Agenda | Conhecendo a UnB | Informações sobre o Vestibular | Questionário Sociocultural

 

informações gerais | cursos e vagas | dias de provas | habilidades específicas | provas objetivas e de redação | objetos de avaliação | último vestibular

|
página inicial do guia |

 

Informações sobre o Vestibular

 

Avaliação, seleção e classificação

O vestibular da Universidade de Brasília utiliza, além da prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter discursivo, três provas objetivas. A primeira prova é de Língua Estrangeira, com 30 itens. A segunda é a prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, com 120 itens. A terceira é a prova de Ciências da Natureza e Matemática, com 180 itens. Os itens são agrupados por comandos que devem ser obedecidos. Cada item pode ser de dois tipos, denominados tipo A e tipo B. Cada item do tipo A deve ser julgado de acordo com o comando a que se refere e terá como resposta CERTO ou ERRADO. O valor de cada item do tipo A é um ponto positivo (+1), caso a resposta do candidato coincida com o gabarito oficial definitivo, ou um ponto negativo (-1), caso a resposta do candidato divirja do gabarito oficial definitivo. Por esse motivo, é conveniente que o candidato só marque a resposta quando tiver certeza do acerto, pois itens deixados em branco na folha de respostas não serão computados com valor negativo no cálculo do resultado da prova.

Em cada item do tipo B, propõe-se um problema e o candidato marcará um único resultado numérico como resposta ao item, representado por um número inteiro de 000 a 999. Trata-se, portanto, de item aberto, ou de uma forma de item discursivo de resposta objetiva. Chama-se a atenção para o fato de que, nesse tipo de item, os algarismos das centenas e das dezenas devem ser obrigatoriamente marcados na folha de respostas, mesmo que sejam iguais a zero. O valor de cada item do tipo B é igual a um ponto positivo (+1), caso a resposta do candidato coincida com o gabarito oficial definitivo, e igual a zero, caso a resposta do candidato divirja do gabarito oficial definitivo, ou seja, itens do tipo B respondidos erroneamente não serão computados com valor negativo.

 

Exemplos de itens do tipo A e do tipo B

 

Nos itens do tipo A, de acordo com o comando agrupador de cada um deles, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. Nos itens do tipo B, marque, de acordo com o comando agrupador de cada um deles: o algarismo das CENTENAS na coluna C; o algarismo das DEZENAS na coluna D; o algarismo das UNIDADES na coluna U. Os algarismos das CENTENAS e das DEZENAS devem ser obrigatoriamente marcados, mesmo que sejam iguais a zero. Para as devidas marcações, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, que é o único documento válido para a correção da sua prova.

 

1

 

 

 

4

 

 

 

 

7

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

13

Em 1930, um crime precipita a revolução que abre o Brasil para a modernidade ensaiada nos anos 20. O país se vê sob um ditador que, após combater ditaduras, cai pela incoerência. A democracia o traz de volta. Seu suicídio dá sobrevida ao populismo, que começa a esgarçar com a instabilidade decorrente de uma renúncia extemporânea. Nova ditadura. No estertor do regime militar, há frustração com a derrota das Diretas-já, mas a campanha revigora a oposição. Esperança de tempos melhores, o presidente morre antes da posse. Eleições, enfim, e o eleito é afastado em processo de impeachment. Com o dragão inflacionário à solta, a Presidência é o prêmio para quem o abate. A estabilidade leva à reeleição, ainda que em meio a turbulências. Essa a história — a de um país que avança em sobressaltos.

Oscar Pilagallo. O Brasil em sobressaltos: 80 anos de história contados

pela Folha. São Paulo: Publifolha, 2002, capa (com adaptações).

 

Considerando as estruturas lingüísticas, as idéias do texto anterior e aspectos históricos e geográficos nele mencionados, julgue os itens subseqüentes.

 

1    Nas linhas de 2 a 4 desse texto, para indicar Getúlio Vargas, há uma cadeia de significação que abrange “um ditador”, “o” e “Seu”.

2    O trecho “A estabilidade leva à reeleição, ainda que em meio a turbulências” (R.11-12) fica gramaticalmente correto se reescrito como a seguir: Estabilidade leva a reeleição, ainda que em meio às turbulências.

3    O texto consiste em um resumo de parte da História do Brasil, em que os nomes dos vultos históricos foram ocultados geralmente por substantivos comuns.

4    Na década de 30 do século XX, a dinâmica do crescimento industrial no Brasil foi marcada pela ação intervencionista de empresas multinacionais modernas, que criaram no território a infra-estrutura industrial de base para a implantação de suas subsidiárias.

5    O crime que precipitou a Revolução de 1930 foi o do político paraibano João Pessoa, candidato a vice-presidência na derrotada chapa liderada por Getúlio Vargas. O assassinato, de cunho essencialmente político, foi o estopim do movimento armado que culminou na deposição de Washington Luís e na imediata ascensão de Vargas ao poder nacional.

6    A “incoerência” (R.3) a que alude o texto pode referir-se ao fato de que, em plena ditadura do Estado Novo, com suas nítidas semelhanças com o modelo fascista europeu, o Brasil tenha participado da Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados, que combatiam o eixo nazifascista. À medida que o conflito chegava ao fim, com a derrota dos regimes totalitários, ampliava-se o clima favorável às críticas ao regime getulista.

7    Sintético, o texto não faz menção direta à segunda metade dos anos 50 que, correspondente aos Anos JK, significou um esforço de modernização do país, dentro dos limites da normalidade constitucional e do respeito à democracia liberal.

8    O gesto extremo do suicídio pôs fim ao governo Vargas, mas deixou imobilizadas, naquela conjuntura de forte comoção, as forças que se opunham ao denominado populismo. Dez anos mais tarde, em 1964, o golpe de Estado vitorioso — que derrubou um discípulo de Vargas, João Goulart — pôs em marcha um projeto de modernização do país, ainda que pela via do autoritarismo.

9    A expressão “renúncia extemporânea” (R.5) refere-se ao gesto de Jânio Quadros poucos meses após ser empossado presidente da República. Embora de temperamento instável e dotado de personalidade forte e complexa, Jânio fez um governo de admirável coerência no tocante às políticas interna e externa, ambas assinaladas pelo conservadorismo e pelo temor em assumir medidas de impacto.

10   Houve surpresa nas primeiras eleições presidenciais diretas após o fim do regime militar. Fernando Collor, eleito em primeiro turno, com estreita vantagem sobre seu mais próximo oponente, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou ao poder amparado formalmente pelos partidos políticos que sustentavam a ditadura.

 

itens certos: 1, 2, 3, 6, 7, 8

itens errados: 4, 5, 9, 10

 

Texto I – itens de 11 a 21

        

 

Considere que a figura acima representa três canaviais próximos de uma usina sucroalcooleira. O canavial I está localizado entre a poligonal P2P3P4P5 e o arco P2P5 de uma circunferência de centro C0 que passa pelo ponto (2, 9) do sistema de eixos coordenados xOy mostrado. Essa circunferência é tangente aos eixos coordenados.

 

Julgue os itens de 11 a 13, referentes ao canavial I apresentado no texto I, considerando o sistema de eixos coordenados xOy mencionado nesse texto.

 

11   Existem pelo menos três circunferências distintas que passam pelo ponto (2, 9) e que são tangentes a ambos os eixos coordenados.

12   Uma circunferência que passa pelo ponto (2, 9) e que é tangente aos eixos coordenados também passa pelo ponto (9, 2).

13   A circunferência descrita pela  equação x2 + y2 – 34(x + y) - 289 = 0 passa pelo ponto (2, 9) e é tangente aos eixos coordenados.

 

itens certos: 12

itens errados: 11, 13

 

Existe uma associação simples entre os pontos do plano cartesiano xOy e os números complexos, em que cada par de números reais (x, y) do plano cartesiano corresponde ao número complexo z = x + iy. Fazendo essa associação para o plano xOy apresentado no texto I, considere que o canavial III mostrado nesse texto tenha a forma de um paralelogramo cujos vértices, no plano complexo, sejam a origem e os pontos z1, z2 e z1 + z2, em que .

 

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

 

14  Os quatro lados do canavial III têm comprimentos iguais.

15  Os números complexos cos + i sen e cos + i sen são raízes da equação z16 = 1.

16  Os números complexos z1 e z2 satisfazem à identidade z12 = 3 z2.

17  A área do canavial III é igual a 2|i - (cos + i sen)|.  

itens certos: 14, 15, 17

itens errados: 16

 

Na figura do texto I, considere que o caminho que liga dois pontos Q0 e Q4 seja representado pelo gráfico acima no sistema xOy, em que a unidade de medida, em ambos os eixos coordenados, é o km. Nesse gráfico, o trecho Q0 Q2 é um segmento de reta medindo 10 km; de Q2 a Q3 tem-se parte do gráfico da função f (x) = — senax, para a > 0 dado em rad/km, e de Q3 a Q4  tem-se parte do gráfico da função g(x) = logb () para b > 0. Considerando que Q0 = (—, y0), Q1= (x1, 0), Q2 = (x2, 1), Q3 = (x3, 0), Q4 = (18, 2), faça o que se pede nos itens de 18 a 21, que são do tipo B, desconsiderando, para a marcação na folha de respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, após efetuar todos os cálculos solicitados.

 

18  Calcule, em km, a abcissa x3  do ponto Q3.

19  Calcule o valor da expressão 150.

20  Calcule o valor da expressão 60y0x2.

21  Calcule o valor da expressão 256 |x1|.

 

Respostas:

 

18   002

19   075

20   630

21   576

O Ministério da Saúde passou a tratar o alcoolismo como caso de saúde pública. Das internações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, 90% referem-se a pacientes alcoólicos. Estima-se que 75% dos alunos matriculados no ensino médio do Distrito Federal fazem uso social de álcool, 10% dos indivíduos que bebem socialmente serão futuros alcoólicos e 45% dos jovens entre 15 e 19 anos envolvidos em acidentes de trânsito estavam alcoolizados. Uma forma de detectar se uma pessoa está alcoolizada no trânsito é por meio do uso do bafômetro. Os bafômetros mais simples são descartáveis e consistem de pequenos tubos contendo soluções aquosas de dicromato de potássio e sílica umedecida com ácido sulfúrico. A detecção da embriaguez por esse instrumento é visual, envolvendo mudança de coloração. A representação da reação química que ocorre nesse tipo de bafômetro é mostrada abaixo.

 

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

 

22  A cardiomiopatia, uma das doenças relacionadas ao consumo de álcool, é uma patologia que acomete a musculatura cardíaca, parte integrante do sistema circulatório.

23  O órgão acometido por pneumonia e tuberculose, doenças indicadas na figura, é parte integrante do sistema circulatório.

24  A impotência sexual, citada na figura, resulta da incapacidade das gônadas em produzir gametas.

25  Além do alcoolismo, a dependência de drogas, como a cocaína e a maconha, pode causar severos danos ao organismo humano. Ambas as drogas citadas são derivadas de plantas.

26  Com base no texto acima, é correto concluir que três em cada quarenta alunos matriculados no ensino médio do Distrito Federal serão futuros alcoólicos.

27  O número de oxidação do cromo aumenta 3 unidades na reação apresentada.

28  A oxidação do álcool pelo dicromato de potássio produz aldeído.

29  Sabendo que o íon dicromato possui coloração laranja em solução e que o íon Cr3+ possui coloração verde, é correto afirmar que a mudança de cor da solução do bafômetro de laranja para verde evidencia a presença de álcool no hálito do indivíduo submetido ao teste.

30  A pelagra é uma doença associada à deficiência alimentar.

31  Três mol de moléculas de C2H4O2 são formadas quando 1,2 × 1024  moléculas de cromato de potássio reagem, em meio ácido, com etanol em excesso.

 

itens certos: 22, 25, 26, 29, 30

itens errados: 23, 24, 27, 28, 31

 

No processo de controle de qualidade dos combustíveis, um dos procedimentos utilizados fundamenta-se na determinação das suas densidades, utilizando-se um densímetro, ilustrado na figura I, ao lado. O gráfico da figura II apresenta o comportamento da densidade da mistura álcool/água como função da concentração do álcool, em uma determinada temperatura. A figura III mostra a densidade D do álcool etílico puro em função da temperatura. Considerando essas informações e que a aceleração gravitacional seja igual a 9,8 m/s2, julgue os itens que se seguem.

 

32  De acordo com os princípios da hidrostática, um corpo imerso em um fluido fica sujeito às pressões exercidas pelo fluido sobre esse corpo em todas as direções, entretanto, considerando o objeto submerso no recipiente mostrado na figura I, a pressão no ponto A é maior que a pressão no ponto B.

33  A pressão hidrostática submete o densímetro mergulhado no líquido mostrado na figura I a uma força resultante ascendente vertical, de módulo igual ao peso do líquido que o densímetro deslocou.

34  A figura II permite concluir que não existe um limite de solubilidade entre o álcool e a água e que, dessa forma, em qualquer concentração de etanol, o sistema será bifásico.

35  A temperatura na qual foram obtidos os dados do gráfico da figura II é menor que 5ºC.

36  Com base no gráfico da figura III, o empuxo em um densímetro submerso em 10,0 cm3 de etanol puro a 20oC é maior que 70 N.

37  A figura III mostra que a densidade D varia linearmente com a temperatura.

38  Uma variação de temperatura de 5oC altera a densidade do etanol em 0,01 g/cm3.

Figura I

Figura II

Figura III

 

itens certos: 32, 33, 37

itens errados: 34, 35, 36, 38

 

Instruções para o preenchimento da folha de respostas

 

Na transcrição das marcações para a folha de respostas, cujo preenchimento é de inteira responsabilidade do candidato, os seguintes cuidados devem ser tomados:

 

  • o candidato não pode rasurar, dobrar ou amassar a folha de respostas;
  • as marcações devem ser feitas exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta. Marcações com canetas hidrográfica, tinteiro e outras poderão acarretar prejuízo para o candidato;
  • o espaço correspondente à resposta deve ser inteiramente preenchido, com nitidez, tomando-se o devido cuidado para não atingir o espaço vizinho;
  • nos itens do tipo B, os algarismos das centenas e das dezenas devem ser obrigatoriamente marcados, mesmo que sejam iguais a zero.

 

Modelo de marcação da Folha de Respostas

 

 

Exemplo de prova de Redação em Língua Portuguesa

 


 

 

 


Modelo de Folha de Texto Definitivo

 


 

Classificação e seleção

A avaliação das provas objetivas será feita por processamento eletrônico, enquanto a prova de Redação em Língua Portuguesa será avaliada por uma banca de professores especialistas.

A classificação e a seleção dos candidatos serão feitas de acordo com a seqüência operacional a seguir.

1. Identificação por leitura óptica, para cada candidato, em cada uma das provas objetivas e independentemente de estar concorrendo para vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para negros, dos itens que estão em concordância e em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova, e dos itens não marcados pelo candidato.

2. Cálculo, para cada candidato, em cada uma das provas objetivas, do resultado de cada item (RI), conforme especificação abaixo.

I.       Para itens do tipo A

RI =

+1, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova.

–1, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova.

0, caso não haja marcação por parte do candidato ou caso haja dupla marcação.

II. Para itens do tipo B

RI =

+1, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova.

0, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova ou caso não haja marcação por parte do candidato.

3. Cálculo, para cada candidato, do resultado de cada prova objetiva (RP), pela soma algébrica dos valores dos resultados dos itens que a compõem:

em que Ni é o número de itens da prova objetiva, que pode assumir os valores seguintes.

Ni =

30, para a prova de Língua Estrangeira.

120, para a prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais

180, para a prova de Ciências da Natureza e Matemática

 

e RIk é o resultado do k-ésimo item da prova objetiva, para k = 1, ..., Ni.

4. Cálculo, por candidato, do escore bruto (EB), pela soma algébrica dos resultados das provas objetivas:

em que

RP1 é o resultado da prova de Língua Estrangeira;

RP2 é o resultado da prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais;

RP3 é o resultado da prova de Ciências da Natureza e Matemática.

5. Desclassificação dos candidatos que se enquadrarem em pelo menos um dos itens a seguir.

  • Faltar a qualquer um dos dias de provas;
  • obtiver RP1 0;
  • obtiver RP2 < 12;
  • obtiver RP3 < 18;
  • obtiver EB < 66.

O candidato que não se enquadrar em nenhum desses itens será considerado classificado.

6. Cálculo, para cada prova objetiva, considerando apenas o universo de todos os candidatos classificados na forma do item 5 e independentemente de estarem concorrendo para vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para negros,

6.1. da média aritmética dos resultados da prova (MARP):

em que N é o número total de candidatos classificados e RPk é o resultado do candidato k, k = 1, ..., N, na prova que está sendo analisada.

6.2. do desvio-padrão das notas dos candidatos (DPRP):

em que N é o número total de candidatos classificados e RPk é o resultado do candidato k, k = 1, ..., N, na prova que está sendo analisada.

6.3. Para cada prova de língua estrangeira, o número N referido nos subitens 6.1 e 6.2 corresponde somente ao total de candidatos classificados na forma do item 5 e que optaram pela respectiva língua: Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa.

7. Cálculo, para cada candidato classificado, em cada prova objetiva, do seu afastamento padronizado (AP):

em que RP, MARP e DPRP são, respectivamente, o resultado do candidato,  a média aritmética dos resultados e o desvio-padrão das notas dos candidatos na prova que está sendo analisada, como definido nos itens precedentes.

8. Cálculo, para cada candidato classificado, em cada prova objetiva, do seu escore padronizado (EP):

EP = 10 ´ AP

em que AP é o afastamento padronizado do candidato na prova que está sendo analisada.

9. Cálculo, para cada candidato classificado, do argumento final (AF) de classificação, obtido no conjunto das provas objetivas:

         AF = 2 ´ EP1 + 6 ´ EP2 + 5 ´ EP3, para a área de Humanidades;

         AF = 1 ´ EP1 + 4 ´ EP2 + 8 ´ EP3, para a área de Ciências e Saúde, em que:

  • EP1 é o escore padronizado do candidato na prova de Língua Estrangeira;
  • EP2 é o escore padronizado do candidato na prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais;
  • EP3 é o escore padronizado do candidato na prova de Ciências da Natureza e Matemática.

10. Ordenação dos candidatos, por sistema de vagas e por curso de opção/turno, sendo que todos os candidatos concorrem no sistema universal, de acordo com os valores decrescentes dos argumentos finais. Todos os valores serão calculados utilizando-se duas casas decimais, arredondando-se para cima quando o algarismo da terceira casa decimal for maior ou igual a cinco.

11. Avaliação, por uma banca de professores especialistas, da prova de Redação em Língua Portuguesa (PRLP), com base na ordenação citada no item anterior. Somente serão avaliadas as provas de Redação em Língua Portuguesa dos candidatos que tiverem a possibilidade de classificação final nas posições correspondentes ao número de vagas de cada curso, considerando as vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para negros.

12. A avaliação da PRLP consistirá na análise, pela banca examinadora, dos aspectos formais e estruturais dos textos dos candidatos, assim como do desenvolvimento do tema proposto. Após a análise do texto da PRLP, será feito o preenchimento de planilhas para cada candidato, com as informações relativas à avaliação. Será calculada a nota na redação (NR) do seguinte modo:

i.     Nos casos de fuga ao tema, de inexistência de texto ou de identificação indevida na folha de texto definitivo, o candidato receberá nota NR = 0,00;

ii.    A apresentação textual, a estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), limitada a 10,00 pontos.

iii.   A avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como acentuação, ortografia, pontuação, concordância, regência etc.

iv.   Será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato, em que TL £ 30 .

v.    Será calculada, então, para cada candidato, a NR pela fórmula:

em que K é uma constante que pode assumir os valores 2, 3, 4, 5 ou 6, dependendo do grau de complexidade do tema proposto na prova de Redação em Língua Portuguesa.

vi.   A nota NR será calculada utilizando-se duas casas decimais e arredondando-se para cima quando o algarismo da terceira casa decimal for maior ou igual a cinco.

vii.   Será atribuída nota igual a 0,00 ao candidato que obtiver NR < 0,00. Assim, NR terá os valores mínimo de 0,00 e máximo de 10,00.

viii. Será considerado apto o candidato que obtiver NR ³ 2,00 pontos.

ix.   O candidato que for considerado inapto na prova de Redação em Língua Portuguesa não terá classificação alguma no processo de seleção.

x.    Após a desclassificação dos candidatos considerados inaptos na prova de Redação em Língua Portuguesa, e caso não haja candidatos suficientes para o preenchimento das vagas de todos os cursos, será realizada avaliação das provas de redação de todos os candidatos que tiverem possibilidade de seleção, por sistema de vagas e por curso de opção, em um processo recursivo até o preenchimento de todas as vagas, caso seja possível.

13. Os candidatos considerados aptos na prova de Redação em Língua Portuguesa e que tenham optado para concorrer prioritariamente às vagas do sistema de cotas para negros serão ordenados, por curso de opção/turno, até o limite de vagas desse sistema de cada curso/turno, de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais. As vagas do sistema de cotas para negros que não forem preenchidas nessa etapa serão adicionadas às vagas universais dos respectivos cursos.

14. Os candidatos considerados aptos na prova de Redação em Língua Portuguesa e que tenham optado para concorrer às vagas do sistema universal e os candidatos que tenham optado para concorrer prioritariamente às vagas do sistema de cotas para negros e que não tenham sido selecionados na etapa descrita no item 13 serão ordenados, por curso de opção, até o limite de vagas do sistema universal de cada curso, de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais.

15. Quando houver empate nos itens 13 ou 14, terá prioridade o candidato que, nessa ordem,

15.1. obtiver maior escore padronizado na prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, para a área de Humanidades, e maior escore na prova de Ciências da Natureza e Matemática, para as áreas de Ciências e de Saúde;

15.2. obtiver o maior total de acertos no conjunto de todas as provas objetivas;

15.3. obtiver a maior nota na prova de Redação em Língua Portuguesa.

16. Realização da primeira seleção dos candidatos até o preenchimento das vagas, por curso de opção, levando-se em conta a ordem de classificação estabelecida nos itens de 13 a 15. Os nomes desses candidatos estarão na Primeira Chamada de Candidatos Selecionados, os quais deverão se apresentar, para registro, em datas estabelecidas pela Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) da UnB.

17. Realização da segunda chamada de candidatos, após o período de registro e tendo havido desistência formal ou não-comparecimento de candidatos, obedecendo à ordem de classificação estabelecida nos itens de 13 a 15. Será realizada avaliação das provas de redação de todos os candidatos que tiverem a possibilidade de seleção nas posições correspondentes às vagas restantes tanto para o sistema de cotas para negros quanto para o sistema universal, com subseqüente classificação desses candidatos, por curso de opção, seguindo as regras até aqui estabelecidas e de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais.

18. Após a implementação da etapa descrita no item 17, um candidato que tenha optado prioritariamente por uma vaga no sistema de cotas para negros, mas que tenha sido selecionado, na primeira chamada, para uma das vagas no sistema universal de acordo com o estabelecido no item 14, pode passar a ser selecionado para uma das vagas do sistema de cotas para negros geradas por desistência ou não-comparecimento. A vaga no sistema universal gerada nessa situação será também utilizada na segunda chamada.

19. Convocação, pelo CESPE, em Segunda Chamada, dos candidatos classificados segundo os itens 17 e 18, até o limite de vagas geradas após a Primeira Chamada. Esses candidatos comporão a Segunda Chamada de Candidatos Selecionados e deverão apresentar-se, para registro, em data estabelecida pela DAA.

20. Realização de chamadas subseqüentes, a critério exclusivo da Universidade de Brasília, para preenchimento de vagas que não forem ocupadas em segunda chamada, utilizando-se o mesmo procedimento descrito nos itens 17 e 18.

Registro Acadêmico

  • Os candidatos selecionados por área, curso e sistema de vagas têm assegurado o direito a efetivar o seu ingresso na UnB, desde que cumpram o procedimento de registro acadêmico, tal como descrito neste Guia.
  • A seleção dos candidatos é realizada em chamadas.
  • A seleção de candidatos para a segunda chamada ocorrerá somente nos casos em que candidatos selecionados para a primeira chamada percam a vaga por não efetivarem o registro acadêmico, nos termos deste Guia.
  • Os candidatos selecionados, em qualquer das chamadas, para preenchimento de vagas nos cursos de graduação da UnB deverão comparecer à Universidade, para fins de registro, nos Postos Avançados da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA).
  • Os prazos para registro de candidatos selecionados, tanto para a primeira chamada como para a segunda, constam na agenda da contracapa deste Guia e também serão divulgados durante a realização das provas do vestibular.
  • O registro de candidatos selecionados, em qualquer das chamadas, far-se-á mediante apresentação dos seguintes documentos: documento de identidade; certificado de alistamento militar – para candidatos do sexo masculino –; título de eleitor – acompanhado do comprovante de votação na última eleição e/ou de justificativa de não-votação em ambos os turnos, se for o caso –; histórico escolar de ensino médio e certificado de conclusão de ensino médio.
  • A documentação prevista acima deverá ser apresentada em cópia autenticada, ou original e cópia, caso em que a autenticação será feita pelo próprio Posto Avançado da DAA.
  • Os candidatos selecionados em qualquer das chamadas que não comparecerem para efetivar o registro no prazo estabelecido ou não apresentarem a documentação completa para o registro acadêmico perderão o direito ao ingresso na UnB.

 

início