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Informações sobre o Vestibular Avaliação,
seleção e classificação O vestibular da Universidade de Brasília utiliza, além da prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter discursivo, três provas objetivas. A primeira prova é de Língua Estrangeira, que abrange 30 itens. A segunda é a prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, que abrange 120 itens. A terceira é a prova de Ciências da Natureza e Matemática, abrangendo 180 itens. Os itens serão agrupados por comandos que devem ser obedecidos. Cada item pode ser de dois tipos, denominados tipo A e tipo B. Cada item do tipo A deve ser julgado de acordo com o comando a que se refere e terá como resposta CERTO ou ERRADO. O valor de cada item do tipo A é um ponto positivo (+1), caso a resposta do candidato coincida com o gabarito oficial definitivo, ou um ponto negativo (-1), caso a resposta do candidato divirja do gabarito oficial definitivo. Por esse motivo, é conveniente que o candidato só marque a resposta quando tiver certeza do acerto, pois itens deixados em branco na folha de respostas não serão computados com valor negativo no cálculo do resultado da prova. Em cada item do tipo B, propõe-se um problema e o candidato marcará um único resultado numérico como resposta ao item, representado por um número inteiro de 000 a 999. Trata-se, portanto, de item aberto, ou de uma forma de item discursivo de resposta objetiva. Chama-se a atenção para o fato de que, nesse tipo de item, os algarismos das centenas e das dezenas devem ser obrigatoriamente marcados na folha de respostas, mesmo que sejam iguais a zero. O valor de cada item do tipo B é igual a um ponto positivo (+1), caso a resposta do candidato coincida com o gabarito oficial definitivo, e igual a zero, caso a resposta do candidato divirja do gabarito oficial definitivo, ou seja, itens do tipo B respondidos erroneamente não serão computados com valor negativo. Exemplos de itens do tipo A e do tipo B Nos itens do tipo A, de acordo com o comando agrupador de cada um deles, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. Nos itens do tipo B, marque, de acordo com o comando agrupador de cada um deles: o algarismo das CENTENAS na coluna C; o algarismo das DEZENAS na coluna D; o algarismo das UNIDADES na coluna U. Os algarismos das CENTENAS e das DEZENAS devem ser obrigatoriamente marcados, mesmo que sejam iguais a zero. Para as devidas marcações, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, que é o único documento válido para a correção da sua prova.
Oscar Pilagallo. O Brasil em sobressaltos: 80 anos de história contados pela Folha. São Paulo: Publifolha, 2002, capa (com adaptações). Considerando as estruturas lingüísticas, as idéias do texto anterior e aspectos históricos e geográficos nele mencionados, julgue os itens subseqüentes. 1
Nas linhas de
2 a 4 desse texto, para indicar Getúlio Vargas, há uma cadeia de significação
que abrange “um ditador”, “o” e “Seu”. itens certos: 1, 2, 3, 6, 7, 8
Considere que a figura acima representa três canaviais próximos de uma usina sucroalcooleira. O canavial I está localizado entre a poligonal P2P3P4P5 e o arco P2P5 de uma circunferência de centro C0 que passa pelo ponto (2, 9) do sistema de eixos coordenados xOy mostrado. Essa circunferência é tangente aos eixos coordenados. Julgue os itens de 11 a 13, referentes ao canavial I apresentado no texto I, considerando o sistema de eixos coordenados xOy mencionado nesse texto. 11 Existem pelo menos três circunferências distintas
que passam pelo ponto (2, 9) e que são tangentes a ambos os eixos
coordenados. itens certos: 12 Existe uma associação simples entre os pontos do plano cartesiano
xOy e os números complexos, em que cada par de números
reais (x, y) do plano cartesiano corresponde ao número
complexo z = x + iy. Fazendo essa associação
para o plano xOy apresentado no texto I, considere que
o canavial III mostrado nesse texto tenha a forma de um paralelogramo
cujos vértices, no plano complexo, sejam a origem e os pontos z1,
z2 e z1 + z2,
em que Com base nessas informações, julgue os itens a seguir. 14 Os quatro lados do canavial III têm comprimentos
iguais. itens certos: 14, 15, 17 Na figura do texto I, considere que o caminho que
liga dois pontos Q0 e Q4 seja representado pelo
gráfico acima no sistema xOy, em que a unidade de medida,
em ambos os eixos coordenados, é o km. Nesse gráfico, o trecho Q0
Q2 é um segmento de reta medindo 10 km; de Q2
a Q3 tem-se parte do gráfico da função f (x)
= — 18 Calcule, em km, a abcissa x3 do ponto Q3. Respostas: 18 002
O Ministério da Saúde passou a tratar o alcoolismo como caso de saúde pública. Das internações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, 90% referem-se a pacientes alcoólicos. Estima-se que 75% dos alunos matriculados no ensino médio do Distrito Federal fazem uso social de álcool, 10% dos indivíduos que bebem socialmente serão futuros alcoólicos e 45% dos jovens entre 15 e 19 anos envolvidos em acidentes de trânsito estavam alcoolizados. Uma forma de detectar se uma pessoa está alcoolizada no trânsito é por meio do uso do bafômetro. Os bafômetros mais simples são descartáveis e consistem de pequenos tubos contendo soluções aquosas de dicromato de potássio e sílica umedecida com ácido sulfúrico. A detecção da embriaguez por esse instrumento é visual, envolvendo mudança de coloração. A representação da reação química que ocorre nesse tipo de bafômetro é mostrada abaixo. 22 A cardiomiopatia, uma das doenças relacionadas ao
consumo de álcool, é uma patologia que acomete a musculatura cardíaca,
parte integrante do sistema circulatório. itens certos: 22, 25, 26, 29, 30
itens certos: 32, 33, 37 Instruções para o preenchimento da folha de respostas Na transcrição das marcações para a folha de respostas, cujo preenchimento é de inteira responsabilidade do candidato, os seguintes cuidados devem ser tomados:
Modelo de marcação da Folha de Respostas Exemplo de prova de Redação em Língua Portuguesa LEIA O TEXTO ABAIXO. Como sustentar a mensagem que temos a dar ao planeta, como nação que se prometeu o ideal mais alto que uma coletividade pode propor a si mesma: o ideal da convivência e da tolerância, da coexistência de seres e linguagens múltiplos e diversos, do convívio com a diferença e mesmo com o contraditório? O papel da cultura, nesse processo, não é apenas tático ou estratégico — é central: o papel de contribuir objetivamente para a superação dos desníveis sociais, mas apostando sempre na realização plena do humano. A multiplicidade cultural brasileira é um fato. Paradoxalmente, a nossa unidade de cultura — unidade básica, abrangente e profunda — também. Em verdade, podemos mesmo dizer que a diversidade interna é, hoje, um dos nossos traços identitários mais nítidos. É o que faz com que um habitante da favela carioca, vinculado ao samba e à macumba, e um habitante da região amazônica, cultivando carimbós e encantados, sintam_se — e, de fato, sejam — igualmente brasileiros. Como bem disse Agostinho da Silva, o Brasil não é o país do isto ou aquilo, mas o país do isto e aquilo. Somos um povo mestiço que vem criando, ao longo dos séculos, uma cultura essencialmente sincrética1. Uma cultura diversificada, plural — mas que é como um verbo conjugado por pessoas diversas, em tempos e modos distintos. Porque, ao mesmo tempo, essa cultura é una: cultura tropical sincrética tecida ao abrigo e à luz da língua portuguesa. 1sincrética – relativo a, ou em que há, fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários. Gilberto Passos Gil Moreira. Discurso de posse como ministro de Estado da Cultura do Brasil, em 1.º/1/2003. Internet: <http://www.cultura.gov.br> (com adaptações). O diretor de redação de uma revista semanal brasileira solicitou a um estagiário (no caso, você) que redigisse, de acordo com a norma culta da língua portuguesa e de forma coerente e coesa, uma notícia, ou seja, um texto informativo e argumentativo, relativa ao discurso acima, com opinião positiva a respeito dos aspectos ligados ao paradoxo apontado pelo ministro (“A multiplicidade cultural brasileira é um fato. Paradoxalmente, a nossa unidade de cultura — unidade básica, abrangente e profunda — também”) e à constatação do fato de que o sincretismo cultural brasileiro se dá “ao abrigo e à luz da língua portuguesa”. (extensão máxima: 30 linhas) Modelo de Folha de Texto Definitivo
Classificação e seleção A avaliação das provas objetivas será feita por processamento eletrônico, enquanto a prova de Redação em Língua Portuguesa será avaliada por uma banca de professores especialistas. A classificação e a seleção dos candidatos serão feitas de acordo com a seqüência operacional a seguir. 1. Identificação por leitura óptica, para cada candidato, em cada
uma das provas objetivas e independentemente de estar concorrendo
para vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para negros,
dos itens que estão em concordância e em discordância com o gabarito
oficial definitivo da prova, e dos itens não marcados pelo candidato. I. Para itens do tipo A
II. Para itens do tipo B
3. Cálculo, para cada candidato, do resultado de cada prova objetiva (RP), pela soma algébrica dos valores dos resultados dos itens que a compõem: em que Ni é o número de itens da prova objetiva, que pode assumir os valores seguintes.
e RIk é o resultado do k-ésimo item da prova objetiva, para k = 1, ..., Ni. 4. Cálculo, por candidato, do escore bruto (EB), pela soma algébrica dos resultados das provas objetivas: em que RP1
é o resultado da prova de Língua Estrangeira; 5. Desclassificação dos candidatos que se enquadrarem em pelo menos um dos itens a seguir.
O candidato que não se enquadrar em nenhum desses itens será considerado classificado. 6. Cálculo, para cada prova objetiva, considerando apenas o universo de todos os candidatos classificados na forma do item 5 e independentemente de estarem concorrendo para vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para negros, 6.1. da média aritmética dos resultados da prova (MARP): em que N é o número total de candidatos classificados e RPk é o resultado do candidato k, k = 1, ..., N, na prova que está sendo analisada. 6.2. do desvio-padrão das notas dos candidatos (DPRP): em que N é o número total de candidatos classificados e RPk é o resultado do candidato k, k = 1, ..., N, na prova que está sendo analisada. 6.3. Para cada prova de língua estrangeira, o número N referido nos subitens 6.1 e 6.2 corresponde somente ao total de candidatos classificados na forma do item 5 e que optaram pela respectiva língua: Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa. 7. Cálculo, para cada candidato classificado, em cada prova objetiva, do seu afastamento padronizado (AP): em que RP, MARP e DPRP são, respectivamente, o resultado do candidato, a média aritmética dos resultados e o desvio-padrão das notas dos candidatos na prova que está sendo analisada, como definido nos itens precedentes. 8. Cálculo, para cada candidato classificado, em cada prova objetiva, do seu escore padronizado (EP): EP = 10 x AP em que AP é o afastamento padronizado do candidato na prova que está sendo analisada. 9. Cálculo, para cada candidato classificado, do argumento final (AF) de classificação, obtido no conjunto das provas objetivas: AF = 2 x EP1 + 6 x EP2 + 5 x EP3, para a área de Humanidades; AF = 1 ´ EP1 + 4 ´ EP2 + 8 ´ EP3, para a área de Ciências e Saúde, em que:
10. Ordenação dos candidatos, por sistema de vagas e por curso de opção/turno, sendo que todos os candidatos concorrem no sistema universal, de acordo com os valores decrescentes dos argumentos finais. Todos os valores serão calculados utilizando-se duas casas decimais, arredondando-se para cima quando o algarismo da terceira casa decimal for maior ou igual a cinco. 11. Avaliação, por uma banca de professores especialistas, da prova de Redação em Língua Portuguesa (PRLP), com base na ordenação citada no item anterior. Somente serão avaliadas as provas de Redação em Língua Portuguesa dos candidatos que tiverem a possibilidade de classificação final nas posições correspondentes ao número de vagas de cada curso, considerando as vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para negros. 12. A avaliação da PRLP consistirá na análise, pela banca examinadora, dos aspectos formais e estruturais dos textos dos candidatos, assim como do desenvolvimento do tema proposto. Após a análise do texto da PRLP, será feito o preenchimento de planilhas para cada candidato, com as informações relativas à avaliação. Será calculada a nota na redação (NR) do seguinte modo:
13. Os candidatos considerados aptos na prova de Redação em Língua Portuguesa e que tenham optado para concorrer prioritariamente às vagas do sistema de cotas para negros serão ordenados, por curso de opção/turno, até o limite de vagas desse sistema de cada curso/turno, de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais. As vagas do sistema de cotas para negros que não forem preenchidas nessa etapa serão adicionadas às vagas universais dos respectivos cursos. 14. Os candidatos considerados aptos na prova de Redação em Língua Portuguesa e que tenham optado para concorrer às vagas do sistema universal e os candidatos que tenham optado para concorrer prioritariamente às vagas do sistema de cotas para negros e que não tenham sido selecionados na etapa descrita no item 13 serão ordenados, por curso de opção, até o limite de vagas do sistema universal de cada curso, de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais. 15. Quando houver empate nos itens 13 ou 14, terá prioridade o candidato que, nessa ordem, 15.1. obtiver
maior escore padronizado na prova de Linguagens e Códigos e Ciências
Sociais, para a área de Humanidades, e maior escore na prova de Ciências
da Natureza e Matemática, para as áreas de Ciências e de Saúde;
16. Realização da primeira seleção dos candidatos até o preenchimento das vagas, por curso de opção, levando-se em conta a ordem de classificação estabelecida nos itens de 13 a 15. Os nomes desses candidatos estarão na Primeira Chamada de Candidatos Selecionados, os quais deverão se apresentar, para registro, em datas estabelecidas pela Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) da UnB. 17. Realização da segunda chamada de candidatos, após o período de registro e tendo havido desistência formal ou não-comparecimento de candidatos, obedecendo à ordem de classificação estabelecida nos itens de 13 a 15. Será realizada avaliação das provas de redação de todos os candidatos que tiverem a possibilidade de seleção nas posições correspondentes às vagas restantes tanto para o sistema de cotas para negros quanto para o sistema universal, com subseqüente classificação desses candidatos, por curso de opção, seguindo as regras até aqui estabelecidas e de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais. 18. Após a implementação da etapa descrita no item 17, um candidato que tenha optado prioritariamente por uma vaga no sistema de cotas para negros, mas que tenha sido selecionado, na primeira chamada, para uma das vagas no sistema universal de acordo com o estabelecido no item 14, pode passar a ser selecionado para uma das vagas do sistema de cotas para negros geradas por desistência ou não-comparecimento. A vaga no sistema universal gerada nessa situação será também utilizada na segunda chamada. 19. Convocação, pelo CESPE, em Segunda Chamada, dos candidatos classificados segundo os itens 17 e 18, até o limite de vagas geradas após a Primeira Chamada. Esses candidatos comporão a Segunda Chamada de Candidatos Selecionados e deverão apresentar-se, para registro, em data estabelecida pela DAA. 20. Realização de chamadas subseqüentes, a critério exclusivo da Universidade de Brasília, para preenchimento de vagas que não forem ocupadas em segunda chamada, utilizando-se o mesmo procedimento descrito nos itens 17 e 18. Registro Acadêmico
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