-prático — que deve ser providenciado pelo
candidato — é: caneta azul ou preta, para as questões
escritas, lápis preto para desenho, lápis de cor, cola,
tesoura, estilete ou apontador e borracha. Não poderá ser
utilizado nenhum outro material
além desses. c) O candidato deverá escrever de forma
legível. Respostas apresentadas de forma ilegível não
serão avaliadas. d) No teste escrito-prático, serão
avaliadas, entre outros aspectos, as habilidades para interpretar textos,
situações e objetos (contextualização, olhar e
sensibilidade); para expressar, por meio de textos ou imagens, novas
idéias, sentimentos e sensações (expressão e
pensamento por imagens); para representar, por meio de textos ou imagens,
dados da experiência sensorial (representatividade e fluência por
imagens); para raciocínio espacial (pensamento por imagens); para
criação (elaboração e criatividade). e) O teste escrito-prático da prova de
habilidades específicas para Desenho Industrial valerá f) A aprovação do candidato
na prova de habilidades específicas de Desenho Industrial terá
validade de 2 anos. Música (Bacharelado) e Educação
Artística: Música (Licenciatura) – Instituto de Artes,
Departamento de Música. a) A duração do teste escrito de
Música será de quatro horas. Os testes prático e
oral terão a duração de seis horas. b) O candidato que faltar ao teste escrito
não poderá realizar os testes prático e oral e
será considerado inapto. c) O candidato será informado, no dia do
teste escrito, a respeito dos horários a serem seguidos durante os
testes prático e oral. d) O material utilizado durante o teste escrito
— que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta
preta ou azul. e) O material a ser utilizado durante os testes
prático e oral — que deve ser providenciado pelo candidato
— é: instrumento musical com o qual o candidato pretende
realizar os testes, exceto no caso de a opção ter sido para o
piano, que será providenciado pelo Departamento de Música da
UnB; as partituras musicais de escolha do candidato, de acordo com o
solicitado, com cópia legível para a banca. f) A nota do teste escrito variará
entre 0,0 e 10,0 pontos. g) Nos
testes prático e oral da prova de habilidades específicas para
Música, serão avaliadas, entre outros aspectos, a
fluência musical, a afinação e a precisão
rítmica. Se a opção do candidato for instrumentos,
serão avaliadas ainda a qualidade da execução
instrumental do programa exigido e a qualidade da leitura à primeira
vista. No caso da escolha pela regência, serão avaliadas a
compreensão de harmonia, a regência e a qualidade da
execução ao piano. Se a escolha for composição, a
compreensão de harmonia, a qualidade de execução
instrumental, a capacidade de análise, a técnica composicional,
e a qualidade da forma e da estrutura da composição será
avaliada. Por fim, se a escolha do candidato for canto, serão
avaliadas a qualidade do canto do programa exigido e da leitura à
primeira vista. Para os testes prático e oral, será
atribuída uma nota, com valor mínimo igual a 0,0 ponto e valor máximo igual
a 10,0 pontos. Os testes prático e oral
são de caráter eliminatório para os candidatos ao curso
de Música (Bacharelado). h) A nota final na prova de habilidades
específicas para a música será a média
aritmética das notas obtidas no teste escrito e no conjunto dos testes
prático e oral. Será aprovado, e por conseqüência
APTO, o candidato que obtiver nota final e nota nos testes prático e
oral superiores ou iguais a 5,0
para o curso de Música (Bacharelado), e, para o curso de
Educação Artística: Música (Licenciatura),
será considerado APTO o candidato que obtiver nota final superior ou
igual a 6,0. i) A aprovação do candidato
na prova de habilidades específicas para Música terá
validade de 1 ano, a contar a partir da data da
divulgação do resultado das provas de Habilidades
Específicas e exclusivamente no curso/habilitação em que
o candidato obteve aprovação. Observações: · Todos os candidatos
deverão chegar aos locais de provas com antecedência
mínima de 1 hora. · O candidato deverá
trazer, nos dias das provas, seu documento de identidade e seu comprovante de
inscrição. · O candidato que não
comparecer a qualquer etapa das provas de habilidades específicas do
curso a que está concorrendo será considerado INAPTO. · Os resultados das provas de
habilidades específicas serão divulgados no dia 10/11/2006,
nos respectivos institutos/faculdades e pela Internet, no endereço
www.cespe.unb.br. Não serão informados resultados por telefone,
por carta, por correio eletrônico ou por fax. · O candidato considerado INAPTO
nas provas de habilidades específicas poderá solicitar a
revisão de suas provas impreterivelmente nos dias 13/11/2006 e 14/11/2006,
somente no Núcleo de Atendimento a Candidatos do CESPE, campus
universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF. Qualquer
solicitação que não respeitar o estabelecido neste item
será desconsiderada. Exemplos
de provas de Habilidades Específicas No
endereço eletrônico a seguir, podem ser encontrados exemplos de
provas de Habilidades Específicas aplicadas. Objetos de
avaliação Provas de habilidades
específicas Arquitetura e Urbanismo Gráfica
e teste · Desenho de
observação: para avaliação da capacidade de linguagem
gráfica na figuração de um modelo. · Desenho de memória: para avaliação
da retenção da forma, das proporções e dos detalhes
característicos dos objetos em geral e(ou) de situações
urbanas e arquitetônicas vivenciadas em particular. · Desenho de criação: para avaliação
da capacidade do candidato no sentido de compor graficamente
soluções, em função de objetos explicitados pela
prova, a partir de elementos dados (formas abstratas, elementos naturais,
objetos industrializados, textos motivadores ou componentes
arquitetônicos). · Raciocínio espacial: para aferição da
percepção espacial genérico-abstrata e
específico-realista do candidato, com o auxílio de testes
apropriados. Algumas
das questões pressupõem o conhecimento de perspectiva exata (ou
“cônica”): profundidade e pontos de fuga. O candidato
poderá ter de aplicar técnica de desenho projetivo:
projeções ortogonais (vistas e cortes de objetos). Artes Cênicas (Bacharelado) Habilitação Educação Artística: Artes Cênicas
(Licenciatura) A
prova de habilidades específicas Teste
Escrito O teste
escrito consta de uma única etapa relacionada à análise
de textos dramáticos. O teste escrito · Shakespeare, William. A megera
domada. Editora
L&PM, 1998. · Ibsen, Henrik. Um inimigo do povo. Editora L&PM,
2001. · Rodrigues, Nelson. Toda nudez será castigada.
Editora Nova Fronteira, 2005. Teste Prático O teste
prático consta de duas etapas. Os candidatos terão conhecimento
dos horários em que deverão comparecer para o teste
prático na ocasião do teste escrito. 1.ª
etapa: oficinas Os
candidatos participarão de duas oficinas: 1. oficina de
interpretação e de jogos teatrais; 2. oficina de voz e de
movimento. Elas têm por objetivo avaliar o desempenho do candidato
tanto no contexto grupal quanto no individual, mediante estímulos dos
avaliadores. As oficinas possibilitam aos avaliadores terem um panorama mais
amplo das habilidades específicas de cada candidato. Para as oficinas,
é aconselhado o uso de roupas adequadas para a
realização de atividades físicas, como, por exemplo,
calças e blusas de tecido flexível. 2.ª
etapa: apresentação de cena e entrevista Esta
etapa será realizada individualmente. É obrigatória a
apresentação pelo candidato de uma cena de, no máximo, 5
minutos escolhida entre os textos dramáticos indicados para o teste
escrito. Recomenda-se que o candidato prepare-se para a
apresentação de sua cena com antecedência. Fica a
critério de cada candidato a utilização ou não de
figurinos, acessórios e maquiagem, uma vez que a
utilização dos mesmos não é obrigatória. O
candidato deverá responder às questões relativas
à cena apresentada, bem como ao seu interesse pelo curso para o qual
se inscreveu. Bibliografia Sábato
Magaldi. Iniciação ao teatro. São Paulo:
Ática, 1989. Marvin
Carlson. Teorias do teatro. São Paulo: UNESP, 1997. Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) e Educação Artística: Artes Plásticas
(Licenciatura) Teste
teórico-prático Avaliação
de habilidades de ler, interpretar e criticar conceitos específicos
das Artes Plásticas. Avaliação das habilidades de
desenhar, criar, representar e compor formas bidimensionais e(ou)
tridimensionais. Entrevista
e apresentação de porta-fólio Avaliação
de competências quanto ao domínio da linguagem visual,
compreensão teórica da arte, construção de
argumentos, solução de problemas teórico-práticos
e aplicação de conhecimentos. O candidato deverá trazer,
obrigatoriamente, porta-fólio para ser apresentado à banca de
seleção. O porta-fólio é um álbum contendo
originais e(ou) reproduções (fotografias, fotocópias
etc.) de trabalhos realizados pelo candidato em qualquer técnica
(desenho, pintura, escultura, fotografia, vídeo, arte
eletrônica, performance etc.). Recomenda-se que o
porta-fólio não ultrapasse a dimensão máxima
correspondente ao formato A2 ( Conteúdo
programático 1 Teoria
da Arte: conceito de Arte, funções da Arte, estética,
crítica. 2 Linguagem visual: ponto, linha, espaço, luz e cor. 3
Produção em Arte: pintura, desenho, escultura, gravura,
objetos, performance,
instalação, arte eletrônica. 4 História da Arte:
pré-história; pré-colombiana; Antiguidade:
egípcia, grega, romana, arte cristã primitiva; Era medieval:
bizantina, romântica, gótica; Renascimento e Maneirismo. 5
Movimentos e períodos: Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo,
Realismo, Impressionismo, Pós-impressionismo, Modernismo,
Pós-modernismo. 6 Arte e Revolução Industrial: movimento
de artes e ofícios, Art Noveau. 7 Arte no Brasil:
pré-colonial, colonial, Barroco, Neoclassicismo, Realismo, Romantismo,
Impressionismo, Modernismo, Arte Contemporânea. 8 As bienais
internacionais de São Paulo, arte popular brasileira. 9 Arte e design,
arte e tecnologia. 10 Cultura visual: quadrinhos, cartoons, publicidade, cartões postais e cartazes. Bibliografia Giulio Carlo Argan. Arte
moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. H. B. Chipp. Teorias da arte
moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Donis A. Dondis. Sintaxe da
linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997. E. H. Gombrich. A
história da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1995. Klaus Honnef. Arte contemporânea.
Hamburgo: Benedikt Taschen, 1995. H. W. Janson. Iniciação
à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Walter Zanini. História
geral da arte no Brasil. Vol. I e II. São Paulo: Instituto Walter
Moreira Sales, 1983. B. Riemschneider e U. Grosenick
(org.). arte na viragem do
milênio. Colônia: Taschen, 1999. O Livro da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Desenho Industrial
(Bacharelado) Habilitações
Teste escrito-prático O teste
escrito-prático consiste em questões em que o candidato
deverá demonstrar, por meio de textos e(ou) imagens, habilidades para
interpretar textos, situações e objetos
(contextualização, olhar e sensibilidade); para expressar, por
meio de textos ou imagens, novas idéias, sentimentos e
sensações (expressão e pensamento por imagens); para
representar, por meio de textos ou imagens, dados da experiência
sensorial (representatividade e fluência por imagens); para
raciocínio espacial (pensamento por imagens); para
criação (elaboração e criatividade). Educação Artística: Música
(Licenciatura) Teste
escrito O
candidato deverá ser capaz de reconhecer e realizar exercícios
com valores, claves, intervalos, acordes, compassos, tonalidades,
transposição e ornamentos. Além disso, deverá ser
capaz de, por meio auditivo, reconhecer estilos musicais, eruditos e
populares, modos, fórmulas de compasso, intervalos, acordes,
encadeamentos harmônicos, e de transcrever um ditado tonal a uma voz. Teste
prático e teste oral Essa
prova constará de solfejo e de leitura rítmica à
primeira vista e de um dos itens do programa dos instrumentos de
música a seguir, de acordo com o instrumento principal do candidato
exceto composição e regência. Música (Bacharelado) Habilitações em Instrumento, Canto,
Composição e Regência Teste
escrito O
candidato deverá ser capaz de reconhecer e realizar exercícios
com valores, claves, intervalos, acordes, compassos, tonalidades e
transposição. Além disso, deverá ser capaz de, por
meio auditivo, reconhecer estilos musicais, eruditos e populares, modos,
fórmulas de compasso, intervalos, acordes e encadeamentos
harmônicos, além de transcrever um ditado tonal a uma voz. Teste
prático e teste oral Esta
parte da prova é considerada eliminatória para as
habilitações em instrumento, canto, composição e
regência — sendo considerado INAPTO o candidato que obtiver nota
inferior a 5,0 nestes testes —, e constará de solfejo e de
leitura rítmica à primeira vista e de um dos itens do programa
dos instrumentos de música a seguir, de acordo com a
habilitação de curso do candidato. Observações: · A escolha das obras feita pelo
candidato deverá ser aprovada previamente pela banca avaliadora. · A decisão da banca
é irrecorrível no que se refere aos programas listados a
seguir. · É indispensável a
apresentação, durante a prova, das partituras das obras
escolhidas pelo candidato. · O candidato será
examinado em todos os itens da opção escolhida. Bibliografia Bohumil Med. Teoria da música. 4.ª ed. Brasília:
Musimed, 1996. Bohumil Med. Solfejo. 4.ª ed.
Brasília: Musimed, 1981. Bohumil Med. Ritmo. 4.ª ed. Brasília:
Musimed, 1981. G. A. Schoenber. Fundamentos
de composição musical. São Paulo: EDUSP,
1996. Joaquin Zamacois. La
forma musical. Madri: Labor, 1985. Joaquin Zamacois. Tratado de harmonia. Madri: Labor, 1980. R. Bennet. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1986 Donald J. Grout e Claude V.
Palisca. História da
música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994. Vasco Mariz. História
da música no Brasil. Rio de janeiro:
Civilização Brasileira, 1994. Programa dos instrumentos de
música Canto
(o candidato deverá trazer as partituras para a banca): 1. Peça de confronto: C.
Monteverdi Lasciatemi Morire. 2. Uma ária de ópera. 3. Um vocalize do método
prético Vaccaj da 3.ª lição – estudo n.º
7 em diante. 4. Leitura à primeira vista. Violino 1. Escalas de 3 oitavas com arpejos; um
estudo escolhido entre J. Dont op. 37 ou 2. Uma peça de compositor
brasileiro. 3. Um concerto clássico, escolhido
entre P. Rode (N.º 6-Sib maior), J. B. Viotti (N.º 23), Ch. de
Bériot (N.º 9), J. S. Bach (Concerto em Lá menor ou Mi
maior), W. A. Mozart (Concertoem Sol maior, Ré maior, Lá
maior). 4. Leitura à primeira vista. Viola 1. Escalas em duas oitavas, nos modos
maior e menor, à escolha da banca. 2. Estudo de Kayser op. 3. Leitura à primeira vista. Violoncelo 1. J. L. Duport: 21 estudos (um n.º
à escolha do candidato). 2. J. S. Bach – Prelúdio da
1.ª Suíte para violoncelo solo (Sol maior); H. Oswald –
Elegia para violoncelo e piano, ou outra peça do mesmo nível. 3. Leitura à primeira vista. Contrabaixo 1. Escalas maiores (2 oitavas). 2. Escalas menores (2 oitavas:
harmônica e melódica). 3. Arpejos maiores (2 oitavas). 4. Arpejos menores (2 oitavas). 5. Um estudo de qualquer livro (por ex.
Simandl, Bilié). 6. Uma peça simples (tipo sonata
barroca). 7. Leitura à primeira vista. Flauta 1. Um estudo de J. Andersen, op. 15 - Ed.
IMG. 2. Uma sonata de J. S. Bach. 3. Uma peça, a escolher entre:
Dutilleux - Sonatine; Chaminade - Concertino; Fauré - Fantasia;
Varèse - Density 21.5; Ibert - Concerto. 4. Uma peça de autor brasileiro, a
escolher entre obras de Oswaldo Lacerda, Heitor Villa-Lobos, Camargo
Guarnieri, Lindembergue Cardoso, Jorge Antunes e Otávio Maul. Oboé 1. Prestini - Estudos (ou similar). 2. R. Schumann - Romance. 3. Uma peça brasileira, de livre
escolha. 4. Leitura à primeira vista. Clarineta 1. Apresentar de memória todas as
escalas maiores e menores na extensão de 2 oitavas. 2. Apresentar de memória a
canção Carinhoso, de Pixinguinha, em todas as tonalidades. 3. Apresentar a peça Melodia, de
Osvaldo Lacerda, Editora Novas Metas, 1979. 4. Leitura à primeira vista. Fagote 1. Um estudo de livre escolha do livro
Estudos op. 8, vol. 101, itens III, IV e V, de Julius Weissenborn (ou
três estudos similares de outro autor). 2. Primeiro movimento (leicht bewegt) da
Sonata para fagote e piano de Paul Hindemith. 3. Uma peça brasileira de livre
escolha. 4. Leitura à primeira vista. Saxofone 1. Estudo de Gustavo Rossari (entre 1 e
8). 2. Fantasie Improptu, de Andre Jolivet. 3. Fantasie Sul América, de Claudio
Santoro. 4. Leitura à primeira vista. Trompa 1. Método: Koprasch - 1.º vol.
(ou similar). 2. Concerto: W. A. Mozart - n.º 3 em
Mi maior. 3. Concertino de E. Mahle: ou outro
à primeira vista. Trombone 1. Estudo de Koprasch ou Blazevich, a
escolher. 2. Cavatine, Camile Saint-Säens. 3. Um movimento de sonata barroca ou
concerto clássico (Marcelo, Galliard, Handel etc.). 4. Leitura à primeira vista. Piano 1. J. S. Bach – Um Prelúdio e
Fuga do “Cravo Bem Temperado”. 2. Um movimento de Sonata do
período clássico. 3. Uma peça brasileira. 4. Uma peça do período
romântico ou contemporâneo. 5. Leitura à primeira vista. Violão 1. Leitura à primeira vista. 2. Leitura de cifras. 3. Doze peças, sendo pelo menos uma
do período renascentista, uma do período clássico ou
romântico e uma de autor brasileiro. O candidato deverá
apresentar à banca a lista das doze peças e a banca decidirá
quais e quantas ele deverá executar. Outros
instrumentos (apenas para a Licenciatura em Música) 1. Apresentar duas peças
contrastantes, com diferentes caráteres e(ou) estilos e(ou)
gêneros (o candidato deverá trazer as partituras para a banca). 2. Apresentar uma peça de
compositor brasileiro (o candidato deverá trazer a partitura para a
banca). 3. Leitura à primeira vista. Composição 1. Noções de harmonia:
cadências, modulações, tons vizinhos, contraponto,
análise de uma Invenção a Duas Vozes, de Bach. 2. Execução ao piano em
nível de, pelo menos, uma Invenção a Duas Vozes, de
Bach, e uma peça brasileira, ou uma de autoria do candidato, ou a
execução de um dos seguintes instrumentos: violino, viola,
violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa,
trombone, saxofone, violão ou piano, de acordo com o programa. 3. Solfejo rítmico e
melódico à primeira vista. 4. Apresentação de
composição do candidato. Regência 1. Noções de harmonia:
cadências, modulações, tons vizinhos, contraponto,
análise de uma Invenção a Duas Vozes, de Bach. 2. Execução ao piano em
nível de, pelo menos, uma Invenção a Duas Vozes, de
Bach, e uma peça brasileira, ou de autoria do candidato, ou a
execução de um dos instrumentos: violino, viola, violoncelo,
contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trombone,
saxofone, violão ou piano, de acordo com o programa. 3. Solfejo rítmico e
melódico à primeira vista. 4. Regência
de uma peça para coral a 4 vozes mistas, de livre escolha entre os
estilos barroco, clássico, romântico ou peça brasileira. |
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