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Informações sobre o Vestibular Cursos e vagas Os candidatos serão selecionados por área, por curso/turno e por sistema de vagas, segundo o seu desempenho no vestibular. Constam, nos quadros a seguir, as opções de cursos de graduação da UnB, em ordem alfabética por área/turno e por sistema de vagas, para o Segundo Vestibular de 2005. ÁREA DE CIÊNCIAS (DIURNO)
ÁREA DE CIÊNCIAS (NOTURNO)
ÁREA DE SAÚDE (DIURNO)
ÁREA DE HUMANIDADES
(DIURNO)
ÁREA DE
HUMANIDADES (NOTURNO)
(*) Cursos que exigem realização
preliminar de provas de habilidades específicas. Os Cursos da UnB
Artes Plásticas
(Bacharelado/Licenciatura) Ciência da
Computação (Bacharelado) Ciências
Biológicas (Bacharelado/Licenciatura) Ciências
Biológicas (Licenciatura) – Noturno Computação (Licenciatura)
– Noturno Desenho
Industrial (Bacharelado) Educação
Artística – Artes Cênicas (Licenciatura) Educação Artística –
Artes Cênicas (Licenciatura) – Noturno Educação Artística – Música (Licenciatura) Engenharia de
Redes de Comunicação Física (Bacharelado/Licenciatura/Física
Computacional) Física (Licenciatura) – Noturno Letras – Espanhol (Licenciatura) – Noturno Letras – Francês (Bacharelado/Licenciatura) Letras – Inglês
(Bacharelado/Licenciatura) Letras – Japonês
(Licenciatura) – Noturno Letras – Português
(Bacharelado/Licenciatura) Letras – Português
(Licenciatura) – Noturno Letras – Português do Brasil
como Segunda Língua (Licenciatura) Matemática (Bacharelado/Licenciatura) Matemática (Licenciatura) –
Noturno Química (Licenciatura) –
Noturno ADMINISTRAÇÃO O administrador é um gerador de idéias. É ele quem define os objetivos e determina a direção da organização na qual trabalha, planejando e executando as ações estratégicas. Essa atividade pode proporcionar boa remuneração, mas, para isso, exige alta qualificação profissional. O curso O curso é essencialmente prático e aplicado, mas conta com uma
extensa base teórica, e oferece as habilitações em Administração de Empresas
e em Administração Pública. O objetivo do curso é formar um administrador que tenha conhecimento
geral e suficiente para atuar nas várias áreas desse campo do saber
(finanças, recursos humanos, marketing, administração pública e logística). O departamento oferece uma boa estrutura, com laboratórios de informática à disposição dos alunos, além de uma empresa de consultoria júnior, a AD&M, em que o aluno pode começar a trabalhar com casos reais de negócios administrativos. O mercado O administrador tem boas opções de trabalho em empresas de consultoria, companhias de telecomunicação, ministérios, bancos públicos e privados, entre outras. O perfil do aluno O aluno de administração deve ter ampla visão de mundo, dominar pelo menos uma segunda língua, ter grande capacidade nas relações humanas e ser altamente empreendedor. Períodos: noturno e diurno Duração média: 4 anos (diurno) e 5 anos (noturno) Web site: http://www.unb.br/fa/adm AGRONOMIA O agrônomo produz preservando e recuperando o meio ambiente; é ele quem planeja, organiza e dirige serviços relativos ao cultivo do solo, aumento da produção, armazenamento de safras, combate de pragas e beneficiamento de vegetais. No setor agropecuário, orienta a criação de rebanhos, a mecanização agrícola e a industrialização de alimentos de origens animal e vegetal. O cursoO curso oferece uma formação generalista, permitindo a
especialização em: fitotecnia, solo, criação animal, engenharia agrícola e
agricultura, áreas entre as quais o aluno pode escolher sua preferida. A Faculdade de Agronomia oferece vários laboratórios (química,
biologia do solo, física, bromatologia, fitotecnia, fruticultura e química
dos solos), além de uma fazenda de 1.200 hectares, para práticas
curriculares. O mercadoO engenheiro agrônomo tem a opção de trabalho nos segmentos de propriedade rural, empresas de insumos, cooperativas, em órgãos públicos de ensino, pesquisa e extensão, companhias de planejamento e na área de serviços públicos ou privados. O perfil do alunoO aluno de Agronomia deve gostar de biologia, física e química, além
de matemática e estatística. O agrônomo deve ter capacidade de análise crítica, espírito
empreendedor, capacidade para trabalhar em equipe, deve valorizar o meio
ambiente e compreender a realidade histórica, política e social. Período: diurno Duração média: 5 anos Web site: http://www.unb.br/fav ARQUITETURA E URBANISMO O arquiteto é o responsável pela organização do ambiente socialmente
utilizado, atuando no planejamento, nos projetos de construção das cidades,
das edificações e dos elementos componentes do espaço humano. O cursoA Faculdade de Arquitetura e Urbamismo (FAU) está organizada em três departamentos: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo e Projeto, Expressão e Representação em Arquitetura e Urbanismo. Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de participar de alguns projetos da Faculdade, como o CASAS, que é o Centro de Ação Social em Arquitetura e Urbanismo Sustentáveis, que funciona como um escritório modelo de Arquitetura, totalmente administrado pelos alunos, ou o Canteiro Oficina de Arquitetura, o Cantoar, onde é possível fazer experimentos com materiais naturais como o bambu. Além disso, a estrutura da Faculdade conta com laboratórios, ateliês e um posto avançado da Biblioteca Central com as mais novas publicações da área. O mercadoO arquiteto pode projetar cidades, bairros, jardins, praças e outros
espaços urbanos. Pode atuar em órgãos públicos, como prefeituras e
secretarias, com projetos de paisagismo, urbanização de espaços, por exemplo,
ou pode trabalhar em escritórios de Arquitetura e atender clientes
particulares, além de poder realizar trabalhos com design, decoração,
arquitetura de interiores, entre outros. O perfil do aluno O aluno de Arquitetura deve
ter facilidade no campo do raciocínio espacial; no entanto, essa
característica deverá ser desenvolvida ao longo do curso. Período: diurno Duração média: 5 anos Web site: http://www.unb.br/fau ARQUIVOLOGIA O Arquivista é um profissional da informação; a Arquivologia é uma área
do conhecimento que tem como objeto de estudo as informações arquivísticas
acumuladas (produzidas e/ou recebidas) pelas organizações públicas ou
privadas. O cursoO curso forma profissionais que dominam as técnicas da área e que
elaboram novos conhecimentos, profissionais críticos e, acima de tudo,
humanistas. Além das matérias específicas do curso, o currículo possui matérias
vinculadas ao Direito, à Comunicação, à História, à Contabilidade, à
Administração e à Estatística. O departamento dispõe de auditório e dois laboratórios de
informática. O mercadoO arquivista tem opções de trabalho nos setores público e privado,
em centros de documentação e arquivos. O mercado ainda tem muito espaço para
o profissional de arquivologia, tendo em vista que existem apenas nove cursos
em todo o país. O perfil do alunoO aluno de Arquivologia precisa saber lidar com diferentes fontes,
que vão desde documentos antigos até mídia eletrônica, e é importante que
tenha facilidade para trabalhar em equipe. Período: noturno Duração média: 5 anos Web site: http://www.cid.unb.br ARTES CÊNICAS Criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos teatrais. O cursoO Departamento de Artes Cênicas oferece habilitações em licenciatura
(Educação Artística) e bacharelado (Interpretação Teatral). O curso
desenvolve projetos voltados à pesquisa sobre a nossa realidade, que procuram
transmitir ao aluno uma maneira peculiar de ser e viver no contexto
sociocultural brasileiro, e que servem como um campo para experimentação e
realização cênica na UnB. O mercadoO licenciando é habilitado para ministrar aulas no ensino médio e
fundamental. O curso de Bacharelado em Artes Cênicas prepara o aluno para
atuar na área de interpretação teatral, podendo dedicar-se a pesquisas de
linguagens cênicas ou atuar em televisão, cinema, vídeos e montagens
teatrais. O perfil do alunoO aluno de Artes Cênicas demonstra uma sensibilidade artística
apurada e um forte interesse pelo conhecimento de diferentes autores e suas
influências no campo teatral. Também apresenta curiosidade acerca da história
da arte como um todo e acerca do reflexo das artes na sociedade, assim como
do processo inverso. Períodos: diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração média: 4 anos e meio (bacharelado)
e 5 anos (licenciatura) Web site: http://www.arte.unb.br/cen/apresenta. ARTES PLÁSTICAS O artista plástico explora as linguagens visuais para a criação
artística como forma de expressão e comunicação e desenvolve reflexões sobre
a cultura e a sociedade por via da produção teórica, crítica e artística. O cursoO curso é dividido em três núcleos: Núcleo de Fundamentação, Núcleo
de Correlação e Núcleo de Aprofundamento. No Núcleo de Fundamentação, o aluno deverá cursar as disciplinas
introdutórias a diferentes linguagens artísticas e as de iniciação ao estudo
histórico e à reflexão crítica dos fenômenos artísticos. O elenco de
linguagens e técnicas abordado nas disciplinas abrange: desenho, pintura,
gravura, arte computacional, escultura, vídeo, instalação e fotografia. No Núcleo de Correlação, o aluno tem a oportunidade de elaborar um
projeto individual de síntese de seu aproveitamento das disciplinas cursadas
na etapa anterior bem como de prospecção de caminhos próprios para o
desenvolvimento de seu trabalho na etapa seguinte. O trabalho de criação
artística é acompanhado pela produção de um texto de fundamentação teórica e
contextualização histórica dos resultados alcançados, tendo em vista a
relação prática-teoria. O Núcleo de Aprofundamento é composto pelas disciplinas de Ateliê,
em que ocorre o amadurecimento do trabalho anteriormente elaborado, de acordo
com as linguagens artísticas escolhidas pelos alunos, sob a orientação de
professores-tutores. Para a elaboração do trabalho de conclusão do curso, o
aluno deverá articular de modo apropriado a autonomia gradualmente adquirida
para, inclusive, selecionar as disciplinas optativas que lhe forem
oferecidas. A UnB oferece o curso de Bacharelado em Artes Plásticas com cinco
habilitações (Pintura; Escultura; Gravura; Desenho Artístico; Teoria,
História e Crítica da Arte) e a Licenciatura em Educação Artística, para quem
quer ser professor de ensinos fundamental ou médio. O mercadoO bacharel em Artes Plásticas habilita-se a atuar em atividades que
exigem soluções originais para problemas no campo das artes visuais. Suas
atividades profissionais podem abranger a produção de obras de artes,
realização de exposições, a pesquisa e o ensino, elaboração de projetos para
instituições culturais, desenvolvimento de publicações na área de artes,
restauração e conservação, crítica de artes, entre outras. Poderá também ser
absorvido pelo mercado publicitário, trabalhando com programação visual,
animação, webdesign, entre outros. Os alunos que optam por Licenciatura têm a opção de trabalhar em
escolas públicas e particulares. Em Brasília, atualmente, esse campo está em expansão, já que, nos conteúdos
do PAS, são cobradas matérias relativas às Artes Plásticas e Cênicas e à
Música, o que aumenta a procura por professores dessas áreas. O perfil do alunoOs alunos normalmente entram para o curso já com alguma noção de
artes em geral. Muitos já desenham, outros já trabalham com fotografia, por
exemplo. O importante é que tenham alguma habilidade e sensibilidade para o
curso. Períodos: diurno ou noturno
(licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração média: 5 anos (bacharelado) e 4
anos (licenciatura) Web site: http://www.arte.unb.br/vis/apresenta.htm BIBLIOTECONOMIA O biblioteconomista zela pelos acervos pessoais ou de empresas,
mantendo a ordem e facilitando o acesso às informações contidas neles. Por
isso, é um profissional com formação muito rica em diversos campos do
conhecimento. O biblioteconomista administra dados, avalia, cataloga e
localiza informações, além de trabalhar em pesquisas em diversas áreas. O cursoO curso forma profissionais para atuar nas seguintes áreas:
gerencial (planejamento, administração, supervisão e assessoramento de
bibliotecas), operacional (seleção, aquisição, análise e síntese,
armazenamento, recuperação e disseminação dos registros do conhecimento
humano em jornais, livros e outros) e educacional (ensino, extensão e
pesquisa). Os alunos têm matérias obrigatórias específicas da área de
Biblioteconomia e de diversas outras, como Administração, Comunicação,
Estatística e Filosofia. O mercadoO biblioteconomista atua em centros de informação, institutos de
pesquisa, bibliotecas, videotecas, provedores de informação, empresas,
pinacotecas, bancos, museus, centros culturais, hemerotecas, entre outros.
Outra possibilidade é trabalhar em empresas de Biblioteconomia especializadas
em análise de informação, fazendo pesquisas para todos os tipos de
profissionais e filtrando as informações relevantes, de acordo com a pesquisa
encomendada O perfil do alunoO aluno de Biblioteconomia deve ter interesse em aprender, pois,
nesse curso, ele deve conhecer diversas áreas, para que possa estar apto a
catalogá-las, pesquisá-las e disponiblizá-las para usuários e(ou)
profissionais. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.cid.unb.br CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Esse é o profissional responsável por projetar e construir softwares
complexos com base científica; analisar problemas e projetar soluções que
requeiram uma combinação de hardware e software, e estabelecer critérios para
seleção de software e hardware adequados às necessidades empresariais,
industriais, administrativas, de ensino e de pesquisa. O cursoO curso forma recursos humanos para o desenvolvimento científico e
tecnológico da computação e informática, com capacidade para aplicar seus
conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor
e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas,
preocupado sempre com a atualização tecnológica e com o estado da arte. O
aluno também recebe uma formação em empreendedorismo, a qual lhe permite
propor planos de negócios com visão da dinâmica organizacional e conhecimento
básico das legislações trabalhista e de propriedade intelectual. No estudo de disciplinas
obrigatórias, o aluno tem uma formação profissional sólida em ciência da
computação e uma formação básica e abrangente em matemática e física
principalmente. Já nas optativas, ele tem contato com áreas como redes de
computadores, computação multimídia, inteligência artificial, sistemas
distribuídos, gerenciamento de informação, criptografia e segurança de dados,
entre outras. O mercadoCom a formação do curso, o aluno tem qualificação suficiente para
atuar em qualquer área de computação e informática no mercado de trabalho,
além de poder trabalhar para diversos tipos de empresas, desenvolvendo redes
de computadores, softwares, bancos de dados, modelagem de processos. Ele
também poderá abrir a sua própria empresa no ramo de computação e
informática. O perfil do alunoO aluno de Ciência da Computação deve ter dedicação, raciocínio
lógico e facilidade para resolver problemas. Período: diurno Duração média: 4 anos e meio Web site: http://www.cic.unb.br CIÊNCIA POLÍTICA O profissional formado em Ciência Política analisa instituições,
processos e sistemas políticos. O curso não forma profissionais para a
carreira política. O cursoO curso de Ciência Política oferece conhecimentos de teoria política
e forma profissionais na análise e na pesquisa em instituições políticas,
políticas públicas, comportamento político, processo legislativo, mudança
política e política comparada, burocracia e processo decisório, economia
política e teoria política. A principal forma de trabalho do cientista político é a pesquisa,
por meio de instrumentos teóricos e analíticos, pela utilização de métodos
quantitativos e qualitativos apropriados, para a identificação e a explicação
de acontecimentos políticos relevantes, tendo por objetivo dar subsídio para
políticas públicas. O mercadoO cientista político recebe base teórica e analítica que o capacita
a trabalhar em instituições políticas, em políticas públicas, no Poder
Legislativo, no Governo e na análise do fenômeno político. Pode também ser
contratado por institutos de pesquisa privados, ou mesmo em empresas
privadas, para análise política conjuntural e em campanhas eleitorais. Os
egressos do curso têm trabalhado em pesquisas e análise política no Congresso
Nacional e nos governos e legislativos estaduais e municipais. Recebem também
subsídios em política internacional e política comparada, em especial,
conhecimentos sobre como a política e a economia regional e mundial se
inter-relacionam. A capital federal é um mercado privilegiado, com excelentes
oportunidades de trabalho, pois permite fácil acesso a centros formadores e
executores de políticas, órgãos federais, embaixadas e organizações
internacionais (ONU, OEA, Banco Mundial e outras). O perfil do alunoO aluno deve se interessar pela área, além de ter interesses em
Estatística, História e Pesquisa. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/pol CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O biólogo pesquisa a vida em todos os seus aspectos, desde o nível
molecular até a sua inter-relação com o ecossistema. O biólogo estuda as
diversas formas de manifestação da vida humana e animal, suas origens,
natureza e os fenômenos biológicos inerentes às espécies. Preocupa-se,
também, com a interação dos universos humano e animal com o meio ambiente,
além de investigar os processos físico-químicos que ocorrem dentro dos
organismos. O cursoO curso se divide em sete áreas: Botânica, Biologia Celular, Genética
e Morfologia, Ecologia, Fitopatologia, Zoologia e Ciências Fisiológicas. O currículo é aberto e abrangente, o que faz com que o aluno entre
em contato com um pouco de cada área da Biologia, o que lhe dá maiores opções
de escolhas futuras. O instituto possui laboratórios bem equipados e oferece o
bacharelado e a licenciatura. São oferecidas diversas disciplinas optativas, ministradas no campus
da Universidade, na fazenda da UnB e em diversos outros ecossistemas como o
Zoológico e o cerrado. A UnB é bastante avançada em pesquisas e existem vários grupos nas
áreas de genoma humano, biotecnologia e ecologia (ciências do meio ambiente).
O mercadoO biólogo pode atuar em laboratórios de análise clínica, como
professor, consultor, administrador de parques, reservas e estações
biológicas, curador de acervos biológicos, diretor de museus e instituições
culturais e científicas, além de pesquisador dos diversos campos da Biologia,
em laboratórios particulares e públicos e hospitais. Órgãos públicos como o
Jardim Botânico, o IBAMA e a EMBRAPA acolhem bem os profissionais. O perfil do alunoO aluno que já gosta de Biologia no Ensino Médio tem grandes chances
de se identificar com o curso. Outro fator importante é o interesse por
plantas e animais. Períodos: diurno e noturno
(licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração média: 4 anos (diurno) e 4 anos e
meio (noturno) Web site: http://www.unb.br/ib CIÊNCIAS CONTÁBEIS O contabilista coleta e registra dados, produzindo informações
contábeis, e busca atender às exigências legais e fiscais de mercado. Sua
tarefa é gerenciar situações da melhor maneira possível, por meio da
contabilidade e da análise geral dos dados numéricos. O cursoO curso oferece um sistema bem organizado de produção de
informações, o que permite que se tenha uma visão geral da situação de uma
organização ou empresa. Isso dá a oportunidade de, se necessário, mudar o rumo que a empresa está tomando. É um curso prático e gerencial que procura oferecer aos seus alunos
os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de trabalhos relacionados
ao controle e ao registro de uma administração econômica. O departamento possui laboratórios internos que são utilizados para
a prática curricular e procuram funcionar como uma simulação mais próxima
possível da realidade de uma empresa. Existe também uma empresa-júnior,
iniciativa dos próprios alunos, que ainda está em fase de implementação e que
conta com o apoio dos professores. O aluno tem a oportunidade de estagiar em
instituições públicas e escolher entre as duas grandes áreas no departamento
– Finanças e Área Pública. O mercadoO profissional de contabilidade tem a oportunidade de atuar em
auditoria, consultoria, atividade fiscal, contabilidade pública, perícia contábil
ou como profissional liberal em escritórios contábeis. O contabilista pode atuar no desenvolvimento de pesquisas, na
ordenação de dados financeiros, em assessorias técnicas especializadas, em
pequenas e médias empresas, onde a área de mais forte atuação é a
contabilidade pública. O perfil do alunoO aluno de Ciências Contábeis deve ter iniciativa, boa capacidade de
avaliação das situações, ser capaz de perceber as ameaças e oportunidades
apresentadas, possuir grande aptidão para os números e boa capacidade de
comunicação. Períodos: diurno e noturno Duração média: 5 anos Web site: http://www.unb.b/cca CIÊNCIAS ECONÔMICAS As Ciências Econômicas estudam as atividades humanas relacionadas
com a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. O cursoO curso possui uma tradição teórica muito forte e oferece uma sólida
formação profissional com uma flexibilidade que permite ao estudante um
conhecimento de várias especializações. É um departamento dentro do Instituto
de Ciências Humanas que se divide em graduação, pós-graduação e pesquisa. O direcionamento do curso é fundamentalmente teórico e seu objetivo
é formar um profissional capaz de atuar nas mais diversas áreas que esse
campo oferece. O departamento é um
ofertante de disciplinas e recebe, semestralmente, vários alunos de outros
cursos. Existe uma empresa-júnior, a Econsult, de iniciativa dos próprios
estudantes. Além dessa empresa de consultoria, os alunos têm a opção de
diversos estágios em instituições públicas e empresas privadas, sem falar na
oportunidade de bolsas de pesquisas. O mercadoO mercado de Brasília é bem receptivo e o recém-formado pode atuar
em diversas áreas no setor financeiro ou no mercado de capitais. Em Brasília,
2/3 dos economistas estão no setor público (bancos). O economista pode também
trabalhar em corretoras ou seguradoras. O economista está apto a atuar em diversas situações, como, por
exemplo, no setor público, participando na formulação da política econômica
nacional ou regional. Outra possibilidade é a atuação no setor privado, como
analista econômico ou como consultor independente. Com os novos cursos
profissionalizantes, o mercado ficou mais exigente e o mestrado se torna cada
vez mais importante. O perfil do alunoO profissional dessa área deve ter domínio da leitura e da escrita
de uma língua estrangeira, conhecimento de informática e sempre se manter
informado. Os estudantes de economia são geralmente muito estudiosos e possuem
um grande interesse no mercado. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/ih/eco/ecosum CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS O profissional de saúde que atua no âmbito do medicamento, desde a
produção até a atenção farmacêutica. O cursoO curso oferece uma formação generalista, voltada para o
medicamento. O currículo possui uma alta carga de estágios obrigatórios e
optativos, que são realizados por meio de convênios formais em farmácias de
manipulação, farmácias hospitalares, órgãos governamentais ligados à saúde,
políticas de medicamentos, postos de saúde e indústrias farmacêuticas. A faculdade possui uma boa estrutura laboratorial, onde são ministradas as aulas práticas e onde atuam os grupos de pesquisa ligados ao curso. Nesses laboratórios, o estudante tem a opção de fazer estágios e participar de programas de bolsas de pesquisa. Atualmente, existem pesquisas nas áreas de Biologia Molecular, Produtos Naturais e outros. Os alunos da UnB têm como diferencial um profundo conhecimento em Farmacologia. O mercadoO mercado oferece várias oportunidades de trabalho nas áreas de
estágio citadas acima. O perfil do alunoO aluno de Ciências Farmacêuticas deve ser dinâmico, ter facilidade
de trabalhar em equipe, em grupos multidisciplinares e estar em sintonia com
as políticas públicas da área de saúde. Período: diurno Duração média: 4 anos e meio Web site: http://www.unb.br/fs/far.htm CIÊNCIAS SOCIAIS AntropologiaA Antropologia foca as diferenças e semelhanças das mais distintas
sociedades existentes; o antropólogo descreve e analisa essas várias
sociedades e culturas humanas. O cursoO curso tem por objetivo formar o antropólogo capaz de conviver com
o diferente. A Antropologia revela a multiplicidade do ser humano e mostra
que não existe uma única maneira de se viver e de se organizar em
sociedade.
Durante o período de graduação, o aluno tem oportunidade de
participar de vários projetos de pesquisa no departamento. Além do conteúdo
teórico, há disciplinas essencialmente práticas, como práticas de campo.
Existe também a possibilidade de dupla-habilitação dentro do Instituto de
Ciências Sociais. O mercadoExistem duas grandes áreas de atuação para o antropólogo: as
agências do Estado, como FUNAI, IBAMA, Ministério Público, e as organizações
não-governamentais, principalmente as ligadas ao meio ambiente e aos povos
indígenas. O licenciado tem também a opção de lecionar em escolas de ensino
médio. O perfil do alunoExige-se do antropólogo conhecimento geral e capacidade de escrever
bem, além de curiosidade, iniciativa e ambição intelectual. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/ics/dan SOCIOLOGIA O sociólogo estuda transformações sociais dentro da perspectiva da
relação do indivíduo com a comunidade. O cursoA Sociologia é a área que pesquisa, estuda e analisa a dinâmica
social, ou seja, como uma sociedade funciona e se transforma, procurando
compreender as singularidades do pensamento social e sua relação com seus
membros. O sociólogo, dessa forma, empenha-se na busca da compreensão do
mundo em que vive, de suas crises, utopias e possíveis soluções. Na UnB, a faculdade apresenta várias correntes sociológicas, e os
convênios internacionais possibilitam um debate ativo com sociólogos de
outros países, em palestras, conferências e seminários. A Universidade
oferece o bacharelado e a licenciatura. O mercadoO conhecimento sociológico permite uma grande interação com
profissionais de outras áreas, o que amplia as possibilidades de mercado de
trabalho para o sociólogo. O profissional bacharel pode atuar, por exemplo,
no campo político, econômico e jurídico, como pesquisador ou sociólogo em
instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais. A
licenciatura habilita o profissional a ministrar aulas nos ensinos
fundamental e médio. O perfil do alunoO aluno que resolve fazer o curso de sociologia geralmente apresenta
um forte interesse em conhecer e questionar os processos sociais
anteriormente mencionados, com interesse nas áreas de História, Comunicação e
outras ciências humanas. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/ics/sol COMPUTAÇÃO (LICENCIATURA) O foco do licenciado em Computação é o indivíduo, e não a máquina.
Ele é o responsável por compreender os processos de ensino e aprendizagem de
computação para disseminar o conhecimento de informática em todos os níveis
da sociedade. O cursoO curso de licenciatura em computação tem por objetivo formar
educadores para o ensino de computação e informática das escolas das redes
pública e particular dos ensinos fundamental e médio; da educação profissional,
para a qualificação para o trabalho; das empresas, onde a computação é a base da formação para
treinamento e educação corporativa. O curso visa atender à necessidade
imediata de informatização e absorção dos avanços dessa área nos diversos
setores da sociedade. Para isso, o curso conta com disciplinas que integram
as áreas de computação e educação. O mercadoO profissional graduado pode atuar no mercado do ensino da
computação e trabalhar em escolas, empresas e corporações educativas,
apoiando atividades de ensino e gestão educacional. Pode também atuar na
elaboração de materiais pedagógicos com suporte da informática, em tutorias
de ensino à distância e diversos outros campos associados. O perfil do alunoO aluno de licenciatura em computação deve gostar não só de
informática e matérias das áreas de ciências exatas, como também de
disciplinas básicas dos cursos de humanidades relativas aos estudos de
Psicologia, Sociologia, Filosofia e Educação. O aluno deve gostar de lidar com pessoas de todas as idades e níveis
culturais e de estabelecer formas efetivas de comunicação e expressão. Período: noturno Duração média: 4 anos e meio Web site: http://www.cic.unb.br COMUNICAÇÃO SOCIAL O profissional deve ter desprendimento e criatividade, pois vive em
função dos acontecimentos. O cursoAtualmente, são oferecidas três habilitações no curso de comunicação
social: Jornalismo, Publicidade e
Propaganda e Audiovisuais. O aluno terá que escolher sua especialização a
partir do segundo semestre de curso. Há a possibilidade de dupla-habilitação
entre os três cursos, com um acréscimo de um a dois anos. JornalismoO Jornalismo é uma profissão dinâmica que procura transmitir
informações atualizadas e de interesse público por meio dos veículos de
comunicação (rádio, televisão, jornais etc.). O Jornalismo permite ao
profissional conviver com várias pessoas e fatos, em muitos lugares. Na
verdade, o jornalista presta um serviço público, já que busca informações
para torná-las disponíveis à sociedade. Publicidade e PropagandaPublicidade é uma atividade do campo da Comunicação que se define
pela criação e divulgação de produtos, serviços e idéias. Engloba as áreas de
planejamento, tráfego, produção, criação, arte, mídia e administração. AudiovisuaisA habilitação em audiovisuais começa a ser oferecida pela UnB nesse
segundo semestre de 2003 e foi implantada no lugar dos antigos cursos de
Cinema e Radialismo. O curso forma profissionais de comunicação com uma visão geral e uma
boa formação técnica. Recentemente, o currículo foi reformulado e houve uma
redução do número de créditos obrigatórios, para que o aluno tenha maior
autonomia em direcionar seu curso de acordo com sua preferência. A faculdade oferece uma boa estrutura laboratorial de rádio e jornal,
além dos laboratórios de fotografia e informática. Recentemente, foi feito um
grande investimento em equipamentos de TV e cinema. O mercadoO mercado tem mudado suas características e vem-se tornando cada vez
mais competitivo. Exige boa formação técnica, ampla visão do mundo, formação
cultural e informação geral. É essencial o interesse pelo atual e o gosto
pela leitura, pelas artes e pela cultura. O jornalista pode atuar em redações de jornais, assessorias,
Internet, e em diversas outras áreas. O publicitário tem as opções de
agências, empresas públicas e privadas entre outras. O perfil do alunoUma das características mais importantes nessa profissão é
questionar sempre, com o objetivo de buscar a informação necessária. É
necessário ainda ter certa flexibilidade para lidar com as diversas situações
possíveis. Saber escrever e expressar-se bem também é muito importante. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/fac DESENHO INDUSTRIAL O desenhista industrial, também chamado designer, faz a ligação entre arte e tecnologia. O cursoMuitas empresas usam o desenho industrial como um fator de
competição no mercado, procurando diferenciar-se dos seus concorrentes pelo
design de seus produtos. O desenho industrial possui dois campos de atuação característicos:
programação visual, ou design gráfico, e projeto de produto, ou design de
produto. A programação visual aborda as áreas de editoração gráfica,
sinalização, identidade visual, interface gráfica de softwares, embalagens,
CD-ROM e outros. O projeto de produto atua na concepção do produto e na melhoria de
sua funcionalidade e estética, trabalha com mobiliário, eletroeletrônica,
moda, automobilística, jóias, entre outros. O curso está estruturado de modo que os três primeiros semestres ofereçam
disciplinas comuns às duas habilitações; a partir do quarto semestre, o aluno
poderá optar pelas disciplinas específicas da habilitação pretendida. As aulas práticas são desenvolvidas nos laboratórios de fotografia,
de informática, na oficina de modelo e maquete, na gráfica e nas salas de
aula equipadas com pranchetas. O mercadoO desenhista industrial pode empregar-se em uma empresa ou abrir o
próprio negócio. O mercado potencial localiza-se nas empresas de pequeno e médio
portes, gráficas, de confecções, informática, móveis, jóias e alimentos. O perfil do aluno São qualidades essenciais a
criatividade, o raciocínio espacial e a curiosidade. O designer tem de ser
perfeccionista, detalhista e minucioso, ousado, disposto a trabalhar com
novos materiais e processos produtivos e a conhecer a metodologia do projeto. Período: diurno Duração: 4 anos e meio Web site: http://www.arte.unb.br/des/apresenta DIREITO O Direito estuda as relações entre indivíduos e sociedades embasadas
nas normas jurídicas. O cursoDireito é o conhecimento científico que estuda os processos
normativos das sociedades, por intermédio da compreensão do mundo jurídico.
Devido à proximidade com o poder que a UnB proporciona, o curso tem um forte
apelo para a área pública, buscando uma maior compreensão do Estado. Outro
grande benefício é o fato de sua localização ser um ponto de encontro de
juristas de todo o país, o encontro de esforços teorizantes e práticos. O Departamento de Direito oferece cursos nos períodos noturno e
diurno, alternadamente a cada semestre, usualmente o diurno em janeiro e o
noturno em junho. Nos últimos semestres, é realizado o estágio obrigatório no
Núcleo de Prática Jurídica, localizado na cidade de Ceilândia. Na ocasião, o
aluno tem a possibilidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao
longo do curso para atender à população local. O mercadoA visão ampla das oportunidades que o curso de Direito oferece possibilitam
uma atuação do bacharel em Direito em diversas áreas, sendo a advocacia uma
das mais conhecidas. Outras possibilidades incluem as carreiras jurídicas
(assessorias, consultorias, ministério público, magistratura), o magistério e
a administração pública. O perfil do alunoO aluno do curso de Direito possui um grande interesse pela área
humanística, com curiosidade acerca dos fenômenos jurídicos. O estudante
procura compreender a dinâmica da prática técnico-jurídica na sociedade,
buscando solucionar os problemas gerados pelas exigências sociais. Períodos: diurno e noturno Duração média: 5 anos (diurno) e 6 anos
(noturno) Web site: http://www.unb.br/fd EDUCAÇÃO FÍSICA O profissional de educação física promove a saúde de crianças,
jovens, adultos e idosos por meio da prática de exercícios e atividades
corporais. O cursoA formação em Educação Física é multidisciplinar e interdisciplinar.
O estudo do ser humano em movimento se faz nos diversos níveis de análise, como
o fisiológico, o anatômico, o biomecânico, o comportamental, o pedagógico, o
sociológico, o filosófico e o antropológico. O estudante que optar por esse curso vai poder contar com uma boa
estrutura física: a faculdade conta hoje com 1 ginásio coberto; 2 quadras
poliesportivas; 2 pistas de atletismo; 2 campos de futebol oficial; 1 parque
aquático com 1 piscina olímpica, 1 piscina semi-olímpica e 1 tanque de
saltos, 4 quadras de tênis, 1 pista de cross-cerrado para caminhadas e
corridas ao ar livre e várias quadras externas, sem falar nos laboratórios e
na sala de musculação totalmente equipada, sala de dança e sala de estudos
com acervo específico. O mercadoO curso da UnB prepara professores para trabalhar na rede de ensino.
Além disso, o profissional de Educação Física conta com um mercado de
trabalho amplo e diversificado: academias, empresas de entretenimento lazer e
recreação, hotéis, clubes, preparação de equipes esportivas e personal
trainer, organizando e planejando atividades e programas esportivos. Ainda
assim, a principal perspectiva de trabalho está mesmo na rede de ensino. O perfil do alunoO estudante de Educação Física deve gostar de atividades físicas e
esportivas, ser dinamizador e ter vocação para o magistério, além de
experiência em termos da atividade física e práticas desportivas. Terá mais
facilidade aquele estudante que goste de Biologia, Química, Física e, é
claro, Educação Física. Período: diurno Duração média: 4 anos Web ssite: http://www.unb.br/fef ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA O curso de Enfermagem e Obstetrícia estuda o trabalho em equipe na
manutenção da “arte do cuidar”. O cursoO curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade de Brasília
surgiu em 1975 e forma bacharéis e licenciados. O enfermeiro é aquele que
atende à saúde individual e coletiva, praticando a prevenção da doença e a
promoção, a recuperação e a reabilitação da saúde. O fluxo do curso é tratado
de acordo com as especificidades de cada região, e, aqui no Centro-Oeste, o
perfil epidemiológico (fatores que determinam a distribuição e a freqüência
de um processo ou doença infecciosa em uma comunidade) determina o
direcionamento do curso. Os quatro primeiros semestres representam o ciclo básico, no qual o
aluno cursa disciplinas das ciências biológicas e humanas (Sociologia,
Antropologia e Psicologia). A partir do quarto semestre, a ênfase é dada aos
fundamentos da enfermagem e à prática direta, em estágios supervisionados no
Hospital Universitário de Brasília (HUB), em hospitais da rede do GDF, em
centros de saúde e ambulatórios. O HUB também possibilita aos alunos de
Enfermagem, Medicina e Odontologia a participação no programa PROASSISTE, já nos primeiros
semestres de curso, permitindo que os estudantes entrem em contato direto com
os pacientes já durante o ciclo básico do fluxo. O mercadoAs áreas de atuação da enfermagem estão relacionadas aos meios
clínico, cirúrgico, psiquiátrico, gineco-obstétrico, pediátrico e de saúde
coletiva, atuando em hospitais, centros de saúde, programas de saúde familiar
(Ministério da Saúde), sistemas de transplantes (Aeroporto) e ministrando
aulas para cursos técnicos. Os licenciados atuam no ensino fundamental e
médio, em escolas que contam com programas de saúde ou ministrando aulas para
cursos técnicos. O perfil do alunoO enfermeiro é aquele profissional que assume o compromisso de
solidarizar-se com pessoas e cooperar para que cada ser humano conserve e
mantenha a saúde. Assim, diferentemente do médico (que diagnostica e medica),
o bacharel em Enfermagem atua diretamente e constantemente com o indivíduo,
trabalhando em equipe na manutenção da “arte do cuidar”. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/fs/cur_enf.htm ENGENHARIA CIVIL O engenheiro civil garante a segurança e a execução de obras civis, como
edificações, barragens, pontes, estradas, contenção de encostas etc., e
também é responsável pela gestão e pelo tratamento das águas, esgotos e
resíduos sólidos, bem como pelo gerenciamento dos sistemas de transportes,
entre outras atividades. O cursoO curso de Engenharia Civil é muito bem conceituado em todo o país e
um dos mais antigos da Universidade, envolvendo cinco áreas importantes:
Estruturas, Geotecnia, Recursos Hídricos e Saneamento, Sistemas Construtivos
e Materiais de Transportes. Está em fase de implantação a empresa júnior do
departamento, para que os alunos saibam como funciona um escritório de
engenharia, aprendendo como funciona não só o ofício do engenheiro, como
também toda a parte administrativa, como contratação de funcionários, por
exemplo. O mercadoO campo de trabalho para o engenheiro civil é muito amplo, sendo
que, devido ao número reduzido de profissionais formados localmente, Brasília
ainda recebe profissionais de outras regiões. O engenheiro civil poderá
trabalhar no projeto, na construção e no gerenciamento de diversos tipos de
obras e em diversas entidades privadas ou públicas, como empresas de
consultoria, empresas de saneamento, agências reguladoras (ANA, ANEEL etc.).
Além disso, ele pode ser um profissional liberal nas áreas de projetos de
engenharia, construção ou de consultoria nas diversas áreas afins. O perfil do aluno Nesse curso, o aluno
inicialmente recebe um grande embasamento em disciplinas das áreas de
matemática e física e gradativamente é direcionado para os conhecimentos
específicos do curso, que tem interface com as áreas de Arquitetura,
Urbanismo, Geologia, Economia, Administração e Informática, entre outras. Período: diurno Duração média: 5 anos Web site: http://www.unb.br/ft/enc ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO Com base em uma formação multidisciplinar, o curso visa formar
profissionais que possam atender às demandas do mercado. O cursoO curso de Engenharia de Redes destina-se à formação de engenheiros
aptos a atender às crescentes e urgentes demandas da sociedade, sob uma
formação que reúna uma base de Engenharia Elétrica, associada a conhecimentos
de tecnologias da informação e de redes de comunicação multimídia, a fim de
preparar profissionais com conhecimento de mercado, já que há uma interação muito
forte entre o corpo docente e o mercado local. O curso oferece aos alunos disciplinas específicas da profissão, bem
como matemática, física, disciplinas de humanidades e de engenharia elétrica.
As disciplinas específicas de redes
incluem desde o conhecimento dos equipamentos e dos protocolos de
comunicação até o projeto, a implantação, o desenvolvimento de aplicações, o
desenvolvimento de conteúdo, a gerência e a segurança das redes em ambiente
negocial. O departamento dispõe de uma boa estrutura laboratorial para a
prática curricular e desenvolvimento de pesquisas. O mercadoO profissional de Engenharia de Redes poderá atuar nas áreas de
engenharia de redes, computação distribuída, Internet, telecomunicações e
tecnologia da informação. O mercado é carente de profissionais e, por isso mesmo, bem
receptivo. O engenheiro de redes de comunicação terá a oportunidade de
trabalhar em empresas de telecomunicações, empresas de tecnologia, empresas
de tecnologia da informação, de desenvolvimento de softwares e do governo. O perfil do alunoO aluno de Engenharia de Redes de Comunicação tem um forte interesse
por novas tecnologias e assuntos ligados à Física e à Matemática. Período: diurno Duração média: 5 anos Web site: http://www.redes.unb.br ENGENHARIA ELÉTRICA O curso objetiva transformar a natureza para o bem coletivo. O cursoO curso de Engenharia Elétrica da UnB oferece uma formação geral em
sistemas de energia elétrica, eletrônica, automação e controle e
telecomunicações, sendo possível ainda que o aluno se especialize em uma
dessas áreas, direcionando as disciplinas optativas para a área de interesse. A estrutura laboratorial é ampla e diversificada, e o aluno tem
acesso aos laboratórios para práticas curriculares e pesquisas. O mercadoO mercado é bastante amplo: o profissional poderá atuar nas áreas de
planejamento, projeto ou manutenção em empresas de desenvolvimento de
sistemas eletroeletrônicos, em empresas de telecomunicações, empresas de
geração e distribuição de energia elétrica, em indústrias de manufatura, em
empresas de instalação e manutenção de sistemas elétricos e no ensino e
pesquisa em universidades e institutos de pesquisa. O perfil do alunoPara um bom desempenho profissional, o engenheiro eletricista deve
ter interesse e aptidão por matemática, física, química e computação. Período: diurno Duração média: 5 anos Web site: http://www.ene.unb.br ENGENHARIA FLORESTAL É o ramo da engenharia dedicado ao estudo dos recursos florestais. O cursoO curso de Engenharia Florestal tem interface com diversas áreas do
conhecimento: Biologia, Botânica, Matemática, Química, Agronomia e Ecologia. Durante a graduação, o aluno poderá contar com práticas curriculares
nos laboratórios e na fazenda Água Limpa. Além disso, o aluno terá fácil contato
com o mercado de trabalho. O curso objetiva formar profissionais capazes de fazer o manejo
florestal sustentável e com vocação para trabalhar com o cerrado. O aluno irá cursar disciplinas nas áreas de biologia, matemática,
física, química e informática. O mercadoO engenheiro florestal poderá trabalhar com manejo florestal,
sensoriamento remoto, arborização e paisagismo, construção para fins
florestais, manejo de bacias hidrográficas, biotecnologia aplicada a recursos
florestais, produção de mudas, utilização e tecnologia da madeira e proteção
e conservação de recursos florestais. O mercado é promissor: o engenheiro florestal poderá trabalhar em
empresas e indústrias florestais e em órgãos florestais, ambientais e de fiscalização
do governo. O perfil do alunoO aluno de Engenharia Florestal demonstra um forte interesse por
disciplinas como Biologia, Botânica e Ecologia. Período: diurno Duração média: 5 anos Web site: http://www.unb.br/ft/efl ENGENHARIA MECÂNICA O curso de Engenharia Mecânica oferece conhecimento para projetar
máquinas e equipamentos. O cursoEngenharia Mecânica é o ramo das engenharias que lida com diferentes
processos mecânicos, máquinas, instalações industriais, equipamentos
mecânicos e eletromecânicos, veículos automotores, sistemas de produção e de
utilização da energia, sistemas de refrigeração e ar condicionado e assuntos
correlatos. Ao engenheiro mecânico cabe aplicar os conhecimentos da matemática e
das ciências naturais para utilizar os materiais e forças da natureza na
solução de problemas gerados por necessidades específicas da sociedade.
Encontrar soluções para essas necessidades requer compatibilizar restrições
de ordens legal, econômica e ambiental, o que torna a profissão altamente
interativa e desafiadora. O curso de Engenharia Mecânica proporciona ao aluno um forte
embasamento científico, preparando-o para atuar em uma realidade de contínua
evolução tecnológica. A formação é generalista e a ênfase em uma área
específica fica a cargo do aluno na elaboração de seu projeto de graduação,
ao final do curso. O mercadoAs grandes áreas de atuação da Engenharia Mecânica são a mecânica
dos fluidos, a engenharia térmica, a mecânica dos sólidos, os projetos de
máquinas e os processos de fabricação. O engenheiro mecânico costuma atuar em
indústrias e fábricas, o que gera uma maior demanda desse profissional na
região Sudeste. Em Brasília, o mercado de trabalho está relacionado às
empresas de engenharia (na elaboração e manutenção de projetos) e à área de
refrigeração. O perfil do alunoO aluno de Engenharia Mecânica apresenta uma curiosidade pelo
processo de fabricação e funcionamento de todos os tipos de máquinas, tendo
interesse em áreas como Física, Matemática, e
Engenharias (em especial a Engenharia Elétrica e a Engenharia Mecatrônica). Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.enm.unb.br ENGENHARIA MECATRÔNICA O engenheiro mecatrônico resolve problemas de ordem tecnológica e busca
soluções inovadoras, objetivas e práticas, que levem ao resultado esperado de
maneira rápida, simples e barata. Seu objetivo é fazer que, uma vez
configurado o programa, haja a mínima intervenção humana no processo de
produção. O cursoEngenharia Mecatrônica é a interação de três grandes áreas: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciências da Computação. Possui as ferramentas necessárias para a otimização da produção, visando a uma melhoria na qualidade dos equipamentos, diminuição das falhas e, conseqüentemente, redução dos custos de matérias-primas e energia. Um sistema mecatrônico realiza aquisição de sinais, processamento digital e, como saída, gera forças e movimentos. O curso tem a duração de 5 anos, com forte base teórica e uma
estrutura laboratorial bem equipada e moderna. O curso procura formar um
profissional capaz de trabalhar nos diversos campos de atuação: automação
industrial, automação comercial, automação bancária, automação agrícola e
automação predial. Existe o estágio curricular obrigatório, em que o aluno tem a
oportunidade de estagiar em empresas externas à faculdade com o apoio dos
professores. É de iniciativa dos alunos uma empresa-júnior de Mecatrônica, a
MECAJUN, que organiza visitas técnicas a institutos de pesquisas e outras
empresas que atuam no ramo. O aluno tem a oportunidade de ter uma visão ampla
e recebe as ferramentas necessárias para sua escolha profissional. O mercadoAtualmente, como o modo de produção do país tende a se adequar ao
padrão tecnológico internacional, o profissional de mecatrônica encontra boas
perspectivas de trabalho, uma vez que o computador se faz presente em
praticamente todas as áreas da vida humana e é imprescindível para o
desenvolvimento tecnológico. O profissional da área de Mecatrônica é um
especificador, gerenciador e supervisor da operação de equipamentos e tem
forte presença na programação de computadores. O perfil do alunoO engenheiro tem como base para seu trabalho a Matemática, a Física
e a Computação, o que torna indispensável o interesse por essas áreas. Períodos: noturno e diurno Duração média: 4 anos e meio Web site: http://www.enm.unb.br ESTATÍSTICA O estatístico orienta e conduz todo o levantamento dos dados
referentes ao objeto de análise. O cursoA filosofia do curso de Estatística da UnB é formar profissionais
para o serviço público nas áreas de economia, indústria ou medicina
(bioestatística), mas tem como eixo uma formação geral. Os alunos têm à sua disposição o laboratório de informática, com computadores
conectados à Internet para prática curricular, biblioteca com acervo
específico (estatística e matemática) e sala de estudos. Durante a graduação, o aluno poderá contar com uma empresa-júnior
assessorada por professores e aberta ao mercado para pôr em prática os
conhecimentos adquiridos. O mercadoO mercado para o profissional de estatística é bastante acolhedor. O
estatístico pode atuar em áreas como recenseamento populacional, eleições,
controle de produção ou de qualidade de produtos etc. O perfil do alunoO aluno de Estatística deve gostar acima de tudo de matemática e de
trabalhos de campo, ter raciocínio lógico e facilidade para lidar com
números. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/ie/est FILOSOFIA A Filosofia estuda a reflexão fundamental, crítica e de máxima
abrangência dos conhecimentos do mundo. O cursoO curso de Filosofia consiste em pesquisas encaminhadas por meio de
leituras, elaboração de monografias, o que desenvolve capacidades analítica e
crítica, habilidade para extrair conclusões sobre próprios interesses
filosóficos, melhorando o nível, a quantidade e a profundidade das
informações, visando à melhora da futura produção filosófica. Na UnB, além de
diversas pesquisas desenvolvidas por professores que são auxiliados pelos
alunos, o departamento conta com o laboratório de Filosofia, onde se pretende
reunir e estimular a produção de filosofia em forma de filmes, manifestos,
hipertextos, jogos de computador etc. No momento, há uma iniciativa para se
fazer programas de TV e rádio. Para os alunos de licenciatura, existe o
estágio obrigatório para a conclusão do curso. O estudante pode fazer dupla
habilitação. O mercadoO grande campo para o filósofo hoje no Brasil é trabalhar nos ensinos
fundamental e médio. No caso do aluno de Bacharelado, uma boa opção é a
Pós-graduação ou o Mestrado, visando ao mercado do ensino superior ou às
assessorias e consultorias em cargos públicos, utilizando os conhecimentos
adquiridos durante o curso. Fora do Brasil, alguns filósofos trabalham na
área de Ética em hospitais, instituições jurídicas (judiciárias) etc. O perfil do aluno O curso de Filosofia é típico para quem gosta
de ler, pensar e escrever. São diversas monografias, textos antigos, discussões
e livros para o aluno se envolver. O interesse por línguas modernas, como
inglês e alemão, e também línguas clássicas, como o grego e o latim, também é
importante. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/ih/fil FÍSICA A Física é uma ciência e, como tal, torna-se necessária para a
sociedade, sendo o objetivo do cientista propor problemas que sejam
relevantes e úteis para seu meio. Seu objeto de estudo são os fenômenos
naturais, tais como movimento dos corpos, estados e propriedades da matéria,
radiações e ondas (usando modelos matemáticos teóricos, técnicas
experimentais ou simulações em computadores) e suas implicações do ponto de
vista teórico (estabelecendo leis ou regras gerais que possam explicar os
fatos observados e prever novos fenômenos) ou do ponto de vista prático
(propondo ou apontando possibilidades de desenvolvimento de novos
dispositivos ou tecnologias). O cursoO enfoque do curso é essencialmente teórico e a UnB oferece
laboratórios com uma boa estrutura e recursos. O Instituto de Física oferece,
além do Bacharelado e da Licenciatura, a habilitação em Física Computacional,
em que o aluno tem por objetivo o desenvolvimento de programas e de sistemas
computacionais. A licenciatura em física da Universidade de Brasília difere das
demais por apresentar um direcionamento ao aprendizado de técnicas utilizadas
pelo educador de física em específico. Para tal, a Universidade conta com
laboratórios didáticos utilizados tanto pelo bacharelado quanto para a
licenciatura, um Laboratório Didático de Ensino de Física (LADEF), que
procura incentivar os alunos a produzirem e desenvolverem material de ensino
adequados e didáticos, além de uma “Experimentoteca”, que é um laboratório de
experimentações utilizado pelos universitários de ambas as especializações e
que recebe visitas orientadas de estudantes do ensino médio. O mercadoO bacharel em Física tem sua formação voltada para a pesquisa, e o
licenciado, para o ensino médio. No caso do licenciado, o mercado está bem
aberto e a demanda de profissionais nessa área é bem alta. O bacharel
encontra um mercado voltado para universidades em pesquisa e ensino, e exige
um tempo maior de preparo e estudo. Existe também a oportunidade de ingresso em centros de pesquisa nos
Ministério de Ciência e Tecnologia e outros. Para o licenciado, além do mercado de trabalho escolar, há uma
demanda nascente para a atuação em centros culturais e museus de ciência. O perfil do alunoO aluno de Física apresenta interesse, logo no ensino médio, por
matérias exatas, como a matemática e a própria física, além de ter como
característica a curiosidade sobre os fenômenos naturais. Períodos: diurno e noturno (licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração média: 4 anos (diurno) e 4 anos e meio (noturno) Web site: http://www.fis.unb.br GEOGRAFIA O curso de Geografia da
UnB preocupa-se em formar
profissionais antenados com a realidade e voltados para questões como o meio
ambiente. É a Geografia que não está em atlas sem e decorebas. O cursoO curso visa a formação de professores do ensino fundamental e médio
e pesquisadores. Dentre as áreas estudadas na graduação estão a geomorfologia (estudo
do relevo), a climatologia (estudos relacionados ao clima), a cartografia
(leitura de cartas geográficas e elaboração de mapas temáticos), a geografia
humana (estudos da relação sociedade/espaço), a geografia agrária (estudos do
meio rural) e a geografia urbana (estudos da cidade). O aluno do curso de Geografia da UnB tem a seu dispor 3 laboratórios
(cartografia, geografia física e LSIE – laboratório de sistemas espaciais), e
ao longo do curso, pode contar com bolsas de pesquisa, estágio por meio de
convênio com empresas e escolas e práticas de campo. O mercadoO curso de Geografia possui duas habilitações: licenciatura e
bacharelado. Aquele aluno que optar por licenciatura poderá dar aulas no
ensino público e privado, nos ensinos médio e fundamental. A formação de
geógrafo possibilita o trabalho como pesquisador ou consultor em empresas
públicas e privadas. O perfil do alunoSe você sempre gostou de disciplinas como biologia, química e, é
claro, geografia, possui o perfil para a profissão que demanda pessoas
questionadoras, observadoras e que tenham aptidão para a pesquisa. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/ih/gea GEOLOGIA A Geologia estuda como as forças naturais agem sobre o planeta e que
efeitos elas acarretam. O cursoA Geologia é a ciência que busca o conhecimento da origem,
composição e evolução da Terra ao longo do tempo. O conhecimento geológico é
de fundamental importância para a sociedade moderna, pois tem o papel de
orientar o planejamento da ocupação do solo, da exploração dos recursos
minerais e hídricos e de poder estabelecer as principais medidas de preservação
do ambiente. As pesquisas desenvolvidas no Instituto de Geociências da
Universidade de Brasília, considerado um dos melhores do país, têm
contribuído para o avanço científico e tecnológico na área de Geologia. O mercadoO enfoque do curso da UnB dá-se na formação de um geólogo
polivalente, permitindo ao profissional adaptar-se aos vários campos de
atuação existentes, cujo conhecimento pode ser empregado na procura de
substâncias naturais (água subterrânea, petróleo, minerais metálicos e
preciosos, areia, calcário, argilas e outros materiais utilizados na
indústria e na construção civil), nas atividades relacionadas à ocupação do
solo e à construção civil, na proteção do meio ambiente e nos levantamentos
geológicos básicos (através de mapeamento). O bacharel em Geologia poderá atuar em empresas de exploração
mineral, instituições de ensino superior e de pesquisa, empresas de
consultoria e em órgãos governamentais de fiscalização do uso do solo e do
subsolo. O perfil do alunoConhecimentos significativos em Física, Matemática e Química, gosto
por pesquisa de campo, dedicação e amor à natureza são alguns dos requisitos
pessoais importantes para o geólogo. Existem especialidades em que o
profissional trabalha quase que exclusivamente em laboratórios. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/ig HISTÓRIA Investigação e interpretação crítica dos acontecimentos passados e
presentes. O cursoA História é um dos mais antigos saberes constituídos pela civilização
ocidental e procura analisar a forma como em diferentes tempos e espaços
(incluindo o presente) os homens e os grupos sociais se percebem e percebem a
sociedade que os cerca. A História pode ser política, econômica, religiosa,
das idéias, das mentalidades, dos costumes, da cultura, do cotidiano, das
relações internacionais, das regiões, do mundo, antiga, medieval, moderna e
contemporânea. O curso da Universidade de Brasília é marcado pela
interdisciplinaridade, o que proporciona o diálogo constante com outras áreas
do saber. O historiador precisa ter competência redacional, para registrar as
análises realizadas, e competência da comunicação verbal, para saber se
expressar sobre aquilo que observa. O Departamento de História da UnB oferece
as habilitações em licenciatura, para a qual o estudante deverá realizar
disciplinas pedagógicas e estágio supervisionado, e em bacharelado. O mercadoO licenciado está habilitado a ministrar aulas nos ensinos
fundamental e médio. O bacharel geralmente atua em pesquisa, mas vem se
verificando uma expansão em áreas relacionadas aos mais variados tipos de
informação, como arquivos, museus, bibliotecas, administração pública,
perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo),
editoras e setores de informação de emissoras (assessoria em produções de
novelas e minisséries). Os historiadores também são requisitados para
trabalhar como assessores políticos. O perfil do alunoO estudante de História demonstra um interesse acentuado pelas ciências humanas, Filosofia, Letras, Comunicação, Artes e, é claro, História. A curiosidade desse aluno está relacionada a como acontecimentos passados e presentes influenciam uma determinada comunidade. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/ih/his LETRAS O curso de Letras é o estudo de línguas e suas respectivas
literaturas. O cursoLetras é o curso que estuda as línguas e suas respectivas
literaturas, bem como a Lingüística, ciência da linguagem, e a Teoria da
Literatura. O aluno que ingressar no curso de Letras poderá optar pela
habilitação em bacharelado ou em licenciatura. O bacharelado forma pesquisadores, revisores de textos, consultores
etc., enquanto a licenciatura forma professores de língua vernácula, línguas estrangeiras
e respectivas literaturas (inglês e francês no curso diurno e espanhol e
japonês no curso noturno), ou português do Brasil para falantes que não têm a
língua portuguesa como língua materna, como os índios e os estrangeiros (no
turno diurno). O mercadoA formação do profissional de Letras é primordialmente dirigida ao
ensino (licenciatura) e à pesquisa (bacharelado), mas esse profissional
também pode exercer funções ligadas a atividades administrativas no serviço
público, prestar assessorias diversas, trabalhar com revisão de textos e
editoração. O Instituto de Letras da UnB busca formar profissionais capazes
de uma atuação competente, crítica e transformadora da realidade. O perfil do alunoO aluno de Letras possui um interesse pelo estudo e pelo
conhecimento da linguagem e de idiomas. Esse interesse é notado no ensino
médio pela grande atração por matérias como gramática, literatura e línguas
estrangeiras. Períodos: diurno e noturno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/il/liv LETRAS-TRADUÇÃO O tradutor é o profissional da globalização. É ele
quem conhece a língua e a cultura de diversos países e está apto a
traduzir documentos, palestras e textos, de caráter técnico, científico,
artístico e literário. O cursoA profissão de tradutor está em muita evidência, já que a troca de
informação entre países é cada vez mais intensa e necessária. O tradutor é o único profissional apto a traduzir documentos, os
quais, somente dessa forma, podem ser considerados documentos originais na
língua para que foram traduzidos. O aluno pode optar pela tradução em Francês
ou Inglês, e pode pedir dupla habilitação a partir do 6º semestre. Existe, na
UnB, uma oficina de tradução, onde os alunos prestam serviço para a
universidade e outras entidades, além de serem oferecidos cursos de Inglês e
Francês para a comunidade e curso de Português para estrangeiros. O mercadoO mercado de trabalho do tradutor é muito amplo. Documentos, livros,
softwares, textos, e outros sistemas que utilizam uma língua estrangeira
devem passar por um tradutor antes de chegarem ao público brasileiro. Ele
pode trabalhar também com legendas de filmes e seriados para TVs a cabo,
trabalhar com ONGs (como a ONU ou Unicef ) e embaixadas, ou até mesmo
trabalhar na sua própria casa pela Internet, conectado com todo o mundo. Além
disso, a profissão propicia viagens e conhecimento sobre diversas culturas. O perfil do alunoO aluno tem aulas da língua que escolheu na universidade, mas é
desejável que ele já tenha boas noções de pelo menos dois idiomas e saiba
também alguns termos técnicos, expressões cotidianas, gírias e cultura dos
países onde essas línguas são faladas. Período: diurno Duração média: 4 anos e meio Web site: http://www.unb.br/il/let/ MATEMÁTICA A Matemática é uma linguagem, uma ciência e uma arte. É utilizada para executar operações elementares que
a vida cotidiana requer, para se desenhar as plantas dos edifícios, calcular a
resistência dos materiais que são empregados nas construções, projetar os
circuitos dos aparelhos eletrônicos, lançar ao espaço satélites e foguetes,
entre inúmeras outras possibilidades. O cursoA UnB oferece as opções de bacharelado (no turno diurno) e de
licenciatura (nos turnos noturno e diurno), que o aluno escolhe no momento da
matrícula no Departamento, após sua aprovação no vestibular. O fluxo de ambas
as habilitações é extremamente estrutural, ou seja, cada semestre depende do
aproveitamento do anterior. O licenciado realiza disciplinas específicas de didática sobre
matemática, e o departamento conta com o SAMAC (Serviço de Atendimento de
Matemática à Comunidade), no qual são realizados trabalhos individuais com a
população. O mercadoO licenciado obtém formação para atuar nos ensinos fundamental e
médio, podendo se especializar em uma pós-graduação e atuar junto à academia.
O bacharelando possui uma ampla gama de possibilidades devido à sua
capacidade de intervir em outras áreas, tais como a Física, a Economia e a
Estatística. O profissional pode vir a atuar em pesquisa, empresas de seguro,
mercado financeiro, bancos e outras instituições. Atualmente, uma área de
grande expansão é o mercado de trabalho relacionado com computação. O perfil do alunoO estudante de Matemática geralmente possui um interesse
considerável no ensino médio por matérias relacionadas às ciências exatas,
como Física, Estatística, Química, Biologia e, é claro, Matemática. A
curiosidade do aluno do curso está voltada para a linguagem que expressa
formalmente o que se observa na natureza, por meio de funções, equações e
outras relações entre números. Períodos: diurno e noturno
(licenciatura) e diurno (bacharelado) Duração média: 4 anos Web site: http://www.mat.unb.br MEDICINA A Medicina é uma atividade de serviço, envolvendo prevenção, cura de
doenças e promoção de saúde. Possibilita a oportunidade de trabalhar com
pessoas nas mais diversas situações, mas faz-se necessário reconhecer a importância
da relação humanística com o paciente e ter uma visão da realidade social que
o envolve. O cursoO curso se divide em dois ciclos: o ciclo básico, no qual estão as
disciplinas obrigatórias como Morfologia, Bioquímica, Biologia Molecular e
Celular, Genética, Parasitologia, Medicina Social e Patologia, e que fornece
uma base teórica e prática para capacitar o aluno a enfrentar a parte
clínica; e o ciclo clínico, em que o aluno começa a freqüentar o hospital e
ter contado direto com o paciente,
indo a enfermarias, ambulatórios e pronto-socorro. A parte final do ciclo
clínico é chamada Internato, que é a fase de treinamento em serviço com
orientação e supervisão. O objetivo do curso de Medicina da UnB é formar um médico geral, com
visão ampla da Medicina e dos conceitos de família, sociedade e cidadania,
apto a prevenir, diagnosticar e tratar os agravos à saúde dos indivíduos.
Dá-se um enfoque na visão crítica das informações científicas dentro dos
conceitos humanísticos e éticos. Existem projetos de extensão extracurriculares para os quais os
alunos têm a oportunidade de entrar desde o primeiro semestre, e que têm por
objetivo fazer com que o estudante conheça a pessoa antes da doença. A faculdade está equipada com 27
laboratórios, onde são ministradas as disciplina práticas e onde se
desenvolvem parte das pesquisas existentes na faculdade. Os alunos têm a
oportunidade de estagiar em hospitais da rede pública e no Hospital
Universitário, o HUB. O mercadoA Medicina é a ciência que investiga a natureza e as causas das
doenças humanas e a melhor maneira de preveni-las e combatê-las. As grandes especialidades da Medicina são Clínica Médica, Clínica
Cirúrgica, Medicina da Criança e do Adolescente, Ginecologia e Obstetrícia,
Psiquiatria e Medicina Social. O médico pode atuar na parte curativa, na
pesquisa, no ensino e na profilaxia. O perfil do alunoSer médico não é só cuidar, é ser também formador e educador.
Medicina é a ciência que investiga a natureza e as causas das doenças humanas
e a melhor maneira de preveni-las e combatê-las. Exige-se do médico muita
dedicação ao estudo, disciplina e trabalho, comprometimento com a profissão e
vontade de aprender a cada dia. Período: diurno Duração média: 6 anos Web site: http://www.unb.br/fm MEDICINA VETERINÁRIA A ênfase do curso está nas matérias voltadas primordialmente às
questões da reprodução animal e da biotecnologia. O cursoA filosofia do curso de Medicina Veterinária da UnB é a de formar
profissionais com o conhecimento do todo (o curso oferece um leque de
variedades bem amplo). A formação profissional é voltada para a exploração
racional e econômica, bem como para a promoção da saúde dos animais, de
acordo com os princípios éticos, objetivando o bem-estar social, a
preservação da saúde humana, do ambiente e do bem-estar animal. Estão sendo desenvolvidos convênios com instituições de ensino
superior, zoológicos, aquários e particulares e possíveis estágios no
exterior. O aluno de Medicina Veterinária conta com grandes possibilidades de
praticar o que aprendeu ainda no período de graduação. A Faculdade de Medicina Veterinária conta hoje com um hospital
veterinário com duas sedes em pleno funcionamento, uma para animais de
pequeno porte, localizado na L4 Norte, e uma para animais de grande porte,
localizado na Granja do Torto. O mercadoOs profissionais da veterinária podem desenvolver suas atividades
nas seguintes áreas de especialização: clínica, indústria, extensão rural,
defesa sanitária, pesquisa e ensino. O mercado de trabalho é bastante amplo na área de inspeção de
produtos de origem animal, produção de diferentes espécies de animais,
clínica de animais de pequeno porte. O perfil do alunoO aluno de Veterinária apresenta um interesse natural por animais e
processos fisiológicos, interesse este notado no ensino médio pelo gosto por
matérias como a Química e a Biologia. Período: diurno Duração média: 5 anos Web site: http://www.unb.br/fav MÚSICA O músico é o profissional que se utiliza de vários meios, como o
instrumento musical, a voz, a regência, o ensino, a composição, a crítica e a
pesquisa para produzir música. O cursoO curso de Música se divide em bacharelado e licenciatura. O
bacharelado se destina à formação de instrumentistas, cantores, regentes e compositores
que possam atuar em uma das seguintes habilitações: canto, composição,
flauta, oboé, clarineta, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone,
violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão e piano. Outra possibilidade
é a licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Música, que visa à
formação de profissionais dos ensinos médio e fundamental ou instrumentistas.
O curso é balanceado entre teoria e prática, e o aluno tem disciplinas de
habilidades aplicadas, prática instrumental e história da música. A faculdade oferece infra-estrutura básica de salas e auditórios.
Existe possibilidade de dupla habilitação nas seguintes áreas: instrumento e
regência, instrumento e composição, instrumento e licenciatura. Na prática
instrumental, o aluno pode optar por orquestra sinfônica, orquestra de corda,
música popular e prática de conjunto. O curso exige uma prova de habilidades específicas que requer um
certo nível de conhecimento musical anterior e prepara os alunos para estarem
aptos a atuar no mercado de trabalho com alto nível de competência. O mercadoO mercado pode ser dividido também em duas áreas de atuação: música
erudita e música popular. Essa delimitação é definida pela linguagem usada em
cada estilo e, muitas vezes, os músicos formados na Universidade estão
capacitados a atuar em ambas as áreas. Os profissionais podem trabalhar em orquestras, bandas, corais,
estúdios de gravação, escolas de música ou investirem em sua carreira
pessoal. Podem também orientar um grupo sob a sua regência, desenvolver
pesquisas sobre temas musicais ou sobre o folclore, escrever críticas para a
imprensa e compor música para as mais diferentes finalidades. O perfil do alunoO músico deve ter um compromisso pessoal em querer fazer um bom
trabalho musical. Perseverança e dedicação são marcas registradas do
profissional de música e devem ser equilibradas com o dom de criar recursos
para tornar sua arte atrativa. O músico deve demonstrar disciplina e
interesse para ter sucesso na profissão, bem como sensibilidade, cultura
geral e um bom ouvido. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.arte.unb.br/mus/apresenta NUTRIÇÃO O principal objeto de trabalho da Nutrição é a alimentação e a
nutrição do homem, tendo como meta fundamental a garantia da segurança
alimentar, contribuindo para a promoção e a recuperação da saúde, prevenção
de doenças e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida do indivíduo
e da coletividade. O cursoA Nutrição se divide em três áreas básicas: Nutrição e Saúde
Pública, Nutrição Clínica e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição,
ou Alimentação Institucional. O curso na UnB possui enfoque teórico e generalista, incluindo
estágio supervisionado obrigatório nas três áreas básicas de atuação. Tem por
objetivo formar um profissional com visão ampla, humanista e crítica. A UnB possui convênios formais com instituições (ministérios, postos
de saúde, HUB e outros) para estágios fora da Universidade, o que oferece ao
aluno oportunidades de conhecer melhor o mercado de trabalho. O currículo é
flexível e dá aos alunos a oportunidade de construí-lo a partir dos
componentes curriculares optativos ofertados de acordo com as demandas das
áreas de atuação e a partir de temas de aprofundamento. Os serviços de alimentação promovem o atendimento dietético a
coletividades sadias em restaurantes e lanchonetes industriais ou comerciais,
o planejamento físico-funcional dos ambientes, a elaboração de previsão para
compra de gêneros alimentícios, a criação de cardápios balanceados, a administração
dos recursos humanos, materiais e financeiros e o controle da qualidade dos
alimentos nos padrões recomendados pela legislação. O mercadoO mercado é bem amplo. Existe possibilidade de trabalho no controle
de qualidade microbiológico de empresas alimentícias, na área de Nutrição e
Marketing (fazendo distinção do produto inerente a um determinado nicho de
mercado), entre outras. O perfil do alunoO nutricionista é o profissional que possui desejo de cuidar do outro.
Ele trabalha o alimento de maneira científica e com uma compreensão social.
Vê a alimentação não só como uma necessidade fisiológica, mas como
possibilidade de futuro da humanidade e base de sobrevivência e saúde. Vale lembrar que não existe possibilidade de trabalho individual, o
que exige capacidade de relacionamento em equipe e visão holística do ser
humano. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/fs/dep_nut.htm ODONTOLOGIA O curso tem como objetivo a formação de profissionais que prezem a
promoção da saúde e o atendimento às necessidades básicas da população. O cursoO profissional de Odontologia trata do diagnóstico, da prevenção e
do tratamento de doenças que afetam a cavidade bucal, a oclusão dentária e as
funções do aparelho estomatogmático. O curso oferece uma formação generalista, com ênfase nas áreas
básicas e no treinamento clínico específico para que o profissional possa
atuar em qualquer área. Em relação à estrutura do curso, o aluno poderá contar com um
laboratório de pré-clínica e clínica no Hospital Universitário da UnB. No último ano de curso, o aluno realiza um estágio comunitário na
rede pública de atendimento. O mercadoO profissional poderá optar por trabalhar na rede de serviço público
e em consultórios particulares. Para exercer a profissão, é preciso
registrar-se no Conselho Regional de Odontologia. As opções de atuação são várias, entre elas, periodontia (tratamento
de gengivas), estética, radiologia, odontologia social e preventiva,
odontopediatria e clínica geral. O profissional poderá trabalhar na rede pública de saúde, em
empresas ou instituições públicas e privadas, consultórios particulares,
ensino, pesquisa e extensão em universidades. O perfil do alunoO futuro odontólogo deve identificar-se com o curso, ter aptidão
para a área da saúde e saber trabalhar em equipe. Período: diurno Duração média: 5 anos Web site: http://www.unb.br/fs/dep_odt.htm PEDAGOGIA O pedagogo é um profissional que aplica princípios e métodos
específicos em aulas, na administração e na condução de assuntos referentes à
Educação. O pedagogo é essencialmente um educador. O cursoO curso de Pedagogia da UnB oferece as seguintes habilitações:
Magistério das Séries Iniciais, Magistério para o Ensino Especial, Orientação
Educacional. A Pedagogia é vista como uma profissão que tem por objetivo
maior a formação do homem, por isso o curso tem uma considerável interface
com Psicologia, Serviço Social, Medicina, História, Sociologia, Filosofia,
Antropologia, Comunicação e Administração. O mercadoAs áreas de atuação mais comuns são: Magistério (como professor de
alfabetização, ensino fundamental e médio); Administração Escolar
(organização, planejamento e controle do processo educacional); Educação
Especial (trabalho educacional com alunos excepcionais, deficientes físicos
ou mentais); Orientação Educacional (assistência aos alunos de ensino
fundamental e médio no desenvolvimento da personalidade e no ajustamento
pessoal, social e profissional); Inspeção Escolar (orientação, controle e
avaliação da direção, coordenação e corpo docente da escola). Também pode
trabalhar como técnico em educação em empresas públicas e particulares e como
pesquisador. O perfil do alunoAlgumas características pessoais importantes para o bom desempenho
profissional em Pedagogia são: competência acadêmica, capacidade de
observação, facilidade de interagir com outras pessoas, sensibilidade social,
iniciativa e criatividade. Períodos: diurno e noturno Duração média: 4 anos Web site: http://www.fe.unb.br PSICOLOGIA O psicólogo se interessa pelo ser humano, seus processos mentais e
seu comportamento. É quem diagnostica, previne e trata diversos fenômenos psíquicos. O cursoO aluno de Psicologia pode escolher duas entre três opções de
habilitação: licenciado, para ser professor da área, bacharel, para atuar em
empresas e consultorias, ou psicólogo, para clinicar. Na UnB, os alunos podem praticar o que aprendem em alguns projetos
da própria faculdade, como na “Práxis”, empresa-júnior que presta consultoria
de Recursos Humanos, e o CAEP, clínica-escola onde pesquisas são
desenvolvidas, contando com a participação de alunos, professores e outros
profissionais, como fonoaudiólogos e assistentes sociais. O mercadoO mercado é específico para cada uma das habilidades. Para o
licenciado, a opção seria dar aulas na área de Psicologia. Já o bacharel,
como não tem licença para ter seus pacientes, pode trabalhar como consultor em
empresas na área de recursos humanos, avaliar perfil do consumidor, elaborar
meios e formas de abordar pessoas em pesquisas para institutos como o IBGE,
entre outras áreas. E o psicólogo pode trabalhar em empresas púbicas ou
privadas ou como autônomo. Nesses casos, precisam de um tempo para conseguir
uma clientela. O perfil do alunoO aluno de psicologia deve ter empatia, criatividade, liderança.
Deve gostar de lidar com pessoas e criar possibilidades. É preciso saber
ouvir, gostar de ler e ser muito observador. Período: diurno Duração média: 4 anos (Bacharelado e
Licenciatura) e 5 anos (Psicólogo) Web site: http://www.unb.br/ip/web/index.htm QUÍMICA A Química estuda as transformações da matéria, a composição e as propriedades
das substâncias, assim como os mecanismos e a energia envolvidos nas
transformações. O cursoA Química é subdividida em áreas de atuação: química orgânica,
química inorgânica, química analítica, físico-química e química industrial. O curso possui duas formações: bacharelado e licenciatura. O
bacharelado possui enfoque técnico-científico e compreende basicamente quatro
áreas: orgânica, inorgânica, analítica e físico-química. A licenciatura visa
formar professores de química, envolvendo, além das quatro áreas
tradicionais, a área de ensino, com enfoque psico-pedagógico. Durante o curso, o aluno poderá desenvolver pesquisas, projetos e
experimentos, além de poder estagiar em escolas. O curso oferece ao aluno 6 laboratórios, onde ele poderá desenvolver
práticas curriculares. O mercadoO profissional recém-formado na área não deve encontrar problemas em
se encaixar no mercado. Ele poderá atuar em indústrias, institutos de saúde,
órgãos públicos, laboratórios universitários, centros de pesquisa, estabelecimentos
de ensino médio, entre outros. O perfil do alunoÉ importante que o aluno tenha senso crítico, visão de ensino atual
e comprometimento com as mudanças. Períodos: diurno (bacharelado) e
noturno (licenciatura) Duração média: 4 anos e meio Web site: http://www.unb.br/iq RELAÇÕES INTERNACIONAIS Análise da conjuntura internacional, comunicação e diplomacia são
elementos fundamentais para essa profissão. O cursoO profissional de Relações Internacionais é responsável por formular
e implantar as chamadas “políticas internacionais” de atores públicos e
privados, focalizando, além das interações entre os Estados Nacionais,
fenômenos recentes, como a globalização, a integração regional, a formação de
blocos econômicos, a cooperação e a segurança nos planos regional e
internacional e a estruturação de regimes internacionais em áreas do clima,
do meio ambiente e da política econômica, entre outros. A UnB é a única universidade federal brasileira a manter o curso de
Relações Internacionais. Sendo o centro de maior tradição na área, a
Universidade de Brasília conta com os privilégios de sua localização:
embaixadas, sedes de organizações não-governamentais e outras instituições
ligadas às políticas internacionais. As atividades paradidáticas organizadas por alunos e professores
também constituem elementos fundamentais para a excelente formação propiciada
pela UnB. Freqüentemente, ocorrem simulações de organizações internacionais,
nas quais o estudante pode observar e atuar como se estivesse realmente em um
congresso, como, por exemplo, o Americas Model United Nations, que é o
primeiro modelo de Nações Unidas realizado no Brasil e foi idealizado em 1997
por estudantes e professores do Departamento de Relações Internacionais da
Universidade de Brasília. Outra grande iniciativa tomada pelo Departamento de
Relações Internacionais, em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão
(vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil FUNAG-MRE), foi a
criação da maior base de dados do mundo em português sobre Relações
Internacionais, o RELNet (www.relnet.com.br). O mercadoO mercado de trabalho de Relações Internacionais está em franca
expansão no Brasil, com oportunidades de atuação nos setores público e
privado e no terceiro setor (ONGs). Os profissionais formados pela UnB vêm
atuando em sua maior parte em organizações estatais ou paraestatais, mas
atualmente tem-se observado uma grande aceitação do mercado de trabalho em
empresas privadas. O bacharel em Relações Internacionais pode, por exemplo, trabalhar
em assessorias internacionais de órgãos públicos federais, estaduais e
municipais, em empresas multinacionais que atuam no mercado brasileiro, em
agências de cooperação (JICA, IICA etc.), em organizações internacionais
intergovernamentais (como o sistema ONU, a OEA, o Banco Interamericano, o
Banco Mundial, o FMI, a OMC etc.) e em organizações nãogovernamentais
brasileiras e estrangeiras que atuem no país. Outra possibilidade para os formados é a carreira internacional,
facilitada pelos programas de trainee em empresas estrangeiras e pela extensa
rede de convênios proporcionada pela UnB com universidades de outras nações. O perfil do alunoO estudante de Relações Internacionais deve apresentar uma visão e
atitude cosmopolitas, um forte interesse pelo aprendizado de línguas
estrangeiras, por cultura geral e por acontecimentos mundiais. Facilidade de comunicação, diplomacia e uma boa dose de psicologia
são necessárias para o desempenho profissional. É fundamental que o aluno
possua o domínio da língua inglesa e é desejável que conheça ou esteja
estudando uma outra língua estrangeira antes de entrar no curso. Período: Diurno Duração média: 4 anos Web site:
http://www.relnet.org SERVIÇO SOCIAL O curso de Serviço Social preocupa-se com o bem-estar coletivo e com
a integração do indivíduo na sociedade. O cursoO Serviço Social analisa o funcionamento das políticas sociais, seu
surgimento e como elas influenciam a sociedade em que vivemos, procurando
garantir e ampliar os direitos da população, em especial os das classes menos
favorecidas. Dessa forma, a informação e o senso crítico tornam-se
ferramentas fundamentais para o exercício da função, levando-se em
consideração que um de seus aspectos mais relevantes é justamente o caráter
intervencionista. O profissional atua no estudo do comportamento do indivíduo
influenciado pela questão social, analisando a coletividade em suas
especificidades e necessidades próprias de cada população. Como o Serviço Social não é uma ciência propriamente dita, a grade
de disciplinas do curso na UnB inclui cadeiras de outras ciências sociais,
como Psicologia, Economia e Antropologia. A formação do bacharel em Serviço
Social procura seguir uma linha generalista, o que possibilita ao
profissional atuar nas diversas áreas do mercado. Na Universidade de Brasília, é dado um enfoque muito grande à
necessidade de se promover uma política assistencialista que não seja fim em
si mesma, mas que promova o interesse e a conscientização do assistido. Para
isso, o curso procura ministrar o “ensino da prática”, equilibrando os
aspectos teóricos e práticos por meio da pesquisa e de cadeiras
complementares. O mercadoO bacharel em Serviço Social possui uma ampla gama de possibilidades
de atuação, que vai das tradicionais áreas públicas até o trabalho com
crianças, idosos e comunidades carentes. Na América Latina, a intervenção do
bacharel da área se dá de uma maneira bem parecida com a do Brasil,
focalizando a intervenção em políticas sociais. Já nos Estados Unidos, o
profissional está mais ligado à Psicologia, atuando na área da psico-social. Historicamente, o mercado de trabalho em Serviço Social tem estado
intimamente ligado com a saúde e a assistência social no serviço público.
Entretanto, atualmente, esse mercado vem sofrendo uma significativa expansão,
principalmente nas áreas relacionadas à administração e a recursos humanos,
na iniciativa privada, e na área jurídica. Outra área inovadora nessa
profissão é a atuação em consultorias e o serviço social em redes
(informática). O perfil do alunoO aluno que escolhe fazer Serviço Social possui uma inclinação para
o trabalho com pessoas, geralmente motivada pelas contradições da sociedade
desigual. O perfil dos calouros do curso remete a pessoas sensibilizadas com
a pobreza e a fome, que esperam poder ajudar aqueles que necessitam. Ao longo
do curso, esse sentimento se une ao conhecimento dos movimentos da sociedade
real, e não teórica, resultando em um formando mais afinado com a discussão
política crítica. Período: diurno Duração média: 4 anos Web site: http://www.unb.br/ih/dss |