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Informações sobre o Vestibular Avaliação, seleção e classificação O vestibular da Universidade de Brasília utiliza, além
da prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter discursivo, três provas
objetivas. A primeira prova é de Língua Estrangeira, com 30 itens. A
segunda é a prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, com 120
itens. A terceira é a prova de Ciências da Natureza e Matemática, com 180
itens. Os itens são agrupados por comandos que devem ser obedecidos. Cada
item pode ser de dois tipos, denominados tipo A e tipo B. Cada
item do tipo A deve ser julgado de acordo com o comando a que se refere e
terá como resposta CERTO ou ERRADO. O valor de cada item do tipo
A é um ponto positivo (+1), caso a resposta do candidato coincida
com o gabarito oficial definitivo, ou um ponto negativo (-1), caso a
resposta do candidato divirja do gabarito oficial definitivo. Por esse
motivo, é conveniente que o candidato só marque a resposta quando tiver
certeza do acerto, pois itens deixados em branco na folha de respostas não
serão computados com valor negativo no cálculo do resultado da prova. Em cada item do tipo B, propõe-se um problema e o
candidato marcará um único resultado numérico como resposta ao item,
representado por um número inteiro de 000 a 999. Trata-se, portanto, de item
aberto, ou de uma forma de item discursivo de resposta objetiva. Chama-se a
atenção para o fato de que, nesse tipo de item, os algarismos das centenas e
das dezenas devem ser obrigatoriamente marcados na folha de respostas, mesmo
que sejam iguais a zero. O valor de cada item do tipo B é igual a um ponto
positivo (+1), caso a resposta do candidato coincida com o gabarito oficial
definitivo, e igual a zero, caso a resposta do candidato divirja do gabarito
oficial definitivo, ou seja, itens do tipo B respondidos erroneamente não
serão computados com valor negativo. Exemplos de itens do tipo A e do tipo B Nos itens do tipo A, de acordo com o comando
agrupador de cada um deles, marque, na folha de respostas, para cada item: o
campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o
campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. Nos
itens do tipo B, marque, de acordo com o comando agrupador de cada um
deles: o algarismo das CENTENAS na coluna C; o algarismo das DEZENAS
na coluna D; o algarismo das UNIDADES na coluna U. Os
algarismos das CENTENAS e das DEZENAS devem ser
obrigatoriamente marcados, mesmo que sejam iguais a zero. Para as devidas
marcações, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas,
que é o único documento válido para a correção da sua prova.
Oscar Pilagallo. O Brasil
em sobressaltos: 80 anos de história contados pela Folha. São Paulo: Publifolha, 2002,
capa (com adaptações). Considerando as estruturas lingüísticas, as idéias do
texto anterior e aspectos históricos e geográficos nele mencionados, julgue
os itens subseqüentes. 1 Nas linhas de 2 a 4 desse texto,
para indicar Getúlio Vargas, há uma cadeia de significação que abrange “um
ditador”, “o” e “Seu”. 2 O trecho “A estabilidade leva à
reeleição, ainda que em meio a turbulências” (R.11-12) fica gramaticalmente
correto se reescrito como a seguir: Estabilidade leva a reeleição, ainda que
em meio às turbulências. 3 O texto consiste em um resumo de
parte da História do Brasil, em que os nomes dos vultos históricos foram
ocultados geralmente por substantivos comuns. 4 Na década de 30 do século XX, a
dinâmica do crescimento industrial no Brasil foi marcada pela ação
intervencionista de empresas multinacionais modernas, que criaram no
território a infra-estrutura industrial de base para a implantação de suas
subsidiárias. 5 O crime que precipitou a
Revolução de 1930 foi o do político paraibano João Pessoa, candidato a
vice-presidência na derrotada chapa liderada por Getúlio Vargas. O
assassinato, de cunho essencialmente político, foi o estopim do movimento
armado que culminou na deposição de Washington Luís e na imediata ascensão de
Vargas ao poder nacional. 6 A “incoerência” (R.3) a que alude o texto pode
referir-se ao fato de que, em plena ditadura do Estado Novo, com suas nítidas
semelhanças com o modelo fascista europeu, o Brasil tenha participado da Segunda
Guerra Mundial ao lado dos Aliados, que combatiam o eixo nazifascista. À
medida que o conflito chegava ao fim, com a derrota dos regimes totalitários,
ampliava-se o clima favorável às críticas ao regime getulista. 7 Sintético, o texto não faz menção
direta à segunda metade dos anos 50 que, correspondente aos Anos JK,
significou um esforço de modernização do país, dentro dos limites da
normalidade constitucional e do respeito à democracia liberal. 8 O gesto extremo do suicídio pôs
fim ao governo Vargas, mas deixou imobilizadas, naquela conjuntura de forte
comoção, as forças que se opunham ao denominado populismo. Dez anos mais
tarde, em 1964, o golpe de Estado vitorioso — que derrubou um discípulo de
Vargas, João Goulart — pôs em marcha um projeto de modernização do país,
ainda que pela via do autoritarismo. 9 A expressão “renúncia
extemporânea” (R.5) refere-se ao gesto de Jânio Quadros poucos
meses após ser empossado presidente da República. Embora de temperamento
instável e dotado de personalidade forte e complexa, Jânio fez um governo de
admirável coerência no tocante às políticas interna e externa, ambas
assinaladas pelo conservadorismo e pelo temor em assumir medidas de impacto. 10 Houve surpresa nas primeiras
eleições presidenciais diretas após o fim do regime militar. Fernando Collor,
eleito em primeiro turno, com estreita vantagem sobre seu mais próximo
oponente, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou ao poder amparado formalmente
pelos partidos políticos que sustentavam a ditadura. itens certos: 1, 2, 3, 6, 7, 8 itens errados: 4, 5, 9, 10 Texto
I – itens de 11 a 21
Considere que a figura acima representa três canaviais
próximos de uma usina sucroalcooleira. O canavial I está localizado entre a
poligonal P2P3P4P5 e o arco P2P5
de uma circunferência de centro C0 que passa pelo ponto (2, 9) do
sistema de eixos coordenados xOy mostrado. Essa circunferência
é tangente aos eixos coordenados. Julgue os itens de 11 a 13, referentes ao canavial I
apresentado no texto I, considerando o sistema de eixos coordenados xOy
mencionado nesse texto. 11 Existem pelo menos três
circunferências distintas que passam pelo ponto (2, 9) e que são tangentes a
ambos os eixos coordenados. 12 Uma circunferência que passa
pelo ponto (2, 9) e que é tangente aos eixos coordenados também passa pelo
ponto (9, 2). 13 A circunferência descrita
pela equação x2 + y2 – 34(x + y) -
289 = 0 passa pelo ponto (2, 9) e é tangente aos eixos coordenados. itens certos: 12 itens errados: 11, 13 Existe uma associação simples entre os pontos do plano
cartesiano xOy e os números complexos, em que cada par de
números reais (x, y) do plano cartesiano corresponde ao número
complexo z = x + iy. Fazendo essa associação para o
plano xOy apresentado no texto I, considere que o canavial III
mostrado nesse texto tenha a forma de um paralelogramo cujos vértices, no
plano complexo, sejam a origem e os pontos z1, z2
e z1 + z2, em que Com base nessas informações, julgue os itens a seguir. 14 Os quatro lados do canavial
III têm comprimentos iguais. 15 Os números complexos cos 16 Os números complexos z1 e z2
satisfazem à identidade z12 = 3 z2. 17 A área do canavial III é
igual a 2|i - (cos itens certos: 14, 15, 17 itens errados: 16 Na figura do texto I, considere que o caminho que liga
dois pontos Q0 e Q4 seja representado pelo gráfico
acima no sistema xOy, em que a unidade de medida, em ambos os
eixos coordenados, é o km. Nesse gráfico, o trecho Q0 Q2
é um segmento de reta medindo 10 km; de Q2 a Q3 tem-se
parte do gráfico da função f (x) = — 18 Calcule, em km, a abcissa x3
do ponto Q3. 19 Calcule o valor da expressão 150 20 Calcule o valor da expressão 60y0x2. 21 Calcule o valor da expressão 256 |x1|. Respostas:
18 002 19 075 20 630 21 576 O Ministério da Saúde passou a tratar
o alcoolismo como caso de saúde pública. Das internações em hospitais
psiquiátricos por dependência de drogas, 90% referem-se a pacientes
alcoólicos. Estima-se que 75% dos alunos matriculados no ensino médio do
Distrito Federal fazem uso social de álcool, 10% dos indivíduos que bebem
socialmente serão futuros alcoólicos e 45% dos jovens entre 15 e 19 anos
envolvidos em acidentes de trânsito estavam alcoolizados. Uma forma de
detectar se uma pessoa está alcoolizada no trânsito é por meio do uso do bafômetro.
Os bafômetros mais simples são descartáveis e consistem de pequenos tubos
contendo soluções aquosas de dicromato de potássio e sílica umedecida com
ácido sulfúrico. A detecção da embriaguez por esse instrumento é visual,
envolvendo mudança de coloração. A representação da reação química que ocorre
nesse tipo de bafômetro é mostrada abaixo. Considerando
essas informações, julgue os itens a seguir. 22 A cardiomiopatia, uma das doenças
relacionadas ao consumo de álcool, é uma patologia que acomete a musculatura
cardíaca, parte integrante do sistema circulatório. 23 O órgão acometido por pneumonia e
tuberculose, doenças indicadas na figura, é parte integrante do sistema
circulatório. 24 A impotência sexual, citada na
figura, resulta da incapacidade das gônadas em produzir gametas. 25 Além do alcoolismo, a dependência
de drogas, como a cocaína e a maconha, pode causar severos danos ao organismo
humano. Ambas as drogas citadas são derivadas de plantas. 26 Com base no texto acima, é
correto concluir que três em cada quarenta alunos matriculados no ensino
médio do Distrito Federal serão futuros alcoólicos. 27 O número de oxidação do cromo
aumenta 3 unidades na reação apresentada. 28 A oxidação do álcool pelo
dicromato de potássio produz aldeído. 29 Sabendo que o íon dicromato
possui coloração laranja em solução e que o íon Cr3+ possui
coloração verde, é correto afirmar que a mudança de cor da solução do
bafômetro de laranja para verde evidencia a presença de álcool no hálito do
indivíduo submetido ao teste. 30 A pelagra é uma doença associada
à deficiência alimentar. 31 Três mol de moléculas de C2H4O2
são formadas quando 1,2 × 1024 moléculas de cromato de
potássio reagem, em meio ácido, com etanol em excesso. itens certos: 22, 25, 26, 29, 30 itens errados: 23, 24, 27, 28, 31
itens certos: 32, 33, 37 itens errados: 34, 35, 36, 38 Instruções para o preenchimento da
folha de respostas Na transcrição das marcações para a folha de respostas, cujo
preenchimento é de inteira responsabilidade do candidato, os seguintes
cuidados devem ser tomados:
Modelo de marcação da Folha de
Respostas Exemplo de prova de Redação em
Língua Portuguesa
Modelo de Folha de Texto Definitivo Classificação e seleção A avaliação das provas objetivas será feita por
processamento eletrônico, enquanto a prova de Redação em Língua Portuguesa será
avaliada por uma banca de professores especialistas. A classificação e a seleção dos candidatos serão feitas
de acordo com a seqüência operacional a seguir. 1. Identificação por leitura óptica, para cada
candidato, em cada uma das provas objetivas e independentemente de estar
concorrendo para vagas do sistema universal ou do sistema de cotas para
negros, dos itens que estão em concordância e em discordância com o gabarito
oficial definitivo da prova, e dos itens não marcados pelo candidato. 2. Cálculo, para cada candidato, em cada uma das
provas objetivas, do resultado de cada item (RI), conforme
especificação abaixo. I. Para itens do tipo
A
II. Para itens do tipo B
3. Cálculo, para cada candidato, do resultado de cada
prova objetiva (RP), pela soma algébrica dos valores dos
resultados dos itens que a compõem: em que Ni é o número de itens da prova
objetiva, que pode assumir os valores seguintes.
e RIk é o resultado do k-ésimo
item da prova objetiva, para k = 1, ..., Ni. 4. Cálculo, por candidato, do escore bruto (EB),
pela soma algébrica dos resultados das provas objetivas: em que RP1 é o resultado da prova de Língua
Estrangeira; RP2
é o resultado da prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais; RP3
é o resultado da prova de Ciências da Natureza e Matemática. 5. Desclassificação dos candidatos que se enquadrarem em
pelo menos um dos itens a seguir.
O candidato que não se enquadrar em nenhum desses itens será
considerado classificado. 6. Cálculo, para cada prova objetiva, considerando
apenas o universo de todos os candidatos classificados na forma do item 5 e
independentemente de estarem concorrendo para vagas do sistema universal ou
do sistema de cotas para negros, 6.1.
da média aritmética dos resultados da prova (MARP): em
que N é o número total de candidatos classificados e RPk
é o resultado do candidato k, k = 1, ..., N, na prova
que está sendo analisada. 6.2.
do desvio-padrão das notas dos candidatos (DPRP): em que N é o número total de candidatos
classificados e RPk é o resultado do candidato k, k
= 1, ..., N, na prova que está sendo analisada. 6.3.
Para cada prova de língua estrangeira, o número N referido nos
subitens 6.1 e 6.2 corresponde somente ao total de candidatos classificados
na forma do item 5 e que optaram pela respectiva língua: Língua Espanhola,
Língua Francesa ou Língua Inglesa. 7. Cálculo, para cada candidato classificado, em cada
prova objetiva, do seu afastamento padronizado (AP): em que RP, MARP e DPRP são,
respectivamente, o resultado do candidato, a média aritmética dos
resultados e o desvio-padrão das notas dos candidatos na prova que está sendo
analisada, como definido nos itens precedentes. 8. Cálculo, para cada candidato classificado, em cada
prova objetiva, do seu escore padronizado (EP): EP = 10 ´ AP em que AP é o afastamento padronizado do
candidato na prova que está sendo analisada. 9. Cálculo, para cada candidato classificado, do
argumento final (AF) de classificação, obtido no conjunto das
provas objetivas: AF
= 2 ´ EP1 + 6 ´ EP2 + 5 ´ EP3, para a área de Humanidades; AF
= 1 ´ EP1 + 4 ´ EP2 + 8 ´ EP3, para a área de Ciências e
Saúde, em que:
10. Ordenação dos candidatos, por sistema de vagas e por
curso de opção/turno, sendo que todos os candidatos concorrem no sistema
universal, de acordo com os valores decrescentes dos argumentos finais. Todos
os valores serão calculados utilizando-se duas casas decimais,
arredondando-se para cima quando o algarismo da terceira casa decimal for
maior ou igual a cinco. 11. Avaliação, por uma banca de professores
especialistas, da prova de Redação em Língua Portuguesa (PRLP),
com base na ordenação citada no item anterior. Somente serão avaliadas as
provas de Redação em Língua Portuguesa dos candidatos que tiverem a
possibilidade de classificação final nas posições correspondentes ao número
de vagas de cada curso, considerando as vagas do sistema universal ou do
sistema de cotas para negros. 12. A
avaliação da PRLP consistirá na análise, pela banca examinadora, dos aspectos
formais e estruturais dos textos dos candidatos, assim como do
desenvolvimento do tema proposto. Após a análise do texto da PRLP, será feito
o preenchimento de planilhas para cada candidato, com as informações
relativas à avaliação. Será calculada a nota na redação (NR) do
seguinte modo: i. Nos casos de fuga ao tema, de
inexistência de texto ou de identificação indevida na folha de texto
definitivo, o candidato receberá nota NR = 0,00; ii. A apresentação textual, a
estrutura textual e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao
domínio do conteúdo (NC), limitada a 10,00 pontos. iii. A avaliação do domínio da
modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do
candidato, considerando-se aspectos tais como acentuação, ortografia,
pontuação, concordância, regência etc. iv. Será computado o número total de linhas
(TL) efetivamente escritas pelo candidato, em que TL £ 30 . v. Será calculada, então, para cada
candidato, a NR pela fórmula: em que K é uma constante que pode assumir os
valores 2, 3, 4, 5 ou 6, dependendo do grau de complexidade do tema proposto na
prova de Redação em Língua Portuguesa. vi. A nota NR será calculada
utilizando-se duas casas decimais e arredondando-se para cima quando o
algarismo da terceira casa decimal for maior ou igual a cinco. vii. Será atribuída nota igual a 0,00 ao
candidato que obtiver NR < 0,00. Assim, NR terá os valores
mínimo de 0,00 e máximo de 10,00. viii. Será considerado apto o candidato que obtiver NR
³ 2,00 pontos. ix. O candidato que for considerado inapto
na prova de Redação em Língua Portuguesa não terá classificação alguma no
processo de seleção. x. Após a desclassificação dos
candidatos considerados inaptos na prova de Redação em Língua Portuguesa, e
caso não haja candidatos suficientes para o preenchimento das vagas de todos
os cursos, será realizada avaliação das provas de redação de todos os
candidatos que tiverem possibilidade de seleção, por sistema de vagas e por
curso de opção, em um processo recursivo até o preenchimento de todas as
vagas, caso seja possível. 13. Os candidatos considerados aptos na prova de Redação
em Língua Portuguesa e que tenham optado para concorrer prioritariamente às
vagas do sistema de cotas para negros serão ordenados, por curso de
opção/turno, até o limite de vagas desse sistema de cada curso/turno, de
acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais. As vagas do
sistema de cotas para negros que não forem preenchidas nessa etapa serão
adicionadas às vagas universais dos respectivos cursos. 14. Os candidatos considerados aptos na prova de Redação
em Língua Portuguesa e que tenham optado para concorrer às vagas do sistema
universal e os candidatos que tenham optado para concorrer prioritariamente
às vagas do sistema de cotas para negros e que não tenham sido selecionados
na etapa descrita no item 13 serão ordenados, por curso de opção, até o
limite de vagas do sistema universal de cada curso, de acordo com os valores
decrescentes de seus argumentos finais. 15. Quando houver empate nos itens 13 ou 14, terá
prioridade o candidato que, nessa ordem, 15.1. obtiver maior escore
padronizado na prova de Linguagens e Códigos e Ciências Sociais, para a área
de Humanidades, e maior escore na prova de Ciências da Natureza e Matemática,
para as áreas de Ciências e de Saúde; 15.2. obtiver o maior total
de acertos no conjunto de todas as provas objetivas; 15.3. obtiver a maior nota
na prova de Redação em Língua Portuguesa. 16. Realização da primeira seleção dos candidatos até o
preenchimento das vagas, por curso de opção, levando-se em conta a ordem de
classificação estabelecida nos itens de 13 a 15. Os nomes desses candidatos
estarão na Primeira Chamada de Candidatos Selecionados, os quais
deverão se apresentar, para registro, em datas estabelecidas pela Diretoria
de Administração Acadêmica (DAA) da UnB. 17. Realização da segunda chamada de candidatos, após o
período de registro e tendo havido desistência formal ou não-comparecimento
de candidatos, obedecendo à ordem de classificação estabelecida nos itens de
13 a 15. Será realizada avaliação das provas de redação de todos os
candidatos que tiverem a possibilidade de seleção nas posições
correspondentes às vagas restantes tanto para o sistema de cotas para negros
quanto para o sistema universal, com subseqüente classificação desses
candidatos, por curso de opção, seguindo as regras até aqui estabelecidas e
de acordo com os valores decrescentes de seus argumentos finais. 18. Após a implementação da etapa descrita no item 17,
um candidato que tenha optado prioritariamente por uma vaga no sistema de
cotas para negros, mas que tenha sido selecionado, na primeira chamada, para
uma das vagas no sistema universal de acordo com o estabelecido no item 14,
pode passar a ser selecionado para uma das vagas do sistema de cotas para
negros geradas por desistência ou não-comparecimento. A vaga no sistema
universal gerada nessa situação será também utilizada na segunda chamada. 19. Convocação, pelo CESPE, em Segunda Chamada, dos
candidatos classificados segundo os itens 17 e 18, até o limite de vagas
geradas após a Primeira Chamada. Esses candidatos comporão a Segunda
Chamada de Candidatos Selecionados e deverão apresentar-se, para
registro, em data estabelecida pela DAA. 20. Realização de chamadas subseqüentes, a critério
exclusivo da Universidade de Brasília, para preenchimento de vagas que não
forem ocupadas em segunda chamada, utilizando-se o mesmo procedimento
descrito nos itens 17 e 18. Registro Acadêmico
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