Agenda | Informações sobre o Vestibular | Questionário Sociocultural

informações gerais | orientações e procedimentos | cursos e vagas | habilidades específicas | provas objetivas e de redação | avaliação, seleção e classificação | objetos de avaliação | último vestibular

Conhecendo a UnB

 

A Fundação Universidade de Brasília (FUB) foi criada pela Lei n.º 3.998, de 15 de dezembro de 1961,  com  o  objetivo  de  manter  a  Universidade  de  Brasília  (UnB) – instituída pelo Decreto n.º 500, de 15 de janeiro de 1962 – que iniciou suas atividades acadêmicas em 21 de abril de 1962.

Ao contrário da maioria das universidades federais, naquela época criadas a partir da agregação de estabelecimentos isolados de ensino já em funcionamento, a UnB originou-se de um projeto global, de concepção moderna, com uma estrutura organizacional que serviu de modelo, mais tarde, para o sistema universitário nacional. Seu corpo de professores foi composto de intelectuais de alto nível, das diversas áreas do conhecimento, recrutados em centros de excelência do país e do exterior.

O campus da Universidade, situado às margens do Lago Paranoá, na Asa Norte do Plano Piloto, tem uma área de 395,2 hectares. Fora do Plano Piloto, a 28 km do campus, ao sul do Distrito Federal (Vargem Bonita), a UnB possui a Fazenda Água Limpa, com 2.680 hectares.

Dedicada a todos os campos do conhecimento, a UnB desenvolve atividades de ensino, realiza pesquisas e estimula atividades criadoras nas Ciências, nas Letras e nas Artes, bem como expande o ensino e a pesquisa à comunidade, com suas atividades de extensão, oferecendo cursos ou serviços especiais e colocando-se, sobretudo, como agente de melhoria das condições de vida da população, principalmente do DF e do Entorno.

Consciente da função social de uma Universidade, que exerce um papel fundamental em qualquer projeto de sociedade, nos últimos anos a UnB tem aberto novos caminhos mediante o estabelecimento de parcerias na prestação de serviços, com resultados altamente significativos, tanto no aspecto acadêmico quanto na captação de recursos financeiros, considerados essenciais para a melhoria da sua infra-estrutura.

Na área acadêmica, especialmente no que se refere ao ensino, a Universidade tem ampliado o número de vagas para cursos de graduação diurnos e noturnos. Atualmente, são cerca de 21.044 alunos matriculados em cursos de graduação, 4.353, em cursos de especialização e 3.908, em cursos de mestrado ou doutorado.

O quadro de servidores técnico-administrativos está constituído por cerca de 2.278 funcionários, sendo 28% de nível superior, 69% de nível médio e 11% de nível de apoio.

O quadro permanente de professores registra 1.297 integrantes, dos quais 69% são doutores, 25% são mestres, 2% são especialistas e 4% são graduados. A esses, somam-se mais de 230 professores substitutos e visitantes, todos com pós-graduação. A titulação acadêmica formal de seus professores coloca a Universidade, dentro do Sistema Federal de Ensino Superior, como uma das que têm o melhor índice de qualificação do corpo docente. Em reconhecimento à excelência de suas atividades acadêmicas, a Universidade de Brasília tem diversos professores premiados com distinções acadêmicas, entre prêmios e honrarias, concedidos por instituições nacionais e internacionais. Desde 1998, a UnB tem reafirmado a sua excelência ao ser considerada, no Exame Nacional de Cursos (o Provão) realizado pelo MEC, uma das melhores Universidades brasileiras.

Considerando o regime de trabalho, os docentes estão assim distribuídos: 90% em tempo integral e dedicação exclusiva e 10% em tempo parcial de 20 ou 12 horas semanais dedicadas às atividades acadêmicas.

A Universidade oferece atualmente mais de 60 cursos de graduação, entre os quais 14 são noturnos; 51 cursos de Mestrado; 30 de Doutorado e 78 de Especialização (sendo 4 cursos a distância). Situada entre as poucas universidades que mantêm os melhores centros de pesquisas do país, a UnB dispõe de professores que desenvolvem pesquisas de ponta em áreas estratégicas para o Distrito Federal, para outras regiões do Brasil e para outros países, dentro de uma perspectiva de integração cada vez maior, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico do país.

A UnB possui diversos laboratórios que dão suporte necessário à viabilização do desenvolvimento e da melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa. Alguns desses laboratórios têm equipamentos de tecnologia de ponta em âmbito internacional, possibilitando a formação de uma nova geração de pesquisadores fortemente compromissados com os avanços das ciências.

O Decanato de Extensão tem um programa de atividades, essencial ao processo de articulação entre o ensino e a produção do conhecimento em todas as áreas do saber, que permite a aplicação da teoria nos serviços que a Universidade presta à comunidade. Com uma amplitude muito grande, a Universidade vem atendendo à população do DF e do Entorno com ações como: serviços de assistência e orientação, consultorias, cursos, eventos culturais e artísticos, palestras, seminários e programas específicos. As ações nos Núcleos Permanentes de Extensão, nas cidades de Ceilândia e Paranoá, têm possibilitado ao Decanato de Extensão desenvolver trabalhos de fundamental importância nas áreas de Educação, Saúde, Direito, Engenharias, Administração, Psicologia, Serviço Social, Esporte e Artes para essas comunidades e para as de Sobradinho, Gama, Vila Planalto, Varjão, Planaltina e, no Entorno, para as de Luziânia e Planaltina de Goiás.

A Universidade oferece um programa juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), intitulado Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com o objetivo de despertar e incentivar o estudante de graduação para as atividades de pesquisa. Os participantes do PIBIC, 629 alunos, dedicam-se integralmente às atividades acadêmico-científicas da UnB, recebendo uma bolsa mensal por um período de um ano. A UnB possui, ainda, 11 grupos do Programa Especial de Treinamento (PET), cujo objetivo não é necessariamente o incentivo às atividades de pesquisa, mas o favorecimento, no nível de graduação, de uma formação sólida e abrangente de seus bolsistas. O PET é financiado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e os alunos participantes recebem uma bolsa mensal desde a data de ingresso no programa até o fim do curso de graduação.

Em 1996, a UnB implantou, em iniciativa pioneira, o Programa de Avaliação Seriada (PAS), que objetiva selecionar candidatos que terão acesso à UnB sem passar pelo Concurso Vestibular tradicional, mas, sim, por um processo de avaliação gradual que abrange alunos da 1.a à 3.a séries do ensino médio.

A UnB dispõe de 3 blocos destinados à moradia estudantil, totalizando 440 vagas, distribuídas por 110 apartamentos. Dois blocos estão localizados no Centro Olímpico do campus universitário, com 92 apartamentos e 368 vagas, destinadas aos alunos de graduação. O terceiro bloco está localizado na Colina/UnB, com 18 apartamentos e 72 vagas, destinadas exclusivamente aos alunos de pós-graduação. A seleção para a moradia estudantil é feita pelo Serviço de Programas de Desenvolvimento Social da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), juntamente com a Associação dos Moradores do Alojamento Estudantil (AMAE). No caso de auxílio-moradia, há prioridade para os alunos classificados como economicamente carentes ou semicarentes, residentes fora do DF.

A divulgação do primeiro resultado da seleção ocorre nos três primeiros dias úteis antecedentes ao início do semestre letivo. Além da seleção para moradia estudantil e bolsa alimentação, a DDS realiza estudo socioeconômico para a seleção de candidatos aos programas de bolsa de treinamento, às isenções de taxas do vestibular e do Programa de Avaliação Seriada e à concessão de vale-livro. As solicitações de benefícios (moradia estudantil e bolsa-alimentação) podem ser efetuadas na DDS, no subsolo do prédio da Reitoria, a partir da data prevista para o registro de calouros.                 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 307 2719 ou no endereço eletrônico http://www.unb.br/dac.

Estrutura Organizacional

 

Administração Superior

 

    Reitoria

         Auditoria Interna

         Procuradoria Jurídica

    Vice-Reitoria

    Gabinete do Reitor

    Prefeitura do Campus

 

Assessorias

 

    Assessoria de Assuntos Internacionais

    Assessoria de Comunicação Social

    Laboratório de Estudos do Futuro

    Secretaria de Empreendimentos

    Secretaria de Empreendimentos Imobiliários

    Secretaria de Gestão Patrimonial

    Secretaria de Planejamento

    Secretaria de Recursos Humanos

    Secretaria Geral da Reitoria

 

Decanatos

 

    Decanato de Administração

    Decanato de Assuntos Comunitários

    Decanato de Ensino de Graduação

    Decanato de Extensão

    Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Unidades Acadêmicas

 

    Instituto de Artes

    Instituto de Ciências Biológicas

    Instituto de Ciências Exatas

    Instituto de Ciências Humanas

    Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais

    Instituto de Ciências Sociais

    Instituto de Física

    Instituto de Geociências

    Instituto de Letras

    Instituto de Psicologia

    Instituto de Química

    Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Faculdade de Ciências da Saúde

    Faculdade de Comunicação

    Faculdade de Direito

    Faculdade de Educação

    Faculdade de Educação Física

    Faculdade de Estudos Sociais Aplicados

    Faculdade de Medicina

    Faculdade de Tecnologia

 

Diretorias

 

    Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica

    Diretoria de Administração Acadêmica

    Diretoria de Desenvolvimento Social

    Diretoria de Esporte, Arte e Cultura

 

Centros

 

    Centro Brasileiro de Serviços e Pesquisas em Proteínas

    Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

    Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos

    Centro de Desenvolvimento Sustentável

    Centro de Documentação

    Centro de Educação Aberta, Continuada e a Distância

    Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares

    Centro de Excelência em Turismo

    Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes

    Centro Integrado de Ordenamento Territorial

    Centro Internacional de Física da Matéria Condensada

    Centro de Manutenção de Equipamentos Científicos

    Centro de Pesquisa e Opinião Pública

    Centro de Planejamento Oscar Niemeyer

    Centro de Produção Cultural e Educativa

    Centro de Seleção e de Promoção de Eventos

 

Órgãos Complementares

 

    Biblioteca Central

    Centro de Informática

    Editora Universidade de Brasília

    Fazenda Água Limpa

    Hospital Universitário

    Restaurante Universitário

 

    Biblioteca Central (BCE) – com 554.049 volumes de livros, 322.049 títulos de livros, 9.024 títulos de periódicos, 78.696 volumes de periódicos e cerca de 3.100 obras raras, está muito bem instalada em um prédio construído especialmente para seu funcionamento, com uma área física de 15.000 m². Tem servido de modelo para outras instituições da mesma natureza e é a maior biblioteca pública do DF, possibilitando, assim, atender não só à comunidade acadêmica como também ao público em geral. Mantém, como meios de apoio à pesquisa, a filiação à Rede Nacional de Pesquisa e o Posto de Serviço da Rede Antares (acesso à informação em Ciência e Tecnologia local e on-line). Além do acervo mencionado, a Biblioteca possui inúmeros mapas antigos e modernos, microfilmes, monografias, partituras de músicas, conjuntos de slides, fitas de videocassete, teses de mestrado e doutorado, reproduções de pinturas, discos de vinil, atlas e uma infinidade de outros itens que fazem da BCE um mundo à parte dentro do Campus.

    Centro de Educação Aberta, Continuada e a Distância (CEAD) – tem como função básica oferecer educação a setores ou grupos da população que têm dificuldades de acesso a serviços educativos regulares. Entre outros serviços, o CEAD tem desenvolvido muitos cursos a distância, softwares educativos, produção e veiculação de programa de rádio etc. Até hoje, já passaram por seus cursos aproximadamente 100.000 alunos.

    Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE) – foi criado com o objetivo de divulgar a educação  e a cultura. Atualmente, configura-se como o centro profissional da UnB na área de produção de cinema e vídeo, inserindo-se na comunidade universitária como órgão de pesquisa, sem perder sua capacidade de apoio ao ensino e à extensão. O CPCE tem prestado serviços não só à comunidade universitária, mas a muitos órgãos governamentais e não-governamentais.

    Centro de Informática (CIn) – funciona como suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração da Universidade. É responsável pela manutenção dos sistemas de apoio às áreas administrativa e acadêmica e realiza treinamentos com participantes internos e externos à comunidade universitária.

    Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) – órgão responsável pela realização do PAS e do Vestibular, consolidou-se, ao longo de sua trajetória, como um dos maiores centros brasileiros de seleção de pessoal e projetou-se também entre as organizações nacionais promotoras de eventos culturais, seminários, congressos, cursos de formação e consultorias no país. Nessa linha de ação, diversificou suas atividades, prestando serviços a outras universidades, a várias empresas e a instituições privadas e públicas – federais e estaduais –, especialmente na realização de concursos públicos e eventos.

    Casa de Niemeyer – local para a realização de eventos, situada no Setor de Mansões Park Way.

    Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) – criado em 1986, tem como objetivo principal acelerar a transferência da tecnologia gerada pela Universidade às empresas privadas. Para isso, criou o programa de incubadora de empresas e o parque tecnológico. Seu objetivo maior é a formação de empreendedores, rompendo com a visão tradicional de a Universidade formar apenas empregados para o mercado de trabalho.

    Universidade Virtual – apostando nas notáveis mudanças tecnológicas e sociais em curso no mundo, a UnB Virtual tem assumido o compromisso e a responsabilidade com uma prática da educação que busca resgatar o processo crítico e reflexivo inserido em um ambiente de aprendizagem ativo e criativo. Com base no contexto de educação a distância, a UnB Virtual tem, entre outras coisas, procurado fomentar a produção e a avaliação de materiais didáticos para ambientes de ensino-aprendizagem via rede, que sejam cientificamente rigorosos, atualizados e adequados às demandas atuais.

    Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB) – é um órgão criado pela Universidade de Brasília em 1998, que busca o atendimento das necessidades da sociedade e uma maior interação com o mercado de trabalho no setor de turismo. Seu objetivo principal é treinar, capacitar e formar profissionais por meio de uma extensa programação de cursos de desenvolvimento profissional, extensão, aperfeiçoamento, especialização, mestrado, além de seminários, workshops, estudos e pesquisas direcionados para o incremento da indústria do turismo no país. Integrando turismo, hotelaria e gastronomia, com parcerias governamentais e não-governamentais, o CET tem a expectativa de ser o mais importante núcleo de altos estudos do turismo do país.

    Programa de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (PPNE – UnB)  vinculado à Vice-Reitoria, tem por objetivo promover a plena integração do professor, funcionário e, principalmente, do aluno portador de deficiência na comunidade universitária, proporcionando assim um exercício livre de cidadania para todos os que a integram.

    Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) – é estruturado em núcleos temáticos, dos quais participam professores de diversos departamentos, profissionais de outras instituições, pesquisadores associados, estagiários, bolsistas e voluntários. Os temas estudados vão desde a saúde pública até fenômenos paranormais, passando por estudos do Centro-Oeste, política científica e tecnológica, Amazônia, paz e direitos humanos, linguagem e ideologia, estudos latino-americanos, MERCOSUL, gestão pública, pesquisas da terceira idade etc.

    Centro de Documentação (CEDOC) – órgão criado em 1986, objetiva organizar, preservar e divulgar o acervo cultural e histórico da UnB e acervos de outras instituições que venham a ser adquiridos ou sejam colocados à disposição da Universidade para preservar a memória das suas atividades.

    Centro Olímpico (CO) – é o principal centro desportivo e de lazer da Universidade. Possui duas pistas de atletismo, dois campos de futebol, quatro quadras de tênis, cinco quadras poliesportivas, quatro de futebol de salão, um ginásio com duas quadras poliesportivas cobertas e um centro aquático. Suas instalações estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica.

    Editora UnB (EDUnB) – criada juntamente com a Universidade, já publicou mais de mil títulos. Os temas que tiveram mais publicações foram política e filosofia, seguidos por antropologia, sociologia, psicologia, obras científicas variadas e cultura.

    Fazenda Água Limpa (FAL) – distante 28 km do campus central da UnB, possui 2.680 hectares e abrange três linhas de pesquisa básica, envolvendo todas as áreas da ciência que estudam a natureza: a preservação das riquezas naturais do cerrado, a conservação e o desenvolvimento sustentado do ecossistema do Planalto Central e a produção de alimentos, envolvendo tanto a Agronomia quanto a Zootecnia.

    Hospital Universitário (HUB) – originário do Hospital dos Servidores da União, inaugurado em 1972, foi cedido à UnB, em 1990, pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Além dos programas de residência médica nas principais especialidades e do treinamento de profissionais de nível médio em Enfermagem, o hospital possibilita a formação dos alunos de mestrado em Ciências da Saúde, Clínica Médica, Medicina Tropical, Imunologia/Genética e Nutrição e dos alunos de doutorado em Ciências da Saúde, Imunologia e Medicina Tropical.

    Restaurante Universitário (RU) – primeiro restaurante universitário a funcionar com o sistema de auto-serviço. É a opção mais conveniente para quem passa o dia na UnB. Por um preço bastante reduzido, o aluno pode fazer uma refeição equilibrada e de boa qualidade. Além do  almoço e do jantar, o RU oferece também algumas comodidades que tornam o local mais agradável, incluindo TV, jornais, vídeos, shows etc. O restaurante abre para almoço às 11 horas e tem capacidade para mais de mil pessoas. Serve cerca de 2.500 mil refeições por dia.