Informações sobre
o Vestibular
Objetos
de avaliação - Provas Objetivas e de Redação
em Língua Portuguesa
Os objetos de avaliação do vestibular foram estruturados
em grandes eixos, que se articulam em focos que, por sua vez, objetivam
competências e habilidades específicas. As habilidades específicas foram
associadas aos objetos de conhecimento passíveis de avaliação. Entende-se
por competência a qualidade inerente ao sujeito para revelar determinadas
habilidades ou aptidões no desempenho de uma tarefa ou função, habilidades
essas que seriam, grosso modo, a face visível da competência. Em outras
palavras, competências são as modalidades estruturais da inteligência,
ou melhor, ações e operações utilizadas para se estabelecerem relações
com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas. Habilidades referem-se
ao plano imediato do saber fazer. Por meio das ações e operações, as
habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova organização
das competências. As provas do vestibular da Universidade de Brasília
avaliarão as competências gerais a seguir.
-
Demonstrar
domínio da língua portuguesa, domínio básico de uma língua estrangeira
(língua inglesa, língua francesa ou língua espanhola) e domínio do
uso das diferentes linguagens: matemática, científica, entre outras.
-
Construir
e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão
de fenômenos naturais, de processos histórico–geográficos e da produção
tecnológica.
-
Selecionar,
organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados
de diferentes formas, para enfrentar situações–problema, segundo uma
visão crítica, com vistas à tomada de decisões.
-
Organizar
informações e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para
a construção de argumentações consistentes.
-
Elaborar
propostas éticas de intervenção na realidade, considerando a diversidade
sociocultural como inerente à condição humana no tempo e no espaço
e demonstrando consciência da cidadania.
As provas abordarão os objetos de avaliação a seguir discriminados.
Devido ao caráter multidisciplinar dos conhecimentos tratados, objetos
de avaliação de uma determinada área do conhecimento poderão ser abordados
em outra área.
De acordo com a abordagem proposta, os programas de línguas
estrangeiras e linguagens e códigos para a avaliação do vestibular estruturam-se
sobre EIXOS e FOCOS que, articulados, pretendem abordar complementarmente
a complexidade do fenômeno da linguagem — ou, ao menos, grande parte
dele. Importa ressaltar que se trata de um mero recorte didático-pedagógico
cujo objetivo é examinar o mesmo conjunto de dados sob enfoques que
se apóiam em sistematizações diferentes, mas que, em muitos momentos,
ultrapassando-se tal recorte, permite-se recuperar a totalidade do objeto.
Coerentemente, por abordarem o mesmo objeto — a linguagem — sob ângulos
diferentes, cada um desses focos visa alcançar diferentes competências,
a serem atingidas pelo desenvolvimento de diferentes conjuntos de habilidades.
Línguas
Estrangeiras
Linguagens e Códigos e Ciências
Sociais
Língua Portuguesa e Literaturas
de Língua Portuguesa
Geografia
História
Redação em Língua Portuguesa
Ciências da Natureza e Matemática
Biologia
Química
Física
Matemática
LÍNGUAS
ESTRANGEIRAS
EIXO: USO
Foco – Leitura
Competência: Demonstrar conhecimento, em nível
intermediário, de uma língua estrangeira (língua inglesa, espanhola
ou francesa), por meio de compreensão, interpretação e análise de textos
escritos ou visuais em diversos níveis de apreciação morfológica, sintática,
semântica, lexical e estilística, considerando os aspectos socioculturais
envolvidos.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- Apreensão textual: idéia principal e idéias correlatas, paráfrase,
síntese e análise
- Tipos textuais (literários e não-literários): narrativo, descritivo,
informativo, publicitário, etc
|
- Identificar a idéia principal e as idéias correlatas de um texto
escrito ou visual.
- Fazer analogias, inferências, deduções, conclusões e avaliações.
- Ler e interpretar textos literários e não-literários.
- Argumentar e justificar opiniões.
- Inferir informações, temas, assuntos e contextos.
- Reconhecer e empregar estruturas semânticas equivalentes ou opostas.
|
EIXO: ANÁLISE
Foco – Estruturas lingüísticas
Competência: Demonstrar conhecimento, em nível
intermediário, de uma língua estrangeira (língua inglesa, espanhola
ou francesa) em seus diversos níveis de apreciação morfológica, sintática,
semântica e lexical.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
I – Língua Inglesa
- Adjetivos
- Advérbios
- Artigos
- Conjunções
- Determinantes
- Substantivos
- Preposições
- Pronomes
- Verbos e tempos verbais
- Formação das palavras
|
- Identificar e analisar estruturas lingüísticas.
- Estabelecer relações entre estruturas lingüísticas.
- Reconhecer o nível semântico por intermédio do contexto e do
conhecimento morfossintático e lexical.
- Utilizar a língua inglesa na interpretação e na intervenção em
situações reais.
|
II – Língua Espanhola
- Norma culta e variação lingüística
- Acentuação gráfica
- Morfologia: identificação e análise de estruturas lingüísticas;
reconhecimento das classes de palavras, emprego e funções
- Artigos
- Substantivos e adjetivos
- Numerais cardinais e ordinais
- Preposições
- Advérbios e conjunções
- Pronomes: formas e função, complementos diretos e indiretos
- Verbos: modo indicativo; modo subjuntivo; modo imperativo
e modo condicional (simples).
- A impessoalidade
- O estilo indireto
- Significação vocabular e textual: homônimos, heterotônicos
e heterossemânticos em relação ao português
- Morfossintaxe: sujeito, predicado e complementos; o período
simples e o período composto; a subordinação
|
III
– Língua Francesa
- Verbos e tempos verbais
- Substantivos
- Adjetivos
- Advérbios
- Pronomes
- Emprego de “en” et “y”
- Preposições
- Conjunções de subordinação
- Sintaxe do período: proposições simples e complexas; expressões
de causa, de conseqüência e de tempo
|
início
EIXO: USO
Foco – Leitura
Competência: Apreender o texto como construção
de conhecimento em diferentes níveis de compreensão análise e interpretação.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- Funções da linguagem
- Fatores de textualidade
- Apreensão textual: idéias principal e secundárias; paráfrase,
paródia, síntese, progressão temática, modo de organização;
tese e argumentação; pressuposto, analogia e inferência
- Relações lógicas, na construção textual
- Tipos textuais: narrativo, descritivo, expositivo-argumentativo,
instrucional
- Gêneros textuais: resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos
informativos
|
- Reconhecer gêneros e tipos textuais.
- Identificar fatores de textualidade.
- Identificar e analisar informações nos textos.
- Comparar modos de organização textual.
- Fazer analogias e inferências.
- Argumentar e justificar opiniões.
|
EIXO: ANÁLISE
Foco I – Literatura
Competência: Compreender o texto literário como
uma experiência singular de expressão, interpretação e representação
da realidade.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- Conceituação e funções da literatura
- Caracterização de texto literário, comparação entre texto literário
e não-literário, função estética do texto, recriação subjetiva
da realidade, plurissignificação da linguagem e figuras de linguagem
- Gêneros literários: textos em prosa e em verso
- Estilos de época na literatura brasileira: Barroco, Arcadismo,
Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo,
Pré–Modernismo, Modernismo e tendências contemporâneas
|
- Identificar fatores de literariedade.
- Reconhecer e analisar aspectos formais e temáticos em textos
literários.
- Contrastar texto literário e não-literário.
- Analisar aspectos formais e temáticos em textos literários.
- Associar texto literário a estilo e contexto cultural da época.
|
Foco II – Estruturas lingüísticas
Competências:
(1) Reconhecer variações lingüísticas no uso social, bem como suas
implicações nos diferentes níveis e aspectos de significação vocabular
e textual.
(2) Reconhecer que a língua se organiza em relações de equivalência
(coordenação) e de dependência (subordinação) nos níveis lexical, oracional
e textual.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- Norma culta e variação lingüística
- Significação vocabular e textual: denotação, conotação, polissemia,
homonímia, sinonímia, antonímia, paráfrase, ambigüidade
- Morfossintaxe: coordenação e subordinação entre os termos na
oração e entre orações no período; pontuação; determinantes
do nome e do verbo no texto; relações de regência e concordância
na oração e no período
- classes de palavras: estrutura, emprego e funções
- processo de formação de palavras
- padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica
|
- Distinguir marcas de variantes lingüísticas.
- Respeitar a adequação da variação lingüística.
- Estabelecer relações em usos lingüísticos.
- Identificar, analisar e comparar estruturas lingüísticas.
- Estabelecer relações entre estruturas lingüísticas.
- Identificar e analisar conseqüências textuais nas alterações
das estruturas lingüísticas.
|
Foco III – Produção de texto
Competência: Produzir textos em que se apliquem
as normas lingüísticas adequadas ao registro lingüístico e ao gênero
textual.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- Fatores de textualidade
- Organização textual: idéias principal e secundárias; paráfrase;
síntese, progressão temática; tese e argumentação
- Tipos textuais: descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo,
instrucional
- Gêneros textuais: resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos
informativos e argumentativos
|
- Organizar idéias e argumentos em textos.
- Utilizar fatores de textualidade.
- Argumentar e justificar opiniões.
- Adequar os usos lingüísticos aos gêneros e tipos textuais.
|
Foco
– A construção do espaço geográfico
Competência: Apreender o espaço geográfico como
resultante da relação sociedade-natureza.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- Processo de construção do espaço geográfico como resultante
da ação do homem sobre a natureza, por meio do trabalho social
|
- Reconhecer as categorias presentes na conceituação da ciência
geográfica.
- Compreender a orientação, a localização, a representação e a
interpretação espacial, na construção social do espaço geográfico.
- Identificar as influências ideológicas nas formas de representação
do espaço geográfico.
|
- Estrutura e dinâmica do espaço mundializado e suas contradições
|
- Identificar as conseqüências socioeconômicas e ambientais da
revolução tecnológica na atualidade.
- Analisar as teorias demográficas em seu contexto histórico e
compreender a atuação dos fatores que incorrem na estrutura,
na distribuição e na dinâmica da população.
- Analisar a dinâmica do espaço urbano-industrial, e compreender
o papel das cidades na organização do espaço.
- Reconhecer a dinâmica do espaço agrário e sua relação com o
espaço urbano-industrial.
- Diferenciar os conceitos de crescimento e de desenvolvimento
econômico.
- Reconhecer a importância do uso adequado de recursos, na perspectiva
do desenvolvimento sustentável do mundo atual.
|
Foco
– O espaço brasileiro
Competência: Apreender a partir da análise das
formas visíveis e concretas do atual espaço brasileiro, a sua essência,
as contradições socioeconômicas e ambientais geradas no processo de
ocupação e construção territorial e espacial.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- O atual contexto do espaço brasileiro como resultado de relações
socioeconômicas estabelecidas historicamente
|
- Compreender o desenvolvimento do capitalismo e a produção do
espaço brasileiro, considerando-se as diversas dinâmicas sociais
percorridas e suas implicações na configuração territorial.
- Reconhecer a importância do desenvolvimento das atividades econômicas
na construção do espaço produtivo no Brasil.
- Compreender a transposição do Brasil agrário para o urbano-industrial.
- Reconhecer o processo de evolução e distribuição populacional,
para uma análise da organização e da ocupação do espaço territorial
nacional, observando a formação da população brasileira, seu
crescimento e sua diversidade cultural.
- Identificar contradições entre os diversos modelos econômicos
e o desenvolvimento social, relacionando-os com a questão ambiental.
|
|
- Compreender o processo histórico de organização, de ocupação
e suas implicações na configuração do espaço regional.
- Reconhecer a importância geopolítica no contexto nacional.
- Identificar as conseqüências do processo de ocupação do solo,
do ponto de vista socioeconômico e ambiental.
|
Foco
– O espaço mundial visto a partir do enfoque geopolítico
Competência: Apreender, a partir do processo
histórico, a influência das diferentes estratégias geopolíticas na configuração
do espaço mundial contemporâneo.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- O contexto geopolítico contemporâneo mundial
|
- Identificar as implicações socioeconômicas, políticas, culturais
e tecnológicas da organização do espaço mundial.
- Compreender o processo de internacionalização da economia, da
informação e da tecnologia, identificando suas conseqüências.
- Identificar os focos de tensão na atualidade e seus reflexos
na ordem mundial.
- Reconhecer os centros hegemônicos, as novas relações internacionais
e o papel do Estado-nação.
- Relacionar o desenvolvimento sustentável com a questão geopolítica.
|
início
Foco – A formação das sociedades,
com ênfase no homem americano e sua produção material e cultural.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- A Antigüidade Clássica (greco-romana) e os fundamentos da civilização
ocidental
|
- Identificar os elementos formadores das sociedades européias
clássicas.
- Analisar suas relações sociais, destacando o papel do escravismo.
- Compreender o sentido da evolução política dessas sociedades:
a caracterização da cidade-estado, o modelo de democracia desenvolvido
na Grécia e a concepção de império em Roma.
- Contextualizar as manifestações culturais dessas sociedades
em seu processo de desenvolvimento histórico e sua influência
no desenrolar da História ocidental.
|
- As sociedades americanas anteriores à colonização européia:
as “altas culturas” e suas relações socioeconômicas, políticas
e culturais
- Sociedades nativas do “Brasil”: relações do homem com a natureza
e as relações sociais
|
- Identificar os elementos formadores das sociedades “americanas
pré-colombianas”.
- Analisar suas relações sociais, destacando o papel das manifestações
mágico-religiosas.
- Compreender os diversos aspectos das “altas culturas pré-colombianas”,
realçando suas diferenças com a cultura européia da época moderna,
em termos de originalidade e função.
- Reconhecer a diversidade e a extensão das sociedades existentes
no território posteriormente denominado Brasil, seus elementos
socioculturais e relacionamento com a natureza.
|
- As sociedades européias em transformação: o mundo medieval,
a transição do feudalismo ao capitalismo, a formação do mundo
moderno (Humanismo, Renascimento, Reforma, Estado Nacional e
Expansão Européia)
|
- Relacionar as conexões entre as sociedades antigas e as sociedades
européias medievais e modernas.
- Analisar o processo de formação e de consolidação das sociedades
feudais, em seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais.
- Compreender os fatores que concorreram para a transição do feudalismo
ao capitalismo, relacionando-os com a emergência da Europa transformada:
redes de comércio, produção artesanal, vida urbana.
- Identificar a relação entre o processo de formação do Estado
Nacional europeu e as transformações culturais, tecnológicas,
artísticas e religiosas do início dos Tempos Modernos.
- Analisar os fatores da expansão marítima e comercial européia.
- Interpretar o universo material e o imaginário do homem moderno.
|
- O impacto da invasão européia na América e a montagem dos sistemas
coloniais na América portuguesa e espanhola
- Portugal, Brasil e África sob o ângulo atlântico
- As relações mercantis e suas implicações sociais e culturais
|
- Identificar os principais efeitos da invasão e da colonização
espanhola e portuguesa na América sobre as sociedades locais.
- Analisar os desdobramentos da aculturação das populações nativas,
relacionando o passado com o presente.
- Caracterizar os principais aspectos do sistema colonial espanhol
e português.
- Compreender o significado do comércio atlântico para o processo
de formação da sociedade colonial do Brasil.
- Compreender os conceitos referentes às relações econômicas mercantis,
às sociedades coloniais e às novas formas de cultura.
|
- As transformações ocorridas nas sociedades coloniais da América
portuguesa e espanhola, nos séculos XVI e XVII: economia, tecnologia,
sociedade, política e cultura
- O processo de colonização da América do Norte: relações sociais
e econômicas, redes de comércio
|
- Analisar as transformações ocorridas nas sociedades ibero-americanas,
no contexto do sistema colonial: os elementos formadores da
esfera produtiva, social, política e cultural das sociedades
coloniais portuguesa e espanhola.
- Identificar os fatores determinantes da colonização da América
do Norte.
- Compreender o sentido das relações sociais e econômicas presentes
na colonização inglesa da América do Norte e suas diferenças
internas.
- Relacionar as características das colonizações ibero-americana
e anglo-saxônica com a evolução histórica de suas respectivas
sociedades.
|
Foco
– A consolidação do capital, as transformações socioeconômicas e intelectuais,
os processos revolucionários, a emergência da cidadania, as relações
de trabalho e os movimentos sociais.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- O processo de ruptura da velha ordem socioeconômica e política.
A emancipação do mundo colonial americano e suas implicações
|
- Relacionar as transformações ocorridas na colônia com as verificadas
no cenário externo.
- Identificar os pontos de contato entre as revoluções burguesas
e as ideologias envolvidas no processo de emancipação colonial
e o surgimento das Nações americanas.
|
- A formação e a consolidação dos Estados americanos, suas complexidades
e diversidades sociais, políticas, econômicas e culturais
|
- Compreender os mecanismos que presidiram a organização das Nações
americanas.
- Analisar as complexas estruturas sociais, culturais, econômicas
e políticas das Nações americanas.
- Interpretar as formas de condução das políticas interna e externa
dos Estados americanos e sua inserção internacional.
|
- A Europa e a América na segunda metade do século XIX; a Segunda
Revolução Industrial
|
- Analisar as transformações ocorridas no processo produtivo europeu,
relacionando-as com a consolidação do sistema capitalista.
- Compreender as implicações sociais, políticas, econômicas e
culturais geradas pela nova industrialização.
- Relacionar a nova etapa econômica com a inserção da América,
África e Ásia nos quadros do Capitalismo mundial.
|
Foco
– Os cenários contemporâneos: crises, transformações e alternativas;
as relações de poder e suas representações – nações, povos, guerras
e revoluções; a questão ambiental e a pluralidade cultural e étnica,
com ênfase no homem brasileiro.
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
- O processo de consolidação dos Estados nacionais europeus, asiáticos,
americanos e brasileiro: confrontos e lutas, guerras e revoluções
|
- Relacionar e interpretar as lutas políticas e os conflitos ideológicos
no cenário contemporâneo: movimento operário, feminismo, reforma
agrária, manifestações estudantis, direitos humanos, organizações
não-governamentais, os povos e a preservação de seus territórios,
confrontos étnicos e religiosos.
- Interpretar as constituições no que concerne aos direitos e
deveres dos cidadãos.
- Identificar o papel das ditaduras na supressão de direitos políticos
e civis.
- Analisar as diferentes experiências vividas pelos Estados contemporâneos.
- Compreender os aspectos constitucionais da cidadania, identificando
na Constituição brasileira de 1988 os dispositivos relativos
aos direitos e garantias fundamentais, à ordem social e à educação.
|
- A dinâmica do processo cultural: confronto e pluralidade cultural
dos diferentes cenários contemporâneos
|
- Interpretar e discernir possíveis mitos entre as representações
nacionais: a confraternização étnica e cultural, os heróis,
o nacionalismo, a construção da memória coletiva.
- Relacionar elite econômica nacional e poder político.
- Compreender o processo de formação histórica das mentalidades
nacionais;
- Identificar as culturas tradicionais presentes no cenário contemporâneo,
relacionando-as ao contexto de desenvolvimento tecnológico e
econômico e suas novas exigências.
- Analisar a questão da cidadania na diversidade cultural do cenário
contemporâneo
- Compreender o processo de criação e divulgação cultural no cenário
contemporâneo.
- Relacionar a criação artística contemporânea com os veículos
de comunicação de massa: rádio, televisão, livros, jornais,
revistas, cinema, publicidade e informática.
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- Processo de formação, expansão, dominação e crises dos modelos
econômicos nos cenários contemporâneos
|
- Analisar a expansão e a consolidação das diferentes e complexas
redes de produção de riquezas no mundo contemporâneo.
- Identificar os elementos definidores da realidade econômica
construída a partir de meados do século XIX: concentração e
distribuição de riquezas, as alianças sociais, as políticas
econômicas, a divisão internacional do trabalho.
- Compreender o impacto mundial causado pelo imperialismo.
- Relacionar o capitalismo imperialista com a formação dos grandes
monopólios.
- Relacionar a mundialização da economia à formação dos blocos
geoeconômicos e aos mercados comuns.
- Identificar os projetos socialistas como tentativa de resposta
ao modelo capitalista.
- Contextualizar as crises e as transformações vividas pelos modelos
econômicos do cenário contemporâneo.
- Analisar a cidadania no âmbito dos modelos capitalista e socialista,
identificando-a com a luta pela melhoria da qualidade vida,
pelo desenvolvimento sustentável e pela preservação ambiental.
|
início
A prova de Redação em Língua Portuguesa tem o objetivo de
avaliar a habilidade de expressão na modalidade escrita em prosa e de
aplicação das normas do registro formal culto da língua portuguesa na
produção textual. O candidato deverá produzir um texto com extensão
máxima de 30 linhas, legível, caracterizado pela coerência
e pela coesão, com base em comando formulado pela banca examinadora.
Com a função de motivar o candidato para a redação, despertando idéias
e propiciando o enriquecimento de informações, poderá haver, na prova,
textos e outros elementos correlacionados ao assunto em pauta.
O critério de avaliação mais abrangente refere-se à apreensão
e ao desenvolvimento do tema. Serão avaliados também o domínio da expressão
escrita, a apresentação adequada da redação e o respeito à estrutura
textual solicitada (texto descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo
ou instrucional). Poderão ser explorados os seguintes gêneros textuais:
resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos informativos e argumentativos.
início
Os objetos de avaliação
em Ciências da Natureza e Matemática estão estruturados em eixos interligados
sobre os quais se apoiará a avaliação, que será, então, integrada e
interdisciplinar.
Focos |
Habilidades/Objetos de conhecimento |
|
- Analisar criticamente a importância do
estudo da vida.
- Distinguir e relacionar os conceitos básicos
de biosfera, bioma e ecossistema.
- Distinguir e relacionar os conceitos de espécie, população e
comunidade.
- Identificar habitat e nicho ecológico em exemplos dados.
- Compreender que a diversidade dos seres vivos é dependente de
mutação e decorre do processo evolutivo.
- Compreender e aplicar os critérios de classificação dos seres
vivos segundo Lineu e segundo Whitaker.
- Reconhecer homeostase como a tendência que os seres vivos apresentam
para manter estável o ambiente físico-químico corporal.
- Reconhecer a importância e a dinamicidade da classificação dos
seres vivos.
- Comparar os níveis de organização presentes no ser vivo, de
célula até organismo e relacioná-los entre si.
- Analisar e identificar o modelo de Singer e Nicholson da membrana
plasmática.
- Aplicar os conceitos de diferenciação celular, para a compreensão
do desenvolvimento do ser humano.
- Conceituar células haplóides e diplóides.
- Reconhecer a célula como unidade formadora dos sistemas vivos.
- Compreender a função e a importância para os seres vivos, da
mitose e da meiose.
- Analisar o desenvolvimento da Genética a partir dos trabalhos
de Mendel e das leis por ele propostas.
- Analisar os experimentos que evidenciaram ser o DNA o material
genético.
- Reconhecer as características da molécula do DNA segundo o modelo
proposto por Watson e Crick.
- Reconhecer as diferentes hipóteses sobre a origem da vida como
contribuições à construção do conhecimento científico.
- Reconhecer as contribuições de Lamarck e de Darwin para o desenvolvimento
da teoria evolucionista.
- Correlacionar os principais conceitos da genética mendeliana,
genética molecular e evolução.
|
- Movimento e transformações
|
- Associar a divisão celular à reprodução dos organismos unicelulares
e ao crescimento e à regeneração do seres pluricelulares.
- Compreender a importância ecológica dos microrganismos e sua
participação nos ciclos biogeoquímicos.
- Compreender o processo cíclico da matéria dentro dos ecossistemas
e o fluxo de energia tendo referência os ciclos do nitrogênio,
água, carbono e oxigênio.
- Compreender que os ecossistemas estão em equilíbrio dinâmico
e podem sofrer alterações decorrentes da própria natureza e
das ações humanas.
- Comparar evolutivamente os animais quanto à morfologia, fisiologia
e comportamento, destacando a adaptação ao meio em que vivem.
- Comparar evolutivamente os vegetais quanto à morfologia e a
fisiologia, destacando a adaptação ao meio em que vivem.
- Correlacionar estruturalmente os órgãos de sentidos com os estímulos
que captam.
- Analisar o papel da sudorese como integrante do mecanismo de
regulação hídrica e da temperatura corporal na espécie humana.
- Correlacionar estruturalmente os órgãos de sentidos com os estímulos
que captam.
- Reconhecer os órgãos envolvidos na inspiração e expiração na
espécie humana, correlacionando o funcionamento do diafragma
e dos músculos intercostais com os movimentos respiratórios
na espécie humana.
- Reconhecer o papel das cavidades do coração e dos grandes vasos
na circulação sanguínea da espécie humana, descrever o percurso
do sangue na pequena e na grande circulação relacionando-o com
a hematose na espécie humana.
- Descrever o percurso e as transformações dos alimentos no interior
do corpo humano.
- Descrever o percurso feito pelos líquidos corporais no aparelho
excretório humano.
- Reconhecer as diferenças funcionais masculinas e femininas na
reprodução.
- Reconhecer o papel das cavidades do coração e dos grandes vasos
na circulação sangüínea da espécie humana.
- Reconhecer o sistema hormonal como um dos responsáveis pela
integração dos sistemas corporais humanos.
- Relacionar a estrutura do neurônio com a transmissão do impulso
nervoso na espécie humana.
- Analisar a influência do ambiente no processo de fotossíntese.
- Analisar as conseqüências das mutações para o indivíduo e para
a espécie.
- Reconhecer a dependência que o metabolismo do ser vivo possui
com relação às enzimas.
- Analisar os mecanismos de transporte através da membrana plasmática.
- Conceituar e caracterizar transcrição e tradução do código genético.
- Descrever a replicação do DNA e a síntese de RNA.
- Distinguir, pela análise de gasto de energia, transporte ativo
de transporte passivo.
- Reconhecer as diferenças entre os vários tipos de células a
partir da análise de fotos, esquemas e construção de modelos
celulares.
- Reconhecer as evidências do processo evolutivo.
- Reconhecer os mecanismos de especiação.
|
|
- Analisar as conseqüências fisiológicas e sociais de uma gravidez
na adolescência.
- Correlacionar as funções dos componentes químicos da célula
com as funções realizadas pelo organismo e fatos da vida cotidiana.
- Analisar o bioma Cerrado e as interferências humanas sobre ele,
particularmente desde a fundação de Brasília.
- Compreender a importância econômica e social dos microrganismos
em relação ao aspecto ecológico.
- Reconhecer a importância econômica, ecológica, social dos seres
vivos para a saúde humana e desenvolvimento sustentável.
- Reconhecer a influência das atitudes individuais e coletivas,
em relação no equilíbrio ecológico, no desenvolvimento sustentado
e na preservação ambiental.
- Relacionar causa e efeito dos principais problemas ambientais.
- Analisar os efeitos, na espécie humana, do uso inadequado de
hormônios.
- Identificar as profilaxias das DST.
- Comparar mecanismos de atuações de soros e vacinas.
- Compreender e aplicar nas diversas situações cotidianas, o conceito
de drogas e uso indevido de drogas.
- Compreender o conceito de dependência física e psíquica e de
tolerância relacionando estes processos com a vida cotidiana.
- Compreender o importante papel de cada indivíduo no bem-estar
social ressaltando os possíveis reflexos do uso dos métodos
contraceptivos naturais e artificiais,
- Reconhecer doenças infecciosas humanas, seu modo de transmissão
e profilaxia, associando-as com os conceitos de epidemia e endemia,
antibióticos e resistência.
- Reconhecer o exercício físico como um dos componentes da vida
saudável.
- Associar automedicação com resistência microbiana.
- Estabelecer relações entre os processos de formação dos gametas
masculinos e femininos na fecundação, os hormônios envolvidos
nestes processos e seus reflexos na vida do ser humano.
- Comparar o parto normal e o parto cesáreo.
- Diferenciar os processos de respiração, fotossíntese e quimiossíntese
relacionando-os com estruturas celulares, associando-os às atividades
diárias do indivíduo e à alimentação do ser vivo.
- Correlacionar as funções dos componentes químicos da célula
com as funções realizadas pelo organismo e fatos da vida cotidiana.
- Identificar locais e ocasiões onde ocorrem mitose e(ou) meiose
em nosso organismo e em exemplos da natureza.
- Analisar o papel da genética e das ferramentas da biologia molecular
no cotidiano
|
início
A habilidade de correlacionar
a evolução da Química, a ciência das substâncias, com o desenvolvimento
social, tecnológico e científico, reconhecendo seus limites éticos e
morais, e as capacidades de interpretar e utilizar a descrição discursiva
de fenômenos e as informações apresentadas em tabelas, gráficos e relações
matemáticas serão avaliadas em todos os focos.
Focos |
Habilidades/Objetos de conhecimento |
|
- Identificar e caracterizar as transformações físicas e químicas
de um material, associando-as a variações de energia e alterações
nas principais propriedades físicas (ponto de fusão, ponto de
ebulição, densidade e solubilidade).
- Caracterizar um material (substância ou mistura) a partir de
suas principais propriedades físicas.
- Aplicar os princípios de um processo que permita a purificação
de um material homogêneo (destilação simples ou fracionada)
e a separação dos componentes de um material heterogêneo (filtração,
decantação, imantação, centrifugação, sifonação e/ou flotação).
- Reconhecer evidências macroscópicas que caracterizam uma transformação
química.
- Utilizar modelos e procedimentos científicos (Leis de Lavoisier
e de Proust) para a resolução de problemas quantitativos.
|
- Natureza corpuscular da matéria e cálculos proporcionais
|
- Representar substâncias com o auxílio de um modelo explicativo
microscópico, classificando-as segundo o modelo atômico de Dalton.
- Converter a linguagem discursiva em linguagem química por meio
de símbolos, fórmulas, convenções e códigos próprios da Química.
- Associar dados quantitativos e suas relações proporcionais para
a compreensão de conceitos fundamentais da Química (massa atômica,
massa molecular, princípio de Avogadro, mol, volume molar, massa
molar).
- Aplicar o raciocínio proporcional para a compreensão de variações
quantitativas associadas a uma transformação química.
- Utilizar cálculos proporcionais para a análise de processos
produtivos não-complexos.
|
- Modelo Cinético e aspectos energéticos das transformações químicas
|
- Interpretar o comportamento macroscópico dos gases com o auxílio
do modelo cinético da matéria, ampliando a visão do modelo de
Dalton.
- Associar o comportamento dos gases às suas variáveis (pressão,
volume e temperatura) e às relações que existem entre elas.
- Associar o movimento das partículas aos fatores que podem alterá-lo.
- Correlacionar o movimento das partículas às colisões que ocorrem
entre elas.
- Identificar e relacionar fatores que afetam a maneira com que
as colisões entre as moléculas se efetivam em uma transformação
química.
- Caracterizar e interpretar graficamente os aspectos energéticos
das reações químicas.
-
Associar os aspectos energéticos das reações químicas aos conceitos
de entalpia, entalpia padrão e variação de entalpia ()H).
- Compreender o significado de uma equação termoquímica.
- Efetuar cálculos de determinação de )H a partir da entalpia, energia de ligação e Lei de Hess.
- Reconhecer a problemática associada à utilização dos principais
combustíveis como fonte de energia.
|
- Transformações químicas e equilíbrio
|
- Determinar a taxa de variação da concentração em relação ao
tempo.
- Identificar os fatores que influenciam a taxa de desenvolvimento
de reações.
- Caracterizar o aspecto dinâmico do equilíbrio químico.
- Analisar um equilíbrio químico por meio da constante Kc.
- Reconhecer o efeito da concentração, pressão e/ou temperatura
no deslocamento do estado de equilíbrio.
|
- Natureza elétrica da matéria
|
- Reconhecer a natureza elétrica da matéria.
- Caracterizar e correlacionar os modelos atômicos de Dalton,
Thomson e Rutherford-Bohr.
- Utilizar o diagrama de Linus Pauling.
- Reconhecer as contribuições da pesquisa em radioatividade para
a compreensão da estrutura e das propriedades da matéria.
- Compreender os fenômenos radioativos a partir das interações
existentes entre as partículas do núcleo do átomo.
- Reconhecer as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear.
- Identificar a natureza dos fenômenos nucleares e de suas respectivas
emissões.
- Aplicar as leis de Soddy-Fajans e o conceito de meia-vida na
resolução de problemas elementares.
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- Propriedades e classificação periódica
|
- Reconhecer a evolução histórica e o significado científico da
Classificação Periódica.
- Correlacionar as propriedades periódicas raio atômico, potencial
de ionização e eletronegatividade.
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- Interações químicas e propriedades
|
- Utilizar o modelo da interação metálica para compreender as
propriedades dos metais, na análise de questões cotidianas e
ambientais correlatas, envolvendo Al, Cu, Fe, Zn, Ag, Au, aço,
aço inoxidável, bronze, latão e amálgama.
- Utilizar o modelo das interações para compreender as propriedades
das substâncias iônicas, a partir da análise da ocorrência e
das propriedades do cloreto de sódio.
- Utilizar o modelo da ligação covalente para compreender as propriedades
das substâncias moleculares, na análise de questões cotidianas
e ambientais correlatas, envolvendo hidrogênio, oxigênio, água
e carbono.
- Caracterizar o carbono a partir dos postulados de Kekulé.
- Reconhecer as limitações do modelo de estabilidade (Teoria do
Octeto), comparando as diferentes interações.
- Utilizar a representação de Lewis.
- Prever a geometria de moléculas com até 5 átomos, utilizando
a Teoria da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência.
- Aplicar os conceitos de oxidação, redução e polaridade na determinação
do número de oxidação.
- Utilizar a polaridade de ligações e de moléculas para compreender
a solubilidade de compostos.
- Compreender as propriedades físicas das substâncias a partir
do modelo das forças intermoleculares.
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|
- Compreender a evolução histórica e a importância dos conceitos
de composto orgânico e inorgânico.
- Diferenciar semelhança química (compostos inorgânicos) de função
química (compostos orgânicos).
- Classificar cadeias carbônicas alifáticas.
- Identificar cadeias alicíclicas e aromáticas.
- Identificar funções orgânicas a partir da nomenclatura IUPAC
e/ou da fórmula estrutural: hidrocarbonetos, álcoois, fenóis,
aldeídos, cetonas, éteres, ácidos carboxílicos, sais de ácidos,
ésteres, aminas e amidas.
- Compreender as regras da IUPAC para a nomenclatura de compostos
orgânicos (funções citadas).
- Reconhecer, nas cadeias ramificadas, os grupos: metil, etil,
n-propil, iso-propil e vinil.
- Compreender o conceito de isomeria plana.
- Identificar os isômeros planos de cadeia, posição e função.
- Compreender as diferenças das propriedades físicas (ponto de
fusão, ebulição e solubilidade) em compostos orgânicos.
- Reconhecer as reações orgânicas de: oxidação de álcoois; combustão
completa e incompleta; esterificação; saponificação; e polimerização
– polietileno, polipropileno, PVC, PVA, borracha natural, teflon,
poliestireno e nylon 66.
- Identificar e caracterizar, a partir da Teoria de Arrhenius
e da utilização de indicadores, os grupos de substâncias ácidas
e básicas.
- Compreender o caráter ácido ou básico em compostos orgânicos.
- Compreender as regras para a nomenclatura oficial de ácidos
[HF, HCl, HBr, HI, H2S, HCN, H2SO4, H2SO3, HNO2, HNO3, H2CO3,
H3PO4, H3BO3] e bases [NaOH, KOH, Mg(OH)2, Ca(OH)2, Ba(OH)2,
Al(OH)3, AgOH, Zn(OH)2, NH4OH, Fe(OH)2, Fe(OH)3, CuOH, Cu(OH)2].
-
Reconhecer a obtenção de sais a partir das reações de neutralização
parcial e total entre ácidos e bases.
- Compreender as regras para a nomenclatura oficial dos sais resultantes
das reações de neutralização parcial (NaHCO3 e NaHSO3) e total
(entre os ácidos e bases citados).
- Caracterizar os óxidos, destacando questões ambientais.
- Compreender as regras para a nomenclatura oficial dos óxidos
(CO, CO2, SO2, SO3, N2O3, N2O5, Al2O3, Fe2O3, P2O5, CaO, MgO).
|
|
- Compreender o comportamento da densidade da água com a variação
da temperatura.
- Interpretar os fenômenos e propriedades típicas da água, utilizando
o modelo de forças intermoleculares.
- Diferenciar e destacar a importância das dispersões.
- Caracterizar, conceitualmente, a solubilidade de gases em água.
- Efetuar cálculos de proporcionalidade entre soluto e solvente
de uma solução, envolvendo estritamente as relações g/L, mol/L,
% em massa e ppm, bem como o efeito da diluição em problemas
elementares.
- Interpretar, qualitativamente, o efeito do soluto nas propriedades
da água: abaixamento da pressão máxima de vapor, abaixamento
da temperatura de congelamento, elevação do ponto de ebulição
e pressão osmótica.
- Caracterizar o equilíbrio iônico aplicando os conceitos de Ka,
Kb, Kw, pH e pOH.
- Compreender os princípios da titulação na caracterização de
ácidos e bases fortes, em processos de controle de qualidade,
restringindo-se a problemas elementares.
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- Compreender os conceitos de oxidação, redução, agente oxidante
e agente redutor.
- Ajustar em uma reação de óxido-redução, o total de elétrons
cedidos e recebidos.
- Identificar e caracterizar pilhas, eletrólise ígnea e eletrólise
aquosa.
- Reconhecer a importância industrial de processos de óxido-redução.
|
início
Focos |
Habilidades/Objetos de conhecimento |
- Algarismos significativos, ordem de grandeza, notação científica,
e Sistema Internacional de Unidades
|
- Utilizar adequadamente estes elementos/códigos de linguagem.
- Avaliar a ordem de grandeza de medidas do cotidiano.
- Representar adequadamente medidas utilizando algarismos significativos
e notação científica.
- Reconhecer unidades de base e derivadas do Sistema Internacional
de Unidades.
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- Grandezas tempo, posição, velocidade e aceleração
|
- Reconhecer o significado dessas grandezas e das relações estabelecidas
entre elas.
|
- Ponto material, densidade, massa específica, massa e centro
de massa
|
- Reconhecer o significado de massa e centro de massa.
- Reconhecer o modelo de ponto material.
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|
- Analisar representações gráficas de relações entre grandezas.
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|
- Caracterizar a grandeza vetorial.
- Aplicar as operações de adição entre vetores e multiplicação
entre vetor e escalar.
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|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Conhecer a história da relação entre força e movimento.
- Identificar a condição de equilíbrio de ponto material.
- Identificar e determinar forças atuantes: peso, normais de contato,
trações e atritos de deslizamento.
|
- Hidrostática: Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Relacionar pressão e diferença de nível.
- Determinar empuxo e condições de flutuação.
|
- Equilíbrio estático de corpo rígido
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Identificar as condições de equilíbrio estático do corpo rígido.
|
- Gravitação: Leis de Kepler, Lei da Gravitação Universal e campo
gravitacional
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Relacionar força peso, aceleração gravitacional e os movimentos
dos corpos celestes ou satélites artificiais com o princípio
universal de atração de massas.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Estabelecer a relação entre trabalho e energia.
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- Conservação e dissipação de energia mecânica
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Identificar energia cinética e potencial.
- Distingüir forças conservativas de dissipativas.
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- Impulso e momento linear: partícula e sistema de partículas
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
|
- Conservação do momento linear: sistema unidimensional isolado
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Caracterizar colisões elásticas e inelásticas.
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- Grandezas pressão, temperatura, período, freqüência e ciclo
|
- Reconhecer o significado dessas grandezas e das relações estabelecidas
entre elas.
|
- Escala termométrica e calor
|
- Reconhecer o significado das diferentes escalas termométricas.
- Diferenciar calor, temperatura e energia térmica.
|
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- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Compreender os mecanismos de transporte de energia térmica.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Relacionar fluxo de calor, pressão e temperatura com o estado
físico de materiais.
|
- Dilatação térmica de líquidos e sólidos
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
|
- Comportamento de um gás ideal
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Inter-relacionar pressão, temperatura e volume de forma macroscópica
e microscópica.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Avaliar processos e equipamentos que efetuam a transformação
energia mecânica/energia térmica.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Analisar condições de propagação.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Avaliar as características do som e da luz.
- Reconhecer o espectro eletromagnético e as características de
fenômenos ondulatórios: reflexão, refração, eco, batimento,
ressonância, reverberação, difração, interferência, polarização
e efeito Doppler.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Inter-relacionar condições e características de propagação da
luz em um meio.
|
- Leis de reflexão e refração
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Caracterizar os fenômenos de reflexão e refração da luz.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Demonstrar compreensão do mecanismo de formação de imagens por
meio de instrumentos ópticos.
|
- Grandezas carga elétrica e corrente elétrica
|
- Reconhecer o significado dessas grandezas e das relações estabelecidas
entre elas.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Determinar a força elétrica trocada entre duas cargas puntuais
isoladas.
- Relacionar distância entre as cargas, módulos das cargas e intensidade
da força.
|
- Campo elétrico e potencial elétrico
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Reconhecer e definir operacionalmente um campo.
- Reconhecer representações gráficas de campo e potencial elétricos
no plano.
- Interpretar linhas de força e superfícies equipotenciais.
- Identificar descargas elétricas e efeitos de aterramentos, blindagens
eletrostáticas e o poder das pontas.
- Descrever capacitores; geração de campo elétrico uniforme e
função em circuitos.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Identificar as transformações de energia elétrica em energia
térmica.
- Relacionar potência dissipada em forma de calor com circuitos
resistivos.
- Avaliar a potência e o consumo de energia em aparelhos eletroeletrônicos.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Demonstrar compreensão do modelo microscópico para resistência
elétrica.
- Distinguir resistores lineares e não-lineares.
- Relacionar tensões, correntes elétricas, resistências e resistividade
em condutores lineares.
|
- Circuitos elétricos simples: malha única
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Reconhecer fontes de tensão (geradores) e motores elétricos
(receptores).
- Representar circuitos simples com resistores, interruptores,
fusíveis, condutores, fontes e medidores de corrente e de tensão
elétricas, usando símbolos convencionais.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Reconhecer e definir operacionalmente um campo magnético e relacioná-lo
com o campo magnético terrestre.
- Interpretar as interações entre imãs e eletroimãs.
- Demonstrar compreensão de imãs permanentes em termos de correntes
macroscópicas.
- Reconhecer e representar graficamente os campos magnéticos associados
a imãs, a correntes elétricas em fios retilíneos e a espiras
e bobinas.
- Interpretar o experimento de Örsted.
|
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Reconhecer a atuação de força magnética sobre cargas elétricas
em movimento e sobre condutores retilíneos percorridos por corrente
elétrica, em presença de campo magnético.
- Reconhecer o efeito de campos magnéticos uniformes sobre cargas
elétricas puntuais em movimento.
|
- Leis de Faraday e de Lenz
|
- Identificar e relacionar as grandezas pertinentes.
- Reconhecer fluxo magnético.
- Identificar o princípio de funcionamento de motores elétricos.
- Relacionar fluxo magnético e campo elétrico com a geração de
eletricidade - dínamos e usinas.
- Demonstrar compreensão do funcionamento de transformadores de
tensão.
- Relacionar número de espiras e a voltagem.
|
início
Serão adotados como
eixos estruturadores na avaliação de matemática os temas Função e Geometria.
Nas tabelas a seguir, relaciona-se os focos de estudo às habilidades
que serão avaliadas.
Focos |
Habilidades/Objetos de conhecimento |
|
- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem
das funções e da teoria dos conjuntos.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: operações
com conjuntos, divisibilidade, fatoração, razões e proporções;
funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, relações entre seus
coeficientes e suas raízes; funções racionais; gráficos; equações
e inequações de expressões racionais e a representação gráfica
das soluções; funções polinomiais de grau arbitrário; operações
com polinômios; divisibilidade; raízes; relações entre coeficientes
e raízes e resolução de equações polinomiais, reconhecendo os
números complexos como raízes de polinômios.
- Analisar funções racionais e polinomiais gráfica e algebricamente,
reconhecendo simetrias, aplicações de translações e regiões
de crescimento e decrescimento.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
|
- Geometria das superfícies planas
|
- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem
da geometria plana.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: grandezas
proporcionais; unidades de medida; o princípio de Cavalieri;
movimentos rígidos no plano; construções com régua e compasso;
relações métricas nos triângulos e em outros polígonos convexos;
paralelismo e perpendicularismo de retas; ângulos; áreas; lugares
geométricos planos e homotetia.
- Relacionar conceitos deste foco a outros focos de estudo.
- Analisar figuras planas, reconhecendo simetrias, aplicações
de translações, rotações e reflexões em congruências e/ou equivalências.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio de conceitos
relativos às seqüências numéricas.
- Fazer e validar conjecturas por meio de raciocínios dedutivos
e indutivos.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: padrões
numéricos específicos tais como as progressões aritméticas e
geométricas e a seqüência de Fibonacci; noções de convergência;
relações entre padrões numéricos e mosaicos, formas geométricas,
simetrias, médias e funções.
- Analisar o comportamento de seqüências gráfica e algebricamente,
reconhecendo seqüências crescentes e decrescentes, e interpretar
esse comportamento em situações-problema.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio de conceitos
relativos a equações lineares.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: sistemas
de equações lineares; representação matricial e classificação
dos sistemas. Resolver sistemas lineares pela aplicação de operações
elementares com linhas.
- Analisar as soluções de um sistema gráfica (para os bidimensionais)
e algebricamente, reconhecendo equações linearmente dependentes
e independentes.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem
das funções, particularmente aquelas de comportamento periódico.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: funções
periódicas; a periodicidade, a amplitude e a freqüência relativas
as funções seno e cosseno, bem como às demais funções trigonométricas;
as relações no ciclo trigonométrico; arcos e ângulos; equações
e inequações e as fórmulas de adição de arcos.
- Analisar funções periódicas gráfica e algebricamente, reconhecendo
simetrias, aplicações de translações e regiões de crescimento
e decrescimento.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem
da geometria plana e espacial.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: paralelismo
e perpendicularismo; arcos e ângulos; volume, áreas; construções
geométricas; transformações por rotação, translação ou reflexão;
simetrias; comparações por meio do princípio de Cavalieri; grandezas
proporcionais e poliedros convexos, cilindros, cones e esferas.
- Analisar figuras geométricas, reconhecendo simetrias, aplicações
de translações, rotações e reflexões em congruências e/ou equivalências.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
- Relacionar os conceitos deste foco aos demais focos, em particular
aos modelos algébricos.
|
- Modelos exponenciais e logarítmicos
|
- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem
das funções logarítmicas e exponenciais.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: logaritmos
e suas propriedades operatórias; potências de expoente real;
crescimento e decrescimento exponencial e logarítmico e logaritmos
naturais.
- Analisar funções exponencial e logarítmica gráfica e algebricamente,
reconhecendo simetrias, aplicações de translações e regiões
de crescimento e decrescimento, reconhecendo, ainda, a função
logarítmica como a inversa da função exponencial.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio dos conceitos
associados às técnicas de contagem e à teoria dos conjuntos.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: princípios
de contagem, agrupamentos e o conceito de probabilidade.
- Fazer e validar conjecturas por meio de raciocínios dedutivos
e indutivos.
- Relacionar os princípios de contagem aos demais focos de estudo,
em particular à geometria e aos padrões numéricos.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
|
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- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio de conceitos
relativos à análise e representação de dados.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: médias;
moda; mediana; desvios e variância.
- Analisar dados em representação gráfica e/ou tabulados.
- Relacionar conceitos deste foco aos demais focos de estudo e,
em particular, com a geometria e com as funções.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
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- Geometria do plano cartesiano
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- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio da linguagem
da geometria analítica e das funções.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: o plano
cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularismo.
- Analisar curvas e figuras no plano, gráfica e algebricamente,
reconhecendo simetrias, aplicações de translações e congruências
e/ou equivalências.
- Relacionar os conceitos deste foco aos outros focos, em particular
ao da geometria plana e dos modelos periódicos.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
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- Geometria do plano complexo
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- Ler, interpretar e expressar-se corretamente por meio dos conceitos
associados ao plano complexo.
- Selecionar estratégias de resolução, interpretar e criticar
resultados relativos a situações-problema que envolvam: operações
com números complexos e sua interpretação geométrica; transformações
por rotação, translação, contração ou expansão no plano; a forma
trigonométrica dos números complexos e a representação gráfica
das raízes de um polinômio.
- Operar com números complexos, gráfica e algebricamente, reconhecendo
simetrias, aplicações de translações e rotações, bem como a
geometria dos polígonos regulares associados às raízes de um
número complexo.
- Relacionar os conceitos deste foco aos demais focos de estudo,
em particular aos modelos algébricos e à geometria do plano
cartesiano.
- Construir modelos matemáticos de situações reais que envolvam
os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses, prever e criticar resultados a
partir de um dado modelo.
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