Informações
sobre o Vestibular
Objetos de
avaliação - Provas Objetivas e de Redação em Língua Portuguesa
Os objetos de avaliação
do vestibular foram estruturados em grandes eixos, que se articulam em focos
que, por sua vez, objetivam competências e habilidades específicas. As habilidades
foram associadas aos objetos de conhecimento passíveis de avaliação.
Entende-se por competência a qualidade inerente ao sujeito para revelar
determinadas habilidades ou aptidões no desempenho de uma tarefa ou função;
as habilidades seriam a face visível da competência. Em outras palavras,
competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações
e operações utilizadas para se estabelecerem relações com e entre objetos,
situações, fenômenos e pessoas. Habilidades referem-se ao plano imediato do
saber fazer. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e
articulam-se, possibilitando nova organização das competências. As provas do
vestibular da Universidade de Brasília avaliarão competências gerais,
relacionadas à capacidade de
- demonstrar domínio da língua
portuguesa, domínio básico de uma língua estrangeira (Língua Inglesa,
Língua Francesa ou Língua Espanhola) e domínio do uso das diferentes
linguagens: matemática, artística, científica etc.;
- construir e aplicar conceitos,
formular e comparar problemas nas diversas áreas do conhecimento,
visando à compreensão dos fenômenos naturais, da produção tecnológica e
intelectual, das manifestações culturais, artísticas, políticas e
sociais, bem como dos processos histórico-geográficos, identificando
articulações, interesses e valores envolvidos;
- selecionar, organizar,
relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes
formas, para enfrentar situações-problema, segundo uma visão crítica,
objetivando a tomada de decisões;
- organizar
e avaliar, em situações concretas, dados, informações, conhecimentos e
saberes disponíveis, para a construção de argumentações consistentes;
- elaborar
propostas éticas de intervenção na realidade, considerando a diversidade
sociocultural como inerente à condição humana no tempo e no espaço e
demonstrando consciência da cidadania.
As provas abordarão os
objetos de avaliação a seguir discriminados. Não obstante, devido ao caráter
multidisciplinar dos conhecimentos tratados, objetos de avaliação de uma área
do conhecimento poderão ser abordados em outra área.
É importante observar
que, embora a Filosofia e a Sociologia não se situem como componentes
disciplinares no conjunto dos objetos de avaliação, os vínculos dos
conhecimentos filosóficos e sociológicos trabalhados no âmbito escolar com as
habilidades propostas nos objetos de avaliação do vestibular são
inquestionáveis: emergem das próprias competências gerais a serem avaliadas e
permeiam os itens das provas.
De acordo com a abordagem
proposta, os programas de línguas estrangeiras e linguagens e códigos para a
avaliação do vestibular estruturam-se sobre EIXOS e FOCOS que, articulados,
pretendem abordar complementarmente a complexidade do fenômeno da linguagem —
ou, ao menos, grande parte dele. Importa ressaltar que se trata de um mero
recorte didático-pedagógico cujo objetivo é examinar o mesmo conjunto de
dados sob enfoques que se apóiam em sistematizações diferentes, mas que, em
muitos momentos, ultrapassando-se tal recorte, permite-se recuperar a
totalidade do objeto. Coerentemente, por abordarem o mesmo objeto — a
linguagem — sob ângulos diferentes, cada um desses focos visa alcançar
diferentes competências, a serem atingidas pelo desenvolvimento de diferentes
conjuntos de habilidades.
Línguas Estrangeiras
Linguagens
e Códigos e Ciências Sociais
Língua Portuguesa e Literaturas
de Língua Portuguesa
Geografia
História
Redação em Língua Portuguesa
Ciências da Natureza e Matemática
Biologia
Química
Física
Matemática
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
EIXO: USO
Foco – Leitura
Competência: Demonstrar conhecimento, em
nível intermediário, de uma língua estrangeira (língua inglesa, espanhola ou francesa),
por meio de compreensão, interpretação e análise de textos escritos ou
visuais em diversos níveis de apreciação morfológica, sintática, semântica,
lexical e estilística, considerando os aspectos socioculturais envolvidos.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Apreensão textual: idéia
principal e idéias correlatas, paráfrase, síntese e análise
- Tipos textuais (literários
e não-literários): narrativo, descritivo, informativo, publicitário,
etc
|
- Identificar a idéia principal
e as idéias correlatas de um texto escrito ou visual.
- Fazer analogias,
inferências, deduções, conclusões e avaliações.
- Ler e interpretar textos
literários e não-literários.
- Argumentar e justificar
opiniões.
- Inferir informações,
temas, assuntos e contextos.
- Reconhecer e empregar
estruturas semânticas equivalentes ou opostas.
|
EIXO: ANÁLISE
Foco – Estruturas
lingüísticas
Competência: Demonstrar conhecimento, em
nível intermediário, de uma língua estrangeira (língua inglesa, espanhola ou francesa)
em seus diversos níveis de apreciação morfológica, sintática, semântica e
lexical.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
I – Língua Inglesa
- Adjetivos
- Advérbios
- Artigos
- Conjunções
- Determinantes
- Substantivos
- Preposições
- Pronomes
- Verbos e tempos verbais
- Formação das palavras
|
- Identificar e analisar
estruturas lingüísticas.
- Estabelecer relações entre
estruturas lingüísticas.
- Reconhecer o nível
semântico por intermédio do contexto e do conhecimento morfossintático
e lexical.
- Utilizar a língua inglesa
na interpretação e na intervenção em situações reais.
|
II – Língua Espanhola
- Norma culta e variação
lingüística
- Acentuação gráfica
- Morfologia: identificação
e análise de estruturas lingüísticas; reconhecimento das classes de palavras,
emprego e funções
- Artigos
- Substantivos e adjetivos
- Numerais cardinais e
ordinais
- Preposições
- Advérbios e conjunções
- Pronomes: formas e função,
complementos diretos e indiretos
- Verbos: modo indicativo; modo
subjuntivo; modo imperativo e modo condicional (simples).
- A impessoalidade
- O estilo indireto
- Significação vocabular e
textual: homônimos, heterotônicos e heterossemânticos em relação ao
português
- Morfossintaxe: sujeito,
predicado e complementos; o período simples e o período composto; a
subordinação
|
III – Língua Francesa
- Verbos e tempos verbais
- Substantivos
- Adjetivos
- Advérbios
- Pronomes
- Emprego de “en” et “y”
- Preposições
- Conjunções de subordinação
- Sintaxe do período: proposições
simples e complexas; expressões de causa, de conseqüência e de tempo
|
início
EIXO: USO
Foco – Leitura
Competência: Apreender o texto como
construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão análise e
interpretação.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Funções da linguagem
- Fatores de textualidade
- Apreensão textual: idéias principal
e secundárias; paráfrase, paródia, síntese, progressão temática, modo
de organização; tese e argumentação; pressuposto, analogia e
inferência
- Relações lógicas, na
construção textual
- Tipos textuais: narrativo,
descritivo, expositivo-argumentativo, instrucional
- Gêneros textuais: resumos,
resenhas, cartas, propagandas, textos informativos
|
- Reconhecer gêneros e tipos
textuais.
- Identificar fatores de
textualidade.
- Identificar e analisar
informações nos textos.
- Comparar modos de
organização textual.
- Fazer analogias e
inferências.
- Argumentar e justificar
opiniões.
|
EIXO: ANÁLISE
Foco I – Literatura
Competência: Compreender o texto literário
como uma experiência singular de expressão, interpretação e representação da
realidade.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Conceituação e funções da
literatura
- Caracterização de texto
literário, comparação entre texto literário e não-literário, função
estética do texto, recriação subjetiva da realidade,
plurissignificação da linguagem e figuras de linguagem
- Gêneros literários: textos
em prosa e em verso
- Estilos de época na
literatura brasileira: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo,
Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré–Modernismo, Modernismo e
tendências contemporâneas
|
- Identificar fatores de
literariedade.
- Reconhecer e analisar
aspectos formais e temáticos em textos literários.
- Contrastar texto literário
e não-literário.
- Analisar aspectos formais
e temáticos em textos literários.
- Associar texto literário a
estilo e contexto cultural da época.
|
Foco II – Estruturas
lingüísticas
Competências:
(1) Reconhecer variações lingüísticas no uso social, bem
como suas implicações nos diferentes níveis e aspectos de significação
vocabular e textual.
(2)
Reconhecer que a língua se organiza em relações de equivalência (coordenação)
e de dependência (subordinação) nos níveis lexical, oracional e textual.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Norma culta e variação
lingüística
- Significação vocabular e
textual: denotação, conotação, polissemia, homonímia, sinonímia,
antonímia, paráfrase, ambigüidade
- Morfossintaxe: coordenação
e subordinação entre os termos na oração e entre orações no período;
pontuação; determinantes do nome e do verbo no texto; relações de
regência e concordância na oração e no período
- classes de palavras:
estrutura, emprego e funções
- processo de formação de
palavras
- padrão escrito no nível
culto: ortografia, acentuação gráfica
|
- Distinguir marcas de
variantes lingüísticas.
- Respeitar a adequação da variação
lingüística.
- Estabelecer relações em
usos lingüísticos.
- Identificar, analisar e
comparar estruturas lingüísticas.
- Estabelecer relações entre
estruturas lingüísticas.
- Identificar e analisar
conseqüências textuais nas alterações das estruturas lingüísticas.
|
Foco III – Produção
de texto
Competência: Produzir textos em que se
apliquem as normas lingüísticas adequadas ao registro lingüístico e ao gênero
textual.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Fatores de textualidade
- Organização textual: idéias
principal e secundárias; paráfrase; síntese, progressão temática; tese
e argumentação
- Tipos textuais:
descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo, instrucional
- Gêneros textuais: resumos,
resenhas, cartas, propagandas, textos informativos e argumentativos
|
- Organizar idéias e
argumentos em textos.
- Utilizar fatores de
textualidade.
- Argumentar e justificar
opiniões.
- Adequar os usos
lingüísticos aos gêneros e tipos textuais.
|
início
Geografia
Foco –
A construção do espaço geográfico
Competência: Apreender o espaço geográfico
como resultante da relação sociedade-natureza.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- Processo de construção do espaço
geográfico como resultante da ação do homem sobre a natureza, por meio
do trabalho social
|
- Reconhecer as categorias
presentes na conceituação da ciência geográfica.
- Compreender a orientação,
a localização, a representação e a interpretação espacial, na
construção social do espaço geográfico.
- Identificar as influências
ideológicas nas formas de representação do espaço geográfico.
|
- Estrutura e dinâmica do
espaço mundializado e suas contradições
|
- Identificar as conseqüências
socioeconômicas e ambientais da revolução tecnológica na atualidade.
- Analisar as teorias
demográficas em seu contexto histórico e compreender a atuação dos
fatores que incorrem na estrutura, na distribuição e na dinâmica da
população.
- Analisar a dinâmica do
espaço urbano-industrial, e compreender o papel das cidades na
organização do espaço.
- Reconhecer a dinâmica do
espaço agrário e sua relação com o espaço urbano-industrial.
- Diferenciar os conceitos
de crescimento e de desenvolvimento econômico.
- Reconhecer a importância
do uso adequado de recursos, na perspectiva do desenvolvimento
sustentável do mundo atual.
|
Foco
– O espaço brasileiro
Competência: Apreender a partir da análise das
formas visíveis e concretas do atual espaço brasileiro, a sua essência, as
contradições socioeconômicas e ambientais geradas no processo de ocupação e
construção territorial e espacial.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- O atual contexto do espaço
brasileiro como resultado de relações socioeconômicas estabelecidas
historicamente
|
- Compreender o
desenvolvimento do capitalismo e a produção do espaço brasileiro,
considerando-se as diversas dinâmicas sociais percorridas e suas implicações
na configuração territorial.
- Reconhecer a importância
do desenvolvimento das atividades econômicas na construção do espaço
produtivo no Brasil.
- Compreender a transposição
do Brasil agrário para o urbano-industrial.
- Reconhecer o processo de
evolução e distribuição populacional, para uma análise da organização
e da ocupação do espaço territorial nacional, observando a formação da
população brasileira, seu crescimento e sua diversidade cultural.
- Identificar contradições
entre os diversos modelos econômicos e o desenvolvimento social,
relacionando-os com a questão ambiental.
|
|
- Compreender o processo
histórico de organização, de ocupação e suas implicações na
configuração do espaço regional.
- Reconhecer a importância geopolítica
no contexto nacional.
- Identificar as
conseqüências do processo de ocupação do solo, do ponto de vista
socioeconômico e ambiental.
|
Foco –
O espaço mundial visto a partir do enfoque geopolítico
Competência: Apreender, a partir do processo
histórico, a influência das diferentes estratégias geopolíticas na
configuração do espaço mundial contemporâneo.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- O contexto geopolítico
contemporâneo mundial
|
- Identificar as implicações
socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas da organização do
espaço mundial.
- Compreender o processo de
internacionalização da economia, da informação e da tecnologia,
identificando suas conseqüências.
- Identificar os focos de tensão
na atualidade e seus reflexos na ordem mundial.
- Reconhecer os centros
hegemônicos, as novas relações internacionais e o papel do
Estado-nação.
- Relacionar o
desenvolvimento sustentável com a questão geopolítica.
|
início
Foco – A formação das
sociedades, com ênfase no homem americano e sua produção material e cultural.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- A Antigüidade Clássica
(greco-romana) e os fundamentos da civilização ocidental
|
- Identificar os elementos
formadores das sociedades européias clássicas.
- Analisar suas relações
sociais, destacando o papel do escravismo.
- Compreender o sentido da
evolução política dessas sociedades: a caracterização da
cidade-estado, o modelo de democracia desenvolvido na Grécia e a
concepção de império em Roma.
- Contextualizar as
manifestações culturais dessas sociedades em seu processo de
desenvolvimento histórico e sua influência no desenrolar da História
ocidental.
|
- As sociedades americanas anteriores
à colonização européia: as “altas culturas” e suas relações
socioeconômicas, políticas e culturais
- Sociedades nativas do
“Brasil”: relações do homem com a natureza e as relações sociais
|
- Identificar os elementos
formadores das sociedades “americanas pré-colombianas”.
- Analisar suas relações
sociais, destacando o papel das manifestações mágico-religiosas.
- Compreender os diversos
aspectos das “altas culturas pré-colombianas”, realçando suas
diferenças com a cultura européia da época moderna, em termos de
originalidade e função.
- Reconhecer a diversidade e
a extensão das sociedades existentes no território posteriormente
denominado Brasil, seus elementos socioculturais e relacionamento com
a natureza.
|
- As sociedades européias em
transformação: o mundo medieval, a transição do feudalismo ao
capitalismo, a formação do mundo moderno (Humanismo, Renascimento,
Reforma, Estado Nacional e Expansão Européia)
|
- Relacionar as conexões
entre as sociedades antigas e as sociedades européias medievais e
modernas.
- Analisar o processo de
formação e de consolidação das sociedades feudais, em seus aspectos
econômicos, sociais, políticos e culturais.
- Compreender os fatores que
concorreram para a transição do feudalismo ao capitalismo,
relacionando-os com a emergência da Europa transformada: redes de
comércio, produção artesanal, vida urbana.
- Identificar a relação
entre o processo de formação do Estado Nacional europeu e as
transformações culturais, tecnológicas, artísticas e religiosas do
início dos Tempos Modernos.
- Analisar os fatores da
expansão marítima e comercial européia.
- Interpretar o universo
material e o imaginário do homem moderno.
|
- O impacto da invasão
européia na América e a montagem dos sistemas coloniais na América
portuguesa e espanhola
- Portugal, Brasil e África
sob o ângulo atlântico
- As relações mercantis e
suas implicações sociais e culturais
|
- Identificar os principais
efeitos da invasão e da colonização espanhola e portuguesa na América
sobre as sociedades locais.
- Analisar os desdobramentos
da aculturação das populações nativas, relacionando o passado com o
presente.
- Caracterizar os principais
aspectos do sistema colonial espanhol e português.
- Compreender o significado
do comércio atlântico para o processo de formação da sociedade colonial
do Brasil.
- Compreender os conceitos
referentes às relações econômicas mercantis, às sociedades coloniais e
às novas formas de cultura.
|
- As transformações
ocorridas nas sociedades coloniais da América portuguesa e espanhola,
nos séculos XVI e XVII: economia, tecnologia, sociedade, política e
cultura
- O processo de colonização
da América do Norte: relações sociais e econômicas, redes de comércio
|
- Analisar as transformações
ocorridas nas sociedades ibero-americanas, no contexto do sistema
colonial: os elementos formadores da esfera produtiva, social,
política e cultural das sociedades coloniais portuguesa e espanhola.
- Identificar os fatores
determinantes da colonização da América do Norte.
- Compreender o sentido das
relações sociais e econômicas presentes na colonização inglesa da
América do Norte e suas diferenças internas.
- Relacionar as
características das colonizações ibero-americana e anglo-saxônica com
a evolução histórica de suas respectivas sociedades.
|
Foco –
A consolidação do capital, as transformações socioeconômicas e intelectuais,
os processos revolucionários, a emergência da cidadania, as relações de
trabalho e os movimentos sociais.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- O processo de ruptura da velha
ordem socioeconômica e política. A emancipação do mundo colonial
americano e suas implicações
|
- Relacionar as
transformações ocorridas na colônia com as verificadas no cenário
externo.
- Identificar os pontos de
contato entre as revoluções burguesas e as ideologias envolvidas no
processo de emancipação colonial e o surgimento das Nações americanas.
|
- A formação e a
consolidação dos Estados americanos, suas complexidades e diversidades
sociais, políticas, econômicas e culturais
|
- Compreender os mecanismos
que presidiram a organização das Nações americanas.
- Analisar as complexas
estruturas sociais, culturais, econômicas e políticas das Nações
americanas.
- Interpretar as formas de
condução das políticas interna e externa dos Estados americanos e sua
inserção internacional.
|
- A Europa e a América na
segunda metade do século XIX; a Segunda Revolução Industrial
|
- Analisar as transformações
ocorridas no processo produtivo europeu, relacionando-as com a
consolidação do sistema capitalista.
- Compreender as implicações
sociais, políticas, econômicas e culturais geradas pela nova
industrialização.
- Relacionar a nova etapa
econômica com a inserção da América, África e Ásia nos quadros do
Capitalismo mundial.
|
Foco –
Os cenários contemporâneos: crises, transformações e alternativas; as
relações de poder e suas representações – nações, povos, guerras e
revoluções; a questão ambiental e a pluralidade cultural e étnica, com ênfase
no homem brasileiro.
Objetos de conhecimento
|
Habilidades
|
- O processo de consolidação
dos Estados nacionais europeus, asiáticos, americanos e brasileiro:
confrontos e lutas, guerras e revoluções
|
- Relacionar e interpretar as
lutas políticas e os conflitos ideológicos no cenário contemporâneo:
movimento operário, feminismo, reforma agrária, manifestações
estudantis, direitos humanos, organizações não-governamentais, os
povos e a preservação de seus territórios, confrontos étnicos e
religiosos.
- Interpretar as
constituições no que concerne aos direitos e deveres dos cidadãos.
- Identificar o papel das
ditaduras na supressão de direitos políticos e civis.
- Analisar as diferentes
experiências vividas pelos Estados contemporâneos.
- Compreender os aspectos
constitucionais da cidadania, identificando na Constituição brasileira
de 1988 os dispositivos relativos aos direitos e garantias
fundamentais, à ordem social e à educação.
|
- A dinâmica do processo
cultural: confronto e pluralidade cultural dos diferentes cenários
contemporâneos
|
- Interpretar e discernir
possíveis mitos entre as representações nacionais: a confraternização
étnica e cultural, os heróis, o nacionalismo, a construção da memória
coletiva.
- Relacionar elite econômica
nacional e poder político.
- Compreender o processo de
formação histórica das mentalidades nacionais;
- Identificar as culturas
tradicionais presentes no cenário contemporâneo, relacionando-as ao
contexto de desenvolvimento tecnológico e econômico e suas novas
exigências.
- Analisar a questão da
cidadania na diversidade cultural do cenário contemporâneo
- Compreender o processo de
criação e divulgação cultural no cenário contemporâneo.
- Relacionar a criação
artística contemporânea com os veículos de comunicação de massa:
rádio, televisão, livros, jornais, revistas, cinema, publicidade e
informática.
|
- Processo de formação,
expansão, dominação e crises dos modelos econômicos nos cenários
contemporâneos
|
- Analisar a expansão e a
consolidação das diferentes e complexas redes de produção de riquezas
no mundo contemporâneo.
- Identificar os elementos
definidores da realidade econômica construída a partir de meados do
século XIX: concentração e distribuição de riquezas, as alianças
sociais, as políticas econômicas, a divisão internacional do trabalho.
- Compreender o impacto
mundial causado pelo imperialismo.
- Relacionar o capitalismo
imperialista com a formação dos grandes monopólios.
- Relacionar a mundialização
da economia à formação dos blocos geoeconômicos e aos mercados comuns.
- Identificar os projetos
socialistas como tentativa de resposta ao modelo capitalista.
- Contextualizar as crises e
as transformações vividas pelos modelos econômicos do cenário
contemporâneo.
- Analisar a cidadania no
âmbito dos modelos capitalista e socialista, identificando-a com a
luta pela melhoria da qualidade vida, pelo desenvolvimento sustentável
e pela preservação ambiental.
|
início
REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
A prova de Redação em Língua Portuguesa
tem o objetivo de avaliar a habilidade de expressão na modalidade escrita em
prosa e de aplicação das normas do registro formal culto da língua portuguesa
na produção textual. O candidato deverá produzir um texto com extensão
máxima de 30 linhas, legível, caracterizado pela coerência e pela coesão,
com base em comando formulado pela banca examinadora. Com a função de motivar
o candidato para a redação, despertando idéias e propiciando o enriquecimento
de informações, poderá haver, na prova, textos e outros elementos
correlacionados ao assunto em pauta.
O critério de avaliação
mais abrangente refere-se à apreensão e ao desenvolvimento do tema. Serão
avaliados também o domínio da expressão escrita, a apresentação adequada da
redação e o respeito à estrutura textual solicitada (texto descritivo,
narrativo, expositivo-argumentativo ou instrucional). Poderão ser explorados
os seguintes gêneros textuais: resumos, resenhas, cartas, propagandas, textos
informativos e argumentativos.
início
Os objetos de avaliação
em Ciências da Natureza e Matemática estão estruturados em eixos interligados
sobre os quais se apoiará a avaliação, que será, então, integrada e
interdisciplinar.
Focos
|
Habilidades/Objetos de conhecimento
|
|
- Analisar criticamente a
importância do estudo da vida.
- Distinguir e relacionar os
conceitos básicos de biosfera, bioma e ecossistema.
- Distinguir e relacionar os
conceitos de espécie, população e comunidade.
- Identificar habitat e
nicho ecológico em exemplos dados.
- Compreender que a
diversidade dos seres vivos é dependente de mutação e decorre do
processo evolutivo.
- Compreender e aplicar os
critérios de classificação dos seres vivos segundo Lineu e segundo
Whitaker.
- Reconhecer homeostase como
a tendência que os seres vivos apresentam para manter estável o
ambiente físico-químico corporal.
- Reconhecer a importância e
a dinamicidade da classificação dos seres vivos.
- Comparar os níveis de
organização presentes no ser vivo, de célula até organismo e
relacioná-los entre si.
- Analisar e identificar o
modelo de Singer e Nicholson da membrana plasmática.
- Aplicar os conceitos de
diferenciação celular, para a compreensão do desenvolvimento do ser
humano.
- Conceituar células
haplóides e diplóides.
- Reconhecer a célula como
unidade formadora dos sistemas vivos.
- Compreender a função e a
importância para os seres vivos, da mitose e da meiose.
- Analisar o desenvolvimento
da Genética a partir dos trabalhos de Mendel e das leis por ele
propostas.
- Analisar os experimentos
que evidenciaram ser o DNA o material genético.
- Reconhecer as
características da molécula do DNA segundo o modelo proposto por
Watson e Crick.
- Reconhecer as diferentes
hipóteses sobre a origem da vida como contribuições à construção do
conhecimento científico.
- Reconhecer as
contribuições de Lamarck e de Darwin para o desenvolvimento da teoria
evolucionista.
- Correlacionar os
principais conceitos da genética mendeliana, genética molecular e
evolução.
|
- Movimento
e transformações
|
- Associar a divisão celular
à reprodução dos organismos unicelulares e ao crescimento e à regeneração
do seres pluricelulares.
- Compreender a importância
ecológica dos microrganismos e sua participação nos ciclos
biogeoquímicos.
- Compreender o processo
cíclico da matéria dentro dos ecossistemas e o fluxo de energia tendo referência
os ciclos do nitrogênio, água, carbono e oxigênio.
- Compreender que os
ecossistemas estão em equilíbrio dinâmico e podem sofrer alterações
decorrentes da própria natureza e das ações humanas.
- Comparar evolutivamente os
animais quanto à morfologia, fisiologia e comportamento, destacando a
adaptação ao meio em que vivem.
- Comparar evolutivamente os
vegetais quanto à morfologia e a fisiologia, destacando a adaptação ao
meio em que vivem.
- Correlacionar
estruturalmente os órgãos de sentidos com os estímulos que captam.
- Analisar o papel da
sudorese como integrante do mecanismo de regulação hídrica e da
temperatura corporal na espécie humana.
- Correlacionar
estruturalmente os órgãos de sentidos com os estímulos que captam.
- Reconhecer os órgãos
envolvidos na inspiração e expiração na espécie humana,
correlacionando o funcionamento do diafragma e dos músculos
intercostais com os movimentos respiratórios na espécie humana.
- Reconhecer o papel das
cavidades do coração e dos grandes vasos na circulação sanguínea da
espécie humana, descrever o percurso do sangue na pequena e na grande
circulação relacionando-o com a hematose na espécie humana.
- Descrever o percurso e as
transformações dos alimentos no interior do corpo humano.
- Descrever o percurso feito
pelos líquidos corporais no aparelho excretório humano.
- Reconhecer as diferenças
funcionais masculinas e femininas na reprodução.
- Reconhecer o papel das
cavidades do coração e dos grandes vasos na circulação sangüínea da
espécie humana.
- Reconhecer o sistema hormonal
como um dos responsáveis pela integração dos sistemas corporais
humanos.
- Relacionar a estrutura do
neurônio com a transmissão do impulso nervoso na espécie humana.
- Analisar a influência do
ambiente no processo de fotossíntese.
- Analisar as conseqüências
das mutações para o indivíduo e para a espécie.
- Reconhecer a dependência
que o metabolismo do ser vivo possui com relação às enzimas.
- Analisar os mecanismos de
transporte através da membrana plasmática.
- Conceituar e caracterizar
transcrição e tradução do código genético.
- Descrever a replicação do
DNA e a síntese de RNA.
- Distinguir, pela análise
de gasto de energia, transporte ativo de transporte passivo.
- Reconhecer as diferenças
entre os vários tipos de células a partir da análise de fotos,
esquemas e construção de modelos celulares.
- Reconhecer as evidências
do processo evolutivo.
- Reconhecer os mecanismos
de especiação.
|
|
- Analisar as conseqüências
fisiológicas e sociais de uma gravidez na adolescência.
- Correlacionar as funções
dos componentes químicos da célula com as funções realizadas pelo
organismo e fatos da vida cotidiana.
- Analisar o bioma Cerrado e
as interferências humanas sobre ele, particularmente desde a fundação
de Brasília.
- Compreender a importância
econômica e social dos microrganismos em relação ao aspecto ecológico.
- Reconhecer a importância
econômica, ecológica, social dos seres vivos para a saúde humana e
desenvolvimento sustentável.
- Reconhecer a influência
das atitudes individuais e coletivas, em relação no equilíbrio
ecológico, no desenvolvimento sustentado e na preservação ambiental.
- Relacionar causa e efeito
dos principais problemas ambientais.
- Analisar os efeitos, na
espécie humana, do uso inadequado de hormônios.
- Identificar as profilaxias
das DST.
- Comparar mecanismos de
atuações de soros e vacinas.
- Compreender e aplicar nas
diversas situações cotidianas, o conceito de drogas e uso indevido de
drogas.
- Compreender o conceito de
dependência física e psíquica e de tolerância relacionando estes
processos com a vida cotidiana.
- Compreender o importante
papel de cada indivíduo no bem-estar social ressaltando os possíveis
reflexos do uso dos métodos contraceptivos naturais e artificiais,
- Reconhecer doenças
infecciosas humanas, seu modo de transmissão e profilaxia,
associando-as com os conceitos de epidemia e endemia, antibióticos e
resistência.
- Reconhecer o exercício
físico como um dos componentes da vida saudável.
- Associar automedicação com
resistência microbiana.
- Estabelecer relações entre
os processos de formação dos gametas masculinos e femininos na
fecundação, os hormônios envolvidos nestes processos e seus reflexos
na vida do ser humano.
- Comparar o parto normal e
o parto cesáreo.
- Diferenciar os processos
de respiração, fotossíntese e quimiossíntese relacionando-os com
estruturas celulares, associando-os às atividades diárias do indivíduo
e à alimentação do ser vivo.
- Correlacionar as funções
dos componentes químicos da célula com as funções realizadas pelo
organismo e fatos da vida cotidiana.
- Identificar locais e
ocasiões onde ocorrem mitose e(ou) meiose em nosso organismo e em
exemplos da natureza.
- Analisar o papel da
genética e das ferramentas da biologia molecular no cotidiano
|
início
A habilidade de
correlacionar a evolução da Química, a ciência das substâncias, com o
desenvolvimento social, tecnológico e científico, reconhecendo seus limites
éticos e morais, e as capacidades de interpretar e utilizar a descrição
discursiva de fenômenos e as informações apresentadas em tabelas, gráficos e
relações matemáticas serão avaliadas em todos os focos.
Focos
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Habilidades/Objetos de conhecimento
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- Identificar e caracterizar
as transformações físicas e químicas de um material, associando-as a
variações de energia e alterações nas principais propriedades físicas
(ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e solubilidade).
- Caracterizar um material
(substância ou mistura) a partir de suas principais propriedades
físicas.
- Aplicar os princípios de
um processo que permita a purificação de um material homogêneo
(destilação simples ou fracionada) e a separação dos componentes de um
material heterogêneo (filtração, decantação, imantação, centrifugação,
sifonação e/ou flotação).
- Reconhecer evidências
macroscópicas que caracterizam uma transformação química.
- Utilizar modelos e
procedimentos científicos (Leis de Lavoisier e de Proust) para a
resolução de problemas quantitativos.
|
- Natureza corpuscular da
matéria e cálculos proporcionais
|
- Representar substâncias
com o auxílio de um modelo explicativo microscópico, classificando-as
segundo o modelo atômico de Dalton.
- Converter a linguagem
discursiva em linguagem química por meio de símbolos, fórmulas,
convenções e códigos próprios da Química.
- Associar dados
quantitativos e suas relações proporcionais para a compreensão de
conceitos fundamentais da Química (massa atômica, massa molecular,
princípio de Avogadro, mol, volume molar, massa molar).
- Aplicar o raciocínio
proporcional para a compreensão de variações quantitativas associadas
a uma transformação química.
- Utilizar cálculos
proporcionais para a análise de processos produtivos não-complexos.
|
- Modelo Cinético e aspectos
energéticos das transformações químicas
|
- Interpretar o
comportamento macroscópico dos gases com o auxílio do modelo cinético
da matéria, ampliando a visão do modelo de Dalton.
- Associar o comportamento
dos gases às suas variáveis (pressão, volume e temperatura) e às relações
que existem entre elas.
- Associar o movimento das
partículas aos fatores que podem alterá-lo.
- Correlacionar o movimento
das partículas às colisões que ocorrem entre elas.
- Identificar e relacionar
fatores que afetam a maneira com que as colisões entre as moléculas se
efetivam em uma transformação química.
- Caracterizar e interpretar
graficamente os aspectos energéticos das reações químicas.
- Associar os aspectos energéticos das reações químicas aos
conceitos de entalpia, entalpia padrão e variação de entalpia ()H).
- Compreender o significado
de uma equação termoquímica.
- Efetuar cálculos de
determinação de )H a partir da entalpia, energia de ligação e Lei de Hess.
- Reconhecer a problemática
associada à utilização dos principais combustíveis como fonte de energia.
|
- Transformações químicas e
equilíbrio
|
- Determinar a taxa de
variação da concentração em relação ao tempo.
- Identificar os fatores que
influenciam a taxa de desenvolvimento de reações.
- Caracterizar o aspecto
dinâmico do equilíbrio químico.
- Analisar um equilíbrio
químico por meio da constante Kc.
- Reconhecer o efeito da
concentração, pressão e/ou temperatura no deslocamento do estado de
equilíbrio.
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- Natureza elétrica da
matéria
|
- Reconhecer a natureza
elétrica da matéria.
- Caracterizar e correlacionar
os modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford-Bohr.
- Utilizar o diagrama de
Linus Pauling.
- Reconhecer as
contribuições da pesquisa em radioatividade para a compreensão da
estrutura e das propriedades da matéria.
- Compreender os fenômenos
radioativos a partir das interações existentes entre as partículas do
núcleo do átomo.
- Reconhecer as vantagens e
desvantagens do uso da energia nuclear.
- Identificar a natureza dos
fenômenos nucleares e de suas respectivas emissões.
- Aplicar as leis de
Soddy-Fajans e o conceito de meia-vida na resolução de problemas
elementares.
|
- Propriedades e
classificação periódica
|
- Reconhecer a evolução
histórica e o significado científico da Classificação Periódica.
- Correlacionar as propriedades
periódicas raio atômico, potencial de ionização e eletronegatividade.
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- Interações químicas e
propriedades
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- Utilizar o modelo da
interação metálica para compreender as propriedades dos metais, na
análise de questões cotidianas e ambientais correlatas, envolvendo Al,
Cu, Fe, Zn, Ag, Au, aço, aço inoxidável, bronze, latão e amálgama.
- Utilizar o modelo das
interações para compreender as propriedades das substâncias iônicas, a
partir da análise da ocorrência e das propriedades do cloreto de sódio.
- Utilizar o modelo da
ligação covalente para compreender as propriedades das substâncias
moleculares, na análise de questões cotidianas e ambientais
correlatas, envolvendo hidrogênio, oxigênio, água e carbono.
- Caracterizar o carbono a
partir dos postulados de Kekulé.
- Reconhecer as limitações
do modelo de estabilidade (Teoria do Octeto), comparando as diferentes
interações.
- Utilizar a representação
de Lewis.
- Prever a geometria de
moléculas com até 5 átomos, utilizando a Teoria da Repulsão dos Pares de
Elétrons da Camada de Valência.
- Aplicar os conceitos de
oxidação, redução e polaridade na determinação do número de oxidação.
- Utilizar a polaridade de
ligações e de moléculas para compreender a solubilidade de compostos.
- Compreender as
propriedades físicas das substâncias a partir do modelo das forças
intermoleculares.
|
|
- Compreender a evolução
histórica e a importância dos conceitos de composto orgânico e
inorgânico.
- Diferenciar semelhança
química (compostos inorgânicos) de função química (compostos
orgânicos).
- Classificar cadeias
carbônicas alifáticas.
- Identificar cadeias
alicíclicas e aromáticas.
- Identificar funções
orgânicas a partir da nomenclatura IUPAC e/ou da fórmula estrutural: hidrocarbonetos,
álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, éteres, ácidos carboxílicos, sais
de ácidos, ésteres, aminas e amidas.
- Compreender as regras da
IUPAC para a nomenclatura de compostos orgânicos (funções citadas).
- Reconhecer, nas cadeias
ramificadas, os grupos: metil, etil, n-propil, iso-propil e vinil.
- Compreender o conceito de
isomeria plana.
- Identificar os isômeros
planos de cadeia, posição e função.
- Compreender as diferenças
das propriedades físicas (ponto de fusão, ebulição e solubilidade) em compostos
orgânicos.
- Reconhecer as reações
orgânicas de: oxidação de álcoois; combustão completa e incompleta;
esterificação; saponificação; e polimerização – polietileno,
polipropileno, PVC, PVA, borracha natural, teflon, poliestireno e
nylon 66.
- Identificar e
caracterizar, a partir da Teoria de Arrhenius e da utilização de
indicadores, os grupos de substâncias ácidas e básicas.
- Compreender o caráter
ácido ou básico em compostos orgânicos.
- Compreender as regras para
a nomenclatura oficial de ácidos [HF, HCl, HBr, HI, H2S, HCN, H2SO4,
H2SO3, HNO2, HNO3, H2CO3, H3PO4, H3BO3] e bases [NaOH, KOH, Mg(OH)2,
Ca(OH)2, Ba(OH)2, Al(OH)3, AgOH, Zn(OH)2, NH4OH, Fe(OH)2, Fe(OH)3,
CuOH, Cu(OH)2].
- Reconhecer
a obtenção de sais a partir das reações de neutralização parcial e
total entre ácidos e bases.
- Compreender as regras para
a nomenclatura oficial dos sais resultantes das reações de
neutralização parcial (NaHCO3 e NaHSO3) e total (entre os ácidos e
bases citados).
- Caracterizar os óxidos,
destacando questões ambientais.
- Compreender as regras para
a nomenclatura oficial dos óxidos (CO, CO2, SO2, SO3, N2O3, N2O5,
Al2O3, Fe2O3, P2O5, CaO, MgO).
|
|
- Compreender o
comportamento da densidade da água com a variação da temperatura.
- Interpretar os fenômenos e
propriedades típicas da água, utilizando o modelo de forças
intermoleculares.
- Diferenciar e destacar a
importância das dispersões.
- Caracterizar,
conceitualmente, a solubilidade de gases em água.
- Efetuar cálculos de proporcionalidade
entre soluto e solvente de uma solução, envolvendo estritamente as
relações g/L, mol/L, % em massa e ppm, bem como o efeito da diluição
em problemas elementares.
- Interpretar,
qualitativamente, o efeito do soluto nas propriedades da água: abaixamento
da pressão máxima de vapor, abaixamento da temperatura de
congelamento, elevação do ponto de ebulição e pressão osmótica.
- Caracterizar o equilíbrio
iônico aplicando os conceitos de Ka, Kb, Kw, pH e pOH.
- Compreender os princípios
da titulação na caracterização de ácidos e bases fortes, em processos
de controle de qualidade, restringindo-se a problemas elementares.
|
|
- Compreender os conceitos
de oxidação, redução, agente oxidante e agente redutor.
- Ajustar em uma reação de
óxido-redução, o total de elétrons cedidos e recebidos.
- Identificar e caracterizar
pilhas, eletrólise ígnea e eletrólise aquosa.
- Reconhecer a importância
industrial de processos de óxido-redução.
|
início
Focos
|
Habilidades/Objetos de conhecimento
|
- Algarismos significativos,
ordem de grandeza, notação científica, e Sistema Internacional de
Unidades
|
- Utilizar adequadamente
estes elementos/códigos de linguagem.
- Avaliar a ordem de grandeza
de medidas do cotidiano.
- Representar adequadamente
medidas utilizando algarismos significativos e notação científica.
- Reconhecer unidades de
base e derivadas do Sistema Internacional de Unidades.
|
- Grandezas tempo, posição,
velocidade e aceleração
|
- Reconhecer o significado
dessas grandezas e das relações estabelecidas entre elas.
|
- Ponto material, densidade,
massa específica, massa e centro de massa
|
- Reconhecer o significado
de massa e centro de massa.
- Reconhecer o modelo de
ponto material.
|
|
- Analisar representações
gráficas de relações entre grandezas.
|
|
- Caracterizar a grandeza
vetorial.
- Aplicar as operações de
adição entre vetores e multiplicação entre vetor e escalar.
|
|
- Identificar e relacionar as
grandezas pertinentes.
- Conhecer a história da
relação entre força e movimento.
- Identificar a condição de
equilíbrio de ponto material.
- Identificar e determinar
forças atuantes: peso, normais de contato, trações e atritos de
deslizamento.
|
- Hidrostática: Princípios
de Pascal, Arquimedes e Stevin
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Relacionar pressão e
diferença de nível.
- Determinar empuxo e
condições de flutuação.
|
- Equilíbrio estático de
corpo rígido
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Identificar as condições
de equilíbrio estático do corpo rígido.
|
- Gravitação: Leis de
Kepler, Lei da Gravitação Universal e campo gravitacional
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Relacionar força peso, aceleração
gravitacional e os movimentos dos corpos celestes ou satélites
artificiais com o princípio universal de atração de massas.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Estabelecer a relação
entre trabalho e energia.
|
- Conservação e dissipação
de energia mecânica
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Identificar energia
cinética e potencial.
- Distingüir forças
conservativas de dissipativas.
|
- Impulso e momento linear: partícula
e sistema de partículas
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
|
- Conservação do momento
linear: sistema unidimensional isolado
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Caracterizar colisões
elásticas e inelásticas.
|
- Grandezas pressão,
temperatura, período, freqüência e ciclo
|
- Reconhecer o significado
dessas grandezas e das relações estabelecidas entre elas.
|
- Escala termométrica e
calor
|
- Reconhecer o significado
das diferentes escalas termométricas.
- Diferenciar calor,
temperatura e energia térmica.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Compreender os mecanismos
de transporte de energia térmica.
|
|
- Identificar e relacionar as
grandezas pertinentes.
- Relacionar fluxo de calor,
pressão e temperatura com o estado físico de materiais.
|
- Dilatação térmica de
líquidos e sólidos
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
|
- Comportamento de um gás
ideal
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Inter-relacionar pressão,
temperatura e volume de forma macroscópica e microscópica.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Avaliar processos e
equipamentos que efetuam a transformação energia mecânica/energia
térmica.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Analisar condições de
propagação.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Avaliar as características
do som e da luz.
- Reconhecer o espectro
eletromagnético e as características de fenômenos ondulatórios:
reflexão, refração, eco, batimento, ressonância, reverberação,
difração, interferência, polarização e efeito Doppler.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Inter-relacionar condições
e características de propagação da luz em um meio.
|
- Leis de reflexão e
refração
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Caracterizar os fenômenos
de reflexão e refração da luz.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Demonstrar compreensão do
mecanismo de formação de imagens por meio de instrumentos ópticos.
|
- Grandezas carga elétrica e
corrente elétrica
|
- Reconhecer o significado
dessas grandezas e das relações estabelecidas entre elas.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Determinar a força
elétrica trocada entre duas cargas puntuais isoladas.
- Relacionar distância entre
as cargas, módulos das cargas e intensidade da força.
|
- Campo elétrico e potencial
elétrico
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Reconhecer e definir
operacionalmente um campo.
- Reconhecer representações
gráficas de campo e potencial elétricos no plano.
- Interpretar linhas de
força e superfícies equipotenciais.
- Identificar descargas
elétricas e efeitos de aterramentos, blindagens eletrostáticas e o
poder das pontas.
- Descrever capacitores;
geração de campo elétrico uniforme e função em circuitos.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Identificar as
transformações de energia elétrica em energia térmica.
- Relacionar potência
dissipada em forma de calor com circuitos resistivos.
- Avaliar a potência e o
consumo de energia em aparelhos eletroeletrônicos.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Demonstrar compreensão do
modelo microscópico para resistência elétrica.
- Distinguir resistores lineares
e não-lineares.
- Relacionar tensões,
correntes elétricas, resistências e resistividade em condutores
lineares.
|
- Circuitos elétricos
simples: malha única
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Reconhecer fontes de
tensão (geradores) e motores elétricos (receptores).
- Representar circuitos
simples com resistores, interruptores, fusíveis, condutores, fontes e
medidores de corrente e de tensão elétricas, usando símbolos
convencionais.
|
|
- Identificar e relacionar as
grandezas pertinentes.
- Reconhecer e definir
operacionalmente um campo magnético e relacioná-lo com o campo
magnético terrestre.
- Interpretar as interações
entre imãs e eletroimãs.
- Demonstrar compreensão de imãs
permanentes em termos de correntes macroscópicas.
- Reconhecer e representar
graficamente os campos magnéticos associados a imãs, a correntes
elétricas em fios retilíneos e a espiras e bobinas.
- Interpretar o experimento
de Örsted.
|
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Reconhecer a atuação de
força magnética sobre cargas elétricas em movimento e sobre condutores
retilíneos percorridos por corrente elétrica, em presença de campo
magnético.
- Reconhecer o efeito de
campos magnéticos uniformes sobre cargas elétricas puntuais em
movimento.
|
- Leis de Faraday e de Lenz
|
- Identificar e relacionar
as grandezas pertinentes.
- Reconhecer fluxo
magnético.
- Identificar o princípio de
funcionamento de motores elétricos.
- Relacionar fluxo magnético
e campo elétrico com a geração de eletricidade - dínamos e usinas.
- Demonstrar compreensão do
funcionamento de transformadores de tensão.
- Relacionar número de
espiras e a voltagem.
|
início
Serão adotados como
eixos estruturadores na avaliação de matemática os temas Função e Geometria.
Nas tabelas a seguir, relaciona-se os focos de estudo às habilidades que
serão avaliadas.
Focos
|
Habilidades/Objetos de conhecimento
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem das funções e da
teoria dos conjuntos.
- Selecionar estratégias de
resolução, interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema
que envolvam: operações com conjuntos, divisibilidade, fatoração,
razões e proporções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus,
relações entre seus coeficientes e suas raízes; funções racionais;
gráficos; equações e inequações de expressões racionais e a
representação gráfica das soluções; funções polinomiais de grau
arbitrário; operações com polinômios; divisibilidade; raízes; relações
entre coeficientes e raízes e resolução de equações polinomiais,
reconhecendo os números complexos como raízes de polinômios.
- Analisar funções racionais
e polinomiais gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias,
aplicações de translações e regiões de crescimento e decrescimento.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
|
- Geometria das superfícies
planas
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria plana.
- Selecionar estratégias de resolução,
interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que
envolvam: grandezas proporcionais; unidades de medida; o princípio de
Cavalieri; movimentos rígidos no plano; construções com régua e
compasso; relações métricas nos triângulos e em outros polígonos
convexos; paralelismo e perpendicularismo de retas; ângulos; áreas;
lugares geométricos planos e homotetia.
- Relacionar conceitos deste
foco a outros focos de estudo.
- Analisar figuras planas,
reconhecendo simetrias, aplicações de translações, rotações e
reflexões em congruências e/ou equivalências.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos às
seqüências numéricas.
- Fazer e validar
conjecturas por meio de raciocínios dedutivos e indutivos.
- Selecionar estratégias de resolução,
interpretar e criticar resultados relativos a situações-problema que
envolvam: padrões numéricos específicos tais como as progressões
aritméticas e geométricas e a seqüência de Fibonacci; noções de
convergência; relações entre padrões numéricos e mosaicos, formas
geométricas, simetrias, médias e funções.
- Analisar o comportamento
de seqüências gráfica e algebricamente, reconhecendo seqüências
crescentes e decrescentes, e interpretar esse comportamento em
situações-problema.
- Construir modelos matemáticos
de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos a equações lineares.
- Selecionar estratégias de
resolução, interpretar e criticar resultados relativos a
situações-problema que envolvam: sistemas de equações lineares;
representação matricial e classificação dos sistemas. Resolver
sistemas lineares pela aplicação de operações elementares com linhas.
- Analisar as soluções de um
sistema gráfica (para os bidimensionais) e algebricamente,
reconhecendo equações linearmente dependentes e independentes.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem das funções,
particularmente aquelas de comportamento periódico.
- Selecionar estratégias de
resolução, interpretar e criticar resultados relativos a
situações-problema que envolvam: funções periódicas; a periodicidade,
a amplitude e a freqüência relativas as funções seno e cosseno, bem
como às demais funções trigonométricas; as relações no ciclo
trigonométrico; arcos e ângulos; equações e inequações e as fórmulas
de adição de arcos.
- Analisar funções
periódicas gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias,
aplicações de translações e regiões de crescimento e decrescimento.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e expressar-se
corretamente por meio da linguagem da geometria plana e espacial.
- Selecionar estratégias de
resolução, interpretar e criticar resultados relativos a
situações-problema que envolvam: paralelismo e perpendicularismo;
arcos e ângulos; volume, áreas; construções geométricas;
transformações por rotação, translação ou reflexão; simetrias;
comparações por meio do princípio de Cavalieri; grandezas
proporcionais e poliedros convexos, cilindros, cones e esferas.
- Analisar figuras
geométricas, reconhecendo simetrias, aplicações de translações,
rotações e reflexões em congruências e/ou equivalências.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
- Relacionar os conceitos
deste foco aos demais focos, em particular aos modelos algébricos.
|
- Modelos exponenciais e
logarítmicos
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem das funções
logarítmicas e exponenciais.
- Selecionar estratégias de
resolução, interpretar e criticar resultados relativos a
situações-problema que envolvam: logaritmos e suas propriedades
operatórias; potências de expoente real; crescimento e decrescimento
exponencial e logarítmico e logaritmos naturais.
- Analisar funções
exponencial e logarítmica gráfica e algebricamente, reconhecendo
simetrias, aplicações de translações e regiões de crescimento e
decrescimento, reconhecendo, ainda, a função logarítmica como a
inversa da função exponencial.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
|
|
- Ler, interpretar e expressar-se
corretamente por meio dos conceitos associados às técnicas de contagem
e à teoria dos conjuntos.
- Selecionar estratégias de
resolução, interpretar e criticar resultados relativos a
situações-problema que envolvam: princípios de contagem, agrupamentos
e o conceito de probabilidade.
- Fazer e validar
conjecturas por meio de raciocínios dedutivos e indutivos.
- Relacionar os princípios
de contagem aos demais focos de estudo, em particular à geometria e
aos padrões numéricos.
- Construir modelos matemáticos
de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
|
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- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio de conceitos relativos à análise e
representação de dados.
- Selecionar estratégias de
resolução, interpretar e criticar resultados relativos a
situações-problema que envolvam: médias; moda; mediana; desvios e
variância.
- Analisar dados em
representação gráfica e/ou tabulados.
- Relacionar conceitos deste
foco aos demais focos de estudo e, em particular, com a geometria e
com as funções.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses,
prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
|
- Geometria do plano
cartesiano
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio da linguagem da geometria analítica
e das funções.
- Selecionar estratégias de
resolução, interpretar e criticar resultados relativos a
situações-problema que envolvam: o plano cartesiano; retas;
circunferências; paralelismo e perpendicularismo.
- Analisar curvas e figuras
no plano, gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias, aplicações
de translações e congruências e/ou equivalências.
- Relacionar os conceitos
deste foco aos outros focos, em particular ao da geometria plana e dos
modelos periódicos.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular hipóteses,
prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
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- Geometria do plano
complexo
|
- Ler, interpretar e
expressar-se corretamente por meio dos conceitos associados ao plano
complexo.
- Selecionar estratégias de
resolução, interpretar e criticar resultados relativos a
situações-problema que envolvam: operações com números complexos e sua
interpretação geométrica; transformações por rotação, translação,
contração ou expansão no plano; a forma trigonométrica dos números
complexos e a representação gráfica das raízes de um polinômio.
- Operar com números
complexos, gráfica e algebricamente, reconhecendo simetrias,
aplicações de translações e rotações, bem como a geometria dos
polígonos regulares associados às raízes de um número complexo.
- Relacionar os conceitos
deste foco aos demais focos de estudo, em particular aos modelos
algébricos e à geometria do plano cartesiano.
- Construir modelos
matemáticos de situações reais que envolvam os conceitos acima.
- Inferir, formular
hipóteses, prever e criticar resultados a partir de um dado modelo.
|
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