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Habilidades
Específicas Programação Os candidatos aos cursos de
Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (Bacharelado), Artes Plásticas
(Bacharelado/Licenciatura), Desenho Industrial (Bacharelado), Educação
Artística: Artes Cênicas (Licenciatura), Educação Artística: Música
(Licenciatura) e Música (Bacharelado), caso ainda não estejam habilitados,
deverão submeter-se às provas de habilidades específicas, antes de realizar
as provas objetivas e de redação. Os candidatos que forem considerados APTOS
na prova de habilidades específicas continuarão concorrendo aos cursos que
escolheram. Os candidatos que forem considerados INAPTOS concorrerão em outra
opção que não exija tal prova, definida no momento da inscrição. Todas as provas de habilidades
específicas serão realizadas no campus da Universidade de Brasília, em locais
que serão informados em momento oportuno, e obedecerão à seguinte
programação:
As provas
de habilidades específicas serão de inteira responsabilidade das
faculdades/institutos que oferecem os cursos. Com relação a essas provas, o
candidato deverá ainda observar o que se segue. Arquitetura e
Urbanismo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (telefones: 3307 2453 e 3307
2454). a) A duração da prova será de quatro
horas. b) O material a ser utilizado durante a prova —
que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta azul, para
preenchimento dos cabeçalhos de identificação da prova; lápis preto de
desenho e borracha. Não poderão ser utilizados instrumentos como régua,
esquadro, compasso etc. c) A prova é constituída de Exercícios de
Desenho, alguns dos quais têm como pré-requisito noções de perspectiva
exata (ou “cônica”) e podem ser solicitados desenhos de observação, de
memória e de imaginação; e de testes de Raciocínio Espacial que, além
da perspectiva, pressupõem o conhecimento das projeções ortogonais: vistas e
cortes de objetos. d) Na prova de habilidades específicas para
Arquitetura e Urbanismo, serão avaliados, entre outros aspectos, a capacidade
de interpretação dos enunciados, a qualidade e o equilíbrio do enquadramento
dos desenhos no espaço reservado para a elaboração das respostas, a proporção
entre as partes dos objetos desenhados e entre objetos apresentados, a
qualidade e a sensibilidade do traço, a capacidade de escolha de cores em
função de um tema proposto e a correção dos resultados. Serão avaliadas,
ainda, a criatividade, a facilidade para o desenho manual e a capacidade de
visualização de objetos no espaço tridimensional. A nota da prova de
habilidades específicas para Arquitetura e Urbanismo terá valor entre 0,0
e 10,0 pontos e será considerado aprovado, e por conseqüência APTO, o
candidato que obtiver nota superior ou igual a 5,0 pontos. e) O resultado da prova será afixado no quadro
de avisos localizado junto à entrada do Ateliê de Arquitetura e Urbanismo e
divulgado na Internet no endereço http://www.cespe.unb.br. f) A aprovação do candidato na prova de
habilidades específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo terá validade
de 2 anos, a contar a partir da data da divulgação do resultado das
provas de Habilidades Específicas. Artes Cênicas (Bacharelado) e Educação Artística: Artes
Cênicas (Licenciatura) – Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas
(telefones: 3307 2657 e 3307 3075). a) A duração do teste escrito de Artes Cênicas
será de três horas. b) O material que pode ser utilizado durante o
teste escrito — que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta preta
ou azul. c) O candidato deverá escrever de forma
legível. d) O candidato será informado, no primeiro dia
de prova, a respeito dos horários a serem respeitados durante o teste
prático. Para o teste prático, o candidato deverá vestir roupas que lhe
permitam realizar atividades físicas. e) O candidato que faltar ao teste escrito não
terá permissão para realizar o teste prático e será considerado inapto. O
candidato que faltar a uma das etapas do teste prático não poderá realizar
a(s) etapa(s) subseqüente(s) e será considerado inapto. f) O departamento de Artes Cênicas não se
responsabilizará pelo acesso do candidato à bibliografia recomendada. g) No teste escrito da prova de habilidades
específicas para Artes Cênicas, será avaliada, entre outros aspectos, a
capacidade de analisar textos dramáticos de variados gêneros e épocas. A nota
do teste escrito variará entre 0,0 e 10,0 pontos. h) Haverá uma etapa de oficinas no teste
prático da prova de habilidades específicas para Artes Cênicas. Nessa etapa,
será avaliado, entre outros aspectos, o desempenho do candidato em atividades
grupais e individuais, relativas a jogos teatrais, à produção da voz e do
movimento. Na etapa de apresentação de cena e entrevista, serão avaliados,
entre outros aspectos, a presença cênica e o foco, a abordagem do personagem,
a compreensão da peça/cena escolhida pelo candidato, a criatividade, a
flexibilidade, a capacidade de desenvolvimento de discurso, as motivações e o
interesse em relação ao curso. A nota do teste prático variará entre 0,0
e 10,0 pontos. i) A nota final na prova de habilidades
específicas para Artes Cênicas será a média aritmética das notas obtidas no
teste escrito e no teste prático. Será considerado aprovado, e por
conseqüência APTO, o candidato que obtiver média aritmética superior ou igual
a 5,0 e nota superior ou igual a 3,0 pontos em cada um dos
testes, escrito e prático. j) A aprovação do candidato na prova de
habilidades específicas para Artes Cênicas terá validade de 2 anos, a
contar a partir da data da divulgação do resultado das provas de Habilidades
Específicas. Artes Plásticas
(Bacharelado/ Licenciatura) – Instituto de Artes, Departamento de Artes
Visuais (telefone: 3307 2318 e 3307 2640). a) A duração do teste teórico-prático será de quatro
horas. b) O material a ser utilizado durante o teste
teórico-prático — que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta
preta, lápis preto de desenho 6B, cola para papel, tesoura, borracha,
estilete ou apontador, régua, pincéis (fino/médio/grosso), guache (cores:
preto, branco, vermelho, amarelo e azul), lápis de cor (caixa com 12 cores),
giz de cera (caixa com 12 cores) e caixa de lápis carvão. c) Somente serão avaliados os trabalhos
executados com o material relacionado neste guia, sendo os demais
desconsiderados para avaliação, para pontuação e para a aprovação do
candidato. d) No teste teórico-prático, o candidato deverá
escrever de forma legível. e) O candidato será informado, no primeiro dia
de prova, a respeito dos horários da entrevista e da apresentação de
porta-fólio. O candidato que faltar o teste teórico-prático não poderá
participar da entrevista e da apresentação de porta-fólio e será considerado
inapto. f) No teste teórico-prático, serão avaliadas,
entre outros aspectos, as capacidades de identificar, contextualizar e
articular conceitos específicos das Artes Plásticas, de distinguir meios,
processos e modos de estruturação visual das obras de arte, de argumentar com
clareza e objetividade acerca da relação entre fenômenos artísticos e
contextos históricos, de explorar materiais e processos artísticos na
realização de exercícios bidimensionais e tridimensionais, de solucionar
problemas plástico-visuais na execução de exercícios propostos, de selecionar
materiais adequados à realização de exercícios propostos, conforme a
abordagem escolhida. A nota do teste teórico-prático variará entre 0,0
e 10,0 pontos. g) Na entrevista e apresentação de porta-fólio
da prova de habilidades específicas para Artes Plásticas, serão avaliados,
entre outros aspectos, as técnicas e os processos artísticos empregados no
desenvolvimento dos trabalhos apresentados, que devem ter sido desenvolvidos
pelo próprio candidato. Serão avaliadas ainda as capacidades de analisar,
distinguir e comparar modos de organização visual nos trabalhos apresentados,
bem como a capacidade de solucionar problemas plástico-visuais identificados
nesses trabalhos. O candidato deverá ser capaz de argumentar e fundamentar
conceitos e idéias presentes em seus trabalhos. A nota na entrevista e
apresentação de porta-fólio variará entre 0,0 e 10,0 pontos. h) Na entrevista e apresentação de porta-fólio,
caso necessite de equipamentos, tais como videocassete, reprodutor de
disquete, CD ou DVD, projetor de slides etc., o candidato deverá
providenciá-los. O CESPE/UnB não se responsabilizará por tais equipamentos. i) A nota final na prova de habilidades
específicas para Artes Plásticas será a média aritmética das notas obtidas no
teste teórico-prático e na entrevista e apresentação de porta-fólio. Será
considerado aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato que obtiver nota
final superior ou igual a 5,0. j) A aprovação do candidato na prova de
habilidades específicas de Artes Plásticas terá validade de 2 anos, a
contar a partir da data da divulgação do resultado das provas de Habilidades
Específicas. Desenho Industrial (Bacharelado) – Instituto de Artes, Departamento
de Desenho Industrial (telefone: 3307 2886). a) A duração da prova será de quatro
horas. b) O material que pode ser utilizado durante o
teste escrito-prático — que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta
azul ou preta, para as questões escritas, lápis preto para desenho, lápis de
cor, cola, tesoura, estilete ou apontador e borracha. Não poderá ser
utilizado nenhum outro material além desses. c) O candidato deverá escrever de forma
legível. Respostas apresentadas de forma ilegível não serão avaliadas. d) No teste escrito-prático, serão avaliadas,
entre outros aspectos, as habilidades para interpretar textos, situações e
objetos (contextualização, olhar e sensibilidade); para expressar, através do
desenho, novas idéias, sentimentos e sensações (expressão e pensamento por
imagens); para representar, através do desenho, dados da experiência
sensorial (representatividade e fluência por imagens); para raciocínio
espacial (pensamento por imagens); para criação (elaboração e criatividade). e) O teste escrito-prático da prova de
habilidades específicas para Desenho Industrial valerá 10,0 pontos e
será considerado aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato que obtiver
nota superior ou igual a 5,0 pontos. f) A aprovação do candidato na prova de habilidades
específicas de Desenho Industrial terá validade de 2 anos. Música (Bacharelado) e Educação Artística: Música
(Licenciatura) – Instituto de Artes, Departamento de Música (telefones: 3307
2337 e 3273 6114). a) A duração do teste escrito de Música será de
quatro horas. Os testes prático e oral terão a duração de seis
horas. b) O candidato que faltar ao teste escrito não
poderá realizar os testes prático e oral e será considerado inapto. c) O candidato será informado, no dia do teste
escrito, a respeito dos horários a serem seguidos durante os testes prático e
oral. d) O material utilizado durante o teste escrito
— que deve ser providenciado pelo candidato — é: caneta preta ou azul. e) O material a ser utilizado durante os testes
prático e oral — que deve ser providenciado pelo candidato — é: instrumento
musical com o qual o candidato pretende realizar os testes, exceto no caso de
a opção ter sido para o piano, que será providenciado pelo Departamento de
Música da UnB; as partituras musicais de escolha do candidato, de acordo com
o solicitado, com cópia legível para a banca. f) A nota do teste escrito variará entre 0,0
e 10,0 pontos. g) Nos
testes prático e oral da prova de habilidades específicas para Música, serão
avaliadas, entre outros aspectos, a fluência musical, a afinação e a precisão
rítmica. Se a opção do candidato for instrumentos, serão avaliadas ainda a
qualidade da execução instrumental do programa exigido e a qualidade da
leitura à primeira vista. No caso da escolha pela regência, serão avaliadas a
compreensão de harmonia, a regência e a qualidade da execução ao piano. Se a
escolha for composição, a compreensão de harmonia, a qualidade de execução
instrumental, a capacidade de análise, a técnica composicional, e a qualidade
da forma e da estrutura da composição será avaliada. Por fim, se a escolha do
candidato for canto, serão avaliadas a qualidade do canto do programa exigido
e da leitura à primeira vista. Para os testes prático e oral, será atribuída
uma nota, com valor mínimo igual a 0,0
ponto e valor máximo igual a 10,0
pontos. Os testes prático e oral são
de caráter eliminatório para os candidatos ao curso de Música (Bacharelado). h) A nota final na prova de
habilidades específicas para a música será a média aritmética das notas
obtidas no teste escrito e no conjunto dos testes prático e oral. Será
aprovado, e por conseqüência APTO, o candidato que obtiver nota final e nota
nos testes prático e oral superiores ou iguais a 5,0 para o curso de Música (Bacharelado), e, para o curso de
Educação Artística: Música (Licenciatura), será considerado APTO o candidato
que obtiver nota final superior ou igual a 6,0. i) A aprovação do candidato na prova de
habilidades específicas para Música terá validade de 1 ano, a contar a
partir da data da divulgação do resultado das provas de Habilidades
Específicas e exclusivamente no curso/habilitação em que o candidato obteve
aprovação. Observações: · Todos
os candidatos deverão chegar aos locais de provas com antecedência mínima de
1 hora. · O candidato
deverá trazer, nos dias das provas, seu documento de identidade e seu
comprovante de inscrição. · O
candidato que não comparecer a qualquer etapa das provas de habilidades
específicas do curso a que está concorrendo será considerado INAPTO. · Os
resultados das provas de habilidades específicas serão divulgados no dia 28/10/2005,
nos respectivos institutos/faculdades e pela Internet, no endereço
http://www.cespe.unb.br. Não serão informados resultados por telefone, por
carta, por correio eletrônico ou por fax. · O
candidato considerado INAPTO nas provas de habilidades específicas poderá
solicitar a revisão de suas provas impreterivelmente nos dias 31/10/2005
e 1.º/11/2005, somente no Núcleo de Atendimento a Candidatos do CESPE,
campus universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF. Qualquer
solicitação que não respeitar o estabelecido neste item será desconsiderada. Exemplos de provas de
Habilidades Específicas No
endereço eletrônico a seguir, podem ser encontrados exemplos de provas de
Habilidades Específicas aplicadas. http://www.cespe.unb.br/vestibular Objetos de avaliação Provas de habilidades
específicas Arquitetura e Urbanismo Gráfica
e teste · Desenho
de observação: para avaliação da capacidade de linguagem gráfica na
figuração de um modelo. · Desenho
de memória: para avaliação da retenção da forma, das proporções e
dos detalhes característicos dos objetos em geral e(ou) de situações urbanas
e arquitetônicas vivenciadas em particular. · Desenho
de criação: para avaliação da capacidade do candidato no sentido
de compor graficamente soluções, em função de objetos explicitados pela
prova, a partir de elementos dados (formas abstratas, elementos naturais,
objetos industrializados, textos motivadores ou componentes arquitetônicos). · Raciocínio
espacial: para aferição da percepção espacial genérico-abstrata
e específico-realista do candidato, com o auxílio de testes apropriados. Algumas
das questões pressupõem o conhecimento de perspectiva exata (ou “cônica”):
profundidade e pontos de fuga. O candidato poderá ter de aplicar técnica de
desenho projetivo: projeções ortogonais (vistas e cortes de objetos). Artes Cênicas (Bacharelado) Habilitação Educação Artística: Artes Cênicas (Licenciatura) A prova
de habilidades específicas Teste
Escrito O teste
escrito consta de uma única etapa relacionada à análise de textos dramáticos.
O teste escrito · Eurípedes.
Medéia. Editora Jorge Zahar, 2001. · Nelson,
Rodrigues. A mulher sem pecado.
Editora Nova Fronteira, 1981. · Eugene,
Ionesco. A lição. Editora Peixoto
Neto, 2004. Teste Prático O teste
prático consta de duas etapas. Os candidatos terão conhecimento dos horários
em que deverão comparecer para o teste prático na ocasião do teste escrito. 1.ª
etapa: oficinas Os candidatos
participarão de duas oficinas: 1. oficina de interpretação e de jogos
teatrais; 2. oficina de voz e de movimento. Elas têm por objetivo avaliar o
desempenho do candidato tanto no contexto grupal quanto no individual,
mediante estímulos dos avaliadores. As oficinas possibilitam aos avaliadores
terem um panorama mais amplo das habilidades específicas de cada candidato.
Para as oficinas, é aconselhado o uso de roupas adequadas para a realização
de atividades físicas, como, por exemplo, calças e blusas de tecido flexível. 2.ª
etapa: apresentação de cena e entrevista Esta
etapa será realizada individualmente. É obrigatória a apresentação pelo
candidato de uma cena de, no máximo, 5 minutos escolhida entre os textos
dramáticos indicados para o teste escrito. Recomenda-se que o candidato
prepare-se para a apresentação de sua cena com antecedência. Fica a critério
de cada candidato a utilização ou não de figurinos, acessórios e maquiagem,
uma vez que a utilização dos mesmos não é obrigatória. O candidato deverá
responder às questões relativas à cena apresentada, bem como ao seu interesse
pelo curso para o qual se inscreveu. Bibliografia Sábato
Magaldi. Iniciação ao teatro. São Paulo: Ática, 1989. Marvin
Carlson. Teorias do teatro. São Paulo: UNESP, 1997. Artes Plásticas (Bacharelado e Licenciatura) e Educação Artística: Artes Plásticas (Licenciatura) Teste
teórico-prático Avaliação
de habilidades de ler, interpretar e criticar conceitos específicos das Artes
Plásticas. Avaliação das habilidades de desenhar, criar e compor formas
bidimensionais e(ou) tridimensionais. Entrevista
e apresentação de porta-fólio Avaliação
de competências quanto ao domínio da linguagem visual, compreensão teórica da
arte, construção de argumentos, solução de problemas teórico-práticos e
aplicação de conhecimentos. O candidato deverá trazer, obrigatoriamente,
porta-fólio para ser apresentado à banca de seleção. O porta-fólio é um álbum
contendo originais e(ou) reproduções (fotografias, fotocópias etc.) de
trabalhos realizados pelo candidato em qualquer técnica (desenho, pintura,
escultura, fotografia, vídeo, arte eletrônica, performance etc.).
Recomenda-se que o porta-fólio não ultrapasse a dimensão máxima
correspondente ao formato A2 ( Conteúdo
programático 1
Teoria da Arte: conceito de Arte, funções da Arte, estética, crítica. 2
Linguagem visual: ponto, linha, espaço, luz e cor. 3 Produção em Arte:
pintura, desenho, escultura, gravura, objetos, instalação, arte eletrônica. 4
História da Arte: pré-história; Antiguidade: egípcia, grega, romana, arte
cristã primitiva; Era medieval: bizantina, romântica, gótica; Pré-colombiana;
Renascimento e Maneirismo. 5 Movimentos e períodos: Barroco, Rococó,
Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Pós-impressionismo,
Modernismo, Pós-modernismo. 6 Arte e Revolução Industrial: movimento de artes
e ofícios, Art Noveau. 7 Arte no Brasil: pré-colonial, arte dos
viajantes, Barroco, Neoclassicismo, Realismo, Romantismo, Impressionismo,
Pré-modernismo, Modernismo, Arte Contemporânea. 8 As bienais internacionais
de São Paulo, arte popular brasileira, arte e design, arte e
tecnologia. Bibliografia Giulio Carlo Argan. Arte
moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. H. B. Chipp. Teorias da
arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Donis A. Dondis. Sintaxe da
linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997. E. H. Gombrich. A história
da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1995. Klaus Honnef. Arte
contemporânea. Hamburgo: Benedikt Taschen, 1995. H. W. Janson. Iniciação à
história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Walter Zanini. História
geral da arte no Brasil. Vol. I e II. São Paulo: Instituto Walter Moreira
Sales, 1983. Desenho Industrial
(Bacharelado) Habilitações Teste escrito-prático O teste
escrito-prático consiste em questões em que o candidato deverá demonstrar,
por meio de textos e(ou) desenhos, habilidades para interpretar textos,
situações e objetos (contextualização, olhar e sensibilidade); para
expressar, por meio do desenho, novas idéias, sentimentos e sensações
(expressão e pensamento por imagens); para representar, por meio do desenho,
dados da experiência sensorial (representatividade e fluência por imagens);
para raciocínio espacial (pensamento por imagens); para criação (elaboração e
criatividade). Educação Artística: Música (Licenciatura) Teste
escrito O
candidato deverá ser capaz de reconhecer e realizar exercícios com valores,
claves, intervalos, acordes, compassos, tonalidades, transposição e
ornamentos. Além disso, deverá ser capaz de, por meio auditivo, reconhecer
estilos musicais, eruditos e populares, modos, fórmulas de compasso,
intervalos, acordes, encadeamentos harmônicos, e de transcrever um ditado
tonal a uma voz. Teste
prático e teste oral Essa
prova constará de solfejo e de leitura rítmica à primeira vista e de um dos
itens do programa dos instrumentos de música a seguir, de acordo com o
instrumento principal do candidato exceto composição e regência. Música (Bacharelado) Habilitações em Instrumento, Canto, Composição e Regência Teste
escrito O
candidato deverá ser capaz de reconhecer e realizar exercícios com valores, claves,
intervalos, acordes, compassos, tonalidades e transposição. Além disso,
deverá ser capaz de, por meio auditivo, reconhecer estilos musicais, eruditos
e populares, modos, fórmulas de compasso, intervalos, acordes e encadeamentos
harmônicos, além de transcrever um ditado tonal a uma voz. Teste
prático e teste oral Esta
parte da prova é considerada eliminatória para as habilitações em
instrumento, canto, composição e regência — sendo considerado INAPTO o
candidato que obtiver nota inferior a 5,0 nestes testes —, e constará de
solfejo e de leitura rítmica à primeira vista e de um dos itens do programa
dos instrumentos de música a seguir, de acordo com a habilitação de curso do
candidato. Observações: · A
escolha das obras feita pelo candidato deverá ser aprovada previamente pela
banca avaliadora. · A
decisão da banca é irrecorrível no que se refere aos programas listados a
seguir. · É
indispensável a apresentação, durante a prova, das partituras das obras
escolhidas pelo candidato. ·
O candidato será examinado em todos os itens da
opção escolhida. Bibliografia Bohumil Med. Teoria da música. 4.ª ed. Brasília: Musimed, 1996. Bohumil Med. Solfejo. 4.ª ed. Brasília: Musimed,
1981. Bohumil Med. Ritmo. 4.ª ed. Brasília: Musimed,
1981. G. A. Schoenber. Fundamentos
de composição musical. São Paulo: EDUSP, 1996. Joaquin Zamacois. La forma musical. Madri: Labor, 1985. Joaquin Zamacois. Tratado de harmonia. Madri: Labor, 1980. R. Bennet. Uma breve história da música. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1986 Donald J. Grout e Claude V.
Palisca. História da música ocidental.
Lisboa: Gradiva, 1994. Vasco Mariz. História
da música no Brasil. Rio de janeiro: Civilização
Brasileira, 1994. Programa dos
instrumentos de música Canto (o candidato deverá trazer as partituras para a
banca): 1.
Peça de confronto: C. Monteverdi Lasciatemi
Morire. 2.
Uma ária de ópera. 3.
Um vocalize do método prético Vaccaj da 3.ª lição
– estudo n.º 7 em diante. 4.
Leitura à primeira vista. Violino 1. Escalas de 3 oitavas com arpejos; um estudo
escolhido entre J. Dont op. 37 ou 2. Uma peça de compositor brasileiro. 3. Um concerto clássico, escolhido entre P.
Rode (N.º 6-Sib maior), J. B. Viotti (N.º 23), Ch. de Bériot (N.º 9), J. S.
Bach (Concerto em Lá menor ou Mi maior), W. A. Mozart (Concertoem Sol maior,
Ré maior, Lá maior). 4. Leitura à primeira vista. Viola 1. Escalas em duas oitavas, nos modos maior e
menor, à escolha da banca. 2. Estudo de Kayser op. 3. Leitura à primeira vista. Violoncelo 1. J. L. Duport: 21 estudos (um n.º à escolha
do candidato). 2. J. S. Bach – Prelúdio da 1.ª Suíte para
violoncelo solo (Sol maior); H. Oswald – Elegia para violoncelo e piano, ou
outra peça do mesmo nível. 3. Leitura à primeira vista. Contrabaixo 1. Escalas maiores (2 oitavas). 2. Escalas menores (2 oitavas: harmônica e
melódica). 3. Arpejos maiores (2 oitavas). 4. Arpejos menores (2 oitavas). 5. Um estudo de qualquer livro (por ex.
Simandl, Bilié). 6. Uma peça simples (tipo sonata barroca). 7. Leitura à primeira vista. Flauta 1. Um estudo de J. Andersen, op. 15 - Ed. IMG. 2. Uma sonata de J. S. Bach. 3. Uma peça, a escolher entre: Dutilleux -
Sonatine; Chaminade - Concertino; Fauré - Fantasia; Varèse - Density 21.5;
Ibert - Concerto. 4. Uma peça de autor brasileiro, a escolher
entre obras de Oswaldo Lacerda, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri,
Lindembergue Cardoso, Jorge Antunes e Otávio Maul. Oboé 1. Prestini - Estudos (ou similar). 2. R. Schumann - Romance. 3. Uma peça brasileira, de livre escolha. 4. Leitura à primeira vista. Clarineta 1. Apresentar de memória todas as escalas
maiores e menores na extensão de 2 oitavas. 2. Apresentar de memória a canção Carinhoso, de
Pixinguinha, em todas as tonalidades. 3. Apresentar a peça Melodia, de Osvaldo
Lacerda, Editora Novas Metas, 1979. 4. Leitura à primeira vista. Fagote 1. Um estudo de livre escolha do livro Estudos
op. 8, vol. 101, itens III, IV e V, de Julius Weissenborn (ou três estudos
similares de outro autor). 2. Primeiro movimento (leicht bewegt) da
Sonata para fagote e piano de Paul Hindemith. 3. Uma peça brasileira de livre escolha. 4. Leitura à primeira vista. Saxofone 1. Estudo de Gustavo Rossari (entre 1 e 8). 2. Fantasie Improptu, de Andre Jolivet. 3. Fantasie Sul América, de Claudio Santoro. 4. Leitura à primeira vista. Trompa 1. Método: Koprasch - 1.º vol. (ou similar). 2. Concerto: W. A. Mozart - n.º 3 em Mi maior. 3. Concertino de E. Mahle: ou outro à primeira
vista. Trombone 1. Estudo de Koprasch ou Blazevich, a
escolher. 2. Cavatine, Camile Saint-Säens. 3. Um movimento de sonata barroca ou concerto
clássico (Marcelo, Galliard, Handel etc.). 4. Leitura à primeira vista. Piano 1. J. S. Bach – Um Prelúdio e Fuga do “Cravo
Bem Temperado”. 2. Um movimento de Sonata do período clássico. 3. Uma peça brasileira. 4. Uma peça do período romântico ou
contemporâneo. 5. Leitura à primeira vista. Violão 1. Leitura à primeira vista. 2. Leitura de cifras. 3. Doze peças, sendo pelo menos uma do período
renascentista, uma do período clássico ou romântico e uma de autor
brasileiro. O candidato deverá apresentar à banca a lista das doze peças e a
banca decidirá quais e quantas ele deverá executar. Outros
instrumentos (apenas para a Licenciatura em Música) 1. Apresentar duas peças contrastantes, com
diferentes caráteres e(ou) estilos e(ou) gêneros (o candidato deverá trazer
as partituras para a banca). 2. Apresentar uma peça de compositor
brasileiro (o candidato deverá trazer a partitura para a banca). 3. Leitura à primeira vista. Composição 1. Noções de harmonia: cadências, modulações,
tons vizinhos, contraponto, análise de uma Invenção a Duas Vozes, de Bach. 2. Execução ao piano em nível de, pelo menos,
uma Invenção a Duas Vozes, de Bach, e uma peça brasileira, ou uma de autoria
do candidato, ou a execução de um dos seguintes instrumentos: violino, viola,
violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trombone,
saxofone, violão ou piano, de acordo com o programa. 3. Solfejo rítmico e melódico à primeira
vista. 4. Apresentação de composição do candidato. Regência 1. Noções de harmonia: cadências, modulações,
tons vizinhos, contraponto, análise de uma Invenção a Duas Vozes, de Bach. 2. Execução ao piano em nível de, pelo menos,
uma Invenção a Duas Vozes, de Bach, e uma peça brasileira, ou de autoria do
candidato, ou a execução de um dos instrumentos: violino, viola, violoncelo,
contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trombone, saxofone,
violão ou piano, de acordo com o programa. 3. Solfejo rítmico e melódico à primeira
vista. 4. Regência de uma peça para coral a 4 vozes
mistas, de livre escolha entre os estilos barroco, clássico, romântico ou
peça brasileira. |